Não deixa de ser estranho ver o nosso treinador conceder um exclusivo a quem nos ataca quase diariamente (Record e CM) e quem nem face a essa entrevista hesita em atirar uma frase “polémica” para a capa (CM). Ainda assim, vale a pena ler a entrevista, primeiro para contextualizar essa frase, depois para ficar com algumas ideias sobre o que pensa Jorge Jesus das mudanças no plantel e do que isso pode representar esta época.
4 Setembro, 2016 at 14:47
Não estranho que Jorge Jesus tenha dado esta entrevista à pasquinagem do Grupo COFINA. Afinal é o Treinador do Sporting e o Sporting rege-se entre outros, pelo princípio Ético da inclusão. Parte da realidade auto-exclui-se do relacionamento com o Sporting mas, o Sporting inclui todos e não segrega por preconceito. Faz sentido, como resposta a um pedido de entrevista que procura recuperar o mercado Sportinguista. Porém, como já disse noutro lado, o Record recuperará o mercado Sportinguista quando excluir da sua panóplia de colaboradores aqueles que, ao serviço dos nossos inimigos enviesam e distorcem a realidade, omitindo a verdade dos factos ou, pura e simplesmente mentindo acerca dela. O Exemplo mais flagrante é a presença abjecta na Direcção do Record de um gajo chamado Nuno Farinha. Pelo menos esse tem de ir. Enquanto persistir manter ao seu serviço inimigos do Sporting e lambe botas do Vieira dos Camions, nem eu nem 99,9% dos Sportinguistas voltam a comprar o Record, clicar no seu site ou mesmo lê-lo nos cafés, por muitas entrevistas que publique do Jorge Jesus, do Octávio, do Presidente ou do Dr. Frederico Varandas. Porquê? Porque logo que as vendas subam ligeiramente lá vem a facada nas nossas costas. Corram com a escumalha que os Sportinguistas voltam a comprar diariamente o Record. Não o fazem, não vendem jornais porque o Lampião compra a Bola. Entendido? É assim.
Porque é que hei-de deixar entrar em minha casa um gajo que me vem assaltar?
Mas Jorge Jesus fez bem em dar a entrevista ao Record. Ele representa o Sporting e eu, não. Nesse contexto sou mais livre, pelo menos o suficiente para os mandar “BARDAMERDA”.
Um Poeta Brasileiro, mais que um Poeta, um pensador, dizia que a vida é a arte do encontro logo, a contrario, a morte é a arte do desencontro. Quem busca o encontro busca uma definição positiva da vida; quem busca o desencontro, não só busca a morte, com a qual todos nos encontraremos um dia surpreendentemente, mas, vaculha uma definição negativa daa sua vida. Uns buscam a felicidade de todos; outros fazem da infelicidade alheia os motivos de uma pretensa felicidade sua, coisa que, não só não encontram, como os estimula a uma maior infelicidade ainda. Definem-se pela exclusão e pela negativa.
assim, e colocando a questão entre Sporting e benfica (palavra que designa uma realidade que a me recuso atribuir a maiúscula, porque sou livre) a identificação da definição da “Vida” de ambas Instituições é simples:
Sporting = Inclusão
benfica= Exclusão
Sporting= Altruísmo;
benfica= Egoísmo;
Sporting= Verdade;
benfica = Mentira;
Sporting = Mérito
benfica= Demérito
Sporting= Justiça
benfica= Injustiça;
Sporting = Transparência
benfica= Opacidade
Sporting= Licitude
benfica= Ilicitude;
Sporting = Legitimidade
benfica = Ilegitimidade
Sporting = Colaboração
benfica= Corrupção
Sporting= Ambição
benfica= Inveja
A lista é interminável. Por isso não lhe dedico mais tempo. Todos sabemos o que são os antípodas da Vida (Droga, Loucura, Morte)
‘Tás a ver, Nuno Saraiva? Tu não podes escrever estas coisas mas, eu posso. Estas e piores. Tu, não os podes mandar foder, por muito que te apeteça mas, eu mando porque sou tão livre que só represento a minha própria opinião e digo-lhes cara: “quero mais é que se fodam!”. Puta que os pariu.
