Nos últimos dias muitos têm sido os rugidos dos Leões e Leoas quanto à situação de Adrien Silva. Na caixa de comentários da “Tasca” vê-se a dor, a descrença, a angústia e mesmo o desencanto com o (ainda) capitão da equipa de futebol profissional do nosso enorme Sporting.
Antes de mais e para que não me estranhem, sou um leitor assíduo da “Tasca” há muito tempo, antes da renovação de nome e estilo, mas nunca coloquei por escrito um texto ou comentário. Gosto muito do ambiente que aqui se respira, apesar de ver muitas vezes que a paixão é demasiada e parece-me que andamos a bater em nós mesmos. Há Leões e Leoas que teimam em alinhar em faccionismos contra e a favor da Direcção. O Sporting é um só! Somos todos NÓS (e não estou a fazer uma tentativa de publicidade encapotada ao nosso patrocinador) e como me ensinou alguém, que muito respeito como Leão, “os presidentes passam mas o Sporting fica!”.
Tirando então estas considerações do caminho, dizia eu que existe muita polémica, e com alguma razão, sobre a questão do Adrien. Desde já, e para mais fácil análise, deixo aqui os factos que conheço:
– Adrien Silva tem contrato com o Sporting até 2020
– O “capitão” renovou o contrato em Fevereiro deste ano
– Essa renovação concedeu-lhe um aumento salarial, tendo envolvido um esforço financeiro do Sporting (aliás, é referido na comunicação do nosso clube “avultadas somas de dinheiro”)
– Terá sido adquirido uma percentagem do passe (30%) do jogador com igual esforço financeiro
– O jogador disse publicamente que acabaria a sua carreira no Sporting, dando a entender que não se desvincularia da ligação contratual
– O jogador, no dia seguinte, ao clássico contra o FC Porto (com vitória clara mas por apenas 2-1) dá uma entrevista (pretensamente a caminho da concentração da selecção) ao Jornal “O Jogo” na qual refere uma proposta de 25 milhões do Leicester e demonstra a sua vontade de ir para Inglaterra.
– O Sporting emite comunicado esclarecendo a sua posição e referenciando o contexto da renovação do jogador, bem como o desconhecimento de qualquer proposta ou a intenção do jogador na saída do clube
– O pai do jogador vem responder referindo que Adrien deu muito ao clube (desde os 12 anos) e que o Sporting deve respeitar a sua vontade.
Estes parecem ser os factos. E por isso, com base nos mesmos, posso tirar as seguintes conclusões e opinião: Adrien Silva renovou jurando o “amor à camisola” mas após a saída de João Mário e o assédio a Slimani terá equacionado que “é um profissional” com direito a melhorar a sua situação financeira.
O que mais me custa é que considero Adrien Silva um exemplo de “capitão” em campo – mostra raça, entrega e faz de cada disputa de bola uma “batalha” em prol da verde e branca que veste. O mesmo sucedeu com João Moutinho, também ele capitão, também ele lutador incansável em busca da bola, que raramente se lesionou e sempre se pautou pela raça e entrega.
Do baú das recordações, vem então um outro nome, esse sempre ligado ao Sporting e que se confundia com o enorme Leão Rampante – Oceano Cruz. Foi capitão em todos os sentidos, dentro e fora do campo. Nunca baixava os braços perante o resultado negativo, nunca quebrava enquanto outros, mais bem pagos, “atiravam a toalha ao chão”.
Isto tudo para chegar a este ponto. Nos tempos actuais, o conceito de “amor à camisola” não é mais o vínculo eterno ao clube. Os jogadores mais “raçudos”, com grande entrega e que lutam pela camisola que vestem mais cedo ou mais tarde cedem às tentações financeiras e aos salários brutais que se praticam nas grandes ligas. Nós, adeptos, apenas ficamos iludidos com essa entrega como se ela fosse “amor à camisola” dos tempos antigos. Com isto não quero dizer que Adrien Silva, João Mário, Nani, Cristiano Ronaldo ou outro dos nossos craques não sejam sportinguistas e leões. Apenas tomam decisões baseadas na melhor expectativa de vida pois a mesma é curta em termos profissionais.
O que já não fica bem é o Adrien, o pai do Adrien e quem falar por ele, vir solicitar respeito porque está ligado há quinze anos com este clube único no Mundo. Para mais, quando é o próprio jogador a fazer “juras de amor eterno” aquando da renovação. Fica muito mal! E para mim, fica pior quando Adrien dá uma “entrevista” a caminho da concentração da selecção, ao jornal em questão, e a dois dias do fecho do mercado! ( E coloco a questão: Será que em caso de empate ou derrota, “daria a mesma entrevista”?)
Eu, e certamente todos os outros Leões e Leoas que estão desse lado a ler, jurámos amor infinito à camisola verde e branca, e confesso que sempre que jogo à bola, lá estou eu com o leão rampante no peito (mesmo que a camisola esteja em casa para lavar) porque não há jogo em que não seja um jogador do Sporting.
Um abraço a todos e saudações altamente leoninas,
PS – Em termos de “amor à camisola” saiu um jogador que sempre o vi como Leão, dentro e fora do campo. O seu nome é André Martins. E não posso de deixar de lembrar outro, embora num campo mais pequeno: o enorme João Benedito.
ESCRITO POR Nuno Amado de Freitas
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
1 Setembro, 2016 at 14:45
JJ não vai tirar braçadeira nenhuma ao Adrien e por mim não tira nada … não gostei não … e então ? mas nao preciso de mais nada que não seja a sua total entrega e a sua total disponibilidade para com o Sportingggggg — sigaaaaaaaaaa Rumo ao Titulo de Campeão Nacional
#EuQuerooSportingCampeão
1 Setembro, 2016 at 18:54
Desculpa lá mas a minha definição de Capitão é um jogador que dê o exemplo, passe a mística do clube, se comprometa com os objectivos e lidere o grupo…
Achas que forçar a saída e meter o pai a dar entrevistas a acusar o presidente é dar o exemplo e liderar o grupo? É esse o exemplo que ele quer dar aos outros jogadores? O que é que será que eles pensam quando o próprio capitão quer forçar a saída?
1 Setembro, 2016 at 19:04
Completamente de acordo!
Siga… E quem nunca pecou… Que atire a primeira pedra!
