O Ministério Público suspeita de branqueamento de capitais e fraude fiscal qualificada no caso de 12 contratos de jogadores do FC Porto onde estarão relacionadas sociedades offshore.
O Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) está a investigar 12 transferências de jogadores do FC Porto relativas ao anos de 2006 por suspeitas branqueamento de capitais, fraude fiscal qualificada e abuso de confiança, todas elas relacionadas com uma ligação a sociedades offshore. Esta pista está na base de uma nova investigação do Ministério Público ao setor do futebol.
De acordo com o Correio da Manhã, que dá a notícia em primeira mão, estas suspeitas surgiram num inquérito do DCIAP a propósito da operação Furacão feito a uma empresa do universo Grupo Espírito Santos (GES), a Esger – Empresa de Serviços e de Consultoria. Ainda segundo aquele jornal, a empresa em causa teve como acionistas Ricardo Salgado e José Manuel Espírito Santo.
No âmbito desse inquérito, o DCIAP apreendeu em 2006 documentos após fazer buscas na Delloite & Touch e na Delloite e Associados SROC. Foram então apreendidos “inúmeros” documentos relacionados com transferências de 12 jogadores, entre estes alguns nomes conhecidos: Thiago Silva (atual capitão do Paris Saint-German, que alinhou pelo FC Porto B em 2004/05), Lisandro López, Lucho González, Anderson, Benny McCarthy ou, entre outros, Luís Fabiano.
Entre os documentos apreendidos, encontra-se um contrato celebrado entre o FC Porto e a Gestifute, do empresário Jorge Mendes. Segundo o Correio da Manhã, a Global Soccer Agencies e a Vidella Investments são algumas das sociedades offshore contempladas nos documentos apreendidos.
Num despacho datado de 2008, o procurador Jorge Rosário Teixeira escreveu que “os documentos suscitam suspeitas quanto à natureza, beneficiários e relevância fiscal de alguns dos pagamentos associados às referidas transferências de jogadores, em particular a eventuais crimes de fraude fiscal qualificada, abuso de confiança e mesmo de branqueamento de vantagens de origem ilícita”. No mesmo documento, o procurador mandou extrair uma certidão do auto de busca “a fim de instaurar novo inquérito à ordem do qual passam a ficar apreendidos os documentos”.
31 Julho, 2016 at 14:45
2006?!!!
Está certo…
31 Julho, 2016 at 14:50
Não vaí ver nada, esse tal de Ana só vê o que não mete o clube do coração e como por ali se fala em gestifute é melhor estar calado, ou será calada?
31 Julho, 2016 at 14:52
Ja vi este filme mais de 1000 vezes… ja enjoa, não vai dar em nada , de realçar esta como sendo a parte menos má do CM.
31 Julho, 2016 at 14:54
Se surge agora é porque já prescreveu!
31 Julho, 2016 at 14:54
A Excelentíssima de(puta)da tem assuntos mais prementes.
Como qual o melhor tacho onde meter a colher.
31 Julho, 2016 at 14:58
Ela está muito ocupada. Deve andar aos pinotes com o cabeçudo do Camilo Lourenço.
31 Julho, 2016 at 15:34
Ana, Comes?
O Correio da Manhã jamais mencionaria o fifique a não ser que estivesse iminente a detenção do Orelhas Gigantes, o Ladrão com certificado de registo criminal que, como tal, o qualifica.
Dadas as péssimas relações entre o Mendes e o Orelhas, dada a parca colaboração na última década e dada, também a ausência de ligações entre o Ricardo Espírito Santo Salgado e o Orelhas, o Bes e o fifique, o BES e o Orelhudo, é absolutamente natural que em buscas efectuadas e análise documental dos arquivos do Banco e dos arquivos pessoais “Salgados”.
