Como não podia deixar de ser, o meu primeiro texto alusivo à época que já começou não podia começar sem a habitual fezada em relação a uma das novas contratações. Só o facto de me por os olhos a brilhar em cada defeso de cada época do seu mandato, o Presidente e a sua direcção tem a minha gratidão. Começou com Montero, depois veio Nani, a seguir aterrou Bryan e este ano chega Alan Ruiz. Quatro fantásticos futebolistas que, sendo diferentes em caracteristicas, idade e experiência, tiveram o condão de me entusiasmar como uma criança que recebeu tudo aquilo que queria no Natal.
Falemos então de Alan Ruiz. Se estão à espera que meta para aqui números (mesmo sendo um defensor da análise estatistica) tirem o cavalinho da chuva. Tudo o que vão ler de seguida não tem qualquer sustentação, é apenas uma mistura daquilo que vejo, aliado ao meu infantil entusiasmo. Trata-se de um tipo de jogador cada vez mais em vias de extinção, o artista, o 10. Não há aqui muito para descrever, todos sabemos identificar um criativo. Todos conhecemos a sua aparente lentidão (quem espera que seja apenas fruto de mais umas parrilladas para queimar pode ficar desiludido) e a sua invulgar relação com a bola. Isto, para mim, é adquirido. Na minha cabeça, a questão resume-se apenas a quanto tempo Jesus vai levar para perceber que este rapaz tem de jogar sempre porque traz duas coisas, duas coisas apenas, que ninguém no plantel tem, de forma inata e que tanta importância têm no principal objectivo de um jogo de futebol: Visão de Jogo e Último Passe.
Antes que comecem a atirar-me copos e a gritar, possessos, “E o João Mário? E o Bryan? E o Iuri?” Devo dizer-vos que as assistências de João Mário e Bryan, resultaram, sobretudo de cruzamentos para a área onde estava Sli. O que não tem mal absolutamente nenhum! Mas não é disso que falo. Falo da capacidade, raríssima, de primeiro levantar a cabeça, ler o jogo e encontrar a linha de passe que desequilibra toda a defesa (preferencialmente que isole um companheiro) e, não menos importante, ter os tomates em conformidade para executar na perfeição. Voltando atrás, tanto Bryan como JM sabem fazê-lo mas o seu talento natural sempre esteve no drible e no controlo de bola e foi por isso que se deram a conhecer ao Mundo. O último passe é apenas uma das opções das muitas que costumam tomar, sejam elas com maior ou menor risco. E é precisamente a avaliação do risco de uma acção que os distingue todos. Para Alan (e, em parte, Iuri), não há risco nenhum em tentar colocar alguém na cara do golo. Para eles, a recompensa vale sempre o risco. Mas para Bryan e JM, tendo uma maturidade superior e um trabalho táctico muito forte, o risco de falhar e perder a posse de bola está sempre presente, o que revela uma evolução diferente como jogador.
Alan Ruiz é diferente. Tem os mesmos recursos técnicos que referi acima mas pensa o jogo de forma diferente. O seu primeiro pensamento, após ter a bola controlada e o mínimo tempo e espaço para pensar e executar, é encontrar um companheiro com espaço em profundidade. Melhor, a sua primeira vontade é encontrar O companheiro em profundidade. Que normalmente é aquele que faz o golo. Isto nada tem a ver com técnica (excepto na execução) ou táctica. Tem a ver só com capacidade de pensar, qualidade de execução e, o mais importante, os colhões para o fazer, algo que muito poucos têm mas não fazem, quiçá pelas amarras tácticas do futebol moderno, e outros não têm mas fazem de vez em quando bem mas muitas vezes mal. O bom disto é que basta fazer bem uma vez e, se o companheiro for um jogador minimamente decente e estiver concentrado, é golo garantido.
