Caro Jorge Jesus sei que deves estar a sofrer tanto ou mais que nós, pois não duvido nem um centímetro do teu sentido de compromisso com o nosso Sporting, mas já lá vão dez jogos em que ganhámos 3, perdemos 4 e empatámos outros 3… mau de mais para a grandeza do Sporting Clube de Portugal.
Posto isto existem algumas considerações que gostava de fazer/ver respondidas, ou não porque sou apenas mais um adepto de bancada.
1-Não será altura de dar uma oportunidade a alguns jovens da equipa B em detrimento de alguns jogadores em Sub-Rendimento? Repara, temos o Matheus, Esgaio .. o próprio Pedro Empis, esta malta já demonstra grande maturidade. Vontade não lhes falta! Acredita neles!
2-Depois existem vários jogadores que parecem não estar a jogar nas suas posições. Já pensaste que o Elias pode mais facilmente ser o substituto do William do que do Adrien? Elias no Brasil jogava sozinho ( “volante” como eles chamam), e quando joga ao lado do William estorvam-se. Pensa nisso. Depois os casos mais “bicudos”: Markovic e Campbell. Não estarás a trocar? Markovic… Ala. Campbell…Centro do terreno.Simples!
3- Discurso. Esquece o Teo! Esquece o Slimani/João Mário! São estes que temos é com estes que vamos á luta. Temos jogadores com caracteristicas diferentes, adapta ligeiramente o teu sistema aos jogadores que temos. Dost não é Slimani. Gelson não é João Mário, lembra-te disso! Não são melhores nem piores, são diferentes.
Vais ter de ser forte (como eu sei que és!) e fazer o filtro das criticas que já te têm surgido e que vão continuar certamente. Eu não tenho saudades do Paulo Sérgio, nem do Domingos… E continuo a achar que fazes parte da solução e não do problema, por isso foco no que realmente é importante… nas vitórias! Independentemente do sistema táctico, dos jogadores ou do estado meteorológico lembra-te que o apoio nas bancadas, seja em Alvalade ou fora, não tem faltado, nem vai faltar. Não faltes tu, nem a equipa! Queremos onze leões também dentro de campo! Abraço Mister!
ESCRITO POR GonçaloF
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
6 Novembro, 2016 at 10:58
Agora temos uma nova estirpe de sportinguistas, que de sportinguistas só têm o nome porque amor ao clube bola, nasceu há pouco tempo e portanto ainda mal sabe andar mas já se acha adulta, são sonsos e dissimulados, dando uma no cravo e outra na ferradura.
Frases mais ouvidas são:
– Ahhh e tal o JJ é um excelente treinador mas já foi melhor, não quero que ele saia do clube mas já apertam as saudades de marco silva.
– Ahhh e tal continuo com o presidente e tem os meus votos mas escusava de falar tanto e preocupar-se tanto com o carnide, já se calava.
– Ahhhh e tal temos um plantel equilibrado mas deviam subir miudos da equipa B e quem sabe até juniores, o Matheus já devia estar a jogar, o Ronaldo Tavares fazia mais golos que o Bas Dost.
E por aí fora, são frase e mais frases com afirmações dubias para os mais totós, falam bem mas tratam de na mesma frase falar mal para ir minando os espiritos fracos.
Para esses só tenho uma coisa a dizer, vão-se encher de moscas porque merd@ já são.
6 Novembro, 2016 at 11:10
Espíritos fracos são os que convivem mal com a multidão de opiniões que é inevitável num clube grande. Só numa distopia é que milhões de membros de uma organização pensam todos igual, nomeadamente igual ao que interessa aos líderes. Para mim o Sporting não é uma distopia, é uma realidade e portanto é a multidão de opiniões que é. E que se une nisto: 1)ver o Sporting, 2)ver o Sporting ganhar.
6 Novembro, 2016 at 11:18
Opiniões não tem o mesmo significado de bipolaridade, antes pelo contrário.
6 Novembro, 2016 at 11:37
desde Adão e Eva que o futebol é futebol que os treinadores passam de bestas a bestiais, de bestiais a bestas em pouco tempo. Passar da alegria à tristeza e da tristeza à alegria, a tal bipolaridade, faz parte de ser adepto de futebol e como tal parte de ser adepto do Sporting.
