butlerDepois de uma época em que ficaram de fora dos Play-offs os Chicago Bulls decidiram revolucionar a equipa saindo nomes como Rose, Noah e também Pau Gasol. Por outro lado, Rondo, Robin López e Wade, num regresso à sua cidade natal, reforçaram os Bulls.

Apesar da experiência e de já terem conquistado o anel (Wade por 3 vezes), tanto o “Flash” como Rondo, já vieram a público dizer que Jimmy Butler é o líder da equipa. Na teoria até pode estar certa a mensagem mas penso que para alcançarem o sucesso terá de ser Wade a comandar em Chicago.

Se compararmos com a equipa do ano passado podemos concluir que supostamente existiu uma grande melhoria. Rondo, na época passada, igualou o seu melhor registo de assistências (11.7) liderando a liga à frente de nomes como Westbrook, Wall ou Chris Paul; melhor época em triplos (37%) e a nível de pontos teríamos de recuar a 2012 para encontrar melhor.  Ao seu lado, Wade dispensa apresentações e se não tiver problemas físicos vai ser certamente uma das figuras da Liga. Butller pode agora regressar à sua posição de origem e se já demonstrava ser um monstro defensivamente, também tem evoluído muito no ataque. Mirotic e Robin Lopéz devem fechar o 5 inicial sendo Gibson o 6º jogador.

Mas nota-se claramente que faltam os “shooters” para meterem os triplos lá dentro… Conseguirá Chicago contornar esta situação numa era em que os três pontos são tão importantes? Vamos ter play-offs no United Center? Desde 1998 que os “touros” não conquistam o desejado título, os 6 que têm foram todos na década de 90, conquistados sobre a liderança de Michael Jordan!

Entretanto, começa neste sábado os Jogos Olímpicos em basquetebol e a grande dúvida é saber quem acompanha os Estados Unidos na final, quem é o melhor marcador da equipa americana, quem é o MVP, etc. A diferença é assustadora! E James, Curry e outros nomes de qualidade ficaram em casa…

 

*às sextas o ILLUMINATOR saca um lançamento do meio-campo e conta-nos o que de melhor vai acontecendo na NBA (e depois vai comer o maior hambúrguer que conseguir)