Única e exclusivamente por culpa da minha entidade patronal, tenho dificuldade em ir ver jogos a Alvalade. Insistem em não me pagar mais dinheiro por mês, o que me leva a controlar despesas. Ridículo, eu sei! Apesar disso, sempre que o grande Sporting joga pelo Norte, vou ao jogo.
O Paços de Ferreira não foi diferente. O que também não foi exceção, tratou-se da discussão, na bancada, do uso das bandeiras. Antes do jogo iniciar, a preocupação de muitos sportinguistas, era encontrar um lugar onde não fossem prejudicados pelas bandeiras das claques. Assisti inclusive a uma breve discussão entre um elemento da Torcida e algumas pessoas da bancada. O argumento de defesa é simples, “se querem ver o jogo sem distrações, vão para a central, aqui é para apoiar”. Claro que o contra argumento também é fácil de perceber, onde normalmente se realça o facto de não se conseguir ver nada do jogo e o bilhete foi pago com esse intuito.
O jogo começou, as bandeiras foram estiadas, o Sporting ganhou e viemos todos felizes para casa. Mas, sinceramente, acho que é um tema que merece ser pensado em coletivo. É um assunto interno, da nossa casa, que deixa muitos dos nossos desconfortáveis. Ou porque têm que defender o uso das bandeiras, ou porque têm que criticar a sua utilização.
Dificilmente é possível ter uma opinião demagógica sobre o tema. Ou aceitas as bandeiras, com toda a beleza e constrangimento que lhes são associadas ou simplesmente não aceitas e assumes uma vontade de ter uma curva despida mas onde toda a bancada consegue ver o jogo. Quando estou no estádio, sei para o que vou, logo aceito-as, mas prefiro não as ter. Adoro o Sporting e adoro futebol. Estar a ver o jogo é quase tão importante como cantar os 90 minutos. Este também um tema interessante de ser debatido: Como é que estás na curva e não cantas? Mas isto são outros rosários.
Se nos jogos em Alvalade o tema não pode ser colocado, porque tens um estádio inteiro por onde escolher, nos jogos fora a situação é diferente. A consensualidade de opinião não existe e provavelmente nem sequer uma maioria clara, mas porque não falar dele?
ESCRITO POR Adrien S.
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
24 Agosto, 2016 at 18:58
“Quando estou no estádio, sei para o que vou, logo aceito-as, mas prefiro não as ter.”
É isto
24 Agosto, 2016 at 19:01
Acho que disse tudo …sei para onde vou ..nao ha jogo nenhum que nao haja ali discussão mas e isso aceito as acho as lindas e o futebol ja não é só um jogo para quem vai ao estadio ha muito tempo ….isto também faz parte espectaculo ….
24 Agosto, 2016 at 19:10
Cherba, escrito por Adrien S.
Abraço
24 Agosto, 2016 at 19:40
😀
#DireitosDeAutor
24 Agosto, 2016 at 20:38
Também me pareceu curto para um post do Mario.
#oseuaseudono
24 Agosto, 2016 at 20:39
🙂
24 Agosto, 2016 at 20:45
🙂
E um bom tema para se discutir aqui.
24 Agosto, 2016 at 19:11
Só posso falar por mim mas… quando vou à bola é para apoiar o Sporting.
Assim sendo aceito as bandeiras e tarjas.
Mas compreendo quem se desloque e espere ver o jogo sem impedimentos.
Bom assunto de discussão .
24 Agosto, 2016 at 19:15
prefiro 1000x os tifos, cascatas de papel e cânticos.
24 Agosto, 2016 at 19:18
Já assisti a jogos fora e levar com bandeiras é muito chato… Mas como dizem, faz parte do espectáculo. Para quem vê de fora, seria estranho não ver lá as bandeiras. Mas para quem está atrás e pagou bilhete, é chato ter de andar a fazer “ginástica” para ver o jogo.
Aproveitando o post, gostava aqui de falar da standardização de preços da bancada nascente e poente que veio com esta direcção… Tenho lugar na nascente e nos jogos ao fim da tarde é completamente diferente do outro lado, para pior… É justo pagar o mesmo e ter de levar com o sol abrasador na cara durante quase todo o jogo? Mal poder abrir os olhos sem meter a mão a fazer uma pala? No domingo será novamente assim….
25 Agosto, 2016 at 11:12
Confesso que me agrada lá estar a ver o jogo de oculos escuros… Só penso no facto de ter o Sporting a jogar em casa com luz natural, e lembro-me da bancada nova.
24 Agosto, 2016 at 19:24
GOLO, Sporting B, empate
24 Agosto, 2016 at 19:24
Também concordo que me custaria ver o jogo atrás de uma bandeira. É uma discussão importante.
Acaba por ser uma escolha que se faz, sabendo a localização das claques a priori (são marcadas nos bilhetes para Alvalade?).
Em casas cheias já acaba por haver gente sem escolha é isso não é justo. Desse modo, se calhar as bandeiras deveriam ser restringidas a períodos fora do tempo de jogo
24 Agosto, 2016 at 19:26
Talvez limitar o tamanho das bandeiras….
No bessa, há dois anos, fiz mais curvas com o pescoço do que um piloto de F1.
24 Agosto, 2016 at 19:27
Ou só serem utilizadas na entrada e reentrada das equipas e nos momentos em que o jogo está parado, aqui entraria o bom senso.
24 Agosto, 2016 at 19:27
E que tal uma solução simples? As bandeiras são empunhadas até ao jogo começar, quando há golo(s) do Sporting e no fim do jogo. No resto do tempo estão sossegadinhas a ver o jogo com o pessoal.
24 Agosto, 2016 at 21:11
win-win situation.
24 Agosto, 2016 at 19:34
Muitos anos no meio das bandeiras. Em casa e fora.
