Todos sabem como nós, sportinguistas, nos orgulhamos da nossa formação. Todos sabem também que a maioria dos adeptos e sócios está satisfeita com o trabalho efectuado pelo actual treinador. Mas serão estas duas ideias coincidentes?
Na primeira vez em que ouvi dizer que Jorge Jesus seria hipótese para treinar o Sporting, a ideia que me veio à cabeça foi a de que não era treinador que apostasse em jogadores da academia, ou pelo menos em jogadores formados pelo clube que treina. Talvez fosse uma ideia criada pela propaganda do seu antigo clube.
Após um ano a vê-lo a treinar o Sporting, fui-me apercebendo de que estava enganado, e de que afinal JJ até lançava jovens de Alcochete na equipa principal, desde que eles mostrassem qualidade, atitude e vontade. Fiquei mais descansado ao ver Tobias Figueiredo, Gelson Martins, Matheus Pereira e Rúben Semedo a entrarem na equipa de uma forma regular.
No entanto, uma ideia que sempre defendi, e após vários anos sem ganhar títulos de campeão nacional, foi a de que não se criam equipas campeãs unicamente com “miúdos” da academia, e que teria sempre de existir uma base de jogadores mais “experientes” para integrar de uma forma mais consistente as novas pérolas.
Devo dizer também que não considero que todos os jogadores formados na nossa academia devam ser considerados forçosamente “grandes talentos” ou “pérolas” só porque foram formados na academia de Alcochete. Não considero, por exemplo, que Matheus Pereira, que tem muito talento, tenha já a intensidade necessária para entrar no actual modelo do Sporting. Não considero que Carlos Mané tenha, ainda, as características ideais para entrar numa equipa que tem forçosamente de jogar em posse, uma vez que se trata de um jogador rápido, sempre em progressão em direcção à baliza. Poderia ser um extremo puro que ganhasse a linha e cruzasse, mas para isso teria ainda de melhorar o cruzamento. Veremos como voltará da Alemanha. Deixo estes dois exemplos para explicar que há jogadores que terão de melhorar para poder ambicionar entrar nesta equipa do Sporting.
Passar aos jovens a ideia de que só precisam de ter uma boa formação na Academia Sporting para conseguirem entrar directamente na equipa principal pode ser um problema, porque é uma ideia perigosa. Teremos jogadores envaidecidos, acomodados, que não se esforçarão por melhorar, e que se acharão estrelas quando ainda só conseguiram uns títulos em escalões de formação.
Tenho muito orgulho na forma de trabalhar da nossa academia, e dos excelentes jogadores que já conseguiram vingar. Mas os jovens têm de se convencer de que só com trabalho, sacrifício e vontade poderão ter sucesso, e assim entrar na equipa principal do Sporting.
Porque só com ESFORÇO e DEVOÇÃO se atinge a GLÓRIA!
E este ano, com certeza, temos excelentes jogadores na equipa principal. Falta saber se formarão uma excelente equipa. E para isso confio plenamente no treinador. Esses excelentes jogadores, contratados no ano passado e já este ano, são, como disse um “paineleiro” afecto a um clube rival (ainda com azia de ver JJ no Sporting), jogadores já formados, com experiência (mal ele sabia que depois daquilo se ia confirmar Markovic), velhos em final de carreira (como diria esse mesmo opinador); no entanto, e apesar de alguns serem efectivamente experientes, também entraram jogadores jovens com muita qualidade.
E, como já disse antes, uma equipa que quer ganhar títulos tem de ser formada por jogadores experientes e jovens jogadores. Porque só assim os jovens poderão aprender, e desenvolver e refinar o seu talento.
É verdade que os jogadores contratados taparam a oportunidade que alguns jogadores da formação teriam na equipa principal. No entanto, apesar de “mimarmos” muito os nossos “meninos”, também queremos ganhar títulos, e esses “miúdos” terão a possibilidade de aprender e ganhar experiência em equipas da Primeira e da Segunda Liga, em países muito competitivos em termos de futebol. Quando voltarem, estarão preparados e com a intensidade necessária para serem justos representantes da equipa principal do Sporting Clube de Portugal. Se não voltarem melhores, se não evoluírem, terão de lutar pelos seus sonhos em equipas menos ambiciosas.
Os nossos “meninos” têm de reter que, para ganharem o direito de representar a equipa principal do Sporting, terão de lutar, aprender, evoluir. Terão de ser os melhores para ganharem os seus lugares. E só assim continuaremos a ter a melhor formação. A concorrência e a competitividade é que fazem evoluir. E, este ano, o que não falta é concorrência de qualidade na equipa do Sporting Clube de Portugal.
Nota: Para exemplificar um pouco o que acontece a equipas formadas por jovens, temos a Equipa B do Sporting, que não está a ter o melhor arranque na Segunda Liga. Tenho a certeza de que irão melhorar, com tempo. Mas, numa equipa que quer ganhar títulos, tempo é o que não há, porque tem de se ganhar do primeiro ao último jogo.
Texto escrito por Nuno Almeida em Bola na Rede
* “outros rugidos” é a forma da Tasca destacar o que de bom ou de polémico se vai escrevendo na blogosfera verde e branca
3 Setembro, 2016 at 11:27
o texto leva-me a pensar se não teria sido melhor emprestar o Iuri Medeiros a uma equipa estrangeira… tipo Carlos Mané mas sem opção de compra.
temos de tentar algo parecido com o Cercle Brugge que em tempos existiu.
3 Setembro, 2016 at 15:43
O Mané ficou com opção de compra? Por quanto?
3 Setembro, 2016 at 15:55
Acho q foi 15 milhões (mas como não é o mendes a fazer o negocio duvido q o consigamos vender)
3 Setembro, 2016 at 18:52
Uma opção de compra à la Wallyson para encher chouriço.
A não ser que faça uma época fenomenal, daqui a 2 anos Carlos Mané está de volta a Alvalade. Ainda acredito muito neste miúdo.
