Semana em que o futebol em Inglaterra não parou e foram jogadas a 16ª e 17ª jornada! Chelsea, Liverpool, United, City, Tottenham e o West Ham foram as equipas que conseguiram sair invictas e em consequência somaram os 6 pontos, ao passo que o Arsenal foi o grande derrotado desta dupla jornada.

O Chelsea jogou fora em ambas as jornadas e o resultado foi 1-0 frente ao Sunderland e Cristal Palace. Há quem diga que os ataques ganham jogos e as defesas ganham campeonatos…os londrinos iniciam uma nova sequência com 3 jogos consecutivos sem sofrer golos, uma vez que o anterior foi interrompido pelo Tottenham e pelo City, e nos últimos 11 jogos tem apenas 2 golos sofridos!! Surreal… 11 vitórias consecutivas na Liga!

Por outro lado, o Arsenal saiu derrotado em ambos os compromissos, tarefa difícil com deslocações aos terrenos do Everton e Manchester City, apesar de um super Aléxis. Ozil esteve muito apagado e apesar dos gunners terem se adiantado primeiro no marcador em ambos os casos pareceu-me que “adormeceram” devido à vantagem inicialmente conquistada. O primeiro lugar já está a 9 pontos de distância…

Quem foi feliz neste duplo compromisso foi o Manchester United que também jogou ambos os jogos fora de casa, e com Rooney a titular, viu Ibrahimovic marcar por 3 vezes nos compromissos realizados e permite a Mourinho respirar melhor. O sueco diz que é como o vinho e já leva 11 golos na competição (apenas superado por Aléxis-12 e -Diego Costa-13).

WEST BROMWICH, ENGLAND - DECEMBER 17:  Zlatan Ibrahimovic of Manchester United celebrates scoring his sides first goal during the Premier League match between West Bromwich Albion and Manchester United at The Hawthorns on December 17, 2016 in West Bromwich, England.  (Photo by Stu Forster/Getty Images)

WEST BROMWICH, ENGLAND – DECEMBER 17: Zlatan Ibrahimovic of Manchester United celebrates scoring his sides first goal during the Premier League match between West Bromwich Albion and Manchester United at The Hawthorns on December 17, 2016 in West Bromwich, England. (Photo by Stu Forster/Getty Images)

Liverpool subiu ao segundo lugar, 6 pontos de distância do topo, uma vez que já na compensação, o inevitável Sádio Mané, decidiu o derby de Liverpool a favor dos reds. Vai ser uma fase complicada quando Mané for para a CAN… Sendo que o City está a apenas um ponto de distância e frente ao Arsenal, depois dos resultados negativos frente a Chelsea e Leicester, a qualidade de passe de Silva e DeBruyne fez a diferença!

Southampton, Stoke e West Ham aproveitaram para subir na classificação e começam a fazer um campeonato mais “normal” para as suas realidades ao passo que o Leicester continua a marcar passo e não aproveitou a vitória alcançada frente ao City para dar a volta à situação dificil que está a viver, apesar de ter chegado ao empate num jogo que estava com 10 e a perder 2-0.

Entretanto parece já estar confirmada a saída de Oscar… para a China! O médio brasileiro, de 25 anos, vai para o Shangai por 62M€ e abandona assim o futebol de primeira. Escolhas mas… faz-me imensa confusão ver um jovem “desistir” da sua carreira atrás de dinheiro! Sendo que o “dinheiro chinês” também está a dificultar a vida ao Arsenal, supostamente Aléxis terá uma proposta, e está neste momento num braço de ferro com a direção para renovar. Zlatan ao que tudo indica também já recusou uma proposta milionária, do outro lado Tevez também vai rumar à Ásia e a grande questão que se coloca será até onde poderão ir estes “negócios da China”? Quanto vale um jogador? E teremos este mercado liberalizado até quando?

“Tens de ver isto”: Arsenal vs WBA (segunda às 15H); Liverpool vs Stoke (terça 17:15); Southampton vs Tottenham (quarta às 19:45)

*às segundas o ILLUMINATOR saca do seu livro de receitas da Premiere League e confecciona um fish&chips com sabor ao futebol mais entusiasmante do planeta