Não sei se Jean-Pierre Jeunet assistiu à final do Euro, muito menos se o terá feito na companhia de Yann Tiersen, mas já lá vão umas cinco horas desde que o jogo terminou e, além de acreditar que são capazes de estar com uma cabeça tão grande que não passa no Arco do Triunfo, não deixo de pensar que a história desta partida tinha tudo para poder contar com eles na ficha técnica.
Que noite incrível a deste Sr. Portugal, país pequeno de gente grande, que mandou alguma dessa gente para França a fim de conquistar algo até então não conquistado. Eu torci o nariz, tu torceste o nariz, mas à medida que o filme avançava a crença ia aumentando. Pelo meio, um tal de Fernando, nome tão português que parece ter sido escolhido a preceito para o argumento (imaginem se o homem não se tivesse desfeito do bigode…), teve a ousadia de vaticinar que só voltava a casa depois do Euro terminado e que levava a Taça na bagagem. O momento foi olhado de ânimo leve, quase como se fosse o momento cómico da trama, mas a verdade é que, a cada novo acontecimento, a frase parecia fazer cada vez mais sentido.
E chegámos, assim, a Paris, palco onde tudo se decidia para este Sr. Portugal, país pequeno de gente grande, que mandou alguma dessa gente para França a fim de conquistar algo até então não conquistado. E para aqui chegar foram as “passas do Algarve” e mais um contrariar de provérbios populares como “o que nasce torto tarde ou nunca se endireita”, no fundo, uma preparação para o que aí vinha. Bastou esperar 8 minutos para ver Cristiano, o melhor do mundo, estatelado no chão agarrado ao joelho. Não havia “que sa foda” ao qual nos agarrarmos, porque o cabrão do Payet tinha arrumado o gajo em quem mais acreditávamos. Lágrimas dele, do Ronaldo, lágrimas nossas pelos olhos da mãe Dolores que deve tê-lo feito por todos nós. Pelos pessimistas, que disseram “já fomos…”, pelos optimistas e loucos por formas estranhas de olhar o futebol que disseram “se isto aconteceu é para ganharmos de forma ainda mais épica!”. Todos unidos num sentimento de angústia que só os “avecs” viveram com um sorriso (eles e o Messi, antes de falhar a tentativa de beber de penalti a sua latinha de mate).
Antes, Nani tinha desbaratado um belíssimo passe de Cédric, logo a seguir Rui Patrício defenderia de forma fantástica um cabeceamento de Griezmann e começaria a inscrever o seu nome como um dos melhores em campo (senão o melhor). A verdade é que Portugal tinha dificuldade em ter a bola, errava mais passes do que devia e cedia à pressão daquele poderoso meio-campo francês. A entrada de Quaresma permitira equilibrar a partida, com Adrien a receber a ajuda de Renato Sanches no meio, mas, ainda, assim, era uma dor de cabeça de cada vez que um tal de Sissoko resolvia acelerar. Sim, o francês passava por toda a gente, mas esbarrava no número 1 da selecção portuguesa e ao fim de meia dúzia de valentes arrancadas o ritmo baixou e o jogo caminhou para o intervalo com menos intensidade e ao ritmo de um enorme apoio dado pelos portugueses espalhados pela bancada.
A França voltaria a entrar melhor e a pegar no jogo, remetendo Portugal ao papel de tentar defender o melhor possível. Não admira que à enormidade de Patrício se juntasse, uma vez mais, Pepe, bem acompanhado por Fonte e pela dupla de laterais, Cédric e Guerreiro, este último uma das figuras deste europeu. E neste “não marcas porque o Rui defende” ou na variante “não marcas porque falhas isolado” (Griezmann), o tempo ia correndo e o prolongamento parecia cada vez mais uma certeza. Nani dava um ar da nossa graça com um cruzamento que ia virando remate e que ia traindo Lloris (o tal que os franceses acham o melhor redes do mundo)
Faltam dez minutos e falta colocar à prova o coração: mesmo em cima dos 90, Gignac ganha espaço na área e atira ao poste. Éder, entrado entretanto, sorri, como quem diz que o prolongamento está aí e que tudo vai mudar. E mudou, desde logo porque o avançado entrou neste 30 minutos complementares dando a Portugal a possibilidade de, com uma referência fixa, ir subindo no terreno. O árbitro inglês, seguindo a mesma cartilha de todos os que apitaram os jogos da selecção nacional, ia ignorando várias faltas, mas, ainda assim, este Sr. Portugal parecia cada vez mais confiante. Pepe fez milhões gritarem golo, na ilusão de uma cabeçada que, mesmo se entrasse, não contaria por causa do fora de jogo, e depois seria Éder a cabecear para defesa atenta do redes adversário.
