Ainda sem competição nos nossos escalões jovens, as notícias sobre a nossa formação giram essencialmente em torno do futuro dos muitos jogadores de Alcochete que tentam encontrar o seu espaço no futebol português.
O dia de amanhã ficará marcado pela chegada do nosso primeiro reforço de Inverno, João Palhinha. Um “menino” que, no meu entender, nunca deveria ter sido afastado da equipa principal no mês de Agosto, para assinar pelo Belenenses. Mas passado é passado e sou a primeira assumir que não é pela ausência de Palhinha que estamos na situação que estamos.
O empréstimo de seis meses ao Belém potenciou algumas das melhores características de João. Força física, jogo aéreo incrível, posicionamento fantástico e uma grande capacidade defensiva. Quem espera que Palhinha seja William, vai ter uma desilusão. Tem características e virtudes completamente diferentes, o que até permite que possam jogar lado a lado em alguns jogos.
Neste contexto, Matheus Pereira deverá ser cedido aos homens da cruz de cristo. O que posso dizer é que Matheus é um dos maiores talentos da sua idade e espero, sinceramente, que este não seja o princípio de uma sequência de empréstimos sem sentido. O seu lugar é no plantel do Sporting. Se esta temporada não tem o espaço esperado, então que seja para regressar mais forte na próxima época.
A surpresa de Janeiro pode, ainda assim, estar a ser reservada para Mauro Riquicho. A iminente saída de João Pereira e a lesão de Schelotto abriram uma vaga para o lado direito da defesa e Riquicho já treina com o plantel principal. Se conseguirá agarrar a vaga ou não é algo que vamos analisando nos próximos dias mas, para já, salutamos a tentativa do nosso treinador de encontrar soluções dentro de casa e dentro da nossa formação.
Mauro Riquicho é um dos maiores fenómenos da nossa Academia nos últimos tempos pela velocidade da sua evolução ano após ano. Chegou ao Sporting em 2007, vindo do Fontainhas, cumprindo todos os escalões em Alcochete. Em 2013 estabeleceu-se na equipa B, que capitaneou, e a equipa principal estava já ali à porta. A maldita lesão pode ter atrasado tudo, mas nunca travar o seu sonho. Tudo isto ganha ainda mais força com a garantia que Bruno de Carvalho nos deu de que não lhe foi pedido nenhum lateral direito neste mercado. Nesta altura, é desejarmos toda a sorte do mundo ao Riquicho nestes dias, mas também ao Ricardo Esgaio, natural titular do lado direito que tem tido as prestações que todos esperávamos dele.
*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)
3 Janeiro, 2017 at 23:19
Bem, está quase garantido que o carnide vai mais uma vez à final da Taça da Liga.
3 Janeiro, 2017 at 23:25
Que venha… 😉
3 Janeiro, 2017 at 23:24
Enquanto estiverem sempre a apoiar os que não estão cá em detrimento dos que cá estão … cheira me que nunca vamos a lado nenhum!
O Xico pós amigos… em detrimento de quem?
Brain ou chuta chuta?
Hummm … talvez do Adrien?
Ok…
3 Janeiro, 2017 at 23:31
Pelo resumo (vale o que vale), o Porko acaba com 9, sendo que um é expulso porque o árbitro em marcha atrás choca com ele. E um penalty limpinho gamado…
(e o problema nem está no Porto ser roubado, ou o Sporting ser roubado, todos são e serão, mas num certo opositor nunca receber o mesmo tratamento)
Há uma certa ironia nisto tudo.
Mas sim, os portistas, dirigentes e adeptos, devem continuar a apontar baterias ao Sporting.
4 Janeiro, 2017 at 0:12
É isso que não entendo. A passividade perante o domínio lampião em todas as áreas (sujas) do negócio.
4 Janeiro, 2017 at 0:24
No vermelho ao Danilo parece que foi por bocas, da para ver numa repetição antes do choque com o árbitro que o Danilo diz qualquer coisa.
Também é engraçado o Danilo ver o árbitro a vir na sua direção de costas e o Danilo ficar ali à espera dele, tinha tempo para se desviar.
O pênalti só se consegue ver em várias repetições mas acaba por ser.
O brahomi é bem expulso.
Uma coisa é certa actualmente o respeito dos árbitros pelo clube da fruta é menor pelo menos não me lembro do porco ser tão prejudicado como esta época mas sabes que se fodam porque nas épocas gloriosas deles eram sempre roubados e nem chegávamos ao natal e o que eles tinham para nos dizer era joguem mais a bola e deixem-se de culpar sempre os árbitros.
Estão mais focados em nós no que nos lampiões e o resultado está à vista.
4 Janeiro, 2017 at 0:28
Danilo foi bem expulso viu perfeitamente que o arbitro estava a vir de costas e ficou parado a espera que o arbitro fosse contra ele. Depois ainda encostou a cabeça ao arbitro
3 Janeiro, 2017 at 23:34
amanhã temos que resolver a eliminatória em Setúbal… ganhando o jogo.
SPOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTING !!!
