Como não podia deixar de ser, o meu primeiro texto alusivo à época que já começou não podia começar sem a habitual fezada em relação a uma das novas contratações. Só o facto de me por os olhos a brilhar em cada defeso de cada época do seu mandato, o Presidente e a sua direcção tem a minha gratidão. Começou com Montero, depois veio Nani, a seguir aterrou Bryan e este ano chega Alan Ruiz. Quatro fantásticos futebolistas que, sendo diferentes em caracteristicas, idade e experiência, tiveram o condão de me entusiasmar como uma criança que recebeu tudo aquilo que queria no Natal.
Falemos então de Alan Ruiz. Se estão à espera que meta para aqui números (mesmo sendo um defensor da análise estatistica) tirem o cavalinho da chuva. Tudo o que vão ler de seguida não tem qualquer sustentação, é apenas uma mistura daquilo que vejo, aliado ao meu infantil entusiasmo. Trata-se de um tipo de jogador cada vez mais em vias de extinção, o artista, o 10. Não há aqui muito para descrever, todos sabemos identificar um criativo. Todos conhecemos a sua aparente lentidão (quem espera que seja apenas fruto de mais umas parrilladas para queimar pode ficar desiludido) e a sua invulgar relação com a bola. Isto, para mim, é adquirido. Na minha cabeça, a questão resume-se apenas a quanto tempo Jesus vai levar para perceber que este rapaz tem de jogar sempre porque traz duas coisas, duas coisas apenas, que ninguém no plantel tem, de forma inata e que tanta importância têm no principal objectivo de um jogo de futebol: Visão de Jogo e Último Passe.
Antes que comecem a atirar-me copos e a gritar, possessos, “E o João Mário? E o Bryan? E o Iuri?” Devo dizer-vos que as assistências de João Mário e Bryan, resultaram, sobretudo de cruzamentos para a área onde estava Sli. O que não tem mal absolutamente nenhum! Mas não é disso que falo. Falo da capacidade, raríssima, de primeiro levantar a cabeça, ler o jogo e encontrar a linha de passe que desequilibra toda a defesa (preferencialmente que isole um companheiro) e, não menos importante, ter os tomates em conformidade para executar na perfeição. Voltando atrás, tanto Bryan como JM sabem fazê-lo mas o seu talento natural sempre esteve no drible e no controlo de bola e foi por isso que se deram a conhecer ao Mundo. O último passe é apenas uma das opções das muitas que costumam tomar, sejam elas com maior ou menor risco. E é precisamente a avaliação do risco de uma acção que os distingue todos. Para Alan (e, em parte, Iuri), não há risco nenhum em tentar colocar alguém na cara do golo. Para eles, a recompensa vale sempre o risco. Mas para Bryan e JM, tendo uma maturidade superior e um trabalho táctico muito forte, o risco de falhar e perder a posse de bola está sempre presente, o que revela uma evolução diferente como jogador.
Alan Ruiz é diferente. Tem os mesmos recursos técnicos que referi acima mas pensa o jogo de forma diferente. O seu primeiro pensamento, após ter a bola controlada e o mínimo tempo e espaço para pensar e executar, é encontrar um companheiro com espaço em profundidade. Melhor, a sua primeira vontade é encontrar O companheiro em profundidade. Que normalmente é aquele que faz o golo. Isto nada tem a ver com técnica (excepto na execução) ou táctica. Tem a ver só com capacidade de pensar, qualidade de execução e, o mais importante, os colhões para o fazer, algo que muito poucos têm mas não fazem, quiçá pelas amarras tácticas do futebol moderno, e outros não têm mas fazem de vez em quando bem mas muitas vezes mal. O bom disto é que basta fazer bem uma vez e, se o companheiro for um jogador minimamente decente e estiver concentrado, é golo garantido.