Muda de campo, mas não muda de toada, com os franceses a perderem gás entre a falta de pernas e o medo de terem que enfrentar o Rui nos penaltis e com Portugal cada vez mais capaz de jogar em todo o campo. Matuidi ia dando porrada sempre que podia, Guerreiro respondia com um livre fantástico que deixaria a tremer a barra da baliza francesa durante alguns segundos. Estava dado o sinal. É que, logo a seguir, Éder usou o que tem de melhor, o arcaboiço, aguentou a carga do defesa, meteu a cabeça em baixo e rematou com um movimento corporal como só ele conseguiria rematar. E, de um momento para o outro, 11 milhões de pessoas abraçavam-se num grito de golo tresloucado, provocado por aquele golaço inesperado.
E o raio do tempo que depois se fez longo, como se os relógios fossem controlados por aqueles que apelidaram de nojento o trabalho deste Sr. Portugal. Mas nessa altura, já João Mário, sempre com aquela cara de quem está quase a rir, mas não ri, dizia ao Pogba que para lhe tirar a bola só em falta. Já Nani e Quaresma tinham espaço para arrancadas com nota artística. Já William Carvalho explicava ao mundo a vantagem de ter quatro pulmões, de saber estar sempre no sítio certo e de usar bigode. Obviamente que tinha que haver um bigode nesta história. Afinal, esta é a história do Sr. Portugal, país pequeno de gente grande, que mandou alguma dessa gente para França a fim de conquistar algo até então não conquistado. E que, de forma mais sofrida do que bonita e sem a delicadeza de uma Amélie Poulain, encontrou o segredo para, atingindo a sua própria felicidade, espalhar felicidade por uma nação valente que já há muito a merecia.
11 Julho, 2016 at 5:48
Ja recebi parabens dos meus colegas sauditas. Os que se interessam por futebol estavam a torcer por Portugal.
11 Julho, 2016 at 10:58
Então receba também um abraço do Max…!!
Portugal…Portugal…Portugal…!!
SL
11 Julho, 2016 at 12:23
Obrigado e retribuo. 🙂
11 Julho, 2016 at 6:26
Os deuses da bola habitaram os nossos jogadores. Jogaram com uma garra e uma concentração brutais.
11 Julho, 2016 at 6:29
Por “nossos jogadores” eu quero dizer aqui: os de Portugal.
11 Julho, 2016 at 6:30
Bela foto crlo:
http://www.abola.pt/img/fotos/ABOLA2015/ULEIRIA/Rui1.jpg
Um por todos e todos por um.
11 Julho, 2016 at 7:08
Ate o Ronaldo se deixou levar pelos festejos…
… e festejou como só os portugueses sabem…. …enfiando algo pela cabeça abaixo AHAHAHAHAH
http://imgur.com/G50wQxt
11 Julho, 2016 at 7:38
Ainda não acredito… Ganhámos com o Fernando Santos a treinador (se bem que o adjunto Ronaldo ajudou 😀 ) com um golo do Éder de fora da área… Uma vitória nos 90 minutos… Inacreditável!
Rui Patrício imbatível nesta final!!! J. Mário hoje até chegou a “brincar” com o Pogba, William a dominar o meio-campo e Adrien hoje mais abaixo do que é habitual. Só espero que voltem os 4 para Alvalade e que me levem ao Marquês em maio.
11 Julho, 2016 at 7:50
Não foi nos 90 min. Foi no prolongamento. Mas também partilhou das tuas exclamações.
11 Julho, 2016 at 8:40
Ele quis dizer que apenas ganhámos um jogo dentro dos 90′! 🙂
11 Julho, 2016 at 11:47
Ya 😀
11 Julho, 2016 at 9:20
Pogba é o jogador mais sobrevalorizado do Mundo, bom jogador sem dúvida, mas não vale a loucura de valores que querem dar por ele como se fosse a última coca cola do deserto.
O nosso Pantufas deu-lhe baile 🙂
11 Julho, 2016 at 9:59
Que dizer do Boinato…
11 Julho, 2016 at 10:10
Esse só foi sobrevalorizado cá no burgo, lá fora ninguém lhe passa cartão…foi o melhor jogador jovem no Europeu ok merecido, mas a verdade é que a escolha não era muita…arrisco dizer que ou era ele ou Coman
11 Julho, 2016 at 13:39
O rqpaz mereceu swr o melhor jovem ea contrârio do que escrevem havia muitos candidatos 25% de todos os jogadores tinham menos de 23 anos idade. Isgnifica que Sanches foi o melnor sub 23 do euro. Havia muitos e bons jogadores do a França tinha 3. Alemanha 4, gales 2.
