Paulo Paiva dos Santos é candidato à presidência do Sporting. O empresário explicou ao DN que “é preciso alguém avançar e abrir o debate sobre o estado” do clube, que vai a votos em março de 2017.
“Se vou até ao fim, logo se vê, Sempre servi o Sporting da melhor maneira e isso pode passar por avançar e recuar, mas tenho a certeza que tenho muita gente comigo, que está tão envergonhada e farta de ser gozada como eu estou. Isto é uma vergonha”, atirou o fundador e presidente da Farmacêutica Generis.
“O Sporting tem vindo a piorar de ano para e não sei se não está pior agora do que há uns anos. Eu não me revejo neste Sporting”, disse ao DN, sem atacar o atual presidente: “Eu não sei se a culpa é de Bruno de Carvalho e da sua gestão ou de Jorge Jesus, no caso do futebol, que é a modalidade mais visível, o que sei é que o Sporting anda a ser gozado como instituição e isso não pode jamais acontecer.”
Candidato a vice-presidente do clube na lista encabeçada dor Pedro Baltazar nas eleições de 2011, esteve para ser candidato em 2013, mas viu o irmão João Paiva dos Santos avançar. Agora é o primeiro rosto da oposição a Bruno de Carvalho a surgir.
O empresário fez questão de mostrar o cartão de sócio no facebook, este sábado, após o jogo com o Sp. Braga, que os leões perderam (1-0) e anunciar a candidatura: “O timing não tem a ver com resultados, mas sim com a vergonha de ver o Sporting caminhar para um abismo.”
Quem quiser ficar a saber um pouco mais sobre o candidato, pode clicar aqui.
19 Dezembro, 2016 at 11:55
encham me de absinto e no final metam me um boletim de voto nas mãos com duas opções, este gajo e o orelhas.
19 Dezembro, 2016 at 11:58
Ahahahahah desde que mudaste de banner andas com umas piadas porreiras ahahahah
19 Dezembro, 2016 at 12:02
quero te é bem disposto!
19 Dezembro, 2016 at 13:12
😉
19 Dezembro, 2016 at 11:56
Não me incomoda minimamente. Este é o menor dos nossos males.
19 Dezembro, 2016 at 12:02
O facto de existirem sportinguistas que esperam até ao campeonato estar perdido para chamaram a si os holofotes… Isso também é um dos problemas. Pequeno, é certo, mas que mostra o que não evoluímos em 4 anos.
19 Dezembro, 2016 at 12:05
isso!… somos um clube mesquinho e cheio de cobardolas… (unidos são os lampeões )
19 Dezembro, 2016 at 12:25
Tocas num ponto que para mim é um dos principais problemas!
Pensamos demasiado nos lampiões! Damos-lhe demasiada importância!
Eu nesta fase quero lá saber dos lampiões!
19 Dezembro, 2016 at 12:10
Se fosse o BdC era estratégia para tirar o foco da equipa.
É para o lado que durmo melhor que numa ressaca de uma derrota ( outra! ) apareçam 2 ou 3 gajos a dizerem que são candidatos.
Daqui por uma semana já ninguém se lembra disso. Nem eles!
19 Dezembro, 2016 at 12:19
Não deixa de ser triste. Parece que voltámos ao ponto de partida.
19 Dezembro, 2016 at 12:21
Maria…
Se fosse o Bruno de Carvalho ou o Zé da Esquina o timing continuava a ser para lá de mau e um péssimo inicio.
Um gajo que “5 minutos” após a equipa bater no fundo resolver apresentar a candidatura…. vale pouco mais que zero!
19 Dezembro, 2016 at 12:32
Eu não disse que não deixa. Não me incomoda porque não acredito nada nesta candidatura.
E enquanto se fala nisso, esquece-se a péssima época que estamos a fazer. Que é o que realmente me importa.
19 Dezembro, 2016 at 12:35
Curioso é que alguns “cromos” que andam em negação relativamente à péssima preparação desta época ainda não os vi opinarem….
Ontem no Estádio quando olhava para os nossos suplentes a quecerem só pensava “Porra… tirando o Chuta-Chuta…. o resto é só entulho! Mais valia terem ficado os putos”
19 Dezembro, 2016 at 12:39
Ora bem. Pensas que JJ tem que fazer alguma coisa para mudar o rumo dos acontecimentos, olhas para o banco e só te ocorre : “Para pior já basta assim”.
Não foi nem o timing nem esta “suposta” candidatura que me impediu de pregar olho esta noite.
19 Dezembro, 2016 at 14:13
Só que o “problema” é que foi o JJ que escolheu o “banco” e ainda por cima o “banco” é caro para caraças!
19 Dezembro, 2016 at 14:16
Cada vez é mais difícil argumentar contra isto…
Se houvesse um mea culpa a dizer “planeámos desta forma mas erramos e os jogadores não corresponderam ao que esperávamos” já ficava descasado a pensar que não se ia ainda mais fundo nisto no mercado de inverno…
21 Dezembro, 2016 at 12:08
Lógica da batata a tua. Como tiram o foco dos mais resultados quando falam sobre os maus resultados? Alguns de vocês mereciam mesmo a surpresa desagradável em março, sempre a malhar no que não devem e com a mania de ser diferentes.
