A ausência de Adrien por quatro semanas foi confirmada oficialmente pelo Sporting Clube de Portugal é uma preocupação de todo o corpo técnico e de todos os adeptos que na bancada começam a roer as unhas sempre que o capitão sai do terreno de jogo. Mas, apesar de claramente ser algo que nos aflige, jamais pode ser encarada como uma desculpa para o que quer que seja.
Numa altura em que os rivais enfrentam os mesmos problemas de lesões (no caso do Benfica começa a parecer mais bruxedo que outra coisa) cabe ao Sporting saber superar a ausência de uma das pedras de balneário e de campo com a graciosidade e engenharia a que nos tem habituado Jorge Jesus.
Nesse sentido, olhemos para as opções que o plantel oferece, uma vez que este mercado procurámos mais e melhores alternativas para praticamente todas as posições em campo.
– Francisco Geraldes – provocaçãozinha antes de começar
– Meli – Apontado como uma das maiores promessas do futebol argentino há cerca de 3 temporadas, Meli perdeu espaço na última época, ao serviço do Boca Juniors, o que fez baixar o seu valor de mercado e permitiu a investida do Sporting. Meli oferece combatividade, raça, intensidade, transporte de bola, um bom remate, mas perde claramente ao não saber medir a sua agressividade e apresentar menos criatividade que Adrien Silva com a bola no pé. Ainda por se estrear, é talvez o mais parecido com Adrien que existe no plantel.
– Bruno Paulista – Muitos achavam que estava descartado mas começou a época como opção. Uma excelente entrada contra o Porto que mostrou o melhor e pior que tem para nos oferecer: passes longos de luxo, a melhorar no posicinamento, técnica e estampa física. Em contraponto, um amarelo passados dois minutos em campo, quando percebeu que já não tinha o lance controlado. Não tem a intensidade de Meli, o que o leva a recorrer à falta em demasia. Mas isso pode também ser consequência da falta de confiança que ainda demonstra.
– Petrovic – Implicaria a subida de terreno de William, opção que não agrada especialmente por tudo aquilo que o Sir oferece junto aos centrais. Mas em termos defensivos Petrovic é uma aranha e um jogador com características únicas no nosso plantel. Sim, já sei que ainda não mostrou nada e que foi dos piores na pré-temporada e que parece um trauliteiro. Mas trauliteiros são precisos em qualquer plantel e ainda surpreendem mais estas críticas quando todos nós idolatrámos Fito Rinaudo e aplaudimos o Gelson Fernandes (engolir em seco). Petrovic é um seis. Não deixará de ser um seis. Por isso não lhe peçam o que faz William nem Adrien. Ele é mais estático, posicional e defensivo e passa muito por aqui as dificuldades que está a sentir num meio-campo tão dinâmico.
– Elias – Será o favorito de JJ a ocupar a posição 8 e tem vindo a crescer de jogo para jogo. Com ritmo, motivado e comprometido, Elias será sempre uma mais valia em qualquer plantel. Oferece experiência, técnica, ocupação de espaços e intensidade. Em Guimarães (arrepios) presenteou-nos com alguns minutos de luxo, junto a William, antes do descalabro acontecer definitivamente. Será o que vai acumular mais minutos enquanto Adrien não voltar e talvez o que vai pisar mesmo os calos do capitão.
*às quintas, a Maria Ribeiro mostra que há petiscos que ficam mais apurados quando preparados por uma Leoa
6 Outubro, 2016 at 17:04
Elias
Paulista
Meli.
Acho que sera esta a ordem de JJ
6 Outubro, 2016 at 18:55
O meli espero que esteja a concorrer pelo lugar com o Adrien a curto prazo. E também pode fazer o lado direito em certos jogos.