Uma ia comigo da margem sul… barco… rua Augusta… metro.
Agora sou gajo da bancada B. 🙂
24 Agosto, 2016 at 19:35
«O argumento de defesa é simples, “se querem ver o jogo sem distrações, vão para a central, aqui é para apoiar”.»
É a resposta que é dada na Curva Sul e com a qual concordo totalmente.
Se me incomodam as bandeiras? incomodam mas eu é que escolhi ir para a Curva Sul.
Ainda o ano passado fui ao Estoril e fui para a lateral para não ter bandeiras à frente.
24 Agosto, 2016 at 19:36
“Única e exclusivamente por culpa da minha entidade patronal, tenho dificuldade em ir ver jogos a Alvalade. ” 😀 “Insistem em não me pagar mais dinheiro por mês, o que me leva a controlar despesas. Ridículo, eu sei! ” Curiosamente também me acontece…
Quanto às bandeiras também me incomodavam e muito…quando ia a casa rever os jogos notava que perdia muito do jogo e passava o tempo todo a espreitar para ver qualquer coisa. Por isso deixei de ver os jogos na Curva Sul. Isso e o tabaco (e não só) que se fuma por ali 😀
Mas se for a Vila do Conde provavelmente vou ter que me aguentar…
24 Agosto, 2016 at 20:28
Se vieres a Vila do Conde não tens de te preocupar porque temos uma bancada toda só para nós e não há lugares marcados por isso tamos bem 🙂
24 Agosto, 2016 at 20:51
Fixe. É tudo nosso… Se for a um sábado às 18\19H era perfeito.
24 Agosto, 2016 at 19:37
Durante alguns anos estive junto das claques – no meio da Torcida Verde – …é claro que umas vezes via a bola e noutras nem o campo conseguia ver…!
Aquando da mudança para a Bancada Sul “resolvi” o problema…
Passei a estar “lá no cimo” na última fila …90 minutos de pé…mas a ver a maior parte do jogo e do campo…!
Realmente não é agradável estar atrás das bandeiras, mas também, convenhamos…sem aquele colorido o espectáculo perde muito da sua beleza…!!
Entretanto “resolvi de vez” o problema…na A22 não há bandeiras e raramente aqueles grandes “paineis” no inicio do jogo…por acaso da ultima vez que isso aconteceu…quase houve quem chegasse a vias de facto…!!
Mas olhem com bandeiras ou sem bandeiras…
Eu quero é o Sporting Campeão…!!
SL
24 Agosto, 2016 at 19:40
É muito simples ( ou pelo menos devia ser ). Em Alvalade todos sabemos onde ficam as claques e só vai para lá quem quer.
Nos jogos fora, eu não deveria ter que pagar uma central para poder ver o jogo. Aliás, muitas das vezes esses bilhetes nem sequer são postos à venda em Alvalade. Ou tens alguém que vá ao estádio do “inimigo” comprar bilhete ou é para esquecer. E os gajos das claques não respeitam ninguém. Se calhar muitos deles nem o bilhete pagaram, mas acham-se donos de tudo e de todos.
Encostem-se lá a um canto e deixem quem pagou para apoiar,(embora eles achem que “nós” não apoiamos, que somos doutores que só lá vamos para passear) estar sem levar com as bandeiras nas fuças.
Não é chegarem e tomarem conta da bancada como se não existisse mais ninguém.
25 Agosto, 2016 at 9:15
Não é nada simples… Pois as claques não estavam lá qdo se compraram os lugares… Não é que eu não concorde com as bandeiras MAS É PRECISO RESPEITAR TODA A GENTE E O BOM SENSO DEVE IMPERAR e não “mandar um gajo para o c@/#*^+% e andar ao estalo” (sim ao estalo) quando não podes usar o teu lugar porque a tarja está lá por cima ou as fitas te impedem de abrir o banco…
QUEM QUER RESPEITO PRIMEIRO RESPEITA OS OUTROS
Eu pertenci 15 anos a uma claque… Acho que fazem um trabalho fantástico mas ATENÇÃO o SPORTING é um clube de gente séria e comprometida… à inglesa portanto… SE NÃO SE PORTAM BEM serei o PRIMEIRO a “acabar com elas”
Argumentos como “há e tal precisamos de fazer isto senão o clube não apoia…” Que é isto??? Para o clube apoiar uma claque vamos lá f*#%~ aqui uns gajos que não interessam para nada…. Se for este o pensamento então estamos mal… Estamos…, muito, mal…!!!
A aguardar desenvolvimentos…
p.s. É por essas e por outras é que me obrigo a privar o meu filho e o meu sobrinho de ir a jogos como o de domingo… Ficando mais prejudicado o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL com duas cadeiras vazias (até o meu pai já começa a negar a ir)…
SAUDAÇÕES LEONINAS
25 Agosto, 2016 at 11:16
Duas cadeiras vazias acho mal… Arranja dois leões para lá rirem rugir!
25 Agosto, 2016 at 11:25
Não sou da opinião que vão crianças para a Curva Sul e vêem-se muito poucas.
25 Agosto, 2016 at 21:08
Veem-se poucas…??? Olha que não… Olha que não… (Basta ver o posicionamento do Jubas)
Qto a arranjar outros dois para ocupar o lugar… Teriam de ser…… crianças também…. o que seria no mínimo um contracenso…
Bom… BOM CENSO é o que deve imperar e já agora educação…
Bandeiras qb… Em tempo qb…Tarjas no sítio certo… Nos varandins e não nas cadeiras… É um “mundo sabe que” maravilhoso e que não precisa nem dumas nem doutras só para dar um exemplo… p. exemplo…..&&&&&
SAUDAÇÕES LEONINAS
24 Agosto, 2016 at 19:52
Bom post Mario
é uma discussão antiga e já dei a minha opinião a quem de direito, como sou um velho ultra ( 44 anos lol ) sei bem da importância das bandeiras como identificação do grupo neste caso meu da juve Leo .
