Desde miúdo tenho tido cães, grandes e incondicionais amigos que um dia, quase sem aviso, nos deixam e partem para um local onde sei que um ano destes os irei encontrar a todos entre frenéticos latidos.
Tenho a certeza que sou Português mas, nas minhas veias corre sangue Alemão, Inglês, Espanhol e, claro, do melhor sangue Beirão que o País produz.
O meu Vinho de eleição é o Dão Tinto, velho e acre que me permite comer Roasted beef, Bacalhau com todos e Eisbein. O Dão rejeita veementemente o Salmão e acha que peixe grelhado com bróculos é uma paneleirice. O Dão tem outra característica, faz-me lembrar pick-nicks na cava do Viriato, em Viseu e restitui-me uma irrepetível alegria de viver que se ausentou para sempre há muitos, muitos anos.
Curiosamente o cozido à Portuguesa, a feijoada e as favas à Lisboeta, bem como as iscas com elas ou as sardinhas assadas tomam, para mim, a dianteira da culinária Portuguesa e dão, a qualquer outra manifestação alimentar 10 a zero, em qualquer campeonato, com algumas honrosas excepções porque perco a cabeça com Steak and kidney pie e quando estou em Londres ou no Norte de Inglaterra (Liverpool ou Manchester) conheço bem os meus pubs de referência, para me lamber com esse fabuloso manjar acompanhado de uma caneca de Guiness.
Poucos pratos são capazes de me alegrar como o Wiener Schnitzel mit Bratkartoffeln, ou seja um bife panado de lombo de veado acompanhado desta espécie única de batatas fritas que se não encontram em mais lado nenhum, as Bratkartoffeln”.
Por outro lado,o melhor Wiener Schnitzel , por acaso, não se come em Viena mas, nos Alpes da Baviera, perto da Áustria, num pequeno Restaurante chamado “Edelweiss Panorama” a 5 minutos do centro de Obersalzberg, de carro e sempre a subir mas, de onde se disfruta a melhor vista de todas aquelas que tive a alegria de absorver ao longo da vida. Não há, em minha opinião, maior beleza natural.
Há muitos anos atrás, em 1984, fui ao Audioshow a Munique e apaixonei-me por um pré-amplificador de phono isto é, para quem não liga a estas coisas do áudio, um aparelho que se intercala entre o Gira-discos e o pré-amplificador que, por sua vez se liga ao amplificador de potência e depois, finalmente, a um par de colunas. Tratava-se do FM Acoustics 222 que acabava de ser lançado no mercado e que me deixou de boca aberta pela qualidade musical que extraía com eloquência de um humilde disco de Vinyl. Durante dois dias vagueei avidamente or entre os stands, ouvi os sistemas e entendi o preço da qualidade. Nessa altura um FM Acoustics custava a módica quantia de 5.000 contos ou seja, em moeda viva actual, 25 mil Euros. Hoje, o modelo que o substituiu, deve andar pelos 35.000 Euros e a sua compra está sujeita a uma lista de espera de alguns cinco anos! Inacessível à minha bolsa como o Cristiano o é à do Sporting.
Mas isto tudo vem-me à mente por causa do Frango, do cão e do Lampião.
O meu cão é Irlandês e delira com frango. Eu detesto frango, fraco sucedâneo da galinha da minha infância, assada no forno com batatinhas novas e servida nos pick-nicks na Cava do Viriato pela minha Avó paterna de eterna saúdade. Ao frango cá em casa chamamos “Lampião”.
O meu cão que se chama Derry (todos os meus Setters se chamaram assim, por virem originalmente do “County Derry” na Irlanda) e que, de entre outras alcunhas, durante os jogos do Sporting, também responde a filho da puta, (sai daí filho da puta) detesta lampiões e ao som da palavra Lampião, desata a ladrar furiosamente com o pelo todo eriçado e eu chamo-lhe, nessa altura, Leão por ser exactamente o que ele parece. Dentes arreganhados, um rosnar cavo e uma voz tão profunda que nos leva a imaginar um cão dez vezes maior, perde a cabeça quando ouve a dita palavra. Não a posso dizer, agora (em voz alta) porque acabou de chegar a casa, vindo da madrugada de caça e eu tenho certamente no tapete da entrada um rato do campo ou um coelhito bravo. Espero que, desta vez seja um coelhito para eu fritar, em vez de um rato que me obrigue a pegar na pá para atirar para o campo, por sobre a vedação.
Porque vos conto, caros tasqueiros, tudo isto? Por um lado para por uns momentos falarmos de outras coisas boas, para além do Sporting mas, também para vos contar uma história que se passou comigo há um par de dias atrás.
Por volta das seis da manhã, invariavelmente, o Derry vai acordar-me, porque está doido para ir caçar. É desesperante quando o Sporting Grande Jornal tem lugar às 21.30h, dura uma hora e se lhe segue o “Especial Jornada” ou a “Curva Belíssima”. Já agora, uma sugestão à curva belíssima, levem lá a Katarina Larsen, a Sílvia Saiote, a Sara Moreira, a Ercília, a Patrícia Mamona ou a Francisca Laia. Mulheres atletas do Sporting que hão-de ter, como a Sara Moreira, histórias de campainhas falsas feitas soar, de propósito, para desestabilizar e desorientar os nossos atletas. Como se não bastassem os árbitros…
Ora bem, há duas ou três noites atrás, o cão desatou a ladrar furiosamente, deviam ser uma 4 da manhã e eu acordei. Acordei e levantei-me a praguejar porque percebi que ainda deveria dormir umas duas horas mais, pelo menos. Porém, o cão não se calava e percebi que andava “qualquer coisa lá fora”. Parti do princípio que seriam raposas pois, têm sido avistadas à noite pelos vizinhos e invariavelmente abatidas, antes de saltarem para dentro dos galinheiros. Fui Buscar a caçadeira. Meti-lhe dois cartuchos para javali, um com bala e outro com zagalote, acendi as luzes de halogéneo do exterior e comecei a abrir a porta mas, hesitei e parei. O cão tinha-se calado em antecipação da caça que iria farejar e perseguir e eu pensei alto: -E se forem Ladrões? Vivo isolado e sozinho no meio do campo e todos os cuidados são poucos.
