Por mais que saibamos que ainda é pré-época, por mais que saibamos que temos semanas pela frente até ao primeiro jogo oficial, por mais que saibamos que cinco dos pilares da equipa estiveram ausentes (os quatro Aurélios mais o Slimani, que praticamente apenas esteve a ganhar ritmo depois do ramadão), é impossível não ficar mal disposto com as goleadas sofridas ao longo do estágio na Suíça. Mal disposto e, porque não dizê-lo, com dúvidas em relação à composição do plantel.
Antes de me debruçar sobre questões técnicas, queria deixar uma palavra a todos os adeptos, na sua maioria emigrantes, que não regatearam um forte e constante apoio à nossa equipa. O entusiasmo de poder ver o Sporting foi sempre maior do que a desilusão por não ver a equipa ganhar e os banhos de multidão no final de cada jogo são uma fantástica demonstração de paixão clubística que merecia outros resultados.
E já que falamos em pontos positivos, aproveito para sublinhar o nome dos dois jogadores que, quanto a mim, melhor aproveitaram o estágio para marcar pontos positivos nos apontamentos do treinador: Gelson e Podence. O primeiro, quando jogou, foi sempre o jogador mais da equipa e o desequilibrador da equipa. Depois de um ano de trabalho e de crescimento, Gelson surgiu como um jogador mais maduro e capaz de tomar as opções mais acertadas. Quem também fez questão de confirmar tudo o que de bom se vinha dizendo e escrevendo a seu respeito foi Podence. Obviamente que ainda existe um longo caminho a percorrer, mas o jovem avançado fez questão de mostrar que merece um lugar na equipa principal e que traz soluções diferentes para a zona de terreno que ocupa.
Ora “soluções” é, precisamente, a palavra que nos provoca algumas dúvidas quando olhamos de novo para os jogos disputados. É verdade que um 11 como o de ontem, por exemplo, apenas seria utilizado numa eliminatória sem história da Taça de Portugal ou em jogos da Taça da Liga, mas atentando nestes quatro jogos é complicado não questionar se os dois jovens que actuaram na baliza, Jug e Stojkovic, estarão preparados para ocupar o lugar em caso de ausência do melhor da Europa? Mais, não precisará Rui Patrício de uma concorrência mais forte? A questão parece-me pertinente e faz-me lembrar que, ainda recentemente, Beto dava uma entrevista onde dizia que gostava de voltar ao Sporting.
À frente do guarda-redes creio que estamos muito bem servidos. Coates, Semedo, Oliveira, Naldo e Ewerton, este último novamente lesionado e, creio, cada vez mais perto da porta de saída (pese as inegáveis qualidades futebolísticas). À direita, Schelotto já nos mostrou do que é capaz e conseguiu convencer os mais cépticos, e João Pereira parece-me uma alternativa plenamente válida. À esquerda, novas dúvidas. Zeegelaar parece não ser capaz de libertar-se do peso da camisola e está longe de ser a locomotiva que prometia; Jefferson tem os prós e os contras que todos lhe reconhecemos.
Agora, o que não devemos é comprar a ideia que tem sido passada: que a defesa é uma merda e mete água por todo o lado. A defesa jogou sem um dos seus pilares, Patrício, e levou com quatro jogos sem um meio-campo capaz de protegê-la.
Nesse meio-campo… faltou o meio-campo. William, Adrien, João Mário, o que fez com que Bryan Ruiz jogasse sempre fora de posição e lhe fosse pedido para cumprir tarefas defensivas para as quais não está talhado. Parece-me cedo para crucificar Petrovic (embora olhando para as suas características ache questionável Slavchev nunca ter tido oportunidade de jogar na posição onde mais rende, a seis) e no meio do descalabro Palhinha acaba por correr o risco de passar uma imagem de ser menos jogador do que realmente é e, com a chegada de William, voltar a ser emprestado. O mesmo poderá acontecer a Iuri Medeiros, que mesmo sem ter tido oportunidade de fazer um jogo junto dos “titulares” será rapidamente etiquetado de não preparado para a responsabilidade de envergar a verde e branca.
Mas a dor de cabeça maior, quando olhamos para o miolo, é sentir que falta alguém para jogar quando Adrien não estiver. É verdade que Lucas Silva seria esse jogador, mas não é. É verdade que Esgaio chegou a ser ensaiado no meio-campo, no final da época passada, mas a ida aos Jogos Olímpicos deixa-me a pensar se sequer continuará integrado no plantel. Ryan Gauld é claramente uma carta fora do baralho (nem sei porque foi para estágio) e, sinceramente, tenho dúvidas que Aquilani esteja totalmente focado no Sporting. Assim sendo… ou vamos ao mercado ao assumimos que João Mário fará de Adrien sempre que for necessário.
Necessário é bem capaz de ser repensar a frente de ataque. Slimani é indiscutível, mas tudo o resto é um mar de dúvidas. Não que Spalvis não tenha qualidade, mas a possível gravidade da lesão contraída faz soar as sirenes. E o som torna-se mais estridente quando se percebe que Teo está na porta de saída. É verdade que Alan Ruiz deixou muito boas indicações, mas será que ele e Podence são os parceiros ideais para Slim? E será Barcos homem para substituir o argelino, ainda para mais numa época em que este estará ao serviço da selecção?
Por tudo isto, quer-me parecer que o plantel está longe de estar fechado. Aos 29 que foram para a Suíça juntar-se-ão os quatro campeões europeus, o que faz com que pelo menos oito jogadores venham a ser emprestados/negociados. E duvido que não existam mais contratações.
