O ano passado, por esta altura, o Sporting praticava um futebol invejável, tinha uma defesa segura e um ataque bem organizado, e ainda assim muitos de nós tínhamos a sensação de que a equipa poderia ir rendendo muito mais ao longo da temporada. Com efeito, acabaríamos de bater o recorde de pontos do clube, bater o recorde de pontos em Portugal, praticar um futebol de grande nível europeu e marcar muitos muitos golos, ainda que nada disso tenho resultado em títulos.
E, na realidade, esta campanha relativamente bem sucedida, que nos elevou imenso em termos competitivos e nos permitiu ser a equipa mais temível em Portugal, deu-nos a sensação de que este ano teríamos uma transição pacífica. O treinador era o mesmo, parte da base da equipa mantinha-se ou pelo menos faríamos o esforço para isso, com a vantagem de termos já duas ou três pérolas, lançadas por Jesus, a despertar na equipa principal e que nos davam alguma segurança.
Isto tudo ainda mais ampliado pela rápida adaptação que testemunhámos o ano passado, com a maioria dos reforços escolhidos por Jorge Jesus. Naldo, que acabaria por perder a titularidade, fez 6 meses de alto nível. João Pereira, Gelson Martins, Bryan Ruiz, Teo Gutierrez, Bruno César, Coates ou Schelotto foram todos caso de sucesso imediato assim que chamados ao onze titular, que pareciam jogar juntos há anos e ter assimilado os processos do treinador no espaço de dias.
Isso não acontece este ano. Não porque os jogadores são piores ou melhores que o citados, mas sim porque têm características diferentes dos que nos deixaram, porque a equipa se foi perdendo e encontrando no pragmatismo exagerado do seu treinador, porque fomos sofrendo alguns desaires que nos abalaram animicamente. Na realidade, a ausência de João Mário está a ser bem compensada com o melhor assistente da Liga. Slimani foi substituído pelo fantástico Bas Dost, que coitado não pode inventar qualidades que não tem, mas que sabe o que é meter a bola lá dentro.
Demorámos uma eternidade até encontrar o segundo avançado que metesse aquilo a mexer, que contribuisse com golos de assistências. Confiámos demasiado em contratações excluindo do nosso plantel miúdos que nos teriam sido mais úteis nestes primeiros meses, mas talvez não tanto a longo prazo. Fomos preguiçosos a recompor a defesa, que precisava de retalhos e deveriam ter sido acautelados, mas comprámos avançados para esta e a próxima Liga, alguns dos quais vindos de clubes como Liverpool e Arsenal.
Confiámos que seria uma transição pacífica, que quase nem se notaria a diferença, mas o nosso treinador, queimado por ter perdido a Liga da forma que perdeu, deu lugar a cautelas chocantes e à vontade de vencer em vez do espetáculo que marcou a última temporada.
O Sporting marca e automaticamente troca a bola de forma a arrefecer o jogo. O Sporting tem dificuldades em encontrar recursos para atacar os últimos minutos quando tem de marcar. O Sporting depende de forma assustadora daquilo que William, Adrien, Bruno César e Gelson fazem. E basta apenas uma destas peças estar em dia não para termos de escalar uma montanha.
O Sporting atacou muito bem o mercado, mas esqueceu-se que tinha soluções mais comprometidas dentro de casa. O Sporting confia no crescimento dos seus atletas e fechou os olhos a atletas que já estavam prontos, adaptados, confiantes (o que lhe quiserem chamar).
Traçámos objectivos claros para este ano: conquistar o título nacional, ganhar a Taça de Portugal e jogar a Liga Europa (única perspectiva real depois do grupo que nos calhou). Um deles já falhámos, de forma vergonhosa, o primeiro, e mais importante, estivemos já muito perto de perder definitivamente.
Vamos ainda muito a tempo de emendar o que de mal tem sido feito. Podemos levantar ainda três canecos e acabar o ano de forma incrível. Mas o balanço do primeiro terço da temporada é negativo e nem o primeiro lugar no domingo poderá mascarar isso. Porque a realidade é que, face aos pontos perdidos pelos rivais, o Sporting no ano passado já estaria em primeiro lugar isolado, não fosse por incompetência própria e uma espécie de histeria colectiva que se instalou no nosso balneário naquele terrível mês.
Acredito que Joel Campbell, André, Douglas, Alan Ruiz ou Markovic ainda venham a ter uma contribuição extremamente positiva na nossa caminhada para o título. Mas o campeonato ganha-se desde Setembro até Maio e uma equipa faz-se a pensar nas vitórias assim que começa o mesmo.
Não farei afirmações definitivas como “se perdermos domingo acabou o sonho”, como tantos sportinguistas gostam de fazer, e sei que mesmo a cinco pontos continuarei a acreditar até me ser impossível fazê-lo. Já estivemos a 7 pontos, podemos ganhar 8 pontos aos rivais no espaço de umas semanas. Nada me diz que não o faremos outra vez.
*às quintas, a Maria Ribeiro mostra que há petiscos que ficam mais apurados quando preparados por uma Leoa
9 Dezembro, 2016 at 17:46
Boas Tardes, Caros Tasqueiros.
Subscrevo o post da Cara Maria Ribeiro.
Efectivamente, ainda não conseguimos colmatar a saída de três jogadores (João Mário, Téo e Slimani) que foram nucleares na excelente ponta final do campeonato passado. E isso explica que a equipe não tenha ainda “carburado” como na época passada.
E, se também considero este “primeiro terço” da época como negativo (no campeonato poderíamos/deveríamos estar melhores, a “saída europeia” foi vergonhosa), por outro lado acho que ainda há muito jogo por jogar e ainda vamos muito a tempo de nos “redimirmos” do que se passou até agora.
Posso estar a ser demasiado optimista, mas acho que as contratações (que até agora – fora o Bas Dost – têm sido sofríveis) vão dar grande contributo, mal se consiga “enquadrar” devidamente as mesmas no nosso “xadrez”. O Alan Ruiz, o Campbell e o Markovic vão melhorar as suas exibições, estou certo.
