Foi um Phil Babb bem humorado e a falar num tom divertido que recordou, em entrevista Fantasy FC, da Sky Sports, o dia em que deu um murro a Cristiano Ronaldo que deixou o futuro melhor do mundo KO.

Tudo aconteceu em 2001, quando o então miúdo de 17 anos foi chamado por Lazslo Boloni para fazer um treino com o plantel principal do Sporting: o central irlandês era então titular da equipa que haveria de ser campeã nacional.

«Lembro-me de quando ele entrou no balneário: muito magro, com um cabelo grande, loirito, um pouco como o Steve McManaman tinha na altura… Mais tarde estávamos a fazer um exercício de ataque contra defesa, todos os atacantes vinham contra nós», começa por dizer.

«Então este miudito vem contra mim, passa perna por cima da bola uma vez, duas vezes, três vezes, passa por mim e atira a bola ao ângulo. Os rapazes desataram todos às gargalhada:: Babbsy, deu cabo de ti, riam-se eles.»

O irlandês fez cara de mau e tratou de meter o adolescente no lugar. «Então da segunda vez que vem contra mim, ele passa a perna por cima da bola uma vez, duas vezes, aproxima-se e… pumba: dou-lhe com o braço na cara. Atirei-o ao chão e deixei-o KO. Estava ele no chão e vou ter com ele, com o dedo riste: Nunca mais. Então ele olha para mim sem saber o que se está a passar, o treino ficou todo em silêncio…», recorda.

«Se foi importante para o Ronaldo formar carácter? Acho que sim, acho que tive uma enorme influência na carreira dele. Mas o mais importante é: ele foi para o outro lado e nunca mais veio para cima de mim.»