Por mais que saibamos que ainda é pré-época, por mais que saibamos que temos semanas pela frente até ao primeiro jogo oficial, por mais que saibamos que cinco dos pilares da equipa estiveram ausentes (os quatro Aurélios mais o Slimani, que praticamente apenas esteve a ganhar ritmo depois do ramadão), é impossível não ficar mal disposto com as goleadas sofridas ao longo do estágio na Suíça. Mal disposto e, porque não dizê-lo, com dúvidas em relação à composição do plantel.
Antes de me debruçar sobre questões técnicas, queria deixar uma palavra a todos os adeptos, na sua maioria emigrantes, que não regatearam um forte e constante apoio à nossa equipa. O entusiasmo de poder ver o Sporting foi sempre maior do que a desilusão por não ver a equipa ganhar e os banhos de multidão no final de cada jogo são uma fantástica demonstração de paixão clubística que merecia outros resultados.
E já que falamos em pontos positivos, aproveito para sublinhar o nome dos dois jogadores que, quanto a mim, melhor aproveitaram o estágio para marcar pontos positivos nos apontamentos do treinador: Gelson e Podence. O primeiro, quando jogou, foi sempre o jogador mais da equipa e o desequilibrador da equipa. Depois de um ano de trabalho e de crescimento, Gelson surgiu como um jogador mais maduro e capaz de tomar as opções mais acertadas. Quem também fez questão de confirmar tudo o que de bom se vinha dizendo e escrevendo a seu respeito foi Podence. Obviamente que ainda existe um longo caminho a percorrer, mas o jovem avançado fez questão de mostrar que merece um lugar na equipa principal e que traz soluções diferentes para a zona de terreno que ocupa.
Ora “soluções” é, precisamente, a palavra que nos provoca algumas dúvidas quando olhamos de novo para os jogos disputados. É verdade que um 11 como o de ontem, por exemplo, apenas seria utilizado numa eliminatória sem história da Taça de Portugal ou em jogos da Taça da Liga, mas atentando nestes quatro jogos é complicado não questionar se os dois jovens que actuaram na baliza, Jug e Stojkovic, estarão preparados para ocupar o lugar em caso de ausência do melhor da Europa? Mais, não precisará Rui Patrício de uma concorrência mais forte? A questão parece-me pertinente e faz-me lembrar que, ainda recentemente, Beto dava uma entrevista onde dizia que gostava de voltar ao Sporting.
À frente do guarda-redes creio que estamos muito bem servidos. Coates, Semedo, Oliveira, Naldo e Ewerton, este último novamente lesionado e, creio, cada vez mais perto da porta de saída (pese as inegáveis qualidades futebolísticas). À direita, Schelotto já nos mostrou do que é capaz e conseguiu convencer os mais cépticos, e João Pereira parece-me uma alternativa plenamente válida. À esquerda, novas dúvidas. Zeegelaar parece não ser capaz de libertar-se do peso da camisola e está longe de ser a locomotiva que prometia; Jefferson tem os prós e os contras que todos lhe reconhecemos.
Agora, o que não devemos é comprar a ideia que tem sido passada: que a defesa é uma merda e mete água por todo o lado. A defesa jogou sem um dos seus pilares, Patrício, e levou com quatro jogos sem um meio-campo capaz de protegê-la.
Nesse meio-campo… faltou o meio-campo. William, Adrien, João Mário, o que fez com que Bryan Ruiz jogasse sempre fora de posição e lhe fosse pedido para cumprir tarefas defensivas para as quais não está talhado. Parece-me cedo para crucificar Petrovic (embora olhando para as suas características ache questionável Slavchev nunca ter tido oportunidade de jogar na posição onde mais rende, a seis) e no meio do descalabro Palhinha acaba por correr o risco de passar uma imagem de ser menos jogador do que realmente é e, com a chegada de William, voltar a ser emprestado. O mesmo poderá acontecer a Iuri Medeiros, que mesmo sem ter tido oportunidade de fazer um jogo junto dos “titulares” será rapidamente etiquetado de não preparado para a responsabilidade de envergar a verde e branca.
Mas a dor de cabeça maior, quando olhamos para o miolo, é sentir que falta alguém para jogar quando Adrien não estiver. É verdade que Lucas Silva seria esse jogador, mas não é. É verdade que Esgaio chegou a ser ensaiado no meio-campo, no final da época passada, mas a ida aos Jogos Olímpicos deixa-me a pensar se sequer continuará integrado no plantel. Ryan Gauld é claramente uma carta fora do baralho (nem sei porque foi para estágio) e, sinceramente, tenho dúvidas que Aquilani esteja totalmente focado no Sporting. Assim sendo… ou vamos ao mercado ao assumimos que João Mário fará de Adrien sempre que for necessário.
Necessário é bem capaz de ser repensar a frente de ataque. Slimani é indiscutível, mas tudo o resto é um mar de dúvidas. Não que Spalvis não tenha qualidade, mas a possível gravidade da lesão contraída faz soar as sirenes. E o som torna-se mais estridente quando se percebe que Teo está na porta de saída. É verdade que Alan Ruiz deixou muito boas indicações, mas será que ele e Podence são os parceiros ideais para Slim? E será Barcos homem para substituir o argelino, ainda para mais numa época em que este estará ao serviço da selecção?
Por tudo isto, quer-me parecer que o plantel está longe de estar fechado. Aos 29 que foram para a Suíça juntar-se-ão os quatro campeões europeus, o que faz com que pelo menos oito jogadores venham a ser emprestados/negociados. E duvido que não existam mais contratações.
Tem a palavra Jesus, ele que preferiu um estágio a doer em vez de uma sequência de jogos com equipas de terceira. Fomos à Suíça comer chocolate amargo, mas acredito que essa foi uma opção totalmente pensada e que, muito provavelmente, o técnico quis tirar dúvidas que pudesse ter. Dúvidas que, agora, também os adeptos têm, não por não acreditar que temos matéria prima suficiente para voltar a fazer um enorme campeonato, antes por sermos levados a pensar se esta matéria prima é suficiente para não voltar a apostar apenas no campeonato e na Taça.
19 Julho, 2016 at 10:20
Nada a apontar em relação à equipa. Com o dinheiro e limitações que temos, é a qualidade adicional que conseguimos ter: petrovicks, iuris, barcos, teos.
Do outro lado continuam os mesmos de sempre: jonas, mitroglu e jimenez.
Os aurelios são bons e fazem falta mas não são milagreiros. Ou muda alguma coisa rapidamente ou este campeonato não passará de uma miragem.
Triste, verdadeiramente triste com esta merda de segundas linhas que temos
19 Julho, 2016 at 10:23
Que raio de estágio. Jesus nunca acreditou, como eu, de resto, que os Aurélios passassem a fase de grupos e consequentemente estariam na Suíça para o estágio de altitude. Ninguém falou nisso mas, além da carga de porrada dos treinos bi-diários e dos jogos de 2 em 2 dias com equipe feita à pressa, há a questão da altitude que é fabulosa para preparar os jogadores para jogarem ao nível do Mar e exige mais deles que qualquer que fosse a carga física aplicada em Alcochete com 40º à sombra.