Mas ainda deve ter que aprender qualquer coisa
6 Outubro, 2016 at 17:05
Não sei se o Bruno César não entrará na equação, mas dessa lista mais óbvia penso que o Elias será quem avança. Gostava muito de ver o Meli, mas duvido que seja lançado contra um Dortmund (com sorte ainda se estreia em Famalicão)
6 Outubro, 2016 at 17:14
Acho que será Elias o substituto natural…e o Paulista ou o Petrovic (ou ambos) serão chamados ao banco…para a taça talvez jogue o Meli…
O F. Geraldes com o JJ penso que jogará na ala como o João Mário ou no limite vejo-o como segundo avançado…dificilmente seria um dos 2 médios a não ser que ganhe muita massa que até lá não creio…
O Adrien vai fazer muita falta mas faria sempre…quem quer que o substituísse porque Adrien é daqueles que só há 1! Se ele saísse ainda se construía a equipa de outra maneira mas esta equipa está feita para o Adrine…ainda assim acho que vai ser critico com Dortmund, os restantes jogos acho que passamos sem ele…
6 Outubro, 2016 at 17:14
Adriane?!?!? muito mau…Adrien…
6 Outubro, 2016 at 17:18
Uma calinada dessas devia dar direito a expulsão de sócio.
6 Outubro, 2016 at 17:39
Heheheheh!
Para me redimir este mês tenho de comprar uma camisola do Sporting oficial…e passar fome o resto do mês mas que se lixe! 😀
6 Outubro, 2016 at 17:46
Acho bem … é o mínimo que podes fazer.
6 Outubro, 2016 at 17:36
Adrine… Calinada com calinada…hejeh
6 Outubro, 2016 at 17:38
Fogo….estou mesmo a passar mal…Vou ali meter cabeça em água com gelo a ver se isto passa…hehehe!
6 Outubro, 2016 at 17:47
Se fosses do outro lado bastava os gelados e ficavas logo com a testa fresquinha.
6 Outubro, 2016 at 17:49
Mas se eu fosse desse lado…continuava a não acertar uma… 😀 mesmo com a testa fresquinha!
6 Outubro, 2016 at 17:53
Nem contas sabias fazer quanto mais. 😉
7 Outubro, 2016 at 10:56
E era muito provável que o smile não tivesse dentes…
6 Outubro, 2016 at 17:19
Há muitas pessoas aqui que não conhecem o futebol de Petrovic, é um jogador com muita, muita técnica individual, secalhar de todos os médios (adrien) incluído, é o que tem mais técnica/qualidade de passe.
Jesus vai aproveitar agora para o lançar 😉
6 Outubro, 2016 at 17:19
Boas Tardes, Caros Tasqueiros.
O substituto “natural” do Adrien será, certamente, o Elias. Tal como vem acontecendo quando o Adrien é substituído mid-game.
Sendo o Elias um bom jogador ofensivo, ainda não me parece capaz de trazer a intensidade defensiva própria do Adrien (que é um magnífico two-way player).
O Melli provavelmente passará a ir para o banco e, eventualmente, a ter minutos substituindo o Elias. Sinceramente, tenho muita curiosidade em ver em campo o que é capaz de nos trazer este argentino.
SL
6 Outubro, 2016 at 17:42
Elias e intensidade na mesma frase soa mesmo estranho…
6 Outubro, 2016 at 21:01
Lol.
Esperemos que isso se altere! 🙂
SL
6 Outubro, 2016 at 17:22
Ps- Por não ser um 6, tipo Polvo, como o artigo sugere, tem jogado pouco. Não tem agressividade defensiva, e na pré-época os seus maus posicionamentos deixaram antever dificuldades para a posição 6. Assim como muitas entradas fora de tempo. “Apenas qualidade técnica”. Petrovic será a surpresa da 2 volta 😉
6 Outubro, 2016 at 17:55
Para além desses devemos acrescentar Bruno César.
Acredito que o substituto seja Elias e, sinceramente, não vejo motivos Para preocupação maior. O Meli será o backup. Ou, se nos casos mais bicudos, de partir para cima do adversário, será o Bruno César.
O Petrovic e o Paulista são 6. Não os vejo Jogar a 8, muito sinceramente.
Sempre tive uma grande fé no Elias, e mesmo nos piores momentos foi dos poucos em que acreditei.
Vai Elias, está na hora de pagares…
6 Outubro, 2016 at 18:07
Espero que JJ nao se lembre de recuar o Bryan, como na pre epoca
6 Outubro, 2016 at 18:25
Elias é o substituto natural como se tem visto, a substituição habitual sai Adrien entra Elias
6 Outubro, 2016 at 19:08
Eu não conheço o Meli mas pela descrição, tirando o bom remate, parece que estamos a falar de Rinaudo.
6 Outubro, 2016 at 20:45
Esgaio? quando é que se convencem que Esgaio não é jogador para o Sporting? falo da equipa principal claro!
