Gosto francamente do futebol deste jogador. Eis o que escrevi n’a A Bola sobre ele.
JESUS nem sempre tem razão, também se equivoca. Mas numa coisa tenho a certeza que ele acertou – no elogio que fez a Gelson Martins depois de o extremo ser convocado pela primeira vez por Fernando Santos. Disse Jesus que «Gelson traz [para a Selecção Nacional] aquilo que nenhum outro tem em Portugal neste momento: magia ofensiva». Parece-me que tem razão.
Não há actualmente nenhum futebolista em Portugal com as características de Gelson. Ele é o abre-latas mais excitante do campeonato. O puro sangue que fez a vida negra a Marcelo em Madrid. Gelson pertence àquela casta de jogadores que arrastam espectadores aos estádios e fazem estremecer as bancadas. É um futebolista electrizante que não tem medo de arriscar: força o 1×1, é corajoso nas bolas divididas, não «desliga», não se «esconde» e só conhece duas velocidades – rápido e rapidissimo. É claro que ainda estamos todos sob o efeito da exibição de Gelson no Santiago Bernabéu; e daquilo que sobre ele se escreveu na Imprensa espanhola e internacional – desde «tem Garrincha nos pés e Usain Bolt nas pernas» e «Gelson deslumbrou em Madrid» ao «último fenómeno do clube de Figo e Cristiano». Marcelo, que sofreu horrores com a acutilância do extremo, elogiou-o no final do jogo («fizeste-me passar mal»), assim como Cristiano, James e o conhecido jornalista Tomás Roncero, no AS: «Os portugueses encantaram-me. O tal Gelson Martins (21 anitos, a criatura) parecia o filho desse Figo que também deslumbrou na banda direita do Bernabéu num duelo da Taça Uefa de 1994»).
OK. Palavras, leva-as o vento e nem sempre o que parece é. Quantas estrelas já nasceram em fulgurantes primeiras páginas e definharam pouco depois por falta de confirmação no relvado? Tantas! Mas há algo que não deve ser levado à conta de exagero ou fogo fátuo: a opinião de Aurélio Pereira sobre a nova coqueluche leonina. Sendo o «Papa» indiscutível da formação em Portugal, Aurélio Pereira nunca usou a autoridade que tem e que toda a gente reconhece para, de alguma forma, exagerar ou exponenciar a cotação dos seus formandos. Pelo contrário. As suas declarações costumam pautar-se pela sobriedade e sensatez, o que não admira num homem capaz de elogiar jogadores feitos noutras paragens. Por isso, a maneira como ele se referiu a Gelson, sem o colocar nos píncaros… mas não disfarçando orgulho tanto no trajecto como na personalidade do jogador («fez uma formação à Sporting»… «soube responder às exigências»… «humilde e equilibrado»), é um sinal (para bom entendedor) que estamos perante um futebolista com magia suficiente para integrar a lista dos superjogadores fabricados em Alcochete – com tudo o que isso significa para o Sporting e para a Selecção Nacional, que anda há mais de duas décadas a viver do talento dos «Aurélios» – como bem se viu no último Europeu.
Fernando Santos não vai certamente apressar a estreia de Gelson na Selecção, mas não estou a ver como pode ignorar uma gazua com estas caracteristicas. Uma gazua-gazela que, no espaço de um ano passou, sem pestanejar, de «menino com potencial» (mas tapado por João Mário, André Carrillo – o Carrillo, lembram-se? – e Carlos Mané…) a titular indiscutível do Sporting. Alcochete é assim e Jesus reconheceu imediatamente o potencial do diamante. A dinastia iniciada há 36 anos por Paulo Futre e continuada por Luís Figo, Simão Sabrosa, Ricardo Quaresma, Cristiano Ronaldo, Nani e João Mário continua viva e recomenda-se. A Selecção de Portugal agradece.
André Pipa, in Facebook
9 Outubro, 2016 at 14:21
Por acaso André pipa é dos únicos jornalistas que eu gosto de ouvir na TV. Costuma ter uma opinião sensata e imparcial. Quanto ao Gelson esta se a tornar um caso muito sério. CRAQUE
9 Outubro, 2016 at 14:35
André Pipa, um jornalista a sério!
9 Outubro, 2016 at 14:53
Um bocadinho fora do tema… mas decidi partilhar.