3 Setembro, 2016 at 11:34
Bom texto, mas quero acrescentar algo que me parece ter vindo a ser descurado:
este ano, o SCP conta com jogadores emprestados para vencer a liga. Podence e Iuri muito poderão contribuir para tirarem pontos aos nossos rivais. Conto com eles como conto com o plantel oficial. E para o ano, dele farão parte certamente.
3 Setembro, 2016 at 11:43
“Na primeira vez em que ouvi dizer que Jorge Jesus seria hipótese para treinar o Sporting, a ideia que me veio à cabeça foi a de que não era treinador que apostasse em jogadores da academia, ou pelo menos em jogadores formados pelo clube que treina. Talvez fosse uma ideia criada pela propaganda do seu antigo clube.”
O que acontece é que, não havendo matéria prima, por muito boa vontade que tivesse, nunca poderia lançar jogadores made in Dubai. De toda aquela maralha que foi vendida por dezenas de mendilhões, talvez apenas Bernardo Silva e, agora, o Batman da Musgueira tivessem qualidade para jogar no benfica. Como é que ele iria, então, poder querer ter uma equipa competitiva e, ao mesmo tempo, lançar jogadores com qualidade apenas para um Rio Ave ou Nacional da Madeira?
Assim juntou-se a fome (vendas fictícias, negócios estranhos, empréstimos macacos, mendilhões com fartura e muitas comissões) com a vontade de comer (ter um plantel competitivo) e os (poucos) jogadores que tiveram a sorte de chegar ao plantel princípal, ou nem isso, foram logo despachados. Excepto o Alpeida, que nem se dão ao trabalho de tentar impingir a ninguém, imagino eu, de tão absurdo que seria!
3 Setembro, 2016 at 12:33
Panta-Leão, matéria prima talvez existisse, já por lá andavam Bernardo, André Gomes, Cancelo, o problema era quem saia da equipa, vai ver quem eram os titulares nessa altura.
Um exemplo, que até pode nem ser o mais feliz, o Palhinha, daqui por 2 ou 3 anos até pode ser considerado o melhor do mundo, se ficasse no Sporting arriscava a passar a maior parte do ano sentado no banco ou na bancada, não o estou a ver nesta altura a tirar a titularidade ao William. Se isso acontecer JJ fica mais uma vez com o estigma de não apostar nos jovens, ele quer é ganhar e aposta nos que na altura lhe dão mais garantias.
O Sporting, muito bem tem um politica de empréstimo para posterior resgate, o Benfica tinha uma politica, não jogam vende-se ao JM …
Outro exemplo, o Semedo na época passada, se tivesse ficado a romper o banco na primeira metade da época, será que se tinha imposto em Janeiro, será que o facto de ter jogado regularmente não contribui para a sua progressão?
3 Setembro, 2016 at 15:40
O Andre Gomes (bom jogador) na melhor época do JJ no rival foi aposta em muitos jogos mas logo a seguir venderam no ao valencia.
O Bernardo Silva (excelente jogador) e o Cancelo (razoavel) saíram bastante cedo. Não houve tempo pra apostar neles.
3 Setembro, 2016 at 11:43
Percebo a ideia do texto, mas não concordo com totalmente com ele.
“Os nossos “meninos” têm de reter que, para ganharem o direito de representar a equipa principal do Sporting, terão de lutar, aprender, evoluir. Terão de ser os melhores para ganharem os seus lugares.”
Se os nossos meninos andarem de empréstimo em empréstimo dificilmente podem lutar por um lugar na equipa quando são contratados “estrangeiros” ( alguns de qualidade, fora e dentro do campo, duvidosa ).
E não me venham com a desculpa que os nossos meninos precisam de jogar e que esses que contratámos também não vão passar de suplentes. Um jogador jovem ( tirando raríssimas excepções) tem que ser lançado aos poucos e isso só é conseguido estando no plantel. Gelson tinha chegado onde já chegou se tivesse sido emprestado e não estivesse no plantel quando ficámos sem o cornilho?
A equipa B não serve de exemplo para nada, já que “emprestámos” os que lá têm andado e nunca tiveram “oportunidade” de chegar à A e fomos buscar um carregamento de gajos, muitos deles ao que parece, só para fazer número.
3 Setembro, 2016 at 12:04
“Gelson tinha chegado onde já chegou se tivesse sido emprestado e não estivesse no plantel quando ficámos sem o cornilho?”
Os exemplos de Adrien, William, João Mário ou Rúben Semedo indicam que é possível, e até muito provável, que sim. No entanto, cada caso é um caso, e talvez existam jogadores que aproveitem e se desenvolvam quando emprestados e outros não; ou talvez se continuarem no plantel à espera que um jogador mais experiente (titular) se lesione, seja suspenso ou baixe de forma, consiga aproveitar essa ‘chance’ mas creio que a probabilidade de isso acontecer é mais baixa.
3 Setembro, 2016 at 12:15
Certo. Foram todos emprestados e todos começaram a época no plantel, tirando o Ruben que voltou em Janeiro e numa altura em que ficámos sem centrais disponíveis. Portanto, cada caso é um caso. Não vamos generalizar nenhum. O que é certo, é que temos nos miúdos gajos com qualidade e preferimos comprar estrangeiros ( da mesma qualidade ou inferiores ). Se ficarmos sem o titular damos oportunidade a um gajo pior do que o já tínhamos no plantel? Foi a decisão tomada. Mas não é “perfeita”. Nenhuma é quando não adivinhamos o futuro. Eu preferia ter jovens promissores e dar-lhe a oportunidade de entrarem no plantel nos supostos jogos mais fáceis. Mas todas as opiniões são válidas, claro.
3 Setembro, 2016 at 12:30
Não há jogos fáceis.
Os jogos tornam se fáceis através da qualidade e compromisso que a equipa apresente….são coisas diferentes
3 Setembro, 2016 at 12:36
O problema, para mim, é a merda das fórmulas.