19 Dezembro, 2016 at 11:57
Palmeiras 22 anos sem ser campeão. Entre isso passagem pela 2ª divisão. Adeptos gozados por noites sem fim, nunca desistiram, hoje são campeões e o resto está tudo a levar com o mastro no cu.
Estivemos 18 anos sem ser campeões e fomos de uma resiliência tenaz. Só os fortes aguentaram o frio e a chuva. Em 99′ ganhámos, 2001/2002 também.
É esta a nossa sina, ser campeão de vez em quando. Somos marcados pelo sistema corrupto que impera em Portugal. Do apito dourado aos vouchers, sempre a foder o mesmo: o Sporting Clube de Portugal.
A nossa força somos nós, os sócios e adeptos.
19 Dezembro, 2016 at 12:00
Mesmo!
19 Dezembro, 2016 at 12:05
obvio!!!
19 Dezembro, 2016 at 14:44
Trolha, ‘e evidente que ninguem ‘e adepto do Sporting pelos titulos (de futebol) que ganhamos. Se fosse por titulos eramos todos de outros clubes. Tambem ninguem esta a dizer que vai deixar de ser adepto do Sporting ou desistir.
Agora, isso tudo, nao implica que nao se analise os tiros que damos nos proprios pes. Sim, fomos prejudicados esta epoca (como sempre e ate hoje nao se arranjou solucao para isto) mas tambem temos culpa nos resultados. Houve coisas que nao correram bem e ha que assumir isso e reconhecer os erros nao faz das pessoas lampioes ou godinhos, eu pelo menos nao me considero nenhum deles e acho que fizemos varias merdas este ano.
Ganhar titulos de 18 em 18 anos nao pode ser a norma, tem que se tornar uma excepcao e isso comeca por se resolver os problemas que temos em casa porque os externos (sistema, apito dourado, etc), ja se percebeu que nao temos solucao para isso.
19 Dezembro, 2016 at 12:00
Nada tenho contra o aparecimento de candidatos, muito pelo contrário. Aguarda se o seu programa…mas Jan não começa bem.
Então é candidato porque o Sporting anda a ser gozado?Ta certo.
19 Dezembro, 2016 at 12:06
olha que muitas vezes sinto me “gozado” por amigos desse gajo aqui no tasco.
são gajos que gostam do gozo.
19 Dezembro, 2016 at 12:15
Claro, qual é o problema em mostrar a sua candidatura num timing completamente desonesto.
Um homem com H grande, tem de ser sério.
Este gajo aproveitou a derrota de ontem, e o turbilhão de ideias quentes para vir com a travessa de soluções para o clube.
Muito fraquinho. Se tiver mais de 1% ficarei admirado.
19 Dezembro, 2016 at 12:46
“Paulo Paiva dos Santos anunciou ontem “face ao atual momento que vive o ‘nosso’ Sporting, informo oficialmente que serei candidato às eleições presidências do Sporting Clube de Portugal, 2017”.
A acompanhar o comunicado, Paulo Paiva dos Santos colocou uma fotografia do seu cartão de sócio dos “leões”, sendo associado desde 1977.
O anúncio da candidatura surgiu poucos momentos depois da derrota do Sporting com o Sp. Braga, por 1-0, na 14ª jornada da I Liga de futebol, que deixou os “leões” a oito pontos do líder Benfica.
Paulo Paiva dos Santos foi candidato a vice-presidente para as modalidades na lista de Pedro Baltazar, em 2011, e anunciou a disponibilidade para se candidatar em 2013 mas acabou por não avançar.
Contactado esta manhã pela Antena 1, Paulo Paiva dos Santos informou que decidiu não avançar com a candidatura e deixou para mais tarde as razões da mudança de ideias de um dia para o outro.”
Pronto. Já podemos voltar ao que realmente interessa?
19 Dezembro, 2016 at 13:14
?????!!!!!
Um mau começo e um prematuro fim!
19 Dezembro, 2016 at 15:43
Eis como publicitar a Generis e dar-se a conhecer pessoalmente…
19 Dezembro, 2016 at 12:46
WTF?????
E eu a pensar q ja vi muita coisa…
《Paiva dos Santos sai de cena
Poucas horas depois de anunciar a candidatura à presidência do Sporting, Paulo Paiva dos Santos fez saber que, afinal, não irá a votos nas eleições marcadas para março do próximo ano.
Contactado pela Antena 1, o empresário anunciou, na manhã desta segunda-feira, que não será opositor de Bruno de Carvalho no ato eleitoral, escusando-se, por ora, a revelar os motivos para o recuou na intenção manifestada na sequência da derrota com o SC Braga.》
19 Dezembro, 2016 at 12:48
Afinal ele só queria um pouco de publicidade grátis
19 Dezembro, 2016 at 12:55
Bem acho que vou fazer o mesmo.. pelo menos fico um pouco mais conhecido!!! Que cromo do cara***
19 Dezembro, 2016 at 12:56
Alguém lhe lembre d um setimo lugar na classificação final
19 Dezembro, 2016 at 13:01
A candidatura durou pouco tempo.