Os Sportinguistas são mais importantes que os treinadores e os dirigentes do Sporting porque são eles que sustentam a grandeza e a mística do clube de modo que a facilidade com que se atacam Sportinguistas, com que se quer reduzir o verdadeiro Sportinguista a uma coisa estreita, não compreende a paixão do futebol e a grandeza do Sporting.
Eu achei bom os protestos contra Jorge Jesus, acho que é importante que os adeptos mostrem que embora apoiem a equipe durante os jogos e sejam e amem o Sporting independentemente se ganha ou perca o mesmo não acontece dos que o servem. Com esses não há amor gratuito.
Do presidente ao treinador os Sportinguistas querem bom trabalho. E não houve bom trabalho no futebol nesta série de empates. Para mim, não houve.
Mas acho que já mudou no jogo com o Dortmund, acho que já se repensou o que se estava a fazer e mesmo com a derrota acho que melhorou. Vamos ver hoje.
6 Novembro, 2016 at 11:43
«Os Sportinguistas são mais importantes que os treinadores e os dirigentes do Sporting porque são eles que sustentam a grandeza e a mística do clube»
Ora aí está uma frase acertada … esqueceste-te foi de dizer, que também são os principais a deitar o clube abaixo, nas alturas em que ele mais precisa de protecção dos de fora.
6 Novembro, 2016 at 14:49
O problema é que nunca se sabe se é por protestar e agitar que se ajuda ou que se prejudica. Se calhar fomo quase todos aqui negligentes durante o croquettismo porque não protestámos o suficiente, se calhar estou a ser injusto agora, com o JJ, por ter protestado – como calcular isso?
Não vale a pena. O melhor é ser adepto e tentar não decidir coisas importantes a quente.
6 Novembro, 2016 at 13:00
Acusas logo o toque … :))
6 Novembro, 2016 at 13:45
😉
6 Novembro, 2016 at 14:54
Tu é que não aprendes.
Eu acuso. Mas não é pelos motivozinhos que tu pensas. Eu acuso porque eu percebo bem quando tentam estreitar a liberdade de opinião; e não é por tentar disfarçá-la de mais Sportinguismo que todos que engana.
6 Novembro, 2016 at 11:27
Gosto mais da outra estirpe de Sportinguistas
– Aqueles que acham mal que se critique e que dizem que sim a tudo. Fazem lembrar os que diziam que sim a tudo do Roquettismo. E sabemos bem como iamos acabando
– o que agora acham o JJ o melhor treinador do mundo, mas que antes diziam que era fraco e so ganhava por causa do colinho. Coerentes
– os que acha que os da B tem que esperar, mas que bateram palminhas quando BdC disse ao Sonso que os reforços estavam na B. Aí os da B ja nao tinham que esperar
– os que acham mal um adepto criticar publicamente um treinador, mas bateram palminhas ao que o Jose Eduardo, um simples adepto, disse do Marco Silva. Publicamente. Mais uma vez, coerentes
E por fim os que acham que toda a gente que tem uma opiniao contrária, ou critica algo, é lampiao ou quer tacho, ou queria era o Godinho de volta.
No fundo, são a nova vaga de croquetes. Os Neo Croquetes.
6 Novembro, 2016 at 13:01
Já mudavas de avatar?!
Porque a lenga lenga é sempre a mesma!
6 Novembro, 2016 at 13:30
O teu avatar é azul e vermelho. Ja mudavas de avatar
6 Novembro, 2016 at 14:38
Já mudava é de cérebro…
6 Novembro, 2016 at 14:57
Era preciso ter um
6 Novembro, 2016 at 14:56
Eu ainda sou do tempo em que aqui se ergueu uma onda de indignação contra a saída de Marco Silva – mas agora não se encontra nem um. Agora são todos alinhadinhos com o JJ desde a primeira hora.