Aí o cão passou-se pois entre Lampiões e ladrões, foneticamente, para o ouvido dele, a diferença é nenhuma e conceptualmente, para o meu, também não. Por isso insisti, LAMPIÕES, Derry, LAMPIÕES e o cão ficou louco O Pelo vermelho do pescoço e m pé, parecia uma juba as beiças recolhidas e os dentes arreganhados, o arranhar furioso da porta levou-me a trocar os cartuchos por dois carregados com chumbo 6. Se forem Lampiões, levam duas fogachadas que vão nas horas. Chumbo seis, não mata ninguém senão à queima roupa e se os vir correr, antes de chegarem à curva do caminho levam com ele e depois com o cão. Fui à Janela e dei dois tiros para o ar. Extraí os cartuchos e meti-lhe mais dois. Cartucheira à tira colo, saí de casa, fechei a porta e atirei a chave para um vaso. Uma corrida rápida de cinco ou dez metros e vi-os. O cão mais que vê-los, cheirou-os e eu gritei-lhe: “Lampiões Derry, Lampiões! Deram meia volta e desataram a correr, 10 metros, 15 mais um segundo e desaparecem na curva do caminho. Um motor diesel fazia-se ouvir na estrada, para lá da cancela de campo. Disparei uma vez e logo a seguir outra. Um gritou, deviam ser pelo menos três Lampiões-Ladrões. Extraí os cartuchos e espetei lá dentro mais dois e corri para a cancela. Um fourgon afastava-se a soluçar, quando lá cheguei. Mais duas fogachadas, som de vidro a estilhaçar. Desapareceram na noite. O Derry voltava já para casa a dar ao rabo, não sabia em que vaso tinha largado a chave. Nessa noite já não voltei à cama e fiquei de atalaia. Sabia que não voltariam mas, a adrenalina tomara conta de mim, definitivamente.
Tudo isto está a acabar. Dentro de 15 dias o Cão, eu e a minha Mulher vamos de volta à Cidade. É com nostalgia que me despeço do Ribatejo que amo, dos cafés da Aldeia, do Juíz Figueiredo, dos vinhedos Fernão Pires e Malvasia Fina, da latada de uva americana sob a qual soçobro a ler, todos os finais de manhã, logo depois do “Primeira Parte, na Sporting TV”. Lá dentro, na sala, um vinyl da Ella Fitzgerald embala-me no dormitar momentâneo. Levanto-me e chamo o Derry. Vem ao dono! Vamos fazer o almoço e bater uma sorna a seguir.
Desligo a rega automática dos limoeiros, laranjeiras, macieiras e pereiras. Passo pela pereira velha com a noção que estou prestes a deixar de lhe comer os frutos. Caçadeira aberta no braço direito, extraio os cartuxos e entro em casa. Hoje tenho de a desarmar, limpar e olear. É necessário iniciar o empacotamento. Vai estar um ano sem sair do estojo. A cartucheira deixa de estar pendurada no pé da minha cama. Os cartuchos voltam à caixa estanque desumidificada. Alvalade vai ficar a 25 minutos de metro. Sorrio, sei bem por onde passarei todas aquelas manhãs em que não for levar o cão a passear à Quinta das Conchas, no Lumiar. Nem chegarei a ter saudades do cheiro a relva recém-cortada, não senhor. Fiz uma jura para cumprir. O Pedro Guerra não chega ao Natal sem que lhe dê dois murros naquela fuça de paneleiro!
ESCRITO POR Mário Túlio
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
24 Agosto, 2016 at 15:07
é disso que esses filhos da puta precisam caro Mário, estou farto de dizer que só á força ganharemos o respeito dos corruptos, quero mais é que se f…. as teorias de betinhos que não é á força que se resolvem estes casos, teoria barata essa que já se viu que não resulta.
24 Agosto, 2016 at 16:34
+1
24 Agosto, 2016 at 16:36
Tal e qual.
24 Agosto, 2016 at 15:09
Muito bom o teor da crónica.
24 Agosto, 2016 at 15:11
HAHAHAHAH!
Divinal!
Vou copiar para as Redes do Damas.
24 Agosto, 2016 at 15:13
Adorei o texto:)!
Ainda no 1º paragrafo percebi com certezas quem seria o autor do texto.
Grande Derry!!!!
Nao sou apologista de violencia(da gratuita) mas esse ser nojento ex atleta do damaiense bem que merece…,agradeco que cumpra a promessa ate ao Natal caro Mario.
Se possivel com evidencias do resultado final:P!
Bem Haja e SL
Domingo la estarei para apoiar o NOSSO Sporting.
24 Agosto, 2016 at 15:20
Prosa Genial!!! O que me ri!!!!!!!!!!
24 Agosto, 2016 at 15:21
Super Mário Túlio…
excelente.
24 Agosto, 2016 at 15:23
OFF:
De “O Artista do Dia” há instantes:
P.S.: a partir de hoje, os comentários passarão a ser moderados. Tentei evitá-lo o mais que pude, mas não vejo que sentido faz estar a gastar o pouco tempo livre que me resta (entre todos os compromissos pessoais, profissionais e a escrita de posts) a eliminar comentários ofensivos, e ter cada vez mais dificuldade em encontrar, no meio de tanta coisa desnecessária, comentários pertinentes que dão gosto ler e discutir.