1 Setembro, 2016 at 19:15
Quem não pecou que atire a primeira pedra… Certo. Mas muito menos serão aqueles que já pecaram e não se arrependeram… Adrien já tinha pressionado quando renovou com o Sporting, e falava-se que esteve quase a ir para o Porto… Já ninguém se lembra disso? Agora volta à mesma toada. E no próximo defeso como será? Não há duas sem três…
1 Setembro, 2016 at 19:35
possivelmente foram 30 milhoes com os porcos
pessima medida de gestão
se vier ressabiado apesar de continuar capitão perde a titularidade
e em dezembro vale para aí 4 ou 5 milhoes
se se agarrar com garra o que vai ser dificil , pode ser que os ingleses voltem á carga, mas nao darão o mesmo valor nem de perto
1 Setembro, 2016 at 14:49
Só 2 observações.
1) Será possível colocarem o link dessas declarações publicas onde o “disse publicamente que acabaria a sua carreira no Sporting”
2) Oceano Cruz –> Enorme capitão, MAS que a seu tempo foi para Espanha ….. ganhar dinheiro nesse colosso de seu nome Real Sociedad.
1 Setembro, 2016 at 15:05
Retira o MAS ao Oceano, porque houve acordo entre as 3 partes, e a Real Sociedad não era um colosso espanhol mas tinham sido bi-campeões da liga espanhola no início dos anos 80 e por ultimo, Oceano e Carlos Xavier foram dos primeiros não-bascos a jogar no clube e embora só tenham jogado 3 épocas (depois regressaram a Alvalade), foi o suficiente para ficarem recordados como ídolos da afición.
1 Setembro, 2016 at 15:25
Real Sociedad — Campeã em 1980/1981 e 1981 /1982
10 anos depois chega o Oceano
Oceano na Real Sociedad —> 1991 a 1994
Classificações R Socied:
1991 /92 –> 5 º lugar
1992 /93 –> 12 º lugar
1993 /94 –> 11 º lugar
Realmente foi para lutar por “títulos”…. e não para ganhar dinheiro.
E atenção que não estou a criticar o Oceano! É perfeitamente legitimo querer ir ganhar mais dinheiro.
Apenas escrevi o que escrevi porque parece ficar a sensação que o Oceano quis sempre o Sporting, o que não é verdade.
P.S. E sim… Adrien escolheu mal a “forma” que escolheu para tentar sair do Sporting.
1 Setembro, 2016 at 15:35
Ricardo, no caso do Adrien, não acredito que alguém tenha ficado irritado com o facto de ele querer ir ganhar mais. Todos nós iríamos a correr caso nos oferecessem um salário 3 ou 4 vezes superior para fazer a mesma coisa mas noutro sítio.
A questão aqui foi a maldita entrevista. Foi a forma como ele decidiu pressionar publicamente a direcção. Foi o anormal do pai vir dizer o que disse.
1 Setembro, 2016 at 15:48
Zfs…. eu acho que escrevi:
“E sim… Adrien escolheu mal a “forma” que escolheu para tentar sair do Sporting.”
1 Setembro, 2016 at 15:54
O problema foi dar entrevista a O Jogo logo no dia que tínhamos ganho ao proprietário do dito Jornal.Não foi de maneira nenhuma de capitão. O Montinho fez birra mas foi dentro de portas.Na minha modesta opinião não pode mais ser capitão. Mas isto sou eu a pensar pois assim fui educado desde há 70/anos.SL
1 Setembro, 2016 at 17:39
ricardo não te esqueças de uma coisa o ocenao no tempo do bigodes estava com salarios em atraso e recebeu uma oferta bastante superior dos porcos e mesmo assim não aceitou e tinha toda a legitimidade legal em seguir para os porcos.
foi para a real sociedade mas estavam todos de acordo.
eu acho que o adrien devia continuar como capitão, ao retirar a braçadeira era o linchamento publico e quem ficava a perder era o sporting, percebo os que dizem que devia ser retirada a braçadeira mas temos de ser mais inteligentes do que isso.
1 Setembro, 2016 at 14:57
Esta ouvi eu ao vivo e a cores: no ano em que Oceano foi dispensado pelo Mirko Josic, teve um convite do Benfica. Nunca me esquecerei de uma tertulia a que assisti, onde estava ele, Pedro Barbosa, Simão Sabrosa, Pedro Martins e o Afonso Martins em que o Oceano revela isso e comenta: «No Benfica nunca poderia jogar pelo que devo arrumar as botas» …isso veio a acontecer pouco tempo depois… Grande Capitão! Grande exemplo!!!
1 Setembro, 2016 at 15:08
Ainda fez uma última época no Toulose em França.
1 Setembro, 2016 at 17:58
Tanto chupista!
1 Setembro, 2016 at 14:57
Lá está, é por estas e por outras que não idolatro nenhum atleta do Sporting, posso reconhecer mais valor a uns que a outros, mas apoio-os todos da mesma maneira.
A análise da relação do jogador com o clube, se poderá ser considerado uma referência ou ídolo, faço-a sempre à posteriori no final das carreiras.
Oceano e João Benedito são ídolos e referências de sportinguismo, Moutinho foi um jogador que deu tudo em campo pelo Sporting mas traiu-nos, Adrien, João Mário e André Martins, ainda estão a escrever a sua história.
Post Script:
O nosso escriba estreante deve ser familiar do Presidente Amado de Freitas, que sucedeu ao saudoso João Rocha e liderou o clube até entrar Jorge Gonçalves.
SL
1 Setembro, 2016 at 14:59
E esse apelido Nuno? És familiar do ex-presidente? Bom texto 🙂
2 Setembro, 2016 at 13:44
Olá.
Sim, sou sobrinho do Presidente do nosso Sporting Clube de Portugal – João Amado de Freitas.
Foi no seu mandato que demos os famosos 7-1!!!
O meu tio foi vice do João Rocha durante vários anos, tendo tomado o lugar de presidente por amor ao clube e por doença de João Rocha.
Saudações Leoninas
(PS – Desculpem mas estava com “fome” e comi umas quantas vírgulas no texto)
1 Setembro, 2016 at 15:00
aqui fica melhor
a maior culpa é nossa que idealizamos idolos e amor á camisola e isso temo que nao exista mais se é que alguma vez existiu , a titulo de exemplo , quem souber que diga que eu nao faço ideia , quando custará o amor e a fidelidade de Totti á Roma ?
