O Sporting entrou da melhor forma na Liga Sportzone, vencendo no terreno do Belenenses por expressivos 0-7. Os campeões nacionais de futsal estreiam-se assim com uma vitória sem contemplações frente a um adversário complicado, que tinha vencido de forma convincente nas duas primeiras jornadas da prova.
Os comandados de Nuno Dias entraram com vontade de mandar no jogo e chegar cedo à vantagem. O golo surgiu logo aos três minutos por Diogo, a demonstrar que roupa interior é com ele e a fazer passar a bola entre as pernas do guardião de belém. O segundo tento ficou a cargo de Fortino aos 16’, que bem encostadinho ao 2º poste e enquanto bebia uma jola só teve de aconchegar uma bola que ali lhe apareceu. Até ao intervalo ainda houve tempo para o menino da cantera Edgar Varela fazer o terceiro (18’), num lance em que mais uma vez o guarda-redes dos azuis precisa de ajuda para virar mais um galináceo.
Os verde e brancos continuaram concentrados, não se deixando deslumbrar pela vantagem alcançada no primeiro tempo e acabaram por fazer o quarto golo por Paulinho aos 25’, após Marcão decidir que estava na hora de correr uns metros para aquecer até ao meio campo contrário e fazer um passe que pedia ao colega para puxar a culatra atrás. O quinto chegou dos pezinhos do pequeno grande Deo aos 32’: o adversário foi à queima, ficou no chão à procura dos rins e Deo rematou para o fundo das redes sem qualquer hipótese de defesa. Até ao final do jogo João Matos (33’) e Djô (38’) corresponderam da melhor forma a dois passes no seguimento de lances de bola parada e fizeram assim os dois últimos golos da partida.
O Sporting soube afirmar neste jogo o porquê de ser o atual campeão nacional, superiorizando-se de forma categórica ao adversário. Nota-se já uma grande cumplicidade entre os jogadores leoninos, que construíram durante todo o encontro muitas e boas jogadas, com excelentes movimentações. Raramente os jogadores do Sporting perderam no um para um e mostraram que qualidade não falta para a revalidação do título nacional.
O Sporting tem ainda duas jornadas em atraso na liga Sportzone, devido à presença no Grupo 5 da Ronda Principal da UEFA Futsal Cup, na qual se qualificou apenas com vitórias. O primeiro desses jogos será disputado quarta-feira, frente ao Burinhosa, numa partida onde todos esperamos a conquista de mais uma vitória.
*às segundas, o Wolfish mostra os caninos para roubar o quadro táctico ao Nuno Dias e contar-nos tudo o que vai fazendo a nossa equipa de futsal
24 Outubro, 2016 at 7:21
Bom dia para a Familia da Tasca (é uma beleza poder saudar a Familia… ainda em vale de lençois)…
É um gosto ver já esta equipa a jogar…
Espero e desejo que rapidamente acerte todas as peças…
Para mais uma época de muitas alegrias…
Força Leões…!
Abr e SL
24 Outubro, 2016 at 7:38
O jogo passou em algum lado ou existiu repetição em deferido? Só vi o resumo.
24 Outubro, 2016 at 7:36
Tendo em conta como a secção de futsal trabalha, não há que duvidar da competência da mesma. Já se viu isso na UEFA, o jogo com o Belenenses foi mais do mesmo.
Não há muito que me preocupe internamente, porque os únicos que podem fazer frente ao futsal do Sporting é o autocarro do azeiteiro do Joel e os sarrafeiros lampiões que denominamos como jogadores do Carnide. No entanto, na época passada, o Sporting ganhou sete jogos e perdeu dois contra estes saloios o ano passado. Se fizerem o mesmo este ano pelo menos um título virá cá parar.
De qualquer das formas, não me conformo com a perda da Super Taça. Agora esses nojentos já têm mais duas que o Sporting. Aquele era o troféu que eu não queria que se deixasse escapar este ano. Logo a seguir vem a Taça de Portugal, que estamos também com menos uma. Por favor, não facilitar nessa altura. A Taça da Liga, era bom ganhar mas não é prioridade para mim. O que peço é o campeonato e a Taça de Portugal (e a Taça de Honra de Lisboa, porque o Carnide deve ter o número possível dessas, porque de honrados têm zero).
O dístico de campeão nacional das modalidades / futebol formação é bonito, bem melhor que a saloiada do dístico campeão nacional de futebol (nisso, fica bem nos peitos dos lampiões ou dos corruptos), mas detesto que seja posto ali no peito. Pensei nisto quando estive a ver os juniores e o resumo do futsal. Metiam ao lado por baixo da marca macron ou tipo braçadeira, muito melhor.
Quanto ás outras duas modalidades de pavilhão.
O Andebol teve a primeira derrota, mas mostraram capacidade e muita fibra, aliás só terminaram com um golo de desvantagem, e recuperaram de várias desvantagens de golos, algumas delas bem significativas. Acredito que se possa ganhar no Andebol, especialmente porque o Porco tem uma equipa já solidificada e na recta final vão ter muita carga devido à Champions, enquanto que o Sporting está ainda em construção e estará mais folgado lá para o fim do campeonato.
Quanto ao Hóquei, acho que ainda estão longe do Porco e do Beneficia. Vamos ver, é o primeiro ano do projecto do coordenador, mas especialmente do treinador. Ele trouxe muitas coisas interessantes para o jogo do Sporting como colectivo. Eu não percebo muito de hóquei, mas houve quem dissesse que havia ali coisas de hóquei no gelo. Por essa razão e porque gosto de ouvir falar nas flash, parece-me um treinador muito interessante, confio nele mesmo que ganhe bola este ano.
Vamos ver.
25 Outubro, 2016 at 19:20
No Andebol há que frisar duas questões:
1- Chegamos a ter 3 elementos em jogo (o redes, mais dois
de campo;
2- A incrível dualidade de critério disciplinar.
Foi um jogo espectacular, “de outro campeonato”, mas… com muitas falhas técnicas, algumas inconcebíveis em jogadores como os nossos.
