No dia em que sai mais uma grande entrevista ao Presidente do Sporting Clube de Portugal, neste caso concedida à Marca, é o momento certo para uma reflexão, que considero relevante, sobre a Comunicação dos Clubes em Portugal.
Existe quem chame “guerra de comunicações”. Pouco importa quem começa, quem provoca, quem difama. Tudo é colocado ao mesmo nível, num contexto de desonestidade jornalística e intelectual que devia envergonhar quem o faz.
No fim do dia, em Portugal, neste mundo do futebol que fede faz décadas, tudo não passa de estratégias de pressão e de criação de ilusões nos adeptos.
Existem três estratégias bem definidas neste momento que é preciso clarificar de vez (e ir relembrando sempre que necessário):
1. FC Porto – Cada vez mais debilitado e, por isso, à beira de poder apresentar prejuizos históricos, o FC Porto tenta aproveitar este momento de transformação do futebol português para um subtil condicionamento dos árbitros relativamente às suas actuações nos jogos do Sporting CP. Uma mensagem subliminar de que estão a ser prejudicados e de que, simultaneamente, o Sporting CP está a ser “beneficiado”. Não interessa se levaram um “banho de bola” em Alvalade. Aliás, as três derrotas nos últimos três jogos não lhes dão o sinal claro de que a diferença não está nas arbitragens. Ou melhor, dão, e por isso aí está a tentativa de condicionamento para tentar suprir essa diferença qualitativa que se tem verificado dentro de campo.
Por algum motivo menosprezam o Benfica e começam a apontar a sua estratégia contra o Sporting CP. De forma subtil, serena, mas perfeitamente coordenada e sincronizada para que a mensagem vá ficando no subconsciente dos árbitros e produza o seu efeito;
2. Benfica – Geridos por um “exilado” no Dubai que não só acha que Cristiano Ronaldo foi formado no Benfica – e por isso lhes deu um prémio de excelência na formação –, como está convencido de que pode continuar a gerir a comunicação do Benfica com posts constantes e entrevistas que visam minar e diminuir o trabalho que o seu sucessor está a tentar fazer. O Dubai cada vez mais se associa a erros constantes de história e de actuação. Com isto se vai escondendo uma gestão frágil e uma liderança inexistente. Se dúvidas existissem, este último mercado veio demonstrar esse facto.
Uma entrevista encomendada com o Presidente do Benfica a poder verbalizar tudo o que já tinha combinado dizer com os entrevistadores, explicando num discurso preparado, palavra por palavra, um projecto que assenta na formação e projecção do Benfica.
Todos aplaudiram a encenação esquecendo-se de que este projecto já foi apresentado inúmeras vezes. Relembrando palavras do mesmo em anos anteriores: “Vamos apostar na formação e ser a base da Selecção Nacional” – basta ver que nas equipas campeãs da Europa de sub-17 e seniores estiveram 17 jogadores nossos e formados no Sporting Clube de Portugal, enquanto dos dois rivais a cifra é de apenas 5; “Se não tiver 300 mil sócios vou-me embora” –, basta ver que são apenas pouco mais de metade desse numero e o Sporting CP se aproxima a passos largos; “Vamos formar uma equipa para ser Campeões Europeus” –, nada a apresentar a não ser algo de menor dimensão mas de relevância europeia que foram duas finais da Liga Europa, porém na era de Jorge Jesus, o tal que, na boca do presidente do Benfica “não é um treinador de projectos a médio e longo prazo” –, basta ver que esteve lá seis anos e lhes deu 11 títulos e a tal possibilidade de disputar duas finais da Liga Europa. O projecto a médio e longo prazo deve assim ser o dos 6 primeiros anos.
