Com 8 aninhos (em 85) estreei-me pela mão do meu pai (João) a ver o nosso Sporting na Europa contra o Feyenoord! Ganhámos 3 – 1! Outros grandes jogos enquanto criança também vi com o meu “mano” Nuno e com o meu tio Mario! Estávamos os 3 nos 7 -1! Os anos passavam e a presença era assídua nos jogos em Alvalade!
Chega o ano de 94 e o meu pai leva-me a ver o Sporting dar um banho de bola e 3 bolas à trave ao Real, em Madrid! 2 semanas depois lá estava eu no velhinho José de Alvalade com o meu grande amigo Gonçalo para vermos o Grande Sporting a ganhar! Nunca tinha visto tanta gente em Alvalade! Nem sabia que Alvalade levava tanta gente! Jogámos bem e ganhámos!
Hoje, vou estar a ver o Real em Alvalade, não vou com ninguém dos que já referi, vou com o meu filho mais velho! Ele que já tem a Gamebox e que me acompanha há algum tempo! Ele que sabe todas as músicas de apoio ao nosso clube! Ele que já é tão sportinguista como o pai! Mas hoje é especial, é sempre especial, mas hoje é mais ainda! Porque é o Sporting, porque é contra o Real, porque vai lá estar o “nosso” Cristiano, mas essencialmente porque vais ver pela 1ª vez nos teus 6 aninhos o Sporting num jogo europeu! E que jogão!
Digam o que disserem são jogos diferentes, com outro ambiente, com outras sensações! Só quero que aproveites todo o ambiente, fora e dentro do estádio! Desde a bifana ou o teu cachorro, passando pel´#omundosabeque que tão bem cantas em pé, em cima da cadeira e com o cachecol bem lá no alto, passando pela revienga do Gélson ao Marcelo, pela marcação do Adrien ao Modric, pela classe do corte do Rubén ao Cristiano, ou pelo toque de bola do Bryan que tu tanto gostas!
E mesmo que não aconteça nada disto, não interessa, vamos ver, gritar e apoiar o nosso grande amor! O friozinho no estômago quando te deparares com o ambiente e olhares lá para baixo e vires os rapazes de verde e branco vais senti-lo de certeza, tal como eu sinto sempre! Que eles suem a camisola e que tu te divirtas, é só o que eu quero! o Mano hoje não vai, mas é mais novinho, tem tempo! 😉 E a Mãe que espere por nós, também a apoiar!
Obrigado Pai, Tio, e Nuno por me terem transmitido tamanha paixão!
ESCRITO POR Pedro Rodrigues
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
24 Novembro, 2016 at 8:38
Tu agradeces a quem te transmitiu a paixão, eu agradeço-te o texto. Este escrever como estando entre amigos, esta facilidade como que falamos da nossa vida e damos a cara é a base da Tasca e é o que a torna única entre tantos e belíssimos blogues Sportinguistas. Como diria o outro, “a Tasca é isto!”
24 Novembro, 2016 at 11:50
Verdade verdade verdade!!! Olha uma rodada….paga o Cherba!
24 Novembro, 2016 at 9:02
Também eu ainda tenho recordações dos tempos em que ia com o meu Pai. Já foihá muito tempo mas as boas recordaçôes ficam na nossa vida para sempre ( as más também mas muitas vezes “tapamo-lss” para não nos continuarem a molestar)…
Agora sou eu que vou acompanhado, não pelos filhos ( também foram, nos tempos em que ia s familia e dava para fazer ” piqueniques” na bancada de cimento de Alvalade…), mas pelo neto a quem tento ajudar, nis seus sete aninhos, num ” feroz . leãozinho…
Nem calculam o gosto que me dá, ve-lo em cima da cadeira, caschecol esticado acima da cabeça cantando ” o mundo sabe que…” ( oh avô…não olhes pr’a mim, quando estou a cantar…! – e eu tento faze-lo, mas pelo canto do olho lá vou olhando uma e outra vez…)…
Vocês ( alguns…) possivelmente bem entenderão a minha emoção, mas acreditem que mexe comigo…
Só o Sporting…!
Compreendo por isso, a emoção do companheiro Pedro…
Obrigado por no-la ter transmitido…
Abr e SL
24 Novembro, 2016 at 9:05
Há por aí umas letras ” fora” do lugar mas os dedos são maiores que o teclado do smartfone…e às vezes sai ao lado…
SL
24 Novembro, 2016 at 12:18
Amigo Max,
hoje vindo de mais uma visita ao laboratório de análises parei para tomar o pequeno almoço no café do Armando. A filha estava triste a contar que o pequeno dela era do Sporting, claro que comentei que finalmente havia alguém com bom gosto na família, segundo ela existem dois culpados para isso, o Tomás e o Cristiano Ronaldo.
