Não sei se algum de vocês reparou, mas após a eliminação do Sporting às mãos do Chaves, não se ouviu a expressão “tomba gigantes”. Sintomático, diria eu, pois aquele Sporting que na época passada espalhava o terror pelos adversários é hoje uma equipa a que qualquer um acha que pode ganhar.
Conjugando as poucas ideias tácticas com quase inexistente nível de equilíbrio psicológico, os verde e brancos voltaram a entrar em campo sem chama, sem conseguir ter bola, sem tentar um grito de revolta. Não admira que naquela horrível primeira meia-hora o Chaves tivesse estado duas ou três vezes perto de marcar. Valeu Beto, com duas enormes defesas a manter o nulo. Só no último quarto de hora do primeiro tempo se viu Sporting. Gelson tirou da cartola uma daquelas suas jogadas, torcendo os rins a dois adversários antes de rematar cruzado para grande defesa de António Filipe. Depois, seriam os centrais Paulo Oliveira (dos mais competentes em campo) e Coates a desperdiçar: o português cabeceou fraco e torto, o uruguaio cabeceou forte e a fazer cócegas ao poste.
O Sporting terminava melhor o primeiro tempo, já com duas substituições feitas por lesões de Jefferson e André, e esperava-se que viesse para a segunda parte disposto a carimbar a passagem às meias-finais da Taça de Portugal. Nada. Muita posse de bola, algumas notas artísticas por Bryan Ruiz, mas oportunidades de golo nem vê-las até para lá dos 75 minutos, altura em que Bas Dost serviu a desmarcação de Gelson e o extremo perdeu o duelo com o guarda-redes. Na outra baliza, Beto defenderia uma tentativa de chapéu de meio-campo, mas já não seria capaz de travar uma cabeçada a três minutos do final, num golo que é inacreditável desde a perda de bola que dá origem ao livre até à ausência de marcação e reacção de toda a defesa ao cruzamento para a área.
A sofrer de um esgotamento nervoso, o Leão suicidava-se na visita ao Marão. E a pergunta que fica é se esse suicídio é facto consumado ou se sobram alguns sinais vitais para encarar uma segunda volta assente na honra e nas possibilidades matemáticas.
18 Janeiro, 2017 at 10:12
Agora desculpa-se o treinador. Agora a culpa é dos jogadores. O treinador é um ás.
1) Se a culpa é dos jogadores, de alguns jogadores, por que raio ele, não detectando isso, começa a apostar noutros jogadores, aqueles que decidiu trazer ou pedir ao presidente.
2) Este ilibar de culpas de um treinador, faz algum sentido, quando dá cabo da moral de uma equipa com a mania do seu auto-elogio? Sou eu que faço a diferença. Os jogadores, esses, podem ser quaisquer que sejam, que eu estou cá para fazer a diferença.
3) Faz algum sentido que um treinador, pago como não há memória em Portugal, apresente sempre a mesma equipa, numa mediocridade óbvia? Se a culpa é dos jogadores, repito, por que raio não os muda, com todos aqueles que trouxe? Esses também não gostam dele? Não querem jogar?
4) O Adrien está estoirado. Saiu de uma lesão em tempo record, dá tudo como sempre deu, agora até dura os 90 minutos que não durava com o Marco Silva, e agora a culpa é do mesmo? E o William, é a primeira vez que tem um apagão de forma desde que está no Sporting, queres ver? Como foi a primeira parte da época do Marco Silva? Sempre os mesmos a jogar. Sempre os mesmo, sempre os mesmos, 30 milhões ou raio de euros depois.
5) Aposta na prata da casa, Jesus, caralho! De uma vez por todas. Deixa-me esses pelouros todos que tens que não és talhado nem tens vocação para tal. Deixa o presidente decidir como fez nos dois primeiros anos. Para mim, saías já. Aliás, para mim, nem terias vindo, pelas razões que me farto de referir aqui, mas até já passei essa fase. Deixa as coisas para as quais não tens vocação. Assume a merda do erro. Ninguém precisa de uma conferência de imprensa. Basta que mude. Basta que voltem os meninos e que os ponhas a jogar. Já não fazemos nada esta época. Preparemos a próxima.
6) Nunca vi esta forma de ilibar um treinador com tanta eloquência. Presumo que seja uma minoria, mas nunca vi. Nenhum Domingos, nenhum Queiroz, foram tão defendidos, e a ganhar tão menos. Com eles, que tinham equipas caríssimas e não resultou, foi o quê? Foi culpa do treinador ou foi culpa dos jogadores? O resultado é sempre o mesmo. O treinador tem que os pôr a jogar, e bem. Se há indícios de mau comportamento ou de não alinhameto com a estratégia do clube, então só tem de os detectar e de pôr os outros todos que trouxe a jogar. Se é este o caso, então ainda é mais imbecil do que aquilo que se previa. Então nem isso detecta.
7) Nunca acreditei que aquela frase no pós-jogo Madrid tivesse o efeito que alguns dizem ter. Não acredito. Ponto. Não é por aí. Ninguém está à espera que os jogadores, não ouvindo algo que não gostam, façam a cama ao seu treinador e, em resumo, ao clube que lhes paga. Não faz sentido. Ponto. Para lá da alarvidade dita pelo Jorge Jesus depois desse jogo, o tempo passa e todos esquecem. Os jogadores continuaram a jogar, alguns jogos melhor, outros jogos pior. Não tem que ver com essas declarações. Tem que ver com a incapacidade de treino e de preparação da equipa. Não sabe mexer nas peças. Não treina o que quer que seja. É incapaz de mudar esquemas tácticos e quando o faz, resume-se a um jogo ou assim, como aconteceu em Dortmund. Não dá mais.
Aviso já, Tiago e companhia, hoje se me mandam a boca que ando aqui só a destilar (como é?) “sensacionalismo, vão levar troco. Tal como vocês, estou com pouca paciência e mal-disposto com isto que se passa. Como vêem, está tudo bem, não é verdade? Vai tudo que nem uma maravilha.
Onde andam os defensores do indefensável. Hoje não é para virem ao tasco? Ainda ontem vi um sócio 140 e tal mil a mandar outros para o caralho e não sei o quê. Porra, até o meu sobrinho de 4 anos é o sócio 90 e tal mil, eu não me queixo nem me faço melhor sportinguista do que os outros, e tenho que aturar estas merdas, eu e outros, de vir aqui dizer o que me vai na alma e de ser apelidado de negativista? Olha, está à vista, é tudo uma maravilha.
E mais: se hoje o Benedito se candidata, que não o vai fazer (só mentes muito venenosas conseguem dizer o que aqui já se disse), digo já que não é o tempo. Virá o tempo. Gosto muito do Benedito, mas, para já, nunca votaria nele. Cabe a este presidente dar a volta a esta merda em que se pôs e não é com o recente post do facebook que começa da melhor forma. Está a repetir os mesmos erros, parece que não aprende. Está visivelmente receoso das responsabilidades que se lhe possam atribuir, mas tem de ter foco. Acorda, Bruno, caramba! Vai atrás e recomeça. Ninguém te pede que ganhes à bruta, neste futebol asqueroso. Nunca ninguém o pediu.