Seria de espantar que, perante uma dívida de seiscentos Milhões, do fifique e do Ladrão ao BES, titulada por garantia real insuficiente (€50.000,00 – terrenos nas serranias Algarvias) cedida a uma insuspeita sociedade financeira do BES que, tudo indica ter sofrido uma insolvência fraudulenta que, nada mas, mesmo nada, surja que implique Vieira, Mendes, Ricardo Salgado, benfica, jogadores a 15 Milhões consistentes, off-shores pertencentes a A, B e C. Guitos a monte em parte incerta, Brasa-Brasil-porta18 (ZÉ) Director de apoio aos jogadores, pistolas de calibre de guerra narco-tráfico e colombianos que não sabem jogar à bola não é nada provável que tivessem surgido documentos incriminatórios de comentadores televisivos ou de presidentes benfiquistas, ainda por bater com os costados na choça.
Claro que se o informador pago que o CM tem no DCIAP soubesse alguma coisa que implicasse leve, levemente, Vieira e o fifique tal fosse objecto de quinhentos programas televisivos com Podre Guerra, Macaco Simões e Janelas Incorrectas tudo a bater papo e audiências skyrocketing to fucking Mars ao mesmo tempo.
Não há nada. Nadinha mesmo e portanto, o Porco é agarrado já depois da boca ter saído da botija e o Orelhudo nem um solavanco, uma tremura labial, nada!.
Fico muito satisfeito porque assim, quando o Vieira fugir para País sem acordo de extradição com Portugal ou for detido pela PJ no seu gabinete (de mau gosto à pato-bravo) na ETAR de Carnide, vai ser uma surpresa para todos e eu gosto imenso de surpresas.
31 Julho, 2016 at 15:40
Ana Comes, faltou-me acrescentar que é mais fácil prender o Pinto da Bosta (coisa que não acredito venha acontecer em vida do obtuso e senil animal, dados os recursos, as reclamações, os novos recursos e novas reclamações a demência do arguido e os efeitos do sexo praticado com brasileiras de 21 anos num homed’oitenta, bem como a provecta celeridade da justiça Portuguesa) que, deitar a luva ao Orelhudo com o bigodaço ainda aspergido de pó de talco made in Bogotá).
Ao Orelhudo mais vale deixá-lo partir. Será, Ana Comes? Tu que Comes é que hás-de saber…
31 Julho, 2016 at 16:14
Continua calada como um rato. Deputada da treta!
Alguém sabe como contactar com tal “personagem”? E já agora com o também “personagem” Duarte Marques, deputado também da treta.
31 Julho, 2016 at 17:57
http://www.anagomes.eu/en-GB/contacts.aspx
https://www.parlamento.pt/DeputadoGP/Paginas/Biografia.aspx?BID=4170
ambos contactáveis por e-mail
31 Julho, 2016 at 16:22
Mais uma Operação Furacão para dar de comer aos noticiários durante umas semanas e resultar em nada.
31 Julho, 2016 at 16:25
A Ana Gomes pode ir acorrentar-se e fazer greve de fome em frente ao estádio do ATL Madrid. O patrocinador deles não é uma Guiné, mas está perto.
31 Julho, 2016 at 16:25
É o destino de algumas (de)PUTA(da)S…
Cobrar a uns para oferecer/dar a outros… O pó branco “abre” muitas portas, não é orelhas??
31 Julho, 2016 at 17:19
má onda na volta… penso que a possível vitória final do Sporting ficou hoje quase arrumada. O Nocentini ficou sozinho na subida final e perdemos tempo para os 2 principais candidatos além do atraso que já tinhamos para o vinhas.
A w52 é muito forte e varreu quase toda a gente. Não deram hipóteses.
Dada a aparente facilidade com que estão a dominar a corrida convém esperar pelas análises de doping a ver se não são desclassificados.
31 Julho, 2016 at 17:34
estás-te a esquecer que a acreditação internacional do controlo antidoping em portugal continua suspensa…
http://www.record.xl.pt/modalidades/detalhe/suspensa-acreditacao-do-laboratorio-antidoping-de-lisboa.html
31 Julho, 2016 at 17:35
Não quero pensar nisso, a equipa deles é composta pela maioria dos melhores ciclistas do pelotão luso. Já o era em outros anos.
