Já falta pouco para entendermos com que plantel vamos atacar a época 16/17, mas o que falta pode ser bastante mais decisivo do que parece. A começar pela saída de João Mário e o que poderemos ainda reforçar com a entrada de pelo menos parte dessa verba e a acabar na resistência à venda de Slimani, passando ainda pela ausência de uma alternativa ao argelino e a pouca confiança dada pelos laterais esquerdos…enfim, há muito ainda para fazer e eu espero que se venda bem menos do que se teme e, o que vier, que seja para dar alternativas e não para repor titulares. A análise é apenas uma opinião, uns concordarão outros não, mas se há conversas onde vale a pena sermos demorados, esta é uma delas. Pena que a paineleirice e o carvão nos obriguem demasiadas vezes a desfocar no que é mesmo mais importante, o talento da equipa e as soluções do treinador. Ficam aqui os meus quinhentos:
Guarda-redes > Patrício e Beto
Dois guarda-redes experientes, duas soluções completamente satisfatórias sendo que provavelmente a permanência do Campeão Europeu é um dos trunfos mais fortes desta equipa. A chegada de Beto, permite mais do que apenas a segurança de ter substituto para uma eventual lesão, possibilita algumas pausas competitivas durante a época ao titular que continuará a ser o titular na Selecção.
Defesas Direitos > João Pereira e Schelotto
Esta promete ser a luta pela titularidade mais interessante do plantel. A forma do italo-argentino na última época podia deixar adivinhar que o português pouco iria contar para os jogos mais importantes, mas JJ mostrou que realmente não existe estatuto vitalício nenhum nas suas equipas e depois de algumas boas exibições na pré-época (foi sinceramente dos melhores) João pode mesmo vir a abrigar a uma rotatividade maior nesta posição. A lateral direita, está bem entregue e garante muitas soluções, podendo ainda ter a alternativa de Esgaio.
Defesas Esquerdos > Zeegelar e Jefferson
Desde a lesão da temporada passada que Jefferson deixou de dar as garantias de ser inquestionável. Regressou sem confiança, lento e sem a chama que o permitia varrer aquela linha numa demonstração de poder atlético constante. Os centros teleguiados esgotaram-se e talvez as intrincadas regras de posicionamento defensivo tenham acabado com o resto. Jefferson passou de titular e potencial grande transferência, para um activo dispensável e isso é, além de paradoxal, preocupante. Marvin ainda não atingiu o nível exibicional esperado e continua a alternar a ideia de poder vir a ser um pouco mais do que é com a ideia de que é muito menos do que se adivinhava. Não é à toa que se antevê a contratação de mais uma alternativa, um titular de caras, um dono do lugar. Bruno César é um bom “empréstimo” na posição, mas ainda assim um desenrasque. Esgaio actuou na esquerda nos JO, mas para já ainda será cedo para antecipar a sua adaptação a esta posição.
Defesas Centrais > Coates, Semedo, Naldo, P.Oliveira, Ewerton
Entre o empréstimo para valorizar de Oliveira e a transferência definitiva (ou com opção de compra) de Ewerton…um deles deve sair até ao final deste mês e se há um mês atrás parecia que poderia chegar mais uma solução que desse a confiança que JJ parece ainda não ter na dupla Coates-Semedo, ao dia de hoje parece distante essa hipótese. A dupla titular não surgiu tão eficiente como no final da temporada passada e para surpresa minha isso não está relacionado com os equívocos (normais diga-se) de Ruben, mas com a lentidão do uruguaio que está a tardar em encontrar a 5ª mudança na engrenagem. Paulo Oliveira, mais que um suplente, parece-me uma alternativa de luxo e talvez seja até um erro deixar a sua margem de progressão arrastar-se no banco, mas o futebol é rico em mudanças. Talvez regresse e aproveite uma qualquer lesão, fazendo a outros o que lhe fizeram a si. Na minha opinião, o centro da defesa tem boas soluções e tenha JJ a paciência para lidar com alguns erros e poderão até estar aqui algumas boas surpresas nesta temporada.