O Jogo com o Lyon, no Sábado, vai ser praticamente mais do mesmo.
Não sabemos se algum dos nossos 3 mosqueteiros vai partir para outras paragens mas, mesmo que fiquem todos (é isso que espero que aconteça) não vi em NENHUM dos novos contratados a capacidade para substituir William, Adrien ou João Mário e não vi nos dois jovens guarda-redes competência para serem a alternativa a Rui Patrício em caso de lesão ou de castigo.
Mas, digo-vos mais, Skeloto é um bom Segundo e do Lado esquerdo temos Marvin como um bom terceiro.
Alan Ruíz vai demorar um ano a dar aquilo que tem para dar, Barcos não substitui Teo, quanto mais Slimani.
Jesus não conta com Teo, Mané e não sei se Esgaio. Para mim Esgaio será um novo “André Martins” a arrastar-se pelo banco até partir para outro clube que o compreenda e valorize a sua colaboração.
Ryan Gauld vale 5 Aquilanis e Aquilani jamais poderá substituir Adrien. Fiquei com sérias dúvidas (que não tinha antes) quanto a eventual conquista do Campeonato este ano.
De Spalvis nada vi e agora, lesionado ainda menos vou ver no próximo mês.
Matheus Pereira teria uma atitude inteligente se optasse pela Nacionalidade Portuguesa pois, caso contrário, nunca verá o balneário de uma selecção Nacional.
Gelson é uma aposta ganha e Podence uma aposta vencedora mas ainda não ganha.
Slimani veio tarde do Ramadão, sem força e com estômago cheio de borboletas,vai andar de dezembro a finais de Janeiro em bolandas com a selecção da Argélia e se necessário ajogar lesionado e injectado nesse período. Não vamos poder contar com ele este ano.
Este raio deste estágio acarreta um data de preocupações que antes não tinha mas, agora tenho.
Petrovic e Palhinha não estão á altura do que pretendemos.
São urgentes na nossa equipe:
1 Guarda-redes a sério
1 lateral Direito melhor que skeloto
1 lateral esquerdo verdadeiramente bom que me não parece possa ser Insua
1Trinco que seja mais um “registra” e que não exija de Adrien que faça (bem) o lugar quando William não estiver disponível ( Não nos esqueçamos que os amarelos vão começar a chover-nos em cima na primeira jornada)
1 médio centro capaz de substituir Adrien ou João Mário
1 “Jackson Martinez”. Já não é possível fazer mais com menos, é indispensável pensarmos na equipe de futebol de 11 como estamos a pensar na equipe de futsal.
Já fui mais feliz a pensar na época 16/17 que aquilo que sou agora. Não tinha incertezas e agora tenho a cabeça cheia delas. Cabe a Jesus e à equipe técnica levar o Sporting a vencer “sem espinhas” os primeiros 4 encontros que vamos ter na liga, varrendo, desse modo, os macaquinhos que me pôs no sótão este defeso.
A confiança que inspirou em todos nós, tão facilmente, no ano passado, deitou-a a perder de uma assentada numa desastrada demonstração de reforços e opções, durante a malfadada semana que passou.
Só quero que chegue o dia do Sporting x Marítimo para poder finalmente descontrair e, de novo, acreditar. Este Sábado era para ir ver o Sporting x Lyon mas, não sei se aguentaria aquilo que se vai passar em campo. Fico em casa. Sempre poderei mudar de canal e deixar a minha Mulher embrenhar-se na Sic Mulher de Sábado, a pior praga que me entrou em casa com a televisão digital.
19 Julho, 2016 at 10:26
De Iuri Medeiros, não falo sequer, para me não entristecer ainda mais.
19 Julho, 2016 at 10:38
Mais um que é sportinguista só quando a equipa ganha.
19 Julho, 2016 at 10:45
Bruno, parece-me que aqui a opiniao é generalizada (nao vi os jogos, mas os comentários parecem estar TODOS em concordancia.)
Pessoalmente, tenho pena pelo Iuri, que vi partir tudo aos 14 anos ao lado do Mané, Bruma, Dier, Tobias e outros, naquela que foi (é) uma das melhores geracoes do Sporting nos últimos anos.
19 Julho, 2016 at 11:01
E por isso deixas de ir a Alvalade apoiar a tua equipa?
19 Julho, 2016 at 11:03
Nem com a equipa da era Godinho Lopes, que ficou mal classificada, eu deixei de ir a Alvalade, não era agora que ia deixar de ir por uma pré-época desastrosa.
Eu sou do Sporting não é pelas vitórias …
19 Julho, 2016 at 12:59
Nem mais…!!
Para mim…”sai a mesma dose”…!!
Beijinho e SL
19 Julho, 2016 at 13:06
Amigo Max, no sábado vem ao santuário? 😉
Beijinhos
19 Julho, 2016 at 15:57
olha um carneiro a falar de um leão.
19 Julho, 2016 at 13:51
Mas esta tudo doido comparar Aquilani a ryan gauld. Vem sei q o Aquilani tá em baixo d forma, já n corre como dantes e tem a cabeça completamente fora do sporting, mas isso n implica q um jogador q só sabe jogar na liga escocesa, na segunda liga portuguesa e na seleção sub 21 do seu pequeno país seja melhor q um histórico internacional italiano q nos seus tempos áureos foi só um dos melhores médios do mundo tendo jogado em alguns dos melhores clubes do mundo e conquistado diversos títulos.
Isto é como comparar o Ronaldo fenómeno com o vitor andrade ou o gabigol. LOL
19 Julho, 2016 at 15:00
Aquilani é passado. Gauld pode ser ou não futuro e até presente. Penso que é isso essencialmente que está em causa. Alem de respeito pelo.jogador. Se não interessa que se venda ou empreste.
Voltando a Aquilani… lixou-nos o.jogo ontem, o esquema e observações do tecnico, o trabalho dos colegas e contribuiu para sofrermos a goleada e não jogou nada (quero lá saber se já fez grandes exibições em Italia)…. chega?
19 Julho, 2016 at 16:00
Mário Tulio,
Haja alguém que articule a justa preocupação dos Sportinguistas que acham indegesto ser goleado seja em que circunstância for.
19 Julho, 2016 at 10:39
A única desculpa que me parece válida para o descalabro são as cargas de porrada que levaram nos treinos.
Se os jogadores estiverem a ser esticados, seria compreensível que lhes faltassem as pernas e que isso pareça falta de atitude.
Já os guarda-redes não têm essa desculpa, falharam fatalmente e comprometeram a confiança que a defesa tem neles.
19 Julho, 2016 at 14:22
Ontem o puto levou um pênalti.