4 Setembro, 2016 at 15:06
+1
4 Setembro, 2016 at 20:57
+150 mil
4 Setembro, 2016 at 14:47
Não se preocupem com “o EGO” do JJ…!!
O homem já todos sabemos é assim…porquê estarmos então a “flagelarmo-nos” constantemente com essa realidade…?
Eu quero dele é que faça do Sporting a melhor euipa portuguesa…e das melhores da Europa…!!
Eu quero é vitórias (sem colinhos…)…!
Eu quero é ter orgulho das equipas que defendem o nosso Sporting…!
Tem um grande ego…?
Dá cá o ganho…!!
SL
4 Setembro, 2016 at 15:16
O JJ já era assim desde o tempo do Belenenses…
Eu lembro bem de ver o meu pai (que é um ferrenho adepto do Belenenses) chateado com a forma de falar do JJ…
Mas mesmo assim ele reconhece que o Belenenses na mão de JJ jogava bom futebol.
4 Setembro, 2016 at 15:17
Boas Tardes, Caros Tasqueiros.
Como pelos comentários à entrevista me apercebi que não deveria existir algo que me viesse a ofender a sanidade mental, lá quebrei o meu princípio de não ler nada do nosso treinador para dar uma vista de olhos à mesma.
Antes de mais, se existia momento para um elemento da estrutura do SCP dar uma entrevista seria este. O campeonato está “parado” e o SCP em primeiro, (depois de ganhar aos andrades) Portugal foi campeão europeu baseado em jogadores “made in SCP”, o SCP foi um grande vencedor no Mercado de Verão.
Em termos de “jogada de comunicação”, acho que sim, que se fez bem. Acresce que, não obstante o que pensamos dos pasquins, não podemos alhear-nos de que parte da projecção da marca de um Clube passa também pela CS, pelo que não podemos antagonizar-nos violentamente com ela.
Os assuntos focados na entrevista foram, também, mornos, e sem armadilhas”. Era expectável que se perguntasse do assunto Adrien e que a resposta fosse aquela (“nada se passa, tudo natural e normal”).
Uma entrevista mais de “status quo” do que propriamente sobre questões polémicas ou fracturantes.
Dos temas focados na entrevista, o que achei mais interessante:
– Contratações e posicionamento dos jogadores:
Interessante a referência ao Castanho como “primeiro avançado” e a Markovic como podendo jogar em três posições.
Uma das minhas curiosidades eram tentar “adivinhar” onde se posicionariam as contratações mais “sonantes” atendendo a que na ala esquerda temos o Bryan Ruiz e na direita o Gelson Martins. Temos assim que, DE PRINCÍPIO:
PL: Ba Docha, Castanho e Balada;
SA: Campbell, Narkovic e Alan Ruiz.
– Referência aos milhafres:
O ano passado achava inevitável a constante referência aos milhafres por parte do Treinador. Este ano já começo a achar estranho (por desnecessário). Vê-se que é um discurso pessoal (do EU) e não “de estrutura”.
– Referência ao SCP pré-Jorge Jesus:
O Treinador não mede as palavras e não tem discurso inteligente.
Criticar o que encontrou quando chegou ao Clube vem, no fundo, dizer (se fosse para tomar a sério):
– Que o Jesus assina contratos (de médio prazo e milionários) sem pensar muito bem no que vai encontrar;
– Que a Direcção fez um mau trabalho relativamente à política de contratações;
– Dever ser menorizado o que o(s) seu(s) antecessore(s) fizeram (ou deixaram de fazer).
Compreendo perfeitamente que não se “tenha mão” no treinador e no que este se lembra de dizer. O Jorge Jesus é assim e não muda, mesmo que mude de clube.
Já compreendo (muito) menos (do Presidente ainda se compreende, atento o passado recente do Clube) o discurso do “antes de mim era tudo mau e agora é tudo bom. E por MINHA causa”.
