Escrevo este texto no dia seguinte à derrota com o Braga. Presenciei incrédulo o que se ia passando no relvado. Jogadores que aos 15 minutos já demonstravam claro cansaço, físico e mental, completamente incapazes de agitar o jogo, diante dum adversário que entrou medroso em campo, mas cedo percebeu que tinha diante de si a sombra de uma equipa.
Não sei o que mais nos espera nesta época. Arredados prematuramente das competições europeias, só um milagre nos levará a ganhar 8 pontos ao líder. Quando acabou o último campeonato, em Maio, ninguém estaria à espera deste descalabro. Sabíamos que ia ser difícil, os nossos melhores jogadores cansados do Europeu, a máquina lampiânica bem oleada a comandar os colinhos, o clube da fruta desesperado em recuperar protagonismo. Fizemos o que na altura considerei o correto: dar carta branca ao treinador, aumentar o orçamento, encher o plantel de jogadores rotulados de “experientes” e opções válidas aos titulares da época passada. Enfim, apostar tudo o que podíamos, até porque estávamos com os cofres cheios com as vendas de João Mário e Slimani.
Aqui chegados não nos resta outra coisa senão constatar o óbvio: foi um fiasco. Salvo alguns (bons) acrescentos, continuamos com o grande problema que se arrasta desde tempo do Leonardo Jardim, que é a falta de alternativas viáveis. Adrien e William Carvalho continuam sem substituto à altura, mesmo depois de gastarmos milhões de euros em Magrões, Vitores, Paulistas, Petrovics, Melis, Ruizes, Slavchevs, etc. Os nossos laterais são sofríveis, os centrais insuficientes face à incapacidade geral da equipa em defender bem, não temos um segundo avançado competente, apesar de termos despachado o que melhor se portou nessa posição (Montero). Mais golos sofridos, menos golos marcados, posse e troca de bola em demasia, pouca bola em zona de finalização, inexistência de golos marcados em contra-ataque. Afinal o que nos resta?
Nos últimos anos a nossa fé tem assentado no facto de irmos mantendo o onze base, pois acreditamos que será desta que conseguiremos construir o tal plantel equilibrado e competente para enfrentarmos 10 meses de futebol intensivo. Se no final desta época virmos partir Adrien, William ou Rui Patrício, onde assentará a nossa fé? No voluntarismo do presidente?
O voluntarismo do presidente deu-nos coisas boas nos últimos anos, como assistir a um jogo de futebol domingo à noite, em Dezembro, ao lado de 42 mil adeptos. Deu-nos o pavilhão desportivo. E se a equipa ainda tem um núcleo duro, deve-se à sua resistência em vende-lo ao primeiro clube que acene com uns euros. Contudo, esta direcção fracassou num ponto que me parece crucial: o scouting. Infelizmente não conseguiu apetrechar a equipa de jogadores competentes, condizentes com as nossas necessidades. Pelo contrário, ficou sempre a sensação de algum amadorismo na forma como a política de contratações foi sendo conduzida.
Em 2017 teremos eleições. Apesar de globalmente estar satisfeito com a actual presidência, estou expectante para ver as alternativas que concorrerão consigo. Esperemos que quem vier nos próximos 3 anos traga a solução milagrosa para o nosso departamento de scouting. E, já agora, que não estrague o que de bom se fez.
ESCRITO POR RCG
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
22 Dezembro, 2016 at 14:58
Numa semana deitamos tudo a perder neste ano…vem ai a Mercado de transferencias em Janeiro, portanto se baterem a clausula de rescisao por mim acho que seja o melhor que se transfiram sabendo que isso ira fragilizar a equipa, sem espinhas , a recuperacao financeira do clube esta em termos de prioridades ao mesmo nivel que ganhar um campeonato, pelo menos que este objectivo se mantenha. O avaliar de uma presidencia nao se pode medir somente por falhar o tao desejado titulo. Portanto se for para partirem que seja ja este mes de Janeiro…se e para contratar jogadores que precisam de 6 meses para se adaptar as ideias do treinador entao que se tente ja este mes de janeiro. Nao faz sentido ter um plantel tao ampliado so para atacar a taca de Portugal. Bruno de Carvalho continuas a ser o melhor presidente que o sporting teve desde que me lembro de ver bola , e JJ continuas a ser o o trainador que o Sporting precisa, agora facam la um exame de consciencia e vejam o que falhou este ano e que nao se repita…
22 Dezembro, 2016 at 15:05
convém só lembrar que deviamos ter saído da luz á frente 1 ponto e saímos de lá a 5 e todos sabemos porquê !
22 Dezembro, 2016 at 15:14
É verdade , mas ainda assim o mercado deste ano continuaria a ser uma valente “bosta”.
22 Dezembro, 2016 at 15:16
Este texto tem algum delay?
Vamos ao que interessa… focar no Belém!
22 Dezembro, 2016 at 15:16
Não há… soluções milagrosas… Isso é do outro lado da rua. Aqui ou somos muito melhores, ou não ganhamos.
Z
22 Dezembro, 2016 at 17:39
E tem a certeza de que se formos muitos melhores…ganharemos…?
Tenho as Minhas dúvidas…
Nem me vou dar ao trabalho de referir a equipa do ano passado ou a de esta…
Remeter-me-ei aos tempos em que o “porco era rei”…e lembrarei uma equipa onde entre outros ponteavam…
Balakov, Figo…e outras estrelas…
Ser vi-nos de alguma coisa…?
Num País onde um árbitro “fecha os olhos” (não sei se por incompetencia…se por “coisa mais grave”…) a duas penalidades e “em compensação” recebe uma classificação de muito bom…
Não vale a pena esperar que uma equipa “seja muito boa” para ganhar…porque a vitória é dada a outros, sem que ao “de leve a tenham merecido…”
Esta é que é a realidade…e enquanto houver DDT…”não vale a pena sonharmos”…
Abr e SL
22 Dezembro, 2016 at 18:40
pois… infelizemente… o futebol português tb é isto…
22 Dezembro, 2016 at 15:20
RCG, o seu lamento é o de muitos Sportinguistas.