24 Outubro, 2016 at 8:45
As modalidades este ano estão como não estavam à muito tempo, estão fortíssimas e com qualidade nos plantéis para ganhar as competições internas e sonhar com as europeias.
Mérito a que é devido neste caso !!
24 Outubro, 2016 at 9:31
É um orgulho ser do Sporting Clube de Portugal.
24 Outubro, 2016 at 9:58
ROFF é patrocinador fodido.
24 Outubro, 2016 at 10:13
Wolfish, desculpa-me o off-topic, mas preciso de comentar as incidências do final de semana:
1 – Preocupa-me seriamente que 90% dos ataques do SCP sejam feitos pelo Gelson. Toda a gente a passar-lhe a batata quente. Mais ninguém quer assumir a responsabilidade do jogo ofensivo da equipa. Aconteceu contra o Dortmund, Tondela, Real e por aí fora. A continuar assim o miúdo vai estourar.
2 – Preocupa-me observar que alguns dos nossos adversários andam a tentar mandar o Gelson para o estaleiro. Contra o Tondela foi visível por várias vezes tentativas claras de o tentar lesionar. O Karma é tão fodido que o tipo que lhe mordeu gravemente os calcanhares por duas vezes consecutivas tenha levado com uma bolada em cheio na tromba. Esse jogador parecia a reencarnação do Petit enquanto jogador da cacetada. Esse pitbull deve ter dado ordens explícitas para dar pau ao nosso Gelson. Já contra os alemães, e depois de ter revisto o jogo, o lateral tem uma entrada assassina sobre o nosso extremo.
3 – Digam o que disserem, mas no Sábado o JJ não se escapa da responsabilidade de termos perdido dois pontos. Muitos erros de casting no onze. Muita teimosia. Pouca inteligência na leitura do jogo. Laterais, Elias e Bryan… o costa-riquenho atravessa uma má fase, mas o mais grave é termos um jogador muito lento a fazer o corredor esquerdo do nosso ataque. O Marvin e o Galgo devem ser definitivamente encostados de modo a não voltarem a fazer merda. Quantos cruzamentos é que estes jogadores conseguiram sacar no passado Sábado?! Sobre o Castaignos: penso que aqueles minutos serviram para explicar as dúvidas que pairavam sobre a sua não utilização.
4 – Matheus Pereira: porque não joga? A fartura é assim tanta?
24 Outubro, 2016 at 10:16
Pavel Horváth:
“Ao contestarem JJ deixam de criticar João de Deus que já vai com 13 pontos em 18 possíveis na sempre competitiva II liga.”
Só falta aí um grande pormaior sobre o João de Deus: todos esses pontos foram conquistados tendo a equipa B como reforços Esgaio e principalmente o Matheus Pereira. É que indiscutível que há uma equipa B com o Matheus e outra sem ele. Penso que é um facto.
24 Outubro, 2016 at 10:21
Uma notinha sobre o jogo dos pastéis de Belém contra o boifica:
Porque razão o Ventura deixou de ser o titular? Que culpas teve ele para deixar de ser o titularíssimo? Sabeis que esse Joel é jogador do Man Utd? Provavelmente agenciado pelo Pimp Mendes?! Ou adorado do Special Bosta?
Topem o primeiro golo. Marcação do canto. O Joel está a meio da pequena-área. O puto, já por si é um gigante. Canto marcado. E que é que o puto faz? Ora, decide recuar para a linha de baliza, deixando-se fuzilar por um cabeceamento do grego, à figura.
Mas mais engraçado é o segundo golo. O puto parecia que estava algemado ao primeiro poste. Que puta de posicionamento. Inacreditável. Muito mal batido. Muito mesmo.
24 Outubro, 2016 at 10:23
Talvez tenhas razão nisso, mas não foi o Ventura que encaixou 5 na época passada do Carnide?
24 Outubro, 2016 at 10:27
Iep, numa equipa completamente adulterada, ao serviço do boifica.
24 Outubro, 2016 at 11:07
Os lampiões jogam simples e prático. E nem precisei de ver o jogo ontem.
Ao contrário do ano passado, onde tinham “eliseus”, “almeidas”, “samaris”… hoje jogam com Grimaldo, Semedo, Salvio e Cervi… mas em processos simples.
O mais engraçado é que nós temos o mestre e eles um brugesso. Bem, de engraçado isto não tem nada.
No ano passado, fruto dos vouchers e jogo da mala, o péssimo futebol deles não interferiu com a classificação, num campeonato onde jogámos muito à bola, onde batemos record de pontos, onde só falhámos num derby.
Neste momento, espero que nos foquemos muito mais na nossa casa e nos nossos problemas que no carnide.
Presidente, JJ e Saraiva… vou repetir:
“Neste momento, espero que nos foquemos muito mais na nossa casa e nos nossos problemas que no carnide.”
Se tiver de haver resposta, que haja. Mas para já… por favor… temos que tratar da nossa casa.
24 Outubro, 2016 at 11:11
Boa intervenção. A resposta tem de ser sobretudo em campo. E categórica.
24 Outubro, 2016 at 11:12
Brave… é verdade que o boifica está a jogar bem melhor que o ano passado. Ontem estavam cheios de gás. Fiquei admirado. Mas repara: este boifica jogou assim tão bem contra o 1º de Dezembro? Viste o jogo em Kiev? Muita sorte. Resultado enganador perante uma equipa que Champions fraquinha. Mas concordo.
24 Outubro, 2016 at 11:27
Repara, mesmo com auto golos e facilidades, esse jogo do 1º de Dezembro não é para mim exemplo.
Não estou a dizer que são uma máquina. Mas são bem mais simples de processos e criam imensas oportunidades de golo.
Isto não era assim no ano passado.
Temos de tratar de nós, voltar a ser em campo a equipa que sabemos que pode ser. Ainda há pouco tempo em Guimarães fizemos 70 minutos de luxo. Em Madrid excelente exibição.
