O Ministério Público suspeita de branqueamento de capitais e fraude fiscal qualificada no caso de 12 contratos de jogadores do FC Porto onde estarão relacionadas sociedades offshore.
O Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) está a investigar 12 transferências de jogadores do FC Porto relativas ao anos de 2006 por suspeitas branqueamento de capitais, fraude fiscal qualificada e abuso de confiança, todas elas relacionadas com uma ligação a sociedades offshore. Esta pista está na base de uma nova investigação do Ministério Público ao setor do futebol.
De acordo com o Correio da Manhã, que dá a notícia em primeira mão, estas suspeitas surgiram num inquérito do DCIAP a propósito da operação Furacão feito a uma empresa do universo Grupo Espírito Santos (GES), a Esger – Empresa de Serviços e de Consultoria. Ainda segundo aquele jornal, a empresa em causa teve como acionistas Ricardo Salgado e José Manuel Espírito Santo.
No âmbito desse inquérito, o DCIAP apreendeu em 2006 documentos após fazer buscas na Delloite & Touch e na Delloite e Associados SROC. Foram então apreendidos “inúmeros” documentos relacionados com transferências de 12 jogadores, entre estes alguns nomes conhecidos: Thiago Silva (atual capitão do Paris Saint-German, que alinhou pelo FC Porto B em 2004/05), Lisandro López, Lucho González, Anderson, Benny McCarthy ou, entre outros, Luís Fabiano.
Entre os documentos apreendidos, encontra-se um contrato celebrado entre o FC Porto e a Gestifute, do empresário Jorge Mendes. Segundo o Correio da Manhã, a Global Soccer Agencies e a Vidella Investments são algumas das sociedades offshore contempladas nos documentos apreendidos.
Num despacho datado de 2008, o procurador Jorge Rosário Teixeira escreveu que “os documentos suscitam suspeitas quanto à natureza, beneficiários e relevância fiscal de alguns dos pagamentos associados às referidas transferências de jogadores, em particular a eventuais crimes de fraude fiscal qualificada, abuso de confiança e mesmo de branqueamento de vantagens de origem ilícita”. No mesmo documento, o procurador mandou extrair uma certidão do auto de busca “a fim de instaurar novo inquérito à ordem do qual passam a ficar apreendidos os documentos”.
31 Julho, 2016 at 22:06
Descanse em Paz, Prof.
Hoje é um dos dias mais tristes da nossa história. 🙁
https://www.youtube.com/watch?v=Sx0t7ifjikM
31 Julho, 2016 at 22:06
Hoje partiu uma Lenda. Descanse em paz Professor
31 Julho, 2016 at 22:09
RTP3 (enquanto o Cherba não vem de férias).
31 Julho, 2016 at 22:25
Morre o homem … nasce a lenda.
31 Julho, 2016 at 22:25
Tinha uma ideia da vida do senhor, mas fui dar uma vista às wikipedias e… porra, um gajo anda por aqui sem fazer um ca&/%/, e o Professor foi atleta, treinador, árbitro, isto para além de dirigente e professor. Escrevia livros, canções. Um dínamo humano.
Praticou todo o tipo de desportos, foi campeão, recordista…
Um homem do Renascimento versão moderna.
31 Julho, 2016 at 22:29
E preparador fisico da equipa dos cinco violinos. 🙂
31 Julho, 2016 at 22:29
Que tristeza tão grande… Um bocadinho de Sporting partiu… Nunca mas nunca será esquecido.
Descanse em paz
31 Julho, 2016 at 22:30
Professor descanse em paz no olimpo do paraíso, onde só entram os melhores.
31 Julho, 2016 at 22:30
Mais um pedaço da História do SCP que se eleva ao Olimpo dos Imortais…
RIP…
31 Julho, 2016 at 22:31
Grande homem, grande senhor. Dia muito triste.
31 Julho, 2016 at 22:43
O Sporting Clube de Portugal lamenta profundamente a morte de Mário Moniz Pereira, expressando junto da família e amigos as mais sentidas condolências pelo desaparecimento de um símbolo nacional.
Conhecido como o Sr. Atletismo, por todos os feitos que alcançou na modalidade, Moniz Pereira era um símbolo do ecletismo, tendo-se destacado em diversas modalidades.
Em 1939 ingressou no Sporting como praticante de Ténis de Mesa, mas evidenciou-se em diversas modalidades como o atletismo, o hóquei em patins, a ginástica, o ténis ou o voleibol. Em 1945 tornou-se treinador da equipa de atletismo do Sporting CP e professor de classes de ginástica e depois de Voleibol. Em 1948 participou nos primeiros Jogos Olímpicos em Londres.
Foi um “fazedor de campeões”, como são os casos de Carlos Lopes, Fernando Mamede e Domingos Castro. Em 1995, foi nomeado Vice-presidente do Sporting Clube de Portugal para as modalidades e fez parte da equipa que conquistou a histórica Taça dos Clubes Campeões Europeus em 2000, sendo o responsável máximo da secção de atletismo do Clube.