6 Outubro, 2016 at 20:46
não era aqui que queria comentar sobre o Esgaio. sorry
6 Outubro, 2016 at 19:11
Ninguém se lembra do Esgaio…
6 Outubro, 2016 at 19:32
Tb não faz por ser lembrado…
6 Outubro, 2016 at 19:32
Bem lembrado
6 Outubro, 2016 at 20:00
Correção: nem o jota se lembra do Esgaio.
6 Outubro, 2016 at 20:45
Esgaio? quando é que se convencem que Esgaio não é jogador para o Sporting? falo da equipa principal claro!
7 Outubro, 2016 at 9:28
Esgaio!? Deixem-se disso.
6 Outubro, 2016 at 19:50
Os sub21 empataram a 3 na Hungria, 1 golo de Podence e 2 assistências de Francisco Geraldes 🙂
6 Outubro, 2016 at 20:12
Processo aberto contra o presidente…
Ainda há pessoal que deseja que o Sporting não responda e fique tranquilo e responda no campo…. Right
A luta é grande pessoal.
6 Outubro, 2016 at 20:20
Só quem vive numa realidade paralela é que acha que devemos ficar no nosso canto calados.
Então é que nos comiam à grande de cebolada … já assim vão petiscando.
6 Outubro, 2016 at 20:25
Eles nem que se atrevam a penalizar o SCP….é que dá-se outro 25 de abril. Aí é que vão ver o que é a onda verde.
6 Outubro, 2016 at 20:56
Já devia ter havido outro 25 de abril, enquanto não houver um revolta total isto não anda para a frente.
6 Outubro, 2016 at 21:02
Estamos a falar de que?
6 Outubro, 2016 at 21:04
Estamos a falar disto. 😉
«O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou esta quinta-feira, em comunicado, ter instaurado um processo disciplinar ao Sporting, “tendo por base declarações constantes da página de Facebook da responsabilidade da sociedade desportiva.”
Segundo o CD, presidido por José Manuel Meirim, tais declarações “colocam em causa, de forma clara, a imparcialidade e isenção do CD da FPF” e apresentam-se como “indícios fortes de cometimento de infração disciplinar, pois atingem o âmago de qualquer instância juridiscional ou de julgamento.” O processo seguiu agora para a Comissão de Instrutores da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.
Segundo Record apurou, em causa estão declarações na página ‘Comunicação SCP’, mais concretamente uma publicação onde os leões referem que “a justiça, quando ao Benfica diz respeito, é mais lenta.”»
6 Outubro, 2016 at 22:07
Ok, se estes comunicados apareceram no Verdade Leonina, que foi anunciado como blogue oficial do Sporting pelo Facebook do Sporting, entao ok, admito que seja da responsabilidade do Sporting
Assim, acho a linguagem algo “risqué”, particularmente o ataque ao Gosma, e nao acho que pertenca a comunicacao oficial de um club (embora concorde completamente com o conteúdo, claro!).
A questao, como dizia o Livramento, é de legalidade e que ninguém se pode identificar com ilegalidades. Nao é propriamente o ADN do clube.
Entao vejamos o que está dentro e fora da lei:
https://www.hsph.harvard.edu/population/domesticviolence/portugal.penal.95.pdf
(isto é o código penal portugues! Nao percebo o link ser de Harvard?)
Saltem para os artigos 180, 181
Difamacao e Injúria
Basicamente é legal imputar facto ou juízo que possa ser ofensivo desde que o mesmo seja verdade e a imputacao feita para realizar interesses legítimos.
**********
Em relacao ao texto sobre o afilhado, nao há lá ponta por onde pegar. O puto gingao nao tem hipóteses nenhumas se quer ir a tribunal provar que nao é mentiroso!! É que perdia de goleada!
Já sobre o padrinho, aí nao vejo como é que se possa defender que lhe chamámos parasita, cobarde e incompetente, desprezível, ignóbil, palhaco, inútil e supérfluo (eh pá, sou capaz de me habituar a isto :D)….
O texto explica realmente as acusacoes mas acho que será muito difícil defender, portanto nao tenho opcao a nao ser repudiar o texto sobre o Gosma…
Mas nao sem desejar que lhe cresca um pinheiro no cú, esse filho de uma gigantesca puta, um badameco que valida a legalizacao do aborto, uma piada da Natureza!