Se formos pela Europa fora hoje em dia durante o jogo as bandeiras não são muito levantadas ( vejam último jogo da Roma contra os Andrades )ainda somos um bocado old school e as nossas influências são italianas mas estes já não erguem tanto as bandeiras durante jogo , eu sou da opinião que elas não precisam de estar levantadas durante os 90 minutos é mais importante o cantar durante os 90 minutos e puxar a equipa para a frente.
Mas com bandeiras ou sem elas sempre na curva em pé a apoiar, dos fracos não reza a história
SL
24 Agosto, 2016 at 19:56
És cá dos meus
Havemos de ir de andarilho mas sempre na Curva. 😛
24 Agosto, 2016 at 21:17
Abraço Alexia,
Espero velhotinho ainda estar na curva de bengala , de vez em enquanto vou ter de me sentar por causa das dores das costas e espero que nessa altura as bandeiras estejam mais baixas, se não conseguir ver o jogo estou sujeito a adormecer hahaha
Tenho adorado os teus posts sobre a formação embora não os tenha comentado sou um leitor atento
24 Agosto, 2016 at 19:53
Empatámos em famalicão, num campo difícil. Valeu, uma vez mais, a segurança de Pedro Silva, a irreverência de Elvis, a consistência da defesa e uma agradável exibição no primeiro tempo.
24 Agosto, 2016 at 19:55
um pequeno off-topic…(com graca)…
em resposta á contratacao do frederico por parte da Tasca do Cherba, o Sintrense “respondeu”:
tirado da Wikipédia:
“André Felipe Ribeiro de Souza (Cabo Frio, 27 de setembro de 1990), é um futebolista brasileiro que atua como atacante. Atualmente, defende o Sport União Sintrense.”
ahahah
24 Agosto, 2016 at 19:56
https://pt.wikipedia.org/wiki/Andr%C3%A9_Felipe_Ribeiro_de_Souza
24 Agosto, 2016 at 20:03
Achas que foi o Sintrense que respondeu com graça? Ou é alguém a fazer graças com o Sporting?
24 Agosto, 2016 at 20:34
desculpa lá, mas agora nao me apetece…
passa á frente !
24 Agosto, 2016 at 20:44
Olha…..afinal já não achas graça.
Se calhar até foi um Sportinguista com sentido de humor. Coisa que dizes que tens mas se calhar não. 🙂
24 Agosto, 2016 at 19:59
Excelente comentário na página de facebook da Tasca:
“Na segunda feira coloquei um comentario num post da Juve leo sobre este tema. Fui respeitoso e tentei colocar o assunto com sensibilidade.
Referi que nos jogos fora e principalmente nos jogos em campos como o Paços é prudente pensar neste assunto. Eu sou socio e adepto do Sporting e ate ja fui socio da JL. Sou um adepto que gosta de apoiar saltar cantar. Estou 90 minutos a cantar e a puxar pela equipa mas adoro ver a bola rolar. Os argumentos dos demais foram:
“Ali é para apoiar nao é para ver o jogo.”
“Queres ver o jogo vai para a central”
“Ali nao é o teu lugar. Nao és um de nos”
Como é obvio estes argumentos sao surreais. Nao consigo conceber que uma pessoa que ama o Sporting nao goste de ver a redondinha a bater na rede. Nao consigo conceber como é que alguem apoie uma equipa sem a ver jogar. É contraproducente. Em paços mudamos 3 vezes de lugar e nao consegui ver o jogo 5 minutos seguidos. Nao vimos o golo. Festejei o golo sem o ver. So faltava fechar os olhos e ligar a radio.
Em alvalade é facil contornar este tema. Tenho 50 mil de opçoes. Em Paços tinha duas opçoes. Ou pagar 25 eur e ir para a central ou pagar 13 eur e ir para a superior. Serei obrigado a pagar o dobro so porque nao vejo o jogo por causa de uma bandeira?
8 bandeiras sao assim tao importantes para o apoio à equipa? Porque ficam no chão durante o intervalo?
Apoiar não é isto…”
24 Agosto, 2016 at 20:00
” Quando estou no estádio, sei para o que vou, logo aceito-as, mas prefiro não as ter.”
No sabado, em Paços, fiquei quase no cimo do segundo vão da bancada…. Por cima da Torcida…. Que ficou logo à entrada…. Quando o Gelson, na segunda parte se aproximava da linha de fundo…. IMPOSSÍVEL !!!!!
SL
24 Agosto, 2016 at 20:12
Mais um exemplo da qualidade jornalística que grassa em Portugal:
O Sporting B empatou, esta quarta-feira, na deslocação a Vizela (1-1) em jogo da quarta jornada da Liga2.
Depois de duas derrotas e uma vitória, o Sporting B alcançou assim o primeiro empate na presente edição da Liga2, tendo estado mesmo a perder fruto de um golo de Diego Medeiros, aos 14 minutos, no entanto, à passagem do minuto 67, Fernandes Ivanildo empatou a partida.
A equipa de João de Deus volta a entrar em campo na próxima segunda-feira, dia em que recebe o Vizela.
24 Agosto, 2016 at 20:50
Vizela ou Famalicão? 😉
24 Agosto, 2016 at 20:50
A deslocação de hoje.
24 Agosto, 2016 at 23:50
Fomos a famalicão e o carnide foi a vizela, algum (estagiário) lampião que estava com a cabeça no Sporting escreveu isto….
24 Agosto, 2016 at 20:46
Estou dividido.
Por um lado nos jogos fora é dose e sendo que estamos designados à bancada visitante não é justo que “comam” todos por igual.
Como em tudo isto resolvia-se com algum civismo mas o problema é que civismo é algo que não assiste às claques (na sua maioria).