E se me não me agrada ver determinadas pessoas a fazer pouco do esforço diário que faço para manter o blogue vivo, procurando miná-lo, também me desgosta ver que há pessoas que não fazem esforço algum para compreender os sacrifícios que isto implica, preferindo exigir em vez de colaborar. Não vejam isto como uma lamentação – porque escrevo aqui com gosto -, mas creio que é bom recordar certas pessoas que é melhor não tomarem por garantido blogues como este ou tantos outros, que são resultado de um enorme esforço de pessoas que apenas querem viver o seu clube e ajudá-lo da melhor forma que conseguem, sem esperarem obter qualquer retorno que não seja o sucesso da equipa que apoiam.
Os comentários só ficarão visíveis, portanto, após eu os aprovar. Não sei dizer, neste momento, se é uma política definitiva ou temporária. O critério de aprovação será o da minha vontade e o timing o da minha disponibilidade, pelo que peço paciência a todos aqueles que têm enriquecido o blogue ao longo destes anos com a sua participação – tenham ou não preferências clubísticas e opiniões idênticas às minhas. A esses, o meu obrigado, e espero que continuem a passar por aqui.”
Tardou mas chegou…
SL
24 Agosto, 2016 at 15:30
Já não era sem tempo. Um mal necessário para o Artista.
24 Agosto, 2016 at 15:36
Muito boa notícia
24 Agosto, 2016 at 16:00
O caminho era este, não havia volta a dar. Infelizmente, pq sei que o Artista via nos comentários de lampiões e tripeiros uma saudável luta “poética”.
24 Agosto, 2016 at 21:02
+1.
24 Agosto, 2016 at 15:26
Lindo, genial, Mário, parabéns!!!
Domingo lá estaremos!
24 Agosto, 2016 at 15:29
Boa prosa. Mário, tem o meu apoio para a sua missão. O meu e de milhões de pessoas nesta vida, sobretudo sportinguistas.
Off-Topic
Deixem o André ir dar uma volta. Esse jogador é mau profissional. Não queremos maus profissionais. Ou ainda não aprendemos com os Labyads e Carrillo?
24 Agosto, 2016 at 15:30
dá-lhe com força
24 Agosto, 2016 at 15:35
Verdadeiramente bom! No entanto sou dos “betos”, dos que tendem a recusar porradaria. Talvez por sempre me ter faltado o caparro e, já agora, a caçadeira.
Mas solidarizo-me em dobro com a sua promessa, isto é: apoio o par de estalos na poia e chego-me à frente para ajudar nas custas de fianças e tribunal!
E viva o SPORTING!
24 Agosto, 2016 at 15:37
Olhem…depois de ler o que li…
Só uma coisa “me deixa descansado”…
O facto de “fazer parte dos amigos”…do amigo Mário Túlio…!!
Chiça…olhem se eu tenho tido “o azar de nascer lampião”…e se por uma qualquer razão me cruzava com Derry…
Já para não falar… do chumbo 6…??
“Vade retro satanas…!!”
Abr e SL
24 Agosto, 2016 at 22:59
E verdade Max, pouca coisa me tira do sério mas, a mentira, a devassa, o levantamento de falsos testemunhos, a difamação, são a marca do cobarde e do traidor. São também a marca do Paneleiro de rua que o Pedro Guerra em todas as suas encarnações ostenta com a natureza asquerosa do autêntico Lampião.
Quem me conhece de novo sabe que sempre fui assim, nunca entrei numa rixa em que a isso fosse determinado pela injustiça relativamente a amigos, o abuso praticado sobre os mais fracos e a paneleirice de Lampiões de merda como o Pedro Guerra, de quem eu troço, porque está morto por dentro, chamando-lhe “Walkking Bacon” que é aquilo que ele é, uma amálgama sebosa de gordura morta semovente. Uma espécie de zombie dos restos de porco.
Graças a Deus, vou regressar a Lisboa, vou voltar ao ginásio e vou voltar ao box, no Sporting. Não perde pela demora. Tenho tempo, a época está no início e o mercúrio no meu termómetro está apenas a começar a subir.
24 Agosto, 2016 at 15:38
Muito bom o texto. Tal como Mário Túlio, fiz a mim mesmo uma promessa há uns meses: no dia em que me cruzar com o Anão da Jamba, vulgo Gosma da Selva, dou-lhe dois chapadões sem lhe explicar porquê.
E já agora, nunca se esqueçam: não são os tripeiros os nossos inimigos, sim, inimigos. São os lamps que, tendo a comunicação social falida na mão, põem e dispõem a seu bel-prazer de páginas e tempos de antena para semearem o que lhes interessa.
Vejo muita gente a desancar nos tripeiros como se eles constituíssem algum problema hoje em dia. Desenganem-se: aquilo que está em marcha desde a chegada do Narco Orelhudo ao poder não tem paralelo. Nos tempos áureos do “Calor da Noite” contratavam-se umas putas para subornar árbitros e faziam-se umas chamadas para escolher os apitadeiros. Com uma diferença: havia comunicação social a falar nisto, embora sem grande resultado. Hoje em dia, o Orelhas e sus muchachos fazem isto e muito mais, sem que ninguém, a não ser alguns blogues fale no assunto.
Já digo isto há algum tempo: o Bufas ao pé do Orelhas é um menino do coro.
24 Agosto, 2016 at 15:56
“o Bufas ao pé do Orelhas é um menino do coro.”