Preferia é que isso viesse acompanhado pelo “regresso” do Bryan Ruiz do ano passado, porque foi um jogador importantíssimo e cuja falta de forma esta época nos está a pensalizar imenso.
Pelo que
Balanço negativo, sim. Mas o principal obectivo ainda é (bem) possível, dependendo o SCP só de si mesmo. E tenho a certeza que as nossas exibições vão melhorar ao longo do campeonato (esperando que com início já no próximo fds! 🙂 )
SL
9 Dezembro, 2016 at 17:53
Tudo muito certo… mas continuo a retirar o peso de adjectivos como vergonhoso.
Até porque não foi!
Tive muito orgulho no que íamos conseguindo fazer contra os maiores da europa.
Quando foi a última vez que o Sporting ganhou uma liga europeia??
Ainda se lembram do ano em que perderam tudo na última semana?
Mais gelo….
Ganhar o campeonato …. Sim!!!!
Mas alguém no seu juízo se vai lembrar da liga Europa e dos Polacos daqui a duas semanas… quanto mais depois de te sagrares campeão e já com os milhões da liga dos campeoes? E num pote razoável ???
9 Dezembro, 2016 at 17:59
Nao percebo essa logica. Se nao ganhamos ha muito tempo é melhor nao participar?
Tao mais vale nao jogarmos o campeonato…
9 Dezembro, 2016 at 19:16
Burro!
9 Dezembro, 2016 at 19:18
Não sejas tao duro contigo Tadeu.
9 Dezembro, 2016 at 20:53
ahaha
9 Dezembro, 2016 at 17:58
Clap Clap Clap… excelente texto
9 Dezembro, 2016 at 18:02
Boa noite…
Esperança…uma virtude em que me ensinaram a acreditar…!
Bom post…
A Maria Ribeiro “de cima do peso dos seus anos”…sabe muito disto…!!
O Resultado…?
Não sei…mas “sei” que o Gelson vai mar uma “ganda golo”…!!
“Já esqueci” o jogo da Polónia…e enquanto “o estava a arquivar”…
Vejam lá que me lembrei de repente…que o Real Madrid empatou com o Légia em casa…
O que é que quero dizer com isso…?
Quer dizer que quem mete 3 ao Real…não deixa de ter alguma qualidade…
Mesmo assim…era no mínimo para empatarmos…não o conseguimos…?
Siga…há outras vitórias para conquistar…!!
SL
9 Dezembro, 2016 at 18:11
E quem leva 23 golos em 5 jogos também tem qualidade?
9 Dezembro, 2016 at 18:06
Maria…não sei se é a minha memória que me está a enganar ou a tua…mas não é nada disso que me lembro!
Lembro-me de uma equipa cheia de duvidas, que ganhou muitos jogos nos últimos minutos, à lei da força e que foi nesta fase (por volta desta altura) que começámos a perder os 7 pontos de avanço para os lampiões. Perdemos até a liderança para o porco, recuperando no primeiro do jogo de 2016 acho eu.
João Pereira e Schelotto -> Foram chingados e chingados até começarem a ganhar ritmo, ao fim de pai 10 jogos! Ainda no Estoril (um dos ultimos jogos do campeonato) o Schelotto se fartou de ser gozado pela bancada! Para não ir ao patinho feio de inicio de ano, o J. Pereira…
Teo Gutierrez -> Longe de ser consensual! Nunca foi…demorou a arrancar, depois lá foi pegando até se lesionar! Mesmo assim havia muitas criticas à sua forma. Nesta altura nem sequer estava na equipa e já há um tempo.
Ruiz-> Este sim…pegou de estaca! A sua classe fez toda a diferença e encaixou que nem uma luva!
Gelson -> Foi sendo utilizado e nesta fase havia os que acreditavam e os muitos que pediam um novo extremo no natal porque o Gelson era curto para suplente (então depois do jogo no U. Madeira li muitas vez isto).
Coates e B. César: Estes pegaram de estaca mas em condições especiais! B. Cesar treinou com a equipa mais de 1 mês antes de poder entrar e já conhecia muito bem a forma de jogar do JJ. Coates foi outro exemplo…chega bem rodado de Inglaterra e pega numa equipa já mecanizada.
Acrescento que ainda nesta altura havia muita gente que achava que o JM era apenas um remendo na ala…
O que acho que é diferente hoje dessa altura é que o JJ tem mais duvidas porque tem muitos mais jogadores em que acredita. Ele acredita muito nos que foi buscar e quer provar o valor deles! No ano passado ele acreditava no Teo mas não tinha conseguido ir buscar outro por isso o Teo era a aposta sempre, jogasse bem ou mal! Este ano ele tem A. Ruiz, André, Castaignos, Markovic…se um entra e não joga bem roda…e vai rodando por todos, o que faz com que demorem mais a pegar. Mas eu não acho que estejamos pior do que estávamos! Corremos até o risco de passar o Natal numa posição melhor do que passámos no ano passado…e ainda passarmos o natal ainda na taça de portugal se tudo correr bem!
O que não invalida uma coisa…eu esperava este ano uma equipa mais larga e consistente que a do ano passado! E não vejo…isso sim faz-me alguma confusão mas enfim…não acho isso pior que no ano passado, acho igual…o que é mau..
9 Dezembro, 2016 at 18:15
Em Novembro jogámos com o Benfica para a Taça e João Pereira foi aclamado como um dos melhores em campo. Desde esse momento as críticas acabaram. Estamos em Dezembro, nenhum dos reforços conseguiu o que João Pereira conseguiu. Isto apenas para te dar um exemplo.
Existiram jogadores criticados pontualmente, existem sempre, mas não como este ano.