Um aviso a quem confia em genéricos para manter tusas durante algumas horas.
19 Dezembro, 2016 at 13:04
só vejo assim de repente um nome com um mínimo de credibilidade que me faria eventualmente não votar em Bruno de Carvalho…
De resto… é nas piores horas que um líder é chamado a ser líder! – passe a redundância.
O nosso presidente tem de dar um murro qualquer na mesa.
19 Dezembro, 2016 at 14:10
Rogério Alves?
19 Dezembro, 2016 at 16:15
Já disse “N” vezes que não é candidato…
19 Dezembro, 2016 at 14:16
Ontem no final do jogo já deu um murro no banco de suplentes antes de sair do campo.
19 Dezembro, 2016 at 13:09
that was fast….
19 Dezembro, 2016 at 13:11
Para mim pouco me importa quem venha a ser candidato…
Eu ” já escolhi” em quem irei votar…
Por isso os meus votos irão para Bruno de Carvalho…
Os outros ( como sportinguistas…) também devem ser bons…
Mas eu ” fartei- me” de ” bons” Presidentes…
Quero por isso continuar a ter um Presidente que ” seja mau” e não se canse de ” atacar” o novo Sistema…
De qualquer modo…já vi que mesmo jogando mais e melhor ” não nos deixam vencer”…
Quero continuar a ter…quem lute contra isso…
Mesmo sendo acusado de mal educado e de não saber calar-se…
Pelo Sporting…
Voto BC…
SL
19 Dezembro, 2016 at 13:12
Estava farto de ver o Sporting ser gozado!! E, num espaço de horas, candidata-se e retira a candidatura!!!! Estes putativos….
19 Dezembro, 2016 at 13:13
Há certos tipos que já não enganam os adeptos do clube. Não é este gestor de farmacêutica que faz comichão. As pessoas sabem ao que vem e sabem que com estes é impossível contar.
Não é menos verdade que o rumo traçado para o futebol pós segundo ano de mandato é um caminho deturpado, vá, que é para não dizer pior. O Sporting, e o seu presidente, que até ao segundo ano tinha feito um caminho melhor que qualquer um poderia esperar, cometeu dois erros fulcrais:
1) ir buscar ao rival um produto do sistema, alguém que, para pessoas como eu, e desde o primeiro dia, só ganharam da forma que ganharam, por serem acautelados da forma que continuamos a ver, com outros intervenientes. Falo do sistema lampiónico e da certeza de que, quem para lá for, ganha e continuará a ganhar nos moldes em que o desporto está adulterado em Portugal.
2) perdemos a única identidade que resistiu a anos de roquetismo. A certeza de que, o que quer que viesse a acontecer, teríamos sempre na formação uma mais-valia. Quando os cofres, esmigalhados de tanta direcção absurda, acabaram a enfraquecer o clube, todos nós dissemos sim a frases como “a máxima exigência”, “contratar com cuidado”, “apostar no adn do clube”. Dois anos depois, vimos esta retórica ser substituída por um querer ganhar na hora, uma coisa que roçou ali a perfídia, o decoro e o momento esquizofrénico do mandato. Largar os cordões à bolsa, repleta de contribuições do adepto, que não estava a dar o suficiente, e ir buscar a imagem de um clube que venceu (e continua a fazê-lo) à base da adulteração, da propaganda, e da corrupção. Esquecer os anos, pelo menos dois, que ficavam para trás, com tudo aquilo que explicámos em posts e tentámos combater em folhas de excel, tudo explicadinho, limpinho, limpinho, e ir buscar a imagem e o resultado de uma propaganda sistémica.
Quando muitos se riam da frase “o que ganha é a estrutura”, depois de uma final de supertaça, que, como outros, também festejei, eu ficava ali, de pé atrás, como no dia em que arrisquei neste espaço dizer que deixava de pagar as quotas se estivéssemos mesmo em vias de mandar um treinador vencedor de taça embora, para apostarmos num treinador pago com dinheiros de regimes ditatoriais. Não sei se, ao fim e ao cabo, foi essa a fonte de financiamento, se não. Prefiro pensar, na minha mente acomodada, que não foi, que apenas se gastou, mal gasto, o dinheiro que o simples adepto dava diariamente. O que eu sei é que, tenha o dinheiro vindo de onde quer que veio, acabámos a gastar aquilo que amealhámos, num produto do sistema que, com os vícios que todos lhe conhecem, acabou a adulterar o conceito de clube que se queria diferente, um clube que queria definitivamente virar a página a mais de uma década de chulos, que não têm outro nome.
Não são camaradas destes, que agora se chegam à frente, sabe-se lá com que intuito, que me fazem comichão, repito. No entanto, e para que vos diga que ainda penso votar BdC, prefiro concentrar-me na imagem de um plantel reunido no Canadá, uma equipa destruída, que se erguia das cinzas, numa imagem que mostrava um Leonardo Jardim à conversa com um Chaby e um Ponde, e onde se via um William Carvalho lá no meinho, desconhecido, mas a deixar-nos água na boca por um Sporting diferente.
