Confesso-vos que o título desta crónica esteve para ser “Sempre a mesma merda”. Porque voltámos a fazer uma enorme exibição contra um chamado tubarão; porque voltámos a ser de uma cerimónia exasperante quando podemos rematar à baliza; porque os senhores do apito voltaram a dizer-nos que nesta coisa da Liga dos Campeões o campo inclina-se sempre a favor de quem tem mais milhões. Sempre a mesma merda, no fundo.
Mas preferi mudar, porque pese o amargo de boca deve ser salientado o que o Sporting Clube de Portugal fez nestas cinco jornadas de Champions. Jogando num dos grupos da morte, ganhou a quem tinha obrigação de ganhar e frente a dois dos candidatos a limpar a prova nunca foi inferior em termos de jogo jogado. Ontem voltou a acontecer, com alguns momentos de verdadeiro brilhantismo, como aquele em que o carrossel verde e branco leva a bola a Gelson, Adrien faz de conta que é dele e deixa que siga para o homem que está no início da jogada, Bruno César. O chuto do Chuta sai direitinho à baliza, mas pelo meio aparece a cabeça de Sérgio Ramos a substituir o guarda-redes e a mandar para canto.
Estávamos com pouco mais de meia hora da primeira parte e o Sporting, depois de entrar pressionante e encostar o adversário lá atrás, havia perdido o domínio do jogo. O Real ameaçava em rápidos lançamentos para Bale e para Ronaldo, Semedo e Coates (que monstruosa exibição do uruguaio, apesar de chegar atrasado no lance com Benzema) apareciam sempre no sítio certo. E Bas Dost quase chegou a tempo ao sítio certo, depois de um cruzamento rasteiro de Gelson ao segundo poste (já vos disse que este puto é enorme?).
Assim sendo, seria às três pancadas que os espanhóis chegariam à vantagem, com Ronaldo a chutar enroscado e a bola a cair nos pés de Varane. O Sporting reagiu de pronto, quase como se o golo adversário tivesse sido libertador. Veio a tal jogada cocktail à qual só faltou a decoração do copo e viria um livre que fez alguns milhares de Leões gritarem golo. Falta de Marcelo sobre Gelson que pareceu dentro da área, mas que foi fora, e Bruno César a ensaiar uma bomba que fez o universo merengue agradecer à Madre Mia que no fundo foi a Madre deles.
Ao intervalo estava tudo em aberto e cedo o Sporting mostrou que estava decidido a alterar o placard. Adrien pega na bola (que luxo que é tê-lo a ele e a William) e faz o que haveria de fazer várias vezes a preceito: lança Gelson. Marcelo borra-se todo na corrida e simula uma lesão, Gelson segue disparado e o público levanta-se. Empatar no segundo minuto da segunda parte seria fantástico, mas o jovem extremo acaba por decidir mal no último passe.
Lá vai Gelson novamente, agora lançado pelo Sir. O cruzamento que podia ter sido um remate atravessa toda a área, não há quem a meta lá dentro e já do outro lado acaba por ser Marvin a cruzar para um inofensivo cabeceamento de Bruno César.
E estávamos nós nesta sensação de que os cabrões dos espanhóis vão levar um golo não tarda nada, até porque o frenético do Campbell já estava em campo, quando se dá o momento de circo: João Pereira é expulso porque o fiscal de linha, que até o estava a agarrar, aproveita o teatro do Kavacic para dizer ao árbitro que existe agressão. E desse momento Gazprom resulta um corte no gás leonino. Schelotto entra para equilibrar a direita, Bryan vai tomar banho. Zidane mete Benzema e puxa Ronaldo para a esquerda.