11 Julho, 2016 at 14:07
A França tinha 3 mas desses 3 o único que se destacou foi o Coman, Pogba por exemplo não jogou um chavo…A Alemanha, o único que me estou a lembrar com menos de 23 foi o Kimmich e não achei grande espingarda. Gales???nem comento…
Portanto, Renato foi a escolha mais óbvia…
11 Julho, 2016 at 14:49
sejamos sinceros e que culpa teve o Renato por os outros Não terem jogado um CARALHO?
Que culpa teve o Griezmann do o Ronaldo em vez de marcar uma dúzia de golos só ter marcado 3?
11 Julho, 2016 at 14:52
Oh lampiaozeco…. por acaso sabes a idade do Raphael Guerreiro?
—> 22 anos
E por acaso sabes que foi considerado o 10º melhor jogador do Euro2016 e que está no 11 ideal?
E sabes que o Deus Renato…. não surge nem na listagem dos melhores (independentemente da idade) nem no 11 ideal?
Por isso… escolha óbvia o renato só na cabeça de lampiões burros!
11 Julho, 2016 at 15:01
O Renato não tem culpa dos outros não terem jogado um caralho mas tem culpa de ele próprio NÃO TER JOGADO UM CARALHO!
11 Julho, 2016 at 15:13
As falhas dele só são disfarçadas por um meio campo de luxo… William, Adrien e João Mário.
Tem pulmão, tem intensidade, mas define quase sempre mal a defender e a atacar.
11 Julho, 2016 at 15:09
Tou-te a dizer que os jogadores de categoria sub 23 pouco se destacaram…daí que te digo que a escolha recaía num dos jovens que ganhasse o Europeu…neste caso calhou para o Renato que, sejamos sinceros, não jogou por aí além, teve sorte de Moutinho e Gomes estarem em baixo de forma.
Digo novamente, Renato Sanches?? bom jogador, mas não é nem 1/10 daquilo que fazem dele, tem força e velocidade só…não tem o mínimo de visão de jogo, tem um record de passes falhados de fazer inveja a qualquer perneta e a porrada que dá, deixa-me com saudades do Paulinho Santos.
11 Julho, 2016 at 11:55
Não vale porque são valores só para Messi ou Ronaldo… Excelente jogador vê novamente, tal como tinha feito num dos golos contra a Alemanha, que ele faz o que quer do Guerreiro junto à linha!!! Ao alcance de poucos. Acaba por não fazer um grande Euro também por ter jogado muito recuado. Mas ainda é muito jovem e talentoso.
11 Julho, 2016 at 12:01
ILLUMINATOR, vê novamente esse lance e vês que no meio desse bailado todo, no final, o Guerreiro corta para canto.
Bom jogador é, sem dúvida, mas não é metade do que lhe pintam, Matuidi por exemplo fez muito mais e não andou a brincar na areia.
11 Julho, 2016 at 12:33
Falta de objetividade para mim só é problema se jogar no Sporting 😀 Mas é um dos aspectos que certamente vai melhorar (Neymar por exemplo conseguiu). Eu gosto apesar de também concordar que há muito exagero!
11 Julho, 2016 at 12:40
+ 1 amigo 🙂
11 Julho, 2016 at 7:46
Os Portugueses em França hoje devem estar deliciados… bem merecem… nao é fácil ser emigrante em certos sítios.
11 Julho, 2016 at 8:48
Só faltou o golo ser do Raphael ou do Adrien (filhos de emigrantes) para o gozo dos nossos emigrantes ser ainda maior….
11 Julho, 2016 at 10:14
aquela bomba do raphael que foi á trave era um golo lindo….
11 Julho, 2016 at 10:22
Uma falta que é mão do Éder e deu amarelo ao Koscielny…
Os Franceses perderem o Europeu numa cena dessas ainda era mais brilhante…Para o próximo ano já tínhamos video-arbitro…
11 Julho, 2016 at 10:31
era o expoente maximo das ironias…
11 Julho, 2016 at 12:37
Ainda bem que não entrou…com tanto pessoal do Sporting não podíamos ganhar à slb…
11 Julho, 2016 at 8:08
#Tudonossonadadeles
11 Julho, 2016 at 8:10
Excelente vitória de Portugal.
Durante os 90 Rui Patrício teve 4 excelentes defesas que nos levaram ao prolongamento depois dominamos no prolongamento.