Aliás é este sentimento de “se não és da claque não és um verdadeiro adepto” que me afastou desse movimento ultra – entre outros motivos.
Posto isto as bandeiras são uma imagem de marca muito nossa da qual não gostava de abdicar.
É salutar discutir isto mas nunca se vai chegar a nenhuma conclusão
24 Agosto, 2016 at 21:01
As bandeiras fazem parte do ambiente de estádio. Aliás, são mais que necessárias. Não me incomodam nada. Penso até que nunca são demais mesmo que por vezes se perca a visibilidade de uma ou outra jogada.
Quando vejo os jogos do Borussia Dortmund se há algo que me deixa fascinado é a quantidade de bandeiras amarelas por todo o estádio, e não apenas naquela mítica bancada por trás da baliza (então aí é bandeiras de cima a baixo, da direita à esquerda).
Por mim, em dia de jogo de Alvalade, todos mas todos os adeptos ou levavam a camisola do Sporting vestida e cachecóis, ou então uma camisola verde. Se há coisa que me irrita é pessoas no estádio caladinhos e vestidos normalmente como se fossem ao cinema ou ao supermercado.
24 Agosto, 2016 at 21:05
+1
SL
24 Agosto, 2016 at 21:44
Tens razão. No entanto, essas bandeiras que vês em Dortmund e que se vê no estádios italianos há mais de 15, 20 anos são pequenas e às centenas. Além de dar uma bela coreografia, toda a gente consegue ver a bola.
24 Agosto, 2016 at 21:07
«Por mim, em dia de jogo de Alvalade, todos mas todos os adeptos ou levavam a camisola do Sporting vestida e cachecóis, ou então uma camisola verde. Se há coisa que me irrita é pessoas no estádio caladinhos e vestidos normalmente como se fossem ao cinema ou ao supermercado.»
Concordo plenamente.
E então quando levam camisola ou casaco vermelho? Comigo ficavam à porta.
24 Agosto, 2016 at 21:57
Eu quando por algum motivo não tenho o meu equipamento compro à entrada…um cachecol e se tiver guito ainda compro uma t-shirt ranhosa verde pelo caminho! Para mim ir a Alvalade é de verde! Ou com o equipamento secundario e cachecol verde!
24 Agosto, 2016 at 22:08
Bem…
Lá vou ter “que fazer barulho”…ou a Alexia “deixa-me à porta”…!!
Espera…mas eu já faço barulho…!
Ahhh…”o recado” era para mim…!!
Beijinho e SL
24 Agosto, 2016 at 22:15
Eu nao consigo!
Neste corpo não há margem para vestir roupas vermelhas.
Só de pensar em vestir fico com urticaria!!!!!
Uma vez a minha sogra (!!!) Comprou-me um polo vermelho…. Nao consegui disfarçar e, olha o desplante, disse que nao conseguia vestir por mto q agradecesse a intençao.
Resultado: Procurou por todo lado ate conseguir um polo verde escuro com um leão rampante amarelo… 😀
O risco compensou… 😉
24 Agosto, 2016 at 21:07
Eu levo a MISSAO PAVILHÃO… No ultimo sabado estreei a nova principal e escolho sempre um dos cinco cachecóis que tenho !!!
SL
24 Agosto, 2016 at 21:10
https://m.youtube.com/watch?v=4GdV9snm4bs
É verdade que nós já temos a “nossa versão” desta música mas a alegria e ver a grande maioria das pessoas a cantar… Brutal! Se bem que no “Loucos Da Cabeça” também temos estado muito bem (adoro quando fazemos com eco).
Seria interessante começarmos a ter uma música pós-golo… (ainda me lembro do “I feel good” quando era golo) e à entrada depois do intervalo.
24 Agosto, 2016 at 21:16
Bons tempos esses no antigo Alvalade.
E por vezes antes de começar os jogos passavam também a “Welcome to the Jungle” dos Guns N’ Roses.
24 Agosto, 2016 at 23:00
E mais recentemente, nos tempos do Onyewu (tempos complicados) o “Ecstasy of Gold”!!! Antes dos jogos importantes ainda oiço…
24 Agosto, 2016 at 22:08
Como “leãozinho” a tocar na entrada das equipas!!
Mas por falar em músicas, no outro dia arrepiei-me todo quando, depois da homenagem ao Moniz Pereira, a sul cantou à capela a do “por cada leão que cais outro leão se levantará”…
24 Agosto, 2016 at 22:09
“Não vi nada”…por causa das bandeiras…!!
Abr e SL
24 Agosto, 2016 at 21:48
Eu tive esse problema na primeira época de BdC, quando as claques se juntaram na Curva Sul. Renovámos a GB para o mesmo sítio de sempre, na A22. Quando lá chegámos percebemos que o pessoal das claques andava a saltar a vedação e a ocupar as escados. Resultado: tivemos que mudar de lugar para conseguir ver o jogo. Porque aqueles gajos não tinham o mínimo de civismo ou bom senso.
24 Agosto, 2016 at 21:54
Fui muitos anos para a Juve…as bandeiras fazem parte! Em casa toda a gente sabe que a bancada está reservada para a claque por isso quem não quer bandeiras compra para outro lado! Fora é mais complicado esse equilíbrio mas para mim a posição é a mesma das claques! Zona de claque é assim mesmo e quem compra para lá tem de saber ao que vai! Assim como ver o jogo em pé! Quando vou fora procuro outros lugares mas se não há vou para o meio das claques com todo o gosto!
Eu deixei de ir exactamente porque me cansei de ver o jogo entre bandeiras e com o pescoço torto, para além dos fumos e toxas! Nada contra…tudo a favor! Até vos digo que adaptar-me a um lugar onde se diz mais mal do que se canta foi bem mais difícil! Viver um jogo na claque é algo de único e especial! Quem não sente isso deve procurar outros lugares até porque há muitos que adoram esse sentimento e que não conseguem lugar por estar esgotado!
