Existem poucas coisas certas ou científicas no futebol. Porque o mesmo se define, e a magia do mesmo define-se, nos centímetros que separam um poste das redes, dos milésimos de segundo que o guarda-redes vê a bola partir, no segundo de recepção que estraga um golo cantado, no defesa que não chega lá a tempo ou no médio que não pára um contra-ataque. Tudo o que um treinador faz é, como melhor puder, eliminar os segundos, os centímetros, as falhas no plano colectivo, e os momentos individuais dos seus atletas que eliminem o seu adversário.
E aqui não importa mesmo se a táctica é o 4x4x2 ou o 4x3x3, mas sim qual o modelo que melhor potencie os atletas disponíveis. Não importa o desenho, importa o posicionamento. Não importa a velocidade, mas quando utilizar a velocidade, não importa ter tipos altos, importa saber colocá-los para marcar golos ou defender golos. Por isso é que um treinador é tudo num plantel, por isso é que os jogadores estudam os seus movimentos, onde devem estar e se vão compensando como uma máquina oleada.
E, tal como quando tudo corre na perfeição, o treinador é sempre o maior responsável, quando corre mal… também.
Temos passado horas do nosso dia, principalmente na frustação do pós-jogo, a discutir ponto por ponto onde falharam os nossos atletas. Neste momento temos 5 laterais disponíveis, nenhum deles agrada a bancada sportinguista. Temos opções para a posição 8, todas elas muito moles quando comparadas com Adrien Silva. Temos avançados em barda, que mandámos vir com o dinheiro fresquinho da venda do Slimani, mas não fazemos a mínima ideia de quem é o nosso segundo avançado. Temos alternativas a William sem estofo ou preparação. E, como se tudo isto não fosse já preocupante, apenas um extremo no seu topo de forma, sem companhia quando é necessário agitar às águas adversárias.
Se, friamente analisarmos esta compilação de reparos, percebemos rapidamente o que afinal se passa no Sporting: uma equipa em sub-rendimento. Porque em todos os sectores existem problemas (menos na abençoada baliza e nos homens que lhe fazem guarda de honra). Não é possível que achemos sinceramente que se trata apenas de um problema de atletas escolhidos, quando todo o modelo dá sinais de colapso.
O Sporting continua a depender dos movimentos interiores de um Bryan Ruiz ainda a recuperar a forma. O Sporting continua à espera de que o ponta-de-lança e o segundo avançado sejam os primeiros a pressionar e a criar perigo, mas as opções disponíveis têm todas metada da velocidade da dupla do ano passado. O Sporting continua a mandar os laterais subir de forma desenfreada, numa altura em que nenhum dos 4 habituais corresponde ao que se lhe pede. O Sporting não se resguarda, nem se modifica, porque a ideia do seu treinador é imutável. A equipa está menos confiante do que temporada passada, apesar das múltiplas opções que conseguiu garantir no mercado. A equipa tem uma quota mais baixa de formação presente, apesar de no passado muito recente terem sido jogadores de Alcochete os verdadeiros pilares desta geração.
A equipa está em sub-rendimento porque não se foi adaptando. Porque desde a derrota em Madrid, em que todos se sentiram no apogeu durante 88 minutos, tudo tem sido pesado, demasiado emocional e demasiado stressante.
Porque o Jesus insiste no mesmo erro um e duas e três vezes só para provar quem quer que seja que estava errado. Já o sabíamos assim, foi isto que aceitámos e foi por isso que nos pôs a jogar o melhor futebol que muitos de nós já viram.
Mas, agora, é altura de alterar algumas ideias, alguns posicionamentos, alguns centímetros, milímetros ou segundos, em função dos atletas que temos disponíveis. Não mudar os atletas, muitos deles responsáveis por grandes jogatanas dos homens de Alvalade. É altura de seguir uma rotina vitoriosa, aumentar os níveis de confiança de um onze que se vê perdido demasiados períodos de cada jogo, e recuperar aquela raça que tantos pontos nos deu nos últimos minutos do ano passado.
*às quintas, a Maria Ribeiro mostra que há petiscos que ficam mais apurados quando preparados por uma Leoa
27 Outubro, 2016 at 21:41
Um palerma é um palerma, veja ou não veja. E este atleta do Sporting foi um palerma e deixou-se levar nos seus 15m de fama. O argumento de discriminação financeira é tão ridículo como um atleta de tiro ao alvo a reclamar o salário do Ronaldo. É a economia estupido. Pior do que ser-se discriminado por ser deficiente é um deficiente dado à vitimização e à auto-promoção. É um ignorante que achou que era altura de se armar em bom e mandar uns chavões ao ar, sem perceber o que um jornal sedento do sangue do seu clube faria imediatamente com isso. O jornalista quase se baba. Posso escrever isso? Não deixa de ser um triste aproveitamento de um jornal sem uma pinga de pudor, excepto quando se trata do dono. Lamentável em todos os aspectos, menos para o Sporting, que pelo que sei, não se manifestou…ainda.