Levou dois gajos na sua cara.
Levou um golo de cruzamento e remate ao primeiro toque.
Levou uma bomba cheia de efeito fora da área.
Acho que ontem o puto não podia fazer muito melhor!!!
19 Julho, 2016 at 15:50
MAis desculpas???
19 Julho, 2016 at 16:25
Temos de procurar novo GR suplente (é um facto). Talvez o Miguel Silva do Guimarães sobre o qual temos opção e que nos ajudou a roubar o campeonato na época passada.
19 Julho, 2016 at 10:51
Para mim, a pré-época só vai começar quando tivermos os 4 craques disponíveis no plantel. Sem eles, a equipa é completamente diferente e a falta de rotinas é evidente devido a tanta rotatividade, já para não falar nos jogos de 2 em 2 dias com treinos intensos pelo meio. Alguém tem o calendário total da pré-época? Ainda temos 1 mês para preparar a equipa para o arranque da temporada.
19 Julho, 2016 at 17:02
Lyon (Alvalade, 23 Julho, 20h00)
Villareal (Badajoz, 26 Julho, 20h15)
Wolfsburgo (Alvalade, 30 Julho, 20h
Bétis (Algarve, 4 Agosto, 20h00)
Nice (Algarve, 5 Agosto, 20h30)
19 Julho, 2016 at 10:51
Parece já começar aqui uma histeria generalizada, já nada presta, quando a equipa é praticamente a mesma que consegui um recorde de pontos no campeonato o ano passado…
Calma, a pré-época tem corrido mal a nível de resultados, e nem todos os novos jogadores deram as garantias esperadas (apesar de ainda ser prematuro chamar flops a jogadores que fizeram 2/3 jogos de pré-época), mas estes jogos servem mesmo para isto, e para se fazerem os acertos necessários enquanto é tempo.
Ainda me lembro de um tal de Yannick Djaló que na pré-época partia tudo e depois não correspondia quando era a sério.
Há jogadores que ganham forma mais rápido que outros, o que não quer dizer que sejam melhores, e o contrário também se aplica, há jogadores que tardam mais a ganhar a forma, o que não quer dizer que sejam piores.
Vamos ter calma, de certeza que o jogo com o Lyon já será melhor.
19 Julho, 2016 at 11:04
Se a equipa não estiver ainda a jogar decentemente, um possível bom jogador ou até vários, podem ser queimados. Temo que este mau arranque penalize jogadores com Iuri Medeiros (tem muito que levar nas orelhas de JJ). O Podence é craque, logo deve ficar. O Alan Ruiz é outro craque, mas é preciso tempo. O Spalvis, não consegui analisar e com a entorse infelizmente tem ali para uns 2 meses de estaleiro. O Esgaio já anda a ser crucificado injustamente, espero que fique. Espero sinceramente que o Sporting vá buscar um GR de qualidade para substituir o Rui. Quanto ao médio centro, o Sporting devia ir ao mercado por causa da champions. O Aquilani por mim, não tem lugar. Jefferson, é pau que nunca se endireita. O Ewerton, mantem a irregularidade da época anterior.
19 Julho, 2016 at 10:52
Só para lembrar que a avaliação aos reforços com pouco tempo de trabalho e com jogos de preparação têm sempre algum risco,lembro-me de muita gente a “rasgar”o Schelotto(era o Esqueleto)e depois já era um portento,tenham calma.
19 Julho, 2016 at 11:02
Bom dia.
Não vou adiantar muito em relação ao que já foi dito aqui, ontem e hoje.
Mas fica a minha opinião… que deixei amadurecer…
Não gostei de ver uma segunda equipa contra um BOM PSV, mas JJ terá querido testar jogadores sobre os quais tem dúvidas. As coisas correram muito mal e a estratégia caíu por terra logo aos 4 minutos. Um árbitro péssimo que mais ajudou à “festa”. De JJ não gostei (mesmo nada) foi do que fez a Gauld. Estamos a falar de um miúdo que (e eu estou a recordar-me da entrevista que deu à Sporting TV) precisava de outro tipo de “leitura pedagógica”…
Desilusão maior quanto às minhas expectativas: Iuri Medeiros. Abel tinha razão…
Dúvidas quanto a Palhinha (nunca existiu meio campo) e mesmo Podence (qualidade indesmentível) revela muita ansiedade e define muitas vezes mal o último passe. Matheus Pereira, de vez em quando lembra-me o jogo em Arouca para a Taça…
Para sair e com urgência, Aquilani. Anda a fazer fretes! E Jefferson, santo Deus! Schelloto tem que estar em grande forma física para ser um bom defesa direito. O ano passado não dava nada por ele e fez um bom final de campeonato, excluíndo o jogo no Estoril…
Guarda-redes precisa-se, Barcos é uma incógnita, Petrovic, creio que será útil quando em forma física, Ewerton, com muita pena minha, será para sair porque as lesões diminuem-no. Resta saber é para onde e como…
Marvin não evolui, receio ser a antítese do que eu julguei ver quando nos defrontou na época anterior…
Alan Ruiz parece-me bom jogador. Spalvis, apesar de tudo, creio ser um jogador interessante
Embora “perros”, creio que temos 4 centrais que dão garantias.
A última nota: Precisamos de vender mas não os quatro campeões europeus! Slimani é também para ficar. Li aqui que se podia vender e arranjar substituto à altura. Não concordo em absoluto. Não se vai arranjar
tal a pouco mais de 3 semanas do campeonato começar… E pontas de lança não há aos pontapés.
Concluindo: Apesar das limitações financeiras temos que ir ao mercado e quanto antes, pois temos lacunas visíveis. Não estou alarmado mas descansado também não!
SL
19 Julho, 2016 at 11:08
Esqueci-me de referir o que mais me agradou! Gelson Martins. Poderá ter o ano da afirmação definitiva. Excelentes indicações e… garra que faltou a muitos, nomeadamente a Iuri.
19 Julho, 2016 at 11:13
Pessoal, vamos com calma, estou tão desiludido quanto vocês. Levámos 3 valentes murros no estômago que não são nada fáceis de digerir. Acho que existem aqui falhas na preparação da pré-época, pelo menos visto pela maioria dos adeptos do lado de fora. A estrutura técnica nunca pensou que Portugal chegasse à final do Europeu, deveriam estar a contar com os 4 jogadores mais cedo.
Sinceramente custa-me a perceber, a utilidade de fazer cargas intensas fisicas bidiárias e depois em 6 dias, apanhar 3 equipas bastante acima da média e com a preparação mais avançada. Desde que me lembro as pré-épocas começam com adversários mais fracos e o grau de dificuldade vai subindo gradualmente. Esta pré-época é atipica. Espero que saibam que o que estão a fazer, porque as derrotas pesadas desmoralizam sempre. Ponto.
