Foi um Phil Babb bem humorado e a falar num tom divertido que recordou, em entrevista Fantasy FC, da Sky Sports, o dia em que deu um murro a Cristiano Ronaldo que deixou o futuro melhor do mundo KO.
Tudo aconteceu em 2001, quando o então miúdo de 17 anos foi chamado por Lazslo Boloni para fazer um treino com o plantel principal do Sporting: o central irlandês era então titular da equipa que haveria de ser campeã nacional.
«Lembro-me de quando ele entrou no balneário: muito magro, com um cabelo grande, loirito, um pouco como o Steve McManaman tinha na altura… Mais tarde estávamos a fazer um exercício de ataque contra defesa, todos os atacantes vinham contra nós», começa por dizer.
«Então este miudito vem contra mim, passa perna por cima da bola uma vez, duas vezes, três vezes, passa por mim e atira a bola ao ângulo. Os rapazes desataram todos às gargalhada:: Babbsy, deu cabo de ti, riam-se eles.»
O irlandês fez cara de mau e tratou de meter o adolescente no lugar. «Então da segunda vez que vem contra mim, ele passa a perna por cima da bola uma vez, duas vezes, aproxima-se e… pumba: dou-lhe com o braço na cara. Atirei-o ao chão e deixei-o KO. Estava ele no chão e vou ter com ele, com o dedo riste: Nunca mais. Então ele olha para mim sem saber o que se está a passar, o treino ficou todo em silêncio…», recorda.
«Se foi importante para o Ronaldo formar carácter? Acho que sim, acho que tive uma enorme influência na carreira dele. Mas o mais importante é: ele foi para o outro lado e nunca mais veio para cima de mim.»
14 Novembro, 2016 at 10:03
Ficamos à espera de ouvir o Ronaldo sobre o assunto 😉
14 Novembro, 2016 at 10:09
😀
14 Novembro, 2016 at 10:12
Possivelmente o Ronaldo já nem se lembra do Phil… 🙂
Bom dia e desejos de boa semana…
Abr do Max e S L
14 Novembro, 2016 at 10:14
E assim se moldam campeões. Se alguém pensa que quando chegou a Manchester não levou o mesmo tratamento então nunca jogou futebol.
14 Novembro, 2016 at 10:24
Bons Dias, Caros Tasqueiros, e votos de uma excelente semana.
Acredito perfeitamente que o Cristiano Ronaldo, pela sua impetuosidade juvenil, tenha sido alvo de “tratamento” semelhante nos seus primeiros anos, quer no SCP, quer no ManU.
É algo que acontece nos treinos, quando os jogadores mais experientes não querem ser “humilhados” pelos jovens que estão a entrar no plantel.
Se isso fortaleceu o carácter do Cristiano? A história da vida dele foi toda uma mostra de superação e fortalecimento de carácter. E não só no futebol.
Quer como portugueses quer como apreciadores do futebol vivemos uma era importante, em que o Cristiano Ronaldo não só se tornou o melhor jogador do mundo, como nos capitaneou para a conquista do Campeonato Europeu como é, actualmente, um dos 4, 5 melhores jogadores da história do futebol (Pelé, Maradona, Messi…)
Semi OFF-TOPIC: o jogo da Selecção foi importante para pelo menos dois jogadores do SCP: William Carvalho (que tem sido muito criticado esta época) fez um bom jogo e marcou um golo importante; Gelson é actualmente uma das apostas de Fernando Santos vindo do banco.
E acredito que o Ruben Semedo vai, mais cedo ou mais tarde, passar a integrar as convocatórias.
SL
14 Novembro, 2016 at 10:37
O chamado “Tough Love”
14 Novembro, 2016 at 10:40
Acho que em Manchester o Roy Keane deve ter-lhe dado um tratamento bem pior :)…Acho normal para moldar caracter, faz parte do crescimento dos jovens futebolistas.
14 Novembro, 2016 at 10:45
Ontem passou, na SportTV, uma entrevista ao Schmeichel. Embora não tenham mostrado imagens dos seus tempos de Leão Rampante vale muito a pena ver.
Outros tempos. Outra mentalidade. Hoje é tudo cheio de frescuras.
14 Novembro, 2016 at 11:08
Muito boa mesmo.
Grande discussao com o Sir Alex 🙂
14 Novembro, 2016 at 10:45
Off
Esta noticia é falsa, certo?