Escrevo isto porque tudo o que vejo nele mostra essa forma de ler o jogo. Desde a postura corporal (tronco direito e cabeça levantada), passando pela forma como tenta sempre controlar a bola antecipando o que vai fazer a seguir e o seu primeiro toque, tudo isto diz-me que ele é especial. Depois, é ver o tipo de oportunidade/desequilíbrio que ele cria ou tenta criar e perceber que potenciar isto vale bem mais do que qualquer tareia fisica ou “intensidade” em campo. Futebol são golos e Alan Ruiz é um criador deles. Tão simples como isto.
Mas como o Universo não ficou satisfeito só com isto (parece que gosta mais de futebol inglês com balázios do meio da rua em todas as jornadas), ainda deu ao argentino uma potência e colocação de remate acima da média. Tanta que já jogou não só a segundo avançado como mesmo a PL, fazendo a sua melhor série de golos a jogar nessas posições na Argentina.
Neste momento, tendo em conta a forma com que ele chegou, a maioria de vocês acha que, naturalmente, estou a exagerar. E provavelmente estou. Mas gosto de pensar que há duas coisas no Mundo que sou capaz de reconhecer a léguas: um bom jogador e uma gaja boa. E, definitivamente, o Alan Ruiz é mesmo uma gaja boa.
* todas as sextas, Sá abandona o seu lugar cativo à mesa da Tasca e toma conta da cozinha!
26 Agosto, 2016 at 18:55
Bela posta Sá, como sempre!
26 Agosto, 2016 at 23:14
OFF TOPIC:
Informação fresquinha: Vai arrancar daqui a cerca de um mês a campanha para a troca das cadeiras atuais por cadeiras verdes!
Em princípio, será que cada sócio pode comprar e levar a sua cadeira atual e no seu lugar será colocada uma cadeira verde.
Finalmente!
26 Agosto, 2016 at 19:00
Eu não tenho a visão do Sá…
Mas vou ficar a torcer para que ele tenha razão…!!
Mais…
É tal a confiança que tenho no amigo Sá…que não só assimo por baixo o que ele escreveu…como acredito que o Alan nos vai dar muitas alegrias…!!
SL
26 Agosto, 2016 at 19:04
Top!
26 Agosto, 2016 at 19:05
“Mas gosto de pensar que há duas coisas no Mundo que sou capaz de reconhecer a léguas: um bom jogador e uma gaja boa. E, definitivamente, o Alan Ruiz é mesmo uma gaja boa.”
Ahahaha
Agora mais a serio, pese algum exagero no texto (na minha opinião) parece-me que acertamos neste. Não sou muito fa de argentinos mas o Alan consegue aliar a sua qualidade técnica e visão de jogo sempre com o coletivo e com os colegas que o rodeiam. Gosto!
26 Agosto, 2016 at 19:10
tem graca que eu tenho a mesma ideia… e nao só acerca do Alan…
“cheira-me” que o Meli,quando ganhar a intensidade que o JJ gosta, vai trazer tambem o “perfumezinho” do ultimo passe e das desmarcacoes na cara do guarda redes…
“cheira-me a jogador que sabe onde deve “estar” e de como deve “dar” a redondinha…
26 Agosto, 2016 at 19:20
Nunca vi nenhum jogo do Meli, mas pelos videos (que valem o que valem) parece-me claramente um Enzo Peres
26 Agosto, 2016 at 19:10
Sem dúvida! Aquela “canhota” ainda vai fazer muitos estragos 🙂
26 Agosto, 2016 at 19:15
Aquele pé esquerdo não engana. Temos jogador
Off: entretanto a nádega norte oficializa Diogo Jota. Continua a pouca vergonha dos clubes puta do Mendes.
26 Agosto, 2016 at 19:22
Todos os reforços me parecem interessantes com excepção do Petrovic…..
Mas Alan, Joe e Meli…. 🙂
Alan tem algo que me parece inequivocamente uma mais valia neste plantel : poder de fogo !!!!!
E o LE, PRESIDENTE BdC ?!?!
Reforço a caminho.
