Os nossos pequenos Iniciados voltaram a dar espéctaculo vencendo por 11-0 o Clube Atlético e Cultural. Em seis jogos apenas, os sub-15 marcaram já 34 golos (não estou a confundir com a equipa de hóquei prometo) e apenas um golo sofrido. Mas o Benfica vai continuar a dar luta, com números parecidos e a disputar o campeonato até final.

Os juvenis foram até Tomar vencer por 3-0, no Sábado, e continua a sua senda perfeita: 6 jogos 6 vitórias, 18 pontos. São 34 golos marcados e dois sofridos e um primeiro lugar incontestável. A juventude da equipa não parece ter afectado a senda vencedora, que será apenas verdadeiramente testada quando disputarmos o apuramento de campeão.

Os juniores continuam a sua caminhada praticamente perfeita no campeonato, vencendo o Estoril por 3-0, mantendo-se no primeiro lugar com quatro pontos de vantagem face ao Belenenses. São melhor ataque, destacadamente, com 34 golos marcados e apenas 4 golos sofridos em 9 jogos.

Mais um fim-de-semana mais um hat trick nos escalões de formação, complementado com o regresso da equipa B ao caminho das vitórias, com um grande show do nosso talentoso Matheus Pereira. 1-o foi suficiente, com um pormenor fantástico do Neymar de Alcochete, que cada vez mais grita oportunidades aos ouvidos de Jorge Jesus.

Em relação aos destaques semanais, temos dois médios ofensivos em primeiro plano, pelo que conseguiram estes 7 dias.

Pedro Delgado foi jogador do Sporting entre 2010 e 2012 mas não terá despertado demasiada atenção, o que o levou a seguir a carreira de formação no Portimonense. Ficou no Algarve apenas uma temporada, mudando-se para Milão para representar o Inter. Aí fez o seu último ano de juvenil e dois anos de juniores. Este ano é a sua primeira temporada como profissional.

Chegou sem grande entusiasmo da parte da aficion, mas a verdade é que se tem destacado desde que se estabilizou na equipa. Já marcou, está mais dinâmico e tem-se tornado numa peça interessante na manobra ofensiva da equipa. Capaz de actuar a terceiro médio ou como ala direito mais interior, Delgado tem os pézinhos que fazem dele talentoso, resta saber se algum dia chegará a ter a regularidade exigida pelo Sporting.

Para já, sabemos que está a crescer muito bem, que é um sportinguista comprometido e a tentar vingar no seu clube de coração.

Nuno Moreira é o outro homem a ser chamado esta semana. O médio ofensivo da equipa de juniores tem feito merecer todas as oportunidades. Dois grandes golos no espaço de dias, qualidade no transporte e no passe e a crescer entre nomes que todos temos vindo a acompanhar. Nuno não terá sido titular em todos os jogos do ano passado, mas actuou em 20 partidas, assinalando 10 golos. E é isso mesmo que traz à equipa: profundidade, presença na área e importante nas segundas bolas.

 

*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)