O caminho mudou, perdeu-se, com estrondo, da mesma forma que se perdeu em anos anteriores, é certo, com a mãozorra de um sistema sem vergonha, mas sem a imagem de um clube que lutava com as armas que tinha e que nos fazia as delícias no rumo trilhado.
Não é contra a imagem de uma pessoa simplória, pouco tratada, que eu estou. Regra geral, sou uma pessoa do povo e venha de lá essa revolução inacabada, que é precisa contra os vícios de uma sociedade imoral onde os finos e as “famílias de bem” acham que exploram, mandam e desmandam! Repito, não é contra a pessoa de imagem simplória e pouco tratada que eu estou. É contra o burro que eu estou. O desinformado e o egomaníaco. A pessoa que achou que o paradigma que o tornou vencedor era o mesmo, e a pessoa que não percebeu o que era o Sporting. E àquele que o contratou, esquecendo o seu passado recente e aquilo que o fez tão bom presidente, apenas peço que dê o murro na mesa e que de uma vez por todas se deixe de merdas e do “se não podes, junta-te a eles”, com acordos assinados com o lixo e com o inimigo, e por aí adiante (refiro-me à traffic). A essa pessoa só peço que saia do estado de completo delírio em que decidiu entrar e que recue uns passos para, com confiança e mais digno de si, nos leve para o sítio onde devemos estar. Construir com cuidado, com a máxima exigência, acreditando naquilo em que o clube é melhor, e delegando apenas aquilo que deve ser delegado. Jesus não foi eleito para definir e dispor de grande parte da governança e da finança do clube. Foi contratado, apenas e só, para trabalhar tudo aquilo que os seus superiores decidam ser melhor para o clube, de acordo com a agenda que os elegeu. Quem não tiver percebido isso, faça bom proveito com estes links que são passado, mas um passado que deve, mais do que nunca, ser encarado como o nosso presente e a discussão para um futuro mais sustentável.
https://atascadocherba.com/2015/07/04/no-fundo-nao-e-preciso-nascer-nove-ou-dez-vezes/
https://atascadocherba.com/2015/07/03/a-gomes-de-sa-mudanca-de-mentalidade/
Acho que é mais ou menos esta a mensagem que gostava de passar no dia de hoje.
19 Dezembro, 2016 at 13:24
Diogo, o problema das tuas opiniões aqui na Tasca é que misturam frases certeiras com desonestidades gritantes.
Tenta lá resolver isso, nem que seja por respeito a quem te lê.
19 Dezembro, 2016 at 13:41
O Diogo sabe quem vai ser o rosto da oposição… agora só vem aqui à Tasca cirurgicamente! Mas o problema dele é outro, vulgo “dor de corno”!
Quem quiser saber o real candidato concorrer com BdC é so ir ficando atento ao Diogo.
Para o Diogo o que conta é a comunicação é mais ou menos polida, o marco do macaco e meia época da equipa de futebol!
Depois de toda a obra que foi feita, nao acredito que os Sportinguistas mostrarão qualquer tipo de ingratidão com BdC!
19 Dezembro, 2016 at 13:29
Magistral análise. Um espelho daquilo que penso.
Dois anos de grande luta e abnegação para recuperar o Sporting e quase dois anos a desbaratar o capital de simpatia granjeado mesmo entre aqueles que tinham votado noutros candidatos. Com mais jogo de cintura tinha-se pacificado o clube e hoje estaríamos todos a remar para o mesmo lado e, muito provavelmente, com o mesmo número de títulos conquistados.
Por muito que custe a tantos, assistiu-se a uma descaracterização do Sporting, supostamente em troca de títulos e dois anos volvidos (sim, porque não exijo títulos a Jardim e Marco Silva, mas com JJ essa fasquia tem de subir, não apenas em termos exibicionais, face ao seu vencimento), onde é que eles andam? Valeu a pena este desvio ao programa inicialmente traçado e com o qual BdC venceu as eleições? Cada um tem a sua opinião, mas eu acho que não.
Adivinham-se tempos conturbados e isso é o que mais me dói. Espero que, finalmente, BdC tenha a inteligência necessária mudar a sua postura e rever muitos dos erros cometidos no último ano e meio, pois só assim conseguirá despir a camisa de sete varas dentro da qual ele próprio se enfiou.
19 Dezembro, 2016 at 13:30
Ridículo. Mais tarde terei tempo para desmontar este texto, que o farei com todo o gosto.
19 Dezembro, 2016 at 13:55
Certeiro como sempre. Grande texto Diogo, grande texto
19 Dezembro, 2016 at 16:19
Marco Silva mandou-se ele mesmo embora do Sporting.
Basta estar atento aos diversos acontecimentos desde a Corunha.
19 Dezembro, 2016 at 17:07
100% de acordo.