Tem a palavra Jesus, ele que preferiu um estágio a doer em vez de uma sequência de jogos com equipas de terceira. Fomos à Suíça comer chocolate amargo, mas acredito que essa foi uma opção totalmente pensada e que, muito provavelmente, o técnico quis tirar dúvidas que pudesse ter. Dúvidas que, agora, também os adeptos têm, não por não acreditar que temos matéria prima suficiente para voltar a fazer um enorme campeonato, antes por sermos levados a pensar se esta matéria prima é suficiente para não voltar a apostar apenas no campeonato e na Taça.
19 Julho, 2016 at 8:15
É mesmo isso. Vai haver mudanças no plantel. E bem precisas que elas são. Veloso, Beto, Insua, médio centro e avançado. E é começar a colocar jogadores o mais rápido possível.
19 Julho, 2016 at 12:14
Insua? Deves pensar que se trata do mesmo player que por cá passou há uns anos.
19 Julho, 2016 at 8:17
Plenamente de acordo, excepto num pormenor. Não hierarquizaria, quanto a importância, os aspectos técnicos e os outros numa pré-época. É sempre uma representação do Sporting que está em causa. Esta, seja quais forem as circunstâncias e o momento, tem de ser séria e empenhada. Não foi. O que se passou nestes jogos não foi apenas contingência de “cargas de porrada.” Foi desleixo, incúria e, nalguns casos, incompetência de alguns jogadores. Não aceito nem desvalorizo isso, mesmo que doravante se venha a ver uma dinâmica imparável de vitória. O que se passou nestes jogos deslustra e envergonha. Estou muito mais do que frustrado e desiludido. Estou zangado. E tanto mais quanto esta zanga seja encarada cm condescendência e/ou indiferença pelos responsáveis pela “débacle suiça.”
Ainda outro ponto de (alguma) discordância. O Iuri (Medeiros) é basicamente aquilo que se viu nestes jogos: um puto insolente com o rei na barriga que não se aplica nas tarefas defensivas (é para os outros, não para ele, “o craque”) e faz amiúde birra quando, ofensivamente, os “companheiros”, fartos da sua auto-suficiência, só lhe passam a bola não havendo mais a quem.
Um idiota presunçoso não tem lugar no Sporting.
19 Julho, 2016 at 8:40
Só para dizer que concordo em 100% com o que disseste do Iuri. Tenho pena porque se quisesse seria um jogador tremendo. Assim vai andar por esses Moreirenses da vida até ir para um campeonato europeu de terceira linha.
19 Julho, 2016 at 8:44
Portanto o CR7 nunca mais volta ao Sporting pq se há qm faça birra por nao lhe passarem a bola… E o rotulo de presunçoso ninguem lho tira.
E eu q ja contava com isso… 🙁
19 Julho, 2016 at 12:17
Só mesmo um idiota para comparar o calibre do Cristiano Ronaldo ao do Iuri Medeiros. smh…
19 Julho, 2016 at 12:40
Só um idiota ainda maior nao sabe interpretar o sentido duma frase.
19 Julho, 2016 at 12:49
Ja vi q o teu dono nao te levou ao vet para levar a anti-ravica…
E um açaime nem era pior.
19 Julho, 2016 at 12:16
WRONG. Estás enganado! E o inverso? Não terá o Iuri sido prejudicado por um colectivo que deixou muito a desejar?
19 Julho, 2016 at 12:28
Depois diz-me o que é que o Matheus Pereira fez de relevante no estágio. Só naquela.
19 Julho, 2016 at 12:50
Italiano, a minha embirração em relação ao Iuri não é de hoje, deste malfadado estágio. Vem de longe. Mesmo quando “partia aquilo tudo,” irritava-me solenemente. O número de “presidente da junta,” com requintes cenográficos, tem nele anos. Não mudou nada. Pior: não se dispõe a mudar nada!
Quanto ao Matheus, concordo. Tem rapidamente de decidir o que é que quer ser. Está num limbo e, quando joga, demonstra facilmente alguma desorientação. Apesar de tudo, não tem a soberba do outro. Continuarei mais algum tempo a dar-lhe o benefício da dúvida, ainda que, em relação a ele, não acalente expectativas muito elevadas.
19 Julho, 2016 at 14:12
+1
19 Julho, 2016 at 14:24
O Iuri só tem pés … cabeça nenhuma, nunca teve e dificilmente terá.
19 Julho, 2016 at 8:20
OFF (sorry): O simões lampião continua aziado que nem pode. Cabrão preferia que Portugal fosse derrotado, só pode! Grunhe o lampião “Um lider ñ precisava fazer o que ROnaldo fez!”. Morre porco!
19 Julho, 2016 at 8:48
Nao cliquem, nao comentem, nem comprem…
Esse tipo de palavras, nas 1ªs paginas tem como propósito criar furor, para caçar um clique ao leao curioso, ou sacar um euro a um lampiao ranhoso.
Nao entrem nesse esquema, nem falem nisso sequer, nao deem visibilidade a quem nao merece…
Lembrem-se… Publicidade é sempre publicidade seja ela boa ou má… seja na net ou na tv… seja colada num autocarro de campeao, ou enfiada á pressa no panteao!
SL
19 Julho, 2016 at 9:30
Não houve clique nenhum da minha parte. Há muito que não há!
Costumo ver 1as páginas no quiosque ou na TV pela manhã
19 Julho, 2016 at 11:17
Sim, também costumo ver as primeiras paginas no telejornal ao final da noite… e por acaso também reparei nessa vergonhosa 1ª pagina…
A minha resposta nao foi particularmente dirigida a ti, foi mais para alertar o pessoal para que nao andem a clickar e a partilhar essas coisas no facebook e twitters, e dessa forma darem destaque a esse tipo de noticia.
