Com tudo o que tem sido escrito e dito nos (demasiados) programas e jornais de futebol sobre o encontro de Cristiano Ronaldo com o Sporting Clube de Portugal, há um tema que tem sido rebatido e discutido ao máximo: a formação de Alcochete e as pérolas que tem dado ao futebol europeu.
No entanto, e esta é uma opinião extremamente pessoal, a discussão parece-me sempre, ao fim do dia, demasiado superficial e pouco aprofundada. Parecemos o Ajax, ou o Barça ou o Manchester United (que coitados, nem podem comparar-se a nós nesses aspecto). Ou então somos mais Partizan ou Bayern de Munique. Ora, a única coisa que estes clubes têm em comum é que, no seu respectivo país, têm sido os maiores impulsionadores do futebol local e os que mais contribuiram para a revelação de jovens talentos nacionais. Mas o modelo, os recursos, a filosofia e até o investimento, são coisas completamente diferentes.
De há uns anos a esta parte, principalmente desde que Vieira quis mostrar ao mundo que também ele investia na Academia de jovens jogadores, o tema formação tem vindo a ser batido e rebatido entre rivais em mesas de café. Como quem fala de um penalty inventado, ou de um jogador que é um flop, de um presidente que é um frouxa. Conversa-se sobre formação e sobre estes jovens jogadores como se de pedras de arremeço se tratassem, como se fossem moeda de troca numa simples discussão facciosa entre dois adeptos de clubes rivais. E isso criou a ilusão de que todos nós poderíamos discutir uma ciência que desconhecemos.
A verdade é que são poucos os comentadores desportivos e jornalistas da área que nos demonstrem conhecimentos profundos sobre aquilo que é um jovem jogador e o seu percurso. Então joga-se o jogo que eu tanto adoro: o das estatísticas. “O Manel está a um golo de ser o mais jovem com mais golos”; “O Zé é o mais jovem na Champions”; “O Manel bateu os recordes de sprint do Nani”; “O Zé tem tantos golos como o Manuel Fernandes no primeiro ano”. Tudo factos, certo, que nos são atirados com o nome de um grande jogador ao lado, para enfatizar o feito. Como se o futebol fossem números, como se o Figo fosse pior jogador que o Pauleta, apenas porque o último acertou mais vezes nas redes.
Mas depois aperecem os homens que mudaram o panorama da formação em Portugal. Homens como Aurélio Pereira, homens que pegaram em cartas e espalharam pelo país, em busca do próximo craque a ser desenvolvido. Homens que fazem de tudo para criar o melhor jogador possível, sem esquecer o humano. E ouvi-lo apenas 10 minutos basta para compreender que a discussão publica da formação em Portugal tem tido o tom errado, a ideia mais odiosa e os resultados práticos do costume: o Sporting continua a lançar craques todos os anos, os outros conseguem-no mais faseadamente.
Caímos todos na esparrela. É certo. Muitos são os adeptos sportinguistas ansiosos por ver um míudo criado no Benfica ou no Porto falhar. Apenas para lhes poder esfregar na cara que, afinal, tanta conversa lhes deu pouco resultado prático. Uma prática que abomino e que tem claramente de ser substituída com o discurso positivo. Ninguém poderá nunca, em Portugal, comparar a enormidade de Alcochete à de qualquer outra Academia. E, se as Bolas de Ouro não chegam para a argumentação, eu digo apenas: Gelson e Rúben. Dois jovens que se estabelecem no onze, duas revelações, que provam que a morte do nosso modelo está longe de estar próxima.
“Não queremos equipas vencedoras, queremos jogadores vencedores”, diz Aurélio Pereira quando explica o que é, afinal, diferente no Sporting. Porque os rivais se preocuparam com as capas, os títulos, os convocados das selecções. Tudo números, tudo para jogar o jogo da estatística, tudo para poder argumentar na fraca discussão que se vai mantendo sobre a formação em Portugal, que enquanto não for profunda e embelezada ficará sempre mais pobre.
No Sporting, a formação não é bandeira. Não é Bruno de Carvalho, nem Jorge Jesus, nem Paulo Bento, nem Godinho. No Sporting a formação é o passado, o presente e o futuro. No Sporting existe uma forma de estar, de respirar e de trabalhar que nos permite passar de um William Carvalho para um João Mário e logo de seguida para um Gelson, tudo no espaço de 3 temporadas. O Sporting tem o dever de o continuar a fazer, os adeptos têm o dever de o continuar a exigir e, todos juntos, apontar os holofotes para o que de bom fazemos e não o que de mau os outros fazem. Nesse campo ganhamos sempre, e o nosso futebol também.
*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)
13 Setembro, 2016 at 22:55
Boas tasqueiras e tasqueiros, passei para dizer… Quaresma nunca mais…
13 Setembro, 2016 at 23:04
Presidente se andas pela tasca cancela o sócio e elimina o número …. o cabrao do cigano renegou …
QUARESMA VAI pró caralho
13 Setembro, 2016 at 23:11
O que é que ele disse?
13 Setembro, 2016 at 23:14
A merda do costume… porto é o meu clube e blabla
13 Setembro, 2016 at 23:20
OK, nada de novo. Obrigado.
14 Setembro, 2016 at 10:11
Não sei para que é que continuam a ter expectativas em relação ao Quaresma. Faz alguma falta ao Sporting? Se ele diz que é fruteiro, deixá-lo ser, qual é o problema? Se calhar gostou da “fruta” e do “chocolate”.