E peço-lhe desde já desculpa por aproveitar o seu post para responder a um outro, de ontem.
Aqui fica:
Ontem, de pouco tempo dispus para analisar com atenção alguns dos
assuntos abordados na Tasca. Particularmente o do Trolha que, pela sua
extensão, não era fácil de escalpelizar devidamente, embora logo me tivesse parecido… “desencontrado”.
Alguns tasqueiros, com a legitimidade que lhes é devida, aplaudiram a
intervenção. Com a mesma legitimidade, eu reproduzo aqui alguns
trechos que me custam perceber:
1 – …”É por esta altura que surge o tal sintoma de ‘dor de corno’, que só se
mantém na cabeça de idiotas que sobrepõem os seus
gostos/interesses à sobrevivência do Sporting Clube de Portugal.
No fundo, não passam de indivíduos com o mesmo tipo de
entropias que Marco Silva desenvolveu, daí se reverem na pessoa.”
2 – …”Ano e meio mais tarde, volta a insurgência (?) dos adeptos
irresponsáveis.”
Curiosamente: 3 – …”Número de sócios? Mais de 150k
– Assistências no estádio? Média recorde nas bancadas,
mais de 900k em 2015/2016 (total de época)”
4 – …”– Queriam um pavilhão, está ao virar da esquina.”
Pergunto: estarão nos 150.000 sócios, alguns/muitos dos “idiotas” e
“irresponsáveis” referidos nos pontos 1 e 2?
Estarão esses sócios naqueles que vão regularmente a Alvalade, conforme é referido no ponto 3?
Terão eles contribuído para o Pavilhão que “está ao virar da esquina”
como é dito no ponto 4?
No que a mim diz respeito, digo-lhe sem hesitação e remorsos que eu sou
um daqueles que em Dezembro de 2014, antes do jogo com o Estoril em Alvalade, se dividia entre o apoio a BdC ou a Marco Silva! Sou um daqueles que, porque não vinha à blogosfera e comia com a merda de CS que temos (ou porque serei estúpido), via em MS um indivíduo que servia os interesses do Sporting. Sou igualmente um daqueles que me arrependo de tal ter admitido e que, pelo que agora exponho, não posso nem devo criticar alguns/muitos Sportinguistas que não usam a internet… que julgaram/julgam as coisas erradamente. Sou igualmente um daqueles que não gostava (e gostam) de José Eduardo enquanto pessoa! Posso?
Expliquei-me bem?
No que a mim diz respeito, digo-lhe que sou um dos sócios que não vai a Alvalade, ao contrário do que fazia, sistematicamente outrora, porque a saúde não mo aconselha. Há quem duvide… Que “espere sentado” até que compreenda!
No que a mim diz respeito, digo-lhe que o meu nome não vai figurar na placa do tão ansiado Pavilhão João Rocha mas, figurarão nela o do meu filho (há 5 anos no Brasil) e o do meu saudoso pai, falecido em 25 de Abril de 2000.
Em que ficamos, Trolha? De discursos arrebatados (e de ocasião) está a História cheia…
Os adeptos da “AEDL”, como nos classifica, não serão mais depressivos que os dos dois rivais. Simplesmente estes usam/usaram processos que esta “gentalha” se recusou a seguir e que os têm poupado a esse estado!
Já agora e porque se admitiu aqui que o Trolha e o José Eduardo são a mesma pessoa, sem que eu lhe tivesse visto qualquer desmentido, gostaria, se é que é possível, que o confirmasse ou desmentisse. Em caso afirmativo, ficou a saber que não simpatizo consigo!
Sabe, é que eu apareço na blogosfera com dois “users”: o que aqui aparece e o jmfigueiredo que a Google me “impôs” quando vou ao “Leoninamente”, ao “Mister do Café” e ao “Artista do Dia”… ao contrário do jmfs1947 que é da NetCabo e que eu escolhi!
Finalmente esclareço que quebrei com o propósito conciliador que me tem animado e que mereceu de alguém a classificação de plágio e ridículo… porque tenho muito orgulho em SER SPORTINGUISTA e cansei-me de gente como você que gosta de ofender só porque sim!
Mande-me as vezes que quiser para o caralho! Ficará ao meu critério…
Você e aqueles que seguem a sua cartilha! Ah e esquecia-me: Penso pela minha cabeça, sim, posso é ser influenciado, e ainda bem, por opiniões que julgo, possam melhorar os meus conceitos. E como tenho aprendido aqui na Tasca!
Até consigo, quando fala de futebol e não tenta colocar a mordaça!
22 Dezembro, 2016 at 15:29
Pelo respeito que tenho pelas suas intervenções…apesar de ter idade para ser meu Pai… permita-me a “observação / conselho”
—> Não dê importância a quem não a tem. Deixe-os “ganir” 🙂
SL
22 Dezembro, 2016 at 16:06
Lucidez é isto !
22 Dezembro, 2016 at 16:11
Eu devo mesmo ter sido o único gajo que no diferendo MS com BdC durante a época…não tomou partido e só queria um clube estabilizado! Daí ter odiado o que fez o José Eduardo…
22 Dezembro, 2016 at 17:25
Grande posta
22 Dezembro, 2016 at 17:44
Concordo com os seus reparos!
22 Dezembro, 2016 at 18:58
Reservo o direito de resposta ao comentário do escriba jmfs1947.
Admitindo que não vinha à blogosfera até há pouco tempo, acaba por revelar perfeito desconhecimento em relação à minha participação na mesma.
Gostaria de lhe explicar, que antes de existir o blogue chamado ‘Tasca do Cherba’ existia outro com o nome ‘Cacifo do Paulinho’. Não sendo eu, nem de longe nem de perto, criador ou um dos escribas mais antigos do Cacifo, prezo-me por nele ter começado a escrever por volta de 2009.
Entretanto o Cacifo metamorfoseou-se na Tasca e muitos dos seus comentadores evoluíram de um local para o outro. Eu fui um deles, e sempre com o mesmo nome.