27 Outubro, 2016 at 21:51
+1
O “testamento” desse “atleta” no facebook deixou-me logo de pé atrás, até porque não desmentia nada. Lamentável.
27 Outubro, 2016 at 22:33
O timing é suspeito e parece ter a ver com a vinda do Évora, mas não há desculpa para o atleta que mentiu.
27 Outubro, 2016 at 22:41
Quiseram criar divisão relativamente à contratação do Nélson Évora, mas a postura do Gonçalves foi lamentável, desde a primeira hora. Só tem de pedir desculpas ao clube.
Relativamente ao Record, por de uma vez esta época já vi o José Ribeiro (editor desse jornal) na A01 em lugares diferentes, o que significa que não tem Gamebox. Não sei qual é o clube dele, e até pode ser perfeitamente inocente a sua ida aos jogos do Sporting, mas também pode não ser. Podem ir para ali a ver se apanham alguma contestação e depois pôr isso no jornal com maior destaque…
27 Outubro, 2016 at 23:22
Não esquecer que na Cofina está um croquette que tem ambições à presidência do Sporting e que até é colunista do Record. Um tipo muito desgradável e venenoso que não sei como lhe passa pela cabeça que alguma pode ser presidenciável, mas aquela gente tem toda o rei na barriga e acha que se o Bruno de Carvalho pôde chegar a presidente, qualquer um deles também pode.
Como se gente intriguista e sem carisma alguma vez pudesse cativar os sócios. Só se fossem cooptados ou concorressem sózinhos é que podiam almejar à liderança do clube, por isso é que eles odeiam o fim da oligarquia. Quando se decidiam as presidências à porta fechada não duvido que um Barbosa da Cruz podia chegar a presidente do Sporting. Cruzes, canhoto!
28 Outubro, 2016 at 7:17
Esse gajo do ACP é intragável. Cruzes mesmo!!!
28 Outubro, 2016 at 9:20
O Barbosa da Cruz é outro.
Tu estas a falar do Carlinhos dos reboques… o tal que dizia que o Sporting não durava mais de 3 meses com bruno de carvalho. Outro biltre mamão… Ate levou uma gaja completamente incompetente para.lhe sacar uns bicos. Sim porque de comunicaçao, ta quieto… Sacode!!!
27 Outubro, 2016 at 21:48
Vejo o inimaginável … os benfiquistas amiguinhos dos portista.
Melhor do que isto só em sonhos!
Eles sabem que dentro de duas jornadas vão perder pontos para nós, quer queiram quer não queiram.
27 Outubro, 2016 at 21:53
JÁ ULTRAPASSÁMOS OS 151 42X SÓCIOS!!
Este e o caminho mensurável, objectivo e eficaz de apoio ao clube e suas modalidades!
Desde a recontagem em Junho de 2015, crescemos mais de 31 42X sócios em 17 meses, sendo este o número mais recente para novo sócio!
Estamos em condições plenas para nos próximos 5 meses angariarmos os 857X Sócios que faltam para atingir um novo objectivo em Março:
– INAUGURAR O PAVILHÃO JOÃO ROCHA COM MAIS DE 160 000 SÓCIOS!
Junta-te á Família Leonina! Faz-te sócio aqui
https://socionumminuto.pt
27 Outubro, 2016 at 22:41
Brutal!!!
27 Outubro, 2016 at 23:31
Sempre a crescer.
27 Outubro, 2016 at 22:24
Falei aqui na notícia do record e casquei no jornal. Não é difícil, tantos são os episódios.
Mas com o Twitt do Bernardo Ribeiro fiquei de pé atrás.
Tudo em alvoroço nas redes sociais o record coloca cá fora a entrevista o atleta esteve muito… muito mal.
É justo dizê-lo.
Entretanto esmagámos o Belenenses em Andebol um foi possível jogar Bruno Gaspar, um júnior com grande futuro. Cumpriu um sonho.
27 Outubro, 2016 at 23:03
Isto sem João Mario e Slimani não é a mesma coisa.
28 Outubro, 2016 at 9:22
Desculpa…
É a mesma coisa!
É o Sporting…
28 Outubro, 2016 at 9:54
Isto sem os meus bizavós … é uma tristeza.