Médios Defensivos > William Carvalho, Petrovic e Bruno Paulista
O “Rei” continuará mais uma época sem sucessor à altura. Petrovic parece-me claramente um equívoco e vou vos poupar aos aspectos negativos da avaliação deste jogador. As minhas esperanças estão todas na ausência de lesões de William e no crescimento do brasileiro. Isso dependerá e muito do trabalho de JJ que sabemos ser especialista a criar “6”. No caso de Paulista até já lá está tudo (altura, rapidez, força, passe) mas tudo ainda é despejado com demasiada desregra, caindo no excesso, gerando inevitavelmente o caos quer no seu jogo, quer na ligação aos colegas da equipa. O potencial está lá e JJ tem o tempo e espaço para fazer a sua “magia”, assim o queira.
Médios box-2-box > Adrien, Melli, Wallyson e Bruno Paulista
A posição até agora ocupada pelo Campeão Europeu Adrien recebeu, na minha opinião dois reforços: Melli e Wallyson são dois bons jogadores. O Argentino até pode fazer mais do que uma posição no meio-campo, mas para já parece ter chegado para garantir alternativa a Adrien, muito provavelmente o seu descanso, que neste jogador é essencial. Pela sua entrega e disponibilidade física, Adrien Silva é um jogador que acumula muito desgaste ao longo de uma época. O motor do Sporting tem assim mais umas válvulas, esperando-se até um pouco mais do argentino que apenas o render da guarda, quem sabe até o teste na posição de João Mário, é sabida a tendência de JJ deslocar médio interiores para as alas e também o seu inverso. Wallyson, se ficar (o que eu gostaria muito) será ainda uma promessa a confirmar, mas bem mais “rodada” que no ano passado.
Alas > Gelson, Bruno César, B.Ruiz, Iuri e Mateus
Pode parecer estranho colocar o Ruiz na ala, mas com a chegada de Campbell para o apoio ao avançado fixo, será mais natural que Ruiz cumpra o mesmo papel que fez durante a maior parte da época passada. Sendo assim, restará apena mais uma vaga livre, lugar onde será mais que justo colocar Gelson. Este pode ser o ano de Gelson Martins, depois do ano da aparição e findo o ano de revelação, tem tudo para garantir uma posição de destaque na nossa liga e confirmar o enorme talento que todos lhe atribuem. Pode não ter a estatura e a capacidade para ajudar o lateral a fechar a sua linha, mas se o primeiro handicap é compensado com uma velocidade surpreendente, o segundo pode e deve ser foco de trabalho extra. Bruno César, com JJ ao comando será sempre uma peça de bastante utilização e a ver vamos o que sobra para Iuri e Mateus, dois dos mais talentosos jogadores que o Sporting já teve nas suas fileiras. Tenho dúvidas que permaneçam e pelo menos um deles deverá rumar a outras paragens.
2º Avançados > Campbell, A.Ruiz, B.Ruiz, Mané, Podence
O que parecia uma “cadeirinha” desenhada à medida de Alan Ruiz, pode se transformar numa luta interessante com Campbell. O apoio ao avançado está assim cheio de soluções, prometendo fazer esquecer rapidamente a saída de Teo. A velocidade de Joel, o remate de Alan e a técnica de Bryan…se estivessem concentradas num jogador seria um dos melhores do mundo, resta a JJ a escolha do melhor para a equipa consoante o jogo e o adversário. Mané foi e continuará a ser uma história difícil de desvendar, mas o futuro não promete nada de muito positivo. Emprestar este jogador poderá ser benéfico para todas as partes. Podence é o joker deste plantel e para mim, face às opções disponíveis só lhe estará garantida a vantagem de treinar com os A´s e aqui e ali uns minutos de jogo…talvez demasiado pouco para tanto potencial.
Pontas de lança > Slimani, Spalvis
Talvez das poucas posições onde o Sporting ainda procura um reforço. André está perto da 10A, mas longe de parecer uma opção que garanta mais do que a suplência do argelino. Confesso que me espanta Sli ainda andar por aqui, ainda bem. Conjuntamente com os 4 “europeus” e B.Ruiz, ele faz parte do núcleo duro das vitórias leoninas e produz muito mais do que as estatísticas revelam. O recuo dos adversários para lhe retirar espaço de manobra é a primeira garantia que temos que a nossa defesa não será muito posta à prova. Os últimos dias de Agosto podem trazer novidades e talvez a mais razoável seja o aparecimento de várias e boas propostas por este avançado. Se tal acontecer, valha-nos um excelente scouting que em poucos dias terá de ir ao mercado escolher (e comprar) um titular como Slimani. Spalvis é um avançado com potencial, bastante completo, mas que podemos riscar das opções pelo menos até Março ou Abril, o mesmo é dizer que contará pouco para a narrativa desta temporada. A não esquecer que existe a equipa B para o caso de alguma emergência e olhem que com jogadores como Ronaldo Tavares ou o Ruiz III, a solução pode não ser muito descabida.