Portanto, há qualidade. Mesmo os fracos laterais fizeram uma excelente ponta final no ano passado. Porquê? Pq havia dinâmica, havia um conjunto unido que nas falhas de uns sobressaíam outros.
JJ está lá para isso.
Se Dost não pressiona como SLI, se TEO não está, se Gelson não prenche o meio campo como o JM (e tantas vezes o vi neste jogo a vir ao meio…)… ele que mude o sistema e não seja casmurro. Adapte-se aos gajos que… mandou vir.
24 Outubro, 2016 at 10:33
+1!!
Tocas os pontos todos inclusive a questão da equipa B no post seguinte.
É hora dos jogadores e equipa técnica mostrarem de que fibra são feitos!
É hora do JJ baixar a bolinha perante os jogadores e reconhecer (internamente) que se excedeu quando disse era Ele que fazia a diferença independentemente dos jogadores.
Depois disso…. levou 3 lições de que se os jogadores não quiserem…. não há milagres com JJ nem com outro qualquer.
É preciso voltar a existir um Grupo e não o Treinador que é o Maior e o Grupo de Jogadores.
24 Outubro, 2016 at 10:21
Acredito numa boa época nas modalidades. No futebol… que haja, trabalho e juízo. SL
24 Outubro, 2016 at 10:32
Depois de olhar para o jogo de sábado, vê-se que a ausência do Adrien só veio destapar um problema que ele conseguia disfarçar…o meio campo está completamente desequilibrado e o factor de equilíbrio no ano passado, quando a equipa não tinha a bola, chamava-se João Mário.
Há jogadores que, para mim estão a jogar em posições que não são as suas. Pegando no Elias por exemplo, no Brasil jogava à frente dos 2 trincos, logo as suas responsabilidades defensivas não eram as mesmas de hoje e ele rendia muito mais. Aliás, se bem se recordam, na 1ª passagem do Elias por Alvalade, no seu melhor período por cá, jogava à frente do Rinaudo e do Schaars.
Sendo eu um mero “Vercauteren” de bancada, talvez com a entrada de outro médio possamos criar uma equipa mais coesa, seja Meli ou Paulista (quando recuperar), libertando Elias para outro tipo de funções mais ofensivas.
PS: Quanto aos laterais, está tudo dito, agora uma palavra para o Bryan…está em muito má forma, neste momento não faz a diferença nem a atacar nem a defender, gostava que Matheus tivesse algumas oportunidades.
24 Outubro, 2016 at 10:35
Onde estão as minhas maneiras…
Parabéns ao Paradise café
24 Outubro, 2016 at 10:37
Bryan há muito que não serve para um Sporting que se quer Campeão!
Bryan Ruiz tem uns pezinhos fantásticos e um inteligência acima da média enquanto futebolista, mas não tem pernas!! E não tem pernas há muito tempo….
Os falhanços escandalosos em Guimarães na época passada e em casa com os lampiões… acontecerem sempre numa fase adiantada do jogo, onde a falta de pernas é ainda mais notória!
Por isso… é hora de Bryan ir descansar para o banco!
É que se fosse apenas pelos pezinhos jogava o Pedro Barbosa, o Balakov e outros fantasistas que já tivemos!
24 Outubro, 2016 at 10:44
Completamente de acordo.
Falta de intensidade, demasiado perdulário.
Nesta altura parece-me mais uma fixação do JJ que outra coisa. Pergunta: O Matheus no flanco esquerdo não estaria a render muito mais que este BR apagado?
24 Outubro, 2016 at 10:53
Vasco, percebo que o JJ veja nele um jogador que pode sacar um coelho da cartola e que tacticamente saiba o que tem de fazer para ajudar a equipa, mas neste momento, precisamos de muito mais e não estando a jogar o que consegue, o banco será melhor opção.
24 Outubro, 2016 at 10:54
O problema é que no Sporting sempre se deu (na minha opinião) mais valor a quem esporadicamente saca uns coelhos da cartola, ou seja…. a nota artística, em vez de se dar valor ao pragmatismo.
Queres outro exemplo recente?
A “discussão” Slimani / Montero
Quanto à enorme diferença de valor entre ambos…. basta comparar para onde foram transferidos quando saíram do Sporting.
Bryan toda a vida foi um “artista” com a bola, mas convem lembrar que o Sporting o foi buscar à 2ª divisão inglesa e que as épocas douradas de Bryan aconteceram na Holanda, futebol onde as defesas são manteiga e qualquer “boneco” marca golos em barda.
24 Outubro, 2016 at 10:49
Ricardo, respeito a tua opinião mas não concordo com certos aspectos, não gosto de entrar naquela de não servir para um Sporting Campeão.
O pessoal lembra-se dos dois falhanços dele o ano passado, mas tende a esquecer-se dos jogos que ele ajudou e muito a resolver, seja com golos ou com assistências.
Hoje, não tem estado bem em vários capítulos e concordo contigo, possivelmente o banco seria a melhor opção, e tal como disse no meu comentário anterior, acho que não seria mal pensado ter mais um elemento no meio campo que ajude a estabilizar a equipa em detrimento do Bryan, o que implicava mudar o esquema táctico, ou então que entre Matheus a ver o que o puto pode fazer.
Outra coisa, que tenho de concordar com o nosso italiano do Tasco, a nossa criatividade é só Gelson e isto é preocupante. Se por um lado temos uma capacidade de explosão maior, por outro, faltam aqueles movimentos interiores do JM que ajudavam o William e o Adrien a agarrar aquele meio campo durante 90 minutos.
24 Outubro, 2016 at 10:49
Caro Green Oasis,
É muito acertada a sua observação quanto ao Elias.
Num esquema táctico onde no “meio do meio campo” só estão dois jogadores (sendo um deles o William Carvalho, cuja titularidade é indiscutível) o “outro” médio deverá ser sempre um jogador com grande intensidade, poder de choque e rapidez. Até para complementar as características do William. O Elias não tem nada disso.