Escrevo isto porque tudo o que vejo nele mostra essa forma de ler o jogo. Desde a postura corporal (tronco direito e cabeça levantada), passando pela forma como tenta sempre controlar a bola antecipando o que vai fazer a seguir e o seu primeiro toque, tudo isto diz-me que ele é especial. Depois, é ver o tipo de oportunidade/desequilíbrio que ele cria ou tenta criar e perceber que potenciar isto vale bem mais do que qualquer tareia fisica ou “intensidade” em campo. Futebol são golos e Alan Ruiz é um criador deles. Tão simples como isto.
Mas como o Universo não ficou satisfeito só com isto (parece que gosta mais de futebol inglês com balázios do meio da rua em todas as jornadas), ainda deu ao argentino uma potência e colocação de remate acima da média. Tanta que já jogou não só a segundo avançado como mesmo a PL, fazendo a sua melhor série de golos a jogar nessas posições na Argentina.
Neste momento, tendo em conta a forma com que ele chegou, a maioria de vocês acha que, naturalmente, estou a exagerar. E provavelmente estou. Mas gosto de pensar que há duas coisas no Mundo que sou capaz de reconhecer a léguas: um bom jogador e uma gaja boa. E, definitivamente, o Alan Ruiz é mesmo uma gaja boa.
* todas as sextas, Sá abandona o seu lugar cativo à mesa da Tasca e toma conta da cozinha!
26 Agosto, 2016 at 18:55
Bela posta Sá, como sempre!
26 Agosto, 2016 at 23:14
OFF TOPIC:
Informação fresquinha: Vai arrancar daqui a cerca de um mês a campanha para a troca das cadeiras atuais por cadeiras verdes!
Em princípio, será que cada sócio pode comprar e levar a sua cadeira atual e no seu lugar será colocada uma cadeira verde.
Finalmente!
26 Agosto, 2016 at 19:00
Eu não tenho a visão do Sá…
Mas vou ficar a torcer para que ele tenha razão…!!
Mais…
É tal a confiança que tenho no amigo Sá…que não só assimo por baixo o que ele escreveu…como acredito que o Alan nos vai dar muitas alegrias…!!
SL
26 Agosto, 2016 at 19:04
Top!
26 Agosto, 2016 at 19:05
“Mas gosto de pensar que há duas coisas no Mundo que sou capaz de reconhecer a léguas: um bom jogador e uma gaja boa. E, definitivamente, o Alan Ruiz é mesmo uma gaja boa.”
Ahahaha
Agora mais a serio, pese algum exagero no texto (na minha opinião) parece-me que acertamos neste. Não sou muito fa de argentinos mas o Alan consegue aliar a sua qualidade técnica e visão de jogo sempre com o coletivo e com os colegas que o rodeiam. Gosto!
26 Agosto, 2016 at 19:10
tem graca que eu tenho a mesma ideia… e nao só acerca do Alan…
“cheira-me” que o Meli,quando ganhar a intensidade que o JJ gosta, vai trazer tambem o “perfumezinho” do ultimo passe e das desmarcacoes na cara do guarda redes…
“cheira-me a jogador que sabe onde deve “estar” e de como deve “dar” a redondinha…
26 Agosto, 2016 at 19:20
Nunca vi nenhum jogo do Meli, mas pelos videos (que valem o que valem) parece-me claramente um Enzo Peres
26 Agosto, 2016 at 19:10
Sem dúvida! Aquela “canhota” ainda vai fazer muitos estragos 🙂
26 Agosto, 2016 at 19:15
Aquele pé esquerdo não engana. Temos jogador
Off: entretanto a nádega norte oficializa Diogo Jota. Continua a pouca vergonha dos clubes puta do Mendes.
26 Agosto, 2016 at 19:22
Todos os reforços me parecem interessantes com excepção do Petrovic…..
Mas Alan, Joe e Meli…. 🙂
Alan tem algo que me parece inequivocamente uma mais valia neste plantel : poder de fogo !!!!!
E o LE, PRESIDENTE BdC ?!?!
Reforço a caminho.