6 Novembro, 2016 at 11:35
Está para ser lançado hoje nas bancas um novo manual intitulado “Ser adepto do Sporting é nunca criticar um treinador ou dirigente -lições de sportinguismo” . O autor é o Provedor do Sportinguismo que anda aqui na Tasca. Godinho Lopes e Vercauteren lamentam que esta obra não tenha sido lançada há uns anos atrás.
6 Novembro, 2016 at 11:35
Uma pergunta a todos os que são associados (do Sporting claro, os de outros estão dispensados de responder):
Os Estatutos do Sporting Clube de Portugal são para se cumprir, ou só servem para limpar o cu?
6 Novembro, 2016 at 11:39
Por todos, os so por alguns. Olha que o Presidente, por exemplo, no ano do Sonso, criticou a equipa depois do jogo em Guimarães. Se calhar é melhor ler os estatudos
6 Novembro, 2016 at 13:02
Tu és um merdas!!!
6 Novembro, 2016 at 13:30
Quem diz é quem é
6 Novembro, 2016 at 11:49
Uma pergunta para os provedores do Sportinguismo… quando estavam lá dirigentes ou treinadores que realizavam mau trabalho tambem invocavam estatutos ou nessa altura tinham falta de papel higienico?
6 Novembro, 2016 at 12:01
Caro Silvinho,
É óbvio que nunca, jamais, em tempo algum alguma vez se criticou na blogosfera (neste ou em qualquer outro blog) qualquer dirigente ou treinador do SCP em exercício de funções.
Nunca!
Nem Godinho Lopes, nem Bettencourt, nem Paulo Bento, Carvalhal, Paulo Sérgio, Domingos Paciência, MARCO SILVA, etc..
Isso nunca aconteceu!
Mas mesmo que tivesse acontecido as críticas não teriam sido feitas por Sportinguistas, mas por sportinguenses. Como aqueles dois rapazes que acabaram por “deitar abaixo” uma Direcção em funções. Ou “sportinguenses” ou “avençados” ou lá a expressão que agora é utilizada…
SL
6 Novembro, 2016 at 12:25
Eu, por exemplo, venho agora da missa, onde fui de propósito confessar-me e pedir perdão pelo pecado de ter perdido a fé.
Perdi a fé e até cheguei a comentar que estava insatisfeito, imagine-se, quando a equipa e a direcção mais precisavam era de ser apoiados e a não ter ninguém a criticar.
Foi no último ano do godinho.
6 Novembro, 2016 at 11:57
Esta época vou vivê-la com uma intensidade dupla:
– Quando vencermos, porque ficarei duplamente feliz pelo Sporting e porque sei o quanto os aziados, ressabiados e croquetes vão ficar fodidos…
– Quando não vencermos, porque ficarei duplamente fodido porque o Sporting não ganhou e porque sei que os aziados, ressabiados, croquetes, hienas e ratos do teclado, vão abrir garrafas de champanhe, celebrar e ganhar motivação para continuar a destilar o seu ódio.
6 Novembro, 2016 at 12:02
Partilho do teu sentimento.
6 Novembro, 2016 at 12:23
as sombras, caralho… as sombras… sempre as sombras… o clima de suspeição, o olhar com desconfiança constante para os que vestem a mesma camisola. Deve ser fodido viver assim…
6 Novembro, 2016 at 12:44
Epa…ia responder mas a sério, acabou-se-me a paciência para esta merda.
6 Novembro, 2016 at 14:52
Mal de nós no dia em que não se puder criticar uma série de maus resultados… se deixarmos de ser exigentes vamos completamente em sentido contrário ao que o nosso presidente defendeu e que eu saiba, ainda defende.
Falando da Tasca, há claramente alguns personagens que não acrescentam nada, apenas dizem “sim”, “concordo”, “é isso”, “subscrevo” a outros comentários em vez de terem uma opinião própria.
Ser Yes-man é exactamente o que o Sporting actual, com uma direção forte, com um treinador do melhor que há, com um plantel muito bom… precisa!
Agora, é importante que a crítica seja feita com sentido. A bipolaridade ou um bota-abaixo só porque sim não vai ajudar o clube a sair de um período menos bom.