Não concordo nada. São ambos profundamente corruptos dentro e fora do futebol, a diferença é que o carnide é maior e mais popular do que a fruta, por isso quando o beifica está em alta a comunicação social branqueia totalmente a corrupção lampiónica. Os merdia da Invicta fazem o mesmo relativamente aos fruteiros, mas são muito menos do que os merdia da capital.
24 Agosto, 2016 at 16:01
São ambos corruptos, sem qualquer dúvida, mas um é mais metódico e profissional. Toda a vida foi um bandido e refinou a sua sofisticação. Nos tempos áureos do Bufas, a coisa era mais amadora e circunscrita ao núcleo duro do FCP: Teles Roxo, Reinaldo Teles e afins. É isto que quero dizer.
Com o Orelhas, o polvo tem uma dimensão incomensuravelmente maior.
24 Agosto, 2016 at 16:10
A corrupção da fruta tem uma dimensão regional, porque é um clube da segunda maior cidade de Portugal, enquanto o carnide está na capital.
O porco corrompeu o poder político e judicial para crescer e obter a hegemonia no futebol português. Conseguiu favores das Câmaras do Porto e de Gaia, com prejuízo para os munícipes, para construír o seu património e ter uma factura menor com as infraestruturas.
É tudo uma questão de escala, a escala dos clubes. O bufas também foi um “empresário”, embora mais ligado ao negócio do sexo. A cena da droga está relacionada com os tipos da claque dos dragões, mas não sei até que ponto a cúpula do clube é liderante no negócio como é o Vieira cá em baixo.
24 Agosto, 2016 at 15:59
Quantos campeonatos tinha o porco antes do Pinto da Costa e quantos tem agora? São mais de trinta anos de corrupção a todos os níveis! O traficante de droga é um cancro enorme na sociedade portuguesa, mas eu não me esqueço do que é o porco e do que os fruteiros fizeram para chegaram aqui. Estimo que tenham 50 anos de azar!
24 Agosto, 2016 at 16:05
Não tenho procuração para defender o Bufas e o FCP. Detesto ambos, mas uma coisa é certa: o FCP ganhou cá dentro e lá fora. Lá fora também ganhava a corromper?
E achas que era só o Bufas a ligar para o Loureço Pinto e Valentim Loureiro?
Muitos dos campeonatos do FCP foram ganhos à conta de Jacintos Paixões e quejandos, mas muitos outros foram ganhos com mérito.
Do SLB tenho dificuldade em descortinar mérito em algum. Talvez o primeiro com o JJ.
24 Agosto, 2016 at 16:20
“Lá fora também ganhava a corromper?”
Pergunta ao Alex Ferguson qual é a opinião dele sobre o porto, ou indaga sobre o que se diz sobre a meia-final contra o Dínamo de Kiev em 1987.
Já nem falo como o apito permitiu os anos dourados do Mourinho na fruta, graças aos caminhos abertos no campeonato.
A malta tem a memória curta, está visto.
24 Agosto, 2016 at 17:25
não tens mas pareçe, eu tenho memoria do mal que o bufas fez ao sporting, para mim lampiões e andrades são a mesma merda, varia de ciclos quem domina.
não vou em cantigas, o adepto lampionico é do mais nojento que existe a face da terra e o adepto andrade é do mais seguidista que também existe a face da terra, é uma especie de estado islamico.
o bufas utilizou todos os meios para ganhar campeonatos tal como faz o orelhas e o argumento que ganhou alguns com justiça, ora bem em 30 anos é normal que ganhe alguns com justiça sempre tiveram boas equipas, torna-se um argumento um bocado para o estupido ( sem ofensa, é só um modo de falar ).
para mim andrades são tão inimigos como lampiões. ponto.
24 Agosto, 2016 at 17:31
“não tens mas pareçe”
Para este início de conversa só tenho uma resposta: vai para que te pariu.
Sim, é um insulto, menor do que o que fizeste.
24 Agosto, 2016 at 17:35
A preparar-se mais um duelo em Alvalade.
Mas aqui ainda é ofensas de homem para homem, agora quando é ofensa de homem para mulher só tem um nome, COBARDIA e falta de tomates.
Queria ver os mesmos que me provocam ou insultam, fazerem o mesmo a homens aqui na Tasca, aí sim ganham o meu respeito, até lá … COBARDES e com falta de tomates.
24 Agosto, 2016 at 17:40
Alexia,
Eu não insulto ninguém, por mais que possa discordar de uma opinião, apenas reajo a insultos ou sugestões insultuosas.
Há para aqui uns caramelos que gostam de medir pilinhas. Comigo terão sempre resposta à altura.
Com o Jordão esgrimi argumentos de forma civilizada, embora estejamos em discordância.
Com o outro pateta não há troca de argumentos possível.
24 Agosto, 2016 at 18:11
vai chamar pateta quem te fez, já vi ao que vens nem consegues disfarçar.
de sonsos e cobardes está o mundo cheio, vai para o teu querido camarote.
como é possivel fazer copy paste do camarote aqui ?
é uma afronta ao pessoal da tasca já que no camarote a tasca é sempre deitada abaixo e gozada.
o que tu queres sei eu palerma
24 Agosto, 2016 at 18:16
Xiuuu, já chega.
24 Agosto, 2016 at 20:14
Posso ter lido mal, mas quem ameaçou primeiro foste tu
25 Agosto, 2016 at 14:12
muito bom tudo isto.
tu dizes o que queres, de quem queres e quando queres. insultas, deturpas, mentes e ameaças. quando levas troco ainda te tornas mais caustica.
passas a vida a responder, na maior parte das vezes, em comentário de terceiros, carregados de ironia e indirectas.
no fim disto tudo? bem…no fim disto tudo fazes-te de vítima e dizes que foste ameaçada…
enfim…perder tempo? és doente!