P.S.
Já depois de escrever este testamento, surgiram 2 notícias importantes neste puzzle chamado plantel: 1- a negociação de P.Delgado (extremo do Inter) 2 – o interesse do Arsenal por Slimani. Espero que ambas não se confirmem por razões muito distintas, se Slimani é pelos motivos já adiantados…já Delgado é mesmo pelo excesso de promessas na posição. A redundância deveria ser evitada e não vejo a Delgado mais do que já vejo a Gelson, Iuri e Mateus. Se querem trocar cromos para fazer baixar o valor de J.Mário que coloquem no pacote o Erkin que faria muito mais falta.
P.S.2
Sim, André. Vamos ver se a negociação sempre chega a bom porto e depois conversamos.
*às quartas, o Leão de Plástico passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca
25 Agosto, 2016 at 12:17
A grande novidade deste plantel é o facto deste ter bastantes jogadores polivalentes, que dão várias opções ao treinador! Na minha opinião JJ foi bastante inteligente em algumas escolhas como Campbell ( 2º avançado, ponta-de-lança, extremo ) Meli ( pode jogar na posição de Adrien ou à direita ) e Alan ( joga a 2º avançado ou encostado à linha ), mas depois falhou redondamente em Petrovic ( claramente um erro de casting, mas com o regresso de Bruno Paulista acho que estamos bem servidos ) e depois Barcos que já foi embora, mas que demonstrou ser mais um SA do que um verdadeiro PL.
Assim se não sair mais ninguém nuclear, acho que temos um bom plantel, ainda que com necessidade de um DE e o André vamos ver como corre. SL.
25 Agosto, 2016 at 12:27
Caro Miguel Gouveia,
A questão da “polivalência” é algo que, a meu ver, tem que ser visto com alguma reserva, pois não é NORMAL um jogador poder fazer MUITO BEM mais do que uma posição.
Na minha opinião, as adaptações NORMALMENTE não resultam. É óbvio que o Lahm tanto foi um excelente LD como médio; que o Dier foi adaptado com muito sucesso a MD, etc., etc..
Mas, na nossa realidade, repare-se no caso do Esgaio (só parece ter lugar a LD, e não é muito bom nisso), no Mané (não rende grande coisa a jogar como extremo). O João Mário conseguiu jogar muito bem a ala, mas num sistema onde não existem extremos. Se o JJ jogasse com verdadeiros extremos o JM já não conseguiria jogar muito bem a posição.
E mais arriscado se torna quando falamos do ataque. Conseguirão Alan Ruiz ou Campbell jogar bem a “segundo avançado” quando essa não é a sua “posição natural”?
Só um pensamento/opinião…
SL
25 Agosto, 2016 at 12:45
Caro Livramento
Claro que muitas vezes acontece como no caso do Esgaio, jogar em todo o lado, mas não jogar realmente bem em lado nenhum. Mas o que quero dizer com isto é que, nestes casos, ganhámos bastantes alternativas, com pouco investimento, mesmo que muitas vezes não seja a posição ideal/ de raiz dos jogadores, são posições que os mesmo já fizeram e que podem desempenhar sem problema e isso dá ao treinador uma margem de manobra muito grande! Depois as questões onde estes rendem mais ou menos, terão de ser vistas jogo-a-jogo e acredito que as compensações serão devidamente feitas. SL.
25 Agosto, 2016 at 14:36
Se reparares bem, JJ tenta ter sempre, pelo menos duas opções para cada posição mais uma adaptação, ou seja, pelo menos dois jogadores de raiz em cada posição e ainda um jogador que pode eventualmente desenrascar na posição.
25 Agosto, 2016 at 12:36
Bruno Paulista?
Já jogou o suficiente para se saber se estamos bem servidos?