Este grandioso projecto que agora recuperou no discurso já foi apresentado por tantas vezes e não concretizado que acreditará nele quem quiser. Depois vêem os “cães de fila”, devidamente instruídos, aplaudir e dizer que enquanto o Presidente do Benfica deu explicações e explicou detalhadamente o seu projecto, o tal que promete sempre mas nunca cumpre, o Presidente do Sporting CP não deu qualquer explicação. Mas as perguntas feitas ao Presidente do Sporting CP tiveram o intuito de permitir alguma explicação? Porque não falar do magnífico desempenho financeiro realizado até ao momento, depois de um período de pré-falência? Do magnífico período de mercado que trouxe para Portugal jogadores de gabarito mundial e da concretização de algumas das maiores vendas de sempre do futebol português? Porque não falar de como se consegue em menos de um mandato, e num Clube no estado em que estava, ter 4 vendas nas 10 melhores de sempre do Sporting CP (1- João Mário, 2- Slimani, 4- Rojo e 10- Bruma)? Porque é que não se pergunta como é que, sem a ajuda de “superagentes” se faz a maior venda de sempre de um jogador português? Porque é que não se fala do melhor negócio de direitos televisivos feito em Portugal que foi protagonizado pelo Sporting CP como acabou por confirmar o próprio Presidente do Benfica na sua entrevista/bajulação? Porque não falar da quase conclusão da construção do melhor e maior pavilhão dos Clubes em Portugal? Porque não falar no investimento ímpar nas diversas modalidades que têm sido alvo de vários elogios na imprensa estrangeira? Porque é que não se fala do facto de que as principais propostas de alteração ao funcionamento do futebol mundial terem sido apresentadas pelo Presidente do Sporting CP, quase desde o inicio do seu mandato – apesar de terem sido desdenhadas por quase todos em Portugal –, já foram ou estão a ser implantadas pela UEFA, FIFA e International Board? Porque é que não se fala das inúmeras entrevistas feitas em Alvalade, a pedido das entidades, ao World Soccer Magazine, FourFourTwo, BBC, New York Times, Marca, Eurosport, Bloomberg e tantos outros órgãos de comunicação social de prestigio em Inglaterra, França, Itália e América do Sul, todas elas sobre o Clube e o seu Presidente como exemplo de gestão para o mundo do futebol e a consequente ascensão meteórica no plano desportivo, da imagem e prestigio do Sporting CP em termos nacionais e internacionais?
Depois vem a pressão pelo grito, ameaça e injúrias aos árbitros, elementos do Conselho de Arbitragem e membros da APAF.
Por fim a temática gasta da contratação do filho do Presidente do Conselho de Arbitragem pelo Sporting CP, como forma de este ter de “prejudicar” o Clube para mostrar a sua isenção. Não vimos essa preocupação quando esse Presidente era sócio cinquentenário do Sporting CP. Será que aí, para os intelectuais do comentário, não se tratava de uma situação “pouco ética”? Ou o facto de o Presidente do Benfica ter sido sócio dos três grandes dá-lhes uma segurança de que isso de ser sócio, para alguns, não passa de um proforma? Talvez ao Benfica bastasse dizer que também queria contratar o miúdo mas que este escolheu o Sporting CP. Talvez o facto de 10 dos 14 jogadores que ganharam a final de Paris, tornando Portugal Campeão Europeu pela primeira vez na história, tenha pesado na escolha que fez.
3. Sporting Clube de Portugal – Esforço, Dedicação e Devoção diárias para atingir a Glória que é apanágio deste Clube.
Bem sei que dificilmente a comunicação social pegue neste post que põe a nu as estratégias que estão e continuarão a ser seguidas pelos três Clubes. Mas fica o aviso sério de que estamos atentos e não deixaremos vingar este modo de criar ruído para esconder debilidades e de fazer pressão sobre a arbitragem, seja na entidade que a tutela ou na sua associação ou directamente nos árbitros que a exercem.
Nuno Saraiva, in Facebook
12 Setembro, 2016 at 19:54
Orelhas e rabo!
12 Setembro, 2016 at 19:54
Saraivadaaaaaa
12 Setembro, 2016 at 20:01
Quanto mais eles falam, melhor sinal é.
O Vieira (isto se houver Justiça), na entrevista da tvi, deu a vitória ao JJ no processo que lhe moveu. Com fé em Deus e no Rogerio Alves, o Mestre ainda aplica um processo por danos morais.