SL
19 Julho, 2016 at 14:45
Simões, como muita lampionagem, está num estado de negação profunda, ao ponto de distúrbio mental. Ronaldo já era uma espinha atravessada antes. Depois disto, desconfio que chegará ao ponto de morte por sufoco.
19 Julho, 2016 at 15:35
Diria mesmo mais… Está em ‘avançado estado de decomposição’…
E portanto, há que deixar a uma distância de segurança ou então ‘enterrar’ o asinino…
19 Julho, 2016 at 8:36
Mas é de salientar que a equipa fez 4 jogos num periodo de uma semana!
E ainda vamos ter mais 5 jogos pela frente. Isto sem contar com o amigavel entre equipa A e equipa B.
Nunca numa pré-epoca fizemos tantos jogos, e temos de recordar que recentemente fizemos dois jogos num mesmo dia e conseguimos ganhar ambos.
Penso que o JJ anda a sobrecarregar a equipa precisamente para ganharem “calo” para a epoca que se avizinha. Claro que os resultados deveriam ser melhores, mas tb não podemos esquecer que as equipas são na sua maioria boas equipas, tirando a equipa do Nyon que por acaso foi a unica que ganhámos…
Perder na pré-epoca para ganhar tudo durante a epoca! (tudo menos a taca da Liga que não serve para nada).
19 Julho, 2016 at 8:41
Muitas preocupações. Problemas nas laterais. Schelotto não convence. Zeegelaar não ataca nem defende com eficácia. Jefferson não deve querer. Sempre apresentou difuculdades e agora apresenta também falta de vontade. Petrovic percebo agora o porquê de não jogar no dinamo kiev. Espero q o william jogue todos os jogos. Aquilani quer um cantinho. Parece q p sofá é o preferido. Extremos temos o gelson. Muito curto. Não entendo. Sporting na liga dos campeões e não se luta pelos lugares. Ou há pouca qualidade, que é p caso de alguns jogadores, ou não há vontade. Aí dispam a camisola q não a merecem envergar. É pre época, é certo, mas aqueles emigrantes mereciam mais
19 Julho, 2016 at 8:48
Quanto a um 11 titular estou perfeitamente tranquilo, até porque matemos o mesmo da época passada. Mas as alternativas aos titulares continuam um pouco curtas, sobretudo no meio campo.
Aquilani já se viu que não conta, o Esgaio acho que seria boa opção a 8 (definam a posição do homem de uma vez por todas!!!) mas acho que precisamos de mais 1 contratação para concorrer com o Adrien.
Neste momento acho que a prioridade passará por contrata um GK e um 8.
19 Julho, 2016 at 8:56
Junta a esses laterais e ponta de lança.
O barcos não é o acosta…
19 Julho, 2016 at 9:56
Pessoalmente acho q esgaio nunca na vida dele será um 8 mas é a minha opinião.
19 Julho, 2016 at 8:50
Sinto-me violado.
19 Julho, 2016 at 8:57
Sinto-me abductado
19 Julho, 2016 at 9:06
Eu é mais abduzido!
19 Julho, 2016 at 11:59
Abze Jugado?
19 Julho, 2016 at 9:06
Bom bom era termos estado em Alcochete, sem pressão, na nossa zona de conforto a jogar contra mancos, ia ser um espetáculo, só goleadas a nosso favor.
Começava o campeonato, jogos a doer, equipas fechadas para nós e abertas para outros(ou acham que isso acabou?) e depois não percebiamos o que se estava a passar porque na pré época só goleavamos quando nem pontos estavam em disputa.
O que me custa mais, e ontem li isso aqui na Tasca, é alguns Sportinguistas? ficarem chateados, não porque não viram evolução na equipa, não porque jogámos mal mas sim porque vão ser gozados pelos vouchers e frutas…
É esta mentalidade que me faz confusão.
Isso não é amar o Sporting desculpem que o diga, por essa lógica sejam do barca real ou mesmo do olimpiacos que ganha sempre o campeonato e assim ficam sempre por cima e ninguém vos goza.
SL
19 Julho, 2016 at 10:08
Isto ^
É deprimente vir aqui e ler comentários como “vergonha” e que não valem nada. Eu não sei que pré temporadas, mas eu nao e lembro de uma que ficasse a lamber os beiços.
19 Julho, 2016 at 15:38
O que é que este estágio teve de preparação teve de bom para fazer face a ” …jogos a doer, equipas fechadas para nós e abertas para outros(ou acham que isso acabou?) e depois não percebiamos o que se estava a passar porque na pré época só goleavamos quando nem pontos estavam em disputa.”???????????
Eu respondo… NADA!
Isto foi um ‘reality check’, mas daqueles que era escusado…
19 Julho, 2016 at 9:11
Concordo com o Gregor Samsa em relação ao Iuri, e tanto que eu adoraria estar enganado.
Não defende, não pressiona, não desiquilibra, é uma pseudo-vedeta que não dá tudo o que tem para dar, ainda para mais quando poderá regressar á casa mãe.
Este tipo de jogador com JJ só tem um destino, a dispensa!
E será dispensado por culpa própria…langão do caralho!
19 Julho, 2016 at 9:14
Iuri está visto que ainda não saiu debaixo das saias da mãe … é pena.
19 Julho, 2016 at 13:25
E infelizmente nunca vai sair pelos vistos
19 Julho, 2016 at 16:05
Mais um mito que se cria na Nação Sportinguista…
19 Julho, 2016 at 9:12
Se calhar foi uma maneira de mostrar ao BdC que terá de abrir os cordões à bolsa. Adrien continua sem ninguém minimamente à altura para o substituir. Não temos nenhuma alternativa a Slimani. Estamos coxos à esquerda.