Pedro Delgado está a caminho de Lisboa para ainda esta sexta-feira assinar contrato com o Sporting. O médio ofensivo do Inter Milão, que esteve muito perto do Benfica, recebeu nos últimos dias propostas mais tentadoras de Inglaterra, e também financeiramente superiores para o clube italiano, mas a sua vontade é mesmo representar os leões, por onde já passou entre 2010 e 2012.
O representante do jovem português confirmou o desejo de Pedro Delgado. “O Pedro vai para onde quer e não para onde os clubes querem que ele vá. Vamos respeitar na íntegra a vontade do jogador com a certeza de que não será moeda de troca de nada nem de ninguém”, afirmou ao jornal Record, Marco Correia de Oliveira.
Para a “B” ?!?!
CONFESSO que não conheço….
Alguém conhece ?!?
SL
26 Agosto, 2016 at 22:00
Já passou pela nossa formação, Stan. Se não me engano, saiu para Inter vindo do Sporting, com a promessa à la Zé Turbo. Saiu cedo demais e agora volta. Que tenha sorte e evolua o suficiente para nos ser útil. Acho que é um extremo na linha de muitos os que já por cá tivemos.
27 Agosto, 2016 at 5:29
Estas errado, saiu do Portimonense, para onde voltou após o pai o levar de volta para o Algarve por más notas na escola.
26 Agosto, 2016 at 19:22
sem dúvida Sá, a maneira como ele cobre a bola com o corpo, que não deixa os adversários chegarem lá, faz-me lembrar um pouco o estilo de Pedro barbosa, embora canhoto.
Tem visão se jogo e remate pronto e direccionado, o que é muito bom no futebol de hoje em que a maior parte dos jogos é feito contra equipas fechadas.
Partilho da tua opinião e prevejo que vai ser uma das figuras do campeonato!
26 Agosto, 2016 at 19:25
Caro TiagoSCP,
O MELI pode ser aquele estremo que o nao é mas joga lá (na direita) sendo sobretudo o terceiro médio…. E um pensador do jogo leonino !!!
SL
PS: E o LE, PRESIDENTE BdC ?!?!
26 Agosto, 2016 at 19:27
O IURI se ganhasse intensidade ….
Rapaz acorda, PF !!!!
SL
26 Agosto, 2016 at 19:38
ás tantas ainda vair dar lateral ….
26 Agosto, 2016 at 21:13
Nao brinques
26 Agosto, 2016 at 19:48
Caro Stan Valckx 5,
Como referi no post acima, o meu conhecimento acerca do jogador é quase nulo, mas a opinião que tenho é que o Meli é um jogador bastante vertical. Não me parece ter a pausa, decisão nem criatividade de um pensador de jogo. Já o Iuri consigo imagina-lo a fazer esse papel, embora o meu fetiche seja o Matheus.
De qualquer forma, eu tou aqui a mandar as minhas postas sentado na minha cadeirinha enquanto quem tá no campo é o JJ. Ele sim, para mim é o único insubstituível.
E venha de lá esse lateral esquerdo!
26 Agosto, 2016 at 19:26
Ó Sá…
Desculpe lá “interromper” por momentos o post…
Mas não resisti…
” “BERDADEIRO” DRAGÃO !!!!
Ele tinha dois bilhetes no melhor camarote do Estádio do Dragão, para o último jogo do campeonato, aquele que viria a consagrar o Porto como campeão nacional.
Quando ele estava sentado no seu lugar, aguardando o inicio do jogo, um outro adepto nota que o lugar ao lado do homem estava vago, e pergunta-lhe se o lugar está ocupado.
– Não, não está ocupado – responde o homem.
Assombrado, o adepto diz:
– É incríbel!
Quem, em seu perfeito juízo, tem um lugar destes, para o jogo mais importante da época, e não o usa?
O homem fixa o olhar nos olhos do cidadão e responde:
– Bom, na realidade, o lugar é meu.
Eu comprei este lugar há muito tempo.
A minha querida esposa deberia estar aqui comigo mas, faleceu.
Este é o primeiro grande jogo do nosso Porto a que não assistimos juntos, desde que nos casamos, há mais de binte anos.