One size fits all
3 Setembro, 2016 at 14:18
Ruben Semedo veio em Janeiro porque estava um sr.jogador em Setúbal. Aconteça o mesmo com um dos emprestados esat época e poderão muito bem regressar em Janeiro.
3 Setembro, 2016 at 14:43
Quem acompanhou a carreira do Semedo sabe que ele estava pronto antes. Não foi pelos 3 meses que passou em Setúbal que ficou. Ainda bem que o Setúbal o libertou antes do fim do contrato que tinha com o Sporting.
3 Setembro, 2016 at 18:53
Já se tinha visto no jogo de apresentação contra a Fiorentina que tinhamos ali jogador. Fez um jogão e ainda marcou um golo.
3 Setembro, 2016 at 22:51
Calma aí! Desculpem intrometer-me na conversa. O Rúben esteve um ano a torrar no Reus! E antes tinhas feito vários jogos na equipa B! Onde nem sempre mostrou capacidade para envergar a camisola principal. Eu lembro-me que o Rúben mesmo em Setúbal apesar de ter mostrado boas indicações, revelou muita imprudência em certas entradas, bem com a sair com a bola (excesso de confiança que pode ser letal). Quantas expulsões teve ele no Bonfim? Ou já se esqueceram dos primeiros jogos dele após o regresso à equipa principal? Onde teve de apanhar um valente puxão de orelhas do JayJay? Num desses jogos comprometeu-nos uma presença num jogo decisivo. Isso que a Maria está a falar só se aplica àqueles que o algodão não engana! Mas esses contam-se pelos dedos de uma mão, os outros, podem não vir a ser estrelas cintilantes, mas vir a ser jogadores bons ou muito bons. Só que é preciso deixar crescer.
4 Setembro, 2016 at 13:16
Nd mais errado. Aliás, havia muita gente que seguia o Semedo que viu os erros crassos que cometeu no setubal. Portanto JJ conseguiu extrair mais do semedo do que muitos que o seguiam poderiam suspeitar.
Quem acha que todos os miúdos rendem no imediato só tem de olhar para miudos com talento como o Tobias que foram lançados prematuramente.
Posto isto, há que confiar no JJ que sabe melhor que ninguém quais os jogadores que conseguirá potenciar.
4 Setembro, 2016 at 13:22
A qualidade do Semedo estava lá. Sempre esteve. Semedo sempre foi muito melhor que o Tobias. Cometeu erros e se calhar menos vezes, mas vai voltar a comete-los. Como todos. Para isso precisava de ficar no plantel. Para aprender com o melhor. Assim já percebem o que escrevi?
3 Setembro, 2016 at 12:36
Isto
3 Setembro, 2016 at 12:42
Maria, vejo que é uma grande fã da nossa formação, e eu também sou, muitos anos acompanhei os nossos juniores sobretudo estes em Alcochete, agora por estar um pouco mais longe, e também pela comodidade que a Sporting TV me proporcionou confesso, acompanho mais à distancia.
No entanto não acho que a equipa B, não sirva para nada, ora vejamos temos no plantel principal dois jogadores que passaram directamente dela para a equipa principal (Gelson e Matheus), depois acho que é importante aos seniores de primeiro ano ou aos juniores que já não evoluem nada no seu escalão terem onde competir.
Depois quando já estão estagnados na segunda liga, mas ainda não estão ao nível da equipa principal, sobretudo tacticamente, ao nível da intensidade ou mesmo em alguns casos mentalmente, até porque tecnicamente estão quase todos preparados mas o futebol não é só isso. Deverão ser emprestados a clubes de um escalão mais acima. E temos caso de sucesso bem recentes como o provam Adrien, João Mário, William ou Ruben Semedo.
Analisando agora o que se passou nesta época especifica, e respondendo à questão dos jogadores “estrangeiros de alguns de qualidade, fora e dentro do campo, duvidosa ”
A meu ver e dos que disputaram um lugar na equipa e foram agora emprestados, a meu ver nenhum está ao mesmo nível de quem ficou no plantel, por muito que me custe. Embora pelo menos um dos contratados também me parece que não tenha intensidade de jogo para ficar no Sporting, oxalá me engane (Petrovic).
Palhinha é muito bom a recuperar bolas mas a sair a jogar e no aspecto do passe longo parece neste momento inferior a Paulista,e prefiro que jogue com regularidade do que passe mais uma época entre a equipa B onde já não evolui e fazer meia duzia de jogos na A.
Podence, acho-o um jogador com um potencial tremendo, assim como Geraldes que considero talvez o emprestado que mais rapidamente será impor na nossa equipa principal, mas Podence que iria dispuitar um de 3 lugares é mais forte que Alan Ruiiz, Bryan Ruiz, Gelson, Campbell, Markovic, Matheus, Bruno Cesar ou mesmo Castaignos?
Quantos minutos teria na equipa principal?
O mesmo se passa com Iuri, neste caso a pincipal lacuna parece-me a intensidade defensiva, porque o resto tem tudo. Quantos minutos teria?
Mané idem com a agravante de já no ano transacto ter tido pouca utilização.
Talvez o que tivesse mais chances de ficar lesionou-se e não pode provar o que vale Wallyson, porque até à chegada de Elias talvez só Melli pudesse ser alternativa a Adrien.
Só espero que evoluam todos imenso e para o ano possam subir o patamar e ocupar o seu lugar na equipa principal.
Quanto à equipa B estar este ano mais frágil, é normal os melhores têm de continuar a subir patamares, era um crime manter Chico Geraldes, Gauld, Podence ou Domingos Duarte a jogar na segunda liga, e a ultima geração de juniores (1996) é fraca a comparar com o que temos tido, prova disso é que o ano passado eram raros os juniores de segundo ano titulares nessa mesma equipa, sendo juvenis e juniores de primeiro ano a ocupar esse lugar. Ou seja para compor a equipa tivemos de contratar alguns jogadores que andavam por outras equipas. Verá que para o ano e no seguinte a equipa B já será mais forte.