25 Agosto, 2016 at 14:20
Doente é quem te fez as orelhas.
Tu é que não podes ver nada meu escrito que vens logo marrar.
Mas enganaste que eu não visto vermelho.
Já te disse queres marrar arranja uns tomates e vai ter comigo a Alvalade.
E volto a dizer-te marra com homens como marras comigo e aí eu vejo a tua coragem. 😉
24 Agosto, 2016 at 18:04
vai para o camarote fazer copy paste atrasado que é o teu lugar.
vai-te foder mais a tua costela de andrade
24 Agosto, 2016 at 18:06
Andrade é a puta da tua mãe imbecil.
24 Agosto, 2016 at 18:13
oh é a puta da tua mãe ? que querido que tu és.
não consegues melhor atrás de um teclado ?
pareçe os insultos dos cometarios do record ou do sapo.
vai vai para o teu querido camarote
24 Agosto, 2016 at 18:18
Caluda, pá! Já te dei atenção de mais, catraio.
24 Agosto, 2016 at 18:55
Eu é sei quando chega ou não , não me mandas calar entendido, isto aqui não é o camarote.
Catraio um caralho já ando atrás do Sporting e provalvamente nem eras nascido .
Já sou vet meu caro amigo se sabes o que isso significa.
Mas para mim neste momento também chega a não ser que queiras mais conversa.
24 Agosto, 2016 at 17:33
E estúpida é a pata que te pôs, estamos entendidos?
24 Agosto, 2016 at 18:05
não , não estamos entendidos caramelo.
não me digas que me estás a ameaçar lol.
vai para o caralho
24 Agosto, 2016 at 18:08
Não te ameaço, atrasado mental, apenas utilizo a linguagem que imbecis como tu entendem.
24 Agosto, 2016 at 18:14
nota-se que tens uma linguagem apurada sr.eng.
24 Agosto, 2016 at 18:57
Não acredito no que estou a ler!
E que tal deixarem-se disso? O Sporting precisa de todos!
Não foi hoje que se falou aqui do NL?… Esses é que são nossos inimigos…
SL
24 Agosto, 2016 at 16:38
Pese embora a hegemonia do futebol por terras lusas tenha mudado de mãos… Nunca se pense que os corruptos do Norte não são nossos inimigos…
Os lãpiões são nojentos, execráveis… Os corruptos são do mesmo calibre…
Nunca se esqueçam que foram 30 anos de ROUBOS, Máfia, e onde o SCP foi sempre o alvo dessa gentalha…
Por isso Fight & Resist!
24 Agosto, 2016 at 15:38
Tinha de ser texto do Mário!!!
Agora…steak and kidney pie? Guiness? Blheeeeeecccccc…!!! Mil vezes fish pie ou fish and chips!!
24 Agosto, 2016 at 17:01
Kidney pie, sim, do melhor que há. Estou com o escriba também nas iscas. E no Dão. E nas chapadas ao damaiense.
24 Agosto, 2016 at 15:46
Grande texto e texto grande.
Concordo com a grande parte (e a parte grande) mas discordo de 2 pontos:
– A violência retirar-nos-ia a razão
– os melhores schnitzels são numa pequena vila da Baviera chamada Zeilitzeim (acho que é assim que se escreve) e as batatas aí têm outro nome que agora me escapa.
24 Agosto, 2016 at 15:52
Eu também não advogo a violência, mas dar uns sopapos ao Paqui Guerra não é violência, é serviço público.
24 Agosto, 2016 at 23:44
Pergunto-te, como se cala aquele filho de um corno sem o pôr a fazer ginástica nos cornos do pai dele?
É o Pina que o cala? Enquanto esse paneleiro de merda estiver no écran de televisão lembrar-me-ei, sempre, de uma frase da propaganda soviética que Lenine institucionalizou como guideline para a actuação dos “Comissários do Povo”: Mentir, mentir sempre pois, da mentira, fica sempre alguma coisa!
Este “arrobas de banha”, este toucinho fumado semovente, mente, mente sempre, difama, calunía. Só há uma forma de o calr: À BRUTA. Se o problema não ficar resolvido, ainda mais à bruta, atirando com ele para a enfermaria de multitraumatizadoss do Hospital de São José. À Bruta calam-se todos, até o pai da Leonor Pinhão a quem o Pinto da Costa mandou servir uma tal carga de porrada que o desgraçado do jornalista ficou hospitalizado no Porto quase um mês, entrou em coma, saiu de coma e voltou com a coma que o pôs às costas, para Lisboa.
Quem se não lembra ou não sabe, sim os dirigentes do porco com o Pinto da Bosta à cabeça são agentes e promotores de uma associação criminosa, facto pelo qual foram constituídos arguídos em processo-crime pelo MP. No passado, Pinto da Bosta era amigo de Gil Y Gil o mafioso de Alcaide de Marbella e presidente do Futre no Atlético de Madrid.
Esta associação deu-lhe acesso a árbitros internacionais, a quem fez propostas mais vantajosas para levarem o porco à vitória em diversos jogos.
O porco e o Gatunos são nossos inimigos se bem que a Norte, a maré eseja a descer enquanto que aqui vai alta. Mas, desenganem-se os amigos tasqueiros que pensam que um deles seja mais Mafioso que o outro. São iguais. O Vieira, neste momento, tem mais poder e ainda falta reunir provas que assegurem a sua condenação em tribunal, sem titubear. Se não fosse essa dificuldade já estava dentro. Em relação a Vieira a PJ e o MP tem mais que suspeitas, tem indícios que são infelizmente e por enquanto, insuficientes para que possa ser acusado. Lá chegaremos, não tenho dúvidas.
