No Sábado passado fui jantar sem fome. Estava já cheio. Não é que na barriga tivesse alguma coisa que pudesse dar essa sensação, mas a nervoseira de ver o meu Sporting fazer um dos piores jogos que tenho memória frente a um adversário que de futebol conhece apenas a expressão “bem fechadinhos lá atrás” encheu-me o estômago de raiva.
Sentei-me à mesa e fiz o favor ao resto do agregado familiar de fingir que estava muito feliz de partilhar aquela refeição, de estarmos num sábado a aproveitar de um belo repasto, mas ao invés de serem emoções reais não passavam de réstias de bom senso, tudo na minha cabeça transbordava de imagens de jogadores do Sporting completamente em pânico a chutarem a bola sem critério a reduzirem-se a imagens de atletas amadores e não os tais craques que estiveram a um livre mal assinalado de vencer no Barnabéu.
A minha raiva não impediu a ingestão de alimentos, nem sequer de participar nos diálogos que se foram criando entre uma garfada e outra, ao longo dos anos que se foram passando na minha vida curricular de sportinguista desenvolvi uma capacidade admirável de fazer várias coisas com sintomas físicos e psicológicos de depressão aguda passageira. Consigo fazer tudo depois de um mau resultado do Sporting, mas faço-o recorrendo a todas as reservas de “happy thoughts” que tenho, esgotando o reservatório de “isto vai acabar por correr bem” até ao ponto que ter de reflectir muitas vezes se não seria mais feliz se não gostasse de “bola” e vivesse como muitas pessoas que acordam para o fenómeno desportivo 10 minutos antes de entenderem que a sua equipa remotamente favorita vai perder ou ganhar um título.
Esta paixão, eu gosto de pensar que é paixão mas há muitos indícios de obsessão, tem a especial condição de ser das coisas menos importantes da minha vida que mais me afecta o estado de espírito. Vou dar-vos um exemplo concreto. O Sporting vai a Manchester jogar com o City a decisão de uma eliminatória da Liga Europa, as hipóteses de passar são remotas e mesmo a vantagem magra de 1-0 parece nadas olhando para a constelação de estrelas dos ingleses. A minutos do fim do jogo, o Sporting miraculosamente está em posição de vantagem, mas apenas a um golo de ser eliminado. Eu estou com o carro estacionado à porta de um familiar a quem prometi emprestar uma mala de viagem. O familiar teria de esperar o fim do jogo e eu estou juntamente com 4 ou 5 doentes como eu, especado à frente de um vidro de um restaurante, onde no seu interior, a 10 metros de distância estão a passar as imagens do jogo.
Segundos antes do apito final o City quase marca e nesse preciso momento uma viatura rasa o meu carro e atira o meu espelho para o meio da estrada. Algo dentro do meu cérebro entrou em overheating, devo atender a um prejuízo financeiro ou continuar a seguir o sofrimento no ecrã? O dever deveria ter falado mais alto, mas mais não consegui fazer do que convidar o condutor autor do “sinistro” a descolar-se a uma posição no passeio onde pudesse estar a falar com ele e pelo topo do seu ombro, continuar a seguir as imagens. Fim do jogo. Uma bomba de felicidade explode dentro de mim, mas ao mesmo tempo tenho de dirigir um ar de zangadíssimo ao Fittipaldi (que ainda por cima era lampião). A dimensão do infortúnio de algo que tinha expressão real na minha vida era desprezível comparado com a felicidade de um acontecimento a milhares de quilómetros, que nada traria de bom ao mau ao seguimento do meu dia-a-dia. É este o paradoxo.
O jantar termina e ainda há tempo para mais umas brincadeiras com o puto. A hora de deitar é largamente ultrapassada aos sábados e a infracção tem a cumplicidade de ser absolutamente livre. Depois de aberto o tabuleiro de um jogo, é preciso escolher a cor do pino que nos fará avançar num jogo da glória que costuma estar reservada à “glória” de inventar novas regras (daquelas que só uma criança ou um membro do Conselho de Justiça da Liga têm o atrevimento de criar), mas como dizia, na hora de escolher a cor do pino e como não existem dois verdes há sempre aquele momento em que um de nós terá de ceder.