Temos que nos deixar de coisas , o que espero de Adrien é o mesmo empenho de sempre dentro do campo.
1 Setembro, 2016 at 15:01
Para mim aquela segunda-feira (a última) não existiu…
Para o bem de todos… FORGET IT…
PONTO FINAL
(dia 11 temos um jogo IMPORTANTÍSSIMO para o desfecho do campeonato)
SAUDAÇÕES LEONINAS
1 Setembro, 2016 at 15:02
Boas Tardes, Caros Tasqueiros.
Já muito se escreveu por aqui sobre o Adrien, e de minha parte não tenho muito a acrescentar ao já passado: o jogador portou-se mal.
Agora, não vai haver celeuma nenhuma daqui para diante. O treinador não vai ter a coragem de fazer o que deve fazer (provavelmente nem dará importância ao assunto, atendendo ao que teve nos milhafres), o Adrien vai voltar a jogar e, fora alguma eventual (e aposto que tímida) reacção negativa por parte do público em Alvalade no próximo jogo, seguirá tudo como antes.
Resta ao Adrien aplicar-se em campo.
SL
1 Setembro, 2016 at 15:08
OFF-TOPIC
Já há preços para os bilhetes do Real vs Sporting? É que a brincar a brincar faltam menos de 2 semanas e uma pessoa tem de se organizar!
1 Setembro, 2016 at 17:15
Sabes que comprares uma game box é capaz de te sair mais barato 😉
1 Setembro, 2016 at 17:22
comprar gamebox para os jogos no Barnabéu não me dava lá muito jeito! É que fazer 1300km de 15 em 15 dias era capaz de me rebentar o orçamento! 😉
Eu quero é ir a Madrid! Gamebox em Alvalade já tenho eu há 13 anos!
1 Setembro, 2016 at 18:39
🙂
1 Setembro, 2016 at 21:20
Uma voltinha no Retiro, um lanche à leão no Mercado de San Miguel, uma vitória do Sporting no Bernabéu e festejos regados na Latina… Também quero saber preços! 😀
1 Setembro, 2016 at 17:23
O Real Madrid vai colocar amanhã os bilhetes à venda, está a informação no site deles.
Portanto para nós deve estar quase quase.
1 Setembro, 2016 at 17:30
Obrigado! 🙂
1 Setembro, 2016 at 15:11
Só uma achega a essa coisa do amor à camisola e de “nunca jogar num rival”….
Apreciem que isto tem requintes de malvadez:
http://noticiario.pt/2016/07/21/lazar-markovic-arrasa-sporting-estrutura-bruno-de-carvalho-e-jorge-jesus/
Adorei…
hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha
1 Setembro, 2016 at 15:16
https://www.youtube.com/watch?v=S0ta6gSV1hw
Afinal é uma pirilada de algum lãzudo ressabiado! Na entrevista ele nada diz…
1 Setembro, 2016 at 15:27
Era bom que tivesse dito isso! Os boifiquistas ficavam ainda com eles maiores.
1 Setembro, 2016 at 15:14
Que continue a deixar tudo em campo que continuarei a apoiá-lo. Quanto à braçadeira penso que para o grupo seria mais prejudicial tirá-la, mas ai só o JJ tem essa percepção e confio na sua decisão. Quanto a mim, será o capitão porque tem a braçadeira, mas já não é o Capitão no verdadeiro sentido lírico da palavra, mas a realidade é que isso já não existe, nós é que estamos sempre a tentar enganar-nos a nós próprios.
1 Setembro, 2016 at 15:14
OFF – http://www.hoy.com.py/nacionales/al-benfica-por-28-millones-no-jug-y-se-retir-del-ftbol-lavado-de-dinero
1 Setembro, 2016 at 15:19
Em video
https://www.youtube.com/watch?v=Aou-eM8W_vk
Artista e mister do café, venham cá ver isto!
1 Setembro, 2016 at 15:22
Ah… E Gamarras metidos no meio…
tá lindo!
Parece que o Rúbio vai Ñu… 😀
1 Setembro, 2016 at 15:27
Será que os Cavaleiros que dizem NI, passaram pelo clube rubio ÑU ?
https://www.youtube.com/watch?v=zIV4poUZAQo
1 Setembro, 2016 at 18:25
Ainda vocês querem ser campeões, tenham juízo os lamps têm muita
gaita em saco azul para darem em voucheurs e malas quando for necessário.
1 Setembro, 2016 at 15:22
É o chamado toque de Midas… onde há negócios mafiosos ele está lá…
1 Setembro, 2016 at 18:40
qualquer dia levam é o toque retal…
1 Setembro, 2016 at 15:27
Isto vai ter que “rebentar”….
Cá em Portugal têm tudo controlados…. mas no estrangeiro começam a existir muitas pontas soltas….
1 Setembro, 2016 at 15:40
No pasa nada…
É curioso como noticias destas andam sempre á volta dos mesmos, e os outros é que fazem e acontecem…
1 Setembro, 2016 at 15:43
Ái se fosse o ‘garoto’…!!! Até o Marcelo (sim… o presidente) já tinha falado….
Ái… “há-des” ir preso “há-des”… Ái não que não “há-dessss” e se não fores “há-desss” pedir para que te fechem na porta 18 (DEZOITO)
Tanta merda deve haver naquela porta… que só em Portugal é que consegue estancar o cheiro…
SAUDAÇÕES LEONINAS
1 Setembro, 2016 at 15:28
Por mim não perde braçadeira nenhuma… é o nosso capitão e isso mostra-se com a camisola vestida dentro das 4 linhas, não é numa entrevista de merda; e lá dentro nunca faltou atitude!!
É menos Sportinguista por querer ganhar mais dinheiro?
eu quero é ganhar jogos e o Adrien é um dos jogadores que temos de apoiar!
O jogo mais importante da época é dia 11 contra o Moreirense e isso é que nos interessa!!
#euVouLaEstar
1 Setembro, 2016 at 15:42
Caro NGouveia,
A questão é a de:
– O próprio Adrien ter dito publicamente que queria sair do SCP;
– Que achava que a proposta recebida era boa para o SCP;
– O Adrien nada ter dito sobre o pai ter feito passar a Direcção do Clube por mentirosa;
– Etc., etc..