Apesar de ser falta não acho que Payet tenha tido a intenção de lesionar Ronaldo, tanto mais que ele lesiona-se porque na queda a perna fica presa no relvado e fez com que o joelho tivesse tido uma torção.
Era falta para cartão amarelo, não mais do que isso
11 Julho, 2016 at 8:53
Mas foi muito feio o Payet não ter ido junto do CR7 quando o viu sair de maca (Como fez o Deschamps). Involuntário ou não foi por causa dele que o CR7 só jogou 10 m na final, o mínimo era ir lá dar uma palavra de conforto a um colega de profissão. Mas enfim, fair-play é uma palavra inglesa e os franceses não falam muito bem inglês….
11 Julho, 2016 at 9:28
TW,
Concordo contigo poderia ter tido uma palavra de conforto quando Ronaldo sai de maca.
11 Julho, 2016 at 8:13
Blatter e Platini ainda estao a olhar para a TV e a pensar:
“Como é que eu faço isto” (Dar os parabéns a Portugal campeão europeu).
#inshalatete
11 Julho, 2016 at 8:16
Enquanto Messi soluça choro no colo do Blatter… “Buaaaaaah… Tambem quero uma”…
Ai que o Nilton respondeu: “Paga o que deves!” ( #inshalabolso)
11 Julho, 2016 at 8:18
Nesse caso e mais #desinshalabolso
11 Julho, 2016 at 8:18
Ainda.custa acreditar. Eu não tinha fé nesta seleção, mas a partir do momento que atingiram as meias finais ja mereceram o meu aplauso.
Estou feliz, principalmente pelos nossos emigrantes, deve ser uma sensação incrível, principalmente os que vivem em França. Não deve ser muito diferente de nós, após um jogo com os vermelhos ou os andrades, os encarar- mos depois de ter levado com toda a sua bazófia. E os franceses conseguem ser do.mais nojento que há. Ontem não houve as cores portuguesas na torre Eiffel, foi a policia francesa a encerrar um fun Park em Paris logo no final do jogo, fora os antecedentes. O que vale é que hoje temos coq au vin…du porto.
11 Julho, 2016 at 8:19
Cherba, pegando no teu post anterior…
FODERAM-SE!
11 Julho, 2016 at 8:35
Há que dar os parabéns a quem os merece:
Em primeiro lugar aos jogadores e equipa técnica, foram inexcedíveis, todos sem excepção, uns brilharam mais que outros, mas isso serão contas doutro rosário.
Em segundo lugar, parabéns ao Senhor Aurélio Pereira. Esta é a vitória dele, da sua visão, perspicácia, talento, trabalho e sacríficio – muitas vezes contra ventos e tempestades (algumas delas internas). Que bem que lhe fica este título – o verdadeiro comendador é ele! Os seus meninos finalmente ganharam uma competição internacional em seniores.
Em terceiro lugar, parabéns ao Sporting. A espinha de selecção nacional é de há vinte anos a esta parte, constituida por jogadores da nossa academia. O modelo funciona e a formação tem que continuar a ser a nossa maior aposta. Doa a quem doer, custe o que custar.
Que saboroso ganhar este título em Paris, em casa dos chauvinistas Franceses e depois de nos terem tanto desprezado. Justiça poética! Daqui a quatro anos que tentem outra vez. Até lá tomem muito rennie.
Os nossos imigrantes já mereciam esta alegria. Este título também é deles e para eles. Deram um show no estádio!
11 Julho, 2016 at 8:40
Ahahahah O chefe (francês) ja mandou um mail a dar os parabens. Os nossos rapazes foram enormes.
11 Julho, 2016 at 11:04
Tenho um filho a trabalhar na Suiça, cujo patrão é francês…
No fim do jogo mandou-me uma MSN a dizer…
“Amanhã…o patrão vai estar de trombas”
Pois…!!
SL
11 Julho, 2016 at 8:41
Depois da primeira, espero que a segunda tambem se concretize:
Phuture
10 Julho, 2016 at 20:58
Responder
Se existir justiça nesta merda limpamos a taça, e ao payet cresce lhe um corno no cú.
11 Julho, 2016 at 10:29
bem uma parte esta feita, a segunda parte dispenso a confirmaçao, sao imagens que nao quero na minha mente.
11 Julho, 2016 at 8:55
Rui Buffon
Raphael Roberto Carlos Guerreiro
José Terry Fonte
Pepuyol
CédriCafu
William Patrick Vieira de Carvalho
Adrien Gerrard
Joao Messi
Renato Seedorf
Cristiano Giggs
Luís Nani-go
Ricardo Beckham
Joao Modric-nho
Éderbayor
Os heróis da resistencia!