É deixá-los falar… calados é que eles são perigosos
12 Setembro, 2016 at 23:43
Danos morais, não sei, mas má fé… até a Dra Juiza poderá decidir.
12 Setembro, 2016 at 20:02
+1000000
12 Setembro, 2016 at 20:03
Qual o endereço para onde se mandam os CV?
O Sporting deve estar em processo de contratação para um gestor de conteúdos do site, e quero candidatar-me
12 Setembro, 2016 at 21:09
Quanto pesas? Aguentas carregar sacos de cimento de 50kg?
Se isso do Sporting não der, apita.
12 Setembro, 2016 at 22:35
Distâncias curtas, aguento.
Como é em termos de seguro de saúde?
12 Setembro, 2016 at 20:30
Mais uma grande Saraivada
12 Setembro, 2016 at 20:45
Não gosto destas guerrinhas apesar de também as considerar necessárias (embora se corra o risco de se tornar exaustivo)… Gosto é de responder em campo e estar em primeiro! E inevitavelmente os outros vão “chorar”.
[ Sendo que não acompanho muito as redes sociais, programas da treta, a excepção é o Dia Seguinte a sensação que tenho] :
O fcp não me parece que estejam a atacar o Sporting simplesmente estão desesperados e vão chorar sempre que tropeçarem (quem não se lembra do discurso ridículo do Peseiro? E vá os “Dragões Diário!?” não é para levar a sério…) reina o desnorte para os lados do Dragão.
Do slb é a estratégia do costume mas mais acentuada para uma fase tão inicial (também o desespero a falar mais alto) mas é uma maior ameaça. E mesmo em desvantagem vão carregar movidos também pela ilusão dos pontos recuperados na época passada…
A nós resta-nos responder acima de tudo dentro do campo + ir fazendo um ponto de ordem ocasionalmente + preocuparmo-nos connosco (isto falando em especial nas arbitragens).
12 Setembro, 2016 at 21:25
Acredito que nenhum de nós “gosta destas guerrinhas”, a verdade porém meu amigo…
É que perante o cenário “continuado” da CS portuguesa… estas “guerrinhas” são absolutamente necessárias…
Mesmo assim, ficamos sempre a “perder” …porque enquanto os “ecos do Dubai” continuam “a ter assento” em locais onde repetem até à exaustão os “recados” que “lhes encomendam”…
Da comunicação do Sporting “sobrarão” umas leves referencias normalmente truncadas, que é para que os “olhos de muitos continuem fechados às evidencias…!”…
Vamos ter paciencia, mas ao Saraiva…que “nunca a voz lhe doa..”…!
Abr e SL
13 Setembro, 2016 at 8:41
Os dedos 😀 Que não lhe doam os dedos…eu a voz dele nunca ouvi!
Abraços Max
12 Setembro, 2016 at 21:04
SIMPLESMENTE BRILHANTE
SAUDAÇŌES LEONINAS
12 Setembro, 2016 at 21:06
Estou farto disto. Acho honestamente que a estratégia mais eficaz passa por deixá-los a falar sozinhos. Já chega deste bate boca podre.
E focar a nossa comunicação nas perguntas que o Nuno Saraiva faz. A que se pode juntar por exemplo esta: o que precisa o Gelson de fazer para ser destacado na imprensa desportiva portuguesa?
12 Setembro, 2016 at 21:07
Na muche!O Leão está bem acordado.
12 Setembro, 2016 at 21:19
Uuuuuuuuiiiiiiiiiiiii!!!
Offtopic- alguém me sabe dizer pq é q o símbolo da tasca me aparece no Android como o do PSD, mas em vermelho? É que incomoda…
12 Setembro, 2016 at 21:27
Meu amigo…
“Já experimentou pôr o android de molho…”…? 🙂
Abr e SL
12 Setembro, 2016 at 21:20
Boas Noites, Caros Tasqueiros.
Isto é tudo muito engraçado.
Isto é tudo irrelevante.
Bem sei que, nos tempos que correm, se dá muita importância ao que se escreve na internet, ao que se diz nos jornais, ao que os paineleiros debitam.