13 Setembro, 2016 at 23:01
Então e este?
https://youtu.be/oxeSz4C9rNM
13 Setembro, 2016 at 23:37
Bem, isto de já ter “memorizado” o que ia dizer dá nisto!
14 Setembro, 2016 at 1:01
Saiu 5 minutos mais cedo, por isso falou em vitória 🙂
14 Setembro, 2016 at 5:43
Os aldrabões de carnide dizem… aliás, eles não dizem nada, eles juram a pés juntos tudo o que cacarejam… que estiveram 42 mil lãpiões no galinheiro…
Isto só num país de aldrabões… Esta ganilha não se mancam mesmo…
13 Setembro, 2016 at 23:05
Talisca is on fire, your boss is terrified! LALALALALALALA!
13 Setembro, 2016 at 23:10
#EncornadosPeloTalisca
#PagemAoTalisca
13 Setembro, 2016 at 23:12
OFF:
Rui Gomes da Silva alvo de processo disciplinar
VÍTOR RIOS / GLOBAL IMAGENS
PUB
DN
Em causa declarações proferidas no programa Dia Seguinte, da SIC
Segundo informação do Jornal de Notícias, o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol abriu um processo disciplinar a Rui Gomes da Silva por declarações proferidas no programa Dia Seguinte, da SIC.
Rui Gomes da Silva, vice-presidente do Benfica, terá violado o artigo 140º-A, do regulamento disciplinar da Liga que determina que “os dirigentes e funcionários das sociedades desportivas e dos clubes que participem, na qualidade de intervenientes regulares, em programas televisivos, podem ser sancionados com uma suspensão a fixar entre o mínimo de oito dias e o máximo de três meses e, acessoriamente, uma multa”, caso de “forma excessiva, ameaçarem, protestarem ou adotarem atitude incorreta para com os elementos da equipa de arbitragem”.
13 Setembro, 2016 at 23:38
Esse merece tudo o que se lhe possa fazer…
Mordeduras do cão do Mário Túlio… Enfardado em praça pública … Empalado a sangue-frio… Etc, etc, etc
13 Setembro, 2016 at 23:13
Quero ver o Gelson a espalhar magia… falta pouco. RUBEN olho aí meu
VIVA O SPORTING CLUB DE PORTUGAL
13 Setembro, 2016 at 23:16
Após o final do jogo o directo da “jornalista” da Sic Noticias a dizer que ia entrevistar os adeptos do Benfica e que deveriam estar satisfeitos com a vitória e o jornalista da RTP 1 a chamar encornados foram a cereja no topo do bolo !…
O Talisca fez acusações graves ao Gomes da Silva e ao Orelhas,mais um processo !…
13 Setembro, 2016 at 23:16
O melhor post da menina Maria…. 🙂
13 Setembro, 2016 at 23:37
Fui pescador desportivo durante muitos anos e a minha pesca favorita era ao achigã com isco artificial. Eis um dos que eu usei
https://m.facebook.com/photo.php?fbid=1791711601100218&set=gm.1273614976036113&type=3&refsrc=http%3A%2F%2Ffestadolabyad.com%2F
Juro que usei mesmo!
SL
14 Setembro, 2016 at 1:02
Achiga , o melhor peixe dos nossos rios….
13 Setembro, 2016 at 23:46
Não sei se alguém já comentou, mas faz hoje 13 anos que partiu Vitor Damas. 🙁
Para sempre eterno, Sr Vitor. E continue a olhar pelo nosso Rui.
14 Setembro, 2016 at 0:13
Talisca a encavar vermelhos, dentro e fora do ervado.
Fosse noutro clube, essa coisa do não pagar a tempo e horas, e…
Enfim…
Está a dar futsal, está 2-0 no Portugal – Panamá.
O Bebé está na baliza…
Em notícias não relacionadas, DUVIDO que Portugal vença o torneio.
Quando começa a temporada de futsal?
14 Setembro, 2016 at 1:00
Ao intervalo já são 8.
SL,
14 Setembro, 2016 at 4:43
Bom…
Mais logo o Sporting Clube de Portugal regressa, por mérito próprio aos grandes palcos do futebol mundial… E, se por um lado é indiscutivel que calhámos num grupo dificilimo, também não é menos verdade que temos um plantel e um Treinador com muita qualidade… E que melhor maneira de apresentarmos a todo o mundo a nossa qualidade do que defrontar o campeão europeu em título??? Lembrem-se das injustiças que nos têm tirado tanto dentro e fora de Portugal, como os títulos do #colinho e #empurrão, como em Moscovo ante o CSKA, ou em Gelsenkirchen perante o Schalke 04…
Por isso, e se posso pedir alguma coisa aos jogadores que entrarem com o Leão Rampante no mítico Santiago Barnabeu é que… sejam LEÕES! Sejam fiéis ao nosso Lema do ESFORÇO, DEDICAÇÃO, DEVOÇÃO e GLÓRIA! Sejam solidários para com os colegas de equipa. Sejam duros e fortes nas disputas de bola, mas leais para com os adversários… Em suma, sejam SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!
Vamos a eles como LEÕES e LEOAS que somos! Dos adeptos que irão estar nas bancadas a apoiar os nossos jogadores sei que o apoio será inolvidável…
Vamos SCP! Contra tudo e contra todos os que nos querem mal!
SL
P.S. – E para aqueles, que como eu irão ver o jogo através de ‘stream’, não se esqueçam de arranjar um link com comentários noutra língua qualquer que não a língua da perfídia com que nos brindam nas tv’s do país a que pertencemos…
14 Setembro, 2016 at 6:24
Boas, o jogo da youth league entre o sporting e o real Madrid, vai dar na tv?