19 Dezembro, 2016 at 17:32
Grande texto … E quem o quer desmontar, vai ter que fazer facetime com os amigos ou ir para uma qualquer esplanada e gastar 6 Euros em bejecas …não vale a pena … O Diogo disse tudo … Tudo.
+1
19 Dezembro, 2016 at 18:42
Grande comentário.
19 Dezembro, 2016 at 13:19
Ate mijei as calças de tanto rir com a justificação deste caramelo.
19 Dezembro, 2016 at 13:20
Espero por bons candidatos para enriquecer o Sporting! Mas sinceramente este teve um inicio desastroso!
Timing péssimo a parecer ter tudo pronto para o desastre como um desejo que as coisas corressem mal;
Começa sem saber se vai até ao fim que mostram não ter nem projecto nem convicção;
Não saber se o clube está melhor ou pior que há 4 anos mostra que vem sem olhos para a realidade e só com vontade de fazer barulho.
19 Dezembro, 2016 at 13:41
Ele já desistiu
19 Dezembro, 2016 at 13:46
Foi mais depressa do que o que veio! Veremos quem lhe disse para desistir…vou registar a candidatura que vai integrar…
19 Dezembro, 2016 at 13:21
O post já expirou, mas podemos sempre discutir o presente e o futuro do Sporting, sem esquecer o seu passado.
19 Dezembro, 2016 at 13:25
Antes de mais (e mais uma vez), sinceramente não percebo aqueles que criticam quem tenta desabafar depois de mais uma enorme desilusão. A natureza humana é, regra geral, assim. Quando se ganha a maioria não precisa de encontrar conforto num blog. Quando se perde, sim, há essa necessidade de procurar conforto junto dos nossos, perceber o que sentem aqueles que sabemos que partilham esta mesma paixão, quais as razões que encontram, quais as suas perspectivas… E claro que isto ainda é mais natural e importante para quem, infelizmente, vive o Sporting à distância. Portanto, meus caros, por muito que não gostem, tentem respeitar quem cá vem nestes momentos, pois a motivação é exactamente a mesma – a enorme paixão que sentimos por este clube.
Indo agora à análise do momento actual, de facto parece-me evidente que estamos em crise, e o próprio tom de voz dos principais intervenientes assim o denuncia. Podemos, como muitas vezes o fazemos, tentar encontrar explicações sobrenaturais, evocar a lei de murphy, ou simplesmente o destino, um fado triste e carregado que teima em andar de mãos dadas connosco.
De facto há coisas do domínio do incompreensível, difíceis de dominar, e que por vezes tornam inevitável o refúgio no campo do paranormal. Mas sejamos honestos, também há muitas coisas do domínio racional nas quais temos falhado, redondamente. E acredito que dominando essas coisas, estaremos sempre menos sujeitos aos imponderáveis, a essas coisas anormais que têm a mania de nos perseguir.
E neste campo há dois actores que falharam bastante – BdC e JJ.
E falharam naquilo que, porventura, até seria o mais fácil para a generalidade dos adeptos – inteligência emocional – a arte de saber comunicar ou estar calado.
É que de facto são duas pessoas com uma capacidade de trabalho incrível, ao alcance de muito poucos. Um conseguiu num tempo recorde recuperar um clube falido e outro tem demonstrado ser um profundo conhecedor do jogo, tendo na época passada criado uma das melhores equipas das últimas décadas, apenas com um ano de trabalho.
Não sou daqueles que, de um momento para o outro, passa a ver defeitos em tudo, só porque os resultados não surgem. Não, meus amigos, as virtudes atrás enunciadas não desaparecem assim, de repente, mas podem, como me parece que está a acontecer, serem traídas por alguns defeitos que as vitórias normalmente ocultam. E esses defeitos são óbvios e comuns aos dois – um superego aliado a uma péssima comunicação.
Sejamos claros, BdC devolveu o respeito pelo nosso clube, mas esse respeito está a tornar-se em ódio generalizado. Porquê? Porque uma coisa é atacar peças chave do sistema, outra coisa é atacar TODOS os agentes do sistema. É impossível mudar um sistema nessas condições. Pura e simplesmente as coisas não funcionam assim. O último discurso acerca das alterações no site da fpf é paradigmático. O que ele tinha a dizer era precisamente desvalorizar aquilo, ou nem falar no assunto, ou até ser hipócrita, dizendo que via naquilo um reconhecimento da nossa posição, passando a bola para a fpf explicar a motivação da alteração. Pelo contrário, atacou directamente todos os responsáveis, dando mais significado a uma coisa que não tinha, e, pior do que isso, ganhando novos ódios e aumentando os já existentes. Este é apenas um caso, mas são inúmeros, infelizmente respaldados por um assessor de comunicação que mais parece um cão de guarda, pronto a morder tudo que mexe.
