Única e exclusivamente por culpa da minha entidade patronal, tenho dificuldade em ir ver jogos a Alvalade. Insistem em não me pagar mais dinheiro por mês, o que me leva a controlar despesas. Ridículo, eu sei! Apesar disso, sempre que o grande Sporting joga pelo Norte, vou ao jogo.
O Paços de Ferreira não foi diferente. O que também não foi exceção, tratou-se da discussão, na bancada, do uso das bandeiras. Antes do jogo iniciar, a preocupação de muitos sportinguistas, era encontrar um lugar onde não fossem prejudicados pelas bandeiras das claques. Assisti inclusive a uma breve discussão entre um elemento da Torcida e algumas pessoas da bancada. O argumento de defesa é simples, “se querem ver o jogo sem distrações, vão para a central, aqui é para apoiar”. Claro que o contra argumento também é fácil de perceber, onde normalmente se realça o facto de não se conseguir ver nada do jogo e o bilhete foi pago com esse intuito.
O jogo começou, as bandeiras foram estiadas, o Sporting ganhou e viemos todos felizes para casa. Mas, sinceramente, acho que é um tema que merece ser pensado em coletivo. É um assunto interno, da nossa casa, que deixa muitos dos nossos desconfortáveis. Ou porque têm que defender o uso das bandeiras, ou porque têm que criticar a sua utilização.
Dificilmente é possível ter uma opinião demagógica sobre o tema. Ou aceitas as bandeiras, com toda a beleza e constrangimento que lhes são associadas ou simplesmente não aceitas e assumes uma vontade de ter uma curva despida mas onde toda a bancada consegue ver o jogo. Quando estou no estádio, sei para o que vou, logo aceito-as, mas prefiro não as ter. Adoro o Sporting e adoro futebol. Estar a ver o jogo é quase tão importante como cantar os 90 minutos. Este também um tema interessante de ser debatido: Como é que estás na curva e não cantas? Mas isto são outros rosários.
Se nos jogos em Alvalade o tema não pode ser colocado, porque tens um estádio inteiro por onde escolher, nos jogos fora a situação é diferente. A consensualidade de opinião não existe e provavelmente nem sequer uma maioria clara, mas porque não falar dele?
ESCRITO POR Adrien S.
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
24 Agosto, 2016 at 23:35
Joao Mario por mim nao jogava c o Porco!
Pq sao uns fdp e acredito q podem lesionar intencionalmente JM e ai o SCP pode sair duplamente prejudicado: o jogador lesiona-se e nem participa durante “n” jogos nem rende uma grande transferencia.
E motivar o gelson, o meli e o joel nao sera nada dificil…
25 Agosto, 2016 at 0:30
Está descansado, o João Mário só volta a jogar no Sporting depois de 1 de setembro.
24 Agosto, 2016 at 23:36
Se queremos subir o nivel precisamos de centrais que saibam jogar subidos, rapidos nas marcaçoes e que possam ir aos cruzamentos fazer golos.
Naldo nao era mau a fazer isso tudo, no entanto se o mister acha que com o Douglas estamos mais fortes, vamos a isso !
24 Agosto, 2016 at 23:40
sorry Adrien S
quanto ao tema do post, numa superior de um campo fora, nao podemos ter apenas uma “coluna” de bandeiras, ou ter as mesmas na parte de cima dos topos ?
bem sei que cada claque quer ter as suas bandeiras e as claques estao lado a lado umas com as outras….
Nesse caso a opcao de ter as bandeiras nos lugares de cima da bancada era a melhor, alem de que ficaria uma “mancha” de apoio mais imponente pois daria muito mais volume à bancada toda
24 Agosto, 2016 at 23:44
OFF-TOPIC:
Parece que o Aquilani rescindiu com o SCP e vai continuar a sua carreira no campeonato italiano.
Excelente jogada da Direcção!
SL
24 Agosto, 2016 at 23:45
Pescara, pelos vistos….
SL
24 Agosto, 2016 at 23:46
Ele há prémios de assinatura e prémios de rescisão/resolução de contrato. A ver vamos quanto esta “saída” custou aos “nossos” cofres.