Como a neura desportiva ainda bate forte, ofereço-me para escolher o amarelo. O meu filho responde-me: “na escola às vezes também tenho de escolher outras cores nos jogos papá”. “Ah sim…” respondo e quando me preparava para continuar a coisa o puto dá-me a estocada final: “É que somos muitos do Sporting. Só o “não sei quantos” e o “não sei o quê” é que são do Benfica”. Aquilo suscitou-me dúvidas e tentei usar o “limpa tangas de crianças”, surpreendentemente a informação passou os 3 níveis de armadilhas e tomei nota mental do assunto para esclarecer mais tarde, se possível.
Ontem, em diálogo com a educadora da sala, assim como quem não quer a coisa, enchi-me de atrevimento e no meio de coisas realmente importantes como alimentação e comportamento fiz full speed na tontice e perguntei: “Só por curiosidade e porque me interessa o tema, o meu filho diz-me que aqui na turma são quase todos do Sporting, isso é verdade?”. A resposta deflagrou mais uma bomba de felicidade interna, acreditem ou não, tão grande como a tal do City em frente ao vidro do restaurante. “Engraçado não é? Sim, só uma menina e um dos meninos são do Benfica…eu também achei estranho, mas é mesmo assim”. Não continuei o assunto, mas o regresso a casa foi feito a contemplar o contraste da minha infância com a do meu puto. Eu era 1 dos 4 ou 5 leões no meio de 20 ou 25 benfiquistas… o meu filho é 1 dos 19 ou 20 sportinguistas no meio de 24 ou 25 miúdos.
E este ponto foi o fim de mais uma curta depressão. Durou 3 dias. Por pior que me “estrague” passa sempre.
*às quartas, o Leão de Plástico passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca
26 Outubro, 2016 at 20:28
Estamos a crescer e isso está a fazer tremer muita gente.
Como é que um clube que não ganha campeonatos há anos e só ganha umas taças de quando em vez, mantém esta perseverança, esta pujança e a tendência é sempre para crescer. Imaginem se ganharmos títulos com frequência… ninguém parará o gigante.
26 Outubro, 2016 at 22:29
Caro Pavel Horvath,
Por favor não me fale do “fazer tremer muita gente”. Já todos sabemos no que essa basófia deu o ano passado.
Termos crescido em número de sócios, em assistências em Alvalade, etc., só demonstra que os Sportinguistas acreditam nesta Direcção e neste projecto, e que o apoiam como em outros anos não o fariam.
E este movimento, digamos, “ascendente” é óptimo. Ainda por cima conjugado com aposta clara no reforço do futebol, andebol, hóquei, etc..
Agora, temos que ter a humildade de reconhecer que temos que lutar, competir, esforçar, esgravatar até nos encaontrarmos na posição que pretendemos. Que é a de ganhar títulos. Até isso acontecer tudo serão basófias, faits-diver, posts de facebook e outros nenhures.
Primeiro o trabalho!
SL
27 Outubro, 2016 at 7:42
Mas o clube não ganha os campeonatos porque toda a gente sabe como os campeonatos são “atribuidos” em Portugal.
Toda a gente consegue ver isso. Não vamos ser ingenuos e achar que o Sporting não consegue ganhar nada e mesmo assim tem adeptos. Os adeptos sabem perfeitamente que o Sporting ganha sim, mas os elementos da estrutura, primeiro tripeira e agora lampiã, adulteram os resultados.
Sem o porco pagar com “fruta” o SCP teria mais 4 ou 5 titulos. E sabemos bem que na epoca passada o braga foi à final às custas do Sporting ter sido roubado e o carnide apenas transformou todos os empates na fase final em vitorias… Sem arbitros eles nem em terceiro ficavam…
27 Outubro, 2016 at 11:05
Loooool..
Para o ano é que vai ser
27 Outubro, 2016 at 11:33
tu és aquilo que eu abomino como pessoa. pode ser que isso te encha de orgulho!
26 Outubro, 2016 at 20:33
A minha filha tem 7 anos e todos os dias úteis tem de escrever pela manhã Benfica no caderno.
É ferrenha pelo Sporting. Um colégio em Benfica que tem imensos Sportinguistas.
Nenhum viu o Sporting campeão. Mas vão ver.
🙂
26 Outubro, 2016 at 20:43
Não tenhas dúvidas que vão ver. Provavelmente, até vão ver mais do que nós e, se calhar, até vão ver o Sporting a erguer um título europeu de futebol.
26 Outubro, 2016 at 20:51
Não tenho dúvida que quando o Leão estiver totalmente acordado, ninguém o pára.