Eventualmente (e como diz o Caro Tasqueiro) num esquema 4-3-3 o Elias sairia melhor potenciado, livre de grandes preocupações defensivas.
William / Paulista / Elias? William / Melli (que ainda nem jogou) / Elias? Arriscado estar agora a mudar, mas seria coisa a pensar…
Já quanto ao Bryan Ruiz (e como também diz o Caro Ricardo Coração de Leão) é realmente preocupante a sua falta de frescura física. O treinador já tentou colocá-lo a segundo avançado (posição onde não tem tanto desgaste), mas não resultou lá grande coisa…
Eu gosto muito do Ruiz, mas é um jogador que a partir dos 70 minutos “dá o berro”… Ir para o banco um ou dois jogos ajudaria?
Sendo que o Campbell é mais dotado para a ala direita, teríamos o Bruno César (que não “dá” ao jogo o que o BR dá) e o… Matheus? Não estou a ver o treinador a dar a titularidade a um jogador que mandou para a equipe B…
SL
24 Outubro, 2016 at 11:03
Livramento,
Estou em sintonia consigo, alguma coisa tem de ser mudada porque o plano de jogo não está a funcionar. A nossa margem de erro, neste momento, é zero, no entanto, deixar as coisas como estão, não sei até que ponto não será um risco maior do que arriscar num plano de jogo diferente.
Toda a equipa, toda ela, está muito mais exposta defensivamente este ano do que estava há um ano atrás, urge encontrar soluções, pouco importa falar que precisamos de laterais em Janeiro, porque daqui até Janeiro falta muito tempo. Há opções dentro do plantel, pessoalmente faz-me sentido que as usemos, se resolverão os nossos problemas? Não sei, teremos de esperar para ver…
24 Outubro, 2016 at 11:16
Caro Green Oasis,
Quanto à defesa (actualmente a pior defesa nos últimos 11 anos, no que a golos sofridos toca), alguns comentários:
– Temos dois centrais titulares muito bons; mas se jogamos com o Elias a “oito” o William fica demasiado exposto, não chega para todas as encomendas e ficamos vulneráveis no “centro” do meio campo. Quer o Coates quer o William Carvalho não são rápidos, o que vem aumentar o perigo defensivo;
– Na lateral direita tem-se apostado muito no Schelotto, mas sem grandes resultados. Eu sempre preferi o João Pereira (se bem que a diferença entre ambos não é muito grande). Tem mais intensidade e é mais “matreiro”. Deveria voltar ao “onze”, uma vez que a outra alternativa é o Esgaio, e muito sinceramente não me parece ter qualidade suficiente para ser titular a lateral direito no SCP;
– Na lateral esquerda é que, quanto a mim, reside o problema: o Zegelaar é fraco, e já desisti de esperar que o Jefferson volte ao nível de há 3 épocas atrás. Até Janeiro (mercado) só vejo como alternativa o Bruno César.
Isto para dizer que, na minha humilde opinião de “treinador de bancada”, deveria apostar-se em qualquer coisa como João Pereira / Coates / Semedo / Bruno César / William Carvalho /Paulista? Melli?
SL
24 Outubro, 2016 at 11:32
Concordo,
Em relação ao elementos de meio campo, colocava Elias no lugar de Paulista visto que está lesionado, mas uma vez que esteja em condições acho que é opção válida para o 11.
O meio campo tem de ter 3 elementos, neste momento parece-me a opção mais ajustada e que permite maior equilíbrio à equipa, de forma a estancar a grande maioria das acções ofensivas contrárias.
25 Outubro, 2016 at 19:30
Penso que Matheus está na B para ganhar ritmo, por um lado e para por ordem naquela equipa, por outro.
24 Outubro, 2016 at 10:55
Não temos substituto para o Adrien, não temos substituto para o William e não temos substituto para o Gelson….
Ainda sobre o Gelson, dois pontos:
1º O nosso capitão de serviço tem de «proteger» o nosso extremo perante a canalhice a que tem sido sujeito pelos adversários. Cabe ao capitão se virar para os infractores e pedir-lhes respeito, ou mandá-los para o caralho. “Voltas a tocar no miúdo desta forma e juro que sais daqui num oito”. Algo assim…
2º Está na hora – porque já se faz tarde – de pagar ao Gelson um salário minimamente condizente com a sua qualidade e profissionalismo. Não quero voltar a ler cenas na imprensa (internacional inclusivamente) que o Gelson é um jogagor que recebe uma ninharia.
24 Outubro, 2016 at 11:02
Evidente!
Sendo que caso do Gelson Martins…. a jogar da forma que está a jogar…. escusado será dizer que cada mês que passa…. o valor para a renovação vai subindo…..
Por muito amor que tenha ao Sporting…. o “puto” é profissional…. e se é ele que “puxa” a equipa então tem que estar no grupo dos que recebem mais.
24 Outubro, 2016 at 11:09
Sem dúvida.
24 Outubro, 2016 at 11:17
E se demoram muito…. depois quando o Puto não quiser renovar…. porque entretanto orientou a vida dele…. escusam de lhe chamar “mercenário” e afins.
É altura de lembrar que os jogadores são Pessoas e por isso têm que ser tratados como pessoas.
A meritocracia tem que ser uma realidade no Sporting!
E se assim for…a renovação ontem já era tarde!
24 Outubro, 2016 at 11:25
Não imaginas como me custa saber que o Gelson é pago ao nível de muitos cêpos que jogam em equipas de segunda linha da nossa liga. Detesto a exploração a que as pessoas são sujeitas em qualquer tipo de área profissional.
24 Outubro, 2016 at 11:28
És cá dos meus!!
Gelson Martins tinha que ter começado a época com contrato revisto em alta.
Era mais que merecido, pois na época passada deu sinais claro que esta época ia ser a da “explosão”
E escusado será dizer que se a renovação tivesse acontecido no defeso teria sido feita por valores inferiores aos que possam estar a ser falados, porque o estatuto actual de Gelson é claramente diferente ao que tinha no defeso.