9 Dezembro, 2016 at 18:26
Em Novembro João Pereira deu a volta…lá está…pai 10 jogos depois de entrar a titular em Agosto…Passou o patinho feio para o Jefferson que na altura era titular! E o Squelotto igual…patinho feio quase até ao final do ano…
Havia menos criticas a jogadores em geral porque era utilizados muito menos. É a ideia que tenho, havia uma equipa muito mais estabilizada, eram quase sempre os mesmos 11 nesta fase. E mesmo assim se voltar a ver os jogos em que perdemos certamente não faltam criticas…eu hoje estou numa de saudosista e confesso que já espreitei para me relembrar…
Também a expectativa era outra…no inicio andava tudo a ver o que dava o JJ no primeiro ano e quando estávamos em primeiro ou em cima do primeiro e com um futebol muito diferente do ano anterior havia um encanto genuíno! A diferença para o ano anterior era abissal (em jogo jogado e em resultados) e nem sequer era liquido que tivessemos melhor plantel (eu por exemplo não achava). Este ano começamos com o gás todo…no dia 2 de Setembro (depois do fecho) andava tudo eufórico com o plantel do Sporting e vinha aí uma época demolidora (também já me fui relembrar disto)! E isso conta muito…estando +-na mesma situação em que estávamos na altura (como digo até podemos acabar Dezembro melhor do que estávamos) a expectativa de partida era diferente e para mim é mais isso que marca a diferença…
9 Dezembro, 2016 at 18:10
Boa tarde ,
bom texto , concordo com práticamente tudo .
permitam-me este off:
Sportinguistas temos que nos deixar de merdas , de conjeturas e outras situaçoes , refiro-me á pós eleminaçao das provas da uefa e a tudo o que se vai lendo , temos que ojetivamente reconhecer que estivemos mal , á jogadores que tardam a aparecer , mas o futebol é isto mesmo tenho a certeza que as opçoes que foram feitas o foram no intuito de um Sporting mais forte , mas correu mal e há que esperar que se aprenda com os erros .
9 Dezembro, 2016 at 18:11
+1
9 Dezembro, 2016 at 18:15
queremos é ver o Sporting a ganhar , se possivel com bom futebol e quando isso nao acontece ( as vitorias ) , temos a obrigaçao de exigir mais e mais porque somos o Sporting Clube de Portugal , quem nao perceber isso que mude de clube , sejam jogadores treinadores ou dirigentes .
9 Dezembro, 2016 at 18:45
acho que nós Sportinguistas nas ansia de vermos o nosso clube ganhar nos perdemos com o que nao devemos , ele é o treinador que ganha demais …, ele é o Presidente que nao sei o quê … , ele são desculpas efarrapadas tipo cansaço e coisas do genero , num clube como o Sporting quando se elege uma direção é porque se acredita no projeto , no final do mandato fazem-se balanços , e o mais importante que nos escapa é espirito critico sobre o que realmente nos interessa , ver o Sporting ganhar e jogar futebol , quem serve para vestir o manto sagrado e quem quando o veste é um verdadeiro sacrilégio.
9 Dezembro, 2016 at 18:12
Maria….
Há que ser justo!
E se umas quantas vezes não concordo contigo, desta vez….assino por baixa Tudo o que escreveste!
9 Dezembro, 2016 at 18:17
Concordo plenamente com as ideias da Maria. No final da época se farão as
contas como em todo o lado. Quero referir ainda que é muito difícil substituir
um jogador como o Pantufas que joga sobre a dtª a 6 a 8 a 10 e sobre o lado esqº como Fernando Santos o tem feito algumas vezes é o melhor jogador a actuar entre linhas e a segurar a bola é um portento, estou convencido com Gelson a explodir este ano ele seria o nosso 10 e se não houvesse mudanças nenhumas na equipa eramos campeões.
9 Dezembro, 2016 at 18:20
O factor mental está a favor do slb há muito tempo, praticamente desde o nosso empate em casa com o Tondela em Janeiro de 2015 — é importante vencer na luz justamente para recuperar o ascendente psicológico sobre os rivais.
Na temporada passada, o slb sabia que o calendário do Sporting acabava com visitas ao dragão e à pedreira nas últimas 3 jornadas. Por isso, quando ficaram a 2 pontos depois desse empate do Tondela em Alvalade, já se viam na liderança. E isto influenciou o desempenho das duas equipas, ao ponto de o Sporting só se libertar da pressão quando caiu para segundo, por incrível que pareça.
9 Dezembro, 2016 at 18:36
Eu tenho uma leitura diferente…que aliás entronca neste ano também…
O Sporting cresce quando o discurso é de concentração e trabalho…relaxa quando há um sentimento de ultra-confiança à sua volta! Por isso é que parece que o 2º lugar muitas vezes faz bem ao Sporting…porque se torna mais solido e menos cagão. Sempre que o Sporting cresce em fanfarronice caí quase imediatamente.
E atenção…o Sporting não é só o JJ, o presidente ou o presidente da assembleia geral…isto estende-se aos adeptos na mesma medida…
9 Dezembro, 2016 at 19:27
Principalmente aos adeptos.
Aquela recepção o ano passado ao benfica.. não me cheirou nada bem,
Este ano… só devemos festejar no final!
9 Dezembro, 2016 at 18:32
UEFA Futsal Cup no Cazaquistão 🙁 🙁 🙁
9 Dezembro, 2016 at 18:33
http://rr.sapo.pt/noticia/70605/corrida_final_ao_titulo_europeu_joga_se_no_cazaquistao?utm_source=sapo
9 Dezembro, 2016 at 18:38
Fdx….no caralho mais valho… 🙁 Que merda! Vai ser impossivel haver uma boa massa adepta do Sporting…
9 Dezembro, 2016 at 18:38
*caralho mais velho
9 Dezembro, 2016 at 19:29
Vão ir charteres de tugas!
9 Dezembro, 2016 at 20:01
Não fiquei nada admirada, se a UEFA exige pavilhões com 5.000 lugares nós iamos ganhar com 3.000 lugares … tá bem abelha.