O Real sai finalmente lá de trás (já passaram mais de 65 minutos) e o Sporting passa a jogar com essa subida do adversário. Rui faz uma enorme saída roubando a bola a Ronaldo, Will&Silva continuam a lançar Gelson e Campbell, agora com André como referência atacante. E nessa procura do empate, Coentrão corta a bola com a mão e Adrien converte a grande penalidade. “Nós Acreditados em Vocês”, entoa Alvalade, imaginando uma remontada épica. Cambpell quase chega lá de cabeça, os jogadores deixam corpo e alma em campo, mas acabam traídos por um golo a três minutos do final de um jogo agridoce onde, uma vez mais, não bastou ser tão grande como os maiores da Europa.
23 Novembro, 2016 at 11:14
Só não vê quem não quer , ou tem agendas próprias.
Mas não lembres certas coisas , porque somos todos iguais , todos Sportinguistas.
AMO-TE SPORTING !
23 Novembro, 2016 at 11:19
e inteligentes
23 Novembro, 2016 at 11:20
Sei que a maioria não concordará com esta opinião mas cá vai:acho que a liga Europa,caso lá cheguemos,só nos irá trazer desgaste e eventuais lesões, acho que o plantel continua curto(qualidade) para as competições todas ,o foco é o campeonato .
23 Novembro, 2016 at 11:49
Eu não concordo nem um pouco. Venha a Liga Europa.
Tal como Rosa Luxemburgo, contra Kautsky, propôs que não existe nunca algo como as condições perfeitamente maduras para a revolução, que a revolução é sempre um risco e tem ela no seu curso, mesmo através de suas derrotas, de amadurecer as próprias condições para o seu despoletar, também proponho que o Sporting não pode ficar à espera do momento ideal para poder competir na máxima força na Europa com garantias dadas para o campeonato nacional, essas garantias nunca vão existir, nunca vai ser o momento ideal para competir na Europa e na Liga se ficarmos à espera do momento ideal, tem que se começar já a atacar as frentes europeia e nacional ao nível da exigência de cada jogo e da competição.
Além disso sou viciado no Sporting e quero vê-lo jogar o mais vezes possível.
23 Novembro, 2016 at 11:20
“Falta de qualidade.
Falta de arcaboiço para estas andanças.
Jogadores burros como joao pereira e Schelotto
É o resumo da nossa participação na Champions.”
É o resumo e a análise de um Sportinguista , ao jogo de ontem.
Palavras para quê , é tão Sportinguista quanto os outros todos.
AMO-TE SPORTING !
23 Novembro, 2016 at 12:09
Bom dia. Se parassem de bater no Marvin e – se quisermos eleger um jogador-menos para ontem – me dissessem o que fez Dost? Além de fugir da bola, como aliás, grande parte da equipa (no ataque) que, depois de entrar na área adversária…. ou voltava para trás, ou fazia mais um passe, ou um drible ou falta, ou simplesmente nada. Por que raio ninguém remata? Dost (ontem) esteve bem pior que Marvin… que cumpriu. Quando Dost saiu e entrou André, continuámos a jogar com 10, nem se notou a diferença. E atenção, Dost é goleador, sim. Mas ontem… Uma nota, em contraste com o nosso avançado, para quem mostrou sempre vontade: João Pereira (até demais), Gelson, Bruno César.
De resto, foi bonita a festa, pá…, fiquei emocionado e quase contente.
SL
23 Novembro, 2016 at 12:15
Dost fez um belo jogo….não marcou, verdade…mas jogou muito bem!
23 Novembro, 2016 at 12:19
Não sou eu que o vou desmentir…nem quero ser desmancha prazeres…
Mas “tentei rebobinar” o jogo de ontem…e do Bas…não vi nada de especial…!!
Abr e SL
23 Novembro, 2016 at 12:12
Geçlernlbirliçï caralho !!
23 Novembro, 2016 at 12:25
Obrigado ahahahah.
23 Novembro, 2016 at 12:14
O nosso Bryan tem que se deixar de lidas da casa e, preocupar-se em ser jogador de futebol.
23 Novembro, 2016 at 12:16
**((VOLTAR))** a ser
23 Novembro, 2016 at 12:15
No Golo dos Gajos é Dost que não sai como toda a defesa.