Quem acha que JJ deve sair (não vi ainda ninguém a dizê-lo, sem contar com paraquedistas em dia de jogo) tem de ter a noção de que uma equipa que já mostrou o que vale pode perfeitamente voltar a fazê-lo.
6 Novembro, 2016 at 14:53
“não precisa” 🙂
6 Novembro, 2016 at 15:07
Mas olha que sem a correcção “não precisa”…. ainda te habilitavas a que alguns cromos a responderem “isso mesmo” “+1” 🙂
6 Novembro, 2016 at 15:11
Ahahah
6 Novembro, 2016 at 18:29
+1
6 Novembro, 2016 at 15:34
Concordo com tudo o que dizes menos a parte do yes-man, a não ser que não queiras dizer literalmente yes-man mas uses yes-man para dizer “defensor da direcção”. Se for isso, okay. De acordo.
Mas na letra e no espírito há uma diferença grande entre um yes-man da direcção e um defensor da direcção. O yes-man geralmente defende a sua posição na direcção, a sua posição no clube e não o clube já o defensor da direcção não precisa de dizer yes a tudo, basta-lhe avaliar a curva geral do desempenho e o desta direcção tem sido claramente ascendente em relação a de onde viemos.
6 Novembro, 2016 at 15:58
Troca yes-man por lambe-botas.
O que quis dizer é que yes-man de qualquer direção é a morte do artista…
Seja em que ramo for.
Repara, eu não sou contra quem defende com unhas e dentes o Sporting, mesmo de forma exagerada. Sou é contra quem o faz e rotula os outros de “menos Sportinguistas”.
Mas sou claramente contra o bota-abaixo bipolar só porque sim, que se acentua na hora da derrota.
6 Novembro, 2016 at 12:02
O que mais tenho visto é aqui malta felicíssima por ter motivos para criticar a equipa, o treinador e as aquisições. Eu por exemplo compro GB, ajudo na Missão Pavilhão, desloco-me para apoiar a equipa em todos os jogos, pago quotas só para ter o prazer de festejar as derrotas e os maus resultados da equipa… deve ser por isso que cada mau resultado do Sporting é como cravarem-me um punhal na barriga. Sou extremamente masoquista. Hoje vou lá outra vez. Pode ser que no final da época tenho o enorme desgosto de ver o melhor clube do mundo campeão.
6 Novembro, 2016 at 12:18
Comentar na Tasca é como jogar contra o Canelas-Gaia.
Se isto fosse um blog dos carnides achava um piadão.
6 Novembro, 2016 at 12:25
🙂
Mesmo. Não se pode dizer nada que aparecem logo os medidores de Sportinguismo com pernas.
6 Novembro, 2016 at 12:24
Há realmente muitos Sportinguistas inteligentes
6 Novembro, 2016 at 12:35
E que tal deixarem-se de post de merda a catalogar os outros Sportinguistas e a invocar os estatutos e o caralho e em vez disso simplesmente aprenderem a respeitar quem pensa diferente e deixarem de ver Sombras por tudo o que é sitio?
E já agora….. lembrar que mais do que Nunca a equipa precisa de Nós, pelo que hoje façam os possíveis e os impossíveis para estarem no Estádio a apoiar a Equipa durante o jogo TODO.
Se por acaso correr mal…. guardem os assobios e as criticas para após o apito final !!
6 Novembro, 2016 at 12:43
+1
6 Novembro, 2016 at 12:45
Looooooooooooooooolada
6 Novembro, 2016 at 12:54
Tas bem Mario? Nao te doi nada?
6 Novembro, 2016 at 12:59
Epa desculpa lá, está gargalhada não era aqui, era noutro comentário mais acima, nem sei como veio aqui parar.
6 Novembro, 2016 at 13:01
Mas agradeço a tua preocupação, estou óptimo
6 Novembro, 2016 at 13:05
Ainda bem. Saude acima de tudo
6 Novembro, 2016 at 13:19
Nem mais!
6 Novembro, 2016 at 13:06
Ele gostou da parte… guardem os assobios e críticas para após o apito final.
Ia se vindo 🙂
6 Novembro, 2016 at 14:39
A serio pá… dás pena
6 Novembro, 2016 at 15:10
mas ainda ligas ao tadeu?