19 Julho, 2016 at 11:17
Temos lacunas e o plantel so sairá melhorado se fizermos uma boa venda dos 4 mosqueteiros. Sairem mais é mau. Com o dinheiro de uma boa venda poderemos comprar 3 ou 4 para posições carenciadas. Nada disso é impossivel. O tempo vai passando e temos de ter esperança que teremos melhor que apenas um onze muito competitivo. Precisamos de banco…
19 Julho, 2016 at 11:18
Chego a essa conclusão. Para equilibrarmos o plantel será urgente vender o JM.
19 Julho, 2016 at 13:12
João Mário faz três posições 6, 8 e 10 com qualidade se sai estamos lixados, não há quem tape assim essas posições. Aleija-se William,
Adrien para o lugar dele, JM para o lugar de Adrien. Aleija-se Adrien
JM para o lugar de Adrien. João Mário é único pois segura a bola como
ninguém, porque é que vocês julgam que ganhamos os classicos
quase todos o ano passado porque ele segurava a bola quando era
necessário deixem-no sair e pensem que o Gelson segura a bola para
a equipa respirar e assentar estão bem LIXADOS. Até na Selecção
Nacional ele segurou muito o jogo. Se ele saír não ganhamos NADA.
Ele é o homem dos grandes jogos pois segura a bola como ninguém
no Futebol Português , não é Renatos nem Gelsons.
19 Julho, 2016 at 13:42
Todos fazem falta mas tb não lhe atribuo esse caractet decisivo… penso que sendo um grande jogador talvez seja dos 4 o mais facil de substituir. Faz de 6 e 8 ? Temos quem faça melhor qualquer uma das posições… é bom é a pensar o jogo e a decidir. Mas se alguem tem de sair dos 5 ( aurelios e Sli) que seja ele
19 Julho, 2016 at 11:23
Podes comprar mais 3 ou 4? Se forem jogadores afirmados, derrete-se rapidamente o dinheiro do JM. Se forem jogadores com potencial, podem dar certo como dar errado. A comprar um para substituir por exemplo JM, tem de ser um jogador de qualidade absoluta. É preferível comprar menos jogadores, mas bem.
19 Julho, 2016 at 11:56
A questão é o numero de posicões que tens deficitarias. É difícil mas possível. Com uma venda de 40 M e gastando 15 M talvez resolvas alguns problemas. Mais do que crias com a saída alem do encaixe.
19 Julho, 2016 at 11:58
Não há jogadores como o JM baratos.
19 Julho, 2016 at 12:14
Arranjas bons jogadores para as outras posições que tens em falta por 4-5 M…
19 Julho, 2016 at 12:23
Não creio que o plantel seja deficitário. O Sporting em titulares na época passada era na minha opinião o melhor dos 3.
19 Julho, 2016 at 12:25
Esta rotatividade e intensidade e a falta dos 4 , está a criar uma falsa imagem do plantel.
19 Julho, 2016 at 12:28
A epoca é longa e não podes ter só um bom onze…
19 Julho, 2016 at 12:27
Estou a falar de banco…
19 Julho, 2016 at 12:29
Alias penso qye ficou explicito nos meus comentarios anteriores que acho que temos um onze muito bom
19 Julho, 2016 at 12:37
Concordo, o banco é deficitário. Na época transacta ficou provado.
19 Julho, 2016 at 12:39
Estou ainda com esperança que Iuri, Podence, Alan Ruiz, Spalvis e mais um meio campista que venha (não me parece ser o Petrovic), cumprissem os requisitos de substitutos de qualidade.
19 Julho, 2016 at 11:57
Se formos a jogadores como o Veloso, que estao em fim de contrato e sao ‘da casa’, ajuda. Nessa perspectiva o Insúa também me parece uma boa.
E se conseguirmos aliciar jogadores que já foram nossos a voltar, mesmo que a ganhar menos, também pode ser uma solucao. Nao digo ‘traíras’ como Bruma nem gajos com salário de Premier como o Dier ou Fonte, mas alguém como o Carrico que ainda dava um bom contributo e trazia alguma mística.
19 Julho, 2016 at 11:31
Confissões de um “Neo”-Sportinguista
Eu, que sou um Homem simples, entendo estas “pré-épocas” da seguinte forma simples: recepção de atletas que chegam de férias, identificação de problemas físicos e/ou de pontos que têm que ser trabalhados/melhorados, estabelecimento de programas para a prepação física pretendida com o objectivo da equipa estar apta deste ponto de vista no início da época. Por outro lado, começar a trabalhar do ponto de vista táctico, de posicionamento dos atletas, perceber as potencialidades e fraquezas de cada peça de xadrez no tabuleiro, definição de estratégias, planeamento de potenciais contratações, mais uma vez, com o objectivo do plantel estar equilibrado e com estrutura de jogo optimizada para o início de época.
Eu, que sou um Homem simples, admito que mais de meio caminho andado está feito, quer em termos de qualidade dos atletas (sim, eu estava cá há 4 anos, e lembro-me do que pensava quando olhava para o “meu” plantel…), quer em termos de qualidade táctica e excelência de treino (sim, eu estive em Alvalade nos 10 anos antes do último, altura em que só os eminentes “Proto”-Sportinguistas conseguiam ver algo que se parecesse com futebol por lá; eu, simples “Neo”-Sportinguista, só consegui (re)ver futebol na época passada, sob a batuta de Jorge Jesus, de longe o melhor treinador que alguma vez vi treinar o meu Sporting).
Ou seja, eu, que sou um Homem simples, acredito que esta pré-época serve para (rufar de tambores)… preparar a época que há de chegar. Ainda que perceba que possa parecer extravagante este raciocínio.
E o facto de eu querer muito que chegue a época a sério não faz com que esta pré-época tenha outra finalidade, que não a de preparar a época a sério! O facto de eu querer muito ver jogos a sério do meu Sporting não faz com que estes jogos deixem de ser a brincar! De treino! De preparação! (De merda!) O facto de eu querer muito que o Sporting seja Campeão Nacional, Europeu, vencedor da Taça de Portugal e do c****** que f*** mais que houver para ganhar (a sério), não faz com que estes jogos de pré-época tenham qualquer outra importância que não seja a de chegar ao início da época a sério e estarmos na melhor forma possível!
Sob pena de se começar a dar tanta importância a estas “pré-épocas”, que se tenha que começar a fazer uma “pré-pré-época”, só para a pré-época correr bem e os histéricos poderem poupar nos remédios!
Por isso, caros consócios “Proto”-Sportinguistas, atentem ao aviso deste humilde e simples “Neo”-Sportinguista: VÃO MESMO TER QUE ESPERAR ATÉ COMEÇAR A PRÓXIMA ÉPOCA PARA VER O SPORTING A JOGAR!!! Até lá, há esta merda de pré-época, que como qualquer outra merda de pré-época só serve para preparar o melhor possível “a época”.