Crise na formacao.
Ontem vi o jogo dos sub 17.
Ja conhecia o diogo bras
Grande jogador. A unica deficiencia que lhe aponto e alguma falta de intensidade e algum vedetismo. Tem optimos pes, soberba leitura de jogo e boa finalizacao. Extremo moderno, peixe na agua em zonas interiores.
Baviskson… ou que raio de nome tem este rochedo. Um portento fisico, processos simples, visao periferica e ritmo. Uma ancora e uma bussola.
Edmilson. Uma mistura de fundista queniano com sprinter jamaicanos. Box to box atomico. Junta ainda um fabuloso jogo de pes. Direita esquerda, bola redondinha no companheiro. E joga vertical. Dribles estonteantes.
Bernardo sousa. Que surpresa. 1,7 de jogador total. Futebolista moderno. Velocidade. De pensamento e execucao. Pes de veludo, agressividade, inteligencia. Um ano e ta pronto a ser lancado as feras. Pra deixar meio mundo de boca aberta.
A rever tiago martins. Mixed feelings.
Notas poistivas pra petric (romeno com pinta de militar). Faz bem a lateral esquerda. Tamanho, atitude e velocidade. Duro. Pareceu bem a central. Bernardo prego. Um cedric. Mais potente.
E pensar que nos juniores temos miguel lopes, daniel braganca, elves balde, nuno moreira e pedro marques.
Em stand by palhinha, geraldes e podence.
Ta aqui o futuro. Para o trienio 2018-2020.
Saibamos enquadrar com meia duzia de boas aquisicoes e o futuro ta garantido.
9 Outubro, 2016 at 19:38
Também está enquadrado no tema… Oiço falar muito no Diogo Brás e no Bernardo Sousa (mas vi muito pouco deles) veremos o que será o futuro deles no Sporting sendo que ainda há muito caminho e trabalho pela frente…
9 Outubro, 2016 at 23:00
Do diogo ja gostava.
Este bernardo promete muito. E vou manter o duo de meio campo debaixo de olho.
Quando olho pras convocatorias das selecoes jovens fico preocupado. So made in seixal.
E ha uns 2 anos via jogos das nossas equipas jovens e via mediocridade generalizada. O rafael barbosa era vedeta nessas equipas….
Agora temos pelo menos duas belas fornadas.
9 Outubro, 2016 at 15:02
Só há um ponto em que não estou totalmente de acordo com o texto: Realmente há muitas estrelas que já ‘nasceram em fulgurantes primeiras páginas e definharam pouco depois por falta de confirmação no relvado’, mas não me recordo que nenhum deles fosse do Sporting. Pelo contrário, um jogador do Sporting precisa de fazer jogos como os do Gelson em Madrid para começar a fazer capas e a ter artigos de opinião mais elogiosos, enquanto que a um Zé Gomes qualquer basta entrar no tempo de compensação de um jogo do campeonato para ser o próximo ‘menino de ouro’. O entusiasmo precoce que o André Pipa refere, por parte da comunicação social, pouco se tem aplicado a um jogador do Sporting. E ainda bem, digo eu.
9 Outubro, 2016 at 15:03
Música do Maradona antes das equipas entrarem em campo, isto promete nas aves.
Douglas, Esgaio e Matheus titulares em famalicão.
9 Outubro, 2016 at 15:09
Finalmente Matheus
9 Outubro, 2016 at 15:50
onde estás a ver?
9 Outubro, 2016 at 15:51
já vi! 😉
9 Outubro, 2016 at 15:18
Bryan ruiz marcou aos russos (3-2 para a costa). Deve estar atravessado com a eliminação da champions o ano passado
9 Outubro, 2016 at 19:43
E que golo! Não me lembro de o ver marcar assim no Sporting… 😀 Campbell também marcou de penalty saído do banco de suplentes.
9 Outubro, 2016 at 15:19
http://www.record.xl.pt/multimedia/videos/detalhe/comentadores-franceses-maravilhados-com-gelson.html
Vale a pena ver…números impressionantes
9 Outubro, 2016 at 15:40
Não clico.