E duvido da alternativa ao William…
Sei que quando os jogos oficiais começarem, estaremos bastante melhor. O meu receio é o mesmo da época passada: quando jogadores nucleares estiverem indisponíveis, os suplentes estão num patamar muito inferior. E apesar das aquisições desta pré-época, parece que o mesmo problema se mantém.
E será mesmo muito preocupante, se um dos “europeus” sair.
19 Julho, 2016 at 9:26
Percebe-se a ideia de JJ quando escolheu os adversários para este este estágio, acho que a ideia passava por ver quem estava á altura da exigência, nesta vertente, o estágio permitiu ver isso.
Aquilani e Jefferson são claramente jogadores que querem sair, aquela reacção á expulsão de Aquilani então…diz tudo.
Depois nota-se que jogadores como Coates e Petrovic que, pela sua estatura, são jogadores que enquanto não estiverem na sua plenitude física, parecem pesadões. Acho que em relação a Petrovic, há jogador e acho que pode dar um bom médio de cobertura, para construir jogo é que não.
Há jogadores que fizeram um estágio interessante, Podence, Gelson, Alan Ruiz e Bruno César tiveram em melhor plano que os restantes.
Cherba só discordo em relação ao Iuri, apesar de toda a qualidade que tem, pessoalmente acho que está a cometer o erro de pensar que a equipa joga para ele, quando é ele que tem de jogar para a equipa, andou quase sempre muito escondido do jogo, é certo que os adversários não lhe facilitaram mas faltou-lhe um bocado mais de garra.
19 Julho, 2016 at 9:26
É…só venho em dias maus e tal e coiso…do estágio resulta que …não é por faltar 4 CE…falta (à vista) jogadores para varios setores e só não os temos porque não temos papel (guito, money), JJ mostrou a Bruno a realidade é o que me parece. Não gostei desta merda…desde o presidente até ás vossas preocupações com jogadores de outras equipas da merda.
19 Julho, 2016 at 9:28
Bom dia para toda a Familia da Tasca…!!
“Estou mais descansado”…a noite yrouxe “mais racionalidade”à generalidade dos companheiros da Tasca…!
Bom ponto de vista do amigo Cherba…e parabéns pelos comentários “menos azedos” dos amigos presentes…
Vão ver que “chegaremos” felizes ao fim da época…!!
É necessário que “alguns treinem” mais essas situações de “rebentar” mesmo antes de chegar o fósforo à mecha…!!
Se gostam do Sporting, alguns de vocês vão mesmo ter de se habituar a algum auto-controlo …ou “não vão contar” aos vossos netos…como é bom ser do Sporting…!!
Abr e SL
19 Julho, 2016 at 9:30
1 gk
2 laterais para cada lado
Um 6
Um 8
Um extremo
2 pdl.
Vender Teo e Sli, e ir buscar um gajo de creditos firmados tipo Mario Gomez
19 Julho, 2016 at 10:07
Beto, Mayke, Insua, Miguel Veloso, Lucas Silva.
Só precisamos d um extremo s joao mario sair, nesse caso talvez receber o markovic por empréstimo n fosse má opção.
Quanto aos pontos d lança acho q teo faz mais falta do q aquilo q mts pensam (n s esqueçam q aquela série d jogos vitoriosa no final do campeonato passado foi mt responsabilidade do teo q fartou s d marcar golos). Slimani é intransferível (nem q tínhamos d lhe dobrar o salario), ele tem q ficar pois n conheço nenhum jogador do mundo capaz d pressionar, segurar a bola, rematar e cabecear como ele.
19 Julho, 2016 at 10:12
Acho que o Lucas já não será opção, depois do que aconteceu com os testes médicos.
Quanto aos outros podem ser boas opções, gostava particularmente do regresso do Veloso, mas para 8 e não 6.
19 Julho, 2016 at 12:57
O Lucas ainda é opção. De fonte segura! Mas pode vir ou não, depende de como evoluir a situação.
O Veloso não faz o lugar do Adrien, nunca na vida. Não tem garra nem intensidade para isso!
19 Julho, 2016 at 15:40
Isso são só os nomes que saiem n’ A Bolha ou no Rascord…
A contratar quase que aposto que não serão nenhuns desses jogadores…
19 Julho, 2016 at 16:12
Queres mesmo comprar 8 reforços quando faltam menos de 4 semanas para o início de época?
19 Julho, 2016 at 16:15
Querer ate quero 🙂 possivel é que duvido.
Mas acredito em pelo menos 4entradas no minimo
19 Julho, 2016 at 16:28
Se não sair ninguém duvido que venham reforços…mas insisto especialmente na vinda de dois laterais em especial para a ala esquerda.
19 Julho, 2016 at 17:32
Eu ate nao me importava com laterais para ambos os lados.
E acredito que haja saidas. Aquilani, Gloria a Dios, Jeff eram o meu top 3 para sair
19 Julho, 2016 at 16:41
Não serão 8 reforços, mas não tenho dúvidas que chegarão ainda 3 a 4 jogadores. É preciso “substituir” o Teo (já não deve regressar dos Jogos); a utilização do Barcos na Suiça também “cheira” a despedida e o desempenho do Aquilani não deixa margem para fugir à guia de marcha! E se sair algum dos indiscutíveis… Aguardemos mais 1 mês!
19 Julho, 2016 at 9:30
O Slimani vai à CAN….um mes fora!!!…..pensem nisso…
19 Julho, 2016 at 9:31
Iuri se nao fica este ano no plantel, nunca mais fica.