Seremos tão grandes como os maiores da Europa.
26 Outubro, 2016 at 22:25
Com os comentários que tenho visto por aqui desde domingo, acho impossível. No sábado a azia era geral mas a partir daí: bola para a frente.
SL
27 Outubro, 2016 at 10:26
A freguesia de benfica tem uma enorme franja de sócios e adeptos do Sporting. Sempre teve, inclusive variados membros e chefes de núcleo de claques leonina…
Até pq a etár lampião eh sediado mais em s.domingos ou carnide 🙂
SL
26 Outubro, 2016 at 20:48
FODASSE…MUITABOM!!!
O que este novo Sporting está a fazer… por todo o mundo a falar dele… bem e mal… mas só dá Sporting!
Quem está agora nos seus primeiros anos de vida… em todo o lado ouve falar de Sporting… e nunca mal.
Já do Benfica só se ouve merda.
é outro paradoxo…ganham mas ninguém gosta deles! :))
As crianças sabem ver isso à distancia!
26 Outubro, 2016 at 21:03
Off- futsal
Podiam jogar com uma bola colorida. É quase da mesma cor que o chão.
26 Outubro, 2016 at 21:11
Ao contrário do Leão de plástico, eu nem consegui articular uma frase quando cheguei a casa. Ainda por cima, já sabia que tínhamos perdido no andebol. A minha mulher já sabe que quando o Sporting perde ou empata, nem vale a pena perguntar se quero jantar.
Sempre vivi em zonas predominantemente Sportinguistas ( Carcavelos, Sassoeiros e Parede) e chegava a haver um lampião para 10 leões na minha infância. Se reparem, Raro é o pai Sportinguista que perde um filho para o Carnide, já o contrário é muito frequente. A nossa fidelidade é única e eles odeiam-nos por isso.
27 Outubro, 2016 at 11:30
Eu fui um desses filhos. Porque o meu signo é Leao (Agosto) e eu pequenito achei que um signo Leao devia apoiar um clube com um leao, e também porque se havia coisa que a minha Mae detestava era a ferrenhice do meu pai pelo benfica. As duas juntas deram em eu ser do Sporting. E nao me arrependo! 🙂
26 Outubro, 2016 at 21:29
Fds…. Como eu te percebo! Como eu te entendo!!!!
Esta pista poderia ter sido escrita por mim…. tal e qual…. porta até me arrepiei…
26 Outubro, 2016 at 21:30
Posta… maldito corretor…
26 Outubro, 2016 at 21:31
E porra!!!!! Mas que Merda! Quem é que sabe o que eu quero escrever? O telefone ou Eu?? ????
26 Outubro, 2016 at 21:48
AHAHAHAHA, desmanchei-me a rir agora 😀
27 Outubro, 2016 at 11:35
Os Tms tem super poderes :))
Eles andam nos a controlar as mentes :)))
26 Outubro, 2016 at 21:30
Penalty para nós.
26 Outubro, 2016 at 21:32
Afinal o cabrão marcou fora da área.
26 Outubro, 2016 at 21:33
Ainda 0-0. Cerca de 5 min para jogar.
26 Outubro, 2016 at 21:33
GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLLOOO
Leo 1-0
26 Outubro, 2016 at 21:34
Fdx, custou.
26 Outubro, 2016 at 21:38
Fds…. desculpa… mas estás a falar de que?
26 Outubro, 2016 at 21:42
Futsal. Sporting Burinhosa Sporting TV.
26 Outubro, 2016 at 21:38
GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLLLLLLLOOOO
Grande golo Paulinho 2-0. Daqui para a frente vai ser só encher.
26 Outubro, 2016 at 21:42
Intervalo 2-0.
Esta equipa joga muito, porra. O redes tem estado inspirado, senão já lá tinham um cabaz.
26 Outubro, 2016 at 21:44
Já vi que está aqui pouca malta. Agora vou desligar porque vou entrar para o avião. Ponham aqui o resultado final, para que eu possa ver daqui por 2 horas na minha primeira escala.
Bom jogo.
26 Outubro, 2016 at 22:10
3-0, Diogo.
26 Outubro, 2016 at 22:13
Joga tanto…
27 Outubro, 2016 at 11:35
6 a ZERO!