Mas é puro “circo”. Não tem qualquer efeito prático, temo.
Em termos estratégicos, o Nuno Saraiva realiza, com cresces, a missão que lhe foi confiada. Agora, isso interessa para aí além? Se calhar para os Sportinguistas. Porque mais ninguém liga.
Por mim tudo bem. São as “regras do jogo”.
Mas não devemos dar muita importância ao que não a tem.
A título de exemplo: amigos milhafres e andrades vieram dizer-me, após a última entrevista do Presidente, que o SCP sempre esteve interessado no Rafa Silva. Minha resposta: “mas que raio isso me interessa? Se o SCP estava interessado no Rafa, acho que fez mal, que era demasiado caro. Agora, se o Predidente disse que sim, ou que não, ou nim, isso não tem qualquer impacto real”
SL
12 Setembro, 2016 at 23:25
Caro Livramento, encontrei isto há pouco noutro blogue.
Pedia-me factos ou provas, no outro dia, e que me fosse queixar à PGR ou qualquer coisa parecida…
Extracto do contrato-programa celebrado em Junho de 2002 entre a CML, representada por Pedro Santana Lopes, e a EPUL (Empresa Pública de Urbanização de Lisboa):
Cláusula Terceira
1. A CML, de acordo com a legislação urbanística e o Plano Director Municipal em vigor, reconhece o direito a uma área de construção de 65.000 m2 nos terrenos actualmente propriedade deste clube, sitos na zona envolvente do Estádio…
2. O SLB compromete-se a alienar à EPUL, em propriedade plena, e esta compromete-se a adquirir, os referidos terrenos… com a área de construção acima referida… pelo preço de 100.000$00 o m2.
* O que significa que a EPUL, empresa da CML, deu ao colo-colo € 32.421.863,31, por terrenos junto ao seu campo da bola que lhe haviam sido doados pela CML sob presidência de Jorge Sampaio para construir equipamentos desportivos e que duvido tenham sido efectivamente objecto de construção para habitação – que é o objecto social da EPUL.
Cláusula Quarta
1. A CML, a EPUL e o SLB comprometem-se a estabelecer um acordo de associação… que terá por objecto a construção de 200 fogos em terrenos sitos no Vale de Santo António…
2. Os eventuais proventos líquidos desta operação serão repartidos em partes iguais pelas aqui contratantes…
* Em terrenos municipais, a EPUL planeava projectar, construir e comercializar 200 fogos, entregando no final um terço dos lucros ao Benfica. Perdoem-me o francês, mas WTF? Sendo certo que por esta operação o colo-colo pediu e foi-lhe deferido pela CML a antecipação da sua parte nos lucros no valor de € 10.000.000,00.
E agora, pasme-se, a construção destes 200 fogos foi inviabilizada pela… CML.
Cláusula Quinta
1. A CML compromete-se a ceder, a título gratuito e em direito de superfície, pelo prazo de trinta anos, prorrogável pelos períodos e duração estabelecidos em acordo a celebrar entre as partes, um terreno sito no Eixo Norte-Sul, destinado à instalação de um posto de abastecimento de combustíveis, que sirva os dois sentidos do referido Eixo… o qual poderá ser explorado por aquele clube directamente ou ser cedido a terceiro…
* O colo-colo vendeu-os à Galp e arrecadou quase € 15.000.000,00. A EPUL suportou os custos relacionados com ramais de acesso, fiscalização e consultadoria.
Ou seja, nós os alegres contribuintes somos os mãos largas. Ninguém foi acusado criminalmente de nada.
Outra situação curiosa foi a construção do centro de estágio do colo-colo em àreas de Reserva Agricola e Ecologica (REN e RAN) que eram da empresa Euroárea, que tinha aqueles terrenos do Seixal, mas que não podia lá construir. O colo-colo chegou e tudo construiu, milagre certamente.”
“A Polícia Judiciária acaba de concluir a investigação ao contrato-programa assinado em 2002 pela Câmara de Lisboa, EPUL, Benfica e Sociedade Benfica Estádio SA, concluindo que as formas de apoio acordadas e atribuídas ao clube da Luz para a construção do estádio “consubstanciam verdadeiras comparticipações financeiras, concedidas por instâncias municipais”.