Serve para fazer cortes como o do livre do Ronaldo.. mas depois não têm rotinas de um defesa.
23 Novembro, 2016 at 12:20
O João Pereira não faz NADA para ser expulso.
Tomem juízo nessas cabeças.
23 Novembro, 2016 at 12:23
Mas parece que ha quem se esqueça disto…mesmo nao tendo visto nada, como é o João Pereira….deve ter feito algo que nenhuma das “mil” cameras filmou….
Fomos ROUBADOS!!!
23 Novembro, 2016 at 12:30
Acha mesmo que se “isto” fosse ao contrário…
O jogador do Real tinha sido expulso…?
https://youtu.be/9sNPs2idF74
Eu não acredito…!!
SL
23 Novembro, 2016 at 12:28
O Tomás ontem estava entusiasmadissimo…
Fui buscá-lo à escola (a professora, disse-me ele… é sportinguista e tinha dito a semana passada que o deixava ir…se ele se portasse bem, acredito que mereceu a “dispensa”…)…
Havia duas coisas que “lhe bailavam na cabecita”…
O Sporting e o Ronaldo…!
Veio um bocadito “desconsolado”…
O Sporting perdeu e o Ronaldo (segundo ele..e não só…) jogou pouco (lá lhe expliquei que para um jogador jogar bem…também é necessário que o deixem faze-lo…)…
Adormeceu na viagem…(deixei-o dormir porque habitualmente deita-se às 21,30 e essa hora já tinha passado há muito…)
Tinha em casa 4 bandeiras do Sporting… mas ontem não deixou de “me chatear” para lhe comprar uma outra…
Fui-lhe dizendo que não…que já tinha muitas, mas ele não desistiu…
Não desistiu…e “ganhou” outra bandeira do Sporting…!!
Hoje levantou-se como habitualmente às 6,30 (-/+)…
Eu ouviu-o no quintal de passagem para escola…mas deixei-me ficar até um pouquito mais tarde na cama…
Quando finalmente me levantei e fui ao quintal…
Não deixei de sorrir…
O Tomás tinha espetado no relvado…todas as bandeiras do Sporting…
Um “arraial de verde”…no verde…!!
Que pena o Sporting não nos ter dado ontem mais uma alegria…!!
Acreditem que o Tomás merecia…!!
Sporting…!!
SL
23 Novembro, 2016 at 12:30
Grande Tomás !
23 Novembro, 2016 at 12:29
Sobre JPereira e Bas Dost , e depois de ver e rever na tv , vou repetir a opinião de ontem , após o jogo:
Sobre o jogo ; houve ATITUDE, GARRA,ENTREGA,VONTADE não posso exigir mais.
Faltou-nos um Benzema ou coisa parecida mas isso é só pra gente (clubes ) de posses.
Sinal menos para :
Gelson- deve ter pensado que teria uma história semelhante a Cristiano e que no final o real ia “finchá-lo ). Ou então que me explique aqueles vedetismos saloios.
Bas Dost. – Gosto imenso dele , mas neste jogo passou ao lado. Estático ,inerte , parecia a mais naquele ataque.
Lembrei-me agora : neste jogo houve 2 estúpidos Coentrão e JPereira , (desculpa João a verdade acima de tudo ) pergunta para 1 milhao de dolares : o que tem eles em comum ?
SL
23 Novembro, 2016 at 13:44
Já cá faltava a referência aos lampiolhos.
23 Novembro, 2016 at 12:31
Ainda sobre o jogo de ontem, gostei do que vi com 11 jogadores e gostei ainda mais com 10 (não gostei do modo como ficamos a jogar com 10…). A imagem de ver Adrien a ir buscar a bola ao fundo das redes com pressa de recomeçar o jogo (só faltou um valente e sonoro “Vamos!!!” – para as bancadas) marca para mim a memoria futura deste encontro.