Com isto quero dizer-lhe que o meu artigo de opinião foi tudo menos um “discurso arrebatado e de ocasião”. Se assim fosse, só me veria aqui de forma cirúrgica a largar ‘bílis’ pelas paredes do ‘café’ e desapareceria até nova crise em Alvalade.
O Trolha sempre esteve aqui. Esteve aqui nas conquistas, esteve aqui nos desastres. E assim continuará a ser, pois é esse um dos predicados de um grande Sportinguista. Faça “chuva” ou faça “sol”, aparece sempre para “dar a cara”.
Em relação às dúvidas relacionadas ao meu artigo, digo-lhe:
1. Sim, nos mais de 150k sócios encontram-se vários “idiotas irresponsáveis” que não conseguem “ver” para além dos resultados desportivos do futebol. Veja, até já aqui foi escrito que os resultados do futebol é que vão definir a avaliação (boa ou má) da presidência de Bruno de Carvalho. Isto faz algum sentido? A mim não. Olhando para o gigantesco universo que representam todas as secções/departamentos do Sporting Clube de Portugal, penso que só um “idiota irresponsável” poderia classificar a globalidade de uma presidência com as bolas que vão ao poste ou os penaltis que nos roubam no futebol.
2. Sim, alguns “idiotas irresponsáveis” costumam estar presentes no Estádio José Alvalade. São facilmente identificáveis e eu explico-lhe como. O primeiro processo consiste na abertura do primeiro jornal desportivo que encontrar à sua frente, encontre a secção do Sporting e rapidamente encontrará um desses “aziados” a fazer críticas destrutivas à presente direcção do clube. Se não encontrar nenhum a fazer críticas destrutivas, experimente pesquisar pelos que pedem uma auditoria. Depois é só reconhecê-los no estádio. O segundo processo reside em estar atento ao que normalmente é apelidado de “lenços brancos”. Neste caso, são “idiotas irresponsáveis” que muito provavelmente não encontram solução num Kompensam, e acham que a resolução para a presente época é despedir Jorge Jesus já esta semana. Sabem todos que Jesus deve sair, mas se lhes perguntar qual seria a melhor alternativa provavelmente remeterão a responsabilidade para o presidente que tanto criticam.
3. Terão eles contribuído para o Pavilhão? Talvez, quem sabe, eu desta gente já espero tudo. Num dia dão 50€, no outro exibem lenços brancos. Posso remeter a resposta a esta questão para o seguinte excerto do meu artigo:
“Na óptica de alguns qualquer indivíduo que não seja manso não serve para o Sporting, e cabe que nem uma luva no Carnide. Ou seja, por um lado comentavam o facto de serem enrabados por toda a gente durante anos a frio, e por outro criticavam a apatia reinante em Alvalade. Criticavam a apatia de Soares Franco, a apatia de Pedro Barbosa como director-desportivo, criticavam a linguagem neutra, e no processo ainda tiveram tempo para criar a noção de “aversão ao politicamente correcto”. Num dia pediam Sá Pinto, noutro pedem descrição. Num dia queriam um líder energético, agora fazem comentários irónicos aos “posts de Facebook”. Quando aparece um gajo que mete os pontos nos “is”, criticam a sua determinação e fervor.
Estou farto de o escrever por aqui: esta gente não sabe o que quer e nunca soube o que quis!
Resta aos sócios e adeptos que sabem, ser o core da massa adepta do Sporting Clube de Portugal. Os outros devem dedicar-se ao FarmVille e parecidos, porque não passam de ADEPTOS DA ETERNA DEPRESSÃO LEONINA (AEDL)”
Fechando o comentário…
Se se auto-classifica como sendo um “AEDL”, o problema não é meu. Cabe-lhe a si deixar de o ser. E pelos vistos tem-se esforçado para tal, pois como explicou, tem tentado absorver o máximo de informação possível ao longo dos últimos tempos através de “canais alternativos” para escapar à manipulação da comunicação social ‘mainstream’. A causa da sua ignorância não advém da existência de um escriba da blogosfera chamado Trolha, por isso não fique chateado quando encontra alguém que procura a verdade com mais veemência que você.
Aliás, o meu artigo, apesar de ter uma linguagem tanto ou quanto polémica, resultou num quadro de duzentas mensagens onde cada um teve direito a apresentar a sua própria interpretação da mensagem. Pior teria sido se ninguém lhe tivesse “ligado cartucho”.
Por fim, e como parece ter adivinhado, realmente vou mandá-lo para dois sítios, mas não para os que provavelmente estará a pensar. Primeiro mandá-lo-ei para o Estádio José Alvalade (assim que a sua saúde o possibilite) pois também da sua força o Sporting precisa para ser campeão nacional, e depois convidá-lo-ei a assistir ao máximo de jogos no novo ‘Pavilhão João Rocha’ para que apoie as nossas riquíssimas modalidades que tanto orgulho nos trazem.
SL
22 Dezembro, 2016 at 19:04
Jedu : Manda também para os outros pavilhões. Ainda ontem, mais uma vez, o Casal Vistoso estava às moscas.
22 Dezembro, 2016 at 19:39
Trolha, vi a sua resposta e, como desejo responder, ponto por ponto, às questões que colocou ontem, e agora reitera, irei tentar fazê-lo ainda hoje. Gostaria de ver o Sporting no Restelo e logo após, esperando saborear uma vitória tão necessária, não surja nenhum contratempo, aqui estarei. Constato, satisfeito, não ter enveredado por registos em si habituais.
SL
22 Dezembro, 2016 at 23:10
Trolha, depois de um sofrimento destes, não estou em condições de dizer o que quer que seja.
Vim aqui porque gosto de cumprir o que prometo. Mais tarde, voltarei ao assunto.
SL
22 Dezembro, 2016 at 15:25
Boas Tardes, Caros Tasqueiros.
Este post vem no sentido do que vem sido dito aqui na Tasca: a época foi mal preparada.
O “onze” é pior do que o do ano passado, pois:
– Gelson < João Mário (considerando a totalidade das funções: ofensivamente o Gelson é superior);
– Bas Dost < Slimani (se bem que o Bas Dost é um jogador muito interessante);
– All < Téo Gutierres.
– O Bryan Ruiz está em má forma desde o início da época.