A Polícia Judiciária acaba de concluir a investigação ao contrato-programa assinado em 2002 pela Câmara de Lisboa, EPUL, Benfica e Sociedade Benfica Estádio SA, concluindo que as formas de apoio acordadas e atribuídas ao clube da Luz para a construção do estádio “consubstanciam verdadeiras comparticipações financeiras, concedidas por instâncias municipais”.
Segundo noticia hoje o “Jornal de Notícias”, que cita um relatório da Inspecção-Geral de Finanças que suportou o trabalho da Judiciária, o “contrato contrariou os normativos legais vigentes”, por não terem sido quantificados devidamente os encargos das entidades públicas envolvidas em desrespeito pelos princípios da boa gestão dos dinheiros públicos.
O mesmo jornal revela que no contrato-programa firmado antes do Euro 2004, a Câmara e a Assembleia Municipal de Lisboa “instrumentalizaram a EPUL”, que assumiu encargos directos de 18 milhões de euros na prossecução de fins estranhos ao seu objecto social. Montante a que se somam mais 47 milhões, já que o documento assinado permitiu ao Benfica vender um terreno à EPUL e receber outro do município da capital.
Pedro Santana Lopes, que ocupava a presidência da Câmara, não é arguido neste processo, ao contrário do seu “vice” Carmona Rodrigues que é um dos cinco arguidos constituídos durante a investigação. Carmona disse aos investigadores que o processo era tratado directamente por Santana, que inquirido como testemunha reconheceu que as negociações com o clube da Luz para a elaboração do contrato-programa foram conduzidas por si e pelo vice-presidente.”
http://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/benfica_quotajudadoquot_em_65_milhotildees_conclui_pj.html
12 Setembro, 2016 at 23:46
A culpa vai morrer solteira ….e o benfas fica com 65 M€ sem ter que pagar um cêntimo …. e tá tudo dito!!
SL
13 Setembro, 2016 at 8:14
Eu só coloquei isto aqui porque há uns dias atrás enumerei uma série de benesses ao benfica e o caro Livramento deu a entender que era tudo especulação minha e que, se tivesse provas, as devia apresentar na PGR…
13 Setembro, 2016 at 12:25
Caro Panta-Leão,
Obrigado pelo post. Vou ler com atenção.
SL
12 Setembro, 2016 at 21:21
Brilhante!!! Claro que não vai haver qualquer tipo de repercussões na cs nacional, mas dá para perceberem que não andamos a dormir!
12 Setembro, 2016 at 21:28
Um like em linguagem e retória propagandistica nada mais é do que reconhecer a sua própria burrice caro Cherba.
Como alguém já disse por aqui, este tipo de “comunicações” são irrelevantes. Apenas para serem consumidas por carneiros.
Saraiva é apenas um versão mini do João Gabriel. Nada mais, e nada menos.
12 Setembro, 2016 at 21:37
“Agradeço a parte que me toca”…
É que eu “acho necessário” que haja uma resposta…que considero mais util ao Clube do que o silencio (é que embora nem sempre “quem cala consente”…no panorama da CS portuguesa “funciona” como se consentisse…)…
Acredito que esta sua opinião “…Apenas para serem consumidas por carneiros …”…
Não o seja na verdadeira acepção da palavra…!
SL
12 Setembro, 2016 at 21:43
Eu estaria de acordo que estas comunicações seriam desnecessárias se não houvesse tanto Sportinguista, ou sportingueiro, que também é adepto de comer um geladito no meio da testa.
Já agora, e só para que saiba, sou capricórnio.
Saudações leoninas
13 Setembro, 2016 at 9:35
Outro aqui!
12 Setembro, 2016 at 21:43
Este post do Saraiva coloca os pontos iiiis, e desde que de alguma forma permita algum resguardo do Presidente, aplaudirei sempre estes textos, porque constata apenas a realidade pura e dura que todos os Sportinguistas tem de suportar, seja pelo contacto com rivais seja por, e é mais grave, pela intoxicação televisiva diária.