Euuuu??!!!!
27 Outubro, 2016 at 23:04
Lista de convocados
Guarda-redes: Rui Patrício, Beto e Azbe Jug.
Defesas: João Pereira, Schelotto, Esgaio, Rúben Semedo, Coates, Paulo Oliveira e Marvin.
Médios: William Carvalho, Elias, Bruno César, Bryan Ruiz, Markovic e Alan Ruiz.
Avançados: Gelson Martins, Joel Campbel, Castaignos e Bas Dost.
SL
28 Outubro, 2016 at 9:55
Fodasse um gajo tem esta equipa e só pode sentir muito orgulho no seu clube!
27 Outubro, 2016 at 23:13
Ainda não vi aqui nenhuma referência à nomeação de Vasco Santos, para o nosso jogo amanhã… Para alguns falar na arbitragem é calimerice, mas não há como escamotear, num jogo de futebol há 3 equipas em campo.
Vasco Santos tem um lindo currículo contra o Sporting:
1º benfica (conquista 89%dos pontos disputados com este arbitro)
2º porto (conquista 81% dos pontos disputados com este arbitro)
3º braga (conquista 75% dos pontos disputados com este arbitro)
4º Sporting (conquista 52%dos pontos disputados com este arbitro)
E o jogo V.Setúbal – 2 x Sporting – 2 de 2013/14 ainda está fresco na memória:
– Golo mal anulado a Adrien
– 1º golo do V.Setúbal precedido de fora-de-jogo.(O curioso é que foi o mesmo árbitro auxiliar que assinalou os dois lances. Para um clube teve olho de Falcão mas para o outro já parecia vesgo).
– 2º golo do V.Setúbal surge de uma penalidade inexistente que só o senhor Vasco Santos conseguiu ver. ( Se o jogo durasse toda a noite o que mais iria inventar, este senhor, para o adversário marcar ? )
– Grande penalidade não assinalada contra os da casa, por um jogador vitoriano desviar a bola intencionalmente com a mão, num livre directo cobrado pelo SCP.
in http://www.amorsporting.com/2014/03/vasco-santos-obtem-nota-negativa-no.html
Curiosidade ou não, nesse fim de semana, o slvouchers foi vencer ao restelo por 1-0, com um golo mal anulado ao belenenses no final do jogo que daria o empate, e descola do Sporting rumo ao título.
É muita coincidência este ano… desde a nomeação do capela contra o estoril, tivemos soares dias, mota do talho, rui paulo costa e agora o vasquinho santos, e pelo meio aquele filha da puta que arbitrou o jogo com o dortmund, onde nos anulou um golo limpo e não assinalou faltas sobre Bas Dost e Schelotto dentro da área.
Tanta calimerice!
Post Script:
Já sabem, tasqueiros mais sensíveis e aversos a calimerices estão dispensados de ler este comentário, porque toda a gente sabe que em portugal, o futebol é decidido por 22 jogadores dentro do campo.
28 Outubro, 2016 at 8:27
Esse jogo no Sado deixou-me extremamente fodido.
Não sei até que ponto é que não podemos dizer que fomos deliberadamente prejudicados.
O Vasco Santos faz parte do lote de condimentos que fazem com que o Sporting tenha que ser uma máquina em campo desprovida de emoções. Nenhum jogador pode errar, porque senão está um fdp de preto pronto a empurrar o adversário na direcção da nossa baliza.
Sempre que me lembro da leviandade com que Artur Soares Dias marca o penalti em Guimarães já este ano, dá-me vómitos. É precisamente o tipo de penalti que raramente é marcado contra o Recreativo de Carnide.
28 Outubro, 2016 at 10:01
Antes Calimero que Unicórnio!
Os pintainhos existem e tem direito à indignação, já os outros só em sonhos… porque a realidade nunca lhes daria tantas vitórias.
O benfica o ano passado podia ter perdido o campeonato na última jornada em casa.
O boi não apitou um pênalti contra.
Sem falar nas outras beneces todas.
Não … não é Justo.
E temos de ser nós a unir-nos!!!
28 Outubro, 2016 at 10:34
26 jogadores pá!
Então e os suplentes?!
O SCP tem é de jogar a 350% pá.
(300 já não chega!)
28 Outubro, 2016 at 10:50
Nogueira, falaste da época 2013/2014 e de repente lembrei-me de um jogo bem pior que o de Setúbal, que foi o jogo em casa com o Nacional em que empatamos 0-0.