Também não tenho dúvidas que A Administração da SAD do Sporting, com Bruno de Carvalho à cabeça, são responsáveis por uma primeira machadada desferida no poder de Vieira, na época transacta.
O facto de sermos agora Campeões Europeus com 10 jogadores formados no Dubai, perdão, pelo Sporting na equipe titular da conquista, deu força ao Sporting porque criou obrigações de seriedade, transparência e responsabilidade à Federação Portuguesa de Futebol que, de agora em diante tem de se abster de colaborar com as mafias do futebol, cá e lá fora, sob pena de substituição de todos aqueles que, agora a constituem. Esta vitória impõe especiais responsabilidades de supervisão, apertada, ao Estado Português.
Esta vitória aumenta a credibilidade do Sporting e danifica irremediavelmente a do benfica. Foi uma machadada vinda por acréscimo.
24 Agosto, 2016 at 16:00
Grande texto.
Eu também fiz uma promessa, mas em relação ao gosma da selva.
Se o vejo na rua dou-lhe uma cabeçada que ele nem vai saber de onde veio.
24 Agosto, 2016 at 23:47
Atenção que a agressão à cabeçada é como a agressão com arma proibida. Só para lembrar.. Mas sim uma cabeçada naquele focinho e que faça estragos de monta é bem merecida.
24 Agosto, 2016 at 16:05
Discordo da violência e nem sequer percebo o que leva uma pessoa a querer bater noutra só porque ela é estúpida ou atrasada mental (não havendo ofensa pessoal claro).
Se calhar tem a ver com o facto de eu acompanhar zero desses programas de merda…para mim isto são só nomes, não me dizem puto, não me transmitem qualquer espécie de sentimento…
24 Agosto, 2016 at 16:12
Se calhar se te ofendessem a ti não pensavas assim 😉
Há ofensas que só se resolvem partindo os dedos ou os dentes, dependendo de onde saiu a ofensa.
24 Agosto, 2016 at 16:16
É isso…daí eu ter dito “desde que não haja ofensa pessoal”! Claro que se houver tudo muda e é justificado…
Se algum deles alguma vez disse que os Sportinguistas são todos uns cabrões ou coisas assim, então aí contem comigo! Se é só porque são estúpidos e mentirosos….a violência só lhes dá o que eles querem…atenção! E o caminho é descredibilizar, não é fazer mártires…
24 Agosto, 2016 at 16:55
Descredibilizar? Num País onde media, Polícia, Justiça e Política estão infiltrados de agentes lampiões?
Acho que ainda não percebeste que estás a lidar com uma autêntica Cosa Nostra/Estado Islâmico/COINTELPRO/Ku Kux Klan/etc!
24 Agosto, 2016 at 16:59
Vocês sabem que isto é futebol e um jogo de palavras…não inclui matar milhões porque pensam diferente, porque nos atrapalham ou porque nasceram noutro local certo?!
Isto é uma guerra de comunicação, mais nada! E não há nada mais fácil do que desmentir estas historias mirabolantes que vão sendo inventadas…esse deve ser o caminho constante do Sporting! Chamem-lhes mentirosos, gozem com as suas mentiras, mostrem a verdade, exponham os seus inúmeros pecados…aliás como tem sido feito…
24 Agosto, 2016 at 17:02
Respondendo desde já ao primeiro parágrafo: já faltou mais! Já faltou mais…
24 Agosto, 2016 at 17:05
Isto não é só um jogo de futebol. Neste caso estão envolvidos tráfico de droga, lavagem de dinheiro (sabe-se lá de quê), fuga ao fisco, burla, tráfico de influências, corrupção, etc.
24 Agosto, 2016 at 17:10
Ok então…é porrada nos lampiões todos que votam no orelhas a ver se eles mudam de ideias…
24 Agosto, 2016 at 17:12
Era meio caminho andado para as coisas mudarem, se esse traficante não ganhasse em outubro.
24 Agosto, 2016 at 17:16
Alexia…já tens o outro Tiago no Domingo…tem calma! 😀 😀
Não é à porrada que eu quero ganhar…é em futebol..
24 Agosto, 2016 at 17:44
Ora aqui está.
Acrescento: está na cara de quem tenha meio cérebro para pensar que Bruno de Carvalho é alvo a abater. Custe o que custar! Há quem ainda não tenha percebido que estamos perante gente que, se tudo o resto tiver falhado, não hesitará em (mandar) matar. Meta isto na cabeça quem ainda não se apercebeu!
24 Agosto, 2016 at 23:49
É isso mesmo, “La Piovra” é isso, sem tirar nem pôr!
24 Agosto, 2016 at 16:15
Aconselho a ver qualquer um dos programas desportivos só por 5 minutos.
Aí penso que vais perceber. No entanto, acho que tens razão, nem devíamos ver esses programas…
24 Agosto, 2016 at 16:29
É possivel que ficasse…mas não consigo! Há uns anos ainda via quando estava o Ceara e o Serrão com o Barroso…achava engraçado, ria-me uma beca e tal…ás tantas apareceram estas personagens e apaguei destes programas de vez…fico irritado ao ver! Mas não me passa pela cabeça bater e ainda fazer deles herois lampiões! Nós temos é de gozar com eles a toda a hora, descredibilizar, responsabilizar o que dizem, etc…bater não! Não porque seja moralista ou o que quer que seja, apenas porque é só dar.lhes o que eles querem…Esse lampião comeu lá em cima e ainda passou por herói…
24 Agosto, 2016 at 16:38
Concordo com tudo.