Jorge Jesus é bronco mas não é estúpido. As “pérolas” do plantel continuam a ser as mesmas desde o tempo de Leonardo Jardim. E, com a manutenção de três delas, o treinador mantém um “núcleo duro” que lhe dá certas garantias de continuidade. Agora, o que Jesus se esquece (propositadamente) de dizer é que lhe foram dadas condições que nem Leonardo Jardim nem Marco Silva alguma vez SONHARAM ter. Porque isso seria endereçar a questão de que “bom treinador é o que faz mais com menos”. Que é o que não lhe interessa.
Seja como for, nada de especial na entrevista, a qual foi concedida, em tons mornos, numa boa altura da época.
SL
4 Setembro, 2016 at 16:20
“Agora, o que Jesus se esquece (propositadamente) de dizer é que lhe foram dadas condições que nem Leonardo Jardim nem Marco Silva alguma vez SONHARAM ter.”
MENTIRA, ALDRABICE, VIGARICE, HIPOCRISIA, DESONESTIDADE MENTAL.
Foram-lhe dadas condições semelhantes no 1º ano, no 2º foi ele quem conseguiu essas condições.
4 Setembro, 2016 at 16:24
Sim. No primeiro ano foram-lhe dadas basicamente as mesmas. Por isso é que quis dar de frosques.
4 Setembro, 2016 at 16:36
Alguém duvida que ele veio ensinar?
Há uma mensagem nas entrelinhas da entrevista que considero o mais importante: a estrutura que ele deixou em carnide vai desabar em breve, enquanto que no SCP continuará pela mão de Bruno de Carvalho muito depois de ele ter ido embora.
Releiam e vejam se não está lá dito.
4 Setembro, 2016 at 16:40
O que é que isso tem a ver com ele afirmar que ao fim de 1 mês quis dar à sola?
4 Setembro, 2016 at 16:49
Ok, eu faço um desenho:
as condições que encontrou não lhe agradaram e considerou-as pouco profissionais.
E decidiu confrontar BdC – ou me deixam mudar isto tudo ou vou embora.
Preciso dizer qual foi a resposta de BdC?
4 Setembro, 2016 at 16:56
JJ refere-se aos jogadores que tinha.
Afinal quem precisa de um desenho és tu.
4 Setembro, 2016 at 17:02
ALGUNS jogadores que tinha. E que eram fruto de umm política de contratações e MENTALIDADE de clube pequeno.
(não te chateies com o desenho, foi uma expressão infeliz)
SL
4 Setembro, 2016 at 17:10
Ok.
Não percebo onde isso contradiz que com as “mesmas” condições de LJ e MS, JJ quis dar à sola.
Foi ele que o disse. Não fui eu.
4 Setembro, 2016 at 17:56
Claro que disse, sempre o disse. “Se querem um treinador de campo, não contem comigo”.
Os outros dois aceitaram isso.
4 Setembro, 2016 at 18:43
Já dei a minha opinião sobre esse tipo de frases. Querem dizer.., que o que viram era muito fraquinho, para os padrões que tinha sido habituado nos últimos anos.
O que é verdade!
Agora temos uma equipa ao nível do Benfica é muito superior ao Porto!
É um trabalho que tem vindo a ser feito progressivamente pelo Bruno e seus pares… Mas com a chegada do JJ, estamos a transformar o nosso porche num Ferrari!
É que não é bem a mesma coisa!
4 Setembro, 2016 at 18:39
Mas agora és anti JJ? Ou já é de algum tempo a esta parte?
4 Setembro, 2016 at 19:50
Não és tu que trabalhas com “artes”?
E só vês a preto e branco?