Fora isso, nada de mal, obviamente, em querer ganhar mais dinheiro. Isso é comum a todos os mortais.
Mas suponho que o Luisão também era um bom capitão de equipe…
SL
1 Setembro, 2016 at 16:16
e 30 milhoes era pouco?? se estivessem a oferecer 5 ou 8 ainda compreendia a indignação.
30 milhoes até o próprio Adrien sabe que não vale!!
agora que era importante mantê-lo no plantel e isso poderia trazer problemas/custos isso sim é verdade.
e o que ganhamos nós Sportinguistas em vaiar ou não apoiar um jogador nosso?
se querem assobiar ou fazer barulho pelo menos nao o façam durante os 90 minutos
1 Setembro, 2016 at 16:21
Caro NGouveia,
Não compreendo o que me diz.
A minha crítica é em relação à postura do jogador, que não tinha ABSOLUTAMENTE NADA A GANHAR em vir a público “pressionar” o SCP para o vender.
Nem, posteriormente, vir o seu agente e o seu progenitor deitar mais “achas para a fogueira”.
Não defendo (nem aliás acredito que vá acontecer) qualquer assobio ou vaia ao Adrien no próximo jogo.
Acho, isso que sim, que ele já não é O Capitão (quer conrinue a envergar a braçadeira, quer não).
SL
1 Setembro, 2016 at 16:31
não estou tão certo quanto aos assobios mas já percebi o que queria dizer…
A postura do Adrien não foi correcta e muito menos o timing mas o que queria dizer é que se ele mostrar em campo estou-me nas tintas se ele é “O capitão” ou é o gajo que joga bem a bola com a braçadeira no braço… já me deixei de ídolos para a vida.
quanto ao pai e ao empresário ligo tanto como aos lampiões que aqui trabalham comigo… aliás só jogadores do Sporting é que têm pais e empresários.
agora jogadores que deixam a pele em campo.. esses sim merecem a minha admiração e o Adrien que volte a fazê-lo que eu aplaudo.
1 Setembro, 2016 at 16:35
Acabei por não lhe dizer que sim, que ele não ganhava absolutamente nada em vir dar a merda da entrevista…
mas também saiu-lhe pó torto e vai ter de continuar com o miserável ordenado que recebe no Sporting.
uns queixam-se com tanto outros com tão pouco
1 Setembro, 2016 at 16:37
Só uma questão:
Adrien disse que queria saír do Sporting ou disse que “queria (ou estava na altura) de abraçar outro projecto”?
1 Setembro, 2016 at 15:45
Alguém vai jogar na Champions Fantasy ?
http://uclfantasy.uefa.com/en/leagues/join?leaguecode=6F736361723130232334383636232353504F5254494E472D4348414D50494F4E5323233034383636424B4D
1 Setembro, 2016 at 15:55
Com o Sporting na Champions?!
Of course yes…
1 Setembro, 2016 at 16:09
já lá entrei!
1 Setembro, 2016 at 15:47
Volto a repetir. Muitos dos que aqui criticam o capitão são as mesmos borra-botas que se derretem pelo Ronaldo que no entanto afirmou publicamente que a vinda do Nani para o Sporting era um passo atrás na carreira.
1 Setembro, 2016 at 16:11
+1
1 Setembro, 2016 at 16:27
Epá, vamos lá ser honestos. Que clube é maior? O United ou o Sporting? Para nós, adeptos, não há maior do que o Sporting mas racionalmente, estamos a comparar a nossa realidade com um dos clubes mais ricos no mundo que joga na liga mais mediática.
Podemos querer ser românticos mas trocar um clube de topo em Inglaterra por um clube de topo em Portugal, é dar um passo atrás.
Se me perguntares se o Slimani deu um passo em frente, aí já te digo que não.
“Com todo o respeito que tenho pelo Sporting, estamos a falar do Manchester United, que é um clube de topo no Mundo.” Foi isto que ele disse.
1 Setembro, 2016 at 17:11
Desculpe mas dizer que é dar um passo atrás é uma bicada no Sporting sem necessidade.
Quem tem amor mesmo ao Sporting mesmo achando que é dar um passo atrás na carreira não o diz.
Eu não acredito que Adrien alguma vez dissesse uma coisa dessas.
1 Setembro, 2016 at 17:45
ele como sportinguista como diz que o é estava caladinho.
1 Setembro, 2016 at 17:44
+1
1 Setembro, 2016 at 15:48
Caros Sportinguistas uni-vos e preparem-se para o que aí vem.
A partir de agora e até Dezembro vão começar novos spins que vão ser repetidos até à exaustão:
– Adrien está contrariado no Sporting;
– JJ deu cabo da formação do Sporting;
– JJ vai ter de gerir muitas estrelas e egos;
– O Sporting tem obrigação de ganhar a champions com este plantel;
– mais algum sound bite qualquer que não me ocorre mas que o Mr. Burns tratará de juntar à lista….
Saudações Leoninas
1 Setembro, 2016 at 15:55
Mr Burns already “burn” out…
1 Setembro, 2016 at 16:19
Burn out… meio camuflado…
1 Setembro, 2016 at 15:58
Todos esses Raf77.
E mais estes:
– JJ obriga os clubes a gastarem milhões em contratações desnecessárias
– JJ é péssimo a escolher jogadores e o Tataratabat é a prova
– Se o Sporting não se qualifica para a próxima Liga dos Campeões vai ser um problema
1 Setembro, 2016 at 16:12
Em OFF (mas não tão off como parece)
“BRUNO DE TRABALHO
Bruno de Carvalho, a quem vamos tratar por BdC, é uma mais valia do futebol português.
Julgo que até os seus inimigos concluem hoje que não é mais um presidente daquele Sporting que se contentava em ficar à frente do Benfica.
BdC já passou a sua fase de varrer a feira e entrou declaradamente na sua idade madura como dirigente.
Prova disso, o Sporting foi o campeão do mercado de inverno, com vendas de 75,7 milhões de euros, batendo o tal Benfica (73,4) anunciado como clube que ia faturar 200 milhões.
O Sporting não só vendeu mais que o seu velho rival como gastou menos (29 milhões contra 45) a comprar.