Quanto ao Sporting fez a parceria possível com o Tavira, ou melhor o resto do Tavira que estava a desintegrar-se, depois de perder alguns dos principais ciclistas do ano anterior.
Para o ano com tempo poderá ser montada uma equipa mais equilibrada, com alguns valores que estão espalhados pelas outras equipas, ou então alguns ciclistas espanhóis de qualidade que são muitos, e como poucas equipas espanholas profissionais acabam por não ter lugar.
31 Julho, 2016 at 17:40
Acho que o Nocentini ficará nos 10 primeiros mas dificilmente ficará nos 5 primeiros. Pelos sinais que tem dado é isto…vai estando por ali mas sempre em dificuldades…não perde muito mas tem perdido sempre tempo…
A equipa dos porcos é demasiado forte…não espero nada do controlo anti-dopping mas é por isto que deixei de acompanhar o ciclismo…fica sempre o “será?!” na cabeça. ..
31 Julho, 2016 at 17:50
é mérito deles…
a corrida está quase impossível pra nós.
a vitória hoje foi esmagadora… varreram tudo.
Pronto, é isto.
É melhor do que suspeitar de vitaminas.
31 Julho, 2016 at 19:46
Se não confiam, não vejam…
31 Julho, 2016 at 20:21
Estou como tu, também nao percebo essa teoria… Se fossemos nós na frente também se falava de doping?
31 Julho, 2016 at 20:45
Não há doping nenhum.
Há uma equipa fortissíma, com ciclistas na idade perfeita para vencer (desde que sejam bons… e são).
Nós, só temos mesmo Nocentino. A equipa foi formada mais tarde, já pouco havia a fazer e será um ano zero. Não tenho dúvidas que nos vamos reforçar para o ano.
31 Julho, 2016 at 18:07
Esse Herman José Travestido é das personagens públicas mais asquerosas da nossa sociedade.
Nem consigo fixar o olhar durante mais de 5 segundos na aberração.
Dá-me asco.
E não é pelo diz contra o nosso clube.
É desde a primeira vez que a vi.
Foi aí que aprendi o que é sentir asco por alguém.
Dias depois, comecei a sentir o mesmo pela Teresa Guilherme.
31 Julho, 2016 at 19:36
A caraça que serve de molde é a mesma, se vires com atenção.
31 Julho, 2016 at 18:17
Agora ente do o porquê do porto estar sem dinheiro para contratações,muitos milhões em off shores em benefício da doyen, pinto da costa filho do pinto da costa, anter henrique, fernando gomes.
Porovavelmente fernando gomes, da federação, e o caldeira deixaram o porto porque deixaram de receber…
31 Julho, 2016 at 18:59
Esta dos contratos duvidosos…
“Vai dar no mesmo” que deu “o apito”…
Vai haver sempre um dr juiz que “espera”…para resolver o problema…e não “se passou nada”…!!
SL
31 Julho, 2016 at 21:20
Não sei se será assim, o PDC já está constituído arguido em processo crime de associação criminosa e posse de quantidades elevadas de armas de fogo de3 calibres militares. Isso dá choça mas, como está velho pra caraças e o processo demora, depois ele recorre, e volta a demorar depois reclama de uma merda qualquer (não sei s hoje em dia é possível reclamar de um acórdão da relação e depois recorrer para o supremo, penso que ainda se possa ir por esses caminhos, quando a coisa estiver decidida alega demência (se ainda for vivo, daqui a dez anos) e tudo se vai arrastar mais dois ou três anitos e entretanto o gajo estica a bota e a questão fica resolvida.
Preso já não vai ser.
31 Julho, 2016 at 19:23
Fico à espera que a Exma. Sra. dePUTAda Ana Gomes se pronuncie acerca deste caso.
31 Julho, 2016 at 20:28
Não chamem essa gaja! Não quero cá deputados nem deputedos! Isto é uma Tasca séria!