18 Janeiro, 2017 at 10:20
Muito bem escrito Diogo! Subscrevo na totalidade! Não percebo este ilibar do treinador. Foi uma aposta não-ganha. Ponto final. Acontece aos melhores. Agora é aprender com os erros e traçar novo rumo, sem ilusões do que esta época ainda nos pode dar.
Saudações Leoninas
18 Janeiro, 2017 at 10:23
É isto mesmo.
18 Janeiro, 2017 at 13:48
Tirando a questão de Madrid, com a qual não concordo, conforme deixei expresso em opinião atrás, acho que o Diogo Carvalho tem toda a razão.
18 Janeiro, 2017 at 10:30
E porque é que se há-de ilibar jogadores ou pelo menos alguns, passando as culpas em exclusivo para o treinador? É ele que joga? É ele que corre menos, ou que põe menos intensidade na disputa de lances, ou que falha passes de maneira displicente e origina contra-ataques perigosos?
18 Janeiro, 2017 at 10:39
É ele que os mete a jogar e nao os tira.
18 Janeiro, 2017 at 10:46
Pois, não sei realisticamente que solução o Sporting tem para substituir logo dois jogadores como aqueles.
18 Janeiro, 2017 at 10:43
+1
Acho giro quem se queixa que a malta so culpa os jogadores e nao diz nada do treinador e depois faz o oposto. Nao ha inocentes nesta merda, todos tem culpa.
18 Janeiro, 2017 at 10:46
Diogo, excelente comentário no qual subscrevo quase na integra.
Agora, totalmente desnecessária a tua observação em relação ao episódio desse sócio, o Sportinguismo não é apenas medido pelos anos que leva de associado.
18 Janeiro, 2017 at 10:55
Tens toda a razão. Reconheço. A mensagem que queria passar era a inversa. Escrever a quente. Ninguém, com mais ou menos anos de sócio, tem a vantagem de se achar mais ou menos sportinguista. Para tal, é irrelevante apontar números de sócio e o caraças. Para mim até vale mais um sócio com um número grande, que o é poupando noutras coisas, do que um visconde qualquer que o é de nascença e que não sabe sequer o que é lutar pelo clube. Não é daí, e dei o caso do meu sobrinho.
Mas completamente despropositado. Não me custa reconhecer nunca as porcarias que possa dizer, meu caro. Contudo, estou farto da perseguição que me tem sido feita aqui neste espaço, por defender coisas que acho que são fundamentais e que agora começam a estar à vista de mais gente. Já disse que abandonava, mas a tasca também é um vício de muitos anos. Não se consegue abandonar assim. Para isso, mais do que não comentar, teria de deixar de ler.
18 Janeiro, 2017 at 11:05
Um abraço de parabéns ao Diogo por ter tido a humildade de reconhecer que errou ao apontar o dedo a um sócio concreto…
Em vez de deminuir a pessoa…o facto de ter a capacidade e a humildade de reconhecer os erros próprios só a engrandece…
Um abraço amigo..
Iremos dar a volta por cima…
SL
18 Janeiro, 2017 at 11:06
“Diminuir”…
18 Janeiro, 2017 at 11:27
Diogo, aplaudo a tua sensatez em reconhecer a irrelevância da referência, é normal hoje andarmos todos de cabeça quente, eu próprio mal dormi.
Uma vez que falaste em seres, de certa forma, alvo de perseguição por parte de certos tasqueiros, vou fazer uma pequena observação relativamente ás tuas intervenções aqui, nada disto que eu vou dizer tem o objectivo de te ofender, é apenas uma opinião:
Por muito coerentes que sejam as tuas intervenções e são, elas deixam sempre no ar um certo rancor para com esta direcção e, sobretudo, este treinador. Não sei se é propositado ou não, mas é algo que se nota, parece que há aí qualquer coisa mal resolvida e digo isto com o à vontade de quem não tem qualquer problema contigo.
Há pessoal que também nota o mesmo que eu e isso reflecte-se nas respostas que recebes…atenção que não pretendo defender os insultos e perseguição de que por vezes és alvo, que é condenável e abusivo, mas também deves compreender que existem certas intervenções tuas onde esse rancor te tolda o julgamento.
É uma opinião meu caro!
18 Janeiro, 2017 at 11:31
Não tem importância. Não levo a mal. Às vezes tenho isso em conta quando quero comentar diariamente e não o faço.
Como disse aqui em baixo, não consigo dissociar. Não é bem bem a pessoa. Sinceramente, eu acho que é mais o retrato de uma pessoa que vai adulterar o caminho, novamente não pela pessoa em si, mas pelo forma como vê o futebol e o gere. É a antítese de um clube como o Sporting. E como eu sempre fiz força para ver as coisas assim, acho que acabo por, como dizes, misturar sentimentos. Seja como for, acredita que ainda teria mais para dizer e que muitas vezes, por comentários como o teu, digo só o mínimo, que para muita gente já é mau.
18 Janeiro, 2017 at 12:06
Eu tenho a convicção que o JJ é a pessoa certa no lugar certo, tu tens a tua visão do JJ, não quer dizer que eu esteja correto e tu errado, aliás avaliando pelos resultados, até estamos mais próximos do cenário que descreveste.
Mas sou da opinião que JJ não pode ser avaliado só pelo que fez esta época, tem muitíssimo mérito pelo trajecto que fizemos na época passada, é certo que pegou na equipa que venceu a Taça, mas pô-la a jogar muito mais basta olhares para o rendimento do Adrien, Slimani ou João Mário por exemplo.
Assim como lhe reconheço esse mérito, também hoje me sinto à vontade para lhe apontar o dedo como o maior responsável desta 1ª metade da época. BdC também não está isento de culpas, sobretudo por querer fazer uma estrutura em torno de JJ, foi aqui o seu maior erro.
18 Janeiro, 2017 at 11:32
Nada melhor que uma “conversa franca…jogo limpo em cima da mesa…”…
É que nada justifica andar por aqui a ofenderem- se uns aos outros…
O Sporting ” não merece isso”
Abr e SL
18 Janeiro, 2017 at 12:06
Obrigado pelo seu comentário Max.
Um abraço e as suas melhoras
18 Janeiro, 2017 at 13:53
Green Oasis, falhou-me esse aspecto, tem inteira razão. Ontem, em repetidos posts, até pedi ao Pafan que reconsiderasse no propósito de abandonar a Tasca. Erros todos temos e, por outro lado, também há muita gente que não é associado por diferentes razões. Eu tenho um amigo com um emprego precário, mulher sem trabalhar e a filha na Faculdade.
18 Janeiro, 2017 at 10:46
DIOGO,
O treinador era o mesmo no ano passado, o ano dos 86 pontos.
O presidente também.
Os jogadores principais também, excepto 3, mas veio Bas Dost e o Gelson cresceu.