6 Novembro, 2016 at 12:53
+1. É isso mesmo que vou fazer.
6 Novembro, 2016 at 12:49
SPOORTING !
6 Novembro, 2016 at 13:08
Nós queremos o Sporting Campeão!!!
Viva o Sporting Clube de Portugal
6 Novembro, 2016 at 13:33
Invasion of the body snatchers.
They live.
Recomendo.
Hoje fica 3-1.
Arouca marca de penalty aos 92′ a castigar empurrão ao Lito Vidigal dentro da área (técnica).
6 Novembro, 2016 at 13:48
Neste post li dos comentários mais estúpidos que alguma vez passaram na tasca, mas ri-me pra caralho.
Vou ver o próximo.
6 Novembro, 2016 at 14:44
Hahahaha
Concordo.
🙂
6 Novembro, 2016 at 15:42
Mudando o chip:
Rui Patrício, Marvin, Coates, Semedo, Schelotto, William, Adrien, Gelson, Campbell, Dost, Castaignos
6 Novembro, 2016 at 15:53
Trocava os laterais, por JP e BC
6 Novembro, 2016 at 15:56
Na esquerda eu escolheria Marvin + Bruno César, Bruno César + Campbell. Porque convém que um, entre os dois, alguém tem que ter bom conhecimento táctico, especialmente com o Bryan no banco e porque BC tem sido o nosso melhor, convém que jogue.
6 Novembro, 2016 at 16:02
Em 3-5-2 era Jeff a minha aposta.
Pouco teria de defender e a atacar é bem melho que Marvin. Ganharia Dost com os seus cruzamentos.
6 Novembro, 2016 at 16:22
3-5-2 era a puta da loucura.
Que se desdobraria para 3-3-4 no ataque, desde o primeiro minuto, até ao 3-0.
Melhor que isso só o 2-3-5 com que o Boloni usou para quase eliminar o Milan em Alvalade. Perdemos com um golo do José Marí, mas os italianos sairam traumatizados. Até o treinador dos gajos disse que não chegou a perceber o que se passou em campo e deu ordem para se meterem todos na grande área…
6 Novembro, 2016 at 16:28
Em casa seria sempre assim, se bem que um 4 4 2 seria na realidade um 2 – 1 (william) 4 – 3.
Era preciso que os laterais fossem extremos e interpretassem com qualidade o que lhes era pedido.
6 Novembro, 2016 at 16:15
Eu estou a partir do princípio que a pressão de Luc e Gelson na frente (parece-me que Dost e Campbell não defendem quase nada) mais William, Adrien e a defesa são capazes de controlar os ataques do Arouca e que assim podemos entrar com um onze muito ofensivo para tentar sufocar o Arouca desde o primeiro minuto.
6 Novembro, 2016 at 17:19
Ganhar com um empate dos corruptos (ou vitória dos andrades) e o campeonato continua e há dois jogos a ganhar às galinhas. Também podemos ganhar aos fachafrancos em Alvalade (e garantir a Europa em Fevereiro). Aqui, quem não quiser que o Sporting ganhe, não tem voto na matéria.
Espero um jogo de ataque e bons golos SL
6 Novembro, 2016 at 17:34
Passei só aqui para dizer que isto é um grande texto. Parabéns ao autor
6 Novembro, 2016 at 17:45
A caminho de Alvalade…e já muito atrasada. Isto é o que dá trabalhar ao domingo e ainda ter de chegar a casa e orientar as coisas para não faltar nada aos meus homens na minha ausência! Como o Bloco de Notas ainda não saiu já só o consigo ler pelo caminho. Para baixo conduz a leoa que vai comigo! Lol Só espero chegar a tempo de cantar O Mundo sabe que… 🙁
Sportinggggggg aqui vamos nós só para te ver jogar, só para te apoiar. Por ti tudo vale a pena….
Saudações Leoninas para todos os tasqueiros e que hoje à “sorte” esteja connosco. 🙂
6 Novembro, 2016 at 19:25
Grande Raquel. Hoje ganhamos !