Jogo arbitrado pelo Mota, que anulou um golo limpo ao Slimani por um “empurrão” nas costas do Miguel Rodrigues, em que a gravidade funcionou de forma estranha, porque o jogador é empurrado pelas costas e cai de costas, em vez de ir de fuça ao chão.
Este jogo está bem vivo na minha memória, porque fui lá assistir ao vivo e porque considero esse jogo o ponto de viragem desse campeonato, visto que éramos lideres com 4 pontos de avanço e no final dessa jornada ficámos só com 2.
O carnide, nesse campeonato, parecia os putos quando aprendem a andar de bicicleta sem as rodas de apoio, desde o inicio foram levando aquele empurrãozinho até ganharem balanço para irem sozinhos.
28 Outubro, 2016 at 3:18
No último Liga d’ouro da cmtv deram a peça do vieira a falar dos 300, 400, 500 euros e logo a seguir deram uma peça sobre o ferrari vermelho, de seguida foram para intervalo com promessa de discussão do tema dos 500 euros depois, só para voltarem e falarem apenas do ferrari. A parva que modera aquilo não sabe distinguir o que é notícia do que é fait divers? Deve saber, mas prefere fazer o que convém ao benfica.
Ia esperar até segunda-feira para enviar as questões da petição para a CS mas vou enviar agora. Vou ficar na esperança que haja um homem livre na CS que também queira saber como é que um jantar para 4 é um objecto simbólico.
Assinem aquilo para dar força.
28 Outubro, 2016 at 4:21
Já está. Acho que só faltou enviar ao Avante 🙂
Agora esperar, talvez em vão, que um jornalista aproveite e pergunte à FPF e à Liga como é que um jantar para 4 no museu da cerveja é um objecto simbólico. PORQUE SE NÃO FOR UM “OBJECTO MERAMENTE SIMBÓLICO”* NÃO PODE SER OFERTA A ÁRBITROS.
*Artigo 62, ponto 5, do Regulamento Disciplinar da Liga.
28 Outubro, 2016 at 9:27
Eu perdi o meu raciocinio a partir do momento que percebo q ha um Sportinguista a dar canal à ManhaTV…
Assim nao vamos lá.
Esses cabroes tem de ficar a falar.sozinhos!
Bendita vodafone ca de casa… So falta a SCPTV para ser perfeita.
28 Outubro, 2016 at 14:03
Não tenho a CMTV, moro fora do país, vejo os vídeos na net, é que eu quero saber o que se diz na cmtv sobre estas matérias.
28 Outubro, 2016 at 8:37
Acerca das declarações do atleta paraolimpinco escutei as declarações do mesmo e acho que não poderá deixar de haver consequencias…
28 Outubro, 2016 at 9:38
A única consequência aceitável é deixar de ser nosso atleta.
Se já tinha estado muito mal na entrevista…. pior fez ao escrever o que escreveu no facebook dando uma de santinho e acusando o record (que desta vez até falou verdade)
28 Outubro, 2016 at 9:43
Faria precisamente o contrário. Renovava-lhe o contrato e aumentava-lhe o ordenado.
O jornalista foi oportunista.
28 Outubro, 2016 at 10:07
O jornalista limitou-se a fazer o papel dele.
O atleta demonstrou enorme falta de caracter, por isso que vá ganhar medalhas olímpicas para onde ele quiser!
28 Outubro, 2016 at 10:30
O jornalista em questão é lampião, e usou de sua influência (juntamente com os seus superiores) para novamente meter os Sportinguistas às turras uns com os outros.
O atleta foi fraco emocionalmente e em vez de se abrir no gabinete do Presidente, fez-o nos media.
O atleta é um excelente profissional, e por isso o Sporting devia dar uma chapada de luva branca em toda a gente e renovar com ele.
28 Outubro, 2016 at 10:34
O jornalista até podia estar com a camisola dos lampiões vestida!
O atleta é maior de idade e não tem qualquer limitação no cérebro, pelo que disse o que queria dizer.
E sabendo o que tinha dito….. quando começou a existir burburinho…. toca de ir desmentir tudo para o facebook fiando-se que não existia registo áudio/vídeo e que seria a palavra dele contra a palavra do record.
E como a credibilidade do record é pouco mais que zero…. pensou que assim se safava.
Mas como estava gravado… foi exposto…. pelo que agora tem que sofrer as consequências.
28 Outubro, 2016 at 10:39
Consigo entender o teu ponto de vista, mas acho que a mensagem que acabaríamos por passar é que és recompensado pelo clube mesmo que não o respeites.
Abríamos uma caixa de Pandora, porque ia deixar de haver receio de sanções por parte dos atletas.
28 Outubro, 2016 at 11:31
São opiniões, reservo o direito de manter a minha.
