Deixarei as considerações sobre o jogo com o Moreirense, tão importante e essencial nas nossas aspirações, para o dono do Tasco. Ninguém melhor que ele para analisar o perigo de Moreira de Cónegos e as novas ideias que esta surpreendente equipa parece apresentar esta temporada. E, como estes serão os último Pipis servidos até dia 14 de Setembro, vamos focar-nos naquela competição que não temos qualquer hipótese de ganhar, mas já que a vamos jogar, aproveitemos o melhor que nos pode dar.
É já dia 14 de Setembro, pelas 19h45, que encontramos aquela que será, unanimemente considerada, uma das melhores equipas do mundo. E se não é a melhor em termos de títulos nos últimos anos, porque Barça e Bayern têm passeado, será a melhor em termos de grandeza, de adeptos para lá das suas fronteiras e um dos poucos clubes da Europa que nem sabe o que significa a expressão Fai-Play financeiro. O Real Madrid consegue receitas que ultrapassam os mil milhões de euros, todos os anos, podendo investir a seu belo prazer todo o dinheiro que bem lhes apetecer. Uma realidade tão paralela à nossa que ninguém diria que apenas nos separam 600 km.
No banco, um dos meus jogadores favoritos de todos os tempos, no campo, o meu jogador preferido de todos os tempos. Que por acaso tive a sorte de ver ao vivo com as cores do nosso clube, que também é o dele.
Apelar à raça dos nossos rapazes, no Santiago Barnabéu, quase parece um desperdíçio de tempo e energia, mas é necessário. A probabalidade de qualquer equipa lá ganhar é tão reduzida que Jesus estará a preparar uma estratégia de tentativa de surpreender, jogar com o orgulho do clube e com a valorização dos seus atletas. Mas duvido, sinceramente, que tenhamos muitas oportunidades de golo de forma a trazer 3 pontos.
O problema é que, há medida que se aproxima o jogo, a razão que tanto nos ajudou quando saiu o sorteio vai desaparecendo. Por momentos acreditamos mesmo “os rapazes até podiam fazer uma gracinha” e logo uma voz salta na consciência que diz “estás louca? É o plantel mais caro do mundo”.
Ganhar a Champions é impossível. Mas já que nos metemos nisto, ao menos que seja para a jogarmos mesmo. Encontrar equipas como o Dortmund e Real Madrid, com o mundo a olhar para as camisolas verde e brancas, a saber quem são todos os nossos atletas, a quantidade de histórias que serão publicadas de como Cristiano Ronaldo começou a sua carreira, o golo que ele provavelmente vai marcar (porque marca sempre) e as desculpas que vai pedir. São estas as páginas douradas que marcam a vida de um clube que voltou, definitivamente, à primeira roda do futebol europeu.
Fui das que criticou, a temporada passada, o ignorar das competições europeias. Porque apesar de perceber o momento, não posso deixar de me lembrar da vez que o André Cruz calou o Casillas, do golo do Xandão, dos 90 minutos em Alkmaar, do 4-1 frente ao Newscastle, de quando ganhámos ao super Inter de Milão. A Europa faz parte de um clube grande, de um clube que se quer tão grande como os maiores. E deixar isso de parte não faz parte do ADN do Sporting e dos seus adeptos.
Sei que este ano não posso pedir vitórias aos nossos jogadores, pelo menos frente aos tubarões, mas posso pedir-lhe que façam História (o que no Sporting significa mais ou menos a mesma coisa). Não podemos pedir o caneco, mas sim que honrem um clube que lhes tem dado todas as condições para lutar por títulos e praticarem o seu melhor futebol. Não posso pedir que vão a Madrid mostrar quem manda, mas que façam o Zidane decorar todos os seus nomes.
E, no meu lado romântico, o desejo que a recepção ao Ronaldo seja tão épica que peça a rescisão ali mesmo para terminar a carreira onde mais faz sentido: no clube que o descobriu para o mundo do futebol.
Tinha saudades de ver estes craques a passear por Alvalade, saudades do sofrimento em cada jogo, cada eliminatória, de como assisti vezes sem conta a jogadores do Sporting superarem as suas forças.
Vamos lá levar esta onda verde a Madrid !
