Nesta semana deu-se início à segunda volta do Campeonato Nacional de Andebol. O Sporting foi à Maia jogar com a sempre difícil Associação da Águas Santas e depois no feriado recebeu o Boa-Hora no Casal Vistoso.
Frente ao Águas Santas, com vitória final por 25-30, o jogo começou da pior forma possível. 21 segundo de ataque e falta atacante, e no segundo ataque remate falhado… veio à memória o jogo contra o Avanca e os sinos tocaram arrebate. Seguiu-se um parcial de 0-3 favorável ao Sporting e que mostrou quais as diferenças entre os dois planteis. Os 3 golos de vantagem foram sendo geridos e por vezes até foi largada essa vantagem chegando ser de 7 golos aos 22 minutos, quando o placard mostrava 5-12 para os Leões. A defesa mostrava-se coesa e efetiva e o ataque e o ataque ia estando em plano razoável. Contudo os últimos 8 minutos da 1ª parte foram de baixa qualidade e proporcionaram um parcial de 7-2 para os maiatos, que fixaram o resultado em 11-14 ao intervalo.
A segunda parte foi muito equilibrada, tendo Sporting gerido a vantagem que tinha ao intervalo e mantido sempre entre os 2 e 4 golos de diferença no marcador. Quando faltavam 5 minutos o Sporting fez o 24-28 e sentenciou a partida. No final o marcador registava uma diferença de 5 golos com 25-30 para os Leões.
No feriado, dia 8, o Sporting recebeu e venceu o Boa-Hora no pavilhão do Casal Vistoso por uns claros 38-26. O jogo previa-se desequilibrado e talvez por isso o Conselho de Arbitragem da Federação de Andebol de Portugal tenha nomeado as irmãs Sá para dirigirem este encontro. A referência à dupla de arbitragem só existe porque se tornou até ridículo o modo como dirigiram o jogo. Não é possível ter tantos erros num só jogo e ostentar as insígnias da EHF, algo não está bem, e quem sofre é o Andebol, pois os erros não escolheram cor.
Como já dissemos o jogo tinha pouco de equilibrado em teoria e o Sporting controlou sempre o marcador e ao mesmo tempo aproveitou para “treinar” algumas situações menos frequentes, como por exemplo atacar com 7 jogadores de campo contra os 6 defesas mais o Guarda-redes. Ao mesmo tempo Zupo deu minutos aos jogadores menos utilizados e destacamos aqui Carlos Carneiro pelo modo exemplar como encarou o jogo e que se refletiu na sua exibição e eficácia durante todo o jogo.
Até aos 15 minutos o marcador foi registando diferenças de 2 ou 3 golos mas a partir do 9-6 os Leões colocaram o pé no acelerador e chegaram ao intervalo com uns claros 20-11. A segunda parte foi mais do mesmo, alguns lances de grande qualidade, outras decisões das árbitras que provocavam o riso nas bancadas e uma gestão da diferença no marcador levaram o resultado para os 38-26 finais, incluindo momentos belíssimos como este.
Na próxima semana teremos mais dois jogos, com a visita a Fafe, no dia 14, e a receção ao ABC, no dia 17, pelas 18:00, no pavilhão do Casal vistoso.
*às sextas, o Carlos Ruesga avança para a linha de sete metros e explica-nos o porquê da expressão “futebol… pé! andebol… mão!”
9 Dezembro, 2016 at 14:35
não vejo a hora do pavilhão estar terminado…
o rendimento das nossas equipas vai subir. Não tenho nenhuma dúvida.
o campeonato quase na pausa de natal-ano novo, que este ano calha extamente no domingo.
15 dias que podem permitir alguma recuperação aos morcões, já em visíveis dificuldades. Vamos ver é se não vão comer as passas no 2º lugar.
SPOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTING !!!
9 Dezembro, 2016 at 14:41
Cherba,
Coloca aqui uma foto e resumo do almoço da tasca para ver se desce o espirito natalício aqui ao pessoal… Anda tudo muito nervoso.
9 Dezembro, 2016 at 14:45
O Boa-Hora é fraquinho. Não fossem as experiências do Zupo ( e para as fazer, acho bem que sejam nestes jogos ) o resultado teria sido muito mais desnivelado.
Pena a pouca adesão do público. Os nossos rapazes merecem mais apoio.