9 Outubro, 2016 at 16:00
Não da para ver o vídeo de outra forma…mas eu faço um resumo
Falam do trajecto de Gelson até a titularidade no Sporting e comparam os números dele no real vs Sporting com os números de bale e Ronaldo
Tem mais passes conseguidos, mais cruzamentos , mais recuperacoes, mais dribles e mais duelos ganhos que os dois jogadores do Real
9 Outubro, 2016 at 15:50
O farinha não merece os cliques,chapadas na tromba sim,cliques não.
9 Outubro, 2016 at 17:25
É verdade que o farinha não merece…
Mas o Gelson merece…e olhem que vale a pena…!!
Eu já vi…e é claro…
Fiz um sorriso de orelha a orelha…!!
SL
9 Outubro, 2016 at 17:02
de facto…. muito bom!
9 Outubro, 2016 at 15:50
Gelson quê?
O que está a dar é o Zé Gomes, que brilha na casa do Eusébio, onde até um penalti falhado é considerado um grande feito.
9 Outubro, 2016 at 16:02
Eles são previsíveis….como depois do deus, não arranjaram ninguém…foram buscar este porque Gelson estava a começar a tirar protagonismo ao Dubai
9 Outubro, 2016 at 16:12
OFF
sorry Cherba,mas isto é bom demais 😀
https://pbs.twimg.com/media/CuVKko4WcAArBqF.jpg
9 Outubro, 2016 at 16:12
O Pipa que se deixe de redundâncias (mestre, diga-se…) e que nos transmita “close-up photos” das suas colegas de estúdio.
9 Outubro, 2016 at 22:01
Isto é que é falar.
9 Outubro, 2016 at 16:30
OFF
Sporting B perde em Vila das Aves com um lance em que um ressalto traiu Pedro Silva e precedido de falta sobre um nosso jogador. Comentários nojentos de um tal José Alberto Torres, se não me engano.
9 Outubro, 2016 at 16:56
estava a ver o jogo e a habilidade do ser arbitro.
Deixar um jogador nosso no chão … não marcar a falta e deixa dois atacantes para 3 defesas. Sabe muito o filha da puta…. eu é que me estou a cagar para os resultados da B.
gosto que ganham e que joguem bem… nós estávamos a jogar e a encostar o Aves na baliza deles até o ser habilidoso entrar em campo!
9 Outubro, 2016 at 17:45
O ‘habilidoso’ andou sempre por lá, nós é que não estávamos a dar importância ao que víamos.
9 Outubro, 2016 at 16:34
O-2 aos 75 minutos.
9 Outubro, 2016 at 16:41
Centrais desta equipa B são muito fracos.
Equipa com pouca qualidade.
9 Outubro, 2016 at 16:56
a do Aves…por acaso também achei!
9 Outubro, 2016 at 16:46
Off topic: O DN diz que peritos desmentem que Sporting tenha mais que 18 títulos de campeão nacional. E acrescentam que o revisionismo é uma coisa perigosa. Não posso estar mais de acordo com a última afirmação. Por isso mesmo aconselho esses “peritos” a consultarem a imprensa escrita da época, certamente isenta de revisionismos, e verificar a quem atribuíram o título de campeão nacional. É que revisionismo é precisamente o que conduziu à actual contabilização de títulos, onde 4 ligas experimentais, sem valor à época, foram transformadas, 70 anos depois, em títulos de campeão nacional, quando quem atribuía esse título era, inequivocamente, o Campeonato de Portugal. Eu sei que muitos sportinguistas não gostam deste tema, pois acham que é uma birra de quem já não ganha há muito. Na verdade também há alguns inteligentes que acham que o holocausto não existiu, e também há lugar para eles neste mundo. Mas quando alguém apelida de revisionismo a quem, simplesmente, quer repor a verdade do que era sentido e escrito à época, desculpem mas não nos pode passar ao lado. Sustentados num qualquer diploma, que hoje em dia vale o que vale, estão a chamar-nos a todos estúpidos. E de revisionismo em revisionismo, vão levando a deles avante.
SL
9 Outubro, 2016 at 16:58
vão levando, o caralho!… Este ano quero ganhar o nosso 23 Campeonato!
9 Outubro, 2016 at 17:01
Por mim, é uma guerra que merece ser travada. O Sporting não deve abdicar de nenhum dos seus títulos e mais, deve exigir à federação que explique os 4 títulos atribuídos ao carnide.
9 Outubro, 2016 at 22:03
Estou contigo.