25 Agosto, 2016 at 12:48
Tens alguma razão Nuno, mas do pouco que vi, tanto dele como de Meli, parece-me que estamos bem servidos! Mas como é óbivo, posso estar enganado e são coisas que só vamos ter a certeza depois de os ver jogar um bocadinho mais. SL
25 Agosto, 2016 at 14:56
Nuno, gosto de ler os seus comentários, mas sobre esta questão não posso de deixar de perguntar em modo inverso: ” já viu jogar o Petrovic jogar o suficiente para dizer que estamos mal servidos?”.
Relativamente a reforços, tendo em conta, por um lado o que se precisa e do outro o que se pode adquirir, estou satisfeito (e em alguns casos mais do que satisfeito).
No que concerne a politica de empréstimos, acho que desde a chegada de BdC, se tem tomado a atitude correcta. Lançar jovens sim…mas com conta, peso e medida, assegurando não só maturidade competitiva no seu regresso, mas também acautelando os interesses desportivos e económicos do Sporting. Num passado não muito distante não se passava nada disto…
S.L.
25 Agosto, 2016 at 15:37
O Petrovic ainda não jogou a sério, por isso para mim vale o mesmo que quando aterrou. Zero. Não o conheço, nunca o vi jogar, não avalio.
As indicações que deixou ne pré-temporada foram fracas, mas o Djalo era o Rei da pré e nunca deu nada. Outros pareciam fracos e apareceram quando era a doer. Merece o benefício da dúvida.
25 Agosto, 2016 at 12:22
Notícias de pasquim essas do slimani, são apenas para meter a cabeça do argelino á roda, aliás nesta semana antes do clássico que pode dar já a terceira jornada o Sporting isolado no comando, convém massacrar com interesse nos nossos jogadores.
Esta semana até vão oferecer 30M por bryan Ruiz
25 Agosto, 2016 at 12:25
Esquecem-se é que os jogadores já só ficam incomodados com propostas reais, o tempo em que eles acreditavam nas notícias de jornal foi no tempo da outra senhora.
25 Agosto, 2016 at 12:57
se pensares que muitas destas notícias são plantadas por empresários, facilmente percebes que antes de serem
“notícia” já foram comunicadas ao jogador. Depois, há quem tenha estofo e personalidade e há quem se desnorteie.
25 Agosto, 2016 at 12:23
O Arsenal pelos vistos vai contratar o Lucas Perez do Depor. Por isso não se preocupem. Agora só deve existir propostas do WBA 🙂
25 Agosto, 2016 at 12:55
Leicester. E o assunto é complicado. Sim, é verdade que neste momento a cláusula já não conta e só sai se o clube quiser, mas como dizes a um gajo que não o deixas sair para o campeonato onde ele quer jogar quando tens alguém a oferecer o que seria suficiente para o levar?
É fodido e não me admito que saia a notícia da renovação e aumento de ordenado para o topo do plantel, na segunda ou terça feira, ou, então, que ele saia e chegue outro jogador (Mitrovic, por exemplo)
25 Agosto, 2016 at 14:35
Cherba, continuo a achar que a melhor solução para o Slimani é essa:
renovação e aumento de ordenado. O Sli não é um jogador virtuoso, mas permita-me a ousadia: não vejo muito melhor no mercado e a vir alguém, precisa de adaptação. Continuo a acreditar que Slimani vai ficar. Vai ser imprescindível até que venha Janeiro.
SL
25 Agosto, 2016 at 12:30
OFF
Oliver Torres no f.c. putas!
É, sem sombra de dúvidas, um excelente reforço.
Gostava de o ter visto no SCP.
25 Agosto, 2016 at 12:32
A massa da passagem à champions já se está a fazer sentir.
25 Agosto, 2016 at 12:37
Opção de compra obrigatória de 20M€!!
Está tudo doido…
25 Agosto, 2016 at 12:49
É esse o valor?
Custa a acreditar. É muito dinheiro… Um exagero!
25 Agosto, 2016 at 12:51
What?
25 Agosto, 2016 at 12:57
Segundo o que li a opção de compra não é obrigatoria.
25 Agosto, 2016 at 13:02
No comunicado não especificam se é ou não obrigatória.
Mas 1 ano e meio de empréstimo sem qualquer retorno garantido? (além do custo do empréstimo)
25 Agosto, 2016 at 12:44
Pessoal é carvão, sobre o slimani.