SL
23 Novembro, 2016 at 12:54
Eu resumiria a coisa assim: temos uma defesa de grande nível, guarda-redes de top europeu incluído e um meio-campo de luxo (campeão europeu) que se pode bater de igual para igual com qualquer gigante europeu.
Mas temos um ataque muito abaixo do nível da restante equipa e sobretudo pouco assertivo, que está constantemente a travar a produção global da equipa. Nem é apenas uma questão de ponta de lança, mas também, porque Slimani fazia muitos golos do nada e Dost não os faz. Falta golo a esta equipa, falta gente que faça diferente do habitual ganhar a linha e centrar para a área (Campbell têm de ser titular, porque sabe finalizar na área) falta objetividade na hora de encarar a baliza.
Às vezes parece que os nossos golos são…demasiado previsíveis e elaborados. Os golos do real nasceram do nada e é assim que as vezes tem de ser.
Se não melhorarmos este aspeto, seja no mercado ou no próprio plantel, não temos hipóteses no campeonato. É o que eu acho, perdoem-me o desabafo.
23 Novembro, 2016 at 12:54
Já foi quase tudo dito sobre o jogo, foram 11 bravos leões e quando assim acontece, não há nada a apontar.
Queria só recuperar a discussão da importância do especto físico no desempenho das equipas, porque fui acusado de “conversa da treta” por vários tasqueiros, e pegar nas declarações de JJ no final do jogo quando disse: “Sabíamos que na 2ª parte o Real Madrid não ia ter andamento para nós, devido ao desgaste do seu último jogo e só conseguiram equilibrar a jogar 11 contra 10”.
Não foi só o JJ que tocou neste assunto, esta questão também foi abordada pelos jornalistas na CI e pelo próprio Zidane.
Quero ver se vão dizer agora que o campeão europeu é incompetente e isto foi tudo “conversa da treta”, ou que na 2ª parte a jogar 11 contra 11, o Real foi encostado às cordas porque os jogadores não quiseram jogar, são uma merda, ou não têm mentalidade ganhadora.
23 Novembro, 2016 at 13:03
Nunca esperei ver um jogador do real a simular uma agressão, ainda por cima estando a ganhar. Foi do mais baixo que já vi. Deviam estar mesmo nas lonas fisicamente para fazer aquilo e aí dou-te toda a razão.
Borraram-se todos quando fomos para cima deles.
23 Novembro, 2016 at 14:16
Tas a querer comparar jogar com o Atletico e depois com o SCP, a jogar com o Real e o Tondela (por ex)?
Ninguém discute o cansaço pós LC, questionamos sim o cansaço ser motivo de desculpa para nao ganhar a uma equipa muito inferior
23 Novembro, 2016 at 14:22
Nogueira…. pelos vistos o brunovl já te respondeu.
Mas ainda assim acrescento que quando vieste com a conversa do cansaço vieste dizer para irmos perguntar a “experts” da FMH e tiveste “azar”… que apareceu o Mestre Rui Jordão a explicar-te por A+B que a conversa dos picos de formas era treta 🙂
Mas pronto… pela Teoria Nogueira não ganhamos no Bessa e a desculpa vai ser o cansaço do jogo de ontem!
23 Novembro, 2016 at 16:00
O Rui Jordão nunca disse que era conversa da treta, ao contrário de ti o do brunovl. O que o Rui Jordão disse é que hoje em dia não se utiliza muito em competições de longa duração.
Posso dar vários exemplos que os picos de forma não são treta, como na natação e atletismo, por exemplo. Como se explica que os recordes europeus e mundiais são normalmente batidos nas grandes competições como JO, Mundias, Europeus. Como se explica que todos os atletas programam as suas preparações para atingir o nível mais alto nessas competições, tudo isto é factual e público.