É verdade que grande parte da mais valia vai diretamente para os bancos credores mas não é mentira que desta forma se contribuiu para um alívio significativo no garrote financeiro de um clube durante muito tempo dirigido por uma pseudo elite de viscondes mas que estava a correr o sério risco de ser apenas um acompanhante de luxo de Benfica e FC Porto.
Hoje, o Sporting é de novo uma potência do futebol nacional.
Tem um presidente que já não cai na tentação de disparar para todo o lado e que vive o Sporting 24 horas sobre 24. Mais, um líder que aprendeu depressa o que é o futebol a este nível. BdC começa a saber ser presidente e continua a estar presente. O Sporting está feito à sua imagem. À imagem de alguém que sentiu o clube no meio das claques e que para chegar ao trono teve de lutar bastante contra o sistema instalado no seu clube (e também aí não desistiu).
Os sportinguistas amam o seu presidente apesar de com ele ainda não terem conquistado o campeonato. Não é coisa de somenos. É isso que se espera do Sporting de BdC. Não será uma tarefa fácil mas já esteve muito mais distante. O Sporting tem um excelente líder, um grande treinador, jogadores de qualidade e uma massa de adeptos entusiasmada. A liderança não lhe caiu do céu aos trambolhões, é fruto do trabalho de Bruno e dos seus pares. Este presidente que, no meio deste turbilhão, ainda teve vontade para cumprir uma dieta soviética e que começa a assustar a concorrência não apenas pela sua juventude mas sobretudo pela estabilidade que está a conseguir proporcionar a um clube que muitos gostariam de continuar a olhar com um grande falido de finanças e de ideias. É garantido que no que diz respeito às ideias o Sporting está bem e recomenda-se como grande candidato ao título.
(Eugénio de Queirós, rascor)
Aos poucos, alguns vão abrindo os olhos.
1 Setembro, 2016 at 16:17
Eles estão é a abrir a ‘GUELA’ do fundo das costas… para ver se ‘entra algum’…
SAUDAÇÕES LEONINAS
1 Setembro, 2016 at 16:19
Até já o tratam como BdC…
à vontade… não é à vontadinha… P*** Cús P****
SAUDAÇÕES LEONINAS
1 Setembro, 2016 at 16:44
Quando lutávamos e batemos à porta de todas as instituições quer nacionais, quer internacionais, com propostas pela transparência, verdade desportiva, regulamentação dos fundos, vídeo árbitro, para a credibilização do fenómeno do Futebol, nunca houve elogios… só botabaixismo….
Agora que sabem de que lado estão os verdadeiros milhões (do outro são mendilhões), vamos começar a assistir a verdadeiros números de contorcionismo…
1 Setembro, 2016 at 18:45
Isto.
Noto que o presidente anda mais calmo no mano a mano e isto tb faz comichão a muita gente.
Tem estado focado nos grandes desafios e… com enorme sucesso.
1 Setembro, 2016 at 16:45
Eugénio Queirós, esse insigne lampião e anti-sportinguista primário. Quem não o conhecer que o compre.
1 Setembro, 2016 at 18:47
Segui o gajo no Twitter só para lhe dizer que esteve bem. Quero ver a próxima publicação sobre nós.
1 Setembro, 2016 at 17:42
Este EQ amanhã está no desemprego…
1 Setembro, 2016 at 16:27
OFF :
Post de despedida do Sli
https://www.instagram.com/p/BJ0UsERh2CT/
1 Setembro, 2016 at 16:32
:´)
que lhe corra tudo bem por lá!
1 Setembro, 2016 at 16:55
E já agora que lhe corra bem quando voltar a Portugal este ano!
Que faça o que costuma fazer —> marcar golos aos bimbos e ganhar 🙂
1 Setembro, 2016 at 17:20
só dois no dragão e 2 em Inglaterra… era lindo!!!!
1 Setembro, 2016 at 17:45
Grande Sli! Que sejas feliz… e o Sporting também!
1 Setembro, 2016 at 16:29
Nunca mais é dia 10 !
Já tenho saudades !!!!
1 Setembro, 2016 at 16:29
Confiando 110% na nossa Direção na forma como vai tratar do “caso” Adrien.
Sempre o admirei como capitão do Sporting, por isso mesmo não pude deixar de me sentir deveras desiludido com a situação à qual se expôs e ao clube que capitaneia. Não tanto pelo que disse, mas pelo que disseram o seu pai e empresário.
SL
1 Setembro, 2016 at 16:34
Já só penso qual será o 11 do próximo jogo!
Existem duas condicionantes: será um jogo em véspera da deslocação a Madrid e o desgaste que alguns jogadores internacionais poderão trazer das deslocações com as suas seleções. Para além disso, os novos jogadores que estão nas seleções têm muito pouco tempo de assimilar os métodos do treinador e podem não jogar de início. Aposto num 11 com poucos novidades e arrisco:
RP
JP, SC, RS, JEF
WC, AS, GM, BC
AR, ?
O ponta de lança poderá ser o único reforço a ser titular. Como Dost está na seleção, a opção poderá ser Castaignos ou até André que vão trabalhar a semana inteira. Nas laterais, penso que poderão jogar JP E JEF e depois em Madrid jogarem ES e MZ.
Qual a vossa opinião?
SL
1 Setembro, 2016 at 16:53
Caro Green Lion,
Concordo consigo que, quase certamente não haverá muitas novidades no “onze” para o próximo jogo.
Eu “apostaria” no onze que o Caro Green Lion coloca, mas com duas alterações: o Bryan Ruiz na esquerda e o Balada a PL. Saía assim do seu “onze” o Bruno César.
SL
1 Setembro, 2016 at 16:56
Caro Livramento,
Eu tirei o Bryan da equipa titular devido à deslocação à Costa Rica e porque deverá ser titular em Madrid na semana seguinte.
SL
1 Setembro, 2016 at 17:23
Caro Green Lion,
Tem razão. Tinha-me esquecido por completo que o BR também vai à selecção…
Hmmm…. Vejo um meio campo com WC, AS, GM, BC e o AR a segundo avançado como algo “curto” em termos de potencial ofensivo.
Se se pretender poupar o Bryan Ruis, acho que deveria apostar-se num dos “novos” ou em vez do BC ou em vez do AR… Agora qual….
SL
2 Setembro, 2016 at 8:09
Aqui vão os meus 11 para os 2 jogos.
