Ao fim de dez minutos, já se tinha percebido o filme. Afinal o Moreirense, vendedor de futebol positivo nas três primeiras jornadas, chegava a Alvalade e enfiava cinco homens no centro do terreno. Cauê, Neto e Schons, os três médios, tinham a companhia de Nildo e de Dramé, que em vez de serem alas/extremos tinham como principal preocupação ocupar a zona interior e obrigar unicamente o Sporting a jogar por fora. E o Leão, que gosta de atacar a presa sem deixá-la perceber que zona “do corpo” deve defender, aborreceu-se.
Aborreceu-se e, diga-se em abono da verdade, precisa de tempo para fazer esquecer as movimentações a que a equipa estava habituada com João Mário. Há um novo processo em marcha, ontem duplamente posto à prova pela ausência de Bryan Ruiz, o Sr. Inteligência, homem capaz de perceber quando tem que vir para dentro ou jogar por fora. Campbell mostrava-se pouco inspirado face ao espartilho (vá lá, vá lá, não ter havido uns assobios daqueles ansiosos crónicos que já usavam a palavra “barrete”), Bas Dost não tinha bola e quando tinha era de cruzamentos pouco apelativos. Mas ser predador é isto mesmo: saber se paciente. E quando William apareceu ali mais perto da área com tempo para pensar, os mais de 44 mil em Alvalade ajeitaram o bigode a la Eddie Murphy (mesmo quem não tem bigode fez o gesto inconscientemente) e arregalaram os olhos para ver Gelson Martins dizer a Bas Dost que tem o dobro da sua velocidade e chegar à bola primeiro que toda a gente. O resto foi pura classe do miúdo da cantera verde e branca, o mesmo que já havia decidido contra o fcPorto, o mesmo que decidiu pela selecção, o mesmo que vestindo outras cores já teria feito dez capas de jornal em duas semanas.
Explosão de alegria em Alvalade e Jorge Jesus a respirar de alívio frente a uma das equipas que já orientou (e perdeu 1-3 com o Sporting, com golos de Douala, Sá Pinto e Liedson). Ao segundo tiro (o primeiro tinha sido um bom remate cruzado de Schelloto) a turma de Alvalade passava para a frente do marcador e passados seis ou sete minutos ficava com o jogo totalmente na mão: Neto tem uma entrada estúpida, de pitons, à canela de William e vê o segundo amarelo (mais ou menos o que aconteceria todos os jogos ao rapazinho que joga a defesa direito na agremiação de Carnide). Pelo meio, um susto para a turba leonina, com um livre de Alan Schons a falhar por pouco a mira ao canto superior esquerdo da baliza de Rui.
Ao intervalo, Jesus deve ter queimado as orelhas aos seus jogadores e há mesmo quem diga que Cantona desceu do camarote e subiu as golas da camisa para pôr a rapaziada em sentido. Rumores à parte, a verdade é que a segunda parte foi um regalo para os olhos e para os sonhos dos adeptos leoninos. Bas Dost deu o primeiro aviso (belo movimento de inversão de pés na tarefa de retirar o defesa da frente e de rematar), Adrien rematou o segundo. E se não dava com os pés, deu com a cabeça: Alan Ruiz colocou com conta peso e medida na cabeça de Campbell e o tico fez um gesto técnico de craque para metê-la lá dentro (ehhhhhh Makaridze, ai!). Joel festejou com vontade e Bas Dost não lhe ficou atrás. Sim, o holandês pode ainda não ter os níveis de agressividade de Slimani a pressionar a defesa contrária, mas teve a agressividade do argelino a disputar uma bola no chão. O resultado foi a redonda a beijar a rede (ehhhhhh Makaridze, ai!) e o ponta de lança a festejar como se fosse um personagem do filme 300 e estivesse pronto a iniciar uma batalha.
Depois, deu para tudo. Para Alvalade dizer a Adrien que aquela é a sua casa, para Elias voltar a jogar de verde e branco, para Gelson Maravilha dar o seu lugar a Markovic, para BDost inventar um passe de calcanhar que acabou numa bomba de Alan Ruiz, para André deixar de ser Balada para passar a ser Filipe e ter vários pormenores de craque e para Rui, já em fase de total descompressão pré- Madrid, mostrar ao adversário porque é que os adeptos gritam o seu nome quando se torna maior do que a baliza que defende. E até faz todo o sentido ter sido ele o último a brilhar: é que numa altura em que Jorge Jesus luta contra o tempo para olear a máquina com as peças novas, o numero 1 leonino será, sempre, trave mestra deste algo bom que, ontem, teve o seu início.
11 Setembro, 2016 at 14:23
Nuno Saraiva foi um grande reforço pois:
Responde SEMPRE e MUITO BEM à propaganda lampionica e são imensos os serventes das gaivotas;
Resguarda o presidente BdC – melhorando a sua imagem e deixando-o focado noutros assuntos!
SL
11 Setembro, 2016 at 14:24
Faltou:
O presidente BdC só deve responder aos presidentes das gaivotas e dos porcos e nao aos seus lacaios!