5 Setembro, 2016 at 0:20
Ele tinha o Nani quando chegou!?!? No primeiro mês nem sequer tinha o William ou o João Mário…não tinha o P. Oliveira…Não tinha o Cedric, não tinha o B. Ruiz, o Carrillo tambem chegou mais tarde porcausa da copa america, não tinha montes de gente…tenho ideia que o Slimani também começou mais tarde…
É mentira é. ..a equipa com que ele começou a época não era melhor individualmente que a do MS! Só era melhor equipa porque o treinador era melhor…Aliás ele no primeiro ano até Setembro tem pai 5 ou 6 jogadores novos, dos quais só o Teo, Ruiz, Naldo e o J. Pereira eram titulares…e o Ruiz fazia o lugar do Nani, o J. Pereira o do Cedric por isso sem grandes diferenças face ao ano passado sem ser o Teo e o Naldo…achas que foram a chave da época é isso?! O resto já lá estava…só não estava no primeiro mês ou não estava no grau de desenvolvimento em que ele os meteu….
4 Setembro, 2016 at 16:48
Caro William, Shakespeare,
Rapidamente:
– Jorge Jesus pode ditar o que queria para a estrutura do SCP (afastando o Inácio do cargo que mantinha desde as eleições);
– Não me lembro de o Leonardo Jardim e/ou o Marco Silva poderem contratar jogadores com salário anual superior a €1M cada, como o Téo, o Aquilani e o Bryan Ruys;
– Com Jorge Jesus, deixou de ser a Direcção a contratar jogadores;
– Os encargos salariais quase dobraram no primeiro ano de Jorge Jesus no SCP;
– Etc., etc.
SL
4 Setembro, 2016 at 16:56
Infelizmente nunca terei o prazer de ver Nani treinado por JJ.
O aumento foi um risco calculado – sabia-se da grande valorização que JJ faz dos jogadores.
Além disso o Sporting vinha numa trajectória ascendente fruto da gestão de BdC.
4 Setembro, 2016 at 16:58
O Téo e o Aquilani já foram fazer a vida deles para outro lado.
4 Setembro, 2016 at 17:06
E o João Mário e o Slimani também.
4 Setembro, 2016 at 17:09
Que já estavam no plantel. Não foram pedidos por JJ. No risco calculado.
4 Setembro, 2016 at 17:29
Não há aumento da competitividade de um clube sem aumento da folha salarial (embora o contrário não seja necessariamente verdade).
Como eu acho que BdC quer um SCP
de dimensão europeia, uma das nossas próximas batalhas será tornar a Liga mais atractiva.
4 Setembro, 2016 at 17:08
Caro William, Shakespeare,
Infelizmente o NANI só jogou meia época (até o jogo com o Boavista e a lesão).
Da mesma forma, nunca pudemos apreciar como o Jorge Jesus “potenciava” jogadores como Maurício, Vitor Silva, Ivan Piris, Naby Sarr, etc., etc. 😉
E foi efectivamente com esse “aumento” que o actual treinador pôde ter condições que os anteriores não tiveram!
SL
4 Setembro, 2016 at 17:19
Primeira coisa, caro Livramento,
não vamos pôr no mesmo saco Leonardo Jardim e Marco Silva. LJ foi o que teve menos, MS teve mais, JJ mais ainda e quem vier a seguir ainda terá mais.
É assim, quando a gestão de um clube é entregue a pessoas de bem e competentes. SL
4 Setembro, 2016 at 17:58
Caro William, Shakespeare,
Presumo enttão que o facto de a massa salarial DUPLICAR de um ano para o outro será algo para ver acontecer no futuro próximo? Para o ano, talvez? 😉 Claro que não!
Não vejo porque fugir aos factos: Jorge Jesus teve/tem condições que nenhum dos seus antecessores teve. Não há, mesmo, termo de comparação possível.
Qual o problema?
Só demonstra – entre outros – que, financeiramente, o Clube tem estado em evolução positiva! Trabalho da Direcção!
Noutro campo, também se verifica uma muito maior autonomia do trabalho da Equipe Técnica (não só é a mesma que, actualmente, propôe as contratações como a Direcção não se mete publicamente no seu trabalho).
E esta evolução positiva há-de-nos trazer o campeonato este ano!
SL
4 Setembro, 2016 at 18:41
Mas há dúvidas que o Jesus tem à disposição recursos humanos com que o Jardim e Silva nem sonharam?