Nunca acreditei que fosse cá.
9 Dezembro, 2016 at 18:38
Adivinhava-se. Concorremos sem cumprir os regulamentos.
9 Dezembro, 2016 at 18:40
Pois…bela merda…se ao menos fosse perto! Cazaquistão…a seguir ao cu de Judas e uma rua antes do fim do mundo…
9 Dezembro, 2016 at 18:47
Os c….. dos espanhóis nem para essa merda servem. 🙁
9 Dezembro, 2016 at 19:03
Pois…
Eles têm “pitrólio”…o que dá para fazer pavilhões gigantes…!!
Tem dinheiro para patrocinar provas da UEFA…
Era de esperar…
Fizemos o que podíamos…
Agora é esperar que os nossos sejam verdadeiros Leões…!!
SL
9 Dezembro, 2016 at 18:44
Era de prever, tínhamos recebido a competição em 2015 e a uefa gosta de alternar as organizações. A uefa só repete o local da organização se houver um hiato de mais de 3 anos desde a realização do evento.
9 Dezembro, 2016 at 19:30
Acho Justo!
9 Dezembro, 2016 at 18:44
Sobre o post……na generalidade estou de acordo.
Há pequenos “pormenores” que não concordo a 100%, mas não é isso que tira mérito à análise. 🙂
Na minha opinião, Bas Dost tem mais qualidade que Slimani ( aqui acertámos em cheio! ). Arranjem-lhe um parceiro de jeito e vão ver o que é bom para a tosse.
9 Dezembro, 2016 at 19:04
Concordo. Bas Dost é melhor jogador que Slimani. Mas o Slimani tinha aquela alma de leão que nos descansava nos jogos grandes.
9 Dezembro, 2016 at 19:29
Estou-me cagando se “tem mais qualidade”.
Para mim, um ponta-de-lança é golo. Nem que seja manco como o Rui Vitória.
Slimani no Sporting: 111 jogos, 57 golos, 15 assistências
Gosto bastante de Bas Dost, mas só daqui a uns tempos é que se podem fazer análises mais concretas.
Repito, em relação ao ponta-de-lança tanto me faz que seja técnico ou manco. O que interessa é a bola no fundo da rede.
11 Dezembro, 2016 at 18:54
Também contam assistências!
Prefiro um gajo que marque 20 e assista 10, do que um que marque 25 e assista 1!
Mas estou a ser picky
9 Dezembro, 2016 at 18:53
Quem me dera saber tanto de futebol como as Marias.
Bom post.
9 Dezembro, 2016 at 19:06
O mais “engraçado” é que eu lia os posts da Maria Ribeiro e
“tentando” visionar a pessoa pensava…
Deve ser senhora para ter entre 30 a 40 anos…
Pois…via-a no Almoço…
Uma “menina” de 20 e poucos…
Mas “sabe do que fala”…!!
SL
9 Dezembro, 2016 at 21:46
A gaiata sabe ☺
9 Dezembro, 2016 at 19:00
Boa posta, Maria.
Sobre o futsal, já esperava e vai ser tramado porque a nossa força na bancada valeu as passagens contra o Inter e contra o Dynamo.
9 Dezembro, 2016 at 19:10
Subscrevo praticamente o conteúdo todo, com excepção da parte “atacamos bem o mercado” , neste aspecto limitamo-nos a reagir e a tentar fazer o melhor possível, e pelos visto o melhor possível foi péssimo para muitos dos comentadores habituais neste espaço.
E quantos aos jovens da casa prontos, adaptados e confiantes, não esqueças os primeiros jogos da época, não deveria existir nenhum Sportinguista que não considerasse a necessidade de reforços, caso os jogadores que estavam a ser cobiçados acabassem por sair e nessa altura eram Rui, William, Adrien, João Mário e Slimani, felizmente acabaram por sair apenas os dois últimos.
11 Dezembro, 2016 at 18:56
Isto!!!
Depois da pre época gostava de ver quantos aqui não diziam palhinha não estava pronto, só sabia destruir!!
Que iuri desaproveitou a pré epoca!
Tobias tinha de rodar!!
Lol, agora já devem voltar todos em Janeiro!!!
9 Dezembro, 2016 at 19:15
Bom post. 99% de acordo 🙂
9 Dezembro, 2016 at 19:16
Também acho que por esta altura na época passada o nosso futebol não era assim tão avassalador do mesmo modo que acho que esta época o nosso futebol não é de todo mau, até considero que de jogo para jogo tem melhorado e muito e é aqui que fico pior que fukixado com o último jogo.
Pura e simplesmente não consigo perceber a escolha de táctica com que fomos presenteados na Polonia, quando voltou ao que conhecemos, só faltou mesmo o golo porque de resto, o futebol esteve lá, só que já foi tarde.
Sinto-me perfeitamente à vontade para criticar certas escolhas do Treinador, ainda me lembro de há muitos anos atrás ainda nem sequer existia a hipotese de Jesus treinar o benfica ter defendido a contratação do mesmo pelo Sporting, comentava no blog “OSangueLeonino” e achava que seria um treinador a nossa medida como ainda o acho.
Só não gosto é destas pancadas que lhe dão volta e meia, já teve desaires mais do que suficientes para saber no que podem dar mas mesmo assim insiste.
De resto, só tenho a concordar e a acrescentar que não sei bem porquê mas há algo no Alan que me faz estar confiante que não foi tudo perdido, acho mesmo que ali esta jogador, se tiver que esperar, espero pois este para o bem ou para o mal é mesmo do Sporting.
Já sobre os emprestados/formação, isso aí teria muito a dizer mas prefiro não o fazer, hoje em dia na Tasca anda-se sobre gelo fino e sinceramente não vejo o que se ganha se ele parte.
E por último e talvez o mais importante, SiM, se perdemos no Domingo o raio é que perdemos o campeonato, ali do outro lado ainda teem de gastar muitas malas DeLuxVoucherons para estarem assim tão à vontade, ao Sporting só lhe resta ser Sporting e acreditar que todos os jogos são possiveis de ganhar.
