Terminará amanhã, dia 1 de Julho, a ligação de André Martins ao Sporting Clube de Portugal, clube que o formou e lançou para o futebol profissional, clube que serviu até ao último dia com a dignidade e classe a que nos habituou.
Chegou em 2002, com apenas 12 anos, e cedo foi identificado como uma das nossas maiores promessas para o futuro. Foi emprestado ao Real, Belenenses e Pinhalnovense até se estabelecer na equipa principal do Sporting, ao serviço de Domingos Paciência.
Na segunda metade dessa época, foi André e mais 10. Brilhou em Bilbao e frente ao Manchester, construía o jogo do Sporting como ninguém. Abria espaços, encontrava colegas, sem medo de ter a bola no pé e sempre de cabeça levantada. Esse é o André que recordo, o 10, o construtor o jogador ofensivo. Nunca um equilibrador de espaços, um cortador de bolas que enfrenta os seus adversários corpo a corpo. E o facto de nenhum treinador em Portugal, e no Sporting em particular, ter coragem de jogar com um 10 puro prejudicou as características mais apuradas de André Martins.
Foram muitos anos de ligação a um jogador que deu o que tinha e o que pode pela nossa camisola. Que sai sem nunca chamar para si os holofotes da imprensa, sem nunca causar polémica, com um respeito e elevação que nos faz perceber que o Sporting cumpriu o seu papel. Formou o jogador e o homem, que certamente levará o seu clube no coração para onde quer que seja.
É com pena que vejo sair André Martins, um dos jogadores que melhor percebe o jogo e que mais inteligentemente o executa a sair da nossa Academia em alguns anos. E paremos de falar de alturas, músculos e caras de mau. O futebol evoluiu muito nos últimos anos para ser reduzido a homens de alta envergadura. O André não vingou no Sporting porque andou sempre fora de posição e porque o Sporting foi descobrindo mais e melhores talentos.
Gostava de ver o clube ter uma palavra para com ele e é preciso agradecer-lhe todo o esforço e dedicação durante 14 anos, que agora terminam apenas com um aperto de mão. Vai embora o jogador, mas levará com ele o sportinguista. Estou certa que ganhamos um adepto e o espaço para ver aparecer novas pérolas de Alcochete, de quem poderemos esperar apenas o mesmo carinho que André teve com a nossa casa.
*às quintas, a Maria Ribeiro mostra que há petiscos que ficam mais apurados quando preparados por uma Leoa
30 Junho, 2016 at 21:00
Portugal fdx 1 para os polacos, Renato Sanches deixou Cédric sózinho entre o médio e o lateraç esquerdo polaco, FDZX!
Renato marcou. Porra. Já estava a ver os nossos no Avião…
Hoje temos de vencer está quase toda a minha equipe em campo. Lugares errados mas, lá. Com jeito fazem o que sabem e ignoram o Lampião Santos, Adrien quase ao lado de William mas o que é isto? Adrien vai para a frente manda esse gajo apanhar na bilha! Vamos embora há que marcar o 2º antes do Intervalo. Os Polacos só têm tamanho não metem medo a ninguém. Apertem com eles. William chega-te à frente, entra na diagonal e espeta-a lá dentro. Está na hora! Já que não vêm hoje, marquem, encham o pé!
30 Junho, 2016 at 21:40
O burro já está como gosta com eliseu, o bidon com pernas, sanches, o quisto da musgueira e moutinho o anão-maçã-podre em campo. Esperanças renovadas de ver os rapazes de volta.
30 Junho, 2016 at 22:04
Agora o burro até dá saltos de contente. Já está o Danilo em campo. Oarasbéns burro hoje é que vamos mesmo de frosques. Vai apanhar na Etar que há-de ser para onde vais a seguir.
30 Junho, 2016 at 23:00
será um dia triste para o Sporting e para o futebol.
André tem todas as características para jogar no Sporting e ser um dos melhores.
É o clube que desperdiça Montero, André, mas aplaude Capel, Miguel Lopes e outros sem mínima qualidade.
Se for para um Braga, num ano estará na selecção nacional e no SLB ou FCP. Se eu fosse destes clubes, nem hesitava, era já!
1 Julho, 2016 at 0:39
O Marokas deseja ao André Martins as maiores felicidades pessoais e profissionais.
1 Julho, 2016 at 10:52
Penso que ainda mais do que nós adeptos, serão os colegas no balneário que irão sentir a falta do André. Mais uma vez a Academia formou um Homem. Que tenha tanta sorte na carreira como eu tenho orgulho. Gostava mesmo deste puto …
1 Julho, 2016 at 15:17
Este é o texto em que estou mais de acordo com que escreveste Maria. O André Martins nestes últimos 2\3 anos foi perdendo espaço no plantel, e com a chegada de JJ, ainda mais. Só nos resta agradecer o que ele fez pelo clube, e tenho a certeza que ele vai continuar a apoiar o SportingCP para onde quer que vá. #ObrigadoAndreMartins