Depois temos JJ. Exigiu carta branca e teve-a. Os milhões voltaram a chover e voltamos a ter uma equipa de qualidade. Mas a soberba de já termos ganho três vezes seguidas ao grande rival, fez com que a preparação do jogo mais decisivo da época passada fosse feito em clima de euforia, com grande arrogância, mesmo depois de um empate comprometedor em Guimarães. Eu sei que não merecíamos ter perdido aquele jogo e que o Bryan teve duas perdidas incríveis que poderiam hoje significar a não existência deste texto, mas a verdade é que nos pusemos a jeito pois fomos nós que motivamos o adversário. Apesar de tudo, terminamos a época de cabeça levantada e iniciamos a nova com aspirações renovadas e mais milhões, até que… a soberba voltou a dominar, transformando uma derrota em Madrid numa vitória moral, mas cuja autoria se devia exclusivamente ao próprio treinador. Mais uma vez um erro de palmatória ao nível comunicacional – cria grandes expectativas junto dos adeptos, mas simultaneamente desvaloriza o grupo de trabalho. Palavras perfeitas para quem está à espera de um deslize, que viria de forma retumbante 4 dias depois em Vila do Conde.
Ou seja, temos duas pessoas com muito talento, com uma grande capacidade de trabalho, mas com um grande defeito, comum a ambos – a total inépcia para comunicar.
JJ estava habituado a ganhar, e isso fazia com que a sua arrogância fosse tolerada. Mas quando se perde, depressa a arrogância é cobrada com juros muito pesados, pelo que num clube que já não ganha há muito, a arrogância tinha que ter sido substituída por prudência, o que não aconteceu, e, pior do que isso, aliou-se a um discurso bélico de BdC, que tendo sido extremamente importante numa primeira fase de modo a devolver o respeito pelo clube, também deveria ter vindo a caminhar no sentido da moderação, limitando-se a atacar o essencial, evitando generalizações perigosas, que acabam por nos tornar as vítimas perfeitas de um sistema complexo e sofisticado, no qual estamos, cada vez mais, isolados, e a aumentar a distância para quem o domina.
Infelizmente, acho que BdC e JJ já estão demasiado “marcados” para serem protagonistas de uma reviravolta. E também acho que são demasiado “casmurros” para conseguirem mudar a sua personalidade, pelo que a pergunta que se impõe é – as “boas” capacidades que indiscutivelmente ambos possuem serão suficientes para ultrapassar estes “defeitos”?
Num mundo ideal seriam. Já no futebol português…
SL
19 Dezembro, 2016 at 13:32
Aplauso pela clarividência.
19 Dezembro, 2016 at 13:42
Caro Adolfo Sapinho,
Antes de mais, o meu agradecimento por este sua reflexão, que demonstra interesse e cuidado com o SCP.
Só dois pontos:
1- “Antes de mais (e mais uma vez), sinceramente não percebo aqueles que criticam quem tenta desabafar depois de mais uma enorme desilusão. A natureza humana é, regra geral, assim. Quando se ganha a maioria não precisa de encontrar conforto num blog.”
Os “críticos” são uma gigantesca minoria. Nada que preocupe nem que deva coartar a livre expressão dos Sportinguistas/Caros Tasqueiros.
2- “E neste campo há dois actores que falharam bastante – BdC e JJ.
E falharam naquilo que, porventura, até seria o mais fácil para a generalidade dos adeptos – inteligência emocional – a arte de saber comunicar ou estar calado”.
e
“Sejamos claros, BdC devolveu o respeito pelo nosso clube, mas esse respeito está a tornar-se em ódio generalizado. ”
A resposta é simples: nem Bruno de Carvalho nem o Jorge Jesus sabem comunicar adequadamente.
Se, nos primeiros dois anos de mandato do Bruno de Carvalho os simpatizantes dos outros clubes eram unânimes no sentido que, gostando-se ou não da personalidade do Presidente, ele estava a fazer um bom trabalho, recuperando o clube, contratando bons treinadores, etc., etc.. com a entrada de Jorge Jesus e o exponencial aumento dos “decibeis” que se assistiu a partir daí em termos de comunicação levou a que passássemos a ser considerados qualquer coisa como “é só treta/fumaça”, “como é que quem não ganha nada se acha o maior?”, “é só desculpas e choros”, etc., etc..
Eu não consideraria “ódio”. Mas sim EXACTAMENTE o mesmo que nós achamos por exemplo relativamente aos milhafres quando o LFV falava de “300.000 sócios”, “espinha dorsal da Selecção”, etc., etc.: gozo, escárnio. Ou quando, em relação aos andrades, se descobriu a questão do “café com leite”.
Andamos a colocar-nos em bicos de pés (ainda recentemente se falou de “hegemonias”) e a partir de certa altura a manobra falhou.
SL
19 Dezembro, 2016 at 13:51
Livramento, isso tudo acontece porque o Sporting começa a incomodar.
O problema de comunicação, que existe, é secundário.
19 Dezembro, 2016 at 13:59
Caro kovacevic,
O Sporting só “começa a incomodar” quando ganhar.
SL
19 Dezembro, 2016 at 14:36
Não acreditas mesmo nisso, pois não?
19 Dezembro, 2016 at 19:38
Caro Kovacevic,
Claro que sim. Que raio “incomodará” os milhafres, por exemplo, que são Tri-campeões, que acabam de passar a fase de grupos da LC (sendo que o SCP nem à LE foi) e que estão à frente do campeonato, que elementos do SCP falem o que quiserem nas redes sociais, comunicação social, etc?.