Tudo aqui:
http://comquemsporting.blogspot.pt/2016/09/o-problema-dos-4-campeonatos-de.html
9 Outubro, 2016 at 17:05
+1
9 Outubro, 2016 at 20:22
Isto é a máquina comunicacional a funcionar. Como se levantou o véu tentam combater.
O que nós precisamos é um gajo com peso demonstrar o que é na realidade bastante simples.
O benefica conta 3 dos 35 títulos como Campeonatos Nacionais, que eram a eliminar tipo a Taça de Portugal, mas eram a competição que apurava o campeão portugês. Como em várias nações europeias aliás.
As ligas experimentais não são para aqui chamadas (é como se quisessem considerar a taça da carica com o mesmo valor que a liga Nos.
O Sporting tem 18 títulos no formato de liga, como os 32 do carnide, e tem mais 4 Campeonatos Nacionais, antes sequer da tal liga experimental aparecer.
Em boa verdade podia-se separar cada competição, mas o carnide não o faz.
O carnide faz 32+3. Nós podemos perfeitamente fazer 18+4. Matemática simples.
Não entender isto é ser estúpido ou desonesto. Eles estão desertinhos, os filhos da puta gabarolas que gostam de ganhar a roubar.
Se eles ganharem o campeonato, mark my words, vai haver mais gente a dizer bi-18 do que 36.
Só que passarão por ridículos porque 22 a dobrar é 44.
9 Outubro, 2016 at 16:48
Gosto muito de ouvir o André Pipa , é dos poucos que mostra alguma isenção!
9 Outubro, 2016 at 17:00
Como tenho um sobrinho pequeno, hoje por causa da caderneta da Liga comprei a bola. Como tinha gasto o dinheiro aproveitei a li o jornal e esperava depois daquela capa encontrar loas e loas tecidas ao jogador e um destaque de meia pagina e seguimento ao minuto do jovem atleta. Curiosidade das curiosidades, alem da apreciação do jogador, meia duzia de linhas a coluna e meia mais 10 linhas a uma coluna. Para uma capa daquelas, 300 carateres. è aquilo a que se chama bastante parra, mas muito pouca uva.
9 Outubro, 2016 at 17:07
Shame on you.
🙂
9 Outubro, 2016 at 17:10
O melhor do Gelson é que parece ser um jogador inteligente a jogar.
Cada vez decide melhor.
Defende bem.
A posicionar-se quase sempre bem sem bola.
Talento muitos têm.
Talento na cabeça faz a diferença.
Tecnicamente Matheus será superior. Bem, pelo menos fisicamente é impressionante.
Mas mentalmente o gelson terá amadurecido mais depressa.
9 Outubro, 2016 at 17:16
Não estou nem quero comparar jogadores.
Apenas referi Matheus porque há 2-3 anos para a maioria dos seguidores da formação, Matheus era o próximo Ronaldo e gelson era mais um bom extremo…
9 Outubro, 2016 at 20:25
Fisicamente melhor talvez a nível de poder de choque e equilíbrio. Gélson é mais elástico.
Mas Matheus chuta muito muito bem
9 Outubro, 2016 at 17:17
A lei das equipas B, que apenas permite 1 jogador acima dos 23 anos, deveria ser mudada, para 3. A nossa equipa, à semelhanças das outras, por certo, mostra falta de experiência e maturidade técnica e emocional, a acrescentar que as arbitragens aos nossos jogos são tudo menos imparciais e isentas, o que leva os jovens à deceção num ápice, transformando uma possível vitória numa derrota certa.
9 Outubro, 2016 at 17:19
O gordo do luís duque só não tinha arbitragens amigas quando estava no Sporting. Ele e o carlos freitas faziam do gordinho um fantoche.
9 Outubro, 2016 at 17:26
não li, não leio, não vou ler.
não quero saber o que publicam os jornais.
vão todos à falência!
9 Outubro, 2016 at 17:56
é isso.
9 Outubro, 2016 at 17:31
As nossas belas leoas ganharam 3-1 à associação desportivos a-dos-francos.
Parece que vamos ser multados por apresentarmos mais de 5 estrangeiros no futsal.
9 Outubro, 2016 at 17:56
Crime! …(she said)
9 Outubro, 2016 at 18:14
Mas não se recuou nessa estupidez ?