19 Julho, 2016 at 12:58
Alguém tem de lhe abrir a cabeça e formatar aquilo. Com esta atitude passará ao lado de uma carreira que pode ser brilhante… E concordo. Se não ficar este ano, duvido que o JJ volte a olhar para ele.
19 Julho, 2016 at 9:41
Bom dia
Terminou o estagio na Suiça onde efetuámos 4 jogos, com 3 derrotas e uma vitória, sendo que esta última foi com um adversário das divisões secundárias.
Jogámos com boas equipas: Mónaco, Zenit e PSV, as duas primeiras já em fase adiantada de preparação a última tendo iniciado os trabalhos sensivelmente na mesma altura que nós.
Claro que no balanço efetuado temos todos esperança que se tirem importantes ilações que vão para lá dos resultados que de facto não é o mais relevante. Mas podemos questionar a utilidade e a adequação deste estágio aos nossos objetivos. E os nossos emigrantes mereciam muito mais. Mas vamos à analise…
1) Serviu para mostrar e integrar novos jogadores?
Tirando Podence, que de facto parece querer agarrar a oportunidade, alguns pormenores de Alan Ruiz que poderá ser útil (e convém que o seja pois custou 5 M….), há alguns como Petrovic que terão de consolidar processos, Spalvis lesionou-se e não deu para tirar conclusões mas a ideia que fica é que não será para pegar logo de estaca. Palhinha e Iuri terão dificuldades em se manter no plantel, o último teima em não agarrar as oportunidades que vai tendo, continuando com algum vedetismo inconsequente apesar do talento que tem. É pena, porque o comboio pode não passar novamente pela estação…Matheus e Gelson estarão certamente no plantel e o citado Podence também penso que tem boas hipóteses. Palhinha esteve mal, mas com uma defesa como tivemos ontem e com outro GR a não dar garantias (depois de Azbe Jug) também não é fácil. Recordo que este jogador esteve quase para ficar no plantel na epoca passada e só não ficou porque se lesionou aparentemente.
2) Serviu para melhorar os níveis físicos?
Todos esperamos que sim. Depois das grandes tareias que estas semanas devem ter constituído, os jogadores só podem melhorar em termos físicos. Alguns vieram mal das férias como Alan Ruiz a quem JJ já disse que às vezes anda a “gasóleo”.
3) Serviu para moralizar os jogadores?
Claramente não. Ainda por cima ontem com um adversário na mesma fase de preparação que nós ser goleado não anima nem jogadores, nem dirigentes nem adeptos e sócios. Penso que teria sido mais ajustado ir começando com adversários mais fáceis, dar tempo para que as aquisições ou jogadores novos se adaptassem e depois enfrentar adversarios mais difíceis já com outros níveis físicos e entrosamento. Mas foi esta a decisão e agora é ir em frente.
4) Temos razões para estar em pânico?
Obviamente que não. Porque temos os onze titulares que acabaram a época passada de forma tão categórica (4 deles fora de momento porque estiveram no Campeonato da Europa) e desde que joguem da mesma maneira e não desmotivem por eventualmente não sairem não haverá problema. A questão prende-se com alternativas. Temos de as ter e na época passada faltaram um pouco. Não temos alternativa a Rui Patrício se se lesionar ou ficar castigado. Os lampiões tiveram o ano passado o Ederson e isso fez toda a diferença. Depois muitos dos jogadores que estão a jogar sabem que podem ser dispensados e isso compromete o seu rendimento (deviam pensar o contrário mas enfim)… Casos de Jefferson, Aquilani, Ewerton e até Naldo… E ao colocarmos jovens com estes jogadores não conseguimos potenciá-los e se calhar até os queimamos.
Ontem li aqui um pouco de tudo… desde o inefável e que já cansa “eleições já!” para se tentar branquear tudo (não vão ser já, mas são daqui a sete meses, o que não é assim tanto tempo) como se agora isso nos preocupasse minimamente ou assim se pudessem resolver todos os problemas com essas simples duas palavras. Mas também tivemos quem dissesse que a nossa formação não vale nada… Lembram-se do que aconteceu com o Godinho quando se desprezou totalmente a formação? Pois…. Onde temos falhado mais (e não foi só esta Direção) é nas contratações. Nos últimos 20 anos contam-se pelos dedos das mãos contratações que verdadeiramente resultaram. O que tem sempre resolvido muitos problemas é a formação. Mas há pessoas com memóra curta. Claro que não chega, mas também não é com Aquilanis ou Slavchevs, como não foi antes com Labyads e Jeffrens ou Bolos de Arroz que lá vamos. Contratemos bem (Slimani, Ruiz…) e continuemos a potenciar os nossos jovens, embora só os que demonstrem atitude e qualidade possam ficar.
Precisamos de um GR suplente que dê garantias e de dois laterais. Para já (nem que sejam para serem alternativas a Marvin e Schelotto). E atenção que o Sli vai estar fora na CAN numa fase importante da epoca e o Teo e representante continuam a dizer que o entusiasma ir para o Rosario Central (antes era o River)…
Só uma nota… vamos ter um jogo de apresentação no dia 23 e ainda sem os 4 europeus. Espera-se que a equipa já possa dar uma outra imagem do que foi até agora mesmo assim. Jogos e goleadas como ontem (em que tivemos um árbitro pessimo a lembrar os do Vitor Pereira) não podem acontecer… E apesar dos adversarios serem bons não eram colossos.
SL
19 Julho, 2016 at 9:57
‘Nos últimos 20 anos contam-se pelos dedos das mãos contratações que verdadeiramente resultaram.’