Eu, que sou um Homem simples, apelo pois aqui à vossa compreensão. Não gostam? Façam como eu: não vejam, e esperem! E deixem lá os outros serem os “campeões das pré-épocas”, a actual e as que hão de vir….
Saudações Leoninas
19 Julho, 2016 at 12:09
Eu que não “placebo” nada de bola, concordo!
Acabámos a época num pico de forma monstruosa, com vitória no dragão e goleadas ao setúbal e braga… o balão da equipa vazou, mas as expectativas dos adeptos não. A malta ressente-se, mas há que ter paciência, digo eu.
SL
19 Julho, 2016 at 11:33
Estou descansado em relação ao 11, mas já fico um pouco preocupado em relação às alternativas.
JJ deu uma indicação clara neste estágio, só não viu quem não quis.
Por isso, acho que SLI não sai e só fico curioso na forma como vamos colmatar a sua ausência quando for à CAN.
Podence será a grande surpresa da época, vai crescer muito e JJ já mostrou que acredita nele.
A minha dúvida no seguinte. Se vendermos JM, equilibramos as contas e compramos um LE, um 8 e um GR suplente. Será?
19 Julho, 2016 at 11:51
Penso que é uma hipotese de desbloquearmos isto sem derrapar as contas…
19 Julho, 2016 at 11:51
Ora bem, há coisas que me fizeram confusão:
1: como é possível o JJ fazer a pré-temporada com 3 guarda-redes chavalos?! Esta é de bradar aos céus. Para aqueles que dizem que o Stoj é superior ao Pedro Silva: tenham juízo. Não vos queria para o scouting do SCP. O Stoj é como o tio. Um aluado. Um guarda-redes com muitas dificuldades para se manter concentrado na baliza. Esta temporada já foi pensada há muito, mas pelos vistos não se pensou o posto de guarda-redes.
2: usar o Bryan Ruiz a 8? Só me ocorre uma coisa: posição que obriga a correr muito. Talvez tenha sido objectivo do JJ dar ao costaricense mais stamina.
3: para quê levar 29 jogadores para estágio? Se é para levar jogadores a passear, levavam também o Francisco Geraldes. Ele assim também aproveitava para confraternizar com os ídolos. O JJ não foi correcto com o Gauld. O Mané conta? E O Esgaio? Penso que não. Se o Ewerton parece uma carta fora do baralho por que raio integrou ele a comitiva?! Há outros jogadores na mesma situação (Aquilani e Teo).
4: o Jeff continua a fazer das dele. Eu acho que ele passou ao lado de uma grande carreira enquanto engenheiro civil. Não há ninguém como ele para abrir avenidas e auto-estradas. Esse jogador devia ter ficado em Lisboa. O empresário que lhe arranje um clube para que se possa reformar com dignidade.
5: ainda vi pouco do Barcos. Mas tenho a certeza que este é um barco que se move única e exclusivamente com o vento. É um jogador que não tem andamento para o futebol europeu.
6: tenho pena de ver o Iuri a ser queimado por um colectivo que não tem mostrado qualidade.
7: o Matheus a continuar assim mais vale ser emprestado. Dos jogadores com menor rendimento desportivo neste estágio.
8: o Marvin tem muita dificuldade para arrastar o cagueiro. É riscá-lo se ele não se arrastar em campo.
9: o Slimani dá a impressão de estar à espera da chamada do seu empresário para se mudar para outro clube. Notei isso nas declarações à chegada a Lisboa e no seu rendimento em campo. Não se quer magoar muito.
Em suma, o planeamento desta época, ao nível das nossas necessidades, parece ter sido muito mal elaborado.
Isto é apenas uma abordagem muito superficial àquilo que eu observei. Todavia é não esquecer, que estamos em pré-temporada, as experiências têm sido muitas, faltam-nos 4 titulares, o árbitro de ontem foi um boi sem vergonha na cara.
19 Julho, 2016 at 11:58
Concordo com tudo. Não devemos ficar em panico mas ignorar os sinais tambem me parece muito pouco ajuizado…
19 Julho, 2016 at 11:59
Sobre ontem (não vi a primeira parte) fomos goleados, mas aqui fica um resumo da goleada:
1º golo: penalty inventado. Bem cavado pelo avançado.
2º golo: JP, um dos mais experientes do plantel a fazer cagada da grande.
3º golo: Stoj muito mal na foto. Tem medo dos remates? Com um percurso já longo no SCP e é assim que se coloca as mãos à bola?!
4º ou 5º golo: Jeff a fazer aquilo que melhor sabe: fazer cagada. Este gajo já não o suporto (mesmo tendo uma paciência de Jô). Este foi o gajo que nos fodeu o campeonato. Ponto!
Parece que ficou um penalty por assinalar a favor do SCP. O italiano foi mal expulso e depois, numa situação análoga, um jogador da equipa holandesa devia ter sido expulso.
19 Julho, 2016 at 12:04
Isso tudo Italiano.
Até na pré-época somos roubados à descarada.
19 Julho, 2016 at 12:06
E para finalizar: os adeptos foram soberbos! Mesmo assistindo a uma exibição de envergonhar, nunca pararam de mostrar a sua paixão pelo clube.
É importante para o SCP e para os emigrantes suíços a presença do clube. Porém, este clima de proximidade com o adepto, também tem as suas desvantagens. Houve uma certa romaria, avacalhamento. Alguns jogadores devem ter pensado que estavam ainda em clima de festa.
19 Julho, 2016 at 13:05
Jefferson, +1. Nunca o esquecerei, primeiro a pôr em jogo o gajo do Tondela porque, como é habitual fazer n vezes durante um jogo, partira para parte incerta e, depois, a deixá-lo correr isolado para a baliza sem lhe dar uma trancada. Ia para a rua? Ia. Mas poupava-nos a um golo que nos fez perder dois preciosos pontos.
Que raiva.
19 Julho, 2016 at 17:21
2 golo: Nasce de um livre do Jefferson\Aquilani e além de terem estado mal os dois…o J. Pereira não podia estar ali tão sozinho.
19 Julho, 2016 at 17:24
Também acho que o Sporting vs Tondela foi o jogo que nos lixou o título…mas não foi só o Jefferson que esteve muito mal…
19 Julho, 2016 at 12:14
+1
19 Julho, 2016 at 12:29
Concordo com tudo menos com o Matheus e Marvin. São jogadores a integrar claramente. Desculpo por estarem na pré-
época. Já demonstraram que têm qualidade.
19 Julho, 2016 at 13:44
Concordo
19 Julho, 2016 at 11:55
De facto não esta a correr bem (em resultados) mas será motivo para tanto drama?
Todos os anos gozavamos os lampiões porque eram os campeões da pré-epoca, nos agora somos os campeões da depressão.
uma equipa que falta pelo menos 5 titulares (os 4 portugueses e o slimani que veem do ramadão) perde com equipas de bom nivel (ok fomos goleados).