Competições como a Ronda de elite do Futsal, onde se joga um apuramento para uma Final 4, com 3 jogos em 4 dias, não se enquadra em competições de longa duração e a preparação tem de ser feita enquanto decorre outras competições, não dá para parar o campeonato.
Para terminar, espero que o Nuno Dias tenha a equipa no pico da sua forma, porque não é em ritmo de cruzeiro (tipo jogo com os Leões ou CS São João) que vai conseguir ultrapassar equipas como o Dinamo Moscovo. Só atingirá os objectivos com todos os atletas próximo do seu máximo rendimento.
23 Novembro, 2016 at 22:34
Da colecção: “Conversas da treta”
«Estamos no melhor momento da época» – Nuno Dias
Nuno Dias, treinador do Sporting, garantiu hoje que a sua equipa chega à ronda de elite da Taça dos Campeões da UEFA «no melhor momento da época» e mostrou ambição de se apurar para a fase final.
«A equipa está a jogar bem, entrosada, a marcar muitos golos e a sofrer poucos. Estamos a atravessar o melhor momento da época. Estamos numa competição onde estão os melhores e tivemos de nos preparar bem muito bem. Estamos cientes das dificuldades e sabemos que o primeiro jogo é muito importante. Espero que o fator casa seja determinante», afirmou o técnico dos campeões nacionais.
A ronda de elite da Taça dos Campeões da UEFA, que apura os quatro finalistas presentes na final four da competição, arranca amanhã e termina no domingo, no Pavilhão Multiusos de Odivelas. O Sporting irá medir forças com o Gyor (Hungria), Targu Mures (Roménia) e FC Dínamo (Rússia).
in A Burla 20:52 – 23-11-2016
– – – – – – – – – – – – – –
Nuno Dias ou é um gajo muito sortudo e nasceu com o cú virado para a lua, ou então é alguém com muito conhecimento e que conseguiu preparar a equipa física/tecnica e tacticamente para apresentar um “pico de forma” num dos momentos mais importantes da época.
Por acaso, só mesmo por acaso, Nuno Dias vem confirmar o que vinha defendendo aqui.
23 Novembro, 2016 at 15:46
Em alta competição todos os detalhes contam e neste jogo, nomeadamente na 2ª parte, o Sporting tirou vantagem física pelo facto de todos os que entraram no onze tinham no mínimo mais 3 dias de descanso que os jogadores do Real.
2º exemplo (Andebol Sporting – Benfica)
Todos a gente referiu que não estivemos tão bem na 2ª parte do jogo, mas toda a gente se esqueceu de referir que os lampiões anteciparam o seu jogo da jornada anterior para ter mais 3 dias de descanso que o Sporting e poder jogar com isso para aumentarem as suas hipóteses de discutir o jogo e isso reflectiu-se na 2ªparte.
Nunca disse que as perdas de pontos nesses jogos se deveram simplesmente ao cansaço. Foi questão física/falta de entrosamento de jogadores que chegaram à 4/5 jornada com LC e jornadas duplas das selecções pelo meio.
23 Novembro, 2016 at 14:31
Nao.foi o Coates q se atrasou.
Foram sim 3 jogadores nossos que estavam a fazer uma bela linha recuada lá no caralho mais velho que permitiu, pasme-se, o Ramos subir ate onde quis e centrar como quis para o Benzinas.
Fiquei pior q urso com aquela merda.
Ah, e o JP tambem podia fazer um ato de contriçao ao jeito do Coentros e admitir que aquilo sim foi uma REAL CAGADA!!!
O meu titulo seria: “O FA(R)DO DO COSTUME”
PS: O arbitro conseguiu ser mais irritante que o Xistra (acho q isso diz tudo).
23 Novembro, 2016 at 17:50
A chamada á selecção holandesa está a fazer bem ao Marvin … Que continue a subir de rendimento e se lembre do bom final de época que fez o ano passado.
24 Novembro, 2016 at 2:47
O Fernando Mendes declara abertamente que vai torcer pelo Napoles contra o carnide.
+1