Mas cada vez que oiço aquela abécula só me apetece espetar-lhe uma cabeçada…
24 Agosto, 2016 at 23:51
Diz lá que não te dava um gozo enorme ler no Correio da Manhã, uma manhã destas: Pedro Guerra com a fachada deitada a baixo por um grupo de malfeitores… LoL
24 Agosto, 2016 at 16:12
Isso já é feito por gente que se diz do Sporting, a mando de gente que trabalha no Sporting, contra gente que é do Sporting … !!
Violência gera violência, herpes nem sempre causam herpes !!
24 Agosto, 2016 at 16:16
Não me digas que os gajos que fizeram os panfletos e os cartazes foram descobertos e levaram nos cornos… ???
24 Agosto, 2016 at 16:39
Desculpa, estás a aconselhar felattios em vez de sopapos?
Eu, pessoalmente, depende de ser dar ou receber!
24 Agosto, 2016 at 23:52
É mas, ZOVIRAC trata o herpes!
24 Agosto, 2016 at 16:22
Torga, com umas pinceladas de Eça…
Muito bom 🙂
24 Agosto, 2016 at 17:37
Até tem pinceladas do realismo de Alves Redol, esse grande escritor que teve azar de ter um colega lampião, nos primórdios do lampionismo – azar porque não estava vacinado, como muitos de nós, embora a vacina vá perdendo o efeito com o passar do teu ou intensidade da praga.
25 Agosto, 2016 at 14:22
Esta prosa é primeira água, mesmo.
24 Agosto, 2016 at 16:23
agora um off:
Quando é que o Sporting aprende que um jogador só deve viajar depois de ter tudo negociado e um pré-contrato assinado?
Quando um jogador sai pela porta do aeroporto, com jornalistas à espera e empregados do Sporting a pô-lo dentro de um carro deve ser somente para fazer exames médicos e assinar…
Agora assim…. estão a negociar em cima de uma presumível figura de merda caso o jogador não aceite as condições salariais?
Cheira a amadorismo!!!!
24 Agosto, 2016 at 16:25
O Sporting usa uma receção em grande como argumento negocial, com visita ao estádio e museu… o jogador fica uma uma ideia (que nao tinha) da dimensão do clube.
Ou então não.
24 Agosto, 2016 at 16:25
Não é a primeira vez que acontece…ou eles aparecem com cenas de ultima hora ou então não percebo…
24 Agosto, 2016 at 16:51
Por isso disse com um pré-contrato assinado! É que um jogador fica com a faca e o queijo na mão! Pode esticar a corda até mais não, pois já é publico o interesse e se algo correr mal quem sai sempre com imagem de fraco é o clube!
24 Agosto, 2016 at 16:55
Ou o jogador caso fique no ar um chumbo nos exames médicos…
24 Agosto, 2016 at 17:48
Porque é que a imagem do Clube é afectada? Antes pelo contrário: só joga cá quem, quando e como a Direcção quer.
24 Agosto, 2016 at 19:06
Sim… se for parar ao porto não sairá nada afetada! Aliás ao adepto fervoroso nao doi nada estas ultrapassagens!
24 Agosto, 2016 at 19:10
Eu sou adepto fervoroso e não doi nada. Ao oporto é que doy nos bolsos.
24 Agosto, 2016 at 19:27
Ok… são opiniões e respeito! A mim doi-me ver um jogador chegar, os nossos funcionários irem-no buscar ao aeroporto e depois vê-lo a marcar golos com outras cores! Para mim é amadorismo, nem que seja amadorismo na gestão das expectativas da massa adepta. E isso no desporto tem muito que se lhe diga! Se o vamos buscar ao aeroporto, ja devia de ter um pré-contrato assinado e faltar somente os exames médicos.
24 Agosto, 2016 at 23:58
Se o jogador veio fazer exames médicos, o contrato-promessa está feito e quando um contrato desses fica assinado também contém pesadas cláusulas penais tanto para o jogador como para o atleta se não cumprirem com o prometido.
Tanto quanto sei os critérios médicos do Dr. Frederico Varandas são bem apertados e os problemas, se é que os há, é daí que chegam.
Por outro lado, não vale a pena especular. Se o jogador for para ficar, assina e é anunciado como reforço. Se não é, não assina e o Sporting, a não ser que a tanto seja forçado, nada dirá.
Erros de palmatória nos processos de contratação podem ter a certeza que o Sporting não pratica. Deixem de emprenhar pelos ouvidos de uma vez por todas. Toda a informação que nos chega via Media, contém 98% de mentira e 2% de meias-verdades.
24 Agosto, 2016 at 16:23
Oh Mário dá-lhe antes 2 tiros de chumbo 6 no traseiro… era remédio santo!!!
SL
25 Agosto, 2016 at 0:00
Não posso, em Lisboa não tenho a desculpa da invasão de raposas, só há raposões…
24 Agosto, 2016 at 16:38
“Desnecessário”. Muito comedido, não vá o boss ficar chateado…
http://rr.sapo.pt/noticia/62023/ambiente_criado_pelo_presidente_do_benfica_e_desnecessario?utm_medium=twitter&utm_source=dlvr.it
24 Agosto, 2016 at 16:38
Off:
Para os detractores por antecipaçao do André, o Zico não deve perceber um corno de bola:
«Recordo sobretudo a passagem dele pelo Santos, quando jogava com o Neymar e o Ganso, fez uma grande época. É um grande jogador, um goleador, marcou aqui muitos golos. Sei que agora estava no Corinthians, mas num período menos bom. Espero sinceramente que ele tenha sucesso e marque muitos golos para ajudar o Sporting a atingir os seus objectivos».
E o ex-treinador dele no Santos, Muricy Ramalho, deve ser outro gajo que percebe menos de futebol do que os adeptos do Corinthians:
«É um avançado típico de área, com boa técnica. Mas não esperem um jogador muito rápido. Não é um velocista. Trabalha bem na área e também cabeceia bem. Diria que se trata de um jogador inteligente.