A juntar a tudo isso ontem nem ponta de lança havia a titular….
Podem até questionar as segundas linhas mas fizemos 4 jogos em poucos dias, alguem por acaso sabe se a carga fisica imposta pelo JJ é superior a das equipas que defrontamos? (eu pelo menos nao sei…)
Depois criticam a miudagem porque nao estao a demonstar todo o seu talento (Yuri, palinha, etc..) Eu prefiro destacar o Podence e esperar para ver o que outros venham a fazer do que estar já a desancar os putos (se bem que é melhor que se habituem, em alvalade todos eles já foram assobiados, Patricio, Nani, Quaresma, Veloso.etc etc etc)
dito isto, siga a marinha e venha de lá o campeonato que esta malta bem precisa 🙂
SL
19 Julho, 2016 at 12:05
Dizem as más linguas que JJ esta a “facilitar/ajudar” estes maus resultados como forma de precionar a contratação de reforços….e a nao saida de campeões europeus…..
Não acredito, acredito que Sporting quer ter o melhor plantel de sempre….ser campeão nacional…ir o mais longe possivel na C.L.
Minha unica procupação….é o Slimani ir à CAN…..
19 Julho, 2016 at 12:10
E tambem não me parece ajuizado começarmos a espingardar.uns com os outros. Nenhum de nós joga, podemos discordar mas os problemas existem, devem ser identificados e resolvidos. Não vou passar a vida a comparar o que temos com o Godinho…. já passaram 3 anos. É tempo de nos focarmos na época e em maximizar as nossas possibilidades de sucesso. Não vejo nenhuma alternativa valida a este presidente mas isso não significa que fechemos os olhos… as pré-épocas são pouco importantes? Depende do aproveitamento e das correções que se fazem em funçâo delas…. por isso pode ser que esta até nem seja a grande merda que está a parecer onde até goleadas levamos com 30% de posse de bola. Deus queira que possamos aproveitar para corrigir a trajetoria. Se assim fôr sera útil
19 Julho, 2016 at 14:27
30%… Porque passamos a jogar com 10 quando a conta já ia em 2 ou 3 zero… Na primeira parte.
19 Julho, 2016 at 14:44
Mesmo isso tendo tido influencia (claro que teve) é confrangedor
19 Julho, 2016 at 12:17
Meus amigos, sem reforços não vamos lá. É tão simples como isto. Ou então fazemos o mesmo que o outro ano e deixamos provas de fora. Depois não critiquem o JJ. Temos 13/14 jogadores de nível. Não chega. Tem a palavra a direcção.
19 Julho, 2016 at 12:21
A principal questão que este estágio levanta é a preocupante falta de soluções ao Big 5 (Sli/Adrien/J Mário/William e Patrício). Se no caso do Patrício, menos mal, no caso dos restantes é preocupante a falta de alternativas em virtude da época desgastante que se avizinha e da evolução da forma física dos jogadores. Confio no JJ, mas sem ovos não se fazem omeletes. Desculpem-me a comparação, mas a esse nível, SLB e Fruteiras estão melhor apetrechados do que nós. Espero que ainda haja a possibilidade de colmatar algumas destas lacunas ( principalmente lat esq., 6 e 8.)
19 Julho, 2016 at 12:29
“Se no caso do Patrício, menos mal…”
Viste algum dos jogos do estágio?
19 Julho, 2016 at 12:31
Pois… e o Wolfs acaba de oferecer 15 M por ele. Se as coisas já não estavam famosas em termos de suplente se sai o Rui… temos mesmo de contratar para o lugar
19 Julho, 2016 at 12:41
O Rui a sair só pelo ordenado. Não o vejo a trocar o Sporting pelo Wolfsburgo.
19 Julho, 2016 at 13:07
O que quis dizer é que a posição dele é menos susceptível ao desgaste da época, e contigo nicas do jogo ( exclusões por cartões, lesões, etc)
19 Julho, 2016 at 12:27
Está tudo preocupado quando não têm razões para estar. Passo a explicar:
1 Dos 28 que foram paraestági
19 Julho, 2016 at 12:30
1 dos 28 que foram para estágio nem 10 farão parte do plantel.
2 Ainda falta o quarteto fantástico só a presença de Patrício altera tudo.
3 Se o Sporting quisesse vencer jogos tinha jogado contra equipas da 2ª e 3ª divisão.
4 Em seis dias fez quatro jogos.
19 Julho, 2016 at 13:00
Dos 28 nem 10!!!?
Ficamos com um plantel de 14 ou vem aí um contentor!!?
19 Julho, 2016 at 13:32
Lobão, repara :
10 +Quarteto fantástico, + 1 g.r suplente +2 laterais +1 central 1 suplente Adrien + 1 suplente João Mário +1extremo + 2 avançados =23
19 Julho, 2016 at 13:37
Não acredito que venham tantos jogadores, acho que 1 GK e um médio centro venham, mais do que isso só se sair um dos “magníficos”
19 Julho, 2016 at 12:28
Devíamos estar ainda mais atentos ao mercado do magrebe, lá estão a surgir bons jogadores.
A Argélia não levou nenhum jogador com mais de 23 anos aos JO (!), têm material.
Fora do magrebe (mas também no mundo árabe) o Iraque já conta com um lateral esquerdo na Udinese. Ali Adnan Kadhim, de 22 anos.
19 Julho, 2016 at 12:30
Sim, mas com a CAN aí ao virar da esquina será boa opção apostar nesse mercado já?
A não ser que seja para encontrar um bom negócio para uma opção de futuro, estar a ir a esse mercado para entrada imediata na equipa base é/seria um erro.
Já nos basta ficar sem Slimani durante uns meses.
19 Julho, 2016 at 12:33
Concordo a 100%
Com uma pequena ressalva os jogadores magrebinos parece que de vez em quando não jogam com o baralho todo.
Outro mercasom onde poderíamos apostar era o sérvio e croata. E sempre mas mesmo sempre estar atento ao sul americano.
19 Julho, 2016 at 12:49
De acordo Trolha! O scouting ta lá é para descobrir mais “Slimanis”.
Jogadores a baixo custo e com potencial para crescer. Quando há qualidade e comprometimento, o JJ faz o resto.
19 Julho, 2016 at 12:30
Boas Tardes, Caros Tasqueiros.
Mais dois pensamentos:
– Fala-se na possível venda do João Mário para eventualmente “colmatar” lacunas no plantel.
Sei que já li por aqui alguma coisa sobre isto, pelo que solicito aos Caros Tasqueiros o amável esclarecimento: se o JM for vendido por, por exemplo, €40M (valor meramente indicativo), quanto é que efectivamente “entra no Clube” (atendendo à percentagem do passe e dos compromissos com a Banca)?