Pedro Delgado está a caminho de Lisboa para ainda esta sexta-feira assinar contrato com o Sporting. O médio ofensivo do Inter Milão, que esteve muito perto do Benfica, recebeu nos últimos dias propostas mais tentadoras de Inglaterra, e também financeiramente superiores para o clube italiano, mas a sua vontade é mesmo representar os leões, por onde já passou entre 2010 e 2012.
O representante do jovem português confirmou o desejo de Pedro Delgado. “O Pedro vai para onde quer e não para onde os clubes querem que ele vá. Vamos respeitar na íntegra a vontade do jogador com a certeza de que não será moeda de troca de nada nem de ninguém”, afirmou ao jornal Record, Marco Correia de Oliveira.
Para a “B” ?!?!
CONFESSO que não conheço….
Alguém conhece ?!?
SL
26 Agosto, 2016 at 22:00
Já passou pela nossa formação, Stan. Se não me engano, saiu para Inter vindo do Sporting, com a promessa à la Zé Turbo. Saiu cedo demais e agora volta. Que tenha sorte e evolua o suficiente para nos ser útil. Acho que é um extremo na linha de muitos os que já por cá tivemos.
27 Agosto, 2016 at 5:29
Estas errado, saiu do Portimonense, para onde voltou após o pai o levar de volta para o Algarve por más notas na escola.
26 Agosto, 2016 at 19:22
sem dúvida Sá, a maneira como ele cobre a bola com o corpo, que não deixa os adversários chegarem lá, faz-me lembrar um pouco o estilo de Pedro barbosa, embora canhoto.
Tem visão se jogo e remate pronto e direccionado, o que é muito bom no futebol de hoje em que a maior parte dos jogos é feito contra equipas fechadas.
Partilho da tua opinião e prevejo que vai ser uma das figuras do campeonato!
26 Agosto, 2016 at 19:25
Caro TiagoSCP,
O MELI pode ser aquele estremo que o nao é mas joga lá (na direita) sendo sobretudo o terceiro médio…. E um pensador do jogo leonino !!!
SL
PS: E o LE, PRESIDENTE BdC ?!?!
26 Agosto, 2016 at 19:27
O IURI se ganhasse intensidade ….
Rapaz acorda, PF !!!!
SL
26 Agosto, 2016 at 19:38
ás tantas ainda vair dar lateral ….
26 Agosto, 2016 at 21:13
Nao brinques
26 Agosto, 2016 at 19:48
Caro Stan Valckx 5,
Como referi no post acima, o meu conhecimento acerca do jogador é quase nulo, mas a opinião que tenho é que o Meli é um jogador bastante vertical. Não me parece ter a pausa, decisão nem criatividade de um pensador de jogo. Já o Iuri consigo imagina-lo a fazer esse papel, embora o meu fetiche seja o Matheus.
De qualquer forma, eu tou aqui a mandar as minhas postas sentado na minha cadeirinha enquanto quem tá no campo é o JJ. Ele sim, para mim é o único insubstituível.
E venha de lá esse lateral esquerdo!
26 Agosto, 2016 at 19:26
Ó Sá…
Desculpe lá “interromper” por momentos o post…
Mas não resisti…
” “BERDADEIRO” DRAGÃO !!!!
Ele tinha dois bilhetes no melhor camarote do Estádio do Dragão, para o último jogo do campeonato, aquele que viria a consagrar o Porto como campeão nacional.
Quando ele estava sentado no seu lugar, aguardando o inicio do jogo, um outro adepto nota que o lugar ao lado do homem estava vago, e pergunta-lhe se o lugar está ocupado.
– Não, não está ocupado – responde o homem.
Assombrado, o adepto diz:
– É incríbel!
Quem, em seu perfeito juízo, tem um lugar destes, para o jogo mais importante da época, e não o usa?
O homem fixa o olhar nos olhos do cidadão e responde:
– Bom, na realidade, o lugar é meu.
Eu comprei este lugar há muito tempo.
A minha querida esposa deberia estar aqui comigo mas, faleceu.
Este é o primeiro grande jogo do nosso Porto a que não assistimos juntos, desde que nos casamos, há mais de binte anos.