3 Setembro, 2016 at 13:41
Bom comentário! Lúcido e calmo.
A última coisa que necessitamos este ano… Por me parecer de fulcral importância para o nosso Sporting, andarmos a perder tempo com questiúnculas que em nada nos poderão favorecer.
Gostava muito que conseguíssemos não dar alardo à propaganda dos rivais.
3 Setembro, 2016 at 15:50
É verdade eles para atirar “areia para os olhos” estão os nossos rivais em pelotão!
3 Setembro, 2016 at 14:01
Todos os teus argumentos são válidos. Mas eu também sou de opinião que é estando com os melhores que se tiram os melhores ensinamentos. Não é em “equipas que não sabem dar um pontapé numa bola”. Aí os nossos são sempre os reis.
E o meu comentário sobre a equipa B, prende-se com a nota do texto no post. A equipa B, este ano, não é exemplo de nada. Ou melhor, é. É exemplo de uma salganhada de jogadores que foram contratados só para fazer número e que não têm qualidade para jogar no Sporting.
3 Setembro, 2016 at 15:58
Sim entendo o que dizes, quanto mais alto o nível de dificuldade e melhores companheiros melhor será a aprendizagem.
E nesse caso penso que só um treinador poderá dar uma resposta concreta, será melhor treinar com os melhores mesmo jogando pouco oficialmente, ou treinar com iguais ou ate inferiores mas ter muito mais tempo de jogo.
A equipa B este ano é realmente atípica, e não sei se algum dos que foram contratados poderá conseguir evoluir o suficiente para chegar um dia ao plantel principal, mas apesar disso é o que existe, e foram contratados muitos porque por e simplesmente jogadores nascidos em 1996 e 1997 formados na academia com qualidade são muito poucos.
Felizmente as gerações de 98 99(sobretudo esta) e de 2000 têm muito mais qualidade e não será necessário contratar camiões de jogadores para a B (Não deve ser esse o método a contratar é com 15/16/17 anos).
3 Setembro, 2016 at 21:30
Concordo com a tese de alguns jogadores não terem qualidade para jogar no Sporting…….e o treinador tem qualidade? Que provas já deu?
Abraço
SL
4 Setembro, 2016 at 14:54
Não sei até que ponto vai a responsabilidade de João de Deus. Se a equipa B, supostamente, serve para preparar os jogadores para o plantel principal, quem escolhe o plantel? Quem decide o trabalho a fazer com determinado jogador?
SL.
3 Setembro, 2016 at 12:51
Maria, não posso concordar, quais são os ““estrangeiros” ( alguns de qualidade, fora e dentro do campo, duvidosa ), que possam ter impedido a progressão dos jovens??
Se forem bons, julgo que se impõem com naturalidade ou demonstram nos empréstimos que tem qualidade para jogar na equipa principal do Sporting.
O exemplo do Gelson, julgo que nem é o mais feliz, será que, se ele tivesse jogado com mais regularidade não estaria já noutro patamar, é que continuo a ver nele algumas fragilidades.
Outro exemplo paradigmático, será que um empréstimo de Carlos Mane, na época passada ou mesmo na época anterior não teria contribuído para alguma evolução, é que quanto a mim é um exemplo de estagnação de um jovem muito promissor. E não foi o facto de ter de concorrer por um lugar com Teo, Montero ou Barcos que possa justificar essa estagnação.
3 Setembro, 2016 at 15:47
Apesar de não ser um dos q acha q a formação é a “última coca cola do deserto” acho Petrovic, Meli e Azbe Jub (pelo menos estes) não estão a fazer nada no clube e só estão a atrapalhar os nossos jovens. Acho q pro ano vamos vender estes três pra dar oportunidade ao Palhinha, Geraldes e Pedro Silva (q na minha opinião sao melhores q os estrangeiros).
3 Setembro, 2016 at 12:18
Concordo com o texto, apesar de apostar na formação, temos de apostar com cabeça e com lógica, e não fazer subir jogadores à equipa principal só porque sim.
Aliás são raras as excepções de grandes jogadores que entram de imediato na equipa principal. directamente dos juniores ou mesmo passando apenas pela equipa B, que faz parte do processo de consolidação das qualidades e preparação para a equipa principal.
De que me lembre jogadores que entraram directamente para a equipa principal nos neste século são apenas predestinados Ronaldo, Hugo Viana, Quaresma, Nani e Montinho e Rui Patricio.
Depois existem alguns outros que passaram rapidamente pela B e depois entraram na equipa principal, como os casos dos actuais Gelson Martins e Matheus Pereira.
Por fim ainda muitos outros que foram emprestados e mais tarde entraram na equipa principal, Adrien, William, Semedo, Tobias.
Por isso apostar na formação sim, mas porque os jogadores demonstram qualidade para entrar não porque entram na equipa só porque são da formação.
3 Setembro, 2016 at 12:32
parabens ao Marco Goncalves, que gozes muitos
e para os Tasqueiros, wallpaper com calendario da época, para quem ainda nao tenho “tirado” do site do SCP:
http://cdn.sporting.digitaljump.xyz/sites/default/files/calendario-wallpaper_1.jpg
3 Setembro, 2016 at 12:40
Já foi ontem, mas obrigado na mesma Peyroteu.
Um abraço.
SL
3 Setembro, 2016 at 12:46
uups, ontem nao tive quase tempo nenhum de passar aqui…e no telemovel nao consigo ver os aniversariantes…eheh
bem, antes tarde que nunca, ahahah fica bem
3 Setembro, 2016 at 12:33
Eu, pessoalmente, sou um romântico.
Mas sou obrigado a aceitar a lógica deste texto.
Já escrevi há uns dias que temos plantel para lutar para ser campeão 3 ou 4 anos.
Não é só para este ano.
