golopogba2Quando aos 84 minutos, em Old Trafford, o Manchester United perdia por 1-0 frente ao Middlesbrough, do seu “irmão” Karanka, Mourinho já revivia todos os pesadelos de 2016… os “reds” foram superiores, tiveram oportunidades (Zlatan viu um golo ser anulado), mas estavam a perder! Desta vez foi diferente… e o United saiu de Manchester com um resultado que se pode considerar justo com os golos dos franceses Martial (esteve muito bem o gaulês durante o jogo e no momento decisivo, servido por Zlatan de cabeça que amorteceu o passe longo de Pogba, não tremeu) e Pogba (após excelente cruzamento de Juan Mata correspondeu de cabeça)! Neste momento são já 5 vitórias consecutivas e a máquina parece já estar oleada e pronta a carburar! São “apenas” 4 pontos do 3º lugar, Arsenal, mas a 13 do líder Chelsea.

Em Londres, a históra também foi diferente do habitual, mas no final o Chelsea somou os 3 pontos e alcançou a 13ª vitória consecutiva (igualando o recorde do Arsenal de 2001/02), mas desta vez foi preciso sofrer: dois golos sofridos, ou seja, tantos quanto nos últimos 12 jogos e resultado em aberto até ao final com o Stoke por 2 vezes a conseguir empatar frente aos londrinos! Fabregas atingiu as 100 asssistências no campeonato em apenas 293 jogos, “ultrapassando” Ryan Giggs que tinha sido o mais rápido a chegar ao número redondo em 367 jogos (sendo que no total o galês continua a liderar com 162 passes decisivos para o golo).

Nos outros jogos, em Anfield Road o Liverpool recebeu e venceu o Manchester City por 1-0 com um golo madrugador de Wijnaldum que foi suficiente para os reds manterem o 2º lugar a 6 pontos do Chelsea! Já o City de Guardiola (enganou-se quem previa um duelo a sós com Mourinho pelo título…) vê o campeonanto ficar mais longe e vai ter que suar para alcançar o top 4/presença na Champions League!

klopp2

O Leicester venceu por 1-0 o West Ham (vinha de 3 vitórias consecutivas) com o único golo a ser marcado por Islam Slimani de cabeça, o 5º golo na Liga para o argelino (igualando Vardy como o melhor marcador dos Foxes na competição). Já em 2017, o Tottenham entrou a todo o gás e despachou o Watford: 4-1: Kane e Dele Alle bisaram (Trippier também em destaque com duas assistências- bom lateral que vive na sombra de Walker…) e o Arsenal também triunfou frente ao Crystal Palace por 2-0 com um golo sensacional de Giroud e Iwobi fechou a contagem.

A primeira volta chegou ao fim com um incrível domínio do Chelsea nestes ptimeiros 19 jogos baseados no 3x4x3 que Conte implantou depois da goleada sofrida com o Arsenal. Como resultado, alcançaram desde aí 13 vitórias consecutivas com 4 golos sofridos (2 foram nesta jornada); mesmo assim o Liverpool de Klopp não desiste e está a “apenas” 6 pontos da liderança, sendo que os “reds” depois de um futebol avassalador sofreram com as lesões (especialmente Coutinho) e agora vão ficar sem Mané para o CAN. Arsenal, Tottenham, City e até mesmo o United não poderão ser desconsiderados na luta pelo título mas com os dois primeiros fora das competições europeias e com vantagem pontual vai ser difícil o que promete agitar as contas para os quatro primeiros classificados que pretendem marcar presença na Champions League… o “problema” é que há 6 candidatos para 4 lugares…

Chega o mês de janeiro e também a reabertura de mercado, provavelmente um mercado mais tranquilo mas em que poderá existir também alguma surpresa (Van Dijk do Southampton é o nome mais falado), há ainda a loucura do mercado chinês (Diego Costa?), o CAN que vai desfalcar algumas equipas e… muito futebol para ver isto porque depois de jogarem no sábado hoje também há jogos para a maioria das equipas (deu para descansar no domingo?)

“Tens de ver isto”: West Ham vs Manchester United (hoje, segunda, às 17:30); Tottenham vs Chelsea (quarta às 20:00).

*às segundas o ILLUMINATOR saca do seu livro de receitas da Premiere League e confecciona um fish&chips com sabor ao futebol mais entusiasmante do planeta