28 Outubro, 2016 at 11:42
Claro que sim, de modo nenhum coloco a tua opinião em causa.
28 Outubro, 2016 at 14:24
E nós a darmos mais um tiro nos pés.
Bonito… ficar sem um campeão por causa desses filhos da puta.
Um dia menos bom temos todos nós.
E dar uma entrevista, eu que o diga, não é nada fácil.
Estão ali a puxar conversa e levam te a dizer coisas que facilmente te podes arrepender
E muitas vezes tem a ver com falta de vocabulário ou um ou outro esticanso em expressões
28 Outubro, 2016 at 14:24
Tens de saber medir cada letrinhas… e isso só se garante com muito treino!
28 Outubro, 2016 at 10:39
Desculpem, vou falar sem ler a notícia.
Recuso-me a clicar nessa merda.
Mas o atleta desrespeitou o SCP?!
Desrespeitou a direcção treinadores adeptos ou outros jogadores?!
Fez choradinho de que ganha pouco, comparado com outros atletas?!
Foi só isso? É isso tem algum mal?!?
Por amor de deus….. se é s isto, é mais um não caso…..o Nelson Évora também se pode vir queixar que ganha menos que o Jefferson, por exemplo, tem bom remédio, comece a jogar à bola….
Outra, alguém ouviu a entrevista?!
Ou estamos a basear-nos no transcrito do ……?!!rascord?!?!
28 Outubro, 2016 at 10:55
Teria sido mais sensato ouvires o atleta…
Desrespeitou o Sporting em geral e em particular os “palhaços” que no Estádio o aplaudiram. Que vá para onde quiser, mas no Sporting não serve.
P.S. E quanto aos jornais …. dizem muita merda, mas de vez em quando dizem umas certas. Ainda me lembro do teu estado de “negação” em relação às negociações com o Douglas 🙂
28 Outubro, 2016 at 14:26
Deixa te de merdas!
Pega no poste do atleta a retratar se…
Puxa pelas coisas boas que ele diz
E mete gelo
28 Outubro, 2016 at 15:02
O post do atleta é revelador da falta de caracter, pois basicamente o conteúdo do post visava desmentir o record, tentando passar a mensagem de que o que o record publicou era falso.
Fiou-se que não havia gravação e sabendo que o record é tudo menos credível…. com o post estava “safo” e ainda acabava como “vitima” do record.
Correu-lhe mal porque o record disponibilizou o áudio e ai ficou claro.
Por isso… deixa-te tu de merdas!
Quero gente de caracter no meu Clube e não gente que me faz fazer de palhaço ao aplaudir o rapazito no relvado.
28 Outubro, 2016 at 20:11
ok, era essa a questao, se o audio foi disponibilizado em audio ou transcrito.
nada contra o que ele disse , se ´´e a poonia dele
(entretanto apanheio rascord no cafe)
se é verdade que sente o que diz, se é verdade que ganha 50 €?! só tem é de ser homezinho.
o que me cai muito muito mal é o post a desmentir.
se tem opiniao que tem, tenha tomates e mantenha-a.
deu a entrevista que deu, sabia que ia ser polemica….
portanto, fe-lo com uma intenção.
se achava que podia ou nao desmentir é secundario. ele queria era que uma certa mensagem transparecesse.
se é o que sente, mantenha.
se é verdade ou não, aguardo o posicionamento do SCP
PS:
o douglas só foi verdade, depois do bacalhau!
🙂
dum modo geral, a coisa costuma ser verdade quando os tres no mesmo dia falam em testes etc…
nao me lembro dos pormenores todos mas tenho bem a ideia que na altura o Naldo ainda estava e esse era um dos meus pontos, que não fazia sentido com Naldo e que nao acreditava que viesse com o Naldo cá.
eu, pelo menos eu, só soube qiue o naldo saiu, quando soube que o douglas entrou.
a troca nada a dizer. gostava do naldo, o douglas apra mim é uma incognita. mas parece que o naldo quis sair…portanto
custa-me ver sair um titular “absoluto”, um suplente, memso de luxo, nem por isso
28 Outubro, 2016 at 12:03
Considero-m uma pessoa cordata e com toda a facilidade “encontro” motivos para desculpar que “mete a pata na possa”…
Mas eu não li…eu escutei (a não ser que não seja a voz dele…) o que ele disse e o que disse…
Fica-lhe mesmo muito mal…!
Eu respeito igualmente toda a gente…mas ele desrespeitou quem o aplaudiu…e o Clube…!
Fazer de conta que nada se passou…?
“Sei não”…como diria o outro…!
SL