Temos um leque de jogadores que quase da para escolher o onze ao calhas.
Desses, dois são empréstimos, markovic campbell.
Portanto, provavelmente sairão.
Possivelmente sairá William e adrien.
Portanto perderemos 4 jogadores.
Ora, bastará comprar 4 jogadores ou ir busca-los há formação (xico, iuri, Podence, bubakar?!…).
Daqui a pouco anos, Semedo sairá, batendo recordes para um central. Teremos Tobias mais do que pronto, teremos um Duarte pronto?
Ora, com este plantel, temos base equilibrada para 3-4 anos e permitir a entrada de jovens da formação que podem explodir sem pressão.
Será esse o plano?!
Pode ser e assim sendo, muito bem.
É duro para os jovens deste biénio as ser muito melhor para os seguintes.
Jesus e a não aposta nos jovens ou formação é uma falácia.
Sem medo arriscou no Semedo.
Com teson apostou no gelson.
Mas não digam que aposta na formação porque temos 6 da formação no onze.
Gelson e Semedo são apostas.
Mas Patrício, Carvalho, Adrien e joa Mário j não contam como formação.
São jogadores feitos.
Já no carnide, Di Maria, witsel, markovic eram veteranos não?!?
Claramente para Jesus é importante o jogador entender e cumprir o que lhe é pedido. Que respeite os equilíbrios.
Se tem qualidade e corresponde, Com certeza, jogará. Tenha 20 ou 30 anos.
Jogadores mais velhos, à partida, cumprirão melhor, faz sentido….
Há ainda outro “problema “, os jogadores têm de servir o modelo, e não o contrário. Se as características do jogador não servem o modelo, ele pode ser craque mas não jogará.
(acho que é o que se passa com Matheus, só se está a insistir porque se reconhece que é craque. Mas servirá o modelo?!).
Claro que o jogador pode tentar adaptar-se ou ser adaptado. . Alguns exemplos interessantes.
Já escrevi também, não acredito em fórmulas. Os jogadores não sao todos iguais.
Não tem de rodar todos da mesma maneira.
Será necessário um profiler?!
Alguns jogadores sera melhor estrangeiro, outros equipas em Portugal. Alguns tem de ser maltratados outros acarinhados. Alguns terão de rodar 2-3 anos, outros entram directos na A.
Não penso que ser da formação seja carta directa para a A.
Mas também não aceito que se paguem vários milhões por jovens de 23-24 anos sul-americanos. São uma incerteza tão grande ou maior que os da formação e, pior, pelo custo, “têm ” de render.
Ou seja, nesta ou na aproxima época ,por exemplo Alan tem como ser titularissimo. Senão não vejo a diferença para o iuri..
Resumindo e concluindo.
Aposta forte para ter um plantel com alguma experiência e muita qualidade.
Está base criada este ano, poderá ser a almofada que permita a integração dos miúdos da formação sem a pressão de serem titulares imediatos. Sem perder qualidade no plantel.
A ver, Como correm os próximos anos.
Vou, Obviamente, vibrar sempre com o SCP campeão mas serei bem mãos feliz tendo um plantel cheio de portugueses e muitos jogadores da formação.
3 Setembro, 2016 at 12:41
Outra sobre a rodagem noutros clubes.
Aprendem a jogar treinados por um qualquer ou Aprendem a jogar treinados pelo melhor?!
Sem ser uma fórmula, para mim faz sentido, “estagio” com o melhor é rodar no ano seguinte… Mas não parece ser fazivel
3 Setembro, 2016 at 12:38
a questao é:
os “Meninos” tiveram a pré-época para “convencer” o “professor”…
pelos vistos os que passaram no “exame” ficaram, os que nao tiveram “aproveitamento”, foram novamente para a escola…
até por aqui, pela Tasca, a opiniao era de que muitos deles “tinham chumbado” no exame… e agora queriam que ficassem? para que? só para fazer numero??
entre fazer 2/3 jogos numa eventual taca da liga, ou fazer a maior parte da época noutras equipas onde poderao estar em actividade, obviamente que até eles preferiram isso, vejam-se as declaracoes do Carlos Mané, por exemplo… em que diz que ficando, estaria “tapado” e assim pode jogar e evoluir, para poder depois voltar e tentar conquistar o seu lugar…
3 Setembro, 2016 at 12:43
Só no fim é que vou ver se esta opção foi a melhor. Na epoca passada com menos fizemos tanto e só não ganhamos por um caganito. Vai ser tão difícil fazer igual ou melhor que na epoca passada que me assusto com as minhas próprias expectativas.
3 Setembro, 2016 at 12:56
sem dúvida, temos meninos a quem lhes faz bem o empréstimo (William, João Mário Ruben Semedo, Adrien Cédric…) outros que não precisam de empréstimos (CR28, Quaresma, Nani, Moutinho, Rui Patrício…) e outros a quem os empréstimos são a única forma de jogar (Iuri, Podence, Mané, Esgaio…).
nem todos têm condições para ser tornarem jogadores do MAIOR, e aí temos, nós os adeptos de estarmos preparados para isso e não andarmos a fazer procissões de fé com a mania que temos de ter todos os “formados” na equipa principal.
3 Setembro, 2016 at 12:59
Parabéns Marco Gonçalves
3 Setembro, 2016 at 14:59
Já foi ontem Mãos de Ferro, mas obrigado na mesma.
Grande abraço.
SL
3 Setembro, 2016 at 16:37
Marco Gonçalves,
De um “quase intruso” na Tasca, parabéns por ontem, por hoje e desejos de longa vida.
SL
3 Setembro, 2016 at 17:37
Aqui não há intrusos, só Leões e eu sou dos que raramente comentam, dos que ficam ali na mesa do canto a “ouvir” o que se diz no balcão ;).
Um abraço e obrigado.
SL
3 Setembro, 2016 at 12:59
Isto da aposta ou não aposta na formação é um assunto complicado, e acho que nunca haverá um consenso entre os adeptos.