Esta época é uma vergonha inaceitável, mas tu misturas tudo no teu ódio ao JJ.
18 Janeiro, 2017 at 11:03
Olha, respondo-te assim, com frases que são memória do nosso futebol.
“O Domingos só faz o que faz no Braga porque herdou a minha equipa” – dito por Jorge Jesus, nestes termos, provavelmente não com estas mesmas palavras.
Agora se eu te dissesse assim:
“O Jesus só fez o que fez na primeira época, e repara, não ganhou nada, porque herdou a equipa vencedora da taça de Portugal e a equipa que melhor futebol praticava no país. Passaram-se dois anos, e a herança esfumou-se toda. Resta o retrato da mediocridade das equipas do Jesus, que só não o foram no segundo ano do Benfica”.
” tu misturas tudo no teu ódio ao JJ.” Pelo menos sou coerente. Sabes, sou avesso à vinda do Jesus desde o primeiro dia. Está registado. Como gostar? “Limpinho, limpinho”, “o Sporting não conta para nada”, “este ano não há dois candidatos ao título (depois de vir a Alvalade defender o primeiro lugar como um tondela da vida), há três”, etc, etc.
Não gosto dele. Ponto. Não fez nada pelo meu clube. Ponto também. E acho que está na altura de ser encarado como passado. O outro vinha fazer mal, era o anti-cristo, o sonso, e tudo o resto, tinha poder e queria lixar o Sporting. Olha, depois de desempregado, está no Hull City. Alguma coisa não bate certo. Se tinha tanto poder assim, por que raio não está nos lampiões? Há muita coisa por explicar e estou farto de meias versões do acontecimento.
Sinceramente, nem é ódio visceral à pessoa. É ódio visceral a tudo aquilo que ele representa e veio trazer para o Sporting. Como dissociar? Não sei.
18 Janeiro, 2017 at 11:07
Precisamente.
Perdes o discernimento. Por exemplo em frases como ‘não ganhou nada’. É falso, ganhou a supertaça, mesmo sendo um troféu menor, ganhou-a.
Volto a dizer: época inaceitável, uma vergonha. Jesus cometeu erros atrás de erros.
Mas, só por engano podes achar que não há influência do JJ nos resultados e no futebol jogado pelo Sporting no campeonato dos 86 pontos. O mesmo em que falhas o título por um empate.
18 Janeiro, 2017 at 11:18
Não sei se falhou o título por um empate. A verdade é que a equipa começou a tremer que nem varas verdes quando se viu com a obrigação de conquistar o título. Só voltámos a jogar bem quando passámos “a correr atrás do prejuízo.”
Dito de outro modo, acho que perdemos o título essencialmente por falta de estaleca.
18 Janeiro, 2017 at 12:03
Certo. E concordo. Começámos a tremer logo em Dezembro.
Mas, na verdade, 86 pontos davam para ser campeão noutras épocas. E bastava empatar em casa com o SLB. Ou ganhar ao Tondela.
18 Janeiro, 2017 at 14:03
Na verdade estatisticamente falhamos os últimos três campeonatos pelos empates (com destaque para 14/15). Derrotas tivemos menos do que o benfica .
S.L.
18 Janeiro, 2017 at 14:07
Falta de nervo.
Só começaram a jogar a 101% com os tomates apertados.
Contra o Tondela e em Guimarães era ” ’tá controlado, estamos na frente”. O que fico f…o e desconfiado de tipos de sorriso na cara após um mau resultado.
18 Janeiro, 2017 at 11:39
Diogo…
Devo dizer que a vinda de JJ para o Sporting ” me fez engolir um sapo”…
Fi- lo pelo Sporting e enquanto estiver no Sporting… é o meu treinador…
“Aprendi a fazer sacrificios…pelo que amo”…
E verdadeiramente ( neste caso)…
O Sporting é mesmo o meu grande amor…
Abr e
SL
18 Janeiro, 2017 at 12:00
Mas Max, não lhe parece que há sapos que não podemos engolir, sob pena de adulterarmos a nossa própria identidade?
18 Janeiro, 2017 at 12:03
Diogo quando puderes pede ao Cherba o meu mail e manda mail sff. Abc
18 Janeiro, 2017 at 13:38
Diogo eu não o estou a julgar…
Você defende aquilo que acha ser melhor para o Sporting…
Tal qual eu…
De resto, entre nós ou qualquer outro…
O que se exige é que nos saibamos respeitar…
E que o Sporting saia reforçado …
Abr e SL
18 Janeiro, 2017 at 10:57
Bom dia Diogo,
Concordo com muito daquilo do que escreves mas não com a falta de qualidade de JJ como treinador.
Se fosse assim como dizes como explicas que na época passada tenhamos feito o campeonato que fizemos e praticado o futebol que praticámos?
Não fomos campeões com 86 pontos ( coisa que nunca tinha acontecido em Portugal ) todos sabemos como e porquê.
O grande problema está na estrutura, ou melhor, na falta dela, JJ nos porcos não tinha só o “colinho” tinha muito mais que isso, repara que em ano e meio já teve mais expulsões e castigos que nos anteriores 6 anos, batia em policias, arranjava merda em Inglaterra, dizia basófias e bacoradas em triplo do que diz agora e era tudo normal, era o JJ e pronto, agora não, agora é o diabo.
Até naquela época horrivel do Kelvim em que foi muito criticado e questionado teve sempre uma máquina por trás dele a defende-lo, e os resultados acabaram por chegar, aliás, ele só não ganhou muito mais por manifesta infelicidade.
A estrutura para o futebol do Sporting é uma miséria, é só tiros nos pés.
Eu acho o JJ um grande treinador e acho que se continuarmos a apostar nele iremos acabar por ganhar ( é só rever a parte das contratações como bem referiste, aí sim ele é um desastre ).
SL
18 Janeiro, 2017 at 11:00
“A estrutura para o futebol do Sporting é uma miséria, é só tiros nos pés.”
Para ser uma miséria era preciso existir Estrutura! A estrutura é o JJ e o Bruno e não pode ser assim!
18 Janeiro, 2017 at 11:48
Plenamente de acordo Velho Ultra…
Abr e SL
18 Janeiro, 2017 at 11:00
“Nunca vi esta forma de ilibar um treinador com tanta eloquência. Presumo que seja uma minoria, mas nunca vi. Nenhum Domingos, nenhum Queiroz, foram tão defendidos, e a ganhar tão menos.”
Eu não ilibo o treinador: terá a maior parte das “culpas no cartório”. Esperemos que das duas, uma:
– consiga inverter o rumo dos acontecimentos na sua teimosia
– consiga inverter o rumo dos acontecimentos através dos vários reparos que toda a gente faz (dispensa de vários contratados desta época; inserção de Palhinha, Xico, Riquicho, Podence, Matheus, etc; contratação de um lateral-esquerdo decente).
E a condescendência que se tem para com JJ e não aconteceu com Domingos ou Queirós deriva, pura e simplesmente, na minha opinião, da memória que temos do melhor futebol alguma vez praticado (ou que eu tenha visto) no Sporting, assim como o record de pontos.
