O nosso clube vive um momento interno difícil, muito complicado. É impossível escondermos isso ou fugirmos dessa realidade.

Censuro o egocentrismo do nosso treinador e também o facto de a nossa direcção se centrar mais em ataques ao exterior, nomeadamente ao Benfica, do que dar maior importância ao Sporting. Agora, também acho que JJ não “desaprendeu” e continua a ser o melhor treinador a treinar em Portugal e também não esqueço que a direção fez crescer o nosso clube desde que chegou há quase 4 anos. É devido a isto que eu acho que o problema reside nos jogadores, mais concretamente na sua atitude e na falta de comprometimento com o clube. Falo mais concretamente de: Markovic, André, Alan Ruiz e Joel Campbell. Para combater isso, o Sporting tem de voltar ao seu ADN e continuar a conseguir afirmar jogadores na sua equipa principal, jogadores que joguem com amor à camisola.

Primeiro quero tocar “ao de leve” na política de contratações: Palhinha não daria as mesmas ou mais garantias que Petrovic ? Iuri, neste momento, não estará ao mesmo nível que Campbell (comparo estes pois fazem as mesmas posições ? O “Kiko” não renderia o mesmo que Elias, estando habituado ao esquema semelhante da equipa B do ano passado ? Mas também houve empréstimos que considero acertados como: Domingos Duarte, Podence e Tobias (referindo apenas os da Formação).

Voltando ao momento atual: Esgaio não renderia mais que qualquer lateral nosso neste momento ? Seja na direita ou na esquerda ? Lá está, sei que é baixo, mas tem mais critério de passe que os restantes ?
Porque não uma aposta em Pedro Empis na lateral esquerda ? Sei que tem apenas 19 anos, mas quem sabe não corresponderia ?
Matheus Pereira, que já tem créditos firmados na 2ª Liga, não seria o ideal para colmatar um abaixamento de forma de Bryan Ruíz ?
Pedro Delgado como alternativa a Gelson ?
E por último, falar dos nossos dois goleadores, recém-chegados ao clube, Leonardo Ruiz e Pedro Marques. Não seriam uma boa solução para jogar com Bas Dost ? E é nesta posição que eu acho que reside o nosso maior problema (também farei uma referência no fim). Havendo também Ronaldo Tavares como alternativa ao holândes.
Eu sei, referi bastantes jogadores jovens, podem não ter experiência, mas há que procurar alternativas.

Quanto às saídas de Slimani e de João Mário:em relação ao primeiro, contratámos para o seu lugar o jogador mais caro da história do Sporting, que é um verdadeiro goleador mas não tem a raça nem o amor ao Sporting que o nosso “matador” tem; quanto ao segundo, a sua ausência foi colmata com a ascensão de Gelson, que já vinha demonstrando este seu elevado rendimento desde as últimas jornadas da época anterior.
A que para mim é a maior surpresa, é a falta que Téo nos faz ! Não temos um jogador que venha atrás buscar jogo como ele, que apareça no meio dos defesas adversários como ele e mais importante que com as suas movimentações, consiga arranjar espaços aos colegas como ele fazia. Sempre o admirei como jogador e dava-lhe o seu valor.

P.S: Custou-me bastante deixares bons jogadores da nossa formação desta publicação, mas acho que já me alonguei bastante.

 

ESCRITO POR Gonçalo Mendes
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected] (esta semana os petiscos começam a ser servido mais cedo, em virtude do jogo de amanhã, em Dortmund)