Mas temos que meditar em certos pontos:
-Será possível ter um plantel forte e a lutar para todas as competições internas (lutar e ser realmente candidato) e fazer boa figura na LC?
-Será possível termos um 11 forte com muitos jogadores ainda “em formação”? Imaginem um 11 com gelson, iuri, geraldes, tobias, ronaldo, palhinha. Muito potencial sem duvida, mas será que seria possível ganhar um campeonato?
-Será bom para um jogados jovem e com potencial ficar constantemente no banco ou até mesmo não ser convocado?
Isto é uma complicação para ser gerido, sobretudo porque temos realmente muito talento, mas infelizmente só jogam 14 no máximo.
Vamos ver o que o futuro dirá, mas uma coisa tenho certeza a nossa formação vai continuar a produzir grandes talentos, e vão continuar a aparecer no nosso plantel principal, 1/2/3 todos os anos. Mas muitos não irão conseguir ficar.
Bom fim-de-semana pessoal.
3 Setembro, 2016 at 13:00
Bom dia
quando é que joga o Sporting … nem uma amigavél …
3 Setembro, 2016 at 13:03
in-topic:
EXTREMO SERÁ AUMENTADO
Gelson deve renovar este mês
2016/09/03 10:58
Umas ds principais figuras do Sporting neste início de temporada vai ver o seu contrato revisto este mês de setembro. Segundo o jornal A Bola, Gelson Martins vai ser premiado pela SAD liderada por Bruno de Carvalho com um aumento de salário.
Segundo a mesma publicação, a renovação do contrato não deverá mexer com a duração do contrato (até 2021) ou com a cláusula de rescisão, fixada nos 60 milhões de euros.
O internacional sub-21 está a cumprir a segunda temporada no plantel principal dos leões. Na temporada passada foi utilizado em 42 jogos e apontou sete golos. Esta época foi titular nos três jogos da Liga NOS, tendo feito já duas assistências e um golo, no clássico contra o FC Porto.
3 Setembro, 2016 at 13:05
Parabéns ao Cherba e a todos os Tasqueiros(as) pela liderança da lista de blogs mais vistos em Portugal
Três palavras em relação a isso – Di-Vi-Nal
3 Setembro, 2016 at 13:17
isto de formar jogadores , quer me parecer que é mais complicado , ainda mais complicado doque o aquilo que parece , cada caso é diferente , depende de tanta coisa … fatores que se controla , outros que nem tanto , só um exemplo , Sir William Capitao Adrien e Magico JMario teriam o desenvolvimento a projeçao as oportunidades se no seu inicio apanhassem um Sporting forte ? tipo este Sporting com as opçoes que dispomos?
3 Setembro, 2016 at 13:21
Boa tarde para toda a Familia da Tasca…!!
Por mim, conordo plenamente com os empréstimos dos nossos jovens jogadores…Será certamente muito melhor do que “andarem a aquecer” o banco e entrarem uns minutros de vez em quando…
Eles precisam …não é de minutos, mas de horas de jogo continuado…
Só “fazendo” se evolui…!!
Não nos preocupemos com o facto de termos muitos jogadores…é necessa´rio é que sejam de qualidade e “acrescentem” coisas boas à equipa…!!
Vamos nós fazer a nossa parte de adeptos…e deixemos à equipa técnica “a obrigação” de nos dar alegrias…!!
Abraço e
SL
3 Setembro, 2016 at 13:39
E também precisam de aprender com os melhores.
3 Setembro, 2016 at 14:04
OK minha amiga…!
“Deem eles ao pedal…”…
E vão ter tempo de “pedalar com os melhores…”…!!
Beijinho e SL
3 Setembro, 2016 at 13:58
ahahah eu parto-me a rir com a “arritmética”= aritmética com laivos de arritmia, dos lampioes…
já consegui “ver” algures que:
o SCP com as vendas de JM e Slimani, só vai “ficar” com 6M e pouco…(depois de pagar a doy-doys, fundos, bancas,etc,etc)
o selebe vai “fazer” entre 76 ou130 e pouco, e….(atencao), nao tem de pagar nada a NINGUEM… ahahah
a nóia e a sensacao de impunidade que grassa naquelas cabec…perdao, cornos…(ia escrever cabecinha, mas é coisa que eles nao teem), ahahahah
depois há outra “confusao”:
entao choram-se que o SCP teve perdao da divida e com isso concorrencia desleal…mas agora do dinheiro que se faz com as vendas, nao vemos nenhum porque temos de pagar a “divida perdoada”?? ca ganda confusao que vai por aqueles lados, ahahah
3 Setembro, 2016 at 14:12
Numa coisa os benfas “tem razão” (pensam eles claro…)…
“Não têm de pagar nada a ninguém…”…
Essa ideia “colhem-na eles com o exemplo que vem do homem do pó…”…
Eles pensam…: “o luis filipó…sabe o que faz…ele também não paga o que deve e anda na maior…”…
Por nós…esperemos…
Um dia é que “porca vai torcer o rabo…”…!!
Mas “com o mal deles…” (neste caso…) estamos nós bem…!!
Estou desejoso que continuemos “a ficar sem dinheiro por saldar compromissos…”…
“Deixá-los a voar em roda livre…há-de vir um dia em que casa virá abaixo…
E eles irão contra a parede…”
Como dizia um amigo meu sportinguista…:
“Fica mais leve
Quem paga contas que tem…
Quem paga aquilo que deve…
Não deve nada a ninguém…”
Abr e SL
3 Setembro, 2016 at 14:07
O tema é de muito interessante discussão.
Hoje olho para a equipa B e penso se faz falta. Ok, nem todos os júniores que sobem a seniores têm condições para ser emprestados e a equipa B permite que cresçam e provem se estão prontos para a fase seguinte.
Eu não queimaria mais etapas aos que ainda são juniores… ainda por cima com a youth league. A não ser em casos de verdadeiros prodígios.