18 Janeiro, 2017 at 11:00
Diogo gosto muito da forma como escreve e mesmo não partilhando as suas opiniões utilizei as mesmas muitas vezes (enquanto escreveu com assiduidade) para fazer uma espécie de exame de consciência as minhas próprias. Por isso mais uma vez parabéns porque cada vez que manifesta as suas convicções acaba por reforçar as minhas.
S.L.
18 Janeiro, 2017 at 11:27
Diogo, gosto sempre do que escreves e dou valor porque é aquilo que pensas. Não concordo sempre com tudo, mas é a tua opinião e explicas pq. Seria igual se eu não concordasse com nada.
Penso que o JJ treinador é o gajo certo. É do melhor que há no treino e no jogo. Já a pessoa é complicado de gostar, mas com isso posso bem. Nem diria a pessoa, pq não conheço. A figura pública.
Mas esta opinião sobre ele não me impede de questionar onde andam detalhes que no carnide valiam vitórias. Bolas paradas, por exemplo.
Em jogo jogado, concentração defensiva e processos ofensivos, já me custa mais ver o o que se passa atualmente porque no ano passado o que vi foi do melhor que já passou em Alvalade.
Ninguém está isento de culpas, mas não é o fim do mundo.
E sobre o Benedito, seguramente vai aparecer mais à frente com o objectivo 2021. Isto se até lá não houver um volte-face (que me parece difícil mas não impossível) e num ano ou dois não fizer parte desta equipa.
18 Janeiro, 2017 at 11:34
Não acho que possa ser o treinador certo, caríssimo. Estes dois anos o dizem. E é muito muito caro. Não se pode ter um treinador assim, sem resultados.
O Benedito não se candidata. Ponto. Se o fizer, é burro. E isso não diminui a ideia que tenho dele. Mas por que raio o Benedito se candidataria agora?
18 Janeiro, 2017 at 11:56
Não leste bem. 2021 🙂
Agora seria uma tremenda burrice. Até porque é mesmo o BC que merece continuar.
Qd digo que JJ é o gajo certo, falo em aspetos de treino e jogo, ninguém conhece melhor esta liga que ele.
É caro? Sim. Sem resultados, não concordo. Para mim, não fomos campeões no ano passado por fatores extra-futebol. Claro que temos sempre por onde melhorar, mas isso faz parte de tudo na vida.
E é mesmo por eu pensar assim que mais me custa o desempenho deste ano. Péssima política desportiva com os resultados que se conhecem.
Desde que o plantel e JJ não estejam de costas voltadas, é possível preparar já a próxima época e com os devidos acertos termos sucesso.
18 Janeiro, 2017 at 11:59
Esta discussão levava-nos horas, William Wallace.
Também não fomos campeões com ele como adversário, por questões extra-futebol. Até no primeiro ano do Leonardo Jardim.
Eu percebi o 2021. Só queria dar ainda mais ênfase ao assunto.
18 Janeiro, 2017 at 12:05
🙂
Eram horas interessantes.
Vou ver os voos de Edimburgo até Reiquejavique.
18 Janeiro, 2017 at 12:09
Diogo ali em cima pedi para pedires ao Cherba o meu mail e mandares mail, mas esquece. Manda um mail para [email protected] sff
18 Janeiro, 2017 at 12:27
Ainda para mais enganei-me no mail ahaha
Manda para
[email protected]
18 Janeiro, 2017 at 11:34
Concordo com muito, Diogo, discordo da desvalorização do auto-centramento do Jorge Jesus. As declarações de Madrid combinam com muitas outras do mesmo teor ou semelhante, sempre a depreciar o papel de terceiros (desde jogadores a “scouters”) nos êxitos das suas equipas. Toda a gente gosta de ver o seu trabalho reconhecido. Toda. O Jesus raramente faz isso, ou melhor, fá-lo só para certos jogadores e para certas características das suas formas de jogar. Esta conduta reiterada desgasta, desgaste que se acentua e “hiperboliza” quando os resultados começam a ser adversos.
Discordo ainda da apreciação de que o Jesus, no fundo, é um charlatão que nem capacidade de treino tem. Tal como agora há imensa responsabilidade do treinador, também havia há meses atrás quando demos “banho de bola” estratégico e táctico na Luz e no Dragão. Não, Diogo, o treinador Jorge Jesus é, nessa componente, do melhor que temos por cá. Sucede, importa ressaltar, que essa capacidade não é independente dos contextos relacionais em que se realiza. Uma das diferenças críticas em relação à época anterior – não a única – será justamente a da degradação para níveis irrecuperáveis da confiança e respeito dos jogadores, de uma grande parte dos jogadores, pelo Jorge Jesus.
O Jorge Jesus já não tem condições para comandar a nossa principal equipa de futebol, nisso concordamos, mas não é verdade que seja, como afirmas, uma simples fraude.
18 Janeiro, 2017 at 11:51
Gregor, respeito sempre muito aquilo que dizes. Repito: sempre.
Em todo caso, eu não tenho a visão que 99% das pessoas tem do Jesus. Sou eu que estou errado? Eventualmente. Não sou nenhum iluminado. Há muitas coisas a colidir aqui, e muitas coisas que não batem certo.
Por exemplo, Gregor, nos dois anos em que o Sporting, se o futebol fosse uma coisa limpa, teve a capacidade de se bater com os mais fortes economicamente , o Sporting fê-lo sempre a jogar melhor do que as equipas milionários do Jesus. Sabes, há muita gente que não se lembra, mas as primeiras voltas completas do Jesus no Benfica eram lastimáveis, apenas superadas pela “boa-vontade” dos senhores do apito. É aqui que muitas coisas passam a colidir, porque mesmo querendo dar o braço a torcer, olho para trás e não vejo nada de extraordinário no percurso dele. Repara: ele era óptimo, e no entanto só o conseguia ser quando estava em posição de ser apoiado pelos árbitros e sistema. Nas ligas da Europa, era sempre desastrado. Foi a uma final da Uefa, certo, mas as suas prestações na champions eram, como foi este ano, vulgares.
E mais: o Jesus é o melhor no plano técnico, mas, só a título de exemplo, sempre foi batido pelo Marco Silva, com equipas ora de menor dimensão, ora com uma equipa da mesma dimensão mas com um orçamento mais reduzido.
Há muitas coisas que não batem certo, repito.
Mas concordamos em muitas coisas também.
18 Janeiro, 2017 at 12:07
Apesar de, como o Gregor, achar o JJ um bom treinador, concordo com o que dizes acerca das primeiras voltas de JJ. Aliás, se bem me lembro, este para ser despedido na época em que conquistou o último título no carnide. Jogo com o Gil em casa, a perder até aos 89 e depois 2 golos a virarem o resultado. E o episódio de Guimarães a “proteger” o adepto, cimentou a sua defesa.