24 Outubro, 2016 at 11:14
De Fran, não termos substitutos que façam o mesmo que pelo menos Adrien ou William, é algo normal para a realidade de um clube português. Opções válidas que entrem num 11 em caso de necessidade, custam muito guito para comprar e para sustentar ao longo de uma época.
Mas como diz o Ricardo, estas diferenças de qualidade deveriam notar-se mais em jogos europeus, do que em jogos com Tondelas e afins.
Quanto ao Gelson…eh pa ontem já era tarde em o colocarem ao nível dos mais bem pagos, senão em Janeiro corremos o risco do puto querer ir jogar futebol para outro lado, merece qualquer esforço.
24 Outubro, 2016 at 11:15
Eu sei que não é fácil encontrar substitutos para estes jogadores, pois são jogadores de topo.
24 Outubro, 2016 at 10:54
Em relação ao futsal estou +- descansado, apesar de achar a perda da supertaça um amu inicio.
Quanto ao futebol:
Os primeiros sinais vieram logo na pré-época, assobiou-se para o lado (era o cansaço, jogadores novos, a perder era nessa altura, os Europeus de férias…)
Depois Rio Ave! Numa tremenda falta de profissionalismo de um treinador cheio de bazófia.
Seguiu-se guimaraes e agora tondela…sempre da mesma forma, sempre os mesmos a falharem, sempre com total inépcia de quem devia comandar a equipa.
Eu n sei o que se passa, mas que não é normal…isso não é.
Agora é tempo de justificar os milhoes que ganha…senão pode ir para o Cara***nho!!
24 Outubro, 2016 at 10:59
Só mais uma “nota”…
Adrien é o “cimento” que cola todo Futebol do Sporting e aceito que com um Dortmund se sinta a falta do Adrien, mas em casa com o Tondela…. um 11 formado por jogadores do Plantel principal do Sporting tem que ganhar!
Ou sendo simpático…. pode não ganhar tendo um azar brutal, mas sempre massacrando o Tondela!
24 Outubro, 2016 at 11:04
Sábado foi mau demais. Não repitam por favor. O problema é que estamos em Outubro e já somos os campeões nacionais de borlas: Vila do Conde (vergonhoso), Guimarães (mesmo com golo ilegal, aqueles 15 minutos finais…) e Tondela (todos conhecem o Petit, sabem que na época passada nos roubou 4 pontos por duas equipas diferentes e sempre a jogar da mesma maneira e fazem uma merda destas)? É assim que justificam o esforço dos adeptos, os balúrdios que ganham e tudo o resto? Atinem de uma vez por todas que estamos fartos de ver o Carnide ganhar. Hoje podemos ficar em 4 lugar. Espero bem que percebam que isto assim não dá e não se admite, num ano de grande investimento. SL
24 Outubro, 2016 at 11:06
O futsal está no bom caminho, assim como a maioria das restantes modalidades que em breve serão brindadas com o novo pavilhão. O Wolfish que me desculpe por mais um off-topic, mas a minha preocupação centra-se no nosso futebol.
Tenho tentado perceber o que se passa e quanto a mim muitos dos problemas têm a ver com falta de atitute, entrega e raça dos nossos jogadores. E porquê? Porque eles não têm fibra? Não me parece. Falando “curto e grosso” parece-me a mim que o grupo não reagiu bem às declarações de JJ após o jogo de Madrid. O grupo está farta das constantes declarações de JJ em que ele é que é bom e os jogadores é ele que os faz. JJ terá perdido o controlo do grupo e agora tem de o reconquistar. Tem de ser mais humilde e menos fanfarrão.
Este será o principal problema, mas depois existem outros:
a) Não temos um 2º ponta de lança capaz de formar dupla com Bas Dost. Afinal quem é o 2º ponta de lança? André, Markovic, Alan Ruiz? JJ anda completamente aos papeis e pior do que isso, nenhum dos 3 tem mostrado competência para uma posição tão importante como esta.
b) Além de Bas Dost, tantos reforços comprados e não vejo ninguém de valor inegável para ser titular. Alan Ruiz custou 8 milhões de euros!!! E não é titular e não joga a LC porque não tem intensidade? Foda-se mas o que é isto? Para isso tinhamos ido buscar um Lima à China! E Meli? Também não pode jogar?
c) Insistência nas fixações de JJ: Bryan Ruiz nesta altura não tem lugar no 11. Meta um Matheus por exemplo para dar velocidade ao corredor esquerdo.
d) Defesas laterais fracos que enquanto Slimani, Adrien e JM lá estavam disfarçava muita coisa. Slimani e JM já não os temos e eram 2 jogadores que defendiam muito bem e se a isso juntarmos a ausencia de Adrien diria que se abrem auto-estradas para estes defesas laterais serem sempre comidos.
Nada está perdido. O primeiro passo é voltar a reconquistar o grupo. E esse trabalho tem de ser feito por JJ, tem de mudar de atitude e dar menos valor a ele e mais aos jogadores. O segundo passo será deixar de lado as fixações e apostar nos jogadores certos nos lugares certos. O terceiro passo será contratar bem em Janeiro: defesas laterais e se continuarmos sem 2º avançado temos de ir buscar um bom 2º avançado.
24 Outubro, 2016 at 11:11
Eu colocava o Ruiz atrás do Dost, a pautar o jogo de ataque.
Com a saída de JM e com a entrada de um fantástico Gelson, o meio campo ficou desequilibrado. Bryan não tem pernas, mas pode prefeitamente recurar um pouco sem bola para marcar o 6 deles e depois… depois é usar a sua inteligência para abrir espaços.
Penso que mais tarde isto será feito pelo Alan Ruiz. I believe so…
Assim, abre-se um espaço na esquerda (ou direita em trocas com Gelson) para um Matheus, Markovic ou Campbell.
24 Outubro, 2016 at 11:15
É um facto que os Laterais estão longe de serem fantásticos, mas são os mesmo da época passada, onde deram conta do recado.