Segundo contou, o miúdo quer ser do Sporting porque os amigos são e um até costuma ir ver os jogos com o Avô.
Parabéns pela sementeira de Sportinguismo que tem feito
E O SPORTING É O NOSSO GRANDE AMOR
24 Novembro, 2016 at 12:27
Chego à conclusão que o pequeno Tomás, apesar da tenra idade, é popular entre os amigos. Uma referência para os semelhantes.
24 Novembro, 2016 at 9:11
Bom dia. Um belo texto, revelador do que é ser-se Sportinguista. Estará aqui a explicação para um clube que tem um jejum de campeão nacional de 14 anos, haver ultrapassado os 150.000 sócios, demonstrar uma pujança ecléctica ao nível dos melhores do mundo. É esta paixão imensa que vemos em jovens que nunca festejaram esse título, que nos emociona e dá alento para nunca desistirmos.
Aí sim, somos incomensuravelmente diferentes!
Com pouco tempo e disposição para visitar a Tasca com a regularidade a que me habituei, saúdo o Sportinguismo de textos como este, orgulho-me do meu saudoso pai me ter transmitido este “sentir-me diferente”!
E, para concluir, não posso deixar de mostrar a indignação que senti há pouco quando, na RTP3, vi os lampiões serem empurrados para o primeiro lugar no seu grupo. É preciso descaramento!
Força Leões para logo em Odivelas!
SL
24 Novembro, 2016 at 9:16
Belo texto.
O meu puto (4aninhos) ficou pela primeira vez sentado comigo no sofa a ver pelo menos 20minutos do jogo. So falava no Paticio e no Adien. Mas ali ficou todo contente a ver o jogo
24 Novembro, 2016 at 9:19
Lembro-me bem desse jogo, Sporting-Feyenord. No dia a seguir, eu e o meu irmão fomos para a rua (sim, nesse tempo os miudos iam para a rua!) fazer um sporting-feyenord, um-contra-um, ele com o equipamento completo do sporting, eu com calcoes e meias do sporting e camisola de riscas amarelas e laranja, que na gaveta das t-shirts era o que de mais parecido havia com a camisola dos holandeses. Obrigado pelas boas memórias e pelo belo texto.
24 Novembro, 2016 at 9:31
O meu primeiro jogo em Alvalade (pelo menos que me recorde) foi em Novembro 86 – SportingxBarcelona da Taça UEFA.
Aquele golo do Roberto do meio da rua ..grr…
Guardo religiosamente o bilhete desse jogo, acho que foram 750 escudos (apesar de não ter pago 🙂 )
24 Novembro, 2016 at 10:32
Imagino o que seria, nunca fui a Alvalade, até ser adulto.
Mas as memórias de quem vivendo longe e em terra “vermelha” estão bem vivas…
Tenho a agradecer ao meu pai e ao meu avô… e sempre que vejo o meu pequeno com as listas em cima da pele, só me lembro no que eles sentiriam se o pudessem ter visto.
Um abraço.
24 Novembro, 2016 at 10:51
Meu amigo só irá entender o que eles” sentiriam” …quando também for avô…
Abr e SL
24 Novembro, 2016 at 11:06
Provavel… é bem provavel…
Um abraço.
24 Novembro, 2016 at 10:34
É esta proximidade, este dar a cara, este revelar da nossa vida que faz com que a Tasca seja um lugar diferente. Já não é um lugar virtual. É um lugar real, físico, palpável.
Obrigada pela partilha do texto e da foto.
Obrigada por mais este quentinho nos nossos corações num dia frio como o de hoje.
O Sporting é assim…. A Tasca é assim!
24 Novembro, 2016 at 10:40
Não me recordo da primeira vez que entrei em Alvalade nem do primeiro jogo que vi ao vivo. 🙁
Mas lembro-me do primeiro jogo que vi “lá fora”. E foi precisamente o Feyenoord-Sporting! 🙂
Obrigada por nos trazeres as boas recordações.
SL.
24 Novembro, 2016 at 10:52
Também foi o Meu primeiro jogo lá fora.
Duas camionetas da JL.
Ficamos detidos na fronteira de Vilar formoso, porque levávamos cadeiras do último café/bomba gasolina onde tínhamos parado.
Íamos mais pessoas que os lugares sentados.
Os holandeses ofereceram nos uma viagem no canal.
E perdemos 2-1 … com golo do Livros… mas passamos.