Sobre o plantel principal prefiro que os jovens rodem do que não joguem. Isso de aprender com os mais velhos tem alguma lógica mas onde realmente aprendem é no campo.
No entanto… ver a entrada de um Petrovic, ainda por cima caro… dá que pensar.
3 Setembro, 2016 at 14:19
Off importante:
Pinto da Bosta definiu o perfil para o novo Director geral da SAD do Porco e escolheu… O PEDRO!!!!
Aqui ficam as imagens da prova de seleçom!
https://www.youtube.com/watch?v=U8ANqB4ajMc&index=13&list=RDyh-QNg4D9GI
3 Setembro, 2016 at 15:19
Se fosse esse…tinha pelo menos…
“Um óptimo corta palha…”…!
SL
3 Setembro, 2016 at 15:26
Agora a mentira chegou ao Andebol!
http://misterdocafe.blogspot.pt/2016/09/como-roubar-dois-titulos-ao-sporting-e.html#comment-form
3 Setembro, 2016 at 15:58
Hahahah
3 Setembro, 2016 at 15:58
Hahahahahahahahahahaha
3 Setembro, 2016 at 15:59
HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
3 Setembro, 2016 at 16:26
mesmo!
3 Setembro, 2016 at 16:07
Excelente artigo.
Busted!
3 Setembro, 2016 at 16:27
Em boa verdade, essa das divisões de Elite e da 1ª divisão, confesso que ainda não entendi a compatibilidade entre as duas.
3 Setembro, 2016 at 16:44
Tiraram os dois títulos aquando da “cisão”?
3 Setembro, 2016 at 17:32
Houve um diferendo entre federação e liga, o que levou a duas competições: uma organizada pelos clubes (onde ficaram Porto, ABC; e inicialmente Sporting), outra organizada pela FPA. Esta última, mesmo tendo os clubes mais fracos, era a legal, inclusivamente apurando as equipas para as competições europeias.
Podem dar as cambalhotas que quiserem, mas o título de campeão nacional é homologado pela Federação.
3 Setembro, 2016 at 16:20
Vivemos num País…
Onde “se pode mentir à vontade”…sem que existam consequências…!!
Porca miséria…!!
SL
3 Setembro, 2016 at 16:28
Não há para já muitas esperanças. E a cultura dos mais novos tem sido ainda pior.
3 Setembro, 2016 at 16:42
O Mister explica de forma limpa que somos o clube português com mais títulos no andebol.
Gosto e ficar esclarecido e de saber que tanto Porto como Benfica tem menos títulos do que apregoam de forma “criativa”!
3 Setembro, 2016 at 15:52
A formação do Sporting considerada como de excelência é hoje em dia vista como uma das melhores da Europa, (Aquela foto dos Aurélios tirada durante o Euro fez mais pela divulgação da academia que qualquer campanha que se pudesse pagar e arrasou outras tentativas de alguém querer ser o que não é).
Todos os anos saem dos Juniores um número elevado de jogadores, dos quais apenas alguns terão lugar na equipa B e desses só alguns muito bons chegarão a equipa principal. A pergunta é, quantos deverão entrar em média para considerarmos uma geração de Sucesso?
Um, dois ou três? Será possível entrarem mais? Por mim considero que se entrar um é bom se forem dois é excelente e se chegarem três é uma exceção. A dificuldade é manter uma competitividade interna de forma a pudermos levar os melhores até ao cimo e ao mesmo tempo ter capacidade para colocar os bons jogadores que não são excelentes em clubes de bom potencial em Portugal ou no estrangeiro de forma a motivar essa competição e também a realizar mais valias.
Não são só os jogadores de top que temos de promover, sob pena de desmotivar os outros, suficientemente bons para chegarem a equipas de primeiras ligas, mas não para ascender à equipa principal do Sporting e eventualmente a outras do top europeu.
Quando um grande treinador como Jorge Jesus decide lançar um jovem numa equipa recheada de jogadores de elite, ele tem que ser bom, tem que ter pedalada para se manter e eventualmente se impor. Não é pela sua linda cara, ou para fazer favores a pretensas formações, por isso se torna difícil a entrada de um jovem sem ter rodado noutros clubes menos exigentes em termos competitivos.
De uma coisa podemos ter a certeza, aqueles que se conseguirem impor, são com certeza muito bons e provavelmente irão ser a face visível do sucesso da formação e a garantia da sua qualidade e continuidade .
3 Setembro, 2016 at 15:56
Um bom post para o iuri, que demora 2 meses a render no início de cada época como sénior, assim nunca ganhará um lugar no Sporting.
3 Setembro, 2016 at 17:00
Pavel Horváth, boa tarde. Infelizmente Iuri tarda em mostrar-nos o que os Sportinguistas dele esperam. Vi pela Tv o jogo de ontem contra Israel.
Enquanto que Rúben Semedo e Gelson demonstraram que poderiam ser apostas contra a Suiça, Iuri teve uma actuação decepcionante. Não surpreendeu que tivesse saído no final da primeira parte. E se falo nos nossos dois meninos, por ser de justiça, é também porque se confirma agora o que foi a propaganda dos lampiões no tocante a G. Guedes. Ontem o “fenómeno” que já teve honras na selecção A (“Está apalavrado com o Valência para Janeiro por 25 (ou 30…) milhões”) foi igual a si próprio…
SL
3 Setembro, 2016 at 16:05
Boas Tardes, Caros Tasqueiros.
A questão da “formação” no SCP é, para mim, uma… falsa questão.
Tenho como inevitável que, para um clube como o nosso, ciclicamente surgirão dois, três jogadores oriundos da nossa formação que serão aposta para o plantel principal. Poderá não ser todos os anos, claro, mas isso acontecerá. E porque a verdade é que Alcochete produz talentos.