Em termos de "alternativas" para o onze a coisa também não (muito pelo contrário) foi famosa, inexistindo jogador de impacto relevante até ao momento.
E o problema é esse: o momento. É bem possível que jogadores como o Alan Ruiz, o Cambell e inclusivamente o Markovic e o André possam vir a ser (mais) úteis para a equipe. O problema é que poderá ser já tarde demais, uma vez perdidas as competições europeias e (quase certamente) o campeonato.
Tenho as minhas dúvidas que se vá fazer grande purga no Mercado de Inverno. Quer o Presidente quer o Treinador continuam a falar em ganhar este campeonato, pelo que não me parece crível que saiam muitos jogadores. Talvez o Melli (que não tem sido utilizado) e eventualmente o Petrovic. Saida de laterais só se entrarem outros…
Quanto às eleições, não faço qualquer ligação de uma coisa à outra: mesmo que esta época seja um fracasso (que corresponderá a tudo o que não seja um segundo lugar E a Taça de Portugal) não vejo que isso vá abaçar o capital de confiança que o Bruno de carvalho deté,.
Poderá, isaso sim, facilitar a apresentação de outras candidaturas. Mas isso é benéfico para o SCP.
SL
22 Dezembro, 2016 at 15:47
Subscrevo o conteúdo deste post. É óbvio que neste momento estamos todos a “fazer previsões no fim do jogo”, mas não devemos ter medo de dizer que não temos capacidade de fazer a diferença em termos de contratações. A situação tem de mudar de maneira a que os próximos “Grimaldos” venham para nós e não para sítio menos recomendáveis.
22 Dezembro, 2016 at 15:54
” E óspois dão erros com entencionalidade, só para ver se passam de malta de queitering para malta de chetuque na parede … ! ”
Em bom e mau português … O que Tá Dado, Ta(deu) … Não conheço Trolhas que gostem do fruto da Nogueira, e muito menos sei sobre Ferreira, que não aquele que vem depois do Paços.
Conheço o Quarteto Fantástico … Existe o homem elástico, o tocha-humana, o coisa e a mulher invisível … Aqui pela tasca, há sempre o que se estica no ataque pessoal, há quem incendeie a sala, há quem não diga coisa nenhuma porque não passa de uma coisa e há ainda quem queira parecer invisível … Eis senão quando, o discurso meio fascizoide lhe sobe até à úvula !!
Posto isto, e porque não pertendo … Pretendo, desculpem, estragar a posta, retiro-me com uma frase do grande Bocage :
Não lamentes, ó Nize, o teu estado;
Puta tem sido muita gente boa;
Putissimas fidalgas tem Lisboa,
Milhões de vezes putas teem reinado:
Dido foi puta, e puta d’um soldado;
Cleopatra por puta alcança a c’roa;
Tu, Lucrecia, com toda a tua proa,
O teu conno não passa por honrado:
Essa da Russia imperatriz famosa,
Que inda ha pouco morreu (diz a Gazeta)
Entre mil porras expirou vaidosa:
Todas no mundo dão a sua greta:
Não fiques pois, ó Nize, duvidosa
Que isso de virgo e honra é tudo peta.
22 Dezembro, 2016 at 15:57
Frase … Queria dizer poema mas, como sou adepto da ” AEDL “, estupidifico-me em algumas ” oquasiões ” !
22 Dezembro, 2016 at 17:01
Esse poema foi atribuído erradamente a Bocage, até ainda em vida do poeta. O seu verdadeiro autor foi João Vicente Pimentel Maldonado.
(Ver por exemplo pt.m.wikisource.org/wiki/Não_lamentes,_oh_Nise,_o_teu_estado)
22 Dezembro, 2016 at 17:07
Confirmo. Era um médio chileno.
22 Dezembro, 2016 at 17:07
De repente veio-me à cabeça uma frase de uma artilheiro que me encantava…
Romário sobre Pelé…deve ser por causa de poetas…. 😀
22 Dezembro, 2016 at 17:20
Hehehehehe está engraçado. Mesmo que alguma parte me toque 🙂
Nem foi preciso recorrer aos filtros do instagram para ficar bonito.
22 Dezembro, 2016 at 19:07
😀 😀 😀
22 Dezembro, 2016 at 16:07
Este ano desportivo está a ser uma desilusão…sinceramente não há como fugir a isso! Olho e vejo um ano idêntico ao ano do MS até agora, com a agravante de não estarmos nas competições europeias!
Mas julgamentos só no final…vamos ver o que o 2017 nos reserva mas o 2016 foi decepcionante, sem nenhum titulo depois de um 2015 com 2 (taça de portugal e supertaça).
Ao nível da nosso mercado…raramente achei que tínhamos comprado o mínimo indispensável, tendi sempre a achar que comprámos demais. E este ano não fugiu à regra. Curiosamente provavelmente o ano em que gostei mais da nossa intervenção no mercado foi no ano passado, já com JJ. Mas avaliar os jogadores só ou quando saírem ou quando o ano acabar…continuo a perceber o que fizemos como percebi no dia 2 de Setembro mas é indesmentível que até agora correu mal, como comprova o estado físico da equipa e os resultados!
Sinceramente estou expectante quanto ao programa e o que se propõe Bruno de Carvalho nesta matéria! O que mais queria ler era “Hoje temos uma equipa estabilizada, jovens de grande valor para entrar na equipa principal e por isso a nossa postura no mercado será comprar 3 ou 4 jogadores chave, para posições chave”. Tudo o que seja fora disto sinceramente é mais do mesmo…
22 Dezembro, 2016 at 16:10
““…. a nossa postura no mercado será comprar 3 ou 4 jogadores chave, para posições chave”
Mas isso é a “musica” que tens ouvido sempre…..
22 Dezembro, 2016 at 16:14
Nem por isso…a musica foi:
Ano de Leo Jardim: “Temos de refazer a equipa com poucos recursos”
Ano de Marco Silva: “Temos de procurar jovens valores a baixo custo para potenciar”
1º Ano de JJ: Aí sim…ouvi isso e acho que aí sim foi visível!