6 Outubro, 2016 at 23:21
+1
SL
6 Outubro, 2016 at 20:15
Com o jesus não há surpresas. É o Elias.
6 Outubro, 2016 at 20:21
Gostei bastante do Paulista no início da época, entrou sempre com ganas (às vezes demasiada). Agora não sei se é o cão de caça que é o Adrien…quanto ao Meli preciso de o ver jogar, o Elias deve ser o eleito e o Petrovic não pode ser. Se não ficamos com 2 jogadores que não são propriamente o cúmulo da agressividade, com a agravante que o Petrovic é lento como o caraças.
6 Outubro, 2016 at 21:04
Petro na retaguarda
Sir a distribuir para à direita
Paulista a distribuir para a esquerda
Mas acredito que entre o Elias e Meli aos 65 minutos ou vice versa
6 Outubro, 2016 at 22:08
Num 433 ou 451 de contencao? Talvez mas duvido que JJ mude o esquema de modo tao significativo
6 Outubro, 2016 at 21:54
Acho que será o Elias o substituto do Adrien, mas JJ pode surpreender e colocar um outro jogador menos tecnicista mas com mais intensidade de jogo. Adrien para mim é um dos jogadores mais dificeis de substitutir no Sporting, diria mesmo talvez o o mais dificil. Adrien funciona com uma carraça no nosso meio campo durante os 90 minuutos. E quando Adrien sai a defesa e o Sir ressentem-se bastante.
Uma das razões de no ano passado termos tão poucos golos sofridos era termos 2 autênticas carraças durante os 90 minutos: Slimani e Adrien. Este ano já perdemos 1 carraça (Slimani), Bas Dost não faz de longe, pelo menos por enquanto metade do trabalho defensivo de Slimani. Quando perdemos também o Adrien, é como estendermos quase a passadeira para entrarem por ali e daí termos sofrido tantos golos.
Esta paragem no futebol está-me a deixar doente. Aquele filho da puta de jogo de Guimarães ainda não me saíu da memória. Preciso rápidamente dum jogo bem conseguido para esquecer aquele murro no estômago.
6 Outubro, 2016 at 22:03
Para mim sera elias.
Infelizmente. Mas e o mais logico. Desde que chegou, passou diretamente para o estatuto de 1 opcao de banco para o meio campo. Naturalmente sera o eleito.
Discordo que ofereca ocupacao de espacos e intensidade. Oferece experiencia, chegada a area e remate. Observo o e vejo deficiente ocupacao dos espacos. A atacar ainda va, mas pra tras e um desastre. Vai devagar e chega atrasado. Falta. Nao percebe o futebol europeu e a importancia das bolas paradas. O unico recurso de 70% dos adversarios no campeonato da mentira. E intensidade…. acho que ainda nao o vi ganhar uma dividida. Espero estar redondamente enganado. Que faca 3 mesitos potentes e que seja vendido por 5 milhoes pra china. Em fevereiro ja teremos um geraldes mais maduro.
As solucoes sao precarias. Juntos, nem devem somar 500 minutos na equipa principal. Alguns jovens e pouco experientes.
Sem slimani e, agora adrien, perdemos capacidade de pressao. Obriga a jogar de forma diferente, o que e uma merda. Meli, diz se tem esse perfil. Nunca o vi jogar. Mas na apresentacao, pareceu muito empenado. Jet lag e calca de ganga. Espero que tenha sido so isso e seja o cao de fila de que precisamos.
Paulista. Gosto do zuca. Estampa e bons pes. Mentalidade nao me parece ser a melhor. E gajo para ser preguicoso e de pavio curto. E a ideia que me passa. Incognita. Gostava que jesus apostasse nele.
Petrovic. E daqueles que nao se relaciona bem com a bola. O que e sempre um problema. O outro pode ser a dificuldade em perceber o jogo. O mais importante num jogador. Saber o que fazer em cada momento. Oferece tamanho, que da sempre jeito e parece ter raca. Pode ser que o jesus lhe confira mecanica de jogo. E o torne util. Utilizava o em situacoes de sofrimento. Pra cabecear e aliviar a bola parece ter jeito. Da sempre jeito. E e gaja pra marcar uns golitos de bola parada. Da muito jeito.