18 Janeiro, 2017 at 12:24
Diogo, já puseste a hipótese de, também no Benfica, o Jesus não ter sido propriamente um ás a gerir o balneário? Por outras palavras, que as dificuldades que as equipas do Jesus experimentam tenham menos a ver com a concessão do treino do que com o tipo de relação que ele “alimenta”?
De qualquer modo, estamos em sintonia no essencial. Já concedi no outro dia. Pessoalmente, não acredito mais no Jesus.
P.S. Lembro-me que chegaste a defender-me dos impropérios que ouvi por defender o Marco Silva. Ou melhor, por torcer o nariz à narrativa “oficiosa” de que o Marco Silva era um sonso desleal. Nunca me esquecerei disso. Bastaria isso para o meu respeito por ti e pelas tuas posições, mesmo que não as acompanhe, ser inabalável.
18 Janeiro, 2017 at 13:28
*Por que carga de água esta m. de corrector transforma concepção em concessão?
18 Janeiro, 2017 at 11:37
Diogo. O treinador tem culpa de imensa coisa, principalmente do estado físico e mental da equipa.
Mas numa eliminatória, como ontem, a atitude faz toda a diferença. Todos os nossos jogadores em campo ontem ganham 10 vezes mais e têm 10 vezes mais talento que qualquer jogador do Chaves. A diferença esteve na capacidade de defender o símbolo que se leva na camisola. E aí há pouco que um treinador possa fazer.
18 Janeiro, 2017 at 11:57
Maria, isso vale para tudo. A atitude faz a diferença até num jogo de pré-época.
E também é ponto assente que as equipas grandes pagam melhor. O Sporting não é excepção. No entanto, se tal não é suficiente, se os roubos da arbitragem nem sempre podem ser desculpa, isso leva-nos, antes de nos pormos a cogitar sobre níveis emocionais (que será sempre uma discussão subjectiva, difícil de medir na realidade), aos problemas de ordem técnica, eventualmente do treino.
Deixa lá. Olha, não vai dar a nada estar para aqui a discutir isto. Acho que por hoje já chega da minha parte.
18 Janeiro, 2017 at 12:18
Concordo com alguns pontos do texto e discordo de outros, no entanto acho que é uma opinião bem fundamentada (mesmo relativamente aos pontos que discordo).
Sem intenção de criar atritos deixo só a minha opinião relativamente aos pontos que discordo:
– a “aposta na prata da casa” não é solução imediata para um clube que quer ser campeão (vejam-se os planteis campeões dos últimos 6/7 anos). Já deixei aqui uma vez a minha opinião relativamente à política de contratações deste ano, acertámos umas e errámos noutras ou por falta de sorte ou por falta de qualidade. Claro que gostava que o Sporting fosse campeão com 11 formados na academia, mas de momento acho que não é possível.
– Jesus é o treinador certo para o Sporting: conhece o campeonato e está habituado a ganhar. A época passada foi exemplo perfeito disso em que nos voltou a por na luta pelo título até à última jornada e a jogar bom futebol. Esta época infelizmente jogámos bom futebol em poucos jogos, mas acho que devemos manter Jesus como treinador pois há poucos melhores que ele na vertente tática. Não podemos fazer do Jesus a besta que não é, por causa do seu (muito) elevado ordenado e do seu ego.
Relativamente a esta questão do treinador, se hipoteticamente Jesus saísse, que soluções é que havia para o lugar dele? e antes que venham pedir o Rui Jorge, relembro só que é um treinador, que apesar de estar a fazer um trabalho incrível, nunca treinou uma equipa sénior e há cerca de 6 anos que é treinador de seleção (rotinas de treino completamente diferentes de um treinador que treina diariamente). Logo isso seria uma aposta com odd elevada.
18 Janeiro, 2017 at 10:13
O futuro é a formação mas com contratações de qualidade a complementar,não existe nenhuma equipa na Europa que tenha sida campeã só com jogadores da formação,nem mesmo o Barcelona.
18 Janeiro, 2017 at 10:15
Bom dia.
Não é que tenha muita vontade de falar, escrever ou fazer lá o que quer que seja. Mas decidi deixar aqui só umas palavras que me vão na alma.
Esta época esta a correr mal. Muito mal. Disso ninguem tem duvidas. Os objectivos desportivos vão-se esfumando 1 a 1 e parece que caminhamos para uma epoca de fracasso total.
Resta-nos o “sonho” de poder chegar ao 1° lugar no campeonato, mas com dois rivais pelo meio e pelo andar da carruagem, antevejo uma tarefa dantesca.
Nestas alturas a nossa tendencia natural é a de colocar tudo (mas mesmo tudo) em causa e daí até pedir a cabeça do presidente, treinador e até meia equipa é um pequeno passo.
Eu não vou por ai. Este tipo de revoluções raramente dão certo e normalmente só ajudam a cavar ainda mais fundo o buraco.
Sem deixar de reconhecer que o planeamento e as escolhas para esta epoca foram más (os resultados falam por si e o azar não explica tudo), não vou atirar a toalha ao chão. Prefiro pensar que todos no Clube estarão tao ou mais fodidos do que eu e que vão transformar este momento em algo melhor.
É a isso que me vou agarrar nos próximos tempos.
18 Janeiro, 2017 at 10:19
Eh smigo Jorge…
Houve transmissão de pensamento na ideia de resistir…e à mesma hora…
Abr e SL
18 Janeiro, 2017 at 10:15
Pergunta o Cherba se ” sinds existem alguns sinais vitais…”
É claro que existem amigos…
Enquanto houver no peito de um sportinguita um coração a bater…
O Sporting continua vivo…
Iremos dsr a volta…
Há muito campeonato prla frente..
Não iremos desistir..
Nós somos ds raça dos que não desistem…
” Lambemos as feridas…e continuamos na luta…”
Um Leão nunca desiste…!
Quem não tiver força anímica para a luta…
” Meta baixa…”
SL
18 Janeiro, 2017 at 10:19
+1
18 Janeiro, 2017 at 10:17
Presidente diz que em Janeiro vai haver emagrecimento do plantel! Acho bem, acho muito bem!
TSF Forum: a crise do Sporting!
18 Janeiro, 2017 at 11:33
Talon para diretor desportivo!
18 Janeiro, 2017 at 10:20
Bruno….chega de palavras
Agora queremos acção…pega na esfregona, e limpa a merda que autorizaste… depois falamos….
PS-Nos próximos dias vamos ver se Palhinha não veio porque William quer ir dar uns passos de dança com os manos de Manchester! Parece que o Adrien só para o verão…
JJ, caga nos Campbell, caga nos Markovic … aposta na prata da casa, faz uma de juju sfv faz os miúdos crescerem. caga no ego, que este ano já não há mais nada para encher… tiveste Madrid, foi bom, não foi… mostra que sabes fazer jogadores de futebol…
Se queres ficar pela glória FiCA! Se queres ficar pelos cobres, baza sfv… não precisamos de leões com mentalidade de lampião…. procura o teu destino! … longe daqui! A herança de 28 jogadores em 18 meses será sempre tua !