24 Agosto, 2016 at 23:48
Já agora, permitam-me que envie daqui um beijinho à Sra. D. Jussara Mary da Silva Correia.
25 Agosto, 2016 at 0:07
lol
24 Agosto, 2016 at 23:50
“O vice-presidente do Inter diz estar à espera da chegada do Erick Thohir, dono do clube, para ver as possibilidades de contratar o jogador do Sporting”
Cada vez me convenço mais que o Inter não tem dinheiro para mandar cantar um cego…
Entretanto parece que o André já assinou.
24 Agosto, 2016 at 23:55
N gosto desta possível troca.
Sai Naldo e se entrar Douglas, vem para titular certo? Supondo que Coates n sai da equipa, será RSEMEDO a sair? Uhmm mm
24 Agosto, 2016 at 23:57
Off topic (jogo dos Bs)
Bom, já que o jogo não teve transmissão, aqui fica o meu contributo.
Quanto ao jogo, a nossa primeira parte foi horrível. Não fizemos um único remate, nem nenhuma situação de perigo.
O Famalicao entrou bem, teve dois ou três lances de perigo logo nos minutos iniciais e acabou por chegar ao golo.
No golo deles, é uma infantilidade do Guilherme Ramos que ficasse num misto entre dominar ou passar a bola de cabeça com um adversário a pressionar e acaba por lhe passar a bola. O avançado do Famalicao adianta a bola em direção à nossa baliza, o Pedro sai, é fintado, o Ivanildo ainda tenta interceptar o remate mas com a baliza aberta o adversário nao falhou. A partir dai, o Famalicao baixou um pouco o ritmo mas dominou sempre o jogo ate cerca dos 35min. Até la, mal tocamos na bola, e quando o fizemos for para mandar balão, tava a ser deprimente! dos 35min ou intervalo começamos a ficar por cima do jogo e a jogar no campo adversário mas sem criar perigo nenhum.
Segunda parte tivemos sempre por cima, o adversário nunca mais chegou à nossa baliza, mas nós também nao criávamos perigo.
A meio da 2 parte, através de um canto curto, a bola chega ao Guima que de fora da area remata forte e colocado, o GR defende para a frente e o Ivanildo (que ainda estava la do canto) marca com a baliza aberta.
Tivemos um grande contra ataque com o Elves a tirar 2 jogadores do caminho, meteu no Bilel, que à entrada da área e descaido para a direita, apenas com o GR pela frente e com um adversário a chegar, remata para boa defesa.
Já perto do fim, o Andre Marques tem um bom remate fora de area em que sofre falta. O livre é bem batido pelo Escobar (acabado de entrar) e a defesa incompleta do GR não tem recarga.
Desde a entrada do Escobar (entrou aos 85min pelo Leonardo Ruiz) so deu Famalicao com 1 ou 2 lances de sobressalto e acabamos o jogo a sofrer (ainda se deu 5min de descontos).
Quanto aos jogadores:
Pedro Silva – saida em falso no golo, seguro nas restantes intervenções, sem nenhuma de grande dificuldade.
Mama Baldé – Como é habito dele, muito forte nos duelos individuais a defender (muito devido à compensação de maus posicionamentos com uma grande disponibilidade física). Na primeira parte fez uma ou outra boa investida no ataque mas sem grandes resultados práticos. Na segunda parte discreto. A par de Guima, são os únicos a tentar colocar a bola no chao.
Ivanildo – Impecável no jogo aéreo. Jogo discreto apesar do golo.
Guilherme – Super nervoso, super ansioso, cometeu muitos erros na primeira parte. Segunda parte mais tranquila. Ganhou quase todos os duelos pelo ar. Parece ser muito forte na linha a evitar cruzamentos dos adversários, neste aspeto não perdeu um unico lance. Foi a primeira vez que o vi ao vivo, deu-me a impressao que é um jogador muito pesado (nao tinha essa ideia dele).
Suahele – Ofensivamente mal se viu. Defensivamente a levar com muitas bolas nas costas nos momentos iniciais, depois estabilizou.