E não só, tem carta branca para contratar! Ao contrário dos anteriores, que comiam o que lhes punham no prato.
Claro que era impossível, dada a conjuntura, o Jardim fazer exigências, e se calhar por isso mesmo foi o escolhido: é um excelente treinador, mas uma espécie de deixa andar… caso contrário, já tinha batido com a porta no Mónaco.
Agora, uma coisa é certa: as aquisições (e não foram poucas) feitas em 2 anos foram uma valente poia, como o Jesus fez o favor de referir em vários pontos da entrevista.
4 Setembro, 2016 at 22:30
Rui Patricio
Cedric, Paulo Oliveira, Mauricio/Tobias/Ewerton, Jefferson
William, Adrien, Joao Mario,
Carrillo, Slimani/Montero, Nani
Coitado do porquito da silva, normal que no Natal ja levasse 12 pontos de atrazo com uma merda de equipa como esta…
Sorte teve o JJ de receber o Teo, o Aquilani, o Joao pereira, e o Bryan foi isto que nos safou…
4 Setembro, 2016 at 18:55
”
PL: Ba Docha, Castanho e Balada;
SA: Campbell, Narkovic e Alan Ruiz.”
Isto diz muito da tua personalidade e dos teus comentários!
É por aqui me fico… Porque esta merda já tem barbas!
4 Setembro, 2016 at 16:02
OFF:
O Joe Campbell é mesmo tudo o que diz o Danimerda…
https://www.youtube.com/watch?v=3wcGGk6HrLs
not.
4 Setembro, 2016 at 19:17
Não comparo o DAni a um monte de merda porque o segundo tem pelo menos a utilidade de adubar terrenos.
4 Setembro, 2016 at 19:19
Cada vez que esse merdas abrisse a boca para falar eu perguntava:
– como é que fazias? Ias para a cama às 10 da noite para acordares fresquinho antes de ires para os treinos?
– quando aparecias a bocejar nos treinos e fazias esterco nos jogos, pedias para te reduzirem o salário?
4 Setembro, 2016 at 17:25
Temas que também gostava de ver falados\ler: lateral esquerdo; Wallyson; Meli; sistema a usar na Champions; e acima de tudo quem é que JJ está a pensar para 2avançado.
4 Setembro, 2016 at 17:44
Ó Jesus é tudo muito lindo mas tens de ganhar o campeonato, se não nada interessa.
4 Setembro, 2016 at 18:47
Quase nada do que foi dito nesta entrevista me melindra.
Mas há uma declaração que não me parece, estrategicamente, a melhor:
“Tenho algumas dúvidas de que a nova dupla de pontas-de-lança faça os mesmos golos (de Slimani e Teo)”.
Falou sem pensar? É algo-que-se-diz?
Alguém (muito) mais inteligente do que eu que me explique o propósito desta afirmação.
SL.
4 Setembro, 2016 at 18:52
Picar os dois que entraram!
Conversa de futebol
4 Setembro, 2016 at 19:11
que está á espera que os médios/extremos comecem tambem a “ajudar” os “numeros”…
4 Setembro, 2016 at 19:16
“Tenho algumas dúvidas de que a nova dupla de pontas-de-lança faça os mesmos golos (de Slimani e Teo)”.
Tradução
“sou tão bom que esses dois marrecos que aterraram esta semana estão a bombar daqui a uns dias e ainda metem mais golos que o Suleimane e o Guterres”
4 Setembro, 2016 at 19:40
De realçar também que o JJ “gosta” do Matheus e o quer por perto até janeiro (é a leitura que eu faço ); sobre o Iuri fala sobre crescer com exigência e pressão mas certamente não vai ser no Boavista que vai melhorar esses aspectos (também disse que só talento não chega…) talvez em janeiro exista a possibilidade de regessar talvez até em “troca” com o Matheus.