Moreirense:
RP
ES SC RS Jef
WC AS
GM AR JC
A
Real Madrid:
RP
JP SC RS MZ
WC AS
JC BC BR
BD
1 Setembro, 2016 at 16:49
Tal como Slimani saiu a chorar. Adrien no dia 11 vai chorar com a ovação que vai receber… não tenho dúvidas disso
1 Setembro, 2016 at 16:52
Quem não segue o nosso junior Pajé no Twitter tem de seguir.
O cara é fera!!!
https://twitter.com/iamgabrielpaje/status/771104746568548352
1 Setembro, 2016 at 16:53
https://twitter.com/iamgabrielpaje/status/771081612461244416
eheheh
1 Setembro, 2016 at 16:56
E joga alguma coisa ou é só paleio? 🙂
1 Setembro, 2016 at 17:01
O puto tem pés! Agora está lesionado mas deve voltar aos juniores em breve. Vamos ver o que faz esta temporada.
Mas gosto mais das piadas dele 🙂
1 Setembro, 2016 at 17:02
https://www.youtube.com/watch?time_continue=3&v=Pmx7ZfytAp0
1 Setembro, 2016 at 17:14
Graças a Deus que tem pés, senão não jogava nos juniores!
1 Setembro, 2016 at 16:54
Caros tasqueiros,
Esta situação é muito simples, p Adrien ia ganhar mais e abriu a boca porque julgava que a oferta abaixo da clausula de rescisão seria suficiente para o nosso Presidente a ver como uma proposta irrecusavel. Enganou-se! Agora volta para treinar e cumprir com o seu contrato como bom profissional.
Resumindo, o dinheiro fez-lhe a cabeça. Ou o dinheiro da comissão fez a cabeça ao empresário, que o deve ter pressionado a aceitar.
Empresario: aceita a proposta que é boa para ti e para o Sporting…
Adrien: épa se tb é boa para o Sporting se calhar esta na altura de ir…
Empresario: olha, tenho aqui um jornal a querer fazer uma entrevista…
E assim o nosso Capitão cai na armadilha.
Ok podem julgar que eu estou a fantasiar, mas pensem que a unica pessoa que realmente ficou a perder foi o empresario, neste caso a bela da comissao.
Pergunta:
No proximo jogo quando o Adrien marcar golo e o speaker gritar Adrien…
Nos vamos responder Silva ou ficar calados?
Eu vou responder Silva.
Ja agora.. Quero que o Mareko vá para o caralho!
SL
1 Setembro, 2016 at 17:10
Eu por mim vou gritar…: Siiiiiiiilllva…!!
Mai nada…!!
SL
1 Setembro, 2016 at 17:10
Mareko ? quem é esse
1 Setembro, 2016 at 17:28
Mareko = Jonathan maarek o fdp do agente do Adrien Silva
1 Setembro, 2016 at 17:13
Depois do que o “ui…cospe-lhe em cima” na SICN…
“Deveria ser-lhe esborracada no nariz”, esta mensagem do Slim…
“… A MENSAGEM EMOCIONADA DE SLIMANI NA HORA DO ADEUS A ALVALADE
Argelino diz que adeptos e clube moram no seu coração para sempre
A mensagem emocionada de Slimani na hora do adeus a Alvalade
Foto: Paulo Calado
Slimani deixou uma mensagem ao Sporting e aos seus adeptos agora que rumou ao Leicester. O argelino diz que todos continuarão a morar no seu coração.
“Vocês vivem em mim, no meu coração, eu parto para uma nova vida, mas o Sporting permanecerá sempre no meu coração, eu serei um leão para sempre”, refere o avançado.
Slimani agradeceu “aos companheiros destes belos anos”, desejou o melhor para os treinadores que nele confiaram e lhe “ensinaram bastante” e deixou palavras para toda a estrutura…”
Obrigado Slim…!!
SL
1 Setembro, 2016 at 17:36
SuperSlim pode não ser o melhor do mundo nem ganhar nenhuma bola de ouro, mas percebe-se a milhas que é um Trabalhador Incansável que quer sempre aprender /evoluir para fazer mais e melhor!
SuperSlim também não é um “predestinado”…. mas lá está …. a capacidade de Trabalho levou-o a atingir níveis de excelência e sem exageros (na minha opinião) é um dos melhores pontas de lança ….. do mundo.
Sim…. para mim Ponta de Lança é sinónimo de Golos e não de nota artística…. e nisso SuperSlim não fica a dever nada a ninguém!
Outra coisa…. em campo…. foi SEMPRE um Leão!! E com a transferência alinhavada para o Leicester….
……em Paços perto do final da 1ª parte…. lá foi o “louco argelino” correr como se não houvesse amanhã evitar que uma bola “perdida” acabasse por sair. Essa bola não saiu e …. deu golo. Ganhámos 1-0
Com o porto….correu e lutou como sempre nunca se intimidando e no golo do empate….lá foi ele marcar, sendo que no inicio da jogada estava bem atrás dos centrais do porto.
COm a transferência “feita” era tão fácil poupar-se e não correr riscos…. mas SuperSlim fez o que sempre fez e por isso lá para Maio terá o Prémio de dizer que também é Campeão Nacional!!
1 Setembro, 2016 at 23:24
Like
1 Setembro, 2016 at 17:14
Depois do que ele disse, queria eu escrever…
SL
1 Setembro, 2016 at 17:21
Eu tinha um carinho especial pelo Adrien…hoje é enquanto ele não fizer mais nada para mim será um jogador que tem o meu apoio como qualquer outro jogador do Sporting…
E não é só falar…é provar em campo…
1 Setembro, 2016 at 17:49
Ele “vai provar” meu amigo…!!
Abr e SL
1 Setembro, 2016 at 18:05
OOOFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFF:
Para quem quiser da Tasca, foi criada a liga “NO RULES” para a fantasy CL…
Código: 05568899
Estive para criar uma da Tasca mas não sei se o Taberneiro de serviço não me mandava com a travessa de rissois à cabeça…
1 Setembro, 2016 at 18:06
Vou só deixar isto aqui…
http://www.hoy.com.py/nacionales/al-benfica-por-28-millones-no-jug-y-se-retir-del-ftbol-lavado-de-dinero
1 Setembro, 2016 at 18:12
Se fosse meu Filho, tinha sido carimbado na altura porque, fervo em pouca água mas, esta depois evapora-se, eu arrefeço e torno-me menos emocional e mais racional. Adrien, o Capitão, é bem vindo. Dou graças a Deus e a Bruno de Carvalho por o termos conseguido manter na equipe. Não vamos notar diferenças no comportamento dele e tanto ele precisa do Sporting como nós precisamos dele, motivado e empenhado.