Surpreso, o outro diz:
– Mas o amigo não encontrou outra pessoa que pudesse bir no lugar da sua esposa?
Um filho, um amigo, um bizinho, um parente ou outra pessoa chegada?
O homem nega com a cabeça e responde:
Não… Estão todos no Belório!… ”
Só coloquei aqui…porque acredito que vamos ganhar 2 a 0 no Domingo…!!
SL
26 Agosto, 2016 at 19:47
Bela posta Fds
26 Agosto, 2016 at 19:53
Ainda não vi essa luz mas só pelo último parágrafo do post tens o meu voto! Domingo vou estar mais atento!!
Abraço
26 Agosto, 2016 at 19:54
Pelo bem do teu Sporting e do teu esquerdo, espero que tenhas razao 🙂
26 Agosto, 2016 at 19:56
Alan Ruiz é indiscutivelmente um belíssimo jogador! Mas o reforço do ano (vai surpreender muita gente, mesmo que venha Bas Dost e companhia)… chama-se ANDRÉ Felipe Ribeiro de Souza!
26 Agosto, 2016 at 19:59
Olha o Sá esta deslumbrado …. muito bom bacalhau este teu hoje ….com o coracao
26 Agosto, 2016 at 20:08
Que não seja como o Slavchev Sá! 😛 😛 😛
Z
26 Agosto, 2016 at 20:10
Fds à cada gaja
26 Agosto, 2016 at 20:14
Sá, o texto está espectacular.
Que a tua “gaja” boa esteja ao nível do mesmo., sinceramente.
Na minha opinião, acho que como quase todas as gajas boas, só são boas até “abrirem a boca”. 🙂
E aposto o teu direito que não tarda muito vais trocá-la pelo Campbell.
26 Agosto, 2016 at 20:23
É sempre um prazer ler as postas do Sá! Concordo 100% com o escrito. Gostaria de dizer também que temos um jogador com essa capacidade de último passe e inteligência excepcional que é o Geraldes. Próxima época vamos ter um verdadeiro mágico na equipa! Ainda só não percebi bem onde JJ tenciona colocar o puto no esquema. Se 2 avançado, se como JM. A 8 parece um pouco desperdício exigir tamanho esforço a defender. Se o Iuri tiver cabeça rouba o lugar a Gelson.
Hoje em dia o futebol está todo na cabeça, o físico é só para ajudar a executar. Mas o essencial é inteligência.
26 Agosto, 2016 at 20:25
em janeiro mandava o iuri para Moreira de cónegos e fazia regressar o Geraldes
27 Agosto, 2016 at 1:22
Concordo, Geraldes era homem para fazer o lugar de Bryan para ele descansar. A Ruiz vejo-o como 2º PL (creio que Geraldes também rende aí) e Campbell no lugar de JM.
Iuri joga na direita e é criativo, mas com Campbell e Gelson à sua frente.
Bruno César gostava de o ver a 8, Meli também 8.
Petrovic pode ser que consiga suprimir no lugar de WC, mas acho que o Paulista é muito mais jogador que Petrovic e podemos ter ali um substituto para WC.
26 Agosto, 2016 at 20:47
Pois eu sei que é sempre bom o optimismo com que achamos sempre que os nossos putos na próxima época vão chegar e impor-se. Quase sempre partilho desse entusiasmo mas…
Mas a época passada passei o tempo todo a ouvir e a ler comentários do que anuncias que vai acontecer com o FG, mas em relação ao Iuri Medeiros e pelo que se constata ainda que prematuramente, é que o Iuri terá poucas chances de sequer agarrar um lugar no plantel. Eu também afirmei várias vezes que o Iuri ia entrar de caras na rotação.
Isto para dizer que as coisas nem sempre são tão lineares embora eu também me reveja nesse orgulho de ver os nossos jovens a brilhar por esses relvados portugueses e sonho sempre c o dia em que vão brilhar de leão ao peito.