Alan Ruiz vai mudar a cor do seu Ferrari
09:50 – 14-11-2016
A- A A+
Interdito a veículos vermelhos. Esta bem pode ser a inscrição no parque de estacionamento da ala profissional da Academia, que obriga Alan Ruiz, como contou A BOLA, a estacionar o seu Ferrari no parque da ala da formação em Alcochete.
A placa não existe mas a regra sim e o jogador vai mudar a cor do carro. «Sim, vai mudar», confirma-nos Federico Ruiz, pai do atacante de 23 anos do Sporting.
Adepto de carros desportivos, o camisola 99 dos leões apressou-se a comprar um Ferrari assim que chegou a Portugal, no verão, para representar os leões – oriundo do Colón de Santa Fé, Argentina, assinou até 2020, ficando com cláusula de rescisão de €60 milhões.
Porém a cor escolhida, o clássico vermelho da marca italiana, trouxe-lhe o constrangimento de não o poder estacionar no referido parque do centro de treinos leonino, bem como provocou algum incómodo junto dos adeptos. Por isso a decisão de, nesta altura «andar com outro carro» e de mudar-lhe a cor. «Ainda não sabe, no entanto, para qual», conta o pai do jogador.
14 Novembro, 2016 at 10:58
Não acredito. E que incómodo é que provocou aos adeptos? Eu quero cá saber da cor do carro. Eu quero é que ele jogue à bola.
14 Novembro, 2016 at 11:04
Eu também quero é que ele jogue e jogue bem…
Mas já agora…: “eu também não gosto do vermelho” (nem pintado… :))
São gostos e como dizem…”não se discutem…”…
Mas sim, o que verdadeiramente “me preocupa” …é que jogue e o faça bem…!!
Beijinho para a minha amiga e SL
14 Novembro, 2016 at 11:09
Incomoda-me não poder comprar um… de resto que se lixe.
14 Novembro, 2016 at 11:38
Curto mais Porsche
14 Novembro, 2016 at 11:45
Eu curto Peugeot.
Não porque seja das poucas …. que consigo comprar, é mesmo pelo Leão. Nem trocava por um BMW, Mercedes ou VOlvo. Nunca.
PS: É colocar nos estatutos que carros encarnados são proibidos (excepto os dos bombeiros) nas instalações.
14 Novembro, 2016 at 11:51
E olha que esses, qualquer dia sao trocados por amarelo como o INEM. Nao o de GreySkull, os outros
14 Novembro, 2016 at 12:09
Quando apareceu a primeira noticia sobre o ferrari vermelho….isso foi negado (irmão)
Agora “jornal” diz que foi pai a falar…..
14 Novembro, 2016 at 12:11
Obviamente é algo que não me tira o sono nem faz alterar o sentido de voto….. mas se fosse verdade revelaria um tremendo complexo de inferioridade por parte de quem tivesse tomado tal decisão.
E eu defendo um Sporting Sem Complexos!
14 Novembro, 2016 at 13:40
Segunda melhor…
No top está a ASTON MARTIN… cor: verde “jaguar”….
SL
14 Novembro, 2016 at 11:07
Caguei na cor do carro.
14 Novembro, 2016 at 11:08
Não faças isso que estraga a pintura
14 Novembro, 2016 at 11:39
Verdade. Mas quem tem dinheiro para um, tem dinheiro pa mudar a cor
14 Novembro, 2016 at 11:42
ferraris são vermelhos.
Outras cores são modernices abichanadas, tal como chuteiras rosa choque
14 Novembro, 2016 at 11:50
Olha que os Zucas gostam deles amarelos ahah
14 Novembro, 2016 at 21:01
No tempo do saudoso João Rocha, foi colocado um tapete de tartan no nosso estádio, a maioria era de cor abixanada quase vermelha, João Rocha exigiu tartan verde e foi lá colocado.
Ainda se lembram disso?
Abraço!