9 Dezembro, 2016 at 14:46
Sobre o último jogo quero destacar o regresso Nikcevic, que vem dar mais qualidade à equipa e aumentar as nossas opções, e por agora, Bosko e Kopko são os únicos indisponíveis, enquanto que Frankis Carol continua a jogar limitado fisicamente, sendo apenas utilizado em termos defensivos.
Destacar também os 10 golos (!) marcados contra o Boa-Hora, pelo jogador de Andebol mais odiado do plantel do Sporting, Carlos Carneiro. O meu desejo é que consiga manter este nível para contribuir para dar muitas alegrias aos sportinguistas e a espalhar azia aos …
Força Sporting!
9 Dezembro, 2016 at 14:51
Já eu quero que ele marque muitos golos apenas para dar alegria aos Sportinguistas.
9 Dezembro, 2016 at 15:30
Eu concordaria a 100% contigo se não tivesse memória.
9 Dezembro, 2016 at 15:38
Tu concordarias a 100% se não julgasses que as pessoas são iguais a ti.
Estás tão preocupado com a azia que alguns possam ter ( a sério que já viste alguém infeliz por as coisas correrem mal ao Sporting? Algum amigo teu, foi? ) , como com a alegria dos Sportinguistas por conseguirem vitórias.
9 Dezembro, 2016 at 15:43
Não sejas ingénua…
9 Dezembro, 2016 at 15:53
Eheheheheheheheheheheh.
Não sejas sonso.
12 Dezembro, 2016 at 3:49
Ingénua não é, acusou foi o toque.
9 Dezembro, 2016 at 17:03
Como sabem só comento de quando em vez apesar de ser leitora diária do melhor blogue do Sporting e não costumo ser vista nem achada nestes bate bocas, mas tenho mesmo que perguntar “outra vez??!!??!!”.
Já não bastava o comentário provocatório no texto sobre rugby que agora repetem a dose neste texto do andebol??!?? Não chega desta falta de respeito por quem escreve e por quem lê e que dispensa estas medições de sportinguismo ridículas??!!?? Peço desculpa se estou a incomodar com este comentário, mas estou fartinha!!!
9 Dezembro, 2016 at 14:49
Ruesga : A lesão do bosko é coisa para quanto tempo? Partiu, mesmo?
9 Dezembro, 2016 at 15:13
Duas vitórias sem grande história. Na Maia foi gerir, e bem, a vantagem, contra o Boa-Hora era uma questão de ver qual era a diferença final.
A arbitragem foi fraquinha, não pelos erros em si, mas pela falta de rigor. As meninas pareciam ter medo dos jogadores.
O jogo com o ABC vai ser complicado, eles estão muito desfalcados, mas praticam um estilo de jogo que, com a arbitragem certa, pode complicar muito.
Por falar nisso, seria interessante manter o Andre Gomes debaixo de olho. Parece ser um dos mais promissores, ou o mais, dos jovens portugueses. Tal como o Sergio Barros, que se está a dar bem, visto que os pontas esquerdos são algo veteranos.
Nota para o Edmilson. Bem trabalhado, há ali jogador. Invulgar impulsão, mesmo sem precisar de balanço, remate potente. Ele e o Francisco Tavares têm sido muito úteis, em breve terão vasta utilização em jogos mais exigentes.
Por último, o fcpe viu-se aflito com o ismai. Os últimos minutos foram um fartote de exclusões para os maiatos, até os tipos da Ptv (que em termos de parcialidade, batem qualquer outro canal por KO) referiram benefícios ao fecepe. Vai ser MUITO difícil batê-los, em especial no pavilhão pago pelo banco público. Próxima jornada há um slbê-fecepê. Era bom ver os azuis a perderem pontos, mas duvido…
9 Dezembro, 2016 at 15:35
Eu vejo no Edmilson um potencial Frankis Carol… Têm muitas parecenças no estilo de jogo.
9 Dezembro, 2016 at 15:19
Boa tarde. Eu, que “sou do contra” e até sou um dos que não gosta do Carlos Carneiro (posso?) interrogo-me sobre a validade de uma experiência que possibilitou ao Boa Hora a marcação de vários golos sem guarda-redes na nossa baliza. Se era para golear, as expectativas saíram goradas. O Boa Hora melhorou muito em relação ao jogo da primeira volta, como foi aliás referido pelos nossos entusiásticos e correctos comentadores, mas a diferença foi algo curta… Uma perda de bola atacante e… golo na nossa baliza.