Regressa Filho, estás perdoado. Já esquecemos. Agora vamos mas é ganhar o Campeonato fazendo o Pleno de pontos para vermos como é que o Gatunos resolve esse problema.LOL
1 Setembro, 2016 at 18:19
OFF-Topic
Markovic, bem-vindo. Só serás um dos nossos depois de marcares ao Gatunos por isso, dá ao pedal e marca não um mas, um Poker a esses filhos da puta que te puseram com dono, num clube onde não tinhas qualquer hipótese de jogar com regularidade e para te despacharem, porque andam sempre desesperados por guito para pagar comissões uns aos outros, devem-te ter contado histórias lindas. Regressaste a Portugal ao maior Clube Desportivo Nacional. Vais ver a diferença e nunca mais vais querer ir embora! LOLOL
1 Setembro, 2016 at 18:16
O Adrien que seja campeão e até o levamos em ombros ate ao aeroporto na troca deixam cá o cheque 30M€
Eu quero o SPORTING campeão!
1 Setembro, 2016 at 19:27
Desculpa mas, o cheque é de 45 Milhões de Euros. Bruno não arreda pé! Já pediu uma vez e eles já sabem qual é o preço.
1 Setembro, 2016 at 18:38
” Parece que o Rúbio vai Ñu… 😀 ”
http://misterdocafe.blogspot.pt/2016/09/o-rubio-vai-nu-benfica-acusado-de.html
Parece que o Mister do Café me deve uns direititos de autor…!
Heheheheh… Deixa lá Mister, essa dou de borla! Só pelo teu serviço, esta é por minha conta!
1 Setembro, 2016 at 18:50
Ou serás tu o Mister?
1 Setembro, 2016 at 18:59
Eu sou um SENHOR… mas não sou Mister! 😀
Olha, não falta nada nada para o Burns (ou o seu sucessor) vir dizer que o Francisco Vera desistiu do Futebo por culpa do JJ que não aposta na formação… paraguaia (a não ser o Taquara!)
1 Setembro, 2016 at 19:13
É incrível como esta trafulhice não se investiga… E como não tem eco na imprensa nacional… Parece o jogo da mala da equipa B… Para o povo deste país as invenções do Porco Guerra e do Porco Gil é que têm credibilidade…
1 Setembro, 2016 at 19:20
“Ohhhhh Aaaaaaana….!!!
Vem cá ver como vai a lavandaria…!!”
Ou isto não tem interesse para ti…???
SL
1 Setembro, 2016 at 18:58
Sobre o episódio do Adrien já falei.
Sobre a declaração só posso dizer que à primeira leitura parece vago… algo forçado.
Mas pensando bem no tema é assim que tem de ser para fora, sem floreados. Internamente tem de ser tratado de forma muito inteligente.
Deve continuar capitão e devemos dar-lhe força. Façamos o nosso papel.
De outra forma desvalorizamos um activo e então mais valia ter saído. E que activo!
1 Setembro, 2016 at 19:02
tenho de puxar este off..
só para fazer um apanhado geral, que grande final de mercado. trabalho absolutamente hercúleo.
limpámos o plantel dos excedentários, e fomos buscar soluções importantes para lugares chave.
onde antes só tínhamos Slimani, acabámos por ficar com Bas Dost (belíssimo jogador) e Castaignos.
onde antes tínhamos Teo e Montero, vamos ficar com André e Alan Ruiz, sendo que o Markovic e o Campbell podem fazer a posição.
onde antes tínhamos João Mário, acabámos com Joel Campbell (e Markovic).
onde antes só tínhamos Adrien (principal característica do 8 de JJ é a alta rotação do jogador), fomos complementar com Elias (não há muitos com a disponibilidade do brasileiro e com a intensidade que empresta ao jogo e para mim, se a questão está ultrapassada, Elias é um excelente activo. quando veio, era toda uma outra conjuntura) e Meli.
temos 4 excelentes centrais com a chegada de Douglas. a meu ver, tirando as 8/9 equipas de topo europeu, é dos melhores quartetos de centrais.
o nosso plantel subiu claramente um patamar. e, para mim (espero não estar a ser demasiado optimista) ficamos imediatamente atrás da primeira linha dos clubes de futebol europeu.
além disto, fizemos 75.65M só com 4 saídas (JM, Slimani, Naldo e o empréstimo do Mané) que podem chegar aos 85.65M.
trabalho incrível de BdC.
1 Setembro, 2016 at 19:02
A outra queria suspender a democracia.
Eu acho que devíamos suspender o romantismo por um ano. Quando formos campeões voltamos a instituir.
Não digo para descermos ao nível Carnidense e a avidez pelas juras de amor eterno com que borram as testas de gelado.
Digo apenas para sermos pragmáticos, assim como o JJ é.
Os pirómanos dos nossos adversários vão empolar esta história até à dor, sabem que a nossa visão se tolda com estas questões. Vamos dar-lhes com o pragmatismo nas trombas. Este ano quero é ser campeão, falamos disso daqui a um ano.
1 Setembro, 2016 at 19:02
Eu acho que os portugueses em geral tém dificuldade em lidar com o erro…o Adrien errou e agora tem que lidar com as consequências e responsabilizar-se pelo que fez…para mim chega um pedido de desculpas e dar tudo em campo para sermos campeões e esqueço tudo 😉
1 Setembro, 2016 at 19:11
O pedido de desculpas do Adrien é para ser dado em campo.
Ponto final.
Demonstre-se “insubstituível ” e está aí a declaração que todos querem ou precisam.
Tudo o resto é conversinha a meterem me o dedo no cu.
Não quero arrependimento, quero qualidade no campo.
Não quero palavras de amor, quero dedicação.
Tudo o resto é parvoice.
Cresçam pá.
O rapaz fez pela vida, pode ter sido influenciado, enganado.
Não sei nem quero saber.