4 Setembro, 2016 at 19:48
Tantos queixumes. O vosso prurido quanto ao egocentrismo do Mestre espanta-me. Parece-me que reivindicar méritos vos parece um tabu. Como se cada um de nós não o fizesse em todos os contextos… Li tudo, nada é em detrimento do Sporting, portanto não me afecta. A entrevista foi dada (duvido que o Saraiva não soubesse disto) ao jornal desportivo com maior circulação no país: para dar umas novidades aos Sportinguistas info-excluídos que são muitos e
meter sob as ventas dos drampiões o facto de pairarmos cada vez mais acima do carvão dessas nalgas: o temor andrade é palpável e a raiva dos orcs estará seguramente pior; a conversa de que perdemos porque os nuggets tiveram um acesso de ”brio” faz-me querer ligar a moto-serra e decapitar os idiotas que a matraqueiam. Foi um ROUBO – e pode voltar a ser. Não é linear que ganhemos o título (mas queria mesmo saber com quem e para quê o substituiriam…) .
Gostei particularmente daquilo que o treinador disse sobre os miúdos, bem como sobre Paulista, Petrovic e Meli. Se desses seis que ele mencionou aproveitarmos metade já será bom, mas tenho fé em todos eles. Lembro que basta trocarmos Jug por Pedro SIlva e temos 10 formandos no plantel (entre os quais os três GR).
OFF Para acabar: espero que a gestão dos excedentários melhore ainda mais: a parte de reforçarmos equipas amigas/filiais na 1ª e 2ª Liga já começou e eu espero que mantenha sentido estratégico; mas gostaria também que, logo que se perceba que um jogador não irá servir, há que o transferir para um clube estrangeiro com dignidade equivalente ao talento em causa. Renato Neto não nos serviu e é titular numa equipa belga que jogou a CL. Pelo que Jesus disse, bem podem tentar fazer com Gauld e Chaby, à respectiva escala, aquilo que fizeram com Mané (com o qual não perdi a esperança: duvido que Gelson e Markovic cá fiquem os dois por três épocas).
A política actual de cedências a custo zero com manutenção de percentagens de passes bem poderia ser alternada com outra, de trocas com clubes nacionais, destinadas a alimentar as nossas categorias de base. SL
4 Setembro, 2016 at 19:51
errata: “O TRANSFIRAMOS para, “em vez de ”há que o transferir, etc”.
4 Setembro, 2016 at 21:12
Excelente entrevista de Jorge Jesus…
Eu gostei, quem não gostou, tem o direito á sua opinião, contudo… Criticar o Treinador do SCP de forma desbragada??? Cheira a ‘funghiiiii’…
Que belos dias de praia que estão pelos Algarves…
Mais 15 dias na costa dourada pelo sol… E a camisa do SCP pendurada na janela do quarto, para que os invejosos da zona saibam… que o Leão voltou!!!
Força Grande Míster Jorge Jesus… Tem a sabedoria da experiência! Tem muita qualidade! Potencia jogadores como ninguém em Portugal!
Então porque não há-de o homem falar com alguma arrogância?
São estas remeniscências do passado dos três F’s… Ou dos pobrezinhos mas lavadinhos… Que me enojam.
Triste país, minado por ex-pides, lãpiões e corruptos… Onde não é o mérito que se premeia, mas as vezes que arreiam as calças para serem encavados… Por isso estamos como estamos…
O Homem é bom Treinador de futebol! Um dos melhores do Mundo! Porque não há-de falar com Orgulho sobre o que tem feito???
Obrigado Míster Jesus! A nação verde e branca está consigo de corpo e alma!
4 Setembro, 2016 at 22:07
Boas, mas ainda ha pessoas que ficam chocadas com a forma de ser do jj. Por amor de deus, o homem e assim, se estao a espera de alguem sonso para ganhar o premio do homem mais porreiro do mundo, estao enganados.
Ele e excentrico, narcisista e nao fala para ser politicamente correcto:-). Ele e assim, mas e um dos melhores do mundo, se alguem tem duvidas basta ver aquela 2 parte contra o porto, como ele bloqueia a equipa dos tripeiros e genial.
Resumindo e concluindo, prefiro ter um convencido que ganha e que sabe o que faz. em vez de um gajo porreiro, que e um optimo perdedor.