300 almas cantaram do primeiro ao último minuto e eu perguntava me, porque não o fadiamos também em Alvalade?
Graças a Deus muita coisa mudou … mas levou muuuiiiito tempo!
24 Novembro, 2016 at 11:00
Mudou e bem, deve ser dos poucos estádios onde se canta do principio ao fim dos jogos.
24 Novembro, 2016 at 11:05
Eu fui com a “Força Verde”. 🙂
O que os holandeses nos ofereceram foi uma despedida à pedrada que à saída do estádio choviam pedras de todos os lados, fdx.
24 Novembro, 2016 at 18:41
E eu ofereci a uma miúda o Meu capacete da JL para ela ir a correr até ao autocarro …
Nunca mais o vi
Por acaso não eras tu? 🙂
24 Novembro, 2016 at 10:42
Belo texto, que revela o nosso amor incondicional por um clube que é o “nosso” amor, um amor partilhado por velhos e novos, por gente de todas as cores, crenças e gostos.
Incutir numa criança o gosto por ir a Alvalade ver os seus ídolos e acima de tudo o seu clube, é dar-lhe o passaporte para o amor eterno pelo Sporting!
Grande trabalho Pedro Rodrigues.
PS: grande trabalho também do amigo Max, que transformou o seu neto Tomás de indeciso (pois o pai é vermelhusco) num grande Leão…este também já não foge.
24 Novembro, 2016 at 11:20
o meu primeiro jogo em Alvalade:
fui com o meu pai, Sporting-1 Porto-0 golo de Jordão
24 Novembro, 2016 at 11:33
É verdade Mário… no jogo da LC até comentei que o Tomás já não escapa!
O nosso amigo Max é bem capaz de já ter conseguido trazer o neto para a nossa família verde e branca.
24 Novembro, 2016 at 11:44
Os meus amigos também têm ajudado…
Tem sido um trabalho feito “com muito cuidado” (e desejando que o Sporting ganhe sempre…também “para ajudar”…)…
Abraço beijinhos aos leõzinhos e
Um abraço para os amigos…
SL
24 Novembro, 2016 at 11:03
“Mas as memórias de quem vivendo longe e em terra “vermelha” estão bem vivas…”
E é por isso que quem vive ou viveu longe do Estádio de Alvalade…. não entende alguns Sportinguistas que estão perto do Estádio e têm disponibilidade (tempo e €€€) para ir ver o nosso Grande Amor…. mas preferem ficar no sofá.
1º jogo do Sporting ao vivo –> Elvas – Sporting para a taça!
http://www.zerozero.pt/match_live.php?id=311180
Este foi o meu 1º jogo em Alvalade uns anos depois….
Para tal… 200 Km +200 km
http://www.zerozero.pt/jogo.php?id=18662
Desde 1997…. sempre que posso…. lá estou eu! E gamebox… desde 2013! A mim não há godinho que me “mine” o Sportinguismo!
24 Novembro, 2016 at 11:18
Lembro-me perfeitamente a primeira vez que fui a Alvalade! Era para as competições europeias (na altura havia muito a tradição de família e amigos de ir aos jogos das competições europeias) e era contra uns gajos quaisquer amarelos! Eu não faço ideia de quantos anos tinhas mas era muito chavaleco! E ser uma equipa europeia não ajuda a lembrar o nome…heheheh! Eu sou de muito longe o que ficou mais fanático deste grupo que ia aos jogos europeus e o único que não só continuou a ir como o unico que desde que teve algum dinheiro se fez sócio e comprou GB…já lá vão 11 GB!
Quando penso em ser pai e que pai serei, uma das coisas que mais me emociona é este tipo de coisas…embrenhar o Sporting no puto, ele ter GB desde cedo, uma camisola de marco do ano de nascença, uma miniatura em puzzle do estádio! Um dia serei eu a fazê-lo! Filhos e sobrinhos terão todos uma enorme vantagem sob mim! Quando conseguirem começar a ter o seu dinheiro para isto já vão com 22/23 (com sorte que hoje em dia conseguir ter dinheiro não é facil) anos de sócios…
24 Novembro, 2016 at 11:40
Adoro estes textos! Comoo diz (e bem) o Cherba, são a essencia e a alma da Tasca.
Obrigado Pedro Rodrigues pela partilha!
Eu também tenho feito o meu papel de tentar transmitir o sportinguismo à minha descendência e por isso é que o mais velho com apenas 5 anos já foi a Alvalade umas 6 ou 7 vezes… e é para continuar assim, porque só indo lá é que se consolida esta paixão.