SL
11 Setembro, 2016 at 14:37
JP
COATES
semedo
zigzaglaar
adrien
elias
bryan
gelson
campbell
andre
11 Setembro, 2016 at 14:44
Vinha aqui precisamente comentar mais uma “saraivada”. E esta, é a minha convicção, vai encher de satisfação todos os Sportinguistas, porque o “Anão da Jamba” é das criaturinhas mais execráveis que conhecemos, pelo seu passado tenebroso, pelo seu presente aviltante, particularmente quando se trata do Sporting Clube de Portugal. Porque o nome do nosso clube, pronunciado por este traste, só pode ser emporcalhado. Daqui envio uma calorosa saudação Sportinguista a Nuno Saraiva porque, a esta hora, aquela merda de homem (que o Criador me perdoe aludir a sua obra!…) deve ter-se enfiado no buraco que estava mais há mão (diga-se que ocupava pouco espaço) tal a “saraivada” tão pródiga na assertividade!
Destaco, embora seja difícil escolher, esta frase “Mas, neste caso, houve o cuidado de não o colocar a si no painel, pois o seu Presidente sabe que haveria de evitar a presença de um Judas que, por muito menos que 30 dinheiros, o traíria para lhe tomar o lugar.”
Repito: Nuno Saraiva, parabéns por esta brilhante resposta. Apenas um reparo:
Acredite que não sei se ela será devidamente entendida por essa merda de advogado! Que não lhe doam os dedos!
Saudações Leoninas
11 Setembro, 2016 at 15:12
+1000
11 Setembro, 2016 at 15:06
Esse individuo é absolutamente nojento…
Esse “ui cospe-lhe em cima”…é porco…é aliás..mais porco que os próprios porcos…!!
SL
11 Setembro, 2016 at 15:38
Elevemos o nível.
Não insultemos os porcos.
11 Setembro, 2016 at 16:59
Teste
11 Setembro, 2016 at 17:07
Para Madrid? Não é fácil.
Rui
JP, Coates, Ruben e Marvin (defende melhor que BC… ou então não)
William Adrien
Ruiz e Gelson
Campbell
Dost
Os 11 têm de defender e Ruiz terá dificuldades. Elias é hipótese e depois é refrescar a equipa com as entradas de Markovic e André.
11 Setembro, 2016 at 17:43
Apostava no B. César em detrimento do Campbell. Com o B. Ruiz a fazer de 2avançado e se for necessário, como aconteceu no jogo com o fcp, o Bruno pode ir para o meio…
André Filipe por ser mais móvel pode também ser titular pelo Bas Dost ou então fica como opção no banco para agitar juntamente com o Campbell.
Mas não consigo sequer imaginar o que passa pela cabeça do JJ! Nesta fase indiscutíveis para o jogo em Madrid na cabeça do mestre : Patrício, R. Semedo, Coates, William e Adrien. Ficam a faltar 6…
11 Setembro, 2016 at 17:15
A nossa equipa B… hummm… bem… coiso.
11 Setembro, 2016 at 18:41
A nossa equipa B parece estar em queda livre. Ainda é cedo no campeonato mas esperemos que não venha a ser tarde demais.
11 Setembro, 2016 at 17:53
Off Topic:
Rapazaida, acham que da para criar aqui no site ou outro similar, um sistema de video stream, de compliçaoes, jogadas, sobre ex jogadores que marcaram o nosso clube.
TIPO VIDEOTECA DIGITAL.
Exemplo : ANO 2001/2002
FOTO DO PLANTEL
EX:
DUCHER – Melhores Jogadas / GOLOS
ACOSTA – Melhores Jogadas/GOLOS
Ha malta nova que um dia vai perguntar quem e… O mitico BALAKOV, IORDANOV, SA PINTO, Peter schmeichel, etc…
by mats
11 Setembro, 2016 at 19:01
boa ideia, deveria ser o proprio Sporting a promover
11 Setembro, 2016 at 20:05
É uma excelente ideia mas muito complexa penso que teria de ser o Sporting a fazer qualquer coisa porque exige algum profissionalismo acho eu…
11 Setembro, 2016 at 19:06
Desculpem lá direccionar-vos…
Mas para além de sentir pena do rapaz, parece-me interessante a leitura…
Interessante porquê…?
Por nos dar a conhecer como a má cabeça de um jovem “lhe destruiu” a carreira …
Que pena “não ter aprendido”…
in expresso
http://tribunaexpresso.pt/entrevistas-tribuna/2016-09-11-Fabio-Paim-Eu-nao-podia-ter-a-vida-do-Cristiano.-E-boa-de-mais-para-mim
“Até doi”…mas já não tem remédio…!
SL
11 Setembro, 2016 at 20:25
Gostei de ler este entrevista sobre o Paim.
Gostava de ouvir algumas pessoas que ganharam muito dinheiro com ele … Que dessem um passo à frente e tentassem de alguma maneira construir ou descontruir este personagem!
Passei a conhecer um pouco o Paim e gostei da passos!
Agora que ele vai ter de abrir a pestana … Vai!