11 Julho, 2016 at 13:44
Peo o quefoste escrever Renato Seedorf, isso aqui é crime o pessoal não te vai perdoar.
Eu como sei ver futebol e não tenho medo de escrever que Renato é bom jogador concordo contigo?
Deixo umas perguntas aos que odeiam o benfica e o porto
Se eles são maus em tudo porque somos sempre sovados pelo benfica no hóquei e pelo porto no andebol?
Se eles são maus e nós mesmo assim não ganhamos é porque somos piores e incompetentes certo?
11 Julho, 2016 at 13:52
Podias disfarçar mais
11 Julho, 2016 at 17:42
Curto e grosso:
Vai para o caralho
11 Julho, 2016 at 8:58
Portugal é campeão da Europa com a espinha dorsal made in Alvalade.
11 Julho, 2016 at 9:12
Bom dia Tasqueiros,
Que dia de ORGULHO nacional.
Acordar com a vitória de Sara Moreira, à tarde a vitória de Patrícia Mamona e terminar a noite sofrida com o campeonato da europa.
O jogo de ontem parece ter saído de um daqueles argumentos de Hollywood.
SL
11 Julho, 2016 at 9:15
Ninguém esperava um final tão épico certamente, mas depois de toda a merda que os franceses despejaram em cima de nós nestes últimos dias só dá vontade de dizer…O KARMA É FODIDO.
10 Campeões da Europa Made in Alcochete…prova mais que suficiente da qualidade da nossa formação.
Parabéns a toda a equipa e também ao Fernando Santos, fui um dos seus críticos, mas tenho que reconhecer que há muito trabalho dele nesta conquista e merece todo o crédito que certamente lhe estará reservado.
Agora focar no Sporting, quarta dia 13/07 jogo com o Mónaco…
11 Julho, 2016 at 9:19
Rui Patrício!!! Que jogão!!!! Fantástico!!!
11 Julho, 2016 at 9:19
E o filho da p…. do payet nem uma palavra?
Assim se vê a raça do animal!
Os “acidentes” e as lesões podem acontecer…. mas qualquer pessoa de Bem após lesionar um colega de profissão…. o mínimo que faz é querer saber o estado do Colega de Profissão e dar uma palavra de conforto.
O fdp do payet…. nada disso. Nojentos!!
11 Julho, 2016 at 9:30
Pois é Ricardo, mas ele sabe bem o que fez, porque o fez e quem o mandou fazer. Ou alguém tem dúvidas de que o Cristiano era para neutralizar (palavras de treinador da França)
11 Julho, 2016 at 9:45
Não exageremos foi uma falta dura mas sem intenção de lesionar até porque Ronaldo só se lesiona porque a perna prendeu no chão e houve torção do joelho.
11 Julho, 2016 at 11:22
E tentarem aniquilar o Quaresma e o Pepe logo a seguir, foi coincidencia também??
Nah…os franceses tinham a estratégia clara de jogar ‘á Boavista.’ A exibicao do Umtiti fez-me lembrar a de um qualquer central de uma equipa pequena da Liga Portuguesa…
11 Julho, 2016 at 19:23
Salmonelas
enfia estes dois link onde mais gostas:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2015/01/cristiano-ronaldo-e-eleito-o-maior-jogador-portugues-de-todos-os-tempos.html
http://desporto.sapo.pt/futebol/primeira_liga/artigo/2015/10/29/peyroteo-e-o-melhor-jogador-portugues-de-sempre-para-os-ingleses
SIIIIIIIIIMMMMMMMMMMMMMMM !!!!
11 Julho, 2016 at 10:26
eu nao acredito muito em coincidencias…
especialmente quando estas beneficiam claramente so uma das partes…
Ronaldo claramente tinha um alvo nas costas!
PS: lembrei assim de repente de um jogador salvo erro colombiano (nao me estou a recordar o nome) que entrou no jogo e passados minutos lesionou a estrela da equipa adversária. Quando entrou a sua missao era apenas aquela.
11 Julho, 2016 at 10:38
Óbvio!
Se fosse acidental / inocente…. o payet tinha querido saber do Ronaldo e tinha falado…
11 Julho, 2016 at 12:22
em 66 o morais (acho que era o morais) não tinha a missão de rebentar com o pelé? não estou a defender, óbvio, mas as equipas mais fracas fazem isso. os franceses sabiam que com o ronaldo em campo os mais fracos eram eles, não sabiam era que lhes ia sair pela culatra.