É-lhes pouco mais que irrelevante…
SL
19 Dezembro, 2016 at 13:44
Concordo.
BdC foi importante para agrupar as tropas.
Quando se exigia outro tipo de comportamento e linguagem…preferiu o mesmo caminho.
Agora temo que já seja tarde.
19 Dezembro, 2016 at 13:54
É a leitura que faço. E se visse em BdC alguma predispisoção para evoluir, para mudar e emendar a mão naquilo em que é menos bom, estaria mais tranquilo, mas o que se vê é uma postura de inflexibilidade absoluta, como se todo o Mundo estivesse errado.
19 Dezembro, 2016 at 14:06
mas a verdade é que o Mundo está errado… e para “evoluir” como queres implica fazer como os outros e perder os valores originais.
é uma triste sina.
19 Dezembro, 2016 at 14:23
Caro RZ, achas sinceramenteo que não temos perdido parte dos valores originais? Espanta-me que para muitos “ter princípios” seja sinónimo de “ser pateta” enquanto que “fazer espalhafato” seja necessariamente “defender o clube”, como se não houvesse questões que se devem resolver e combater na penumbra.
Por vezes lembro-me das palvras do Pepe sobre o tempo em que o Mourinho treinou o Real e a dificuldade que enfretavam fora de portas dado o feitio incorrigível do treinador português: “Cuando salías fuera, la gente nos odiaba. Fueron tres años y gracias a Dios pasaron pronto. Con Ancelotti la cosa cambió y notabas a la gente de un mismo equipo que había cambiado su trato hacia nosotros”.
Em suma, se lutamos contra tudo e contra todos, teremos tudo e todos contra nós e, por serem mais, quem vai acabar por quebrar somos nós.
19 Dezembro, 2016 at 16:05
claro que perdemos.. eu até diria que este presidente nasceu da crise dos mesmos.
No entanto apesar do seu estilo “espalhafatoso” conseguiu restituir muitos deles… e mais importante do que isso salvou o clube da morte certa.
O que eu sei é que o “amem” é o que fez este sistema se tornar a merda que é… estilos há muitos, mas verdade há só uma. E a verdade é que o BdC é um outsider do sistema e o sitema quer elimina-lo o mais rápido possível, porque ele pode significar uma epidemia de tomada popular do poder e isso claro está, é uma ameaça ao poder corrupto instalado.
19 Dezembro, 2016 at 14:07
Correcto.
Não me parece que vá mudar também.
19 Dezembro, 2016 at 14:28
Parabéns, Adolfo.
Excelente comentário.
19 Dezembro, 2016 at 13:27
Digam ao Bruno para comprar oculos que o Jesus so esta a fazer é merda, jogam muito mas não existe alegria em defesa da camisola que usam, aqui não se trata de vir hoje ou ja fazer 2 meses ou todos os dias. Ganhamos…á justa mas ganhamos o pior é quando começa a ser derrotas que não se justificam e quando falamos nos sintomas …é porque queremos mandar o JJ ou o bruno á merda. Algo está mal desde o guimarães não foi com os filhos da puta dos vermelhos. Foi em madrid…foi sei lá muita merda ja se viu, fomos é desenrascando. Parece a passagem de vaidades e opiniões sobre candidatos e jogadores ..são pessoais e tenho que escrever que acima de tudo está o SC de Portugal. portanto é assumir e mudar o que está mal ou trabalhar para que mude. O resto do que escrevem é merda é paleio, a mim já não vai com youtubes e canções da banda sporting e juveleo ou diretivo…é saber que quando 42.000 pessoas não fazem levar uma equipa que luta por um objectivo …é o bruno e toda a estrutura tecnica abrir os olhos porque aqui não existe testes em jogadores para ficar no banco compra-se para decidir jogos e tirar todos os que estão a jogar mal seja figo ronaldo patricio seja quem for. Vão pro caralho
19 Dezembro, 2016 at 13:28
Entao o gajo já nao é candidato !!!! Fonix ele é cada cromo …
19 Dezembro, 2016 at 13:29
Boas Tardes, Caros Tasqueiros.
Quanto ao tema de “candidaturas”, uns pensamentos, e no que ao futebol toca:
– Qual o “projecto” que o Bruno de Carvalho vai apresentar aos sócios?
As coisas mudaram muito nestes quatro anos: a “aposta na formação” e o “desenvolvimento de jovens jogadores” não são agora as “guidelines” seguidas pela estrutura do futebol.
O Bruno de Carvalho já assumiu que o Jorge Jesus será o seu treinador para o próximo mandato. Qual será o projecto para o futebol?
– Qual a equipe a apresentar pelo Bruno de Carvalho?
Anteriormente era o Virgílio, o Inácio e um outro elemento (financeiro?) que nunca chegou a ser concretizado (se não estou em erro).
Entretanto o Inácio foi afastado pelo Jorge Jesus e não deverá existir qualquer interlocutor autorizado entre o Presidente e o Treinador (a figura do Octávio é – parece-me – meramente “decorativa”).