– Em três anos, ficamos duas vezes em segundo lugar porque, entre outros, um dos nossos rivais teve épocas miseráveis (para o seu nível). O que os Caros Tasqueiros acham que se deve esperar dos andrades, agora com o NES ao leme? Serão nossos concorrentes ou é de esperar outra época menos boa?
SL
19 Julho, 2016 at 12:42
Se sair por 40M – Entram 30M relativos a 75% do passe (sem contar com comissões a pagar no montante de uns 3M).
19 Julho, 2016 at 13:02
Caro ever,
Obrigado pela resposta. Mas eu tinha a impressão que estávamos obrigados (pela reestruturação financeira e compromissos assumidos) a entregar X à Banca por cada venda, para ir amortizando as responsabilidades… Posso estar enganado, no entanto….
SL
19 Julho, 2016 at 16:29
Não estás não.
50% (dos 30) são para a banca.
Dos 15 que sobram, temos de deduzir as comissões e custos associados à transacção. É isto que “entra”.
Estamos reestruturados, mas naturalemnte temos limitações e ainda bem, se queres a minha opinião.
SL
19 Julho, 2016 at 16:43
Caro Marokas,
Muito obrigado pelo esclarecimento. Eu bem tinha em mente que havia qualquer coisa com a Banca no que toca a vendas (ou antes, ao produto delas).
SL
19 Julho, 2016 at 12:45
Livramento,
respondendo à tua 1ª pergunta penso que temos o passe por inteiro do João Mário, mas na dou 100% de certezas. O dinheiro vai na sua maioria para osmcofres do clube.
Respondendo à 2ª pergunta:
O porto está numa posição delicada não cumpriu com o fair play financeiro, estão muito dependentes da Doyen, Por exemplo só têm 50% do passe de Brahimi, e de Herrera e 75% de Aboubakar.
Os defesas centrais metem medo ao susto Marcano Indi e Chidozie eram suplentes no Sporting B.
Têm 3 problemas na frente Suk Marega e Aboubakar.
Posto isto deveríamos pensar que assim sendo eles esta época não entram na luta pelo título, mas atenção Jorge Mendes voltou a entrar no radar do porto e se ele pôr no porto 2 bons centrais, 1 bom extremo e 2 bons avançados entram na luta pelo título.
Quanto a Nuno Espírito Santo fez bom trabalho no Rio Ave, uma boa 1 época no Valência, apesar do futebol por vezes feio, e esteve desastrado no 2º ano.
Vamos ver que jogadores mete no Jorge Mendes no Porto.
19 Julho, 2016 at 12:50
Livramento, em 3 anos ficamos 2 vezes em 2º lugar porque o nosso rival esteve mal?
Nada disso ficamos à frente dos andrades porque nessas duas épocas fomos muito superiores a eles.
Não temos culpa que eles renham mudado a meio da temporada nessas duas épocas. Para ficarmos à frente deles houve demérito deles, mas também houve mérito nosso.
19 Julho, 2016 at 13:03
Caro André,
Eu disse “entre outros”…. Obviamente ajudou que os andrades tivessem péssimas épocas. Mas também tivemos o nosso mérito, claro!
SL
19 Julho, 2016 at 13:33
Peço desculpa li mal.
tens razão.
19 Julho, 2016 at 17:40
O grande génio dos negócios Godinho Lopes vendeu 25% do passe de João Mário por 400 mil euros. Se um clube pagar 40 milhões isto significa investir 400 mil e ganhar 10 milhões: 2400% de lucro.
Isto é que é dar de mamar à pala do Sporting.
19 Julho, 2016 at 12:30
Pa toda a gente sabe que é pre epoca e que nem todos estão lá e tal mas porra levar 4 e 5 de cada vez também não. Nem se fossem a equipa B ou os juniores. Estou em Espanha e os próprios comentadores espanhóis ficaram surpreendidos com o descalabro perante o psv, aquele golo em que aparecem 2 sozinhos em frente ao guarda redes parecia a gozar tipo jogo dos solteiros contra os casados por amor de Deus. Dito isto lembro me da pre epoca do Vilas Boas que perdia os jogos todos e depois no campeonato varreu, enfim
19 Julho, 2016 at 12:36
Isso, acho que a estratégia do ano passado passava por levantar a auto-estima da equipa e dos adeptos na pré-temporada, até porque isso era necessário.
Este ano já é diferente, e o que se pretende será mais resfriar um pouco as expectativas e não por demasiada pressão na equipa depois da grande época que se fez o ano passado; e até emprestar alguma humildade para os jogadores para que não se acomodem.
Comparem o discurso do JJ no ano passado e o deste ano (aliás este ano acho que ainda nem o ouvi falar).
Temos de ter calma e esperar para ver como correram os primeiros jogos oficiais, aí sim já poderemos e deveremos ter outro tipo de exigência.
19 Julho, 2016 at 14:33
Isto!!!
19 Julho, 2016 at 12:48
Calma caralho.
O balanço do estágio é certamente pior do que o JJ imaginava e deixa mossa no plantel e nos adeptos, mas nada que vitórias em jogos oficiais não resolvam.
PSV, Mónaco, Zenith. Vamos ter dificuldades na Champions com este plantel ou com outro qualquer parecido porque na Champions é jogar todos os dias com equipas de elite. Alguma novidade aqui? Não me parece.
O nosso campeonato é com aroucas, tondelas e paços de ferreira, é aí que temos de ganhar sempre. E para este objectivo – o título – temos os mesmos jogadores que na temporada anterior fixaram o máximo histórico de 86 pontos. Ou já desertaram?
Naturalmente, o plantel precisa de mais soluções: GK titular, lateral-esquerdo titular, suplente para o Adrien, extremo titular. Alguma novidade aqui? Mais uma vez, não me parece.
Tenho dúvidas acerca dos centrais, e Schelotto, mas admito que chegam para consumo interno.
Sobre os reforços, lembro que passámos de Gerson Magrão em 2013 para Aquilani em 2015.
Petrovic, Spalvis e Barcos são contratações para a segunda linha e se contribuírem como o Bruno César podemos ficar satisfeitos, Alan Ruiz vai pegar na primeira equipa, mais tarde ou mais cedo, a não ser que não queira ouvir o JJ.
Podence vai explodir, tal como Gelson e Matheus.
Entretanto, tudo isto depende das saídas: nada garante que os 4 aurélios fiquem, nem Slimani, óbvio.
19 Julho, 2016 at 13:02
Vamos “arrefecer”…antes de griparem todos…!!
https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTdxvnCrhqVxB2tVWpa8C5HzKCV847nW_rkfLQZegaiWBNP_3TIsw
SL
19 Julho, 2016 at 13:05
Jogar de 2 em 2 dias, com equipas do nosso nível mas mais avançadas na época, começando a pré-temporada, foi uma precipitação. Não temos de andar a jogar contra o Valadares ou o Chinquilho, mas subir o ritmo de jogo enquanto o controlamos, temos bola, estamos mais perto da baliza, teria sido muito mais positivo.