E também é um facto que o B. Ruiz está todo roto, tal como é um facto que o Alan Ruiz ainda não mostrou nada…. MAS….
Também é um facto que foi assim que demos festival no Bernabeu, faltando um danoninho para se ganhar lá, tal como foi um facto que em Guimarães demos um recital durante 75 minutos e grande parte já sem Adrien.
O problema foram as declarações pós- Madrid do JJ do género:
—> Quem faz a diferença sou Eu, independentemente dos jogadores
Agora cada um de Nós que se meta na pele dos jogadores e pense se gostava de ouvir isto, em que basicamente o JJ diz que os jogadores não interessam para nada e que a equipa ganha única e exclusivamente por causa do JJ.
Se fosse comigo eu não gostava e dar-lhe-ia uma lição até ele baixar a bolinha!
E parece-me que é isso que está a acontecer….
24 Outubro, 2016 at 11:21
Nem mais Ricardo.
Esta equipa já mostrou que sabe jogar (e muito) futebol. Apesar das lacunas ja detetadas quando esta equipa se quer entregar ao jogo consegue bater-se com qualquer adversário.
O problema é que nesta altura a equipa não está concentrada no jogo. A equipa está ainda ressentida com o seu lider e se calhar quis-lhe dar um banho de humildade.
Se calhar muitos pensaram assim:
“nós que nos andamos aqui a esfolar e depois vem este gajo dizer que ele é que faz a diferença toda e não são os jogadores. Então agora não vou dar o litro que é para veres o que é bom para ti”
24 Outubro, 2016 at 11:25
E atenção que nem sequer coloco a hipótese de saída do JJ!!!
JJ é um treinador do caralho e duvido que se consiga ter um treinador superior a nível mundial (até porque há poucos), mas este egocentrismo que não é novidade e que já sabíamos que fazia parte do package preciso de ser “domado”!
24 Outubro, 2016 at 11:28
Nem eu!
Deixa lá estar o JJ onde está, espero ainda vir a ter muitas alegrias com ele.
24 Outubro, 2016 at 11:32
Só um louco pensaria que a saída do JJ seria a solução.
Estamos na 8º jornada, tudo em aberto. Há tanto campeonato…
Não vamos entrar agora numa crise porque empatámos com o Tondela. Calma, foda-se…
Mas não podemos (como vi aqui alguns fazerem) fazer de conta que não se passa nada e está tudo bem. Aliás, há quantos jogos (diria meses ou até anos) que a equipa não era brindada em casa com uma assobiadela no final?
Nem me lembro…
E se isso não é um sinal para Bruno e JJ, se apesar disso acharem que está tudo bem… então estamos fodidos.
24 Outubro, 2016 at 11:44
A verdade é que a nossa margem de manobra já não é muita daqui para a frente, isto apesar de faltar muito campeonato. Estamos a precisar de estabilizar as nossas exibições e emoções, neste momento o porto está melhor que nós e apesar de não ter grande equipa, tem lá uma série de miúdos de boa bola e com vontade de se afirmarem.
Nada está perdido, o momento é de reflexão interna e de encontrar soluções, é um momento difícil, mas não é a entrar em desespero que as damos a volta à situação.
24 Outubro, 2016 at 11:22
Ricardo, esquece o jogo de Madrid.
Não só o JJ programou os treinos (componente física e etc) para chegar ao Bernabeu no pico da intensidade, como a motivação os jogadores (os do Sporting e os do Real) teve muita influência.
O mais difícil é manter 25 jogadores focados num objectivo durante 11 meses, é aí que estamos a falhar.
E estamos a falhar em Outubro… porquê?
No campeonato anterior conseguimos 9 vitórias consecutivas depois do anti-clímax que foi a derrota com o slb em casa… e agora no terceiro mês de competição instala-se o caos? Como explicar isto? São só aspectos técnicos e tácticos?
Sobre o Bryan, há quanto tempo andamos a dizer que está todo roto?
24 Outubro, 2016 at 11:33
E na tua opinião quais são os motivos para a equipa estar a produzir muitíssimo menos do que pode e sabe?
24 Outubro, 2016 at 12:04
A responsabilidade é do treinador. Motivos? Também gostava de os conhecer. Mas em casa com o Tondela não pode ser só o Adrien.
24 Outubro, 2016 at 11:17
Vendo que isto já foi parar ao futebol de 11. Uma vez que o futsal está como sempre, Bem!
Depois de ver tanta barbaridade dita por aqui nos últimos dias centremo-nos em discussões mais informadas deixo alguns links roubados de um bom blog sobre futebol onde nem sempre concordo com as análises mas estas são exactamente o que penso sobre o assunto do momento.
Falta de qualidade dos centrais / laterais na construção, incapazes de meter a bola no espaço interior, conduzir e enquadrar sem fugir para a lateral.
http://www.lateralesquerdo.com/pt_PT/2016/10/22/sem-dinamica-sporting-bloqueado/
Decisão pobre/sofrível de vários jogadores do SCP (problema que já vem do passado e muito disfarçado na segunda metade da época passada por TEO, Bryan e João Mário).
http://www.lateralesquerdo.com/pt_PT/2016/10/23/os-malfadados-cruzamentos-decisao-padronizada-ou-contexto/
JJ é um grande treinador, conhece estas questões todas de traz para a frente.
Tem no entanto um problema grave é quase tão mau a perceber as características de um jogador para conseguir fazer o que lhe quer ensinar como é bom a definir a ideia de jogo e a ajudar o jogador a evoluir.
24 Outubro, 2016 at 11:24
O Bryan é dos jogadores que mais bolas entrega ao adversário.
24 Outubro, 2016 at 11:31
E isso acontece porque o físico não tem o andamento que é necessário.
Volto a dizer que se fosse apenas o talento…. íamos buscar o Balakov para jogar agora, pois os pezinhos continuam a saber o mesmo! A parte física é que já se foi…
24 Outubro, 2016 at 11:17
E já agora … excelente post do Wolfish.