Surpreso, o outro diz:
– Mas o amigo não encontrou outra pessoa que pudesse bir no lugar da sua esposa?
Um filho, um amigo, um bizinho, um parente ou outra pessoa chegada?
O homem nega com a cabeça e responde:
Não… Estão todos no Belório!… ”
Só coloquei aqui…porque acredito que vamos ganhar 2 a 0 no Domingo…!!
SL
26 Agosto, 2016 at 19:47
Bela posta Fds
26 Agosto, 2016 at 19:53
Ainda não vi essa luz mas só pelo último parágrafo do post tens o meu voto! Domingo vou estar mais atento!!
Abraço
26 Agosto, 2016 at 19:54
Pelo bem do teu Sporting e do teu esquerdo, espero que tenhas razao 🙂
26 Agosto, 2016 at 19:56
Alan Ruiz é indiscutivelmente um belíssimo jogador! Mas o reforço do ano (vai surpreender muita gente, mesmo que venha Bas Dost e companhia)… chama-se ANDRÉ Felipe Ribeiro de Souza!
26 Agosto, 2016 at 19:59
Olha o Sá esta deslumbrado …. muito bom bacalhau este teu hoje ….com o coracao
26 Agosto, 2016 at 20:08
Que não seja como o Slavchev Sá! 😛 😛 😛
Z
26 Agosto, 2016 at 20:10
Fds à cada gaja
26 Agosto, 2016 at 20:14
Sá, o texto está espectacular.
Que a tua “gaja” boa esteja ao nível do mesmo., sinceramente.
Na minha opinião, acho que como quase todas as gajas boas, só são boas até “abrirem a boca”. 🙂
E aposto o teu direito que não tarda muito vais trocá-la pelo Campbell.
26 Agosto, 2016 at 20:23
É sempre um prazer ler as postas do Sá! Concordo 100% com o escrito. Gostaria de dizer também que temos um jogador com essa capacidade de último passe e inteligência excepcional que é o Geraldes. Próxima época vamos ter um verdadeiro mágico na equipa! Ainda só não percebi bem onde JJ tenciona colocar o puto no esquema. Se 2 avançado, se como JM. A 8 parece um pouco desperdício exigir tamanho esforço a defender. Se o Iuri tiver cabeça rouba o lugar a Gelson.
Hoje em dia o futebol está todo na cabeça, o físico é só para ajudar a executar. Mas o essencial é inteligência.
26 Agosto, 2016 at 20:25
em janeiro mandava o iuri para Moreira de cónegos e fazia regressar o Geraldes
27 Agosto, 2016 at 1:22
Concordo, Geraldes era homem para fazer o lugar de Bryan para ele descansar. A Ruiz vejo-o como 2º PL (creio que Geraldes também rende aí) e Campbell no lugar de JM.
Iuri joga na direita e é criativo, mas com Campbell e Gelson à sua frente.
Bruno César gostava de o ver a 8, Meli também 8.
Petrovic pode ser que consiga suprimir no lugar de WC, mas acho que o Paulista é muito mais jogador que Petrovic e podemos ter ali um substituto para WC.
26 Agosto, 2016 at 20:47
Pois eu sei que é sempre bom o optimismo com que achamos sempre que os nossos putos na próxima época vão chegar e impor-se. Quase sempre partilho desse entusiasmo mas…
Mas a época passada passei o tempo todo a ouvir e a ler comentários do que anuncias que vai acontecer com o FG, mas em relação ao Iuri Medeiros e pelo que se constata ainda que prematuramente, é que o Iuri terá poucas chances de sequer agarrar um lugar no plantel. Eu também afirmei várias vezes que o Iuri ia entrar de caras na rotação.
Isto para dizer que as coisas nem sempre são tão lineares embora eu também me reveja nesse orgulho de ver os nossos jovens a brilhar por esses relvados portugueses e sonho sempre c o dia em que vão brilhar de leão ao peito.