11 Julho, 2016 at 9:22
We will always have Paris…
11 Julho, 2016 at 9:22
Ah mais uma coisa…
Grande jogo do Pepe, sem dúvida, mas o Rui ontem foi ENORME e foi uma injustiça não ter sido o melhor em campo…Fora isto tudo o que nos podia correr bem, correu melhor 🙂
11 Julho, 2016 at 9:48
Patrício foi um muro intransponível.
Melhor guarda redes do Euro
11 Julho, 2016 at 9:52
Sem dúvida estará no melhor 11 do Euro
11 Julho, 2016 at 14:55
Oficial.
patrício eleito pela UEFA melhor guarda redes do Euro.
11 Julho, 2016 at 9:26
We will always have Paris..
11 Julho, 2016 at 9:28
OFF
What a fuck??
No site do Sporting….
“A categoria deste Sócio não lhe permite a compra de Gamebox”
Sócio Categoria A com quotas pagas até Setembro de 2016….
11 Julho, 2016 at 9:33
O site volta e meio atrofia, vai tentando
11 Julho, 2016 at 9:33
Ricardo informação de merda no site para não variar..
Ontem acabou a primeira fase que era a de renovações.
amanhã é que começa a fase de compra, hoje deveria aparecer outra mensagem que não essa
11 Julho, 2016 at 10:02
Ok. Obrigado
O nosso site nunca mais atina….
Nas fase das renovações não disponibilizava gamebox Superior B.
Hoje é a linda mensagem….
Leão Sofre …. para comprar a Gamebox que quer!
11 Julho, 2016 at 10:22
nao tens categoria Ricardo. 😀 😀 😀
11 Julho, 2016 at 10:55
So amanha é que estao á venda…hoje é interregno.
Ver FAQ, entrada numero 15
http://www.sporting.pt/pt/ajuda/gamebox-16-17
11 Julho, 2016 at 11:07
Calma amigo…
Até os sites às vezes…”acordam mal dispostos…!!” 🙂
Abr e SL
11 Julho, 2016 at 9:33
o melhor:
a vitória e a forma como correu este jogo da final. Foi épico.
todos os jogos a eliminar foram épicos.
o pior:
com estes resultados na fase de grupos e em condições normais, estávamos eliminados.
no meio da vitória que não há nenhum português que não a desejasse, é preciso não deixar morrer a ideia de em condições normais, num russia 2018, estávamos a ver pela televisão.
A equipa a crescer nas eliminatórias – muito bem! – mas não podemos começar a competição com estes resultados, com a dúvida que se instalou porque se instalou a dúvida e com uma certa teimosia do treinador.
11 Julho, 2016 at 9:41
Hoje entrei no escritório (em Lyon) ao som do “We are the champions” dos queen.
E também levei uns croissants, que convém não abusar muito.
11 Julho, 2016 at 13:47
Grande entrada CARALHO. Os meus parabéns.
Filmas-te isso?
11 Julho, 2016 at 10:01
Então Baía, não dizes nada?
http://www.ojogo.pt/internacional/euro-2016/noticias/interior/vitor-baia-escolhe-os-melhores-e-nao-inclui-rui-patricio-5244664.html
11 Julho, 2016 at 10:02
Quem é o baia?!
11 Julho, 2016 at 11:08
Como parece que está na praia…
Deve ser a baia de cascais…!!
SL
11 Julho, 2016 at 10:03
Os fruteiros detestam o Patrício porque ele é melhor do que o Baía alguma vez foi. Além disso, o Porto não teve ninguém no onze campeão europeu. Deve doer-lhes, não?
11 Julho, 2016 at 10:52
Tiveram o macaco!
🙂
11 Julho, 2016 at 13:50
O baía ou é burro ou estava no gozo.
Patrício ontem tem uma defesa brutal a cabeceamento do Griezmann, e 3 intervenções excelentes.
Foi o melhor guarda redes do europeu.
Só espero que os tubarões europeus sofram da mesma doença do baía e deixem o Patrício em paz no Sporting
11 Julho, 2016 at 10:01
Bom dia Portugal Campeão Europeu de futebol! Parabéns portugueses!
A nossa vitória foi verdadeiramente dramática. Ainda não tenho noção. Vencer depois de uma contrariedade como a lesão do Ronaldo – e para mim a joelhada do Payet foi intencional, para inferiorizar o nosso capitão – foi ainda mais meritório.