Agora, é certo que se tem que balançar a questão talento/minutos. O SCP construiu um plantel para ser Campeão. Para o efeito rodeou o “núcleo duro” de épocas passadas (Patrício, William, Adrien, João Mário) com um conjunto de jogadores já com alguma experiência (Coates, Bryan Ruiz, etc.).
E a verdade é que não restam muitos minutos para jovens jogadores que estejam a “despontar”.
E tudo depende, também, da posição que o jogador ocupa. A título de exemplo, se para a ala esquerda o treinador apostar em Bryan Ruiz a titular e Bruno César como seu “suplente”, quanto jogaria um Iuri Medeiros? Neste caso, qual a utilidade de manter Medeiros no plantel?
Jogadores como Matheus e Esgaio, que ficaram no plantel, certamente terão uma época “perdida” em termos de competitividade…
O que eventualmente poderá preocupar é se, dentro dos juniores do SCP não existirem talentos que, nos próximos anos, possam ser aposta…
SL
3 Setembro, 2016 at 16:22
A formacao tem de ser vista de forma integrada e inteligente. Nao se pode esperar que jovens talentos se afirmem sem capitalizar o valor de mercado dos produtos alcochete mais maduros. Abrir espaco. Renovar o futuro. A questao e faze lo de forma gradual. Tinhamos 4 nesse ponto. Os ciclos devem se fazer, na minha perspectiva, em cerca de 3 anos. O tempo suficiente pra valorizar joao mario, adrien e william. Na calha, temos bem encaminhados semedo e gelson. Em 3 anos, ja os teremos vendido por uma verba global de 50 milhoes. No processo embrionario temos os diamantes podence e geraldes. Os restantes da formacao, com mais de 20 anos nos dias de hoje, tem que ser visto numa optica de suprir necessidades do plantel ou emprestados para valorizar na perspectiva de encaixes medios. 5 milhoes sao pequenos, mas realizados de forma recorrente, financiariam 1 ano de orcamento de formacao por si so. O foco tem de ser, por agora, recuperar a nossa lideranca na formacao. Nao titulos, mas rede de scouting e metodos de trabalho. E desenvolver uma politica de scouting internacional mais cirurgica. Investir mais em cada descoberta, mas apertar o criterio. Neste segmento de mercado, andrades e lampioes ja provaram que e possivel fazermos melhor. Na area financeira, os objetivos sao claros e estao a ter a abordagem correcta: a capacidade de gestao da actual direcao associada a conjuntura favoravel na minha opiniao (fair play financeiro limitar orcamentos anuais all in e reestruturacao divida bancaria , patente nos beneficios de reducao de juros efectiva, a cativacao de receitas extraordinarias pra reembolso de divida e acumulacao de montantes pra acomodar o choque de medio prazo das vmocs). No fundo tamos a subir patamares desportivos ao mesmo tempo que nos libertamos do peso da dicida. Neste rumo, daqui por 10 nao teremos divida, estamos renascidos e com muito maiores possibilidades de vergarmos os nosso mediocres adversarios, por norma bocais, fanfarroes ou mediocres. Ta na hora de unirmos esforcos e carregarmos o nosso sporting a vitoria. Nada sera como o quebrar do jejum de 18 anos pra mim. Mas sera muito especial. O dia em que voltar a ver o leao o rei da selva depois do (quase) abismo de ha apenas 4 anos. Optimisticamente, Sporting sempre!
3 Setembro, 2016 at 17:01
https://www.youtube.com/shared?ci=UVTdvik7yjc
3 Setembro, 2016 at 18:07
Agora faço uma pergunta: Quem é o terceiro GR, Jug, Stojkovic ou Pedro Silva?
3 Setembro, 2016 at 18:13
12 mins
6-5
3 Setembro, 2016 at 18:19
10-6
(Spo -1)
3 Setembro, 2016 at 18:18
9-6
http://ontvfree.me/ver/sporting-tv-online
3 Setembro, 2016 at 18:22
O Ruesga é do ca####o!!!
A defesa está a ganhar o jogo
3 Setembro, 2016 at 18:29
Grande defesa do nosso redes no penailti…!!
SL
3 Setembro, 2016 at 18:29
13-9…
jogo controlado mas com algumas coisas para melhorar.
3 Setembro, 2016 at 18:35
15-8… menos 1 golo para os maiatos.
3 Setembro, 2016 at 18:35
Que pavilhão é este?
3 Setembro, 2016 at 18:36
casal vistoso.
3 Setembro, 2016 at 18:43
Pensei que era maior. Só tem uma bancada.
3 Setembro, 2016 at 18:36
Passar do Svensson para o Asanin é como passar da Leonor Pinhão para a Irina.
Ruesga,fortíssimo tinha dúvidas que fosse render tanto devido aos problemas físicos que teve recentemente,mas para já está a surpreender-me.
3 Setembro, 2016 at 18:36
Esta nossa equipa este ano esta “mta forte” Asanin, Nikcevic, Bozovic, Ruesga muito bons reforços
3 Setembro, 2016 at 18:36
http://www.andebol.tv/diretos/scp-aaas-5/
15-9, intervalo
(o timeout deu resultado na última jogada… NOT)
O pivot Kopko parece meio cepo no ataque, mas na defesa é uma parede
3 Setembro, 2016 at 18:37
Como é que se poede sofrer um golo destes…?
Vamos lá abrir os olhos…!!
SL
3 Setembro, 2016 at 18:38
de 16-8 passámos para 15-9.
alguma displicência.
3 Setembro, 2016 at 18:42
Algumas falhas ainda naturais, algumas jogadas em que se notou descompressão de ter o resultado controlado frente a uma equipa mais fraca.
A defesa é o ponto mais forte, vai ser por aqui que os jogos se ganham.
No ataque, a 1ª linha e as pontas têm estado bem. O AS está a defender quase no 1×1, mas o Ruesga tem demasiado andamento para eles.
Ainda não entraram Cudic, Zabic, Pedroso, Capitão C. e Edmilson.