4 Janeiro, 2017 at 0:01
Este sim (Xico Geraldes) tem lugar no Sporting!
4 Janeiro, 2017 at 0:10
O que interessa é ganhar amanhã. A partir de agora, cada jogo vai ter que ser encarado como uma autêntica final. É que nem sequer há outra forma de lidar!
4 Janeiro, 2017 at 0:11
“amanhã” = hoje, obviamente
4 Janeiro, 2017 at 0:20
Geraldes e Podence, que jogão.
4 Janeiro, 2017 at 0:29
Podence n tanto até achei estranho ficar no banco.
4 Janeiro, 2017 at 0:42
Mais um post onde a MR critica a politica de emprestimos.
Se ja nao bastasse os argumentos estrategicos nao entendo a sua aversao aos mocos serem emprestados a equipas da 1 liga.
Jogam,crescem,fazem asneiras sem impacto pro Sporting, aprendem a defender…onde esta o problema Maria?
Burro fui o MP em querer ficar! Anda a aquecer o banco e a fazer jogos com os manhosos da 2 liga.
Discordo com a vinda do JP, nao esta pronto.
Quem esta pronto a vir esta em Moreira de Conegos.
4 Janeiro, 2017 at 10:02
Não discordo da política de empréstimos. Discordei dos empréstimos de Iuri, Palhinba e Podence. Porque estão prontos para a primeira equipa.
Concordei com o empréstimo de domingos, Tobias e chico. Entendido?
4 Janeiro, 2017 at 4:58
Os jovens estão bem emprestados, não são jogadores feitos e precisam de minutos de jogo (e consecutivos) para evoluir. E eu acredito que todos serão integrados eventualmente.
O Riquicho vem de lesão GRAVE que o fez estar parado um ano, e começou a jogar outra vez nem há um mês. Achar que ele vem para a A jogar muito é ridículo. É capaz de fazer metade de um jogo a alto nível, se assim for necessário.
O Empis (ainda) não sabe defender. Está a fazer a sua primeira época a sénior.
O Geraldes / Gauld é um João Mário, um bom 8 mas um excelente 10. Quando vier, será para a ala direita como falso ala, e aos poucos adaptado ao centro (porque nenhum sabe fazer pressão alta). Mas são jovens, precisam de crescer a jogar. No Sporting, vinha para quê? Suplente do Gelson e suplente do Adrien. Não dá.
O Palhinha… acho que não aprende nada no Belenenses. Até andava a aprender com o espanhol (muito atacante, forçando-o a sair a jogar), mas não com o Quim Machado. Vi o seu empréstimo e o seu retorno, ambos com ambiguidade. Vamos ver, mas seria difícil emprestá-lo de novo para uma equipa que o fizesse evoluir, por isso compreendo que o tenham ido buscar.
O Medeiros nunca devia ter sido emprestado, mas o seu futebol está mais pensado, à lá Bryan Ruiz. IMO, é premeditado, foi para o Boavista com um plano delineado nesse sentido (e para se concentrar na filha que nasceu, dá sempre distração nos jogadores) e ficará na A para o ano que vem.
Se repararem, o Sporting foi buscar um ala esquerdo e dois alas direitos, mas todos emprestados. Foi também buscar um velhote para médio ofensivo, onde os rumores na altura foram (e ainda são) que estava cá por algum tempo, para depois seguir para a China. Ou seja, são quatro jogadores que vieram fazer uma época de passagem. Porquê? As alas, o lugar de Medeiros e de Geraldes / Gauld. Médio-centro, o segundo lugar de Geraldes / Gauld.
Aceita-se críticas à falta de laterais, ao Petrovic (e mesmo assim, tendo em conta que o William deve ser o próximo a sair…), e à saída do Gutierrez (mas isso não é culpa do JJ ou da direcção). Agora andarem com tretas sobre o que cá estão o resto a fazer? Não brinquem com coisas serias, nem isto é o Venfique onde jovens do Dubai jogam “muito” porque há uma impunidade gritante por parte da arbitragem.
A época não foi mal planeada, vocês é que percebem bola disto, e digo isto sem ofensa porque formadores / treinadores de bancada há muitos. Mas da maltinha que disse a 15 de agosto que não íamos sentir a falta do João Mário e que a 31 de agosto que o Elias vinha sentar o Adrien, não espero muito mais.
4 Janeiro, 2017 at 7:19
É bem!
4 Janeiro, 2017 at 9:58
Estavas muito bem até ao último parágrafo… Mas pronto, se tenho a tua garantia que o Iuri para o ano eesta no plantel, porreiro.
4 Janeiro, 2017 at 9:54
Nosso Chico <3
4 Janeiro, 2017 at 10:24
Acho piada a quem diz que o Geraldes vinha para o SCP para não jogar. É por causa dessa mentalidade que o Adrien está todo rebentado. Mas então uma equipa candidata ao título não tem que ter grandes 2ªs linhas?! Mas então o Adrien pode jogar 50 jogos por época sem parar?!
E mais, com a classe que o Geraldes tem vindo a demonstrar não sei se não iria lutar pela titularidade no SCP.