Guima – Melhor em campo do Sporting. Muito trabalhador, muito esforçado, sempre a tentar estar em todo o lado (praticamente aguenta o meio campo sozinho) e sempre tentar jogar pelo chão.
Fabio Martins – Teve um bom lance na primeira parte de resto mal se viu. O constante balou para a frente com que a equipa joga tambem nao ajuda em nada às suas características.
Jovane Cabral – Mal se deu por ele. O único lance de destaque é uma arrancada em que é derrubado por um adversário já dentro da grande área (zona lateral). Estava do outro lado do campo, nao me pareceu haver nada.
Bilel – Assim como o Jovane, mal se deu por ele. Uma ou outra finta bonita mas inconsequente como já tem sido habito.
Ricardo Almeia – Lutador, sabe equilibrar a equipa na primeira fase de pressão e ficou por aqui.
Leonardo Ruiz – Tinha/tenho algumas esperanças neste jogador devido ao que apresentou no porto o ano passado (foi a primeira vez que o vi jogar). Passou ao lado do jogo e não me impressionou minimamente. Não é especialmente forte nem veloz, não vi grandes movimentações ofensivas e não consegui apurar se é bom tecnicamente. Passou ao lado do jogo.
Suplentes:
Elves (Entrou pelo Jovane) – Deu um pouco mais que o colega mas tambem foi pouco. Teve um bom contra ataque já referido.
Pedro Marques (entrou pelo Ricardo Almeida) – Apareceu um pouco mais no jogo que o colega, nessa altura tambem estavamos por cima. Fez um bom remate fora de area tambem já referido.
Escobar (entrou pelo Leonardo) – Entrou para trinco a 5min do fim para segurar o pontinho (ja la vamos). Marcou bem o livre da falta do Marques.
Joao de Deus – Aquilo que me tem irritado mais nos jogos dos Bs este ano é que so jogados no balao! So! Neste jogo, a saida de bola através do GR ja foi tentada fazer a 3 (Centrais abertos e Guima no meio) no entanto sem resultados praticos pois os Laterais não dão profundidade pois os extremos ficam na posição onde eles deveriam estar não vindo para dentro dar uma linha dentro do bloco adversário. Os avançados ficam estaticos entre os centrais e sendo assim sobra o fabio a dar uma linha de passe. Resultado: balao para frente. Esta merda de dizer que os Bs jogam em 4-4-2 como os As é muito bonita mas se for resumido a escolher 4 defesa, 4 medios e 2 avançados, essa merda tambem eu faço.
Outra coisa são os Avs e principalmente os extremos (ou medios laterais que nos jogados em 4-4-2) so conhecem um movimento que é o de explorar as costas do adversário. é impressionante! Nao conseguem baixar para o bloco adversário uma unica vez para dar uma linha de passe! Este é um dos grandes fatores pelos quais nao jogamos um futebol apoiado.
Por ultimo, a substituição dos Escobar, na minha opiniao, foi mais que ridicula. Estavamos por cima do jogo, o Famalicao nem cheirava a nossa baliza, e vamos tirar um PL para meter um central (que entrou para trinco). A bela merda que isto deu foi a equipa recuar, começarmos a fazer anti jogo a torto e a direito, e so nao sofremos um golo porque não calhou. E ainda acho que fica por marcar um penalti pro Famalicao nos ultimos minutos (tava do outro lado do campo, nao posso dizer com certezas).
Em suma que isto ja vai longo, um ponto em casa do Famalicao que supostamente é uma boa equipa (sinceramente nao vi nada de mais) foi bom mas, preferia ter uma equipa de miudos a jogar a bola e a mostrarem-se do que andar a jogar para o pontinho.
25 Agosto, 2016 at 16:53
Excelente análise!
24 Agosto, 2016 at 23:57
grupo champions para amanhã:
Real Madrid
Nápoles
SPORTING
Légia
os outros…
lampionagem
Manchester City
Dínamo Kiev
Rostov
Barcelona
frutaria
Tottenham
Copenhaga
25 Agosto, 2016 at 0:02
a sair um tubarão eu espero que saia o Real Madrid… e que nos saia o mais fraco no pote 2 que me parece ser o nápoles.
o sevilha não nos pode sair… é uma equipa muito experiente.
