Numa semana difícil para o sportinguismo depois de uma eliminação precoce da Europa e de um afastamento do primeiro lugar, é dificil encontrar pequenos pontinhos de luz que nos animem até ao próximo jogo (a única coisa que precisamos para esquecer estes desaires).
Hoje poderia mais uma vez relatar os resultados expressivos e importantes dos nossos escalões jovens, mas não me poderei limitar a fazer isso. Porque esta semana, os miúdos foram o exemplo de esforço, dedicação e devoção.
As redes sociais têm vários problemas associados a um jovem jogador de futebol. A exposição precoce, o lidar com a critica fácil e ignorante que paira pela Internet, o facto de qualquer opinião mais polémica que possam ter, ser replicada, exagerada e espalhada por todos os cantos de Portugal, o facto de lidarem com a fama desde muito muito novos. Mas, felizmente, as redes sociais esta semana trouxeram apenas palavras de conforto, sportinguismo e a segurança de que estamos a criar uma geração de homens-leões, dispostos a vingar com a listada e a lutar pelo seu sonho.
Diogo Brás, craque dos nossos juvenis, dizia isto: “Vocês não sabem o que é ser Sporting. Isto vai muito além de títulos de resultados. Vem de dentro, é inexplicável.Infelizmente olham para nós como um alvo a abatar em qualquer lado, mas a nossa ambição é muito superior a essas questões. Sendo prejudicados ou não, ganhando ou perdendo, só dá mais força para dar a volta por cima. Somos a raça que nunca se vergará.”
O Diogo, para além de ser uma das maiores promessas da sua geração, mostra o compromisso e o sportinguismo que nem teve de nascer com ele, mas que ele aprendeu a amar. Mostra estar disposto a dar a vida em campo pelo ideal do seu clube, sem qualquer medo, apenas com desejo de inverter a situação. O Diogo foi a principal tendência no Twitter durante várias horas e inspirou adultos com o dobro da sua idade, porque tem em si a pureza do sentimento sportinguista.
Mas também Luis Maximiano, a quem chamam Max, fez derreter corações na tarde de ontem: “Parabéns ao 12º melhor do Mundo. Um orgulho para todos os que desejam um dia seguir os passos dos seus ídolos. Enorme!”
Escusado será dizer que o jovem que Jesus chamou para estágio na pré-temporada se referia a Rui Patrício. O seu ídolo e seu colega, que ele cresceu a ver jogar pelo nosso clube. Ele que comemora assim as vitórias dos nossos sub-19 (clica)
Futebolísticamente falando, o valor disto é praticamente nulo. Mas no dia em que estiverem para dar o salto, a diferença entre estagnarem e evoluírem enquanto homens e atletas, pode bem estar no compromisso e vontade de ver o Sporting ganhar. Uma lição que todos nós devemos aprender no que toca ao apoio ao nosso clube.
Numa outra perspectiva, mais dentro dos relvados e menos fora, Matheus Pereira merece ser olhado com outros olhos por parte da nossa equipa técnica. Capacidade de desequilibrar, jogo interior fantástico, visão de jogo, classe e golo. Tudo coisas que se precisam e muito na equipa principal (não me digam que nesta fase não faria melhor que os Ruizes). Mas também Pedro Marques vai gritando por uma oportunidade nas Taças. São 20 golos marcados apenas no primeiro terço da temporada. Se existem alguém que merece o prémio de se estrear pela equipa principal, é este menino sportinguista que encontrámos em Belém.
Resultados:
Juniores A – sub-19
Sporting 6 – 1 Loures (Bruno Paz, Pedro Marques (x2), Miguel Luís, Daniel Bragança, Douglas Aurélio)
Juniores B – Sub-17
Real 1 – 2 Sporting (Diogo Brás, Fati)
Juniores C – Sub-15
Barreirense 0-2 Sporting (Gonçalo Batalha, Bruno Tavares)
Naturalmente, mantemos o primeiro lugar em todos os escalões. Naturalmente.
*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)
14 Dezembro, 2016 at 2:48
Só a garra do nosso presidente me dá uma ténue esperança de que é possível furar a muralha de aço da ladroagem no futebol português. A oposição que vá dar banho ao cão.
14 Dezembro, 2016 at 5:46
Se 10% da massa adepta fosse como ele, não tínhamos passado nem por metade do que passámos. E eu incluo-me nos 90%, durante muitos anos achei que estava tudo bem.
Uma vergonha. Somos diferentes. Somos mansos.