Este torneio foi uma das coisas mais extraordinárias a que assisti! Somos uns felizardos por podermos ter visto que aconteceu com a selecção portuguesa em França, porque é histórico. Não menosprezem a importância do desporto, e particularmente do futebol, na vida dos países. Portugal não é só futebol, mas no futebol somos uma potência. Temos grandes clubes, grandes estádios, grandes adeptos e agora uma grande vitória com a selecção. Outros dariam tudo para estar na nossa situação! Portugal tem de ser melhor noutras coisas, para poder ser um país mais próspero e justo, mas o futebol não tem a culpa que noutras áreas a situação deixe muito a desejar…
Mas hoje é dia de FESTA!! VIVA PORTUGAL!!!
11 Julho, 2016 at 10:02
O destino chama-se Sr. Aurélio Pereira!
11 Julho, 2016 at 10:04
http://www.bbc.co.uk/sport/football/36759289
Entao a BBC diz que o rastas foi ‘Portugal’s best outfield player’??? E o Pepe??? E o Cédric???
11 Julho, 2016 at 10:20
outfield para eles deve querer mesmo dizer outfield ou seja fora do campo…. será…
11 Julho, 2016 at 10:27
Nao que o rastas tenha jogado mal…mas é entre Cédric e Pepe sem dúvida alguma. Até o Quaresma jogou melhor que o Sanches.
11 Julho, 2016 at 10:48
olha que eu ontem revi o jogo todo (em vez de estar a ouvir comentadeiros) e dizer que sanches nao jogou mal é ser amigo, muito má visao de jogo, passes falhados e fora do tempo, ou seja quando faz o passe ja o colega tem um adversario em cima, ou ele próprio, já esta apertado e o passe nao sai em condicoes…
a lesao de ronaldo nasce de uma bola que ele falha na recepção deixando-a escapar, na continuaçao do lance sobra para ronaldo que leva pancada. Muito fraco na recepção de bola.
tem boa corrida com bola, mas depois nao sabe distribui-la em condiçoes… é um tipo de sissoko a quem ainda falta comer muita sopinha. Tem tambem a seu favor boa capacidade de remate. Algo que falta aos mais recentes formados em alvalade a espontaneidade e capacidade de remate.
E tem ganas isso tenho de admitir, vontade nao lhe falta, mas por si só nao chega.
SL
11 Julho, 2016 at 10:56
nao podia concordar mais
11 Julho, 2016 at 11:01
Os 2 últimos jogos do RS no euro são medíocres….só valeu por alguma dimensão física que tem…
E ontem jogou quase sempre no meio, na posição dele…
11 Julho, 2016 at 11:11
Quando eu tinha os meus 18 anos…
“jogava mais ou menos” como o Renato…!
A diferença é que muitas vezes…”eu corria mais que a bola…”
(Bem…é claro que havia outras diferenças…e não era apenas na cor…!) 🙂
SL
11 Julho, 2016 at 11:15
Rugido, deixa-me só acrescentar uma coisa ao teu comentário
Quando a fadiga se faz sentir nos jogadores em campo, é fácil para um jogador com boa capacidade atlética e velocidade como o Renato se destacar e levar a bola para a frente, ainda para mais quando, defensivamente lhe dizem apenas para pressionar o jogador mais perto de si.
Agora quando se é titular, quando se tem uma determinada função táctica para desempenhar, quando existem instruções para não deambular pelo campo á vontade, a coisa complica-se, a visão de jogo e o passe não são características fortes nele, ele é um jogador de transportar bola, e havendo força física e velocidade para acompanhar, estes jogadores acabam por ser anulados.
11 Julho, 2016 at 11:37
bom complemento, Green Oasis…
O rigor tactico é daqueles pormenores importantes, que eu ate acho que o Renato pode e vai evoluir com passar dos anos, (depende do treinador e da fe que depositarem nele) mas o toque de bola(recepçao e passe), a maneira como se define as jogadas(visao de jogo), o 1×1 (que no renato é = a 0), eu considero isso talentos, com que se nasce, ou nao com eles.
O Renato nao esteve bem, mas foi importante para dar musculo áquele meio campo, pois vendo as alternativas (moutinho e AGomes) Renato era o melhorzinho que la havia para o que precisávamos.
SL
11 Julho, 2016 at 12:09
Não há dúvida Rugido, e pessoalmente, acho que o Ancelotti poderá fazer dele um belíssimo médio centro, o Renato tem caracteristicas muito boas e não existem em Portugal muitos como ele em certos aspetos, mas a visão de jogo, como disseste, é um talento com que se nasce e se não o tens, por muito que treines, dificilmente superas um jogador que naturalmente tenha esse mesmo talento.