Se consumo sou carneiro, tenho de dizer-te que és um intelectual da treta e cheira-me a Orc.
12 Setembro, 2016 at 23:08
Cenfa, cheiras a cócó.
12 Setembro, 2016 at 23:59
Bons eram os tempos em que o goebellsiano arcanjo mr burns, o Gabriel, mandava cá para fora as bacoradas que lhe apeteciam (e apetecem!) e não tínhamos nem chuva, quanto mais saraiva, para ripostar (agora percebemos porquê).
A questão é que as saraivadas fortes chegam a partir telhados de vidro e, pior, aleijam cabeças desprotegidas.
É lidar.
13 Setembro, 2016 at 0:01
Aqui na Beira Alta, onde me encontro e sem data ainda prevista para o regresso a Lisboa, precavendo-me da borrasca que a Meteorologia anuncia,
vou-me deitar com a pele de carneiro que me é atribuída…
13 Setembro, 2016 at 0:59
Volta para o galinheiro, cabeçudo de m****.
13 Setembro, 2016 at 8:49
Mas quem és tu? Nunca te vi por aqui.
13 Setembro, 2016 at 9:34
Olha um nick novo! Calha bem, vou fazer bife com cogumelos para o almoço! 🙂
13 Setembro, 2016 at 11:03
Bom dia. leão verde e demais SPORTINGUISTAS,
o senhor enganou-se: não será Benfa?…
SL
12 Setembro, 2016 at 22:03
Destaco a qualidade da retórica e o facto de o Saraiva ter escondido a pass do facebook do Brunão.
Este tipo de intervenções não são o meu estilo, mas não podemos ficar calados. Sistematicamente é passada a ideia de que o Presidente é um ditador, que ficámos sem metade do dinheiro das transferências, o dinheiro que vai para a banca (como se desparecesse e não fosse para amortizar dívida), o Jesus que está insatisfeito e por aí fora.
Penso que não será por aqui que vamos ganhar o campeonato ou perdê-lo. Isso vai ser sempre dentro de campo, que foi onde o perdemos o ano passado e temos de assumi-lo. Trata-se para mim de defender o clube, exigir uma representação igual na comunicação social e não deixar passar mentiras.
P.S.: Dois exemplos: o novo Eusébio José Gomes: é normal a exposição que este miúdo está a ter? A transferência do Francisco Vera: como é que ninguém pegou nisto? Acho inacreditável. No Paraguai fazem um programa com um Ministro e um membro do Governo e aqui ninguém acha que pode ter interesse nem que seja só espreitar para perceber o que se passou?
12 Setembro, 2016 at 22:12
Acho que a crença neste tipo de guerra de comunicação resulta do seguinte engano: a verdade existe e as pessoas querem conhecer a verdade.
Errado.
Nenhum sportinguista infectado vai mudar de opinião por causa dos posts do Saraiva, muito menos um lampião.
As pessoas não querem ser informadas, querem ter razão.
Um teste simples: perguntem aos vossos amigos, leões e não leões, que clube tem investido mais em contratações desde que o BdC é presidente.
13 Setembro, 2016 at 0:06
Pelos vistos a deputada Ana Gomes no passado dia 5 requereu à PGR e à PJ que fosse investigada a transferência de Francisco Vera, por indícios da existência de “branqueamento de capitais e fuga ao fisco” (Notícia no Record Online… se ainda não foi apagada).
Vale o que vale, sabendo nós que vai dar nada.
13 Setembro, 2016 at 10:04
a famosa Eurodeputada faz queixinhas de primeira e queixinhas de segunda…
quando as queixinhas são sobre o SCP tem direito a horarío nobre, qdo as queixinhas são sobre os meninos bonitos da CS tem direito a nota de rodapé….
12 Setembro, 2016 at 22:33
Lado positivo : BdC largou o facebbok.
Quanto aos posts do Saraiva, perde demasiado tempo a falar de lampiões.
12 Setembro, 2016 at 22:39
boa saraivada…
não gosto que fiquem coisas por dizer.