As nossas segundas partes continuam bem inferiores às primeiras…
9 Dezembro, 2016 at 15:21
jogar sem redes é arriscado…
benefício – tens mais um gajo para pivot-jogo interior mas o teu ataque tem de dar golo.
foi isso que se treinou.
9 Dezembro, 2016 at 15:39
É uma situação nova no andebol, fruto da mudança de regras. Portanto, convém treinar, e usar em competição.
O Porto marcou o golo da vitória frente ao Sporting num 7×6.
12 Dezembro, 2016 at 3:54
Uma táctica moderna, adequada ás novas regras. Um queijo para todos os que dizem que o Zupo é antiquado e todas essas coisas. O Porco só conseguiu vencer o Sporting através desta mesma táctica, como já disseram.
É também como eliminas defesas subidas, que normalmente dão problemas ao Sporting. O treinador do Boa Hora referiu isso mesmo, que queriam ter tentado essa táctica mas o Sporting não deixou com 7×6.
9 Dezembro, 2016 at 15:23
Eu vi o jogo com o Boa Hora…
O Sporting mantém-se uma equipa muito competente e muito forte! Este campeonato temos de fazer tudo para não perder pontos porque o Porco parece estar no fio da navalha mas está a aguentar-se! Temos de manter a concentração porque neste momento eles estão em vantagem e se abrirem mais pontos de diferença pode ser decisivo!
9 Dezembro, 2016 at 15:27
é claro que há vantagem em ter jogadores altos mas eu sou mais adepto da velocidade com que se joga. É que é mais difícil fazer a marcação sem incorrer no risco de exclusão.
9 Dezembro, 2016 at 15:29
OFF:
pessoal, descobri isto
https://youtu.be/qSIZyWIxgnc
9 Dezembro, 2016 at 15:38
Alan Ruiz…. pega nisto pah!!!! Acorda para a vida !!!
inspiracion !!!
romper la red es así !!
9 Dezembro, 2016 at 15:45
magnifica terapia óh Trolha…
ver isto em repeat a tarde toda.
9 Dezembro, 2016 at 23:10
Eu gostava mais dos livres do André Cruz. Mas, como diria Pedroto, “assim também está bem”.
9 Dezembro, 2016 at 16:41
OFF OFF OFF
Estas palavras deviam de estar por todo lado, estádio, academia e mais sítios que se lembrem.
Este fdp havia de ser obrigado a tatuar a nosso simbolo na testa … mas com ferro quente tipo boi.
«André Ventura
Tenho que confessar isto publicamente: não percebo o medo que se sente em tantos círculos Benfiquistas relativamente ao jogo de domingo. Eu, da minha parte, estou absolutamente convicto que não passarão no Estádio da Luz. A prova disso é esta: se o Sporting ganhar na Luz tatuarei uma imagem do Sporting no corpo e mostrarei a todos na CMTV segunda-feira. Acreditem em mim…esse tipo de absurdos não acontece!»
9 Dezembro, 2016 at 16:54
Esmurrava esse gajo de tal forma que ele ficava com varias tatuagens definitivas…
9 Dezembro, 2016 at 17:01
Isto é o que eu adoro ouvir do lado deles e detesto do nosso!!
Espero que venham muitas mais destas até Domingo…
12 Dezembro, 2016 at 3:55
Continuem a pensar que são as bazófias que ganham e perdem campeonatos que vão longe.
9 Dezembro, 2016 at 17:08
A mim o que me preocupa são as certezas desse fdp, estará já cozinhado o resultado? Pois …
É que essa “promessa” não deveria ser feita de animo leve, já que se perder tem de tatuar o simbolo do clube rival.
E fê-la publicamente, não foi entre amigos.
9 Dezembro, 2016 at 19:23
Precisamente.
Eles sabem bem o que andam a fazer na sombra.
Lampiões = raça de corruptos, filhos da puta
9 Dezembro, 2016 at 23:17
Essa certeza de vitória faz pensar em “alinhamento astral” e é o meu receio.
Vindo do galinheiro, qualquer vírus é possível.
9 Dezembro, 2016 at 17:32
Pro c*****o adeptos bipolares… Se ganharmos no domingo, mais de metade dos que estão para aqui a falar mal e a criticar estupidamente (e não de forma construtiva) vão desaparecer… e os outros vão voltar a elogiar…
Tomem uma posição e fiquem com nela, nos bons ou sobretudo nos maus momentos… Ando farto desta m***a…
Que porra, não venham falar aqui só quando perdemos ou empatamos.