Resumindo, a coisa ta preta.
Sendo realista, jesus apostara em elias. Eu apostaria no bruno cesar. E razoavel no posicionamento e pressao, bons pes, velocidade de raciocinio. Mas eu sou so um indefetivel leao.
Mas hoje como ontem, sejam quais forem os 11, o espirito tem de ser sempre de ambicao e garra. Temos de melhorar um pouco neste campo. Ser mais resilientes, concentrados e focados.
O caminho e o de sempre. O das pedras
6 Outubro, 2016 at 22:10
What he said
6 Outubro, 2016 at 22:32
E esta do comunicado da FPF a avisar que vai instaurar um processo “tendo com base declaracoes constantes de página de facebook da responsabilidade de sociedade desportiva”
Bem, este Portugues…
Isto tresanda a alguém que lhe saltou a tampa e agiu por impulso (ou porque o mandaram….). Vamos ver no que dá.
A ferida foi “colocam em causa, DE FORMA CLARA, a imparcialidade e isencao do CD da FPF”.
Ok, entao onde é que eles viram isso? Aqui (que delícia!):
“Mente. Cria factos falsos para criar “notícias”/ “ruído” para tirar do espaço mediático os assuntos que, sendo verdadeiros, incomodam o seu clube. Eis alguns exemplos: problemas com os seus atletas, passivo crónico e sempre a aumentar, o caso vouchers, a pressão inaceitável nos bastidores do futebol (e restantes modalidades – vejam-se os exemplos recentes do futsal e atletismo), as atitudes execráveis de LFV com um membro da comissão de arbitragem e de Rui Costa com um delegado da Liga e colegas de profissão – casos estes que continuam à espera de “justiça”, tendo entretanto o médico do Sporting sofrido uma pena de 4 meses (reduzida a 1/4 pela sua função) ou um dirigente do futsal do Sporting sido suspenso por 16 meses!!! Enfim, umas alarvidades de castigos, mas destes dois senhores nem se fala porque a justiça, quando ao Benfica diz respeito, é mais lenta.”
Aqui está a acusacao de parcialidade. O que, seguindo a lógica acima, até é fácil de demonstrar com os exemplos dados no texto do VL (nao que faltem exemplos!), mas o problema é que a FPF nao segue o Código Penal.
A FPF, essa organizacao com bastantes cadastrados, segue o seu próprio código de disciplina. E isso significa “quero, posso e mando”. Isto nao acaba sem passar pelo conselho de Justica e, mesmo aí…
É o futebol que temos. É preciso acabar com a corrupcao e tráfico de influencias. Uma boa medida era aparecer uma alternativa ao orelhas. Na verdade há muitos benfiquistas por aí que até pensam. Os lampioes a ladrar é que fazem muito barulho
6 Outubro, 2016 at 22:59
O Elias não tem metade da intensidade do Adrien. O único jogador do plantel capaz de dar a mesma intensidade é o Meli mas por alguma razão ainda não teve a sua oportunidade…
6 Outubro, 2016 at 23:08
Oportunidade para Elias e Melo. Paulista ou Petrovic são para o lugar de William.
Vamos ver como a agarram.
6 Outubro, 2016 at 23:09
Melo – versão tuga do argentino.
O gajo tinha um tetra avô em Lisboa.
7 Outubro, 2016 at 0:14
Açoriano!
7 Outubro, 2016 at 0:49
LOOOLLL, o Melo, deve ser como o JJ o chama!
6 Outubro, 2016 at 23:46
Off:
Plantel do Andebol visitou ontem o Estádio e o Museu do Clube:
https://www.youtube.com/watch?v=VnRHjO-sQzg
7 Outubro, 2016 at 9:50
Contra o Famalicão – Meli, contra o Dortmund – B. Paulista . Isto era o que eu faria…mas JJ deverá apostar no Elias que frente ao Guimarães esteve muito bem (e não estou só a falar do golo).
Infelizmente as lesões fazem parte e agora temos de aguentar com os que temos especialmente os embates com os alemães que vão decidir o nosso destino na Europa. Nunca esquecendo que o campeonato é a prioridade e as jornadas pós-Champions têm sido vergonhosas…
PS: Não percebo porque é que o Wallyson não joga na Bélgica??? Também seria uma boa opção…