18 Janeiro, 2017 at 10:25
Por varias razoes nao acredito que jesus ganhe este plantel outra vez. Como gosto mais do plantel do que do jesus, acho que a unica solucao e a mudanca de treinador. A vir alguem novo, espero que se enquadre naquilo que e a identidade do Sporting.
As contratacoes nao foram mal feitas. Eu estava satisfeito com os nomes dos jogadores. Foram foi desequilibradas… Quantos de nos nao vimos que havia problemas nas laterais por exemplo? Foram tambem excessivas. La esta, todos nos queremos as tais contratacoes cirurgicas para equipa “made in alcochete” e isso nao aconteceu, contratamos dezenas de jogadores. Este e o maior problema, eu admitia que se contratasse o alan ruiz por exemplo (prefiro muito mais gastar num jogador 8 milhoes do que comprar 8 por um milhao) mesmo sabendo que ate agora nao mostrou nada. Admitia que se contratasse o alan ruiz, o dost e um defesa esquerdo. O resto seria prata da casa e plantel do ano anterior. Reparem que as contratacoes cirugicas podem ate nao dar certo mas que se admita isso que os socios aceitam. O que ninguem fica satisfeito e ver que em 12 jogadores aproveitam-se 2 e meio e ver uma equipa descaracterizada…
Nao gostava de estar na pele de BDC, dificil e delicada tarefa lidar com esta situacao. Principalmente pelo ordenado irreal que JJ recebe. Espero para ver qual a decisao. Forca BDC, este sera talvez o momento mais critico do teu mandato, lembra-te porque te candidaste ha 4 anos. So peco isso.
SL
18 Janeiro, 2017 at 10:28
+1
18 Janeiro, 2017 at 11:09
O momento mais critico…deixa ver: Não há dinheiro. A banca está numa de acabar com o Sporting e vender o que sobra. Os passes do jogadores não pertencem ao clube, os jogadores e agentes fazem o que querem and so on…Certo, este é (talvez) de facto o momento mais critico que Bruno de Carvalho já enfrentou desde que chegou ao Sporting…esta a falar a serio?
S.L.
18 Janeiro, 2017 at 11:55
aslan,
cá para nós que somos soldadinhos de chumbo, em termos desportivos temos de admitir que o é
18 Janeiro, 2017 at 11:22
+1. Temo todavia que o BdC mantenha o Jesus no posto até, já na próxima época, a coisa dar (de novo) para o torto.
18 Janeiro, 2017 at 11:37
Bom comentário, Ireland.
Agora repara… num clube cheio de carcanhol, até podes achar que o treinador é que está bem e dar uma vassourada.
Num clube com os colhões apertados, é muito mais fácil despachar um treinador.
No Sportingm é fodido. Além da falta de carcanhol, o treinado para sair tb é financeiramente uma loucura.
O que BC tem de conseguir é uma puta de harmonia entre treinador e jogadores, bem como dar os retoques necessário a o plantel.
Agarrar nos putos e contratar de forma cirurgica. JJ só tem de engolir e trabalhar. Se não aceitar… pode ir à vida dele.
18 Janeiro, 2017 at 12:13
Concordo,
Se queremos estabilidade não pudemos mudar de treinador anualmente, ainda para mais um treinador que fez o campeonato que fez o ano passado.
Que se dote a equipa com outras opções, existem Matheus Pereira, Gauld e A.Geraldes num hotel qualquer à espera de irem não se sabe para onde, quando se calhar podem dar outras opções ao Sporting.
Não serão nenhuns salvadores da pátria, mas talvez ajudem o Sporting a mostrar uma face mais combativa.
18 Janeiro, 2017 at 13:53
+1
18 Janeiro, 2017 at 10:25
CRÓNICA DUMA MORTE ANUNCIADA.
AS RAZÕES:
1 – FALHA CRASSA NA POLITICA DE CONTRATAÇÕES/EMPRÉSTIMOS:
Petrovic, Castaignos, André, Markovic, Elias, Alan Ruiz, Meli: 7jogadores com contexto péssimo: falta de experiencia no futebol europeu de alto nível, necessidade de tempo de adaptação, lesões sistematicas (caso de Markovic), vindos de campeonatos com niveis de intensidade e competitividade bastante inferiores ao nosso;
2 – ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO PÉSSIMA/AUTOFÁGICA:
A constante, desgastante e, acima de tudo, contra-producente obsessão com o Benfica
(sim, escrevo com letra grande porque não confundo as coisas), que levou a que o foco, desde o inicio da época, tenha sido os OUTROS ao invés de NÓS. Este autismo levou a que, qualquer falhanço tenha tido sempre inputado às Arbitragens e ao Benfica, em vez de ter sido aos jogadores, equipa técnica e Direção. Este “passar de pelo” desresponsabilizou e a ausencia de um ato de contrição fez com que, tantas vees, os jogadores se sentissem mais vítimas das circunstancias do que co-responsáveis. O resultado está à vista.
3 – FALTA DE PLANEAMENTO NO SCOUTING/AUSENCIA DE DIRETOR DESPORTIVO:
. 7 ou 8 contratações que há muito se viu que fracassaram;
. Falta dum SA (André, Castaignos, Campbell, Bruno César, Bryan Ruiz, Markovic, you name it, todos eles apostas falhadas…);
. Falta dum médio criativo: JJ pensou (erradamente) que Bryan seria o substituto de João Mário – falhou redondamente, e Bryan não começou a jogar mal há uma semana (curiosamente, ontem até foi dos melhores jogos dele, agora pensem nos piores…;)!)
4 – QUESTÃO MENTAL – Provavelmente, a principal questão:
Adrien Silva: nunca falhou tantos passes como agora
William Carvalho: pior época em termos físicos e de intensidade;
Bryan Ruiz: completo esgotamento de motivação, que nos leva a pensar que o fantasma do golo falhado contra o Benfica ainda paira na sua cabeça;
Centrais: falhas graves de concentração e, pior, medo de falhar,
Aliás, a mais preocupante coisa que acontece a esta equipa é o MEDO DE FALHAR:
Ontem, deu-se um episodio SURREAL: quando Beto se lesionou e Coates marcou aquele horrivel pontabe de baliza que encontrou o jogador do Chaves (e que Beto slavou o golo), a seguir no canto, houve uma falta assinalada a nosso favor e ninguém, repito, NINGUÉM DO SPORTING QUIS ASSUMIR A MARCAÇAO DA FALTA!!!
Em suma: se continuo a ter razões para apoiar Bruno de Carbalho (pelo excelente trabalho na área financeira) e Jorge Jesus (pelo seu histórico de nunca desistir), tenho que dizer que, a niovel desportivo, esta época ACABOU.
E É BOM QUE SE COMÇE A PREPARAR…JÁ!… a próxima época.
18 Janeiro, 2017 at 10:29
De acordo
18 Janeiro, 2017 at 11:25
Muito boa analise Converge, também é essa a leitura que faço.