*às quintas, a Maria Ribeiro mostra que há petiscos que ficam mais apurados quando preparados por uma Leoa
8 Setembro, 2016 at 18:23
E acerca da “reputação europeia” do Sporting,acho que até estamos bem.
Sim já não fazemos uma boa campanha europeia á uns bons anos,a ultima vez que chegámos ás meias foi em 2012 e aos oitavos da champions em 2009. Contudo acho que o Sporting pertence áquele grupo de clubes(onde estão incluídos tambem o Celtic,Rangers,Fenerbahçe,Bilbao,Liverpool) míticos,onde é sempre bonito ir jogar,muito por causa do ambiente vivido.
Acredito que virão muitos adeptos do Dortmund e do Real(do Légia nem tanto,porque sabem o que lhes espera quando saírem dos autocarros/aeroporto) mesmo para experienciar Alvalade,um dos palcos mais quentes da Europa.
Se conseguirmos juntar este ambiente mítico com bom futebol e boas campanhas,temos tudo para daqui a uns bons anos,ser um clube de elite na Europa.
8 Setembro, 2016 at 18:35
If you aim small,you miss small
8 Setembro, 2016 at 18:50
1) O único foco neste momento é o Moreirense. A Maria escreveu isso mas houve quem não lesse ou não percebesse…
2) Ainda cheguei a duvidar da autoria do texto…julgava-te mais sonhadora 😀
3) O Real Madrid não é nenhum papão. Acredito que iremos disputar o jogo e pontuar.
4) Curioso para ver se vai existir alteração tática. Mas eu não o faria. Lançava B. Ruiz como 2 avançado e nas alas B. César e Campbell.
5) Impossível!? Não conheço essa palavra
#DeixemMeSonhar
#PrognósticosSóNaVitóriaDoSporting 😀
8 Setembro, 2016 at 19:01
vamos jogar sábado contra uma boa equipa , bem orientada e se não nos concentrar-mos nesse jogo temo que nos venha a sair caro , se me dessem a escolher vencer o moreirense ou vencer o real assinava já – vencer o moreirense .
8 Setembro, 2016 at 19:30
como dizem os ingleses:
aim to the moon, if you miss you can always reach the stars…
(aponta para a Lua, se falhares sempre podes atingir as estrelas…)
8 Setembro, 2016 at 20:06
Vamos ganhar ao Moreirence
& Vamos ganhar a Madrid! Ponto!
8 Setembro, 2016 at 22:30
Calma e humildade. Para já o Moreirense. Depois logo se vê.
SL.
9 Setembro, 2016 at 0:06
Já li comentários em que fazem um endeusamento aos jogadores do Real, chegando ao ponto de afirmarem que nenhum dos onze jogadores do Sporting, teriam lugar no Real, para não comparar um por um, seria fastidioso, quero deixar a minha opinião sobre alguns: Rui Patrício, não o troco pelo Navas e muito menos pelo Casilha……o Coates pelo Pepe, mesmo o Ruben Semedo pelo Sérgio Ramos, aqui se o S.Ramos tem mais experiência, o R. Semedo tem mais velocidade e juventude…..Sir William ganha de 10×0 ao Casemiro e o Adrien não fica longe do Modric…. se houvesse Slimani não o trocaria pelo Morata.
Face a tudo isso tenho esperança de que se o Real não jogar bem e o Sporting acertar, podemos sair do Bernabéu com ponto ou pontos na bagagem.
Eu Acredito!
Sporting!
9 Setembro, 2016 at 0:11
“E, no meu lado romântico, o desejo que a recepção ao Ronaldo seja tão épica que peça a rescisão ali mesmo para terminar a carreira onde mais faz sentido: no clube que o descobriu para o mundo do futebol.”
É só isto. Até lá, é ganhar ao Moreira.
Só mais uma achega…se o CR fizer alguma vez o que sonhamos, é o maior!
9 Setembro, 2016 at 16:18
Esqueçamos o Real e concentre-mo-nos no Moreirense. Desvalorizar os pequenos deu mau resultado na última época. Tiraram-nos 9 pontos de forma incrível de nada valendo ter ganho 15 em 18 com Benfica, Porto e Braga ( 83,3 % de aproveitamento)e perdemos o campeonato por apenas 2!
Concentração máxima e nada de basófias.