12 Setembro, 2016 at 23:03
Cada vez gosto mais do Saraiva.
Este peca por longo, mas reconheço que palha não tem…
12 Setembro, 2016 at 23:10
somos todos do tempo dos posts do Presi no face e eu gostava desses posts…
nada fica por dizer,
não deixar andar,
apoiar quem quer trabalhar,
resolver os problemas.
Sempre quis um Presi assim… e tantos eram os nossos problemas.
12 Setembro, 2016 at 23:30
Enquanto não dominarmos 1 jornal desportivo diário (porque não criar 1 para rebentar com algum (s) dos que temos? ?) Isto não terá qualquer relevância.
O post é bom mas precisamos de investir pesado. Fazer na comunicação o que se está a fazer na equipa. Será que precisaremis que algum JJ da área faça ver isso ao Presidente??
SL
13 Setembro, 2016 at 0:12
Rebentados já estão os actuais, para quê mais um?
A burla não está à venda? Quem andou (ou ainda anda) a aguentar aquilo? Não há muitos meses, constava que era o Vieira.
O rascor, não são os cofineiros que (ainda) vão aguentando aquilo?
O nojo… será a gráfica do JN que o segura, com apoio de uns “mecenas”?
13 Setembro, 2016 at 3:26
ACABADINHO DE ENVIAR
Exmº Sr Provedor do Telespectador,
Venho por este meio alertá-lo para algo que se irá passar hoje na transmissão da RTP1, e que, em meu entender (e por certo de mais uns milhões de portugueses), não respeita os valores mínimos da imparcialidade que, creio, devem presidir ás escolhas de transmissões com o cariz do assunto porque lhe escrevo. Claro está que me refiro á transmissão em directo na RTP1 do jogo da 1ª jornada da fase de Grupos da Liga de Campeões 2016/17.
Os critérios que presidiram á escolha da transmissão de um jogo de uma equipa portuguesa que joga em casa (Sport Lisboa e Benfica), em detrimento de outra (Sporting Clube de Portugal) que, não só joga fora, mas também disputa o jogo no terreno do actual Campeão Europeu de Clubes (Real Madrid), não são perceptíveis a ninguém. Quais são os critérios que presidiram a este tratamento diferenciado (mais uma vez) por parte do canal público de televisão e rádio para com uma Instituição como o Sporting Clube de Portugal? É o facto da maioria da ‘entourage’ que compõe a secção desportiva da RTP serem simpatizantes/associados dos outros dois clubes portugueses que também participam nesta edição da Liga dos Campeões da UEFA?
Fico a aguardar as suas prezadas notícias e, subscrevo-me,
Com os meus cumprimentos,
13 Setembro, 2016 at 9:16
Depois mete aqui a resposta, se ela chegar…
13 Setembro, 2016 at 11:05
Muitíssimo bem!
SL
13 Setembro, 2016 at 4:33
O Pina está a vacilar. Admite que o árbitro poderá ter-se excedido a anular o golo ao André Silva. Não há excesso nenhum. É claramente mão. Ele falha a bola de cabeça e controla depois com o braço. E o suposto penalti sobre o Rafa é uma treta. Não há penalti nenhum.
13 Setembro, 2016 at 8:25
Não compreendo a razão porque o Pina ainda não mandou aquilo à fava…
SL
13 Setembro, 2016 at 9:41
Os € que recebe por cada programa. O Sporting que se lixe.
13 Setembro, 2016 at 11:03
Ainda ontem escuti o “berra” a gozar com a nossa equipa B por causa da classificação e o Pina ficou calado…
Será que o “berra” já se esqueceu como não desceu o ano passado…??
Abr e
SL
13 Setembro, 2016 at 11:06
+ 1!
SL
13 Setembro, 2016 at 11:07
Comentário dirigido ao leão verde.
Abraço, também dirigido ao caro Max.
13 Setembro, 2016 at 8:26
Bom dia para a Familia da Tasca…
Abr do Max e SL
13 Setembro, 2016 at 11:44
VÊM e não VÊEM.