Estava convencido que sim
9 Outubro, 2016 at 18:42
Deviam era repetir o jogo em vez de dar multa.
9 Outubro, 2016 at 19:20
Ora bolas…
Passou-me despercebido este jogo (necessitamos de mais informação em relação também à equipa feminina…já há quem escreva sobre o rugby, os miudos, o andebol, o hoquei…está na hora de haver “um voluntário” a escrever sobre as nossas meninas do futebol…)…
Estava a fazer conta de ver este jogo …e afinal “passou-me ao lado”…
SL
9 Outubro, 2016 at 21:50
Ora bolas…meti água…
O jogo não foi em A dos Francos mas na Academia de Alcochete..
SL
9 Outubro, 2016 at 19:20
alguém sabe o resultado dos juniores?
9 Outubro, 2016 at 19:29
Estão de folga 🙂
9 Outubro, 2016 at 19:31
ah ok, pensei que jogassem agora ás 18:30 com os lamps mas afinal é só dia 14, obrigado Pedro Miguel.
9 Outubro, 2016 at 19:42
🙂
9 Outubro, 2016 at 19:40
O sp Braga venceu em Benfica e segue só com vitorias.
As meninas do Albergaria são umas empata f…s. Não ganham, mas não deixam os outros ganharem.
9 Outubro, 2016 at 20:29
Não fales mal do clube da minha 🙂
9 Outubro, 2016 at 20:29
.. .terra
9 Outubro, 2016 at 19:47
Para não cair no esquecimento:
Por mister do café e spvn
Estás castigado”
Dia 19 de Junho de 2016. O Sporting conquista o 13º título nacional de Futsal no pavilhão do Benfica. Importa dizer que no dia 6 de Junho deste ano, Fernando Gomes foi reeleito como presidente da Federação Portuguesa de Futebol, sendo que para o conselho de disciplina foi escolhido José Manuel Meirim.
Bruno de Carvalho, presidente do leões acompanhou esse jogo na bancada e após o final do jogo entrou no quadra para festejar com os jogadores, equipa técnica e restante staff a conquista do título nacional.
O jogo foi realizado no Domingo(19) e no na sexta-feira seguinte (24), o conselho de disciplina condenou o presidente do Sporting a 15 dias de suspensão e a uma multa de 51€ por ter entrado na quadra para festejar com os jogadores do Sporting.
Na altura, insurgi-me contra este castigo a alguém que é apenas e só líder máximo da instituição que conquistou o título naquele dia. Um episódio absolutamente vergonhoso no desporto nacional.
E agora, Meirim?
Ontem, o Benfica conquistou a Supertaça de Futsal. Nos festejos da conquista deste título, André Horta, jogador da equipa de futebol do Benfica decidiu entrar em campo para festejar a conquista do título.
André Horta é um atleta inscrito na Federação Portuguesa de Futebol. A mesma federação que organiza as competições do futsal nacional. Logo, está abrangido pelo mesmo regulamento disciplinar a que Bruno de Carvalho foi sujeito. Ficamos todos a aguardar o mapa de castigos a publicar na próxima sexta-feira (14) pelo Conselho de Disciplina, onde o nome de André Horta terá obrigatoriamente de estar, pelo menos com o mesmo castigo que foi aplicado a Bruno de Carvalho, ou seja, 15 dias de suspensão e 51€ de multa. Só assim pode haver justiça.
E quando digo “pelo menos”, digo-o por me parecer que é muito mais grave o caso do jogador, do que o do Presidente, que é a figura máxima do clube e tem direito de estar em todas as modalidades em que o clube está representado.
Quantos jogos vai ficar de fora?
9 Outubro, 2016 at 20:41
Vou te já dar uma dica é eles que a aproveitem.
Horta entra em campo na figura de adepto, não estando por isso abrangida pela mesma lei que castigou o nosso presidente… bla bla bla
9 Outubro, 2016 at 22:05
Dolo sem intenção.
#estadolampióniconãobrincaemserviço
9 Outubro, 2016 at 20:13
Pedro Miguel,
não só isso (o caso do presidente ser menos grave) mas quem é que disse ao CD que o BdC esteve oficialmente em representação do nosso clube? Que eu saiba ninguém. Logo aí, o argumento do CD auto-destroi-se.