– Niculae
– Jardel
– Liedson
– Acosta
– Joao Pinto
– Quiroga
– André Cruz
– César Prates
– Peter Schmeichel
– Rochemback
– Enakarhire
– De Franceschi
– Aldo Duscher
– Delfim
– Mustapha Hadji
– Derlei
– Pedro Barbosa
Isto para nao ir mais atrás e falar em Balakov e Iordanov.
Enfim…
19 Julho, 2016 at 10:13
Enfim… o caraças. Achas que mesmo contando com esses em centenas de contratações o saldo é positivo? 10 a 20% de rentabilidade quando devia ser 40 a 50%…? Enfim digo eu. Comparar a rentabilidade da formação com a que tem sido a das contratações só pode ser brincadeira
19 Julho, 2016 at 10:23
Ainda me esqueci do Dimas, Rui Jorge, entre outros.
Percebo o que dizes, só achei o comentário redutor.
Mas sim, comprámos muita merda, concordo. Demasiados Deivid’s, Buenos, Pedros Silva, Farneruds, Purovics, Celsinhos, e outros.
19 Julho, 2016 at 12:20
O Deivid fez uma boa dupla com o Liédson. Saiu de maneira imprevisível.
19 Julho, 2016 at 13:30
Daquela série de sul-americanos (Deivid, Bueno, Alecsandro) só gostei do último. O Derlei nao conta, mas foi quem fez melhor dupla com o Levezinho. Ele e mais tarde o Djaló.
19 Julho, 2016 at 10:32
Leonissimo, tenho de concordar com o Pedro, o maior problema da sustentabilidade não são as contratações terem sido acertadas ou não, são as fracas vendas.
Nós andámos anos a vender ao desbarato os nossos melhores ativos, casos de Matias Fernandez que saiu por 3M, o próprio João Pereira é vendido antes do Mundial (onde era titularissimo) por 3M, Miguel Veloso foi por 7M e era um dos melhores jogadores, o próprio Cédric saiu por 5M, tudo isto causa mossa nas contas do clube e pior do que isso, cria um estigma no clube em como vende bons jogadores a baixo preço e não tenhas dúvidas que ainda hoje pagamos por essa estigma.
19 Julho, 2016 at 11:03
É tudo junto. Os da formação têm tido rendimento desportivo muitas vezes mas ou são vendidos precocemente ou abaixo do que valem. Alguns dos jogadores que o Pedro cita (tambem me lembro do Amunike) foram contratados na epoca de Sousa Cintra, mandato com erros mas talvez com o melhor indice de aproveitamento de contratações. Mas ele deixou de ser presidente em 1995 logo há mais de 20 anos. De qualquer forma referia-me sobretudo a rendimento desportivo já que com esta Direção espero ter vendas melhores das perolas da formação. Analisando as contratações de Bettencourt e Godinho foram calamitosas. Nesta Direção e na primeira epoca foi bem razoavel – Slimani,.Montero e até Jeff e Mauricio que foram uteis. Na segunda epoca (não sei se foi o Inacio quem fez as escolhas) foram pessimas e restam Gauld e PO com hipoteses de serem titulares ainda assim escassas. Na ultima epoca correu melhor com Ruiz, mas tambem Schelotto e B Cesar que são uteis e Coates (emprestado). Ainda assim precisamos de melhorar o scouting e a rentabilidade porque já estamos a comprar mais caro… mas este nem era o foco principal da minha analise
19 Julho, 2016 at 12:57
Pronto…
Quatro jogos…três derrotas…
Uma vitória…o que quer dizer que neste momento “temos” 3 pontos…
Ora…mas temos toda uma época pela frente…
Ainda podemos “dar a volta”…!!
Abr e SL
19 Julho, 2016 at 16:19
” ONDE TEMOS FALHADO MAIS (E NÃO FOI SÓ ESTA DIREÇÃO) É NAS CONTRATAÇÕES.”
Verdade! Às vezes até penso que não há departamento de scouting…jogadores contratados recentemente tudo para despachar…é preciso contratar pouco mas bem.
19 Julho, 2016 at 9:42
Não consigo tirar muitas conclusões de um onze que apresenta um meio-campo+linha avançada que nunca jogaram juntos (pelo menos em futebol “adulto”). Ainda por cima quando os 2 primeiros remates á baliza…dão golo. Podes ter a maior vontade do mundo, mas quando as pernas não dão…
A única conclusão que tirei deste estágio foi:
– Já o disse há quase um ano atrás, é que Aquilani foi um erro.
– Precisamos de um substituto de Adrien, parece-me claramente a grande falha deste plantel..e talvez um lateral esquerdo
19 Julho, 2016 at 9:45
Nunca mais começa a pré-época do Sporting … Não deviamos já ter feito uns jogos interessantes na Suiça? É que ainda não vi o Sporting a jogar este verão …
/ironic mode off
19 Julho, 2016 at 9:46
Não vi nenhum jogo da pré-época porque não tenho paciência para ver esses jogos. Só tenho acompanhado os resultados.
Parece que no Sporting nunca se pode aprender com os erros, tem de haver sempre “sangue”. Sim, porque mesmo querendo exigência nesta fase da época, penso que ninguém queria que o Sporting fosse goleado, muito menos três vezes. E o facto de ter maus resultados agora também não quer dizer que vai correr tudo bem a partir dos jogos oficiais.
Acabe-se com os dramas. Não está ninguém de férias? As férias servem precisamente para limpar a cabeça. Se muitos já estão a esquentar nesta altura, como se sentirão quando a bola começar a rolar a sério? E a cena recorrente de alguns serem gozados por lampiões e tripeiros mostra que não têm personalidade. Não permito a ninguém que me rebaixe seja por que motivo for, muito menos por causa da bola, simplesmente porque não me interessa esse tipo de “conversas”. Há pessoas que são gozadas não por serem do Sporting, mas por não terem maturidade para se imporem.