Cansei-me e mudei de lugar…estou na lateral mas poderia até estar na outra superior que muito bem foi deixada para adeptos não claque!
Percebo a maior dificuldade do meu argumento fora porque os bilhetes são muito mais escassos mas ainda assum reafirmo que acho impensável claque sem todo aquele espectaculo!
24 Agosto, 2016 at 22:03
Estou no A10 na Curva Sul junto ao ecrã gigante da central. No princípio era tranquilo mas a Brigada tem vindo a aumentar.
Há uns 2 anos, nos jogos grandes começaram a levar uma bandeira gigante mais para o centro (em direcção da Juve) que fica mesmo à minha frente. Se antes do jogo não me importo, durante já não acho bem por dois motivos: 1- aquele sector não está reservado para claques. 2- têm muito espaço para abanarem a dita em frente ao ecrã gigante, não chateando ninguém. E o problema é que parece que o fazem de propósito e com o objetivo de chatear. Mal se começa a pedir desculpas para baixar as bandeiras, há logo dois ou três membros da claque (que já estão virados para trás) que começam a levantar os braços e a mandar manguitos ou a pôr as mãos nos ouvidos como quem diz “não vos estou a ouvir”.
O problema pode ser meu que quero ver os jogos na Sul onde o ambiente é muito mais vibrante do que no resto do estádio, mas quero fazê-lo sem levar com bandeiras à frente…
(Toda esta situação faz-me sempre pensar na necessidade de existir a Brigada. Não bastam 3 claques? Mas isso é outra discussão…)
24 Agosto, 2016 at 22:35
Já devias saber que as 2 coisas juntas é quase impossivel, senão impossivel.
«O problema pode ser meu que quero ver os jogos na Sul onde o ambiente é muito mais vibrante do que no resto do estádio, mas quero fazê-lo sem levar com bandeiras à frente…»
Qual é o problema de haver 4 claques que por sinal são legalizadas?
24 Agosto, 2016 at 22:40
Não há problema nenhum. A minha questao é se é necessário. Só isso. Se não faria mais sentido os poucos membros da brigada (comparando com as outras) se juntarem às restantes. Ainda para mais quando raramente estão dentro do ritmo das outras, talvez por estarem mais separados…
24 Agosto, 2016 at 22:43
Não sabes a história das claques portanto 😉
Os Duxxi surgiram por separações na JL e a Brigada foi precisamente o mesmo, por separações na Torcida.
Por isso é que existem 4, senão eram apenas 2.
24 Agosto, 2016 at 22:47
Da brigada não sabia. No DUXXI sabia e os anos seguintes a essa separação foram os piores em termos de ambiente em Alvalade, com a norte a cantar uma música e a Sul outra. Felizmente o BdC conseguiu voltar a unir todos na Sul. Pena tb a torcida se ter separado porque 4 claques parece-me demais. Mas bem sei que aquilo é um negócio e todos querem a sua parte…
24 Agosto, 2016 at 22:48
Ora nem mais 😉
Muitos galos para apenas 2 poleiros.
24 Agosto, 2016 at 22:16
Não vi muitos golos à pala das bandeiras. Mas tb não vi uns quantos por estar bêbado.
25 Agosto, 2016 at 1:22
Eu não diria melhor Sá, muito bom
24 Agosto, 2016 at 22:20
Krasnodar, do principal campeonato da Rússia, é o destino de Naldo.
Boa sorte NALDO !
SL
24 Agosto, 2016 at 22:22
Sabes por quanto será vendido? Nunca por menos de 4 ou 5 ME pois custou-nos 3 ME !!!
24 Agosto, 2016 at 22:23
Bolas gostava do Naldo.
24 Agosto, 2016 at 22:26
E o Douglas vem para o Enorme…
24 Agosto, 2016 at 22:27
Venda?
Emprestimo?
Preferia q fosse o Ewerton… 😐
24 Agosto, 2016 at 22:27
E fala-se que o Douglas chega amanhã! WTF!
24 Agosto, 2016 at 22:37
Caro Pedro Filipe,
Tal seria muito estranho… Espero que não seja verdade (porque, entre outros, significaria que a experiência Ruben Semedo acabaria).
SL
24 Agosto, 2016 at 22:41
Neste momento, se há sector no SCP que parece dar garantias é a defesa central.
Temos Coates, Semedo, Naldo e Oliveira.
O que temos é que “despachar” o Ewerton.
Acredito que ter o Naldo como suplente (jogador que custou € 3M) é “dispendioso”. Mas vender, só se for para realizar assinalável “lucro”.
SL
24 Agosto, 2016 at 22:38
Eu acho o Naldo superior ao Douglas. E tem o mesmo perfil que o Coates, por isso não entendo esta contratação. Jogamos com 2 pesos-pesados no centro da defesa? É que o Semedo é o mais rápido ( e a seguir era o Naldo).
A não ser que o Naldo tenha dado lucro, não entendo este negócio.
24 Agosto, 2016 at 22:41
Ou seja, o jj não percebe nada disto
24 Agosto, 2016 at 22:54
Claro que percebe, mas não é infalível. Aliás, como se viu com o Ciani. A questão aqui é que o Douglas do Twente já não existe. Lento, pesado e muito aquém do que temos atualmente no plantel.
24 Agosto, 2016 at 22:56
Concordo com o Valverde, gosto do naldo. Naldo tem um poder de antecipação acima da média, marca na raça e não compromete. Nao percebo porque fica o Ewerton e até mesmo o PO saindo o terceiro melhor central do plantel.
Nao signifique que o JJ não perceba nada disto, é a minha opinião. Espero estar errado e que o JJ perceba imenso disto porque ele tem poder decisivo e eu não, limito-me a escrever em blogues (na verdade só neste).