Só não concordo com o teu ultimo parágrafo, a época está MUITO LONGE de estar acabada, há uma diferença abismal entre conseguir pelo menos a pré da champions ou dar uma cambalhota e voltar a ser brindado com uma época 12/13 versão 2.0.
SL
18 Janeiro, 2017 at 10:29
2 semanas para emagrecer o plantel, vamos ver quem vai querer os pernetas.
18 Janeiro, 2017 at 10:30
Erros de casting, erros durante jogos, erros em intervenções publicas, assim fica complicado acreditar que esta dupla pode ser aquelas pessoas que nos vão levar ao sucesso. Quanto a jogadores, a questão das laterais é surreal, nem no Braga tinham lugar. Colocadas aqui as culpas do JJ e presidente acho que os jogadores devem ser responsabilizados pois quando é para jogar na luz ou no barnabéu a qualidade está lá fruto igualmente da motivação.
Mas se acho que a falta de sucesso em outras provas está relacionada mais com a nossa falta de qualidade, não esqueço igualmente os 2 pontos de Guimarães, os 2 do Nacional e os 3 da luz que nos foram retirados de forma habilidosa: é só fazer as contas, estavamos lá na frente na luta com Porto e Benfica, mesmo tendo jogos vergonhosos como tivemos com Braga, Chaves, e outros em que perdemos pontos por falta de competencia. Como disse aqui à dias, vou continuar a apoiar, acredito que o BdC nãoi vai ganhar as eleições porque não conheco um único sócio daqueles dinossauros com muitos votos que diga que vá votar nele, e bem sabemos o peso dos votos (uma tolice) dos sócios antigos. Neste momento podemos correr o risco de qualquer pessoa que venha com uma candidatura minimamente séria e sem fazer do ataque ao BdC a sua politica, pode vir a ganhar a mesma. Eu acredito que vou dar o meu voto no BdC pela terceira vez… a menos que o Benedito se chegue à frente 🙂
18 Janeiro, 2017 at 10:32
Na pré-época, o JJ quis dar um andamento intensivo à preparação do nosso plantel, escolhendo para jogos particulares equipas de topo europeu. A coisa correu mal. A nossa equipa sofreu vários vexames em campo. Na minha opinião, aquilo que o treinador quis fazer foi mostrar ao nosso presidente que os meninos da nossa formação não tinham pedalada para um Sporting de Champions, e desta forma, poder preparar uma nota de encomenda onde figuravam muitos cêpos desta vida.
Disse-o logo após algumas jornadas, numa altura onde nos encontrávamos encostados aos encornados, que havia jogadores que não tinham comprometimento com o clube – à cabeça Markovic. Jogador esse cujo empréstimo nos custou 1.5M. O Elias é aquilo que a maioria já desconfiava. Campbell, um tipo que anda de empréstimo em empréstimo há não sei quantos anos seguidos. Destacou-se no campeonato grego, ao serviço de uma equipa que é campeã há muitos anos consecutivos. Petro, não jogava num Kiev desta vida, isto é, numa equipa já por si muito fraquinha.
Realmente, agora acredito que o JJ tenha furtado o «software» da lixeira. Não foi bem o software, foi a lista de jogadores que ele ia alimentando com o passar dos anos na Lixeira.
18 Janeiro, 2017 at 10:37
Neste momento o BdC não tem outro remédio senão o de continuar a apostar no mister da Amoreira. A sua dispensa custar-nos-ia muita massa, e penso que pouco adiantaria a sua substituição.
lamento que quando o nosso Presidente renovou com o JJ que não tenha previsto aquela cláusula que previsse o seu despedimento com justa causa caso determinados objectivos fossem esbanjados.
18 Janeiro, 2017 at 10:39
Mas esse é o maior problema e foi o Bruno que o criou!!
JJ só sai se quiser e quando quiser!
Ninguem lhe vai pagar o resto do contrato para o despedir!
JJ sente que não tem ninguém acima dele e que faz o que quiser!
E Bruno está completamente refém do JJ!
Por isso…. e agora Bruno?
18 Janeiro, 2017 at 10:48
O BdC, terá de fazer com o JJ o mesmo que fez com o Marco (caso este lunático lhe peça reforços). Queres reforços?! Olha, os reforços são estes: Palhinha, Gauld, Xico, Iuri, Podence, Pedro Marques e por aí fora. Não estás contente? Então ganha vergonha na cara e põe-te no caralho pelo teu próprio pé!
18 Janeiro, 2017 at 10:52
Isto
18 Janeiro, 2017 at 10:53
Completamente de acordo Italiano!
A questão é…. e “tomatinhos” para dizer isso publicamente tal como disse ao Marco Silva…
18 Janeiro, 2017 at 11:04
Mesmo De Fran!!
Reforços agora só da casa…Iuri, F. Geraldes, Gauld e Jonathan Silva!
E libertar o entulho que veio!
18 Janeiro, 2017 at 13:54
Isto
18 Janeiro, 2017 at 14:08
Certíssimo.
18 Janeiro, 2017 at 15:59
+1000
18 Janeiro, 2017 at 10:54
O JJ quis envergonhar os nossos putos na pré-temporada. Cada vez tenho mais certezas disso. Foda-se… em quê que o Mané é inferior ao Joe Campbell?! Em quê?! Foda-se… PQP!
18 Janeiro, 2017 at 10:59
Tens tu e tens Eu!
Na pré-época TODOS estiveram muito mal! Se fosse pela pré-temporada nem o Coates por exemplo escapava!
JJ quis passar a mensagem que com os putos era quilo que nos esperava e por isso tinha que ir contratar “entulho”…
E o Bruno com os bolsos cheios com as vendas do Slimani e João Mário (sabia-se que iam ser vendidos)… foi na conversa do JJ e confiou e…. deu merda!
18 Janeiro, 2017 at 11:05
Cada vez acredito mais nessa teoria…para depois poder ir buscar quem lhe apetecesse!
18 Janeiro, 2017 at 11:37
Reconheço que não conhecia bem o Campbell. Mas vendo-o jogar, tenho de concordar. O Campbell só ganha ao Mané em “estampa física.”
18 Janeiro, 2017 at 14:10
Disse aqui na altura da contratação que era craque. Acho que sim, mas burro.
18 Janeiro, 2017 at 10:40
muita massa mesmo…a não ser que o mister queira sair de livre vontade
18 Janeiro, 2017 at 10:40
Fala-se, ou escreve-se, que o André Geraldes poderá a vir a ser o nosso próximo director desportivo. Cruzes credo! Parem com os tiros nos pés! Qual é o critério para ponderar sequer esse nome? Será que o gajo ganhou a Champions League 5 vezes consecutivas ao comando do Praiense (FM)? Parem de brincar às bonecas!
Fala-se que o scouting é fraquinho… alguém me sabe dizer quem é a cabeça principal desse scouting? Não será o Manuel Fernandes?! O tipo que um dia disse que o Carlão era um avançado que encaixaria bem no SCP?