Os outros dois ainda são muito pequenos, mas já me imagino daqui a uns anos a agarrar no carro e fazer os 200 km que me separam de Alvalade com os meus garotos 🙂
Já agora, uma outra coisa que me deixa muito feliz.
O meu Pai, que mora ainda mais longe que eu de Lisboa e só por uma vez esteve no novo estádio, vai comigo ver o Sporting – Setúbal no dia 03/12! Nem imaginam a minha alegria de poder ir quase 10 anos depois novamente com o meu Pai ver um jogo do Sporting. E desta vez, será Avô, Pai e Neto!
24 Novembro, 2016 at 11:45
“…Avô, pai e neto”…e amigos é claro…! 🙂
Abr e SL
24 Novembro, 2016 at 11:50
Claro… lá estaremos juntos na bancada do costume 🙂
24 Novembro, 2016 at 14:14
e não o levas ao almoço da Tasca?!?
24 Novembro, 2016 at 15:36
É esse o “promenor” que fez com que eu tivesse dito que por enquanto ainda estava na lista dos indecisos.
Estou a tentar convencê-lo a vir na sexta para minha casa para podermos ir ao almoço no sábado. Senão só posso sair daqui de tarde.
Vamos ver se consigo! 🙂
24 Novembro, 2016 at 11:49
Em Alvalade costumam estar sempre muitas crianças, mas na terça-feira ainda havia mais do que o costume, e tinham de estar ao colo dos pais, porque o estádio estava esgotado (de tal maneira que havia muitas pessoas nas escadas, porque não são habituais no estádio e preferiam ficar nos acessos a ir procurar dos seus lugares…).
Apesar da derrota, o ambiente no final não era pesado, a equipa foi aplaudida e as pessoas gostaram de ir ao futebol. É importante que mais público regresse, para que o Sporting tenha sempre o estádio cheio.
Quem olhar com atenção o público que vai a Alvalade percebe que é um ambiente agradável e seguro. Vêem-se muitas mulheres. Mães que vão com as filhas, amigas em grupo ou mesmo mulheres que vão por sua conta. Muito bem!
É muito bonito ver o nosso estádio com tanta gente!. Ainda sou do tempo em que os jogos eram às 21.00 de Domingo e o nosso estádio estava desolado… Agora é uma alegria! 🙂
Quando tivermos o pavilhão a funcionar e a nova Loja Verde aquela zona vai ser muito mais dinâmica, e melhor seria se a zona circundante (Alvaláxia, baldio…) tivesse melhor apresentação, mas isso não depende de nós.
24 Novembro, 2016 at 12:13
Belo testemunho.
Comecei a ver o nosso Sporting a sério em 81/82, alguns jogos em Alvalade (lembro-me de dar 3 aos lampiões e 7 ao Rio Ave). O mais marcante… Jamor:
https://www.youtube.com/watch?v=q_1-6sZJYb4
Jordão, Manel e Oliveira… que trio.
Era muito puto… a partir daí… verde e branco até morrer.
24 Novembro, 2016 at 12:28
Também vi esse jogo no Jamor,
Antes já tinha ido a Leiria e Coimbra e ao estádio de Alvalade no jogo da festa do titulo de 1979/1980, 3 zero ao Leiria se a memória não me atraiçoa
24 Novembro, 2016 at 14:27
Velho.
24 Novembro, 2016 at 13:39
A minha estreia a ver o Sporting foi com 6/7 anos em Setúbal http://www.forumscp.com/wiki/index.php?title=1980-04-20_V._Set%C3%BAbal_%E2%80%93_SPORTING
depois também vi no Barreiro, o Amora – 0 Sporting – 2 de 1982/83, quando o Amora tinha o campo a arrelvar e jogava no Estádio Alfredo da Silva https://www.youtube.com/watch?v=bbVP3oY7YEY
A estreia em Alvalade foi uns anos mais tarde 1986/87 https://www.youtube.com/watch?v=dCZBj5w5gf0
A equipa do Sporting que mais me marcou foi a primeira que me lembro de seguir e venceu 2 campeonatos em 3 épocas (79/80 e 81/82). Uma geração fantástica, de jogadores bravos e solidários, que eram verdadeiros leões em campo e depois tinham na frente jogadores de classe mundial que decidiam partidas, Manuel Fernandes e Jordão, com Manoel em 79/80 e Oliveira em 81/82.
Curioso ver que Bruno de Carvalho e esta Direcção elegeram esta geração como seu suporte: Inácio, Virgílio, Manuel Fernandes, Barão, José Eduardo.