Pois olha Mario, há bocado foste correcto com um tasqueiro que se excedeu e disseste-lhe exactamente isso. Permite-me então que te diga que essa história de dizer “queres ver que o jesus não percebe nada” ou “Fazes melhor vai para lá tu” está a tornar-se acima de cansativa! Habituei-me a que a tasca seja um blogue de Sportinguistas para Sportinguistas onde se discute o clube abertamente, sem rodeios, com ou sem humor, com o sem razão mas com respeito por toda a gente. O valverde e eu gostamos do naldo e tenho uma certa pena que ele saia, é preciso levar com um “percebes mais do que o jesus?” Ganhas o quê com isso? Prefiro que me digas “estas parvo, o douglas dá 10-0 ao naldo” ou “vais fazer que vamos fazer um bom dinheiro com esta transferencia” do que praticamente dizeres que não devo dizer nada porque o JJ é que sabe. Entende isto como um desabafo de quem respeita e gosta frequentemente de ler na integra os teus comentários.
SL
24 Agosto, 2016 at 23:31
Estás enganado ireland, essa não me toca minimamente, dei a minha opinião também sobre as críticas habituais cada vez que vem um jogador, eu gosto do Naldo mas recordo-me que quando veio, aqui muita gente também o chamou de flop, memória curta não tenho e não ofendi ninguém, ok?
24 Agosto, 2016 at 22:39
Existem muitas bancadas, as B’s todas, a superior norte A, as centrais A, as laterais A, só a superior sul A tem as ditas bandeiras, se não querem bandeiras porque não compram bilhetes para outros lados?
Respeitem as claques, que durante muitos anos foram o nosso único apoio fora e casa e só devido a elas há apoio incessante no estádio, senão alguns jogos mais pareceriam velórios.
24 Agosto, 2016 at 22:45
A questão prende-se, sobretudo, com os jogos fora de Alvalade…
Em Paços o preço era quase o dobro (13€ vs 25€) !!!!
SL
24 Agosto, 2016 at 22:48
Pois Stan isso é outra questão
24 Agosto, 2016 at 22:53
Em Alvalade o unico remédio para quem não quer ver bandeiras, cheirar charros e potes de fumo, é mudar-se para o resto do estádio e deixar a Superior Sul para as claques.
Até que a venda de gamebox para a Sul dificilmente será aberta, este ano já não foi para que os lugares não renovados fiquem para as claques.
24 Agosto, 2016 at 23:01
Nem mais. Antigamente, se nao fossem as claques, em muitos jogos fora tinhamos zero apoio. Por muitos deceitos que tenham, sao… fiaveis. Qd o clube caiu em desgraca, muitos dos que falam em osbtrucoes visuais, iam ao cinema. Querem a adrenalina da curva, mas feita a medida?! Eu irei morrer na curva sul. A minha bancada desde os 13 anos. E incomoda me por vezes nao ver o jogo. Mas incomoda me muito mais ver num ambiente pacato. O sporting e…. pra se vibrar. Sporting sempre!
24 Agosto, 2016 at 22:43
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/ff/Estádio_José_Alvalade_-_Antigo_-_01.jpg
http://2.bp.blogspot.com/_ChkjImh2LZA/R4NXj8xZZ2I/AAAAAAAAA4M/OYuNKy-XP0U/s400/Estádio%2BJosé%2BAlvalade.jpg
Saudades…
Estive lá muito novo na bancada de pedra, saudades dos 70000 ao molho. Depois nas cadeiras verdinhas… Muitas jogos à chuva com estádio vazio quase vazio. Sempre Sporting, quem quer bandeiras vai para a claque, quem acha que isso já passou ou não quer muda de sitio e fica a cantar sem bandeira com a verde e branca vestida.
SL
24 Agosto, 2016 at 22:55
Aquilo é que era um Estádio. Que saudades….
24 Agosto, 2016 at 22:57
Fosgasse tantas molhas que lá apanhei mas mesmo assim sinto saudades.
24 Agosto, 2016 at 23:06
O pessoal que hoje refila porque apanha umas gotinhas quando está vento devia também ter lá estado. Só lhes fazia bem… Lembro-me de jogos onde estavam menos de 15000… Outros tempos, para o bom e para o mau.
SL
25 Agosto, 2016 at 0:37
Mesmo, e eu ia a todos os jogos á torreira do sol, nos dias de frio, de chuva e de temporal, por isso e por ser uma fase da minha vida onde comecei a Amar o meu Sporting, tenho tantas saudades do velhinho José de Alvalade.
24 Agosto, 2016 at 22:43
Naldo por Douglas? Mas que raio vê o Jesus neste tonho?
E outra merda que me está atravessada: entre o Bruno Paulista e o Petrovic voaram €5.5/6 milhões. Com esta pasta toda não se arranjava um avançado decente em vez destes dois que, Jesus me faça engolir as palavras, dificilmente serão algum dia jogadores importantes para nós?
Uma coisa é certa: não me venham com a conversa pastosa da falta de guita. Só no futebol o “investimento” esta época já passou a fasquia dos €12 milhões.
24 Agosto, 2016 at 22:48
Tenho grande fé no B Paulista !!!!!
12M€ nao é muito …. Avalia os valores de aquisição e clausulas de compra dos nossos rivais directos….
SL
24 Agosto, 2016 at 22:54
E eu genuinamente espero estar enganado e que o Bruno Paulista e o Petrovic provem ser “monstros” de quilate similar ao do William!
Claro que não é muito, mesmo no panorama nacional! Sei-o bem. Mas isso é mais uma razão para gastar essa quantia com todo o cuidado/critério. Não discuto o montante gasto na aquisição do passe do Alan Ruiz, mas, caramba!, naqueles dois?! Ao menos que a coisa ficasse pela unidade e o remanescente fosse reservado para uma posição mais “urgente.”