Mário Moniz Pereira proporcionou ao Sporting Clube de Portugal 30 Campeonatos Nacionais de Pista Masculinos, 24 Campeonatos Nacionais de Pista Femininos, 33 Campeonatos de Corta-Mato Masculinos e 12 Taças dos Clubes Campeões Europeus de Corta-Mato. Recebeu vários prémios, distinções e condecorações. Em 1974 e 1984 foi distinguido com a Medalha de Mérito Desportivo; em 1980 foi condecorado com a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique, entre tantos outros.
Além do desporto, Mário Moniz Pereira foi um homem da cultura, tendo manifestado uma paixão pela música. Escreveu mais de 130 temas para vários nomes sonantes como Camané, Carlos do Carmo e Fernando Tordo.
O nome de Mário Moniz Pereira ficará para sempre gravado na história do Sporting Clube de Portugal e do País.
31 Julho, 2016 at 23:04
RIP Professor Moniz Pereira:'(
SL
31 Julho, 2016 at 23:28
Honra à memória do grande professor Moniz Pereira.
Pêsames à sua família e à família Sportinguista.
1 Agosto, 2016 at 0:05
Dia muito triste na nossa História. Todos sabiamos que chegaria, mas agora que chehou é impossivel nao estrar profundamente triste.
Um abraço e até qualquer dia Professor
1 Agosto, 2016 at 0:13
Obrigado por tudo, Prof. Moniz Pereira. Os meus sentimentos à sua família.
1 Agosto, 2016 at 0:16
Paz à sua Alma!
Nós Tudo faremos para que continue orgulhoso do Nosso Clube Professor!
1 Agosto, 2016 at 0:16
Partiu um pedaço de nós…a tristeza é demasiado grande…tão grande como toda a história que escreveu! Não há palavras que se possa dizer hoje a não ser muito obrigado por tudo! Será sempre uma das maiores lendas do Sporting! Que se honre todos os dias a sua memória, que se preserve para sempre quem era e os seus feitos! Que se faça uma homenagem (ou várias) digna de um dos maiores homens do desporto nacional!
Que descanse deste mundo, que por lá (se existir) que siga junto de outras lendas que lá estão a ajudar e a empurrar o Sporting para o patamar onde homens como ele nos levaram! Uma estátua à porta do novo pavilhão não era demais para homenagear esta lenda!
1 Agosto, 2016 at 0:20
O Sporting Clube de Portugal, os seus sócios e adeptos estão mais pobres.
Junto-me a vós, prezados tasqueiros, no lamento profundo pela partida do Professor Moniz Pereira. A primeira vez que o vi pessoalmente foi na minha adolescência, no Passadiço, a treinar a equipa de Voleibol. Não imaginava então que estava em presença de um dos maiores vultos do Sporting, do Desporto e da Cultura em Portugal.
Descanse em paz, Professor.
1 Agosto, 2016 at 0:21
OFF-TOPIC
O pequeno Mathis, o menino luso-francês que consolou o adepto francês após a vitória de Portugal no Euro 2016, é sportinguista. O regime trouxe cá o francês e levou-o à Luz, porque tipo é “lampião”. A propaganda ao carnide não pode falhar, tal o complexo daquela gente…
Sugeria que o Sporting convidasse o Mathis a vir a Alvalade ver o nosso clube, uma vez que ele gosta do Leão e é português do coração, já que optou por apoiar Portugal apesar de ter nascido em França e lá viver.
1 Agosto, 2016 at 8:30
Pois, o francês veio, a convite do turismo de Portugal. A família do Mathis exigiu 5o mil euros para vir. Vedetas, não obrigado!
1 Agosto, 2016 at 9:26
“A família do Mathis exigiu 5o mil euros para vir.”
Isso foi desmentido.
Cheiras a lampião que tresandas.
1 Agosto, 2016 at 10:31
É aqui que o “Tuga” peça!!!!
É alguém achar que outro alguém não tem o direito ou merece 50 mil euros,
Se a família o pediu foi porque entendeu que outro alguém iria tirar muito mais proveito da presença desse miúdo, juntos a presidentes e primeiros ministros!
Querem se associar a certos gestos???
Paguem!!!
Não querem pagar??!!!
Então cometam nos!!!
1 Agosto, 2016 at 10:11
Em relacao a este caso do porto, so me apetece dizer, para quem escapou ao apito dourado , Isto vai ser facil de ultrapassar. Afinal de contas portugal e um pais de corruptos e alguem vai fazer um jeitinho para o porto escapar.
Quando eu estive em portugal, tive uma discussao com um benfiquista sobre os voucheres, ele disse se o benfica cometeu algo ilegal, porque e que nao foi punido. E a resposta e facil ja nao ha vergonha, e so demonstra a corrupcao que existe nesse pais.
1 Agosto, 2016 at 13:40
Junto à minha voz ao coro de pesar pela morte de um dos maiores entre os maiores. Que o seu legado seja tão ou mais nobre e frutuoso como foi a sua vida. Um exemplo maior do esforço, devoção, dedicação e glória!