2º Ano de JJ: Nem ouvi nada…foi comprar para fazer uma super-equipa…
Não estou a dizer que é bom ou mau, se tinha de ser ou não! Eu não concordei no ano do LJ nem do MS…e este ano achei um exagero de compras. Mas mais importante neste post que queria referir é o que quero mesmo para o futuro…
22 Dezembro, 2016 at 16:34
Agora vou-me “armar” em Nogueira….
Vai lá ver o programa eleitoral no que diz respeito a contratações…
E se não encontrares…. tens estas declarações de Abril de 2016:
“…..e vamos cirurgicamente fazer duas ou três aquisições absolutamente cirúrgicas”
http://www.record.xl.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sporting/detalhe/bruno-de-carvalho-vamos-manter-a-equipa-e-fazer-2-ou-3-aquisicoes-cirurgicas.html
E não me venham dizer que o festival de contratações foi porque saiu o João Mário, o Slimani e o teo
22 Dezembro, 2016 at 16:35
Podes juntar estas declarações de Abril de 2014
http://www.zerozero.pt/noticia.php?id=135695
22 Dezembro, 2016 at 16:49
Pois…eu estava a falar do que me diziam quando eu dizia que era um exagero e para quê este ou aquele!
Eu lembro-me que era o que vinha no programa do BdC mas era mais uma questão de principio que depois supostamente se foi moldando ás diferentes realidades! Por isso dou o beneficio da duvida…
E é por isso que no que digo incluo que ele faça uma retrospectiva e que diga que não foi assim por isto ou aquilo mas que tem de passar a ser. Nisto não me basta ouvir que vai fazer assim…quero mesmo ver um mea culpa justificado para como foram os 4 anos. Só assim acredito que poderá mudar…se for feito uma análise do que se passou nestes 4 anos e se se chegar à conclusão que foi demais…
22 Dezembro, 2016 at 16:56
Não quero um discurso à orelhas que repete a mesma coisa cada vez que está em eleições como se fosse granda inovação…Espinhas dorsais e não sei quantos jovens novos por ano e mais o crl, sem nunca dizer.
“Bem…eu sei que já prometi isso nas ultimas eleições…e nas outras…e nas outras…mas não aconteceu porque X e agora temos condições para isso”
22 Dezembro, 2016 at 16:58
Pois … só te mostrei que o que tu gostavas de ler…. é o que tens lido sempre (antes do Bruno a musica a esse nível era igual)
Por isso… mais que ler e ouvir… “quero” ver as contratações “cirúrgicas”
22 Dezembro, 2016 at 17:01
Pois…mas antes de votar não terei a oportunidade de ver novamente por isso queria ouvir. Eu dou importância aos programas, do que pretendem para o futuro e no caso do presidente em exercício gosto que ouvir uma avaliação honesta do bom e do mau que se fez…
Eu acho que numas eleições limpas isto podia acontecer…tenho receio que com a sujidade que se prepara e com os que avançam isto vá ser uma sujidade que não permita reflectir a sério sobre o Sporting…
22 Dezembro, 2016 at 17:11
Bem sei que estamos na época do Natal…mas sinceramente …. acreditas que vão ser umas eleições limpas?
Eu não acredito no Pai Natal… e acho que o período pré-eleitoral vai ser bem sujinho….
Aliás…. já está a ser ….
22 Dezembro, 2016 at 17:19
Eu acho que sim.
Até pq a vitória vai ser tranquila.
Não vai ser é na percentagem que BC poderia pensar no início do ano. Tenho ouvido demasiado zum zum e sócios que lhe dava o voto inequivocamente hoje já falam em “merecer outro mandato, mas muita coisa tem de mudar”.
Por mim é claramente para continuar, mas para abrir a pestana em relação a algumas coisas.
22 Dezembro, 2016 at 17:26
Tenho quase a certeza que vai ser uma tremenda sujidade de ataques a Bruno de Carvalho…
Vou estar particularmente atento a zum zuns que ache credíveis de apoios e almoços de candidatos com antigos presidentes. E ontem tive um que tenho como certo de um almoço do Madeira com o Godinho em Monsanto. Eu quero mesmo fazer um esforço titânico para conseguir distinguir quem vem dali de quem vem por bem!
Acho impossivel o Bruno de Carvalho não ter os meus votos mas continua a ser muito importante para mim o que ele vai dizer!
22 Dezembro, 2016 at 17:29
A dificuldade é que esta gente não é estúpida de todo e claro…não vão declarar apoio publico! Vai ser um apoio de guito e de bastidores…
22 Dezembro, 2016 at 17:31
Parece que estou a ver…
Um com alguns apoios declarados e com um discurso ultra agressivo para ser o saco de pancada de BdC, outro mais low profile a tentar ser o gajo ponderado, que não tem apoios de antigamente mas que ataca o presidente sem ser muito agressivo. Um serve de para raios do discurso dos croquetes, o outro para ser presidente…
22 Dezembro, 2016 at 17:35
No forumScp há lá um tipo a dizer que esse Pedro Madeira é um dos escribas (city lion) do camarote leonino ….
E claro que vai ser um festival de ataques “rascas” ao Bruno de Carvalho! Vai valer tudo….
Ao Bruno só peço que os Ignore e se concentre no mais importante —> Gerir o Sporting!
Se o fizer…. as eleições serão um pró-forma, ainda que não sejam o “passeio” que era expectável há meia dúzia de meses atrás.
Se o Bruno der “trela” aos ataques rascas e responder da mesma moeda…. e no relvado a equipa der “barraca”…. arrisca-se a tudo.
Para perder o meu voto tinha que fazer muita porcaria e tinha que aparecer alguém com um projecto a sério. Por isso…acredito que mais depressa vai um Português à lua… do que eu deixo de votar em Bruno de Carvalho!
22 Dezembro, 2016 at 17:40
Concordo, não há razão (aparente) para o BC está nervoso com as eleições que se avizinham e muito menos com os candidatos que possam surgir.
Ele que volte a criar um programa eleitoral com várias medidas, que faça uma reflexão sobre o mandato e que equacione a substituição de algumas peças do elenco.