26 Outubro, 2016 at 22:20
foi lindo de ler, muito raramente me dá para escrever algo, mas muitas vezes tenho vontade, este post nao consigo evitar.
eu proprio tenho um filho de 20 anos, quando o sporting foi campeão a ultima vez, para ele nao contou para nada, nem se lembra.
no entanto é sportinguista doente, adora o sporting e tem muitos amigos e colegas que também são sporting.
quando eu estava na universidade, era eu e mais 2 amigos, no meio de um mar gigante de benfiquistas, muitos amigos claro, davam os derbis e la estava eu com eles e aturar o que eles diziam.
ate que na cidade abriu um núcleo do sporting, e eu mandei aquele grupo de amigos que se juntava para ver os jogos contra o sporting levar na peida.
convidei os outros 2 colegas para passarmos a ir ao núcleo, os amigos benfiquistas ficaram todos lixados de eu quebrar aquelas reuniões, que para mim me tiravam do serio.
eu preferi que eles ficassem todos zangados comigo por que ao menos ia ver os jogos com os meus e deixavam de aturar as merdas que eles falavam e estar junto daquela que era a minha familia durante o jogo.
o que aconteceu com os outros dois meus amigos? vieram comigo
sporting sempre
27 Outubro, 2016 at 11:37
isso mesmo… a familia do Sporting somos nós que a escolhemos … para o bem e para o mal…. até que a morte nos separe
26 Outubro, 2016 at 22:28
o burinhosa deve ser um dos principais candidatos a descer…
26 Outubro, 2016 at 22:57
Adoro estes posts!!!
26 Outubro, 2016 at 23:01
Começou aí uma moda para incentivar à desmobilização leonina. Já tive de levar com uns azedos que não gostaram que eu tivesse ido a Alvalade no Sábado e andam-me a picar para eu não ir mais. Não me conhecem bem, claramente.
Há gente tão reles, tão mesquinha. Se não querem ir, não vão. Mas não chega, é preciso fazer a cabeça aos outros para não irem também.
Tenho estado a conter-me para não me chatear com essas pessoas, mas está difícil. Algum dia perco a cabeça e digo-lhes que se o Sporting ganhar o campeonato não têm o direito de o festejar por terem sido tão negativos e mesquinhos.
Não há sportinguistas de primeira e de segunda, mas há pessoas que não são adeptos de coisa nenhuma. Lonjura de mim, caralho!
26 Outubro, 2016 at 23:33
Bela posta como sempre. Infelizmente na turma do meu filho continua a ser 4 ou 5 leões para 20 ou 25 lamps. Alegra-me saber que em outros locais as coisas se estão a tornar diferentes.
SL
27 Outubro, 2016 at 2:20
A 1º página do JN é elucidativa, só UMA equipa é que aceita jogar com o Canelas. Se subirem de divisão vão para o campeonato nacional organizado pela FPF, ou seja, para o III escalão e jogarão a taça de Portugal, onde poderão calhar com o Sporting ou até com o clubes que lhes permite (sobre) viver. Ninguém em Portugal parece querer saber desta brincadeira que já dura há mais de UM ano!!!! Eles já andam a apertar árbitros que podem apitar o escalão máximo português no espaço de 1/2 anos.
O carnide investiu em árbitros, seja através da formação, seja galanteando os outros.
Os andrades criam uma equipa satélite, em 2010, e tudo aponta para uma paródia com resultados idênticos aos do carnide.
Tudo isto, enquanto nós andamos a “brincar” aos comunicados (não todos) ocos de conteúdo.
27 Outubro, 2016 at 6:15
Esquece. A vergonha que se tem passado nos distritais não tem hipóteses de se repetir a outro nível.
Um jogo ou outro é uma coisa… mas a federação não vai nisto.
Uma associação não tem força… ou pior… até lhe interessa. Mas noutro nível este espectáculo não tem sucesso.
27 Outubro, 2016 at 10:10
Dolo sem intenção no jogo da Glória?!
Já vi de tudo…
27 Outubro, 2016 at 10:29
Curti bués este texto do Javardeiro!
Eu já vos tinha “avisado” há dois anitos que o adn do adepto Sportinguista está a mudar. Muito jovem. Muito adepto feminino. Ainda da última vez que me desloquei a Alvalade, para assistir ao jogo da Champions diante dos panzers com vocação para o circo, apercebi-me de uma coisa: são tantas as mulheres que se deslocam sozinhas a Alvalade para assistir às nossas partidas! Eu, que continuo solteiro, desconfio que será em Alvalade que vou desencantar a minha namoradinha.