24 Agosto, 2016 at 22:55
Imperdoável, faltou-me a cortesia.
SL também, Stan.
24 Agosto, 2016 at 23:00
🙂 SL
Confesso que a aquisição do Petrovic … 🙁
Continuo a achar que a aquisição de um LE é mesmo premente !!!!
SL
24 Agosto, 2016 at 23:15
Sim, um LE como deve ser é essencial. Quando o “cara” que faz melhor o lugar dá pelo nome de Bruno César, está tudo dito.
SL
24 Agosto, 2016 at 22:59
Eu também acho que o Paulista vai dar jogador.
Já o Petrovic era perfeitamente dispensável. TInhamos o Miguel Veloso livre, a pedir para regressar e fomos comprar um 6, quando o Veloso cobria perfeitamente as 2 posições.
24 Agosto, 2016 at 23:02
Hoje estamos a concordar em tudo!
😉
24 Agosto, 2016 at 23:09
É bom saber que alguém concorda comigo, para não dizerem que sou do contra 🙂
24 Agosto, 2016 at 23:05
Se as lesões não o e nos quilharem. É como o Spalvis.
Uma auto-correcção: contando com o Spalvis e mais uma ou duas almas penadas da B, a conta já deve andar nos €15 milhões.
25 Agosto, 2016 at 0:40
Agora concordo a 100% Valverde, pode ser que estejamos enganados é que o Petrovic se faça…
25 Agosto, 2016 at 12:48
Bruno É jogador… Sim senhor!!!
24 Agosto, 2016 at 22:49
Do tema do post, um dia talvez aqui conte a história da importância que, para me tornar sportinguista indefectível, teve uma pequena bandeira do Sporting que me passaram para a mão quando eu tinha 8 anos.
Hoje já não tenho idade para bandeiras, sejam de que tamanho e feitio forem. Muito menos para que mas agitem na minha frente impedindo-me de ver um jogo do Sporting. Mas não serei eu quem censurará quem as agita incansavelmente de princípio a fim do jogo.
24 Agosto, 2016 at 22:54
Este mercado este ano, está muito fodido…
O que vem não é melhor do que sai… fetiches da merda…
Teo melhor que Campbell
J.Mário melhor que A.Ruiz
Naldo melhor que Douglas
André…. vamos ver… mas que está demorado o cozinhado está… melhor que Barcos??
Petrovic ???
O banco que nos faltava, vai continuar a faltar….
24 Agosto, 2016 at 22:58
Só nao concordo no campbell.
De resto concordo, até na parte do banco…
24 Agosto, 2016 at 23:03
Para o banco:
MELI nao conta ?!?!
BETO nao conta ?!?
SPALVIS nao vai contar ?!?!
SL
24 Agosto, 2016 at 23:05
E acredito muito no PAULISTA e no IURI …. QUE SAO “AQUISIÇÕES” para esta época….
SL
24 Agosto, 2016 at 23:08
Beto, sim.
Meli melhor do que Aquilani? Vamos ver. No curto prazo, duvido muito.
Spalvis, com a lesão que teve, só voltará a sério quando a época estiver prestes a terminar.
SL
24 Agosto, 2016 at 23:09
Eu acho que temos um banco mais forte…Aliás até acho que no limite temos um banco mas forte e um 11 mais fraco mas nem o 11 tenho como certo que será mais fraco! Gosto muito e tenho muita expectativa nos 2 que acho que entrarão no 11…A. Ruiz e Campbell…
Meli para mim é melhor que Aquilani, petrovic nem sequer tinha ninguém no seu lugar…Barcos ainda não sei quem será o seu suplente! Gelson é muito mais jogador que era no ano passado, Iuri para mim é mais jogador do que era o Matheus, Podence é uma alternativa para mim bem melhor do que Montero…Squelotto é outro que no ano passado nesta fase não havia, B. César e Marvin Idem…comparado o plantel a Setembro com o do ano passado para mim estamos.com um plantel muito mais forte…
24 Agosto, 2016 at 23:16
Tiago, achas o Podence melhor que o Montero?!?
24 Agosto, 2016 at 23:46
Podence deveria ter chance de mostrar o que vale.
24 Agosto, 2016 at 23:10
Spaleis podes por para o ano que vem 🙂
Meli talvez seja um upgrade, parece bom jogador.
Beto oferece segurança mas pouco jogará (espertos nós…) e estava-me a referir a opções de “campo”.
Acho isso porque estava a contar que o palhinha, iuri, podence e matheus impressionassem mais na pre época.
SL
24 Agosto, 2016 at 23:12
Esquece o Spalvis, não me lembro de nenhum jogador que tenha vingado no Sporting nestas condições. Acho que é a 2 lesão no joelho em 2 anos e não há milagres.
24 Agosto, 2016 at 23:21
Tenho anos a ver o Iuri jogar e a ouvir quem sabe da poda falar dele. Tanto trabalhinho ali tentado de meter naquela cabeça dura que, sendo talentoso, não é propriamente um Messi nem anda lá perto. O puto não prescinde do número de vedeta. Que lhe faça bom proveito.. no Desportivo de Huambo ou coisa que o valha.
Cá por estas bandas, o crédito do Iuri já se esgotou há muito.
SL
24 Agosto, 2016 at 23:24
E tem uma mãe que o influencia com uma cabeça 30 vezes pior que ele.
Parecia uma varina nas bancadas da academia … enfim, nem é bom lembrar.
24 Agosto, 2016 at 23:42
Raios-parta a mãe, então!
E eu até acho piada às varinas. Mas não em versão “materna.” 😉
25 Agosto, 2016 at 1:33
+1Stan
Este vamos ter melhor banco o dreadbear acha que é fácil arranjar melhor que o João Mário mas pronto
24 Agosto, 2016 at 23:12
” Teo melhor que Campbell”? Olha que não…
25 Agosto, 2016 at 1:45
Dreadbear,
Substituir com a qualidade de João Mário nunca será fácil.