Felizmente no Domingo voltamos ao que conhecemos, espero.
9 Dezembro, 2016 at 19:26
OFF Topic:
Segundo a SIC Noticias a UEFA arquivou a queixa do Sporting contra o carnide no caso dos ‘vouchers’ por não encontrar evidência de ilícitos nos agumentos apresentados pelo Sporting…
Conclusão: O crime, afinal, compensa…
Conclusão 2: Uma organização corrupta apoia os comportamentos corruptos…
9 Dezembro, 2016 at 19:33
E querem vocês participar naquela merda… onde nos roubam em todos os jogos.
Todos!!!
9 Dezembro, 2016 at 20:04
Ora pois.
9 Dezembro, 2016 at 20:59
Caro Tadeu68 (e com este quebro a minha auto-imposta recusa de responder a alguns Caros Tasqueiros cujo nick começa com a letra “T”,
Será mesmo necessário remeter para palavras RECENTES do nosso PRESIDENTE?
SL
10 Dezembro, 2016 at 2:28
E no campeonato não somos roubados?
10 Dezembro, 2016 at 13:38
O Tadeu é assim. Nao ganhamos a LE, nao vamos. Somos roubados la fora, nao vamos.
Ca dentro é igual? Aaaaah isso nao interessa.
9 Dezembro, 2016 at 21:26
Eu acrescentaria a conclusão 3: Não havia outra data que não a da ante – véspera do derby?…
Jorge Baptista, foste tu outra vez?
9 Dezembro, 2016 at 19:45
Belo artigo.
A esta equipa falta o que faltava antes do Teofilo Gutierrez chegar: uma dupla de avançados que marque 50 golos na Liga.
Tenho duvidas que sejamos campeões com Bas Dost a marcar entre 15 a 20 golos, e o segundo avançado com menos de 10 golos.
Está mais do que provado que um dos pontas tem de marcar entre 25 a 30 e o outro entre 15 a 25.
Sem um bom 2º avançado, poderemos (novamente) chegar tarde ao último terço do campeonato.
Temos o seguinte lote de avançados:
Bas Dost (ponta-de-lança)
André (ponta-de-lança)
Lukas Spalvis (ponta-de-lança)
Castaignos (misto de ponta e 2º avançado)
Bryan Ruiz (2º avançado, móvel)
Alan Ruiz (2º avançado, móvel)
Alternativas/opções
1. afirmação de um dos avançados do plantel
2. regresso de Teo
3. nova contratação c/ tudo o que daí advém (ambientação, pressão dos impacientes, etc)
Opções que não merecem minutos na posição:
1. Campbell é extremo direito; não joga mais no onze porque apareceu Gelson que é imprescindível
2. Markovic não rende nas costas do ponta; parece-me que rende mais a extremo (esquerdo) pois, para além de ser ambidestro, pode proporcionar jogo interior de qualidade
Caso Twilight:
1. Bryan Ruiz já foi pichichi na Holanda, cá raramente acerta na baliza. Como é que marcou 24 golos (+ 9 assistências), na Liga, pelo Twente em 2009? Um mistério para o bruxo de Fafe resolver.
9 Dezembro, 2016 at 20:01
O Bruxo de Fafe está preso…acusado de assassinio…
Tão depressa… “não adivinha nada”…!!
SL
9 Dezembro, 2016 at 21:36
Está a confundir com o Bruxo da Areosa.
10 Dezembro, 2016 at 13:31
Talvez…
Estou a falar de um que parece estar implicado num crime de um empresário de Braga…
Abr e SL
9 Dezembro, 2016 at 20:31
Sem duvida, golos precisam-se.
Alternativas/opções
1- Seria o que se deseja
2- Para isso seria necessário saber de certeza a 1, mas neste momento talvez sim se sairem pelo menos dois dessa lista .
3- Nem pensar !
Opções que não merecem minutos na posição:
1- É mais do que obvio.
2-Confesso, estou cansado do homem, que marque ao carnide mas mesmo assim acho que não chega, se estiver enganado podes bater com a talocha.
Caso Twilight:
Há merdas do caralho e de repente … .
9 Dezembro, 2016 at 20:42
Cabe ao JJ resolver este problema. A não ser que alguma das apostas começa de repente a render…
Caso contrário, o mercado de janeiro traz um LE e um 2º avançado, ou ele muda o sistema e joga em função de um Dost mais solitário (aparentemente) e “inventa” um 8 que pode ser muitas vezes esse 2º avançado.
Confio plenamente nas suas capacidades. Se nos mantivermos na luta até estas questões serem resolvidas, podemos ser campeões (não esquecendo que temos de ser quase perfeitos por causa da malas).
Se nos atrasarmos… pode ser tarde.
9 Dezembro, 2016 at 20:45
Desculpem os erros, fucking phone. Tenho um teclado “tadeu style”.
No offense!
9 Dezembro, 2016 at 21:19
🙂
O Meu teclado ainda consegue ser pior, a juntar ao “smart” corrector automático … há uma dislexia grave.
9 Dezembro, 2016 at 22:29
Ah, está explicado. É do teu teclado.
Somos muito mentirosos 🙂
10 Dezembro, 2016 at 14:14
Ainda há mais um avançado:
Gelson Dala
9 Dezembro, 2016 at 19:46
Isto não é começa mas sim como acaba e durante o percurso tens de ir jogando em todas as casa.
O JJ anda a apreender xadrez… pois eu diria que é no jogo das damas que ele se deve concentrar.
Muitos tasqueiros também o deveriam fazer.
Parece mais fácil … mas não é.
Parece mais rápido … e é!
Para ganhares… tens de fazer o mínimo de jogadas para ganhar o Máximo de peças ao adversário.
No entre tanto está a Alma do jogo… escondidinho!