24 Outubro, 2016 at 11:21
E já agora… Futsal …só mesmo para dizer que o meu desejo é que Todos os sectores do clube atinjam o nível de competência e profissionalismo que o Futsal revela há muitos anos!
Não se ganha sempre, até porque não jogamos sozinhos e não há equipas imbatíveis, mas tenho sempre a certeza que se fez tudo o que era possível com a máxima competência e profissionalismo!
24 Outubro, 2016 at 11:22
Mais umas coisinhas:
Eu acredito que após o desaire de Sábado haja um discurso do JJ para dentro e outro para fora, MAS: custou-me imenso ouvi-lo a dizer que tínhamos feito uma boa primeira parte!
Outra coisa, é verdade que o Tondela queimou vários minutos. Mas não podemos nos queixar desse anti-jogo quando andamos a jogar a passo durante a maior parte do jogo.
De qualquer forma, não podemos desanimar. Temos de ser positivos. Temos de continuar a apoiar a equipa. Não adianta pedir a cabeça do JJ, até que mandá-lo embora nos custaria uma pipa de massa. Só há um caminho: apoiar o SCP!
24 Outubro, 2016 at 11:22
Os meus parabéns ao tasqueiro Paradise Café! Abraço e SL!
24 Outubro, 2016 at 11:34
Paradise Café, o melhor jogo de sempre no spectrum.
24 Outubro, 2016 at 11:30
Futsal vai ser disto, uns treinos enquanto não chega a ronda de Elite, dois jogos a sério frente ao slbê, só para lhes baixar a garimpa e garantir o factor casa, mais o braga Universitário que é complicado.
No playoff é que se joga a sério, por isso é ir rodando, entrosando os novos jogadores, e esperar que ninguém chegue lesionado/cansado à fase decisiva.
Quem foram os “estrangeiros”? Marcao, Fortino, Diogo…
24 Outubro, 2016 at 11:32
Ahhhhhh…. e que bom jogo fez o Ricardo Esgaio. Jogou a «extremo» se não estou em erro. Incrível como o puto sempre mereceu a titularidade de muitos treinadores das camadas jovens da nossa selecção.
Eu sou Leão de coração, se eu estivesse no lugar do Esgaio, virava-me para o presidente e dizia-lhe o seguinte:
“Presidente, você sabe o quanto amo este clube, mas por favor… eu não posso continuar nesta situação. Custa-me muito dizer isto: mas deixe-me sair. Preciso de jogar. Tenho ambições. O mister está a cagar-se para mim… e eu não aceito isto. Liberte-me presidente… custa-me imenso….”
24 Outubro, 2016 at 11:35
Viram o Esgaio, quando o Matheus Pereira foi agredido, a pedir justificações ao agressor do Leixões?! Ahhhhhh pois é! O Esgaio sente o clube. Tem o ADN de Leão. Adora os colegas com quem joga há muito desde pequeno….
Tb reparei no visionamente do SCP vs Dortmund que quando o Gelson foi alvo de uma entrada assassina do lateral alemão, o miúdo saltou de imediato do banco, enraivecido por aquela entrada…. revoltado…. com vontade de foder o alemão à dentada.
Eu gosto deste tipo de atitude. É de quem ama o clube. É de quem adora os colegas.
24 Outubro, 2016 at 11:35
Isto hoje estamos a concordar muito!!
Esgaio é outro!!
Ou se aposta no puto que já tem 23 anos…. ou então é deixá-lo ir à vidinha dele!
24 Outubro, 2016 at 11:42
Tiveram de o segurar para evitar que ele se chegasse ao agressor… isto diz muito da personalidade de um jogador.
24 Outubro, 2016 at 11:43
Grandes combinações entre ele e Matheus
24 Outubro, 2016 at 11:34
Para mim tudo se tornou claro depois de ler isto, e o que li hoje, o Adolfo Sapinho que me perdoe mas vale a pena ler
“Adolfo Sapinho
23 Outubro, 2016 at 17:04
Responder
Para mim a conclusão é bastante evidente. JJ está demasiado refém do seu famoso 4-4-2. A verdade é que esse sistema exige um 8 muito bom, com muita disponibilidade física, e infelizmente só há um desses no nosso plantel, Adrien.
Com Adrien lesionado, jogar em 4-4-2, é como jogar com um a menos. Espero JJ, depois destes jogos, perceba isso. De que adianta ter 2 avançados, se a bola raramente chega à última linha, ainda por cima expondo William a qualquer perda de bola?
Reparem que todas as equipas do JJ no slb tiveram sempre um 8 com muita disponibilidade física (witsel, enzo, etc). Aliás, o slb do ano passado só começou a engrenar quando mudou para 4-4-2 e apareceu um 8 chamado Renato Sanches.
Acho que Jesus tem dificuldade em mudar um sistema que tão bem lhe correu, mas o plantel actual do Sporting, infelizmente, não lhe dá as garantias que ele quase sempre teve para utilizar esse sistema. E convenhamos, é muito injusto que a competência de uma equipa recaia toda sobre um único jogador, mas é precisamente isso que Jesus está, com esta insistência, a criar sobre Adrien. E confesso que temo o resultado… Não há super homens!
Penso, pois, que JJ tem pela frente o maior desafio da sua carreira – mudar o sistema táctico para um 4-3-3 ou 4-5-1, voltando ao 4-4-2 apenas é só quando Adrien estiver a 100%.
Tenho quase a certeza que Elias renderá muito mais não tendo sobre si o encargo absoluto de fazer as transições ofensivas e defensivas no corredor central.
Pelo que tenho visto dos jogadores, um sistema com William a pivot defensivo e Elias e Bruno César mais à frente como médios interiores, com Gelson numa ala e Ruiz / Markovic / Campbell noutra e Dost no centro, dará actualmente muitas mais garantias do que o modelo actual.
Até podemos não ser tão eficazes, mas não tenho dúvidas que os cruzamentos perigosos para a área aumentariam e que a equipa deixava de estar tão exposta a contra ataques como tem estado.