Que continue a trabalhar em prol do SCP e que evite dizer baboseiras sobre os candidatos (pois isso é dar pérolas aos porcos).
22 Dezembro, 2016 at 17:43
Eu também acho isso…BdC tem de se concentrar em si, no seu mandato, no muito que fez, no que deu, no que quer mudar e no projecto que tem! Tudo o resto deve ignorar ao máximo! Evitar utilizar pessoas do clube para atacar esta gente! Fazer debates mas com calma e com serenidade…
Acho em todo o caso que o Bruno de Carvalho é fortíssimo em campanha e em debate! Muito inteligente, muito assertivo! Só me lembro de uma pessoa lhe ter dado a volta, foi o Dias Ferreira num daqueles debates a 5 da primeira campanha sobre os fundos. Que nunca pegando pelo lado que todos estavam a pegar (dinheiro russo e tal) pegou no principio dos fundos e que era contra isso com uma argumentação que o BdC se viu que não foi capaz de contrariar (que aliás acabou por ser a posição no final contra os fundos). De resto dominou sempre todos os debates com calma, foi sempre capaz de expor as ideias que tinha e de contrariar os ataque que foi alvo!
Eu tenho a convicção absoluta que o Bruno de Carvalho vai ganhar as eleições! Pergunto-me apenas com que força inicia o novo mandato! Se ganhar largo começa com muita força! Se ganhar mais curto pode começar já fragilizado…
22 Dezembro, 2016 at 17:44
Venha quem vier, a obra fala por si.
Mas é importante que Bruno perceba que no segundo mandato já terá oposição e os yes-man não são muitos.
Muitos são os sócios que por ele fizeram a inscrição ou renovação, mas mesmo esses valem um voto.
22 Dezembro, 2016 at 16:31
Tiago completamente de acordo! O que queria ouvir de BC era isso mesmo!
“Hoje temos uma equipa estabilizada, jovens de grande valor para entrar na equipa principal e por isso a nossa postura no mercado será comprar 3 ou 4 jogadores chave, para posições chave”.
22 Dezembro, 2016 at 16:10
Uma equipa que quer ser campeã não pode perder contra “este” braga. Braga que uma semana antes tinha sido “atropelado” por um Shaktar cheio de suplentes.
Uma equipa composta de HOMENS tinha feito deste último jogo o seu grito de revolta perante o que se tinha passado na jornada anterior. Era comer a relva, chegar ao intervalo a ganhar por 3!!
Mas não…resta-nos os posts cheios de palavras bonitas e mais uma mão cheia de desculpas.
Para mim esta época acabou!
22 Dezembro, 2016 at 16:30
Ok Jonny. Isso significa que vais deixar de vir cá para bater em tudo o que mexe?
Não penses que embirro contigo por causa das tuas críticas referentes a esta época. Embirro contigo, porque desde que te «conheço», foi sempre esta a tua postura. Foi assim com o Leo, com o MS e agora o JJ.
Desculpa lá qualquer coisa.
22 Dezembro, 2016 at 16:50
Esquece…muita promessa dessas mas volta sempre…
Não o considero não Sportinguista ou má pessoa…apenas uma daquelas pessoas que embirra com tudo o que mexe….
22 Dezembro, 2016 at 16:56
Errado.
Sempre gostei de LJ.
E de JJ sempre disse que era o melhor treinador a treinar por cá, e que era um grande upgrade em relação a MS…e um fanfarrão.
E sim, de futebol já chega
22 Dezembro, 2016 at 17:45
amigo “acabou esta”…e acabaram, todas as que se seguirem…
Se ninguém “deitar mão” às instancias desportivas do nossos País…
E não me venha dizer que “isso é desculpa”…
Que teremos de ser superiores aos outros…e mais isto e mais aquilo…
Está à vista de toda a gente que simplesmente …”não nos deixarão vencer seja o que for…”
Nestas circunstancias em que se encontra a “verdade desportiva”…
Que na realidadee…é uma valente treta…!
Abr e SL
22 Dezembro, 2016 at 16:11
as notícias estão por todo o lado… mas apenas lá fora porque aqui é tudo escondido.
o benfica é hoje uma verdadeira lavandaria, um clube que usa os mesmos métodos de aldrabice do porto nas transferências de jogadores. Tudo é falso, jogadores, verbas, contratos, tudo aldrabice.
por quanto mais tempo é que estas verdades inconvenientes vão ficar escondidas até que a polícia judiciária e o ministério público efetuarem a limpeza que se impõe?
22 Dezembro, 2016 at 16:24
Parece que o boifica só fez pouco mais de 6 milhões dos 25 mendilhões com a venda do Marko ao Liverpool.
Mas isso não interessa.
22 Dezembro, 2016 at 16:27
Fds…é incrível o que se tem passado nos últimos tempos!
A forma de não tratar o assunto Jorge Mendes na nossa CS é impressionante…é a prova final (para quem ainda precisava) do lixo que é a nossa imprensa…
22 Dezembro, 2016 at 16:33
Mas isto aqui já tem o dedo do Pini, enfim farinha do mesmo saco. Devem trabalhar todos juntos para o mesmo fim.
22 Dezembro, 2016 at 16:43
Pois…sinceramente esta gente toda mete-me um nojo…
Sempre foram gajos nojentos (Veigas e Barbosas e o crl)! Mas o poder a que chegaram é incrível…
22 Dezembro, 2016 at 16:31
Grande post RCG.
Alguém que não tem palas nos olhos e que sabe ver que existe muita coisa que não está bem esta época.
E quando os abutres disserem que és lampião ou croquete porque têm as suas agendas próprias manda-os para o santo caralhinho.
22 Dezembro, 2016 at 16:49
qual a razão de achar que existe agenda propria ?
no fundo comete o mesmo erro em que se refere a acusação.
22 Dezembro, 2016 at 17:04
Só consigo justificar as suas atitudes com a existência de uma agenda própria.
Acha normal, com este ano que estamos a passar e quando a maioria dos tasqueiros levantam problemas mais do que evidentes, certa gente não quer debater esses problemas e a única resposta que tem é dizer que esses sportinguistas são lampiões ou croquetes?