– Os resultados da equipe de futebol deverão “beliscar” a confiança que as grandes “obras” do Bruno de Carvalho (reestruturação financeira, Pavilhão, aumento de número de sócios e de público em alvalade) grangearam?
SL
19 Dezembro, 2016 at 15:40
Porque não pergunta antes qual o projecto ou programa de Paiva dos Santos?
19 Dezembro, 2016 at 13:32
O verdadeiro candiadato vai ser novamente … Pedro Baltazar.
Este são só para baralhar e puxar a atenção dos adeptos para as eleições.
E quem será o cabeça de cartaz? Pois esse mesmo que estão a pensar.
19 Dezembro, 2016 at 13:55
Se for o Baltazar nem vai dar para aquecer. Fraquíssimo.
19 Dezembro, 2016 at 14:05
Mas ainda arranja uma percentagenzita com o cabeça de cartas.
19 Dezembro, 2016 at 14:46
E em termos de comunicação um gago era do “melhôr”! HAHAHA
19 Dezembro, 2016 at 14:48
Não me venham com essa do João Benedito, porque não acredito que ele seja idiota.
19 Dezembro, 2016 at 13:33
Off topic : Bilhetes
Alguém me sabe informar sobre a disponibilidade de Bilhetes para o jogo no Restelo?
19 Dezembro, 2016 at 13:34
Este tipo é tudo o que não quero para o Sporting:
Cobarde, só se manifesta pela certa no pior momento desportivo do clube.
Complexado, diz que tem vergonhinha de ser gozado. Estava bem era nos anos em que não contávamos para o totobola porque… espera lá, eu também ando aqui há uns anos e nesse tempo sim é que éramos gozados! agora somos odiados e isso é diferente, somos odiados porque temidos, porque se deram conta que o forrobodó acabou e que já não fazem farinha com o Sporting.
Oportunista, porque quando o Sporting estava na merda, este e os outros desistiram e já faziam contas ao “day after”. Agora vem falar de 7 ou 8 mil euros por mês. Cabrão aldrabão do caralho! onde é que estavas com a tua Generis quando não tínhamos patrocínio nas camisolas? Não precisa de ser pago, mas tirar o clube da fossa em que estava: tá quieto!
Lambe-cú e pau mandado, está-se mesmo a ver que é um testa de ferro e que vem medir a temperatura para abrir alas a quem eles realmente cá querem pôr (que não faço ideia de quem seja), um presidente encomendado pelos rivais para abafar o Sporting.
O Sporting por muito que lhes custe voltou a ter um presidente do Sporting e Sportinguista a sério representante dos Sportinguistas a sério.
Quanto mais me aPaivarás, mais eu te aBrunarei, cabrões e merda!
O Sporting voltou para ficar!
19 Dezembro, 2016 at 13:52
Numa coisa estou totalmente de acordo:
“Eu não sei se a culpa é de Bruno de Carvalho e da sua gestão ou de Jorge Jesus, no caso do futebol, que é a modalidade mais visível, o que sei é que o Sporting anda a ser gozado como instituição e isso não pode jamais acontecer.”
ficou a faltar é mais um “ou de uma sombra que parece andar sempre no ar”.
19 Dezembro, 2016 at 14:01
já agora… para mim o “gozo que interessa” é o dos filhos da puta da FPF, Liga, Concelhos de Arbitragem…
21 Dezembro, 2016 at 12:21
Ora aí está. Desses, este artista NÃO fala.
19 Dezembro, 2016 at 13:55
Só mais uma coisa.
Antes que venham perguntar-me o que é um Sportinguista a sério: não, não é um Brunista ou um membro de claque (sem desfazer das claques, não é aí que eu quero chegar). Passo a explicar:
Ontem perdemos em casa a jogar às cabeçadas e ficámos praticamente arredados do título e à mercê de todos os comentários e regozijos dos testi-gelatti da praça. Mas a minha bandeira so Sporting está na minha varanda hasteada bem alto para quem queira ou não queira ver. E aí ficará mais umas horas só para os foder a todos.
Vergonha?! Pá puta que vos pariu a todos! Sou do Sporting de cabeça bem levantada até que o colesterol acabe comigo e dê o meu último rugido, e hoje ainda mais que ontem.
19 Dezembro, 2016 at 14:03
Os meus sobrinhos ontem perguntaram-me se este ano os levava outra vez a ver os palhaços do Circo Cardinali mas lamentávelmente tenho de os avisar que um dos palhaços fugiu do Circo cardinali e que já não vai poder vê-lo…
Isto não é candidatura é um gozo o tal que não gosta de ser gozado como sportinguista mas digo a este Srº eu também não gosto de ser gozado por si.
SL e feliz natal para todos os Sportinguistas
19 Dezembro, 2016 at 14:12
“Verdade seja dita, tudo o que tenho pedido, caso possa, o presidente tem-me dado.”
Jorge Jesus dixit…
19 Dezembro, 2016 at 14:12
… realmente… há aqui alguém a falhar…