A posição ideal para André actuar é mesmo a avançado centro. Ele marca golos com facilidade. É um jogador que pode actuar num esquema táctico só com um avançado, mas sempre apoiado, ou então em 4X4X2, com outro jogador ao seu lado com mais velocidade a abrir espaços. O Sporting joga com dois avançados e ele vai encaixar bem nesse esquema. O André faz golos com muita facilidade. Não tenho dúvidas de que se for opção regular para o treinador será o melhor artilheiro da equipa.
Sobre a alcunha de “Balada” que ganhou no Brasil – por gostar muito da noite -, aquilo que posso garantir é que quando trabalhou comigo não teve qualquer problema, não existiu nenhum caso disciplinar nem se meteu em problemas. Sempre foi profissional. Essa fama julgo que foi derivada de uns casos quando era mais jovem. Mas ele é bastante profissional.” E os hambúrgueres? É verdade que lhe chamei a atenção para não comer tantos? [risos] Não, ele é bastante cuidado e forte fisicamente».
Retirado do Camarote, blogue pouco frequentável, mas que de vez em quando tem umas coisas interessantes.
24 Agosto, 2016 at 16:42
Vai já tomar banho!
Preparem o desinfectante!
🙂
24 Agosto, 2016 at 16:44
Mais uma belíssima prosa Mário.
Só discordo duma coisa.
Os tiros às raposas.
Arrangem galinheiros mais seguros ou cães para guardar as galinhas.
Quando tiverem morto as raposas todas, vamos andar a fazer petições..
Ab
SL
25 Agosto, 2016 at 0:12
Esta malta teria de fechar os galinheiros por cima o que custa uma pipa de massa e o pessoal anda teso. Os cães lá estão mas, as raposas se os cães forem pequenotes e só dois ou três dão conta deles antes de darem conta das galinhas. Um vizinho meu viu um raposão, tipo Pedro Guerra, saltar uma vedação de 1,80m e depois outra de 1, 60m com um galo dele com 3 KG na boca. Não é brincadeira nenhuma e vêm sempre às 3 e 4 de uma só vez. Não atacam o homem a não ser que as encurralemos num pátio…
Os raposões de duas pernas, esses são outra história. Atacam o homem mas, aqui sabem que se se esticarem acabam a boiar num afluente do Tejo. Nestes meios pequenos toda a gente sabe quem eles são. A GNR fecha os olhos quando um deles vai na corrente…
Aqui é muito simples:
A) vão directamente para o Sorraia
B) São alagados numa vinha a dois metros de profundidade juntamente com vinte Kgs de cal viva e, daqui a dez anos levanta-se a vinha, apanham-se os ossos e vão directamente para o Sorraia.
Quem limpa o cebo a um raposão no dia seguinte está na tasca a beber umas minis e a comer caracóis. É uma fraca fugura e ninguém sonha que limpou o sebo a um ou dois “raposões” durante a noite.
Há muito para aprender fora de lisboa.
24 Agosto, 2016 at 16:46
Excelentes principios tem o Mário Túlio!
Excelente adestramento ao seu fiel amigo… Assim sim… Isso é um Leão!
Quanto ao facto a que alude no fim de tão boa prosa… Nada como umas “caricias” ao ex atleta do damaiense por forma a ver se o mesmo vai uns tempos para uma cama de Hospital, pode até ser que aproveitem o tempo de internamento e lhe coloquem uma banda gástrica mas com a inserção a a ser feita por via intestinal…
SL
25 Agosto, 2016 at 0:14
Abrindo caminho para uma garrafa de dois litros de coca-cola…
25 Agosto, 2016 at 18:57
ehehheheh
24 Agosto, 2016 at 17:11
Peço desculpa por este offtopic mas preciso de ajuda.
Não vou conseguir ir ao jogo com o porco no domingo porque estou de ferias em aljezur ( com mais três sportinguistas). Alguém sabe onde há uma casa/ núcleo / café de sportinguista para assistir ao jogo, sem ter porcos e encornados a “mandar postas de pescada” imbecis e idiotas durante a joga.
Obrigado a todos.
Força tasca, força SPORTING
24 Agosto, 2016 at 17:20
Eheheheheh muito bom texto, Mário!
Derry, o cao, um leao que caça lampiões!
24 Agosto, 2016 at 17:27
Parabéns ao Mário Túlio pelo excelente texto, e como já aqui referido, dar uns bananos naquele monte não é violência mas sim serviço público!
24 Agosto, 2016 at 17:30
AHAHAHAAHAHAHAAHAHAHA
Caçar pokemons ?
Deixem-se de paneleirices.
Comprem um Derry e caçem lampiões.
LOOOOOOL
Que texto tão fixe …
AHAHAHAAHAHAHAAHAHAHAAHAHAHAAHAHAHA
24 Agosto, 2016 at 17:36
O Rafa neste momento está na cidade do Porto, foi avistado na Boavista e na zona dos Clérigos.
Bufas a dar uma facada no Orelhas? Mendes a mudar de clube subserviente? Não esquecer que dois jogadores do Atlético Madrid estão perto de ir para o Porto.
24 Agosto, 2016 at 17:38
Aiiiiiiiiiiiiiiiiiiii Adorava. 😛
24 Agosto, 2016 at 17:48
Não tenhas dúvidas.
Esta demora não é inocente. Mas Rafa + Oliver + Jota? Parece demais não? Só aí estão uns 30M.
24 Agosto, 2016 at 18:00
Tanto dinheiro gasto para a mesma posição e nem perto o que são mais carentes (central e PL)….acho difícil mas o porco anda tão perdido nos últimos anos que já nem digo nada…