Mas afinal quem é que eles defendem? A sua agenda ou o Sporting clube de Portugal? Não me parece que defendam o Sporting Clube de Portugal. Para mim, já disse que não sou do Sporting do Bruno, do JJ, do Marco, do Godinho ou do zé da esquina. Sou do Sporting Clube de Portugal e digo para o bem e para o mal, independentemente de quem lá estiver.
22 Dezembro, 2016 at 17:16
essa de agenda propria é uma acusação ala camarote, também podia dizer que muitos aqui estão com agenda e se fazem passar por anjinhos para destabilizar.
não gosta da acusação ?
não faças o mesmo aos outros.
quem é que disse que não se pode discutir o momento ?
alias eu proprio já critiquei bdc por varias razões e uma delas é que fala de tantos assuntos ao mesmo tempo que a mensagem que quer passar fica perdida.
agora existem também aqueles que querem mudar tudo outra vez, começar do zero e começar do zero vai ser outra vez penoso.
onde estavam estes candidatos todos e pseudo candidatos e criticos quando o barco estava sem rumo ?
onde estavam pergunto eu ?
ah já sei , diziam que o Sporting Clube de Portugal não tinha salvação e são essas injustiças que metem nojo, agora apareçem como salvadores.
é escusado de me chamar brunista.
22 Dezembro, 2016 at 17:26
a minha agenda é o Sporting Clube de Portugal e aquilo que acho que seja o melhor para o Sporting Clube de Portugal.
não sei se é daqueles que acha que o Sporting tem de jogar o dobro dos adversarios porque só assim é que vai lá.
a frase de JJ diz tudo: não estava habituado !!!!!!!!
pois não estava
o Sporting Clube de Portugal já teve grandes equipas e mesmo assim não ganhava nada, era o maldito natal.
22 Dezembro, 2016 at 19:19
Portanto um Vasco Clube de Portugal??!!
Há muitos “seguidistas” que apenas acreditam e por isso o defendem que o caminho do Sporting é diferente do que tu acreditas.
A tua maneira de ver o futuro para o Sporting é o mesmo dos últimos anos sem resultados minimamente práticos e que levaram o nosso clube a um estado de morte aparente… e sim, nessa altura eras gozado por leves pancadinhas nas costas.
Agora tentam nos abater porque estamos a incomodar e muito!
Este caminho terá que ser levado até à vitória ou derrota…. na derrota final depois veremos o que fazer para mudar e melhora. Até lá é lutar até não termo mais sangue para dar e acreditar sempre e estar sempre ao lado de que está a fazer bem!
se se se …. a minha avó era uma autocarro da carris.
Mas tenho a certeza que nesses seess …. não tens lá, viciação de resultados por parte do nosso adversário direto.
esquece tudo o resto… é música para boi dormir!
22 Dezembro, 2016 at 16:35
OFF: os júniores estão a ganhar 3 a zero diante do Leiria.
22 Dezembro, 2016 at 16:51
Este ano não tenho conseguido acompanhar muito os Juniores infelizmente…mas tenho muita expectativa por começar a acompanhar mais de perto! Já me disseram que é a melhor geração desde a do Sá Pinto (treinador).
22 Dezembro, 2016 at 17:01
É bem provável, mas os juvenis também têm uma boa fornada de jogadores.
22 Dezembro, 2016 at 17:47
3-1 com 2 golos do Pedro Marques….
Cheira-me que este será finalmente o Ponta de Lança a render daqui a uns anos na equipa principal….
P.S. O Ronaldo Tavares…. oxalá me engane…. mas não acredito que dê jogador para o Sporting
22 Dezembro, 2016 at 17:49
É pena ver um tal de Alexandre Guedes a começar a impor-se no futebol sénior. Ele que foi formado no SCP, passou pelo Reus e depois acabou no Aves. O fim-de-semana passado marcou um enorme golo. Infelizmente, foi ele que quis sair do SCP.
22 Dezembro, 2016 at 17:51
Ainda não consegui perceber se daria ou não 2º avançado.
22 Dezembro, 2016 at 17:56
Foda-se que até o Boavista ganha na Choupana.
#emmodoFodido
22 Dezembro, 2016 at 17:58
Estamos a viver o tempo da mafia do capitalismo no futebol. Há um clube em Portugal que juntamente com um empresário têm na mão toda a estrutura do futebol em Portugal.
Como é possível que a federação de futebol tenha feito um acerto nos campeões de futebol para dar mais 3 títulos ao Benfica e nessa altura não tenha feito um acerto nos títulos dos outros clubes ? e agora vem dizer que os títulos do Sporting correspondem a taças de Portugal então nessa altura que fez o acerto ao Benfica tinha feito o acerto aos outros clubes todos.
Isto é Batota.
Como é possível haver uma televisão de clube que dá jogos do seu clube e não repita um lance capital do jogo ?
Isto é Batota
Como é possível que um árbitro que teve 2 lances capitais no jogo tenha 8.6 de nota em 10.
Isto é Batota
Qualquer pessoa séria seja qual for a sua cor, veja-se o caso de Toni vê esta situação.
Estão a exercer influencia sobre os juízes para o lado que lhes interessa
Isto é Batota.
Como amante do futebol sinto-me sodomizado e escravizado por esta gente, para mim acabou.
Estão a matar o futebol, podem ganhar o quarto o quinto e o sexto, para mim é Batota.
22 Dezembro, 2016 at 18:10
Amigo, estamos a viver esse período há 30 anos ou mais…
22 Dezembro, 2016 at 18:18
Ora aí está novamente uma temática interessante, o scouting nos campeonatos estrangeiros de segunda linha ou divisões inferiores. Claramente um mito no futebol moderno pós-explosão da internet que se nós não o encararmos com uma coisa ultrapassada, até mesmo lendária, estaremos sempre a repetir os mesmos erros e consequentemente a jogar à roleta com o dinheiro do Sporting.