Maior parte das vezes aquilo que parece … não é!
9 Dezembro, 2016 at 20:00
Acabei de escutar que o nosso nadador Alexis Santos…
bateu o record nacional dos 100 metros estilos…no Canadá!!
Parabéns Alexis…!
SL
9 Dezembro, 2016 at 21:51
Gosto de natação. Tenho 2 rivais atletas do SCP ☺
9 Dezembro, 2016 at 20:09
Discordo. Slimani é melhor que Dost. Teo é melhor que André/Alan/Castanhos (todos juntos) e João Mario é mais completo que Gelson. A equipa perdeu qualidade do meio campo para a frente. Não há milagres, mas há ainda muito para melhorar, sobretudo Campbell e Dost. Gelson já está a jogar o que sabe.
Eu apostava tudo num 2avancado em janeiro.
9 Dezembro, 2016 at 20:49
Por acaso acho o Dost mais jogador.
Digo numa visão menos prática, mais floreada.
Um é um touro, um trabalhador que conhece as suas limitações e as supera…
O outro tem muito futebol dentro dele e acabado de chegar tb requer alguma adaptação, bem como a equipa ao seu estilo.
Mas no final, o que conta são as bolas lá dentro.
9 Dezembro, 2016 at 20:10
Novas regras da UEFA.
O Leicester obrigou a moldar o regulamento. Por tabela, Sporting saiu a perder.
9 Dezembro, 2016 at 20:48
Que novas regras?
9 Dezembro, 2016 at 20:27
Acabei de saber da decisão da UEFA. Estou farto de o dizer aqui: para se acabar com a raça carnidense, tratem de destruir primeiro o Jorginho dos Mendilhões. Se vocês pensam que uma coisa não está relacionada com a outra, larguem a ingenuidade!
9 Dezembro, 2016 at 20:31
Sobretudo, ligar todas as negociatas que qualquer pessoa com dois dedos de testa percebe que se passam naquelas transações com negócios de legalidade muito, bom, duvidosa.
9 Dezembro, 2016 at 20:38
Subscrevo inteiramente este post. Em vez de evoluirmos estamos a regredir. E porque? Basicamente porque jogamos sem extremo esquerdo e sem 2 avançado . É a tática do toquezinho até o Gelson tentar um cruzamento para o Bas Dost.
Enquanto não meterem um extremo esquerdo que jogue em velocidade e um bom 2 avançado não espero grande coisa. Venha o mercado de janeiro para rectificarem os erros de construção do plantel.
9 Dezembro, 2016 at 20:56
Caro Vasco,
Quanto ao lado esquerdo do ataque, temos dois problemas: o “ala esquerdo” (porque neste esquema não se joga com extremos puros) titular do ano passado (Bryan Ruiz) tem estado péssimo e o lateral esquerdo mais dotado para ajudar no ataque (Jefferson) está na “doghouse”.
Neste momento temos o Bruno César ou o Campbell. Nenhum até ao momento com as características adequadas ao sistema: o BC não tem a capacidade de desiquilíbrio, e é mais útil a jogar no “miolo”; o Campbell parece ter a sua posição mais adequada do outro lado do campo (mas aí está o Gelson)….
Quanto ao “segundo avançado”, o que me parece estar em falta é a aposta consistente num só jogador para a posição. O Téo quando veio para o SCP não era SA, mas adaptou-se e foi muito útil.
Dos jogadores no plantel acho que o Alan Ruiz será o que tem as melhores características (finta curta, visão de jogo, remate média distância) para o lugar (Cambell joga mais no físico e no repentismo, Markovic tem “tunnel vision”, André é PL…)… Por mim seria de insistir com o mesmo pelo mínimo de três jogos seguidos…
Não acredito que o mercado de janeiro venha reslver alguma coisa em termos de entradas (de saídas acho que vai ser uma “razia”), mais não seja porque o “scouting” do SCP foi medíocre neste defeso…
SL
9 Dezembro, 2016 at 21:07
Eu apostava as fichas todas num bom 2 avançado e dava minutos ao Matheus na esquerda .
9 Dezembro, 2016 at 21:10
O Lima não fazia mais 1 ou 2 épocas ainda? Um gajo que conhece o futebol português , marca golos , combina bem com um avançado mais fixo.
Está na china e é caro ? Caro para mim é o Alan Ruiz , Markovic , André . Que não rendem pevide
9 Dezembro, 2016 at 21:15
Lima foi recusado no Sporting, pediam-nos 4M e depois fomos dar quase isso pelo Viola.
Depois foi para onde foi…
9 Dezembro, 2016 at 21:41
Esse Viola foi mais uma godinhice.
9 Dezembro, 2016 at 22:34
Olha aí como falas dele… foi um presidente preocupado com as duas frações que têm ocupado a tasca nestes dois dias.
Esteve perto de uma final europeia (para agradar uns) e depois achou por bem nem ir à europa (para agradar outros).
Um gajo com uma visão um pouco turva (por causa dos paquetes na expo), mas sempre à frente dos outros (2 anos).
11 Dezembro, 2016 at 19:01
Ah ah ah
9 Dezembro, 2016 at 23:07
Lembro-me bem que nesse verão tive esperança na vinda do Lima e “levámos” com o Viola… um “lixou-nos”, outro “só nos deu música”… sob a batuta da dupla Duque & Freitas, orquestração do Godinho…
Bons tempos…
9 Dezembro, 2016 at 21:24
O Montero teve uma bebe… deixou de jogar. O Ruiz teve uma bebe … deixou de jogar…
Há aqui um padrão.
Horas mal dormidas e mais qualquer coisa da natureza humana.
9 Dezembro, 2016 at 21:35
Então sendo assim…
Ninguém “bebe”…mais nada…!!
Abr e SL
9 Dezembro, 2016 at 22:28
🙂
9 Dezembro, 2016 at 22:35
Jogadores gays e seríamos campeões.