Dizer que teo é melhor que campell é exagerado
Meli é esquecido
Dizer que Naldo é melhor do que o douglas, não sei, teremos de analisar depois de alguns jogos
Não me vou pronunciar sobre petrovic temos o hábito de nós pronunciar sobre exibições de pre épocas, vou aguardar para ver mais para a frente o seu entrosamento
Banco:
André – futuro spalvis
Douglas
Alam Ruiz ou meli ou gelson
Paulista ou petrovic
Podence ou iuri ou matheus
e a alternação dos defesas direito mais defesas esquerdos
Achas o banco assim tão fraco ?
24 Agosto, 2016 at 22:59
Pessoal, grupo preferido para amanhã é grupo a evitar?
Eu começo!
Preferido:
Leicester
Sevilha
SPORTING
Ludogorets
A evitar:
Barcelona
Man. City
SPORTING
Mônaco
24 Agosto, 2016 at 23:12
Leicester – Sevilha – Celtic
24 Agosto, 2016 at 23:16
Nao gosto de jogar contra o celtic. Faz-me comichão jogar contra um equipamento tão bonito!
24 Agosto, 2016 at 23:19
Mas é que eu gostava de ir lá ver o jogo. 🙂
24 Agosto, 2016 at 23:23
Eu não me esqueço dos cinco secos depois de abalarmos de cá com uma vantagem de 2-0.
Não confio em católicos escoceses. 😉
24 Agosto, 2016 at 23:19
Se pudesse escolher apenas uma equipa que queria mesmo defrontar seria o CSKA. Penso que abriria a porta para os oitavos e temos de nos vingar. Do pote 4 quero uma equipa razoável!
CSKA, Arsenal, Sporting, Celtic.
No geral temos a obrigação de no mínimo conseguirmos o 3 lugar mas o acesso aos oitavos também me parece um alvo bem realista.
24 Agosto, 2016 at 23:04
Eu gosto do Naldo…espero que se sair renda um dinheiro valente! Percebo o Douglas se fôr para suplente do Coates…ficando o P. Oliveira a suplente do Semedo. Não sou grande fã do Douglas porque não o conheço mas também não era do Naldo e para mim provou que valeu bem o investimento. Se há posicão em que o JJ para mum tem sido sempre mestre é nos centrais por isso se ele acha que assim ficamos mais fortes…eu acardito! Embora para mim estivesse longe, muito longe de ser uma prioridade ou um problema do plantel…
24 Agosto, 2016 at 23:15
É didicil encontrar um central forte na marcação, rápido e com óptimo poder de antecipação (para mim o melhor atributo do naldo).
Depois há o resto que não podemos descurar, não viste uma unica noticia sobre o naldo a época inteira. Nem a dizer que queria jogar ou sair, anda noite ou que foi apanhado com os copos. respeito pelo clube e profissionalismo sao sempre critérios a ter conta…
24 Agosto, 2016 at 23:21
Quando me lembro da exibição do Naldo no 3-0 na Luz, em que o jonas nem conseguiu coçar os tomates, só me apetece perguntar ao Mister: Foda-se, porque é que não meteste o homem a titular em Alvalade???
Com o Naldo na jogada, não passa nada!!!
24 Agosto, 2016 at 23:44
E lembras-te bem!
Até vou mais longe…
Gosto muito do Coates e do Ruben Semedo, mas pessoalmente prefiro (preferia visto que o Naldo já era…. ) a dupla Naldo / Paulo Oliveira.
E já agora o defesa esquerdo da seleção argentina (Emanuel Mas estava na ultima convocatória) perdeu-se no caminho?
3 milhões era caro?? Não me gozem….. tendo em conta o Andre balada….
25 Agosto, 2016 at 8:28
” Gosto muito do Coates e do Ruben Semedo, mas pessoalmente prefiro (preferia visto que o Naldo já era…. ) a dupla Naldo / Paulo Oliveira.”
Subscrevo! E acrescento que frente ao fcp em Alvalade o Naldo fez ainda melhor… Não esquecer que com a dupla P. Oliveira&Naldo fomos de longe a melhor defesa. Nunca percebi o motivo de tanta revolução em janeiro…e não foi só na defesa mas aqui foi mais profundo (e não me vou alongar mais para não falarmos do Montero 😀 )
25 Agosto, 2016 at 11:14
É simples, o PO não sabe jogar à bola. Isto de correrias malucas atrás da redonda e pontapés para a frente é lá mais para a parte inferior do campeonato. Aqui joga-se com a bola no chão, sem estar sempre na ânsia de se livrar da bola. Sempre que ele joga eu tremo, pois não dá segurança nenhuma, e retira imensa qualidade na construção de jogo ofensivo da nossa equipa
25 Agosto, 2016 at 16:47
O P. Oliveira não complica. Claro que não tem a qualidade de outros centrais com a bola nos pés mas não anda por ali a tremer…normalmente joga fácil e pelo seguro (até “dá pena” de o ver a suplente).
24 Agosto, 2016 at 23:18
Naldo custou 2M€ e nao 3 ou 4M€ ….
SL
24 Agosto, 2016 at 23:42
R&C do Sporting Clube de Portugal.
Edinaldo Pereira : 3.010M
24 Agosto, 2016 at 23:45
Ora explica lá tudo tintim por tintim.
24 Agosto, 2016 at 23:51
Eu??? Só sei o que está no Relatório e Contas do Sporting. E diz lá que custou 3.010M. 🙂
24 Agosto, 2016 at 23:56
Pronto, Maria, não te arrelies. Só queria que fosses redundante. Está tudo explicado tintim por tintim. 😉