18 Janeiro, 2017 at 10:45
O André Geraldes até pode ser bom rapaz (não o conheço) , mas porra…. alguma vez na vida o André Geraldes teria ascendente sobre o JJ?
Na situação actual nem o Presidente tem!
Em termos de futebol
nº 1 —> Presidente
Nº 2 —> Dir. Desportivo que responde hierarquicamente ao Presidente
Nº 3 —> Treinador que responde hierarquicamente ao Dir. desportivo.
É que não pode haver duvidas!!
18 Janeiro, 2017 at 10:45
Sobre a partida… há tão pouco a dizer.
Além da nossa incapacidade, do nosso azar (duas saídas por lesão ainda no 1º tempo) e daquele passe idiota do Bryan que viria a estar na origem do golo… fico fodido como aquele Assis, que deve ter feito mais de uma dezena de faltas, não tenha levado amarelo. Teria condicionado aquele cabeçudo… além disso, irritou-me profundamente a atitude daquele jogador, quando por duas vezes agarrou a cabeça dos nossos jogadores, e numa outra situação, ficou deitado por cima de um leão, isto, em tentativas claras de retardamento do jogo.
18 Janeiro, 2017 at 10:51
O meu pai já não pode com o Bryan… diz ele frustrado que parece uma mulher a jogar à bola! PQP!
18 Janeiro, 2017 at 10:53
Ele que veja um jogo das Leoas e muda logo de opinião
18 Janeiro, 2017 at 11:54
🙂 …bem fisgada lol
18 Janeiro, 2017 at 10:56
Não é só teu Pai!
Eu também não posso com o Bryan!
Um gajo que está “marcado” pela falta de pragmatismo na época passada em 2 jogos chave (Guimarães e Benfica em Alvalade)…. tem que se deixar de rodriguinhos e jogar simples!!
Que foi aquela m..erda ontem?
Fazer um passe arriscado a 3 minutos do fim para quê???
Se não fosse golo no livre…. tínhamos Bruno Cesar amarelado para o prolongamento graças ao Bryan!
18 Janeiro, 2017 at 11:28
Isso!
Jogador experiente fazer aquela merda?!?
PQP!!!
18 Janeiro, 2017 at 11:51
Aquilo estava longe de ser um passe arriscado, mas ele fez o mais difícil, torná-lo efectivamente num passe de morte, mas para a baliza contrária. Aliás, como já aconteceu várias vezes este ano.
18 Janeiro, 2017 at 14:14
A equipa de futsal feminino não vai gostar! 🙂 E então aquela miúda que foi expulsa com dois amarelos contra o Futebol Benfica será a porta-voz! 🙂 Que fibra tem a miúda!
18 Janeiro, 2017 at 11:11
Reboleira, não Amoreira.
18 Janeiro, 2017 at 11:14
Renovar com um treinador que custa quase 8M por época para lá do seu mandato é um caso que um dia vamos olhar como má gestão, ou pelo menos uma tremenda falta de bom senso. Por esse guito tinhamos ido buscar o Klopp, os alemãos adoram Lisboa: sol, boa comida, e o nosso Clube é o tipo de projeto à imagem desse grande treinador 😀
18 Janeiro, 2017 at 10:51
Começas logo com uma “contradição”. Ele fez uma pré-época para dar andamento, mas metade do plantel nem essa pré-época fez. Os campeões da europa estavam de férias, e os reforços só chegaram em Agosto.
Basicamente a pré serviu para queimar jogadores, sendo que se aquelas exibições servissem para aferir alguma coisa, não seria que o Podence, Iuri e Cia não estavam “preparados”, isso aplicava-se a Coates, Semedo, Ruiz, e mais uns quantos.
18 Janeiro, 2017 at 10:56
Mas foi isso mesmo que eu quis dizer! Foi para queimar os putos! Para mostrar ao BdC que os putos não tinham andamento para a equipa principal!
Aliás sempre o disse!
Havia pessoal que estava a criticar os putos (Iuri à cabeça) que não tinham mostrado nada na pré-época. E eu perguntava-lhes: e houve alguém que tivesse mostrado alguma coisa?
18 Janeiro, 2017 at 10:37
O anúncio da nossa morte é manifestamente exagerado. Ainda não morremos, mas só ficamos melhor se forem tomadas as medidas que se impoêm.
Na realidade, este é o verdadeiro teste de fogo de BDC. Até agora tudo tinham sido rosas (não é bem assim, mas pronto), tinha sido sempre a subir e a atingir novos patamares.
Com esta miséria (não ganhar nenhum dos jogos ao Chaves era impensável) – este o é mesmo o primeiro ano complicado de BDC. Ainda por cima a meses (semanas) das eleições. Mas é disto também que se fazem os grandes homens e presidentes. Acredito que BDC esteja a tirar todas as ilações deste grande teste de fogo – e que com isso seja ainda um melhor presidente no novo mandato, que bem o merece.
Saúdo o emagrecimento do plantel, já por ele anunciado. Costuma dar resultados quase imediatos, os que ficam sobem logo o seu patamar de exigência. O nosso futuro, tal como foi o nosso passado – é a formação + 2–3 craques daqueles que pegam de estaca. Tudo o resto e folclore.
18 Janeiro, 2017 at 11:39
É pá, eu olho-me ao espelho e só vejo um zombie. Estarei mesmo vivo?
18 Janeiro, 2017 at 10:42
E confesso que tenho uma certa curiosidade em ler o que exercito de soldadinhos de chumbo tem para dizer!
Pela amostra…. tem sido “surreal”
Tadeu….quer comprar árbitros!
Corine ….. os jogadores não têm brio! Questionar o Treinador e a Direcção que planificaram toda a época e escolheram os jogadores é que não!
Escusado será dizer que conto com o Nogueira para meter a Corine no sitio, pois quem se mete com o Sporting em publico…. leva troco!
18 Janeiro, 2017 at 10:50
O Nogueira, já escreveu alguma coisa? Estou com curiosidade em lê-lo. Equipa do C@ralho!
18 Janeiro, 2017 at 10:55
Tao desde ontem reunidos, num bunker, a decretarem estado de emergência.
18 Janeiro, 2017 at 11:09
mas os bocas-de-trapo saíram que nem flechas debaixo das pedra para disparar em todas as direcções, como é bom tipos com pouca pontaria virarem a espingarda e em tudo o que acertar é lucro.
18 Janeiro, 2017 at 11:29
Nao fales assim do Bruno de Carvalho
18 Janeiro, 2017 at 11:30
Brunovl, chama-se Bruno mas a diferença é grande, foda-se, oh se é…
18 Janeiro, 2017 at 11:34
Podes crer que é. Mas o mais engraçado é que para qurm nao papa grupos e nao faz partes de grupos e pensa pela própria cabeca e etc foste bastante rapido a vir aqui defender oa comparsas, e a acusar outros de serem grupinhos. Ironico
18 Janeiro, 2017 at 11:39
não companheiro, estás mais uma vez enganado, eu sou um defensor acérrimo de bruno de Carvalho portanto