Bem, podiam sempre adoptar…
9 Dezembro, 2016 at 23:09
☺
11 Dezembro, 2016 at 19:02
Sim mas já com 4-5 aninhos!
9 Dezembro, 2016 at 21:34
O Podence vai ser esse segundo avançado
9 Dezembro, 2016 at 21:44
Why not? Apostem nele.
9 Dezembro, 2016 at 22:29
Quando estiver no ponto… acredito que tenha essa oportunidade.
9 Dezembro, 2016 at 21:42
Na minha opinião a grande maioria dos problemas do Sporting com um upgrade nas posições mais deficitárias: As laterais!
Para mim foi mesmo uma grande surpresa não termos ido buscar ninguém para ambas as faixas e especialmente na esquerda! Em janeiro gostava muito que contratássemos 2 laterais mas não acredito muito que isso aconteça…
A 2avançado é apostar no Campbell ou Ruiz e esperar que resulte… (talvez Balada???) ou então atacar o mercado a sério!
Este domingo é a nossa oportunidade de dar um passo decisivo rumo ao nosso grande objetivo.
9 Dezembro, 2016 at 21:49
Esqueçam o Campbell à esquerda.
A história da esquerda e da direita é sempre igual, se repararem.
Se um canhoto souber ir à linha (fintando o defesa) então é da esquerda. Se não consegue, é porque vai render mais na direita. O mesmo do outro lado.
Daí teres um Carrillo (desculpem o exemplo) que rende mais à esquerda, onde sabe driblar para dentro e rematar em arco, ou fugir para a linha com ‘bicicletas’ sobre a bola e cruzar com o pé esquerdo.
Depois também existe outra questão em relação aos canhotos: raramente sabem usar o pé direito, são uns merdas. Os destros raramente têm problemas em usar igualmente o pé direito.
Curiosamente, este ano temos o Gelson (na direita) que é destro mas raramente usa o pé esquerdo. Dai fugir invariavelmente para a linha, ou fingir que cruza e depois passa atrás ou na vertical. Já o João Mário estava mais à vontade com a canhota – mas JM é uma espécie de médio total.
Tenho saudades de um canhoto que saiba realmente jogar na esquerda. Como o Di Franceschi ou estilo Di Maria. Por isso é que os lamps costumam ir à Argentina buscar extremos, têm-se dado bem. Este ano está lá mais um: Cervi.
Em relação ao Campbell, na direita é outra história e um gajo perigoso nos últimos 30 metros. Quem assistiu com atenção à sua entrada no último clássico com o porto (2-1) verificou que o Telles ficou bastante chateado por levar com ele, e largou canelada inclusivamente.
Chuta-Chuta na esquerda não é mau, mas é um jogador diferente, que também não tem problemas em jogar em zonas interiores e que penso que até faz um triângulo bastante completo com William e Adrien (exemplo: jogo excepcional em Madrid).
9 Dezembro, 2016 at 22:50
Num jogo grande, nunca colocaria o Campbel como segundo avançado porque a posição requer um pouco mais de inteligência, mas nos jogos contra os pequenos da nossa liga e perante a falta de opções… era sempre ali que jogava.
Como no Arsenal.
9 Dezembro, 2016 at 23:15
Trolha, quando fala de futebol, gosto…
9 Dezembro, 2016 at 22:01
Falando de coisas que interessam, Gauld a titular hoje
9 Dezembro, 2016 at 22:03
E a ganhar
9 Dezembro, 2016 at 22:07
Uma ou outra acção interessante mas é claramente um jogador de toque ainda demasiado fino para esta equipa…tem mesmo de ganhar intensidade e tem de correr mais que passa muito tempo a “passear” em campo. Tem um óptimo pé esquerdo e isso é óbvio sempre que toca na bola mas tem de se fazer jogador consistente mais do que de rasgos…
9 Dezembro, 2016 at 22:09
Este Mikel é o do porco?!?! É o contrário do Gauld. ..intensidade tem muita mas fds…inteligência e pés está quieto…
9 Dezembro, 2016 at 23:19
Para já, agrada-me que Couceiro esteja a apostar nele. Gauld pode (ainda) ser uma boa surpresa.
9 Dezembro, 2016 at 22:20
PARA QUEM AINDA NÃO TEVE OPORTUNIDADE DE LER – IMPORTANTE
NOVAS REGRAS DA UEFA – LIGA DOS CAMPEÕES A PARTIR DE 2018/2019
《UEFA deixa cair a ‘hora
Champions’
Jogos da prova milionária passam a disputar-se às 18h e às 20h. Mas as alterações não se ficam por aqui.
O Comité Executivo da UEFA reuniu-se esta sexta-feira e aprovou uma longa lista de alterações relativas às provas que organiza, a partir da época 2018/19.
Uma das principais alterações tem a ver com a chamada ‘hora Champions’. Os jogos da Liga dos Campeões, até agora sempre disputados às 19h45 – com exceção para as partidas realizadas na Rússia e no Cazaquistão – passarão a realizar-se às 18h e às 20h.
Além disso, a UEFA passa a ‘proteger’ os campeões de cada país que não conseguem seguir em frente nos playoffs de acesso à prova milionária, colocando-os no chamado ‘caminho dos campeões’, à imagem do que já acontece na UEFA Youth League.
O organismo que rege o futebol europeu reformou, ainda, o sistema de coeficiente de clubes, que deixam de contar com os 20% do coeficiente das respetivas federações. Ao nível das receitar, passam a ser contabilizados os títulos europeus já conquistados por cada clube.
A UEFA não esqueceu o futebol feminino e decidiu aumentar o orçamento de prémios para o próximo Campeonato Europeu dos atuais 2,2 milhões para os oito milhões de euros, sendo que o campeão passa a receber 1,2 milhões de euros.》
《Provas europeias vão render mais aos clubes portugueses
O Comité Executivo da UEFA aprovou, esta sexta-feira, um novo modelo de distribuição de verbas por participação nas competições europeias de 2018 a 2021.