Faço um apelo a todos vós em recuar no tempo (últimos 10 anos) e tentar lembrar-se de quantos jogadores foram realmente “descobertos” por alguma equipa de scouting dos principais clubes portugueses nos anos mais recentes. Atenção quando eu falo “descobertos” estou a falar de jogadores em que se investiu muito pouco dinheiro e provaram realmente serem jogadores de grande qualidade – craques. O caso que me vem imediatamente à cabeça é Slimani. Em dezenas e dezenas de jogadores que chegaram ao Sporting provenientes do estrangeiro no passado mais recente e em que realmente se gastou pouco dinheiro, é provavelmente o único caso de sucesso. Qualquer jogador (hulk, falcao, di maria, david luiz, markovic, oblak, ramires, jakson, etc) que pense dos nossos rivais proveniente da américa do sul ou sérvia, etc vendido por bastantes mendilhões eram já jogadores referenciados por qualquer clube europeu e que chegaram cá por muitos milhões de euros entre passes e comissões, ou seja como diz o nosso JJ, valem bola para esta conversa.
Existem caminhos que me parecem mais ou menos claros nas janelas de contratações para reforço da nossa equipa: o caminho da formação mesclado com um par de jogadores consagrados de qualidade comprovada ao mais alto nível (já provado inúmeras vezes como o caminho que nos leva ao sucesso tanto ao nível da qualidade do plantel como económica – “quem são os melhores jogadores da nossa equipa ano após ano?”, “quem são os jogadores que chegam e acrescentam qualidade.. todos eles já com inúmeras provas dadas noutros campeonatos ou no poruguês… bryan ruiz, bas doost, coates, bruno césar, joão pereira, schelotto… etc”); o caminho do gambling (já provado inúmeras vezes como um caminho para o abismo financeiro e qualitativo, é que acertar num diamante em cem jogadores que não acrescentam nada ao plantel é como chover no molhado); e o caminho idêntico ao dos nossos rivais (comprar caro, rentabilizar o jogador numa equipa com certeza absoluta (olá sistema) de ganhar, vender por uns quantos medilhões e ficar com as migalhas do Mendes); jogar ao CM para mim só funciona no computador, acho que o Sporting tem de actuar de acordo com a sua identidade, arregaçar as mangas e trabalhar ainda mais e melhor na formação (aí sim existe scouting e muitas outras coisas para melhorar). O investimento na formação é que tem de ser reforçado. É o caminho que acredito ser o mais controlado, o mais inovador e o mais rentável a nível desportivo/financeiro. Depois reservar os poucos recursos que temos dedicado a contratações para realmente trazer qualidade para o nosso plantel, poucos mas muito bons, chegar, jogar e conquistar.
22 Dezembro, 2016 at 18:26
O Sporting tem dois problemas a resolver em termos de mercado.
Um, está relacionado com liquidez (falta dela), relacionamentos e imagem. Não há dinheiro para bater na mesa, e quando assim é, não dá para chegar à mesa das gambas. Mesmo com o camarão é preciso regatear, e às vezes chega-se à frente quem tem carteira. Isto pode ser remediado com umas alianças, mas o clube decidiu seguir outro caminho. Beneficia pela independência de terceiros, prejudica-se porque fica mais complicado aceder a alguns mercados. A imagem, que passa pela valorização dos activos, é fraca comparativamente à dos rivais. Ate provar que consegue comprar, valorizar e revender jogadores nos grandes mercados continuamente, ninguém (empresário) tem especial interesse em privilegiar o Sporting.
Segundo, o scouting. Não ha certezas no futebol, mas dá para ver se as características de um jogador se adequam ou não. O Elias, ou Aquilani, poderiam alguma vez ser um Adrien? Duvido. E sinceramente, alguém viu qualidade num vitor ou Cissé para jogar no Sporting?
Depois, para quê comprar jovens extremos (drame, sacko) quando a academia está cheia deles? Como seria possível desenvolver e potenciar 5 ou 6 extremos na B? Para quê arriscar num sarr quando existem apostas como domingos, Tobias e Semedo?
22 Dezembro, 2016 at 18:51
Esqueçam essa merda do “scouting”
O scouting dos galinácios e dos tripeiros não passa do catálogo “laredoute” do mendes, da doyen, do pini e dos outros sangue-sugas.
Temos uma (senão a melhor!!!) das formações do mundo. O caminho tem SEMPRE de passar por aí.
nos últimos 15 anos, as melhores equipas do Sporting sempre se basearam nos jovens da Academia.
22 Dezembro, 2016 at 19:19
Isto!
22 Dezembro, 2016 at 19:30
Eu só quero ver o Nosso Sporting jogar!!!
22 Dezembro, 2016 at 19:47
Off Topic.
Este braguilha não joga uns quilhões!
Querem substituto para descansar o adrien? Tragam o “chiquinho” já em janeiro!
Joga tanto este menino!
O podence pode ficar para crescer mais um bocado no jogo colectivo.
22 Dezembro, 2016 at 19:57
Cherba, estás a cozinhar o bloco à sevilhana?
SL
22 Dezembro, 2016 at 19:58
À sevilhana da Catalunha 🙂
22 Dezembro, 2016 at 20:36
Realmente… perdemos pontos com equipas que não jogam um peido…. o que entristece ainda mais…
22 Dezembro, 2016 at 20:42
Curiosamente, só tens derrotas com as equipas que estão diretamente na esfera Mendilhões. Mais uma daquelas “coincidências”…
22 Dezembro, 2016 at 20:45
São quase todas…
Perder pontos com nacional e Tondela é impensável para quem quer ser campeão
22 Dezembro, 2016 at 20:49
http://sporting.filtro.pt/2016/12/22/agarrar-um-avancado-na-area-e-penalti-certo/
Quando se está à vontade para fazer penalty é mais fácil. Contra o benfica jogámos bem fomos roubados perdemos, contra o braga jogámos mal, fomos roubados, perdemos. De que vale jogar bem ou mal se lá estão sempre os homens a fazer tábua rasa das leis do jogo?
22 Dezembro, 2016 at 20:53
Onze do Sporting:
Beto, Esgaio, Coates, Douglas, Jefferson, William, Adrien, B. Ruiz, Gelson, A. Ruiz, Bas Dost