19 Julho, 2016 at 12:59
Não sejas tão egocêntrico. Não penses tanto em ti e em “gajos” como tu. Pensa em tipos menos informados, pensa sobretudo (a propósito de imaturidade “natural”) em crianças. Dispensam bem a arte de contra-argumentar a vexação aprendida à custa da incúria/incompetência de profissionais do seu “grande amor” pagos principescamente (por referência ao que o comum dos mortais recebe). E dispensam ainda a conversão do seu sofrimento em imaturidade, tornando-os culpados do seu mal-estar.
19 Julho, 2016 at 13:47
Têm bom remédio: ou mudam de clube ou aguentam como eu aguentei, e não morri.
19 Julho, 2016 at 14:56
Qualquer sportinguista já fez mais do que testes de resistencia em termos de apego ao clube. Depois de 18 anos de jejum vamos agora em 14.
Não estamos a falar de amor de ocasião mas de amor para a vida. E como amor que é queremos o melhor para ele. Não somos adeptos do Sporting pelas vitorias no futebol mas tal não invalida que as desejemos. SL
19 Julho, 2016 at 9:48
O JJ deu um banho de realidade. Nos adeptos, e na Direcção.
O plantel era curto o ano passado para disputar a sério a Liga e a Taça da Europa. Este ano há Liga dos Campeões, não vai das para andar a passear nas Albânias.
Claro que se pensou, como sempre, que os reforços seriam emprestados (iuri, Slavchev, etc) e miúdos. O Jesus não concorda.
Daí este estágio… desportivamente uma catástrofe, mas dá para aferir quem está pronto.
Certas posições eram difictárias o ano passado, e assim continuam.
Soluções internas, parece não haver. Ou seja, é preciso atacar o mercado. Estes cabazes servem para que os adeptos não fiquem chateados quando o Palhinha for emprestado, e vier para o seu lugar um brasileiro ou um camaronês.
Quanto a reforços, mantenho a opinião vinda do ano passado: guarda-redes suplente (se o Patrício fica de cama estamos literalmente f###), dois laterais (Joao Pereira é um desenrasque, o Schelotto é fixe quando não é preciso defender, e à esquerda é o que se sabe), um médio (Andre Martins nunca contou, Aquilani nunca devia ter contado), um extremo e um ponta de lança (porque o Slimani está no auge da valorização, e mesmo que fique… CAN)
Um último ponto: está na hora do presidente abandonar o banco de suplentes. Já cumpriu as suas funções, não há necessidade de continuar.
19 Julho, 2016 at 9:59
Nuno concordo! Mas para se atacar o mercado a sério tem de se fazer…vendas a sério!
19 Julho, 2016 at 10:10
Não creio que JM e Slimani resistam a este mercado.
Ainda assim, é preciso despejar jogadores que dão despesa, e nunca farão parte do futuro do Sporting. Não faz sentido manter nos quadros Rosell, Slavchev, Heldon. A não ser que a ideia passe por infestar as restantes equipas de emprestados, para os enfraquecer quando nos defrontam.
Depois, é aqueles com que o treinador não conta, ou porque são fracos de corpo, ou espírito. Aquilani, Joao Pereira, Ewerton, Teo, Barcos, Jefferson, só aqui contam-se jogadores que deveriam e poderiam gerar liquidez suficiente para atacar o mercado com o mínimo de capacidade. Só que o Sporting continua sem conseguir colocar os seus jogadores…
19 Julho, 2016 at 10:17
Tb seriam as minhas apostas: João Mário (Gelson está pronto) e Slimani (é ano de CAN). Duas vendas de grande valor dariam para reforçar a equipa com 4 bons valores.
Para além de nos livrar de muitos outros como referiste. São salários que pesam no orçamento e que não acrescentam valor…
19 Julho, 2016 at 10:17
Vender slimani só s estivermos malucos. Quantos jogos da época passada foi o slimani q nos safou?
Vendê lo era um duro golpe nas nossas aspirações e era hipotecar prematuramente a luta pelo título e pela passagem da fase d grupos da champions.
19 Julho, 2016 at 9:52
O diagnóstico já está feito há muito tempo. É preciso um outro Adrien que é o nosso jogador mais difícil de substituir. Só esse factor altera por completo a estrutura da equipa, acredito que a SAD saiba isso de “cor e salteado” mas não deve ser fácil, por uma quantia decente, encontrar um jogador desse calibre – WM que vem da formação, e que podia ser o suplente natural, não me parece ter a necessária mentalidade competitiva.
Dentro do tema JM é aquele que ainda faz melhor a posição 6 – mas sinceramente espero que ele saia. Nós precisamos do efeito da venda (cash e projeção) ele agradece um salário maior.
19 Julho, 2016 at 9:52
*posição 8
19 Julho, 2016 at 9:57
1) Há entulho para vender e jogadores que não estão com a cabeça no Sporting: Jefferson, Ewerton, Jug, Aquilani…
2) Há miudos que não aproveitaram o estágio na Suiça para se mostrar: Palhinha e Iuri
3) Há jogadores que ainda são verdadeiras incógnitas: Barcos, Spalvis, Petrovic
4) Wallyson, Esgaio, Mané…e Teo contam?
5) Falta um GR para o banco
6) Falta um jogador com faro de golo (confesso que tinha esperança que o Bonatini viesse mas já saiu do Estoril…). Mesmo que o Slimani não saia tem a CAN.