A opção tomada não foi essa e o resultado está à vista. O Sporting jogou o mesmo que jogaria contra um Belenenses, mas contra o Belenenses não existe um Falcao, um Shatov, um Luuk de Jong, um Maher… etc etc etc. Perdemos e perdemos bem. Os nossos jogadores bufavam aos 10 minutos de jogo, com sessões bidiárias de treinos e ainda um joguinho ao final da tarde.
Agora é continuar a trabalhar e voltar aos índices físicos que pretendemos, para além de integrar as “estrelas” da equipa.
19 Julho, 2016 at 13:06
Adivinhem em que Centro de estágio o Cova da Piedade vai jogar na condição de visitado na 1 jornada da II liga, por causa do seu estádio estar em obras.
Podem dizer ah é só um jogo não tem mal, sim mas que eu saiba na margem sul existem muitos estádios que poderiam ser usados pelo Cova da Piedade.
19 Julho, 2016 at 13:09
E vai uma aposta em como em 2017/18 está na I Liga?
19 Julho, 2016 at 13:47
Não me admiro até porque tem um grupo de investidores chineses a mandar no clube.
Na última época, estavam no Campeonato de Seniores e pagavam como mais do que alguns clubes da 1ª liga.
O treinador do Cova teve uma proposta do União e os Chineses como resposta triplicaram-lhe o ordenado.
Não faço teorias da conspiração, sinceramente não acho mal o Cova da Piedade jogar no Seixal um jogo, provavelmente se Alcochete ficasse à mesma distância de Almada como fica o Seixal eles pediriam a nós.
Só não acho correto jogarem em casa de um clube cuja equipa B joga contra eles.
Por exemplo se o Barreiro ou o Fabril pedissem para jogar no Seixal tudo bem o Benfica B está na 2 liga e o Fabril e Barreirense no Nacional de Seniores são de divisões diferente.
Outro caso que me chateia é quando na taça de Portugal um grande vai jogar uma uma equipa dos distritais ou do Campeonato Séniores e os grandes costumam dar a receita do jogo. Aqui o presidente Bruno faz bem em não dar a parte do Sporting até porque o clube pequeno que recebe o Sporting tem casa cheia e televisão garantidos.
19 Julho, 2016 at 14:12
Não sabia desse grupo. Mas em relação ao Benfica e ao futebol português, acho que já estamos muito para lá das “teorias da conspiração.”
19 Julho, 2016 at 13:11
Uiiii Mais um clube satélite da seita.
19 Julho, 2016 at 13:13
O Sporting está-se a atrasar a colmatar lacunas não sei porquê… Beto e Miguel Veloso estão aí… a custo zero!
Lucas Silva pelo que disse está a fazer exames complementares e ainda é possível. Acho que Gauld seria a solução mais evidente para o lugar de Adrien mas JJ não conta com ele. Manuel Fernandes há muito que quer sair da Russia…
Querem um ponta de lança bom e barato? Quanto apostam que Walter Gonzalez do Arouca vai explodir este ano… querem credenciado? Lucas Barrios, Pato, Adebayor, Bendtner e André estão ai… quase livres leves e soltos! Querem aposta segura? Rafael Martins…
19 Julho, 2016 at 14:47
Tb gosto do Walter. Puto, com muito potencial…e golo! Falta-nos mais malta com faro de golo!!
Trabalhado pelo JJ…
19 Julho, 2016 at 17:37
Gostava de ver o Pato no Sporting…
19 Julho, 2016 at 20:09
O Pato nem aqui no Brasil marca quanto mais agora em Portugal, é gozado por toda a gente, molengão, pastelão, falha golos a 1 metro da baliza, troca-se todo, além da vida fora futebol, cheio de merdas cor de rosa, desse Pato quero é distância, espero que nunca se lembrem dele.
19 Julho, 2016 at 20:22
Credo!
“Vade retro Satana”
19 Julho, 2016 at 22:58
A vossa sorte é que ele não vem senão vocês iam ver que eu tinha razão 😀
Pode até ser uma fezada mas acredito que fosse um jogador útil por cá principalmente a fazer dupla com Slimani e também como PL principal. Não tenho dúvidas que seria uma mais valia comparando com Barcos ou Teo…
20 Julho, 2016 at 5:17
Até pode ser, mas é daqueles casos hipotéticos que não vale a pena testar, além do salário dele ser elevado, tem-se arrastado nos últimos anos.
19 Julho, 2016 at 13:32
Meus amigos,
Não sou de escrever muito mas estou cá todos os dias!
Tenham calma…
Com esta pré-época (e por muito que já vi nestes últimos tempos no mundo da bola) apenas tenho-vos a dizer que este ano seremos campeões!!
Podem tirar print ao meu comentário e no fim do campeonato falamos 😉
SL
19 Julho, 2016 at 14:39
Faço minhas as tuas palavras!
19 Julho, 2016 at 13:48
Só ainda um reparo ao 2º golo do PSV, então o João Pereira deixa a bola bater no terreno? Teve tempo para chutá-la de primeira para a bancada. Por vezes não entendo as abordagens que jogadores experientes como este fazem aos lances.
19 Julho, 2016 at 17:39
Pior foi o pseudo-livre com Jefferson&Aquilani e o J. Pereira estar ali sozinho…apesar da abordagem amadora ao lance.
19 Julho, 2016 at 13:49
Não sei se já alguém disse aqui mas o melhor deste estágio na Suíça foi…OS ADEPTOS!!!
19 Julho, 2016 at 13:52
Sem dúvida nenhuma.
Foram adeptos incansáveis no apoio à equipa mesmo quando perdiam por 5-0.
19 Julho, 2016 at 14:14
O que torna ainda mais escabrosa a menorização das prestações desportivas. Perante o apoio incessante, qual a resposta? Uma espécie de encolher maçado/sonolento dos ombros. PqP.
19 Julho, 2016 at 13:59
Se não tivesse confiança a 150% no treinador, no presidente e nos jogadores do meu clube, pelo teor de muitos dos comentários que por aqui leio, até diria que iremos bater o record, da pior classificação de sempre, da era Godinho.
Apenas referir que não haverá mentecaptos, na estrutura superior do meu clube, para poder pensar que andam em demonstrações reais do potencial ou não de um plantel e que essa foi ou é a intenção real, desta fase de preparação.
Louvo também a perspicácia de muitos dos meus consócios, quanto à valia individual dos nossos jogadores, quando estamos perante um desporto eminentemente coletivo e pelo que vi, a questão critica seria do coletivo e não do individual. Raramente um jogador se impõe, num coletivo incapaz, por uma ou outra razão, mas enfim…Nem as cargas físicas intensas, o sucedâneo de jogos ou adversários em níveis diferentes de preparação, refreiam a visão catastrófica de alguns comentadores. Quando for a sério, nem quero pensar…
19 Julho, 2016 at 14:09
Isto 🙂