A visão e leitura de jogo, é daqueles instintos que definem e separam os grandes jogadores, dos bons jogadores, é um pouco como o “faro” de golo. Ou nasces com aquele instinto “matador”, com aquele sentido de posicionamento de quem sabe onde a bola vai cair, ou então dificilmente serás um grande ponta de lança
11 Julho, 2016 at 13:57
Eu adoro o jogo do Renato Sanches.
Sim comete muitos erros, que jogador aos 18 anos e só com meio ano
de alta competição não os comete?
Erra muitos passes sim, mas vai errar sempre, porque ele arrisca no passe raramente joga para trás é sempre para a frente.Ele agora no Bayern vai aprender a temporizar o jogo e saber que por vezes vale mais jogar a 10 a hora do que a 100.
Não me canso de dizer que para além de colo o Benfica foi campeão porque tinha Renato Sanches e Jonas, um por carregara equipa e o outro pelo golos que marcou.
Saibamos reconhecer o mérito a quem o tem
11 Julho, 2016 at 14:10
Amigo acho que andas perdido, tás a espalhar a palavra de S. Gabriel no blog errado…
11 Julho, 2016 at 15:01
Green Oasis,
É por achar que Renato é bom jogador que sou menos sportinguista que tu?
Não consigo entender como para vocês Barcos pode ser melhor do que Jonas.
Saibamos dar mérito a quem o tem.
Se não gostamos de ler benfiquistas a dizer que Ederson é melhor que Patrício, que João Mário nem 10 milhões vale, que Slimani é um cepo, não sejamos ridículos como eles.
O tempo encarregar-se-á de nos dar razão.
11 Julho, 2016 at 15:04
Já era despejado um garrafão de creolina, para ver se a merda lampionica era limpa da Tasca.
11 Julho, 2016 at 15:41
Tu e a merda de ver mérito na lampionagem…Queres saber onde está o mérito deles???
O mérito deles está em montar um sistema de favorecimento, que vai desde o mais reles funcionário da liga até aos mais altos cargos da FPF.
O mérito deles está em comprar jogos e resultados com vouchers refeição, camisola do Eusébio e entradas em museu.
O mérito deles está em controlarem TODA a comunicação social portuguesa que diariamente faz uma lavagem cerebral ás mentes fracas.
O mérito deles está na invenção do jogo da mala…sim nós temos a campeã Europeia Patricia MAMONA eles têm Tricampeã nacional MAMÁLA
O mérito deles está em inventarem o “dolo sem intenção”
O mérito deles está em financiarem um curso de árbitros através de uma fundação de solidariedade…e esses árbitros, que hoje são internacionais, fazem questão de retribuir esse ato solidário semanalmente.
O mérito deles, está em transformar um presidente ladrão e narco traficante, num estadista com uma postura que todos deviam seguir.
O mérito deles é andarem a espetar selos no Adrien, a fazer tiro ao boneco com o João Mário ou a quase partir uma perna ao Ruiz, sem verem cartão vermelho.
O mérito deles é varrer adversários e cortar bolas com a mão dentro da área sem que se assinale penalty.
O mérito deles é ter um stock invejável de esteróides que faz com que pernetas como Nelson Semedo, Guedes ou o Clésio (que é o Clésio?) pareçam jogadores com nivel de selecção.
Como dizes e bem, saibamos dar mérito, por isso PARABÉNS LFV, ao pé do sistema que montaste, o Apito Dourado é coisa de meninos do coro.
11 Julho, 2016 at 17:41
Aqui para alguns é preciso nunca reconhecer qualidade em jogadores adversários. Para estes Sportinguista que é Sportunguistas acha que são todos um merda menos os jogadores do Sporting.
11 Julho, 2016 at 17:58
E outros Sportinguistas acham é escassa toda a propaganda aos jogadores adversários e toca de valorizar o que é dos outros, em vez de valorizar o que é seu
11 Julho, 2016 at 18:04
O problema são os “sportanguistas”…..
E andam por aqui uns quantos….
11 Julho, 2016 at 18:35
E talvez seja só impressão minha, ou cada vez são mais…Vê se o Cherba chama alguém do Pest Control aqui para a Tasca 🙂
11 Julho, 2016 at 18:47
Porque não vais para um sítio do teu clube?
Ah, não tem assunto não é?
11 Julho, 2016 at 15:04
Esqueceste-te de referir que dá porrada em barda.
Que se não jogasse nos lampiões dificilmente acabava um jogo.
11 Julho, 2016 at 19:37
Xô galinha, salta daqui boi