Foi uma época de sonho a temporada de 2015/2016 que terminou com a conquista do título do Leicester. Vardy, Mahrez e Kanté foram os grande obreiros de um conto de fadas que no início era “impossível”, mas o trio maravilha foi desfeito.

Se por um lado, Ranieri adia uma possivel retirada em glória, Vardy recusa o Arsenal, Mahrez, apesar dos rumores de uma possível saída, continua em Leicester, o mesmo não se pode dizer de Kanté. O médio francês é oficialmente o 2º reforço do Chelsea neste verão ( o avançado belga Batshauyi foi o primeiro) e fez Abramovich desembolsar um valor a rondar os 35/40 M€. Um verdadeiro tiro no porta-aviões!

É verdade que Vardy marcava os golos, Mahrez desiquilibrava mas se tinham a bola nos pés foi porque antes Kanté a tinha recuperado… Um médio que pode jogar a 6 ou 8 com uma forte capacidade de pressão e de desarme e uma disponibilidade física incrível dando a sensação que está em todo o lado e sempre a correr. Posso estar a exagerar mas foi na minha opinião o ponto-chave na conquista do título.

Mas deixemos falar quem sabe, história contada por Claudio Ranieiri: “Hey, N’Golo, abranda. Abranda. Não corras atrás da bola a toda a hora, okay?”. O gaulês acenava com a cabeça, dizia que sim, mas dez segundos depois já estava a acelerar desenfreadamente como se tivesse bebido a poção mágica de Astérix. Ranieri voltou à carga: “Disse-lhe, ‘Um dia vou ver-te cruzar uma bola e depois concluíres tu mesmo o cruzamento de cabeça’. Ele é inacreditável, mas não é a única chave. Há demasiadas chaves nesta época incrível”.”

Da parte do Leicester esta saída já foi acautelada com a contratação de Mendy ao Nice (jogador parecido) e o campeão inglês também adquiriu Musa (ex-CSKA) por 17.5 M€ sendo que o nigeriano passa a ser a contratação mais cara da história do clube. Uma boa opção que encaixa nas características da equipa.

Apesar de não ter feito um bom Euro e da pouca experiência a um nível mais elevado, Kanté conseguiu convencer os responsáveis do Chelsea. Agora veremos se vai ser compatível com Matic ou sérvio vai sair? Irá Conte apostar num esquema com 3 centrais? E no meio de tudo isto, não deixa também de ser curioso um jogador titular abandonar o 1º classificado para ir para o 10º…

*às segundas o ILLUMINATOR saca do seu livro de receitas da Premiere League e confecciona um fish&chips com sabor ao futebol mais entusiasmante do planeta