24 Novembro, 2016 at 14:07
Há pouco mais de um mês fez 30 anos que vi o meu primeiro jogo ao vivo do Sporting, levado pelo meu pai: http://www.zerozero.pt/jogo.php?id=11633.
Ainda tentei que ele me levasse a um certo Sporting-Benfica, a 14 de Dezembro desse mesmo ano. Inicialmente, até disse que sim, mas depois cortou-se. Achava que um puto de 8 anos era muito novo para derbys.
A primeira vez que realmente senti que era sportinguista foi em Março de 1985, quando juntei-me ao meu pai para ouvir o relato do desempate para a Taça de Portugal contra o Rio Ave, num jogo à noite, durante a semana. Começava aí a minha odisseia, já que fomos eliminados, logo em casa, e por uns gajos que até desceram no final da época.
24 Novembro, 2016 at 15:01
O primeiro que vi do SCP foi em Portimao. Se nao me engano em 1989
24 Novembro, 2016 at 15:32
Belo texto! Obrigado pela partilha. Parabéns ao escriba!
O meu primeiro jogo do SCP foi num Beira-Mar vs SCP num Mário Duarte completamente lotado.
24 Novembro, 2016 at 15:40
Já que estamos numa de dizer qual foi o primeiro jogo do Sporting, o meu foi este:
https://www.youtube.com/watch?v=bcbXTQgz-lg
24 Novembro, 2016 at 16:53
Também lá estive, bancada norte perto da pequena claque maritimista
Dois golos do enorme Yordanov e uma grande exibição do Everton ou tinham levado um saco cheio, dessa final recordo também o braço ligado de Vujacic após mordidela de um cão, ultimo jogo de Figo e do enorme Balacov com o manto sagrado.
24 Novembro, 2016 at 17:20
Estive lá!
Foi a minha primeira ida ao Jamor!
Em Maio de 2017… conto lá voltar para ver o Adrien levantar a Taça!
24 Novembro, 2016 at 16:13
Também foi o primeiro jogo Europeu em que levei o meu filho também de 6 anos !
Ele é igualmente fã dos cachorros 🙂
Não tem é GameBox (a ver se penso nisso no próximo ano) porque a maioria dos jogos são nocturnos e ele não aguenta.
Apesar do resultado, espero que este jogo lhe fique na memória para sempre !
Não tenho grandes memórias do meu primeiro jogo com o meu Pai que é benfiquista mas lá fez alguns sacrifícios para me levar ao velhinho Alvalade algumas vezes. Tenho de lhe agradecer sempre por isso !
24 Novembro, 2016 at 17:07
🙂
Amor de pai. Mesmo.
Os meus amigos, filhos de pais lampiões ( o teu é benfiquista, é claro! 🙂 ), sempre entraram em Alvalade pela mão de outros pais. E já achava isso “bonito”. “Ok, se quiseres ir ao jogo, arranja alguém que te leve. Eu não vou” ( o meu pai “baptizou” alguns nestas circunstâncias).
Filho meu que não tinha essa libertade. Ia levar calduços até aprender a ser homem. 😀
24 Novembro, 2016 at 18:17
Eu tenho a memória ao contrário…
Os meus pais são lampiões, portanto nada de ir ao futebol “em família”. Eu e a minha irmã somos sportinguistas por influência dos meus avós. Vivíamos longe de Lisboa e nunca me levaram a alvalade mas sempre que ia a casa deles levava uma injecção de sportiguimo. Tantas histórias dos 5 violinos…
Em Maio deste ano, fiz questão de levar a minha avó com 90 anos a ir ver pela primeira vez um jogo ao vivo. Apesar da idade sabe o nome da maioria dos jogadores e, não sei como, acompanha os jogos na TV atraves do relato ao vivo. Gritou com o Adrien, disse adeus ao Patrício, chorou quando foi golo e rezava pelo JJ. No início tava mais preocupado que lhe desse um peripaque qql no coração mas depois do jogo tive a certeza que se morresse ali, morria bem feliz 🙂
24 Novembro, 2016 at 19:28
🙂
LINDO!!!!
24 Novembro, 2016 at 19:31
Gesto muito bonito! Muito bem!
Nunca é tarde demais para ir a Alvalade.
24 Novembro, 2016 at 19:37
Espetáculo
24 Novembro, 2016 at 21:13
quero essa história num post!
24 Novembro, 2016 at 23:39
https://www.instagram.com/p/BEj3ZQvxvJs/
Afinal foi no final de Abril. A ver se levo a Dona Belmira a ver o seu patrício outra vez esta época. Mas tem q ser qd estiver menos frio. Eheh