Preferem criar 6 boas oportunidades por jogo e marcar um golo ou criar o dobro e marcar na mesma um só golo? Eu prefiro a segunda, pois embora o resultado seja o mesmo em termos ofensivos, e exista mais ineficácia, significa também que a outra equipa esteve mais tempo sob pressão, restando-lhe menos tempo para acções ofensivas. Ou seja, a ténue diferença entre mais probabilidades de 1-1 VS mais probabilidades de 1-0, mas que vale muitos pontos e até campeonatos…
SL “
24 Outubro, 2016 at 11:39
“Tenho quase a certeza que Elias renderá muito mais não tendo sobre si o encargo absoluto de fazer as transições ofensivas e defensivas no corredor central”
Honestamente, o gajo vai render muito mais qd o Adrien voltar. No banco.
Aliás, na Madeira preparem-se para jogar BC no seu lugar.
24 Outubro, 2016 at 11:40
E há que ter plano B!
Se a coisa não estava a funcionar….era começar com o chuveirinho mais cedo!
Era bonito? Não!
Mas porra…. com Dost na área não se arranjavam 2 ou 3 lances que poderiam dar golo à custa do chuveirinho?
É que bastavam 2 ou 3 falhas do Tondela e estavam 2 / 3 golos!
Um grande Equipa também é aquela que percebe quando está em dia Não e que “jogando futebol” a coisa não funciona e que acaba por ter a capacidade de ganhar jogos jogando feio!
24 Outubro, 2016 at 11:53
Continuo a achar piada a estes delirios.
Elias não foi, não é nem será solução para nada…é um gajo bom para jogar no país dele a 5 á hora. PONTO!!
Naõ aprendemos na primeira passagem, ainda fomos cometer o erro de o ir buscar novamente.
24 Outubro, 2016 at 11:57
Elias não serve , não serviu nem nunca servirá para o Sporting. Ponto final.
24 Outubro, 2016 at 12:02
F O D A – S E
Vocês não têm respeito nenhum por um post de Futsal.
24 Outubro, 2016 at 13:51
Óhhhh Cherba emenda aí o meu comentário para F O D @ – S E, para evitar que tasqueiros mais sensíveis, tenham de meter tampões nos ouvidos.
24 Outubro, 2016 at 12:05
Fosse o futebol profissional do Sporting aquilo que é o futsal e então hoje seriamos um clube campeão.
Aliás também para as restantes modalidades o futsal é um exemplo.
De louvar o esforço que o Bruno de Carvalho tem feito para fazer do Sporting um clube liderante em qualquer modalidade tendo feito para isso grandes investimentos.
Não nos podemos esquecer do era o Sporting há 3 anos e naquilo que hoje se está a transformar.
No andebol as coisas na minha perspectiva não correram bem pois perdeu-se no Dragão Caixa.
Já aqui tinha escrito que se era verdade que o Sporting contratou grandes reforços também o Porto o fez mesmo tendo melhor equipa em relação a nós a época passada.Vai ser um campenato muito disputado até ao fim.
No hóquei também houve a entrada de vários hóquistas o que melhorou bastante a qualidade da equipa.O Sporting esta época já venceu o Porto e o Benfica.
No atletismo mais uma grande contratação,Nelson Évora.Contratação dois ou três em um,contratamos um medalhado olímpico,deixamos mais fraco um adversário directo e vingamos quem fez de nós gato sapato no tempo do Godinho.
Nessa altura não vi ou ouvi indignação da forma cobarde e porca que os lampiões contrataram os nossos atletas nem o Sporting ameaçou com o fecho do atletismo.
Futebol profissional.Mal muito mal,se as contratações vieram todas com o aval do JJ ainda pior.Exige-se muito mais e melhor ou também o departamento de scouting do Sporting está também a trabalhar mal.
Praticamente não há reforços,e o melhor Bas Dost,tem características que não encaixam da forma que o JJ põe a equipa a jogar.
André é miserável.Vejam a diferença do Teo para ele.Teo segurava a bola e o defesa, André nem a vê.O Teo era uma apoio ao Slimani,o André não existe em campo.
Slimani massacrava uma defesa e ainda marcava golos.O Bas Dost é um jogador mais posicional,de área.As bolas não lhe chegam e golos ?népia.
Elias ?,bom toque de bola e fica por aí.Não é um recuperador de bolas,falta-lhe agressividade e pragmatismo.
Alan Ruiz,nem comento.Meu Deus do céunão digo que é mau que é bom,só digo que muito pouco rendimento para o investimento feito.
Sendo assim das duas uma,ou os jogadores são fracos ou então o treinador não está a aproveitar as suas qualidades.
Espero sinceramente e muito depressa que o JJ começe a justificar muito mais o salário milionário que aufere no Sporting e dê a mim e aos milhares de sportinguistas por esse país um raio de esperança de que pelo menos há oitava jornada ainda temos uma palavra a dizer no campeonato !…
24 Outubro, 2016 at 12:10
Bom dia. Ausente por motivos familiares sérios, saúdo o Wolfish pela explanação do tema mas, particularmente, o tom cordato das intervenções sobre o Futebol, nas quais me revejo na sua maioria.
Até breve, Sporting sempre.
SL
24 Outubro, 2016 at 14:12
Infelizmente não tive a oportunidade de ver o nosso jogo de futsal, mas pela crónica do Wolfish fiquei com a impressão que foi canja. Outra coisa não seria de esperar. Se não houver intervenção divina, ou intervenção dos bois do apito, penso que temos tudo para nos sagrarmos campeões de forma categórica.
Gostei da crónica 🙂 keep going.
24 Outubro, 2016 at 17:53
7-0 excelente resultado!!! Marcar muitos e muito importante não sofrer golos…
Onde é que viste o jogo? Há limitações de estrangeiros certo? Quem é que ficou de fora?
Não esquecer que quarta-feira jogamos em casa… Quem puder que vá apoiar!