14 Dezembro, 2016 at 2:50
Cada vez entendo menos alguns Sportinguistas… ( e agora, fora de picardias, ou de quem pensa que o seu raciocínio é o melhor na defesa do seu Sporting) … que acreditam ser possível ser campeão neste país… com este tipo de atitude constantemente fracturante de guerrilha interna??! Muitas das vezes a fazer eco do discurso do nosso verdeiro adversário.
Ponham isso nas vossas cabeças… só iremos ser campeões dentro do relvado, quando todos, repito… Todos sem exceção… estivermos unidos cá fora!
Eu estou com o Sporting!!!
Boa noite a todos.
Viva o Sporting Clube de Portugal
P.s. Para quem não percebeu o que escrevi….
lamento muito!
14 Dezembro, 2016 at 3:20
“NOTA POSITIVA PARA JORGE SOUSA NO BENFICA-SPORTING
Observador Carlos Silva analisou positivamente a atuação do juiz”
http://www.record.xl.pt/futebol/arbitragem/detalhe/nota-positiva-para-jorge-sousa-no-benfica-sporting.html
Consummatum est.
O gatuno é recompensado com positiva, a mensagem é lançada aos demais árbitros – dois penalties por assinalar contra o benfica dá nota positiva – e siga. Ainda acreditam que o Sporting pode alguma vez ser campeão? Ainda acreditam que o nosso campeonato não está viciado?
14 Dezembro, 2016 at 5:48
Somos mansos, é esse o problema.
14 Dezembro, 2016 at 9:20
Vocês meus amigos não se iludam…
Somos mansos…?
E que ganharia o Sporting se o não fossemos…?
Vocês viram o que se passou na luz…
O que é que vai perdurar…?
Os adeptos do Sporting queimaram não sei quantas cadeiras…
Do resto…?
Do resto para a semana ninguém falará…
Cuidado com o incentivar da violencia…
Para alguns ” não é preciso lembrar” muitas vezes…
Cuidado com isso…
Sõ vai haver um a perder…
O Sporting…
Abr e SL
14 Dezembro, 2016 at 10:30
Tretas.
Os lampiões e os fruteiros (que têm menor expressão) sempre fizeram o que queriam e mesmo que lhes atures à cara eles não querem saber.
Para já não falar nas deturpações de realidade que esses dois promovem. Se acontecer algo, vais ficar com a fama como sempre, mas desta vez com o proveito.
Estou farta.
14 Dezembro, 2016 at 10:53
Corine e Tadeu68…
Fartos estamos todos…
Só que há “fronteiras” que nunca deverão ser passadas…sob pena de ser pior a emenda que o soneto…!
Vocês têm dúvidas de que contra o Sporting “serão sempre” usados meios que o não são contra outros…?
Vocês têm dúvidas de que se alguém “ultrapassar o risco”… sobre o Sporting cairão todas as consequencias possíveis e imaginárias…?
Não façam apelos à violencia…porque com a violencia “todos perdem…em especial os inocentes…”…
Abr e SL
14 Dezembro, 2016 at 10:31
A perder estamos nós sempre Max.
Por tentativa erro … já se percebeu que pouco mais há a fazer.
Ou nos tornamos igualmente corruptores ou teremos que partir para ignorância.
É triste ter que chegar aqui!
14 Dezembro, 2016 at 9:43
E o mesmo pasquim publica o seguinte:
http://www.record.xl.pt/futebol/arbitragem/liga-da-verdade/detalhe/20161214_0016_a-classificacao-da-liga-da-verdade.html
Referindo que no jogo Lampiões-SCP há roubo.
Dá-se uma no cravo e outra na ferradura.
14 Dezembro, 2016 at 7:59
Infelizmente….. isto só vai há PORRADA…..
14 Dezembro, 2016 at 8:09
Bom dia,
Tambem acho que sem violencia(infelizmente) isto nao vai mudar , é partirmos para a violencia ou em alternativa mandar todos para a gpqop e concentrarmo-nos no Sporting.
14 Dezembro, 2016 at 8:31
Também sou daqueles que não gosto de ver BdC a expor-se desta maneira,ainda por cima na CMTV,mas tenho que dar razão aos que argumentam que ás vezes temos que mexer na merda para conseguir resultados.
Nunca me esqueço da frase do BdC,em que disse mais ou menos isto,
Aturarei um FDP 100 anos se for em prol do Sporting ou uma outra em que disse que também não gosta de se rever nesta imagem,mas que alguém tem que defender o Sporting e por isso por muito que preferisse um estilo mais low profile ao nosso PRESIDENTE,neste país de merda essa atitude não chega.