O interesse do SCP é:
– não chafurdar mais no assunto
– ter o Adrien 100% em campo
Mas parece que há muitos que preferiam um pedido de desculpas e qurerem lá saber do que ele renda em campo….
Até foi bom, está provado que já ninguém faz farinha.
Nem o capitão
1 Setembro, 2016 at 20:08
“O pedido de desculpas do Adrien é para ser dado em campo.”
Foi exactamente o que achei do Slim aquando do episódio na Corunha no tempo do macaquito… e depois.
Trabalhas e mostras serviço, entregas-te ao trabalho… eu faço de contas que sou esquecido e pronto… enquanto assim for…
Eu do Adrien nunca me esqueci das notas de rodapé da tripalhada aquando da renovação com o godo “duro” a negociar… Como não me esqueci da facada do Liedson, das negas do Judas Montinhos, do Porco Suinão, etc, etc…
O meu ídolo é o SPORTING! E já agora, este SCP “de” BdC é coisa para adorar mesmo!
1 Setembro, 2016 at 19:15
Off:
Inter não inscreve os reforços João Mário e Gabigol na fase de grupos da #UEL devido ao fair play financeiro.
Ups
1 Setembro, 2016 at 19:55
Por vezes o dinheiro não é tudo na vida.
O barato infelizmente pode vir a sair caro ao joao mario…
1 Setembro, 2016 at 19:19
off (ou talvez não…)
– “João Mário fora da lista do Inter para a Liga Europa” garante ‘onojo’
1 Setembro, 2016 at 19:25
Gostei do post do Nuno.
Não sei se também por ter conhecido o Oceano, e se por viver nessa ilusão, mas quem disse o que Adrien disse, na altura que disse, ao jornal que disse, da maneira que disse, e suportado depois pelas pessoas que reiteraram a sua vontade, não pode NUNCA MAIS ter a braçadeira calçada, a não ser num exercício de humor non-sense, burlesco, em claro erro de casting.
Não defendo qualquer punição, se estiver em forma e for o melhor para a posição deve ser o titular, não deve ser remetido para um campo de treinos a desoras, e é por aí que se deve ficar o civismo institucional sportinguista, que se exige profissional e destinado a tirar o maior proveito dos seus activos.
E quando acharem que é a altura, que o mandem com as putas, que a mim já não deixará qualquer saudade, a troco de uns milhões que serão melhor empregues noutro(s) atleta(s).
Num pequeno aparte ao que tem sido dito, e poderia fazer vários, acho imensa piada às louvas ao “profissionalismo dentro de campo” do Adrien, como se tudo se resumisse ao que se passa dentro das 4 linhas, e só me apetece perguntar: essas pessoas concerteza nunca se queixaram do Moutinho, pois não? É que foi sempre incansável em campo! Nem do Sabrosa, do Futre, muito menos ainda do Figo, que até cumpriu o contrato sem espinhas com o Clube. E o Carrillo? Que tão bem que estava a jogar dentro das 4 linhas?
Pois é, em minha opinião o “profissionalismo” não começa e acaba nas 4 linhas, não quero saber que “os tempos sejam outros”, continua fora delas, no respeito institucional ao Clube, aos seus sócios, no cuidado que se exige nas declarações, na importância das formalidade hierárquicas quando se quer resolver a própria vidinha. É que são profissionais muitos bem pagos, e têm a obrigação, mesmo considerando a legitimidade de ambicionarem sempre mais e melhor, de respeitar o contrato que, voluntariamente, assinaram!
Por isso NÃO! Capitão, NUNCA mais!!!
Isso foram Oceano, Manuel Fernandes, até mesmo o Barbosa e o Carlos Xavier….
Podemos continuar a ser enganados, e seremos muitas mais vezes mais na nossa História. Mas caramba, este já tem obrigação de não enganar ninguém (e o burro sou eu?)! Não se podem “apagar” factos passados, o que ele disse está dito, o que ele fez está feito!
Agora, se fizerem questão de terem um capitãozito (assim, com letra pequena), tudo bem, é só deixar estar, e não reparar nos risos dos que nos rodeiam.
Mas eu já agora aproveitava para fazer o “upgrade” do cargo, e ao mesmo tempo mandar um recado moralizador para quem o quiser ouvir….
Pode não ser “dos nossos tempos”, mas quando votei neste Presidente, foi também numa perpectiva romântica de regresso ao “velho Sporting”. E tão bem que ele se tem saído! Por isso, quem sabe?
1 Setembro, 2016 at 19:36
O único receio que tenho na perda da braçadeira é uma diminuição perante os colegas. Não falo de questões físicas, técnicas ou tácticas em campo.
Falo num balneário. Liderança.
E nesse caso, valerá a pena ter ficado com ele?
Não é fácil, mas bruno já fez a parte dele e vamos ver o que faz JJ.
1 Setembro, 2016 at 19:57
Excelente comentario com o qual estou plenamente de acordo.
Os tasqueiros ainda não querem acreditar que o homem recebeu proposta de 2 vezes mais salario , outros desafios, tal como o moutinho não quer estar cá.
ate mobilizou o pai para denegrir o presidente
ganhar mais todos querem , mas nem todos têm este comportamento de tentar encostar as cordas o clube
lá pelo Natal sai por 4 ou 5 milhoes , vale uma aposta?
1 Setembro, 2016 at 20:18
Se o Adrien tiver de virar suplente do ELIAS… que seja!
1 Setembro, 2016 at 23:32
Foda-se Placebo,
Dou-te duas:
-comparas com 4 merdas que por razões diferentes são incomparáveis com Adrien.
Nem me vou dar ao trabalho de explicar porque
– Foda-se, o Rodrigo concorda contigo.
Leste bem?!? O Rodrigo 🙂
Meu, larga o tramadol e volta ao propofol
😉
São outro tempos.
Mas, acima de tudo, tenha agido mal, foi ,provavelmente, sob pressão, numa coisa de horas.
Comparar com esses 4 merdas…..
2 Setembro, 2016 at 0:42
Partilho exatamente da mesma opinião.
Infelizmente passou-se assim, pena foi não termos pelo menos aproveitado os milhões. Porque o comboio passou e não deve voltar.
2 Setembro, 2016 at 2:54
O Barbosa?! Foda-se que o vejo na televisão no mais futebol e parece que nunca foi capitão do Sporting. Que se foda o Barbosa.