Temos de fazer uma ou 2 grandes vendas para podermos atacar o mercado a sério e ir buscar 3 ou 4 bons jogadores! Ir de fisga para a selva não dá…
19 Julho, 2016 at 10:01
Sim temos de fazer 2 ou 3 grandes vendas mas para isso é preciso ser paciente. A ansiedade e a pressa matam qualquer boa venda em perspectiva.
19 Julho, 2016 at 9:57
Falta sobretudo um substituto para os meus 2 jogadores preferidos:
– Adrien (deveria ser o Wallyson mas não sabemos quando e como regressa), e
– Rui Patrício (os putos estão verdes … e o Beto é um regresso caro em salários e precisaria de ser muito bem gerido a nível de balneário … )
Ou seja, vendam quem quiserem mas nunca Adrien ou Rui Patrício, sff!
19 Julho, 2016 at 9:58
Foi uma imagem muito triste a que deixámos neste estágio. Sobretudo para as centenas de emigrantes que incessantemente nos apoiaram. Mas mesmo assim, ainda deverá ter restado crédito por tudo o que os Aurélios fizeram em França.
Parece-me prematura a crucificação de Iuri. Mais do que as prestações desapontantes, foram as expectativas imensas que estavam criadas.
Iuri sempre foi assim. Desde que saiu dos Açores e chegou à academia. Falta-lhe humildade? Talvez. E Jesus é humilde? Não me parece. Tem de haver um reenquadramento, pois não podemos abdicar do potencial de Iuri desta maneira.
Não me preocupam as derrotas, ou as exibições, antes sim os sinais de carências que tardam a ser corrigidas. É certo que falta algum tempo até que seja a doer, mas os ritmos de competição e as rotinas de jogo não se atingem numa semana, e o impacto da entrada dos campeões europeus não vai ser imediato.
Parece-me que há determinadas decisões, menores face a outras maiores que têm de acontecer.
Precisamos de um 2º keeper de qualidade; Precisamos de colocar alguns jogadores com os quais o treinador parece não contar (JPereira, Jefferson, Gauld, etc.); precisamos colocar jogadores que não querem permanecer no clube (Teo, Aquilani, etc.)
SL
19 Julho, 2016 at 10:04
É isto mesmo, apesar da minha azia de ontem concordo com a estratégia adoptada, é mais fácil analisar a prestação dos jogadores individualmente contra boas equipas do que contra equipas fracas. Normalmente contra equipas fracas todos são bons e jogam bem, já o contrário requer mais de cada jogador. Por certo JJ já tem ideia quem fica e quem se vai embora e onde é necessário reforçar.
#EuQueroSCPCampeão
19 Julho, 2016 at 10:09
Pessoal isto é pré época. Estes jogos só servem para criar rotinas, adaptação de reforços e colocar uns putos da B nuns jogos a ver se podem ser opções na equipa A, se voltam à B, ou serem emprestados.
Estes resultados não têm nada que nos preocupar porque nenhum 11 apresentado nestes jogos será o 11 titular
O nosso 11 é Patrícío, Schelotto, Coates, Semedo, Zeegelaar, William, Adrien, Ruiz João Mário, Alan Ruiz e Slimani.
não esquecer que jogamos 4 jogos em 6 dias e isso não vai acontecer mais vez nenhuma ao longo da época.
Ninguém gosta de perder, como é óbvio mas mau seria perder em jogos oficiais.
19 Julho, 2016 at 10:16
Bons Dias, Caros Tasqueiros.
Normalmente a pré-época não me interessa minimamente. Esta sim, mas apenas pela péssima imagem que demos no exterior e, principalmente, junto dos nossos adeptos emigrantes.
Normalmente, não me importo de perder jogos “de Verão” desde que se ganhe uma equipe. E, neste caso, tal não seria possível, uma vez que quatro titulares ainda nem integraram o estágio….
Algumas observações, no entanto:
1- Este ano o SCP TEM que ser Campeão.
No excuses. Não vencer o campeonato levará a que a época seja, sempre, um fracasso. Já são demasiados anos sem o “caneco”. E é a quarta época desta Direcção. Já chega. Este ano tem que ser.
2- Plantel.
Pela primeira vez com esta Direcção temos um treinador que vai iniciar uma segunda época ao comando do plantel.
O Presidente diz que “o SCP não tem que vender ninguém”, e como, talvez com a excepção do Slimani, não estou a ver que algum clube “bata” a cláusula de rescisão das nossas “joias da coroa”, isso leva-me a crer que o plantel estará “fechado”. Eventual excepção poderá advir do facto de o Slimani ir disputar a CAN e, talvez (até porque o Splavis se lesionou e isso vai retardar a sua “entrada” no plantel), tenhamos que obter substituto.
Também diferentemente do que sucedeu anteriormente, o treinador tem um plantel em que pelo menos 14 dos seus elementos (Bezugo, Esqueleto, Zagalote, Naldo, Coates, Petrovic, Paulista, Aquilani, Bruno César, Téo, Spalvis, Bryan Ruiz, Barcos, Alan Ruiz) foram sua aposta.
O actual plantel é rico em quantidade e qualidade E foi escolhido pelo treinador. Tem tudo para resultar. E independentemente dos maus resultados da pré-época, acredito que jovens como o Podence e o Medeiros possam ainda “dar uma perninha”.
3- Expectativas/Exigência.
De minha parte, tudo o que não for o título de campeão será um fracasso.
E é com isso em mente que aguardarei, com ansiedade, o primeiro jogo “a sério”.
SL
19 Julho, 2016 at 10:17
destes jogos pouco há a dizer, não existiu nenhum 11 regular.
neste momento só está em aberto a contratação de um outro avançado se o Spalvis estiver no estaleiro muito tempo.
não vejo essa imensa lista de dispensas… há ainda mais 5 jogos para tirar conclusões.