31 Julho, 2016 at 21:08
Um dos nossos melhores
Um dos nossos maiores
RIP Prof Mário Moniz Pereira
31 Julho, 2016 at 21:11
RIP Prof Mário Moniz Pereira
31 Julho, 2016 at 21:18
Dia triste .
Descansa grande HOMEM !
31 Julho, 2016 at 21:16
Um dos nossos caiu hoje, que descanse em paz
31 Julho, 2016 at 21:21
Ainda há dias pensei nele e como o Sporting lhe tem a agradecer por tudo i que ele fez. Grande homem do nosso atletismo. Que descanse em paz Professor Moniz Pereira.
31 Julho, 2016 at 21:27
Que pena, mesmo a começar os jogos olimpicos. RIP GRANDE, GRANDE PROF. MONIZ PEREIRA.
31 Julho, 2016 at 21:27
Que descanse em paz o “Senhor Atletismo ” Mário Moniz Pereira
Dia triste!
31 Julho, 2016 at 21:29
Que lhe seja feita a devida homenagem, é um símbolo que jamais esqueceremos.
Como Homem, atleta e Sportinguista.
31 Julho, 2016 at 21:36
Dia triste para todos os Sportinguistas. Faço minhas as tuas palavras, comentário perfeito.
31 Julho, 2016 at 21:31
Um grande Leão que parte para a galeria dos Notáveis de lá de cima…
Paz à sua alma Sr. Atletismo…
31 Julho, 2016 at 21:32
Se houve pessoa a quem este Pais deve muito esse foi o Prof. Moniz Pereira !
31 Julho, 2016 at 21:35
Lembrei-me dele no sábado, por causa daquela tarja sobre as participações olimpicas. Pensei na felicidade que deve ter sentido com o título europeu e com a maior delegação olimpica da nossa história. Parte cedo, porque os enormes são assim, deviam ser eternos. Cabe-nos lembrar e homenagear a sua pessoa. É um dia triste, muito triste. Se somos um clube de prestigio internacional, muito lhe devemos.
31 Julho, 2016 at 21:36
RIP e obrigado Professor.
Depois de uma vida ao serviço do Sporting era merecido que a estátua junto ao pavilhão lhe fosse dedicada.
31 Julho, 2016 at 21:37
Falta-nos uma pista de Atletismo
Falta-nos a pista Mário Moniz Pereira
31 Julho, 2016 at 21:37
Ninguém mais do que ele merece essa homenagem.
31 Julho, 2016 at 21:39
Sentida homenagem a um dos simbolos do nosso clube! Mais do que Sr. Atletismo, foi de facto um GRANDE SENHOR, um GRANDE LEÃO e um exemplo para todos nós.
🙁
31 Julho, 2016 at 21:48
Espero que seja para estas coisas que se vai fazer o Passeio da Fama. Espero uma estátua para o Prof. Moniz Pereira e o Carlos Lopes, bem perto da dos Cinco Violinos e da do Joaquim Agostinho!
31 Julho, 2016 at 21:42
Cherba,
Apelo a um novo post rapidamente para a memória de um dos maiores símbolos de sempre do clube não ficar vagamente conspurcada.
31 Julho, 2016 at 21:46
Isso!
Queremos homenagear o professor como ele merece.
31 Julho, 2016 at 21:47
Ainda gostava de perceber o que queres dizer “para a memória não ficar vagamente conspurcada”. 😯
31 Julho, 2016 at 22:01
Misturar ‘Ana Gomes’ com Mário Moniz Pereira chega…
SL
31 Julho, 2016 at 22:03
Não tinha percebido que era por isso, e por isso a minha pergunta. 😉
31 Julho, 2016 at 21:49
De acordo. O Prof não merece ser associado a esta vilanagem
31 Julho, 2016 at 21:53
E vai. Deixem lá o homem chegar a um sítio com net, pá!
🙂
31 Julho, 2016 at 21:55
Eu sei que vai! Só pedi para ir a correr! 😉
Ver Ana Gomes e Moniz Pereira no mesmo sitio põe mal disposto. Manias… Cada um com a sua.