27 Outubro, 2016 at 10:37
Tu nao viste muitas mulheres sozinhas.
Tu SÓ olhas para mulheres… Sozinhas ou com “vultos estranhos” que “pairem” junto delas… 😀
27 Outubro, 2016 at 11:31
Heheheheh
27 Outubro, 2016 at 11:40
:)) acho que é mais isso…. e deve ter um índice altíssimo de concentração. Pois não consegue destingir muito bem se, esta leoa é diferente da anterior :))
27 Outubro, 2016 at 18:17
Erm, a bit rapey….
27 Outubro, 2016 at 10:48
6a feira empatamos com o tondela… Sabado e segunda feira fui trabalhar com a preta-cinza mais linda que o mundo ja viu.
Enquanto quem comandar o clube lutar por o tornar maior… Eu ca estou. E quem nao bulir com a nossa camisola pode esperar q o mande para o “Real” (caralhinho) as vezes que sejam necessarias. Seja ele qm for…
O meu idolo é o Sporting!
Ganhar à putaria da madeira é o q se pede e dar a machadada nesta azia…
27 Outubro, 2016 at 11:04
Não considero que seja “basófia” dizermos que “estamos a fazer tremer muita gente”, acho que é uma imprecisão pois estamos, de facto a assustar os nossos inimigos e temos de ter consciência disso pois, estamos cada vez mais fortes e no epicentro da mudança no Desporto a nível Mundial.
Em termos de tamanho seremos possivelmente o Clube de maior dimensão em Portugal pois, de nada valeu ao benfica o tri-campeonato. O Povo já se não revê na mentira e está farto de habilidosos e vigaristas.
As pessoas anseiam por valores e regras de comportamento social sérias. O Xico esperto à Lampião, está a dar as últimas.
O Porto sente que foi arredado do topo, tendo-lhe sido subtraído o controle da vigarice e sem dimensão crítica que o relance, Pinto da Costa velho e saturado, vai-se mantendo no poder a troco de um prestígio interno cada vez mais reduzido. As fronteiras do prestígio são cada vez mais as do Porto propriamente dito. Sem Dinheiro nem convicções, basta um pequeno empurrão e os restos do porco mafioso dissolvem-se em lutas intestinas.
O benfica está a ser atacado pelo próprio Estado que carece de se conformar com a nova ordem Europeia da “Transparência” e da “fachada de seriedade” que, Vieira não assegura. A correcção política vigente exige que ao crime corresponda um castigo.
Tal como Pinto da Bosta já é arguido em processo crime por associação criminosa, não tarda que Vieira o seja também. Os dois recentes Impérios da bola padecem do vício da união umbilical pelo crime e vão soçobrar.
A Europa Exige que o “Estado de Direito Português” seja, pelo menos tão de “Direito” como as outras ramificações podres da corrupta União. Todos roubam mas, se forem apanhados, tem de parecer que estão à cata da gatunagem. O crime não é roubar, é ser-se apanhado a roubar, tornar-se público que se rouba aí, meus amigos “agarra que é ladrão”, desviam-se as atenções e ganha-se tempo, enquanto o bolo passa a ser dividido por menos uns quantos.
O Povo fica “sereno”, seguro e confiante e dá-se um exemplo de seriedade que não existe. Por isso e para a fachada mas, sim, por isso mesmo, tanto PdC LFV vão de charola, Já estão marginalizados pelos credores que apenas lutam por não perder tudo o que lá enfiaram.
Porém , o tempo urge e há que constituir exemplos com os maus exemplos.
Então sim, o charco foi perturbado pela queda de um meteoro e os batráquios unem-se à roda do pedregulho para o tirarem dali mas, é tarde. Por isso, não é basófia dizer que o “Meteoro Sporting” que, da noite para o dia assumiu a posição de rocha inamovível, reduziu drasticamente o espaço de manobra aos sapos e ocupa, agora e de forma estável, “the centre of the pond”.
27 Outubro, 2016 at 11:58
Acho que gostas de te iludir… 🙁
27 Outubro, 2016 at 12:24
Parece-me que agora o velho PdC já não vai fugir para o Brasil, como se teria pensado!
Como há “paixões” que nunca se esquecem, quando sair, sairá certamente para onde se sirvam bons “cafés c/ leite”.
Parece que redescobriu o suave aroma dum bom café colombiano…