E já que puniram o BdC, deviam ter um pouco de honorabilidade e honestidade intelectual (com mil perdões aos melancias que acham que temos de nos calar) para punir da mesma forma o jogador do slb.
Em vez disso, o que temos? Um clube a demonstrar arbitrariamente quão poderoso (nos bastidores) é.
Vergonha (mil “perdões” aos liricos que prestam vassalagem aos rivais da luz pela palavra).
9 Outubro, 2016 at 20:27
Grande Gelson! Mas agora tem é de continuar o excelente trabalho e não se deslumbrar com as exibições até agora realizadas… É com grande alegria que temos mais um jogador da formação a brilhar mas o mais importante de tudo é que se sagre campeão!
Os “estrangeiros” estão deliciados com o Gelson mas o melhor jogador do Sporting chama-se William Carvalho!
9 Outubro, 2016 at 20:46
Pois parece-me que o Gelson tem os pés bem assentes e tranquila e insistentemente repete o nome do Sporting dizendo que é aqui onde quer continuar.
Estou de acordo consigo, William Carvalho é o grande patrão, o grande jogador do momento.
9 Outubro, 2016 at 21:32
Outro comunicado da Comunicação SCP a falar do carnide. Ja perdi a conta….
Ja paravam
9 Outubro, 2016 at 22:00
O Sporting não tem um modelo ou plano de comunicação ou se o tem é uma valente porcaria, pois a época nao começa à 2/3/4 ou 5 quinta jornada.
O carnide voltou a perder outra supertaça, será que eles só ganham à nossa equipa e com a vaca (e os árbitros) do costume?
9 Outubro, 2016 at 22:08
Temos uma página de “comunicação” cujo nome devia ser “Comunicação Toca a Malhar no Carnide”.
Se há coisa que gosto é malhar no carnide. O que a minha opinião difere de muitos tasqueiros é na forma como…
9 Outubro, 2016 at 22:25
Isto nem malhar é…
9 Outubro, 2016 at 22:26
Tentativa de…
9 Outubro, 2016 at 22:27
Isto é so falar. E no espaco de quê, 3 semanas (?) estragou-se o progresso que a comunicação do SCP estava a ter
9 Outubro, 2016 at 22:40
Qd volta o Saraiva?
9 Outubro, 2016 at 22:31
Agora é por causa daquilo dos títulos?
O que não faltam são historiadores e cientistas que possam compilar um caso para o Sporting apresentar à FPF, e ao público em geral.
Ao que sei, existem provas, existem documentos, mais vale fazer um trabalho de investigação do que andar aos berros à toa.
9 Outubro, 2016 at 22:41
O José Hermano Saraiva da bola:
http://comquemsporting.blogspot.pt/2016/09/o-problema-dos-4-campeonatos-de.html
9 Outubro, 2016 at 22:50
http://recordesdabola.blogspot.pt/2007/05/campeonato-das-ligas-e-de-portugal.html
9 Outubro, 2016 at 22:52
E é claro.
Aliás, devemos sempre lutar por restabelecer a verdade, ainda por cima qd títulos nossos estão em causa.
9 Outubro, 2016 at 22:25
Alguém consegue confirmar se o próximo jogo de hóquei é dia 22 contra o Candelária às 16? Vi no “hoqueipatins.pt” mas não sei se está correcto.
Se sim, há o Tondela em Alvalade às 18:15.
Não daria para ser mais cedo? Era porreiro fazer os dois seguidos…
9 Outubro, 2016 at 22:28
E o andebol tb é às 18 no ladron… fucking calendar 🙂
9 Outubro, 2016 at 22:33
Essa é para ganhar!!!!
9 Outubro, 2016 at 22:43
Vai ser complicado… aliás, o mais difíci do fds.
Mesmo com as dificudades que o Petit costuma causar. Consta que desta vez não vem com autocarro, vêm os taxistas todos pós-manifestação.
9 Outubro, 2016 at 22:56
Rui Santos é um hipócrita…
9 Outubro, 2016 at 23:11
Lampião é sempre Lampião. +1!
9 Outubro, 2016 at 23:12
O Rui Santos não é lampião.
É sempre daquele que interessa.
9 Outubro, 2016 at 23:41
Ele hoje até vestiu gravata da cor…
SL