A realidade é que hoje em dia é mais dificil para um jovem formado em Alcochete entrar no núcleo de rotação do Sporting (aqueles 15/16 jogadores que jogam realmente mais minutos) devido ao aumento da qualidade da equipa.
É também certo que depois fica complicado teres um puto com qualidade encostado no plantel e que na idade que tem, precisa é de minutos nas pernas.
De qualquer forma, acho que o Sporting tem feito uma boa gestão deste problema, que é de facto um excelente problema.
27 Agosto, 2016 at 1:18
O emprestar para crescerem ajuda bastante, mas o Iuri era jogador de linha, o Geraldes cresceu no miolo.
Na minha opinião acho Geraldes muito melhor que o Iuri, daí achar que ele pode agarrar o lugar.
O Iuri parece faltar um bocado de cabeça para poder agarrar um lugar. JJ exige muito mentalmente aos seus jogadores, concentração máxima a época inteira, quer treinos quer jogos .. Se o Iuri molenga nalgumas situações é encostado.
Acho que o Geraldes tem tudo para vingar, um verdadeiro mágico.
27 Agosto, 2016 at 1:27
PS: Não sou dos que acha que tudo o que sai da Academia vai dar estrela ou que são craques (p. ex: Gelson falta-lhe decisão, se não melhorar a decisão e calma com a bola nos pés não será um grande jogador, precisa de mais inteligência. Iuri é muito inteligente, mas falta-lhe capacidade de trabalho durante os jogos),mas Geraldes é de facto muito bom.
26 Agosto, 2016 at 20:26
Slimani à partida deve jogar domingo? !
26 Agosto, 2016 at 20:28
O Bas Dost ainda não foi confirmado? 😛
Não é que queira ver o Slimani sair, mas tenho receio que para substituir não venha gajo com a categoria do holandês.
26 Agosto, 2016 at 20:29
Não consigo pensar em mais nada. Ou o Slimani ou o Bas Dost por favor!
26 Agosto, 2016 at 20:35
Hehehe
26 Agosto, 2016 at 20:38
Off [ Futsal ]
Está a dar o jogo em direto na Sporting TV… 1 minuto = 2-0
26 Agosto, 2016 at 20:52
http://ontvfree.me/ver/sporting-tv-online
Para quem não tenha…
SL
26 Agosto, 2016 at 21:01
O Diogo jota é binbo 🙂
26 Agosto, 2016 at 21:04
Gajas é com o Sá o resto é comigo.
Parece a conversa dos tripeiros antigamente , o pinto saberá destas coisas. ….
26 Agosto, 2016 at 21:06
Granda posta Sá! Muito bom! Ahah
26 Agosto, 2016 at 21:29
Boas Noites, Caros Tasqueiros.
Esforçado o texto do Caro Sá, o que se saúda.
MAS:
“Trata-se de um tipo de jogador cada vez mais em vias de extinção, o artista, o 10.”
Pois. O que acontece é que o Jasus não joga com um “nº 10”.
APARENTEMENTE, o Alan Ruiz ou jogará (i) a (segundo) avançado (como tem vindo a ser testado até agora) (ii) na ala direita (substituindo o JM) (iii) vindo do banco.
Para NENHUMA destas missões o Alan Ruiz PARECE ser indicado (para a última, por ter custado €5M).
Vamos a ver….
SL
26 Agosto, 2016 at 21:30
será que o Leicester só dá 25, mas “mete” o Leonardo Ulloa no “embrulho”?? (versao argentina do sli)
26 Agosto, 2016 at 21:32
Vamos ter a maior enchente da historia do novo estádio… 46895 (sem contar com os 2500 para o adversário) bilhetes já vendidos… A onda verde este ano é um tsunami mesmo 😀 😛
26 Agosto, 2016 at 21:41
Espetacular. O Sporting tem uma massa adepta enorme! Um número de sócios invejável. Este enorme clube andava adormecido.
26 Agosto, 2016 at 21:52
Já tinha saudades deste Sporting… e o melhor ainda está por vir… disso tenho certeza
26 Agosto, 2016 at 21:35
Ó sà mas ainda não se compraram os btinquedos todos e alguns não sairam da caixa…
Este alan não engana…
26 Agosto, 2016 at 22:13
OFF:
Para quem quiser saber os termos da parceria entre o Sporting CP e a Holdimo
https://www.youtube.com/watch?v=rUzKfu5N_9w
26 Agosto, 2016 at 23:07
Há dois anos falou-se que a Holdimo iria financiar a construção de uma nova bancada no estádio Aurélio Pereira, mas entretanto essa obra foi cancelada, porque a Liga deixou de exigir o aumento da capacidade dos estádios do segundo escalão. A direcção entendeu em vez disso fazer obras de manutenção na Academia, as quais decorrem nesta altura, e são visíveis nas imagens diárias de Alcochete, como sejam a cobertura da piscina e a construção de outro relvado.
Há uns tempos falou-se aqui na possibilidade de se fazer um centro para o atletismo em Alcochete e eu encontrei uma foto aérea da nossa Academia neste blogue que contém os limites da mesma (forma rectangular).
Como aquela é uma área protegida, o Sporting não tem possibilidade de alargar os limites da Academia, mas pior, nem sequer pode construir em toda a área que lhe pertence, para não deitar abaixo mais árvores. Ou seja, quase metade do terreno da Academia de Alcochete não é edificável.
Calculo por isso que o novo relvado esteja a ser construído no descampado à frente dos campos onde a equipa A costuma treinar, uma vez que não há mais área livre disponível. Creio que esta imagem ilustra bem o que se pode e não pode fazer na Academia. Só não percebo quem teve a brilhante ideia de construir uma academia num local com tantos constrangimentos. Gosto muito de árvores, mas na prática temos uma área enorme de terreno que não serve para nada.
https://porta10a.wordpress.com/2009/10/08/academia-de-alcochete-e-seus-frutos/
26 Agosto, 2016 at 23:25
Os terrenos de Alcochete são o resultado de pseudo-gestores que preferiam fazer apostas, perdedoras na generalidade, com o dinheiro do SCP ao invés de investimento a médio-longo prazo.
26 Agosto, 2016 at 23:35
Não se chegou a falar que o Godinho queria vender a Academia? Eles escolheram aquele lugar por alguma razão. Talvez pela proximidade com o possível novo aeroporto em Alcochete. O Sporting abre muitas portas…
http://www.supersporting.net/sporting-sad-pede-50-milhoes-pela-academia/
27 Agosto, 2016 at 16:06
Sim, tens razão…
O Godinho Flopes falou disso…
É que se fosse com o Godinho isto tudo o que está a acontecer no SCP já tinha aocntecido … há dois anos atrás…
SL
26 Agosto, 2016 at 23:42
Pior que isso, num habitat semi-desértico, tanta relva constitui um chamariz de insectos: oásis para eles, inferno para os humanos que o utilizam.
Os terrenos “baratos” e a (estúpida, estúpida, estúpida) ilusão de tranquilidade aliados à arrogância de que não é preciso saber de futebol para gerir bem um negócio essencialmente de futebol, eis a receita para o desastre, agravado pela má-fé e as negociatas privadas de alguns delinquentes como o eng. Lopes.
As bestas croquetianas só fizeram merda. É preciso não ter medo de dizer que Alcochete é uma merda e o Estádio também deixa muito a desejar.
26 Agosto, 2016 at 23:48
Não tenho grandes dúvidas que a jogada a médio prazo seria vender (caro) os terrenos por causa do Aeroporto a ser construído na margem sul.
A localização da Academia poderá ser excelente do ponto de vista da reclusão, mas o acesso torna-o “impossível” de usar por atletas que treinem em regimes pre ou pos-laborais, e complicado para adeptos acorrerem em massa.
27 Agosto, 2016 at 0:05
E o Sporting é que abriu as portas com o pretextos da Academia para o futebol. Depois era só esperar pela revisão do PDM.
27 Agosto, 2016 at 0:06
E o Sporting é que abriu as portas com o pretexto da Academia para o futebol. Depois era só esperar pela revisão do PDM.
27 Agosto, 2016 at 0:09
Por pouco tínhamos a Academia no Alentejo. Assim fica mais perto do Esporão. 😉
O projecto do nosso estádio baseou-se lamentávelmente noutro estádio que havia sido projectado dez anos antes. Fomos buscar inspiração num design já ultrapassado, quanto a mim.
27 Agosto, 2016 at 0:34
Pardon my french, mas de que estavam à espera quando entregaram o projecto do estádio ao enrabador-mor da nação?
Se há coisa que o homem já provara antes é que é uma merda de arquitecto.
Nunca mas nunca perdoarei à corja croquetiana. Nem o quanto roubaram nem a incompetência quer a que protagonizaram quer a que nos expuseram.
27 Agosto, 2016 at 0:47
Estruturalmente, o projecto em que o nosso estádio se baseia é o do Arena de Amesterdão, que foi construído entre 1993 e 1996.
Como comparação, os lampiões compraram o projecto que a HOK fez para o Arsenal, cujo estádio também estava a ser construído na mesma altura. É lógico que a Luz é uma versão muito mais barata do Emirates, especialmente nos revestimentos e nos acabamentos, mas estruturalmente os estádios são similares.
O Taveira tratou do design do nosso estádio, que deixa muito a desejar, embora já estivesse pior. As fotos mais antigas do estádio com aquelas escadas e corrimões em amarelo até enjoam. Que coisa horrível!
27 Agosto, 2016 at 10:20
Foi por aqui – por ti, creio – que soube da “inspiração” no Arena de Amesterdão. Seria cómico não fosse trágico que, conhecidos quase desde a estreia os problemas “endémicos” dos relvados dos estádios com a configuração do holandês, o erro fosse repetido num estádio cujo projecto (não a construção) data de 1998 (salvo erro).
Hoje é também por isso e tantas outras razões, mas o primeiro grande choque – a primeira grande, grandíssima!, desilusão – que tive quando conheci o projecto do estádio foi o malfadado fosso. Não fora para isso que me entusiasmara tanto com a ideia. Direi até que as minhas primeiras reacções foram de horror e, logo a seguir, de incredulidade. Lembro-me bem de pensar “não pode ser, não pode ser.” E depois articular: “não pode ser que estes presunçosos de merda nos tratem, sócios e adeptos, como cães raivosos aos quais em circunstância alguma pode ser conferido acesso ao relvado.”
É, por certo, o único estádio do nosso clube a cuja construção assistirei em toda a minha vida. O que ele representa “monumentalmente” é o desprezo daquela gente que então controlava o clube por todos nós. Como se fossemos todos Untermenschen cuja única utilidade reside nos euros que nos seria possível extorquir época após época à custa do nosso amor ao clube.
Não lhes perdoo. Nunca lhes perdoarei.
27 Agosto, 2016 at 22:12
Que deixem lá os sobreiros em paz. Já chega de mandar de destruir património florestal.
26 Agosto, 2016 at 22:18
abola tv -» slimani faz último jogo com o porto. bas dost e castaignos a caminho.
26 Agosto, 2016 at 22:43
castaignos para que? Andre + Bas Dost + Campbell + Alan Ruiz chega perfeitamente… e ainda ha Spalvis
26 Agosto, 2016 at 22:58
Mantenho que o Campbell será ala…e por isso seria Castaignos suplente do Dost, André suplente do A. Ruiz…e sendo assim quem perde espaço será o Podence, que provavelmente será emprestado para crescer…
26 Agosto, 2016 at 23:14
Quanto muito Castaignos suplente do Alan Ruiz e André suplente do Dost! André joga mais fixo na área e o Castaignos é mais móvel…
26 Agosto, 2016 at 23:09
Ficaria muito orgulhoso caso o SCP contratasse, ainda, dois avançados como esses (com a eventual saída do Slimani).
Significaria “por a carne toda no assador”, que por minha parte é o que eu exijo nesta época.
SL
27 Agosto, 2016 at 0:51
Exijes???
Nao achas uma palavra muito forte ?!
26 Agosto, 2016 at 22:56
Sá…para além de escrito maravilhosamente tenho de dizer…100% de acordo! A. Ruiz chamou-me a atenção desde que o vi a jogar, principalmente ao vivo! Cabeça levantada, pé esquerdo sempre a postos, corpo que aguenta carga, excelente controlo de bola e uma invulgar capacidade de parar a bola, rodar e passar em profundidade em poucos segundos! Claro que tem e vai crescer ainda mais com o JJ mas é por isso que não concordo minimamente em encosta-lo à ala! A velocidade com que executa em espaços mínimos, a capacidade de choque e o pontapé são claramente de 2o avançado…para além de dominar muito bem a bola longa e a facilidade com que é apoio ao PL!
Para mim é a grande contratação até agora a par de Campbell! Tenho uma enorme espectativa em relação a ele…tenho poucas dúvidas que será um dos nossos jogadores mais importantes…
26 Agosto, 2016 at 22:56
A minha tara foi com o Matigol, no fundo apenas para tentar esquecer o primeiro, único e grande amor: Krassimir Balakov.
26 Agosto, 2016 at 23:46
Pelas características, o Alan Ruiz vai dar muitas dores de cabeça para colocá-lo no 11. Ele tem características para uma equipa que jogue em 4x2x3x1 ou em 4x3x3, mas talvez funcione no 4x4x2 de JJ. A qualidade é indubitável.
26 Agosto, 2016 at 23:52
“vocês vão sofrer que nem condenados, lampiões, jornaleiros, porcos!”
Este Dolbeth não tem papas na língua 🙂
26 Agosto, 2016 at 23:58
“programa que se chama mais mentiras”
Este Dolbeth é uma peça lol
26 Agosto, 2016 at 23:53
Parabéns, Sá! Fazes-me verdadeiramente esquecer que o Alan Ruiz, na hora do arranque, parece um paquiderme. Um primor de post que faz jus aos muitos primores do rapaz.
Há um aspecto que não destacas que eu prezo bastante. Falo do controle emocional. O Alan Ruiz terá – não quero ser categórico já – um dos perfis mais interessantes que conheço. Duvido que possa haver ambiente ou circunstâncias que mexam decisivamente com ele. Estando em plena forma física, será o “artista” com quem poderemos sempre contar para dar a volta a um jogo adverso, a uma provocação de um árbitro ou uma desconcentração defensiva “à la Jefferson.”
Diria, para culminar, que pessoalmente estou mais expectante do que entusiasmado com o Alan Ruiz. Mas isso é bom, muito bom.
27 Agosto, 2016 at 0:07
“Os meus dois clubes no mesmo grupo!!”
Oh Figo, vai para o c******!
27 Agosto, 2016 at 0:22
o pesetero estava a falar do clube das galinhas e quem era o outro?
28 Agosto, 2016 at 0:21
Figo é o sócio 20 583-0 deveria merecer mais respeito. Não percebo a agressividade que existe contra ele. Ainda ontem o Rolão Preto responsável pelas escolas de futebol que Figo criou na China referiu a excelente colaboração que tem com o Sporting e com o projecto que o clube também tem naquele pais. Referiu mesmo que desde há três anos tem vindo alunos dessas escolas estagiar na Academia. Figo é um factor de divulgação do Sporting no mundo, um objectivo estratégico da Direcção. Nós Sportinguistas marcamos muitos golos na própria baliza enquanto os rivais volta e meia vão ao panteão “ressuscitar” o seu herói nas situações mais insólitas como foi associa-lo à vitória no Euro.Enfim…
27 Agosto, 2016 at 0:25
Agora vem o Castanhos e o Das Boot?
É só malta p’rá frente!!!
Trabalhos redobrados para William e Adrien
27 Agosto, 2016 at 0:59
😀
Não há fome que não dê em fartura.