14 Novembro, 2016 at 11:22
Nem vale as letras que estou a gastar
14 Novembro, 2016 at 11:33
Faz-me lembrar uma outra história passada nos antigos courts de tennis do Estádio da Etar. Tenho um amigo e tenista que é lampião até aos ossos. Trabalhávamos juntos e ao longo dos anos fui cabando por ficar amigo daquele benfiquista sério, trabalhador, equilibrado e de bom coração. Um dia houve um torneio de tennis do Grupo em que trabalhávamos e foi organizado na ETAR. Contrariado, lá fui jogar. Estávamos de conversa no “bar do tennis” quando surje o Fernando Martins, então presidente da corja, acompanhado por uma comitiva de lambe botas lampiões. De cima observáva-os pensando na corja de atrasados mentais bajuladores que demonstravam ser. Um dos gajos protestava alarvemente contra o facto de o piso dos courts ser verde! Queria os courts pintados de vermelho! Havia lá um dessa côr onde ninguém queria jogar porque a côr é péssima para o contraste e cansativa para os olhos durante uma hora de tennis, em que a concentração é essencial. Labrego selvagem de um Lampião bajulador…
14 Novembro, 2016 at 14:04
Pior do que isso é que o clássico Ferrari é o amarelo, não o vermelho…
14 Novembro, 2016 at 11:01
foi só um aconchego para o Ronaldo começar a ganhar “calo” da muita mocada que ía levar na vida.
Acredito que aquelas reviengas todas que o CR28 fazia quando era puto, fizessem alguma “impressão” aos mais velhos, nada habituados a malabarismos desnecessários.
14 Novembro, 2016 at 11:06
Convenhamos que as “reviengas…são um convite a ir à canela…”
para quem fica sem saber…”por onde ele vai passar…!”
Abraço e até quinta não é…??
SL
14 Novembro, 2016 at 11:20
eheheheheh é isso mesmo amigo Max
5ª lá estaremos sim!
SL e abraço
14 Novembro, 2016 at 11:27
Off:
À atenção do Homem do Bussaco: no final do último jogo, frente ao Arouca, vi um cão no corredor da Superior Norte – não, não era o Pinho. Era um cão pequeno, não sei de que marca, tinha vestida uma manta que parecia ter qualquer coisa alusiva ao Sporting e o dono(a) levava-o por uma trela. Não sei se apenas entraram após o fim do jogo, se o cão teve direito a assistir ao jogo ou se era um cão guia (parece-me que não era este o caso).
Como li à pressa a questão do Sakéman noutro post, não percebi se era gozo ou não. Mas se estiver mesmo interessado, que telefone para Alvalade e confirme.
14 Novembro, 2016 at 11:36
Não levo o meu cão a Alvalade que o gajo acabava por me fazer perder a cabeça. Quando começassem os cânticos desatava a uivar como faz quando ouve o mundo sabe que na televisão…
14 Novembro, 2016 at 11:45
Mais vale o seu cão a uivar do que muitos a assobiar!
14 Novembro, 2016 at 12:45
Esse cão é cão de assistência para pessoas com deficiência motora, mental, terapias etc.
A certificação do animal é feita pela APCA – Associação Portuguesa de Cães de Assistência e esse foi treinado pela K9 TRAINING CENTER PORTUGAL.
E permite aos animais entrarem em espaços públicos onde o acesso de animais é proibido. Restaurantes, Centros Comerciais, Etc
14 Novembro, 2016 at 13:01
Ok, não tinha percebido, apenas reparei que estava ali um cão dentro do Estádio.
SL
14 Novembro, 2016 at 14:11
SL 😉
14 Novembro, 2016 at 11:49
Se estes episódios o ajudaram, muito sinceramente, não passa de pura especulação. Pode ser que sim, pode ser que não. Sei de uns quantos que passaram por coisas semelhantes e que se começaram a ir abaixo. Vai da pessoa, portanto.
O que fez o Ronaldo ser o que é é simples: uma ética de trabalho (quase) sem par.
14 Novembro, 2016 at 12:10
Diz ele que lhe deu a mocada pelas reviengas, cá para mim foi mais pelo penteado abichanado que tinha na altura!!
14 Novembro, 2016 at 14:16
«Se foi importante para o Ronaldo formar carácter? Acho que sim, acho que tive uma enorme influência na carreira dele. Mas o mais importante é: ele foi para o outro lado e nunca mais veio para cima de mim.»
Acho que o mais importante é mesmo o receio que o Babb tinha de o enfrentar 😀
14 Novembro, 2016 at 18:11
Ou seja, o bullying no local de trabalho não só é aceitável como se recomenda.
E os apalpões no rabo das meninas?
Alô Tasca, daqui fala o século 21
14 Novembro, 2016 at 21:21
O phil deve ser parvo.