25 Agosto, 2016 at 0:06
Concordo com as bandeiras sou como já aí comentaram ” oldscholl”
No antigo estádio era mais espectacular , eram mais bandeiras também , saudades do antigo Alvalade
SL
25 Agosto, 2016 at 0:06
Concordo com as bandeiras sou como já aí comentaram ” oldscholl”
No antigo estádio era mais espectacular , eram mais bandeiras também , saudades do antigo Alvalade
SL
25 Agosto, 2016 at 0:06
Para os potes do “show me the money”…
CSKA (à terceira será de vez!)
Sevilla (sem Bacca e Emery)
Ludogorets/Copenhaga
Ainda assim talvez um barça, um real ou um bayern possam roubar mais pontos a sevilha e ludo/copen… Fazendo assim o SCP depender mais apenas de si nos confrontos directos.
25 Agosto, 2016 at 0:13
OFF:
Naldo vendido ao Krasnodar.
Douglas e André garantidos no Sporting.
25 Agosto, 2016 at 0:20
A confirmar-se, “aposta de risco”.
Esperemos que resulte!
SL
25 Agosto, 2016 at 0:36
Para mim, depende da disposição. Se vou para a curva, vou pela companhia e as bandeiras fazem parte dela. Se vou para a Central, vou pela companhia e as bandeiras não fazem parte dela. Se quero ver o jogo nas calmas, fico em casa e vejo na televisão. A única coisa que não quero é ver um jogo do Sporting sentado ao lado dum Lampião, atiço-lhe o cão e o gajo que vá pastar para lá da vedação.
25 Agosto, 2016 at 0:47
A ultima vez que tive problemas com as bandeiras foi em Arouca o ano passado , nem consegui ver o golo do slimani. Neste tipo de estádios mais pequenos seria importante as claques perceberem que a Malta quer ver o jogo e só usarem as bandeiras no início, fim e quando há golos. Em alvalade a questão não se coloca. Em relação a Naldo sinceramente nunca me convenceu muito fez duas ou três excelentes exibições, mas vi jogos ao vivo dele em que denotava diversas fraquezas , em que não ganhava uma bola de cabeça na antecipação….acho que lhe faltava consistência exibicional. Nos jogos ao vivo e que conseguimos realmente ver a qualidade dos jogadores, há muitas coisas que passam despercebidas na TV. Teo é um grande exemplo , a forma como arranjava espaços , recebia e controlava a bola e executava o passe eram, para além dos golos que marcou, una grande mais valia para o nosso futebol ofensivo. Campbell e craque, espero que tenha um desempenho similar a teo , mas que não seja maluco . Quanto a Andre , não faço a mínima ideia do que pode valer, marcava golos com 19 anos e depois parece que se perdeu . De qualquer forma marcar golos no brasil é muito diferente de marcar golos na Europa, por isso fico na expectativa de ver o que dá. Quanto a douglas , não me parece que venha para ser titular , será sempre uma alternativa a coates , Jesus já disse que coates não dá para fazer muitos jogos seguidos devido à compleição física. Semedo será sempre titular , só em caso de castigo ou lesão será substituído por oliveira, a não ser que semedo regrida e comece a fazer merda, pois a cabeça dele ainda não ajuda. Meli e petriovic não me parece que acrescentem grande coisa ao nosso futebol . Paulista causa me grande expectativa pois Jesus aposta nele e Jesus é perito em fazer grandes jogadores na posição 6. Domingo lá estarei na bancada central para assistir a uma grande vitória do SCP. SCP 4ever
25 Agosto, 2016 at 11:07
Bessa, temporada passada. Passei o jogo todinho a rezar para que alguém com as bandeiras se cansasse… em vão. Quase não vi o jogo. Mau demais. A mim não mé voltam a apanhar nessa trama. Ver jogos junto às claques, não, obrigado. (São poucos os deles que efectivamente vêm o jogo.)
Nota:Não podem ser só cânticos durante o jogo? Com as bandeiras reservadas para os tempos mortos e entrada da equipa?