Fomos buscar o ” balada” porque não temos dinheiro para mais. Só falta um defesa esquerdo.
SL
25 Agosto, 2016 at 12:51
Falta “o” defesa esquerdo…
25 Agosto, 2016 at 12:56
Tanto quanto depreendo das palavras do presidenti do Corintians, o preço a pagar pelo Sporting é para eles abaterem à dívida pelo Elias.
25 Agosto, 2016 at 12:56
do WBA até pode ser carvão, mas olha que os 30 milhões já foram oferecidos
25 Agosto, 2016 at 13:00
Se isso for verdade, então na minha opinião devia ter sido aceite.
Duvido que alguma vez ofereçam mais que isso.
25 Agosto, 2016 at 13:06
Tenho dúvidas que o Slimani nos troque por um West bronwich.
Já um arsenal…
25 Agosto, 2016 at 13:08
O Cherba falou do Leicester em cima.
Clube que tal como nós está na Champions, no Pote 1.
25 Agosto, 2016 at 13:19
Nós estamos no pote 3
25 Agosto, 2016 at 13:21
Pois estamos e ainda bem.
25 Agosto, 2016 at 13:24
Ahahahah Fui ler outra vez o teu comentário, é que há primeira li que o o Leicester estava como nós no pote 1.
25 Agosto, 2016 at 13:29
Eheh isso é que era bom. Mas para o ano não escapa! 😉
25 Agosto, 2016 at 13:18
Agora não há, mas não era esse o valor da cláusula de rescisão?
25 Agosto, 2016 at 13:18
Slim por 30 milhões … Era para ontem!
Gosto muito dos jogadores que cá estão… No dia a seguir a saírem… Já me esqueci!
Nos primeiros dois jogos ganhamos … Não ganhámos ??!! Pois ora aí está!
Só faz falta quem cá está!
E com esses milhões…. Podemos fazer muitas coisa boas em prol do Clube!
25 Agosto, 2016 at 13:18
Dizem as más linguas que por terras do norte, um jogador se recusou a jogar no fim de semana passado. Curiosamente não se vê nada na CS
25 Agosto, 2016 at 13:30
já no nosso caso , comentam que o Slimani jogou mas a cabeça nao esteve em paços … fdp , como é que um jogador desmotivado arranca aquela bola que deu golo ????
25 Agosto, 2016 at 13:28
É um fim de mês louco, já se previa. De realçar a postura impecável dos jogadores.
O jogo com o Porco vem em óptima altura pois mantém-nos concentrados no que interessa.
25 Agosto, 2016 at 13:33
e o André ?? não há bacalhau ? ou vai ficar por uma patanisca ??
25 Agosto, 2016 at 14:56
Não sei o que dizer sobre a possível contratação do André. Pessoalmente, defendo cada vez menos a presença de brasileiros na nossa equipa. Mesmo a possível vinda do Douglas, embora também não o conheça futebolísticamente, sou contra a sua vinda. Não creio que virá para remeter o Ruben para suplente. O jovem da cantera tem sido uma agradável surpresa e tem tudo para ocupar uma vaga na próxima convocatória do Fernando. Estamos efectivamente coxos do lado esquerdo. Isto porque o Marvin parece que também padece das mesma paragens cerebrais do Jeff. Avançados…. por um lado reconheço que o facto do nosso argelino estar ausente durante a realização da CAN é um forte motivo para equacionar a sua venda. É dos jogadores que mais aprecio actualmente, porém ele não está a caminhar para novo, por isso ele poderá estar no pico da sua valorização máximo. É uma questão complicada. Precisamos urgentemente de desencantar alguém que ainda não tenha os holofotes em cima e que tenha muito potencial.
25 Agosto, 2016 at 15:00
O Manuel Fernandes está no scouting, certo? É aguardar 🙂
25 Agosto, 2016 at 15:40
O Jefferson sofre de narcolepsia. Não percebo como o dep. médico ainda não o diagnosticou. O Zeegelar não dá mesmo mais que aquilo.
25 Agosto, 2016 at 21:19
Só discordo de uma coisa do post, acho que o Campbell vem para jogar no lugar do JM (caso saia), parece-me que pode fazer mais estragos na ala.