Esteve novo modelo, que irá gerar mais cerca de 3 mil milhões de euros em receitas por época na Liga dos Campeões e Liga Europa, vai beneficiar os clubes portugueses já que as verbas passarão a ser distribuídas também com base no ranking dos clubes nas últimas dez épocas.
A verba referente ao market pool passa a contar apenas 15 por cento, o que beneficia países com mercados televisivos mais pequenos, como o português.
As outras fontes de receita para os clubes – participação e desempenho desportivo (prémios por vitória, empate e apuramento) -, mantêm-se.
Nesta reunião do Comité Executivo da UEFA, do qual Fernando Gomes, presidente da FPF, faz parte, ficou também afastada a possibilidade de, pelo menos até 2021, haver uma Superliga Europeia de Clubes.
Entre outras novidades, ficou igualmente decidido, nesta reunião, que a final da Liga Europa de 2018 vai ser jogada em Lyon (França).》
《FC Porto é quem mais beneficia das mudanças na UEFA.
As novas medidas, aprovadas e divulgadas esta sexta-feira pelo organismo, apresentam algumas mudanças nos cálculos dos coeficientes de cada clube, sendo que este incluirá pontos de bónus por conquistas passadas na provas europeias.
Passamos a explicar a tabela de bónus: qualquer clube que tenha conquistado a Liga dos Campeões nos últimos cinco anos recebe 12 pontos de bónus por conquista, enquanto uma conquista da Liga Europa no mesmo espaço de tempo confere um bónus de três pontos.
Clubes que tenham conquistado a Liga dos Campeões a partir de 1992/93 e até 2013 recebem oito pontos, enquanto a conquista da Liga Europa (Taça UEFA) no mesmo período vale dois pontos. A conquista da Taça das Taças, agora extinta, vale dois pontos.
Uma conquista da Liga dos Campeões antes de 1992/93 vale ao clube quatro pontos, sendo que uma conquista da Liga Europa nesse intervalo de tempo resulta num ponto. Aqui, a Taça das Taças vale um ponto.
Com estas alterações, o FC Porto terá sempre mais 16 pontos no cálculo do coeficiente, uma vez que conquistou duas Ligas dos Campeões (1987 e 2004) e duas Ligas Europas/Taça UEFA (2002/03 e 2010/11). O Benfica, por sua vez, beneficiará de oito pontos de bónus, vindos de duas conquistas da Liga dos Campeões, na altura Taças dos Campeões (1960/61 e 1961/62). O Sporting terá um ponto de bónus, proveniente da conquista da Taça das Taças, em 1964.》
9 Dezembro, 2016 at 22:27
Outros anúncios:
– Haverá mais dinheiro para a Liga Europa.
– As amostras do programa antidoping serão armazenadas durante 10 anos.
– A futura Liga das Nações terá a final four entre 5 e 9 de junho de 2019.
– Já há prazos para as decisões sobre os organizadores do Euro’2024 e das finais europeias de 2019.
– Aumento dos prémios para o Europeu feminino de 2017.
– Anúncio do organizador da final four da UEFA Futsal Cup – Kairat Almaty 🙁
9 Dezembro, 2016 at 22:46
Uefa a mexer-se (não sei se bem, se mal) perante a grande ameça da Liga Europeia onde participam por convite os tubarões e alguns “amigos” para encher o saco.
O Bayern a promover ao máximo esta possibilidade, através de Rumennigge (Janeiro):
“Uma Liga com os melhores clube de Inglaterra, Espanha, Itália, França e Alemanha em discussão”.
Mais recentemente… elogia a uefa:
“Congratulo-me com a decisão da UEFA. É uma solução séria e justa para o futebol europeu. Estou particularmente satisfeito porque o futebol europeu continua unido para avançar e se desenvolver em conjunto”.
Respeitando o ranking atual, Espanha, Inglaterra, Alemanha e Itália garantem quatro equipas diretamente na fase de grupos da Liga dos Campeões.
Este gajo tem um poder brutal, não só por ser presidente do Bayern, mas tb da Associação Europeia de Clubes .
E é amigo do… Mendes.
9 Dezembro, 2016 at 22:52
Por acaso as mudanças q houve até me pareceram bastante positivas para Portugal
9 Dezembro, 2016 at 23:02
Tb me parece, mas veremos mais à frente.
A liga europeia à revelia da Uefa pode ser muito mau para nós (Sporting).
9 Dezembro, 2016 at 23:05
Mas essa liga europeia a ser criada só poderá ser a partir de 2021.
Além disso provavelmente os nossos rivais também não estarão lá portanto ficaremos em pé de igualdade a nível interno.
9 Dezembro, 2016 at 23:14
Depende muito da situação do Mendes e da sua influência nessa altura.
9 Dezembro, 2016 at 23:16
Em 2021? Já morreu para o futebol se Deus quiser.
10 Dezembro, 2016 at 10:24
Esperemos que sim…
10 Dezembro, 2016 at 14:14
Ancelotti representado peli mendes, rummenigge amigaço do mendes…
Podem escrever ai: Nelson Semedo para o Bayern nunca menos de 30m€…
Valencia vale metade do Bayern em mendilhões…
O Guedes e o Alpeida serao os alvos a seguir… Para o wolverhampton.
A paixao do mendes pelo sol nascente.
10 Dezembro, 2016 at 15:56
“Além disso, a UEFA passa a ‘proteger’ os campeões de cada país que não conseguem seguir em frente nos playoffs de acesso à prova milionária, colocando-os no chamado ‘caminho dos campeões’, à imagem do que já acontece na UEFA Youth League.”
Em que é que isto consiste? São repescados? Têm direito a um play-off? Isto, na minha opinião, é um passo para a tal SuperLiga Europeia.
10 Dezembro, 2016 at 20:12
Acho q seguem num caminho onde so podem apanhar campeoes de outras paises mas nas eliminatorias da liga europa. A informação é q foi mal explicada