O meu voto está garantido.
14 Dezembro, 2016 at 9:09
Não ouvi nem li o comunicado, portanto sobre o conteúdo não vou opinar.
Mas se por um lado sou contra exclusivos de jogadores e treinador a jornais e cmtv, acredito que estas intervenções do presidente têm um intuito:
Chegar aos Sportinguistas que não vivem na esfera da internet e papam tudo o que ouvem nos noticiários e debates diários sobre futebol (que de bola não têm nada).
Para uns até pode ser campanha, para mim é defender o Sporting num local asqueroso que incrivelmente tem muita audiência também pelos… adeptos do nosso clube.
14 Dezembro, 2016 at 9:38
São exclusivos que servem para denegrir ainda mais a imagem do presidente e do SCP, senão é só ver o corte das palavras nos seus contextos e aplicados da maneira mais vil que podemos imaginar.
14 Dezembro, 2016 at 10:31
Um treinador ao jogador, sou contra. Pegam nas coisas fora de contexto e tudo server para nos lixar, tudo server para terem audiências.
No caso do presidente, o impacto é grande e chega aos tais sportinguistas que passam grande parte do tempo a ver o canal, debates noturnos inclusive.
Vou ver se alguém disponibiliza um link, já que a minha box não grava.
14 Dezembro, 2016 at 10:35
Óbvio que foi isso que fez.
Há muito Sportinguistas que vê a CmTV.
Inclusive o próprio Bruno tomou uma postura mais belicosa e exaltada… pois é com esse tipo de linguagem que o povinho da cmtv está habituado a digerir.
14 Dezembro, 2016 at 9:34
Numa semana em que temos um Português que joga no nosso campeonato entre os 12 melhores do mundo, falo de Rui Patricio, para os jornaleiros o importante é o brasuca das galinhas.
Se está tudo bem para o nosso presidente que continua a dar exclusivos para eles, então para mim também tudo está OK.
14 Dezembro, 2016 at 9:40
Bom dia.
Ainda não vi a entrevista do Bruno de Carvalho à CMTv, conto poder fazê-lo hoje.
Inicialmente reagi com desagrado à mesma, mas não expressei a minha opinião, precisamente porque não vi a intervenção do nosso presidente.
Depois de ler a opinião do braveheart, tendo a concordar com a entrevista, porque concordo inteiramente com os argumentos que invoca.
Quanto à nota positiva do Sousa, no derby, só tenho uma palavra que exprime tudo o que sinto: revolta.
E aqui, não estou à espera de outra coisa, por parte do Clube, que não seja a de manifestar rapidamente o que nos vai na alma. Sim, porque não creio que haja um único Sportinguista que não sinta o mesmo que eu…
SL
14 Dezembro, 2016 at 10:11
A questão é que a entrevista é passada aos “bocejos”…. sendo todos os “bocejos” comentados por calados e afins…. Salva-se o Grande Fernando Mendes!
Ou seja.. a “mensagem” sai completamente deturpada….
Mais valia fazer a entrevista na Sporting TV…
E se era para “chafurdar”…. que desse a entrevista em directo, da mesma forma que fez no prolongamento quando denunciou os vouchers…
14 Dezembro, 2016 at 10:32
O Fernando Mendes tem feito uma defesa notável do Sporting neste canal… enorme!
15 Dezembro, 2016 at 1:16
Já gostava dele como jogador. Era um dos meus ídolos da bola na altura. Outro era o Filipe. Garra do caraças. Sempre tive pena que não jogasse mais.
14 Dezembro, 2016 at 10:22
Ricardo, não vi a entrevista mas, no que toca à argumentação do braveheart,
estou de acordo. Os propósitos que ele refere, nomeadamente este, merecem a minha concordância:
“Chegar aos Sportinguistas que não vivem na esfera da internet e papam tudo o que ouvem nos noticiários e debates diários sobre futebol (que de bola não têm nada).”
Se os “bocejos” que aponta, deturpam a intervenção de BdC, há que fazer algo para a repor…
SL
14 Dezembro, 2016 at 10:28
Supostamente hoje vão passar na integra, mas isso é “sopas depois de almoço”….. pois ontem foi “o dia” e ai foi tudo passado aos bocejos de forma selecionada para calados e afins comentarem….
14 Dezembro, 2016 at 10:34
Pois, em directo seria quase uma tipo TVI onde desmascarou o Berra e deixou o voucher em cima da mesa.
A questão é que este tipo de entrevista no nosso canal não tem impacto.
Tenho de a ouvir.