A realidade é que hoje em dia é mais dificil para um jovem formado em Alcochete entrar no núcleo de rotação do Sporting (aqueles 15/16 jogadores que jogam realmente mais minutos) devido ao aumento da qualidade da equipa.
É também certo que depois fica complicado teres um puto com qualidade encostado no plantel e que na idade que tem, precisa é de minutos nas pernas.
De qualquer forma, acho que o Sporting tem feito uma boa gestão deste problema, que é de facto um excelente problema.
27 Agosto, 2016 at 1:18
O emprestar para crescerem ajuda bastante, mas o Iuri era jogador de linha, o Geraldes cresceu no miolo.
Na minha opinião acho Geraldes muito melhor que o Iuri, daí achar que ele pode agarrar o lugar.
O Iuri parece faltar um bocado de cabeça para poder agarrar um lugar. JJ exige muito mentalmente aos seus jogadores, concentração máxima a época inteira, quer treinos quer jogos .. Se o Iuri molenga nalgumas situações é encostado.
Acho que o Geraldes tem tudo para vingar, um verdadeiro mágico.
27 Agosto, 2016 at 1:27
PS: Não sou dos que acha que tudo o que sai da Academia vai dar estrela ou que são craques (p. ex: Gelson falta-lhe decisão, se não melhorar a decisão e calma com a bola nos pés não será um grande jogador, precisa de mais inteligência. Iuri é muito inteligente, mas falta-lhe capacidade de trabalho durante os jogos),mas Geraldes é de facto muito bom.
26 Agosto, 2016 at 20:26
Slimani à partida deve jogar domingo? !
26 Agosto, 2016 at 20:28
O Bas Dost ainda não foi confirmado? 😛
Não é que queira ver o Slimani sair, mas tenho receio que para substituir não venha gajo com a categoria do holandês.
26 Agosto, 2016 at 20:29
Não consigo pensar em mais nada. Ou o Slimani ou o Bas Dost por favor!
26 Agosto, 2016 at 20:35
Hehehe
26 Agosto, 2016 at 20:38
Off [ Futsal ]
Está a dar o jogo em direto na Sporting TV… 1 minuto = 2-0
26 Agosto, 2016 at 20:52
http://ontvfree.me/ver/sporting-tv-online
Para quem não tenha…
SL
26 Agosto, 2016 at 21:01
O Diogo jota é binbo 🙂
26 Agosto, 2016 at 21:04
Gajas é com o Sá o resto é comigo.
Parece a conversa dos tripeiros antigamente , o pinto saberá destas coisas. ….
26 Agosto, 2016 at 21:06
Granda posta Sá! Muito bom! Ahah
26 Agosto, 2016 at 21:29
Boas Noites, Caros Tasqueiros.
Esforçado o texto do Caro Sá, o que se saúda.
MAS:
“Trata-se de um tipo de jogador cada vez mais em vias de extinção, o artista, o 10.”
Pois. O que acontece é que o Jasus não joga com um “nº 10”.
APARENTEMENTE, o Alan Ruiz ou jogará (i) a (segundo) avançado (como tem vindo a ser testado até agora) (ii) na ala direita (substituindo o JM) (iii) vindo do banco.
Para NENHUMA destas missões o Alan Ruiz PARECE ser indicado (para a última, por ter custado €5M).
Vamos a ver….
SL
26 Agosto, 2016 at 21:30
será que o Leicester só dá 25, mas “mete” o Leonardo Ulloa no “embrulho”?? (versao argentina do sli)
26 Agosto, 2016 at 21:32
Vamos ter a maior enchente da historia do novo estádio… 46895 (sem contar com os 2500 para o adversário) bilhetes já vendidos… A onda verde este ano é um tsunami mesmo 😀 😛
26 Agosto, 2016 at 21:41
Espetacular. O Sporting tem uma massa adepta enorme! Um número de sócios invejável. Este enorme clube andava adormecido.
26 Agosto, 2016 at 21:52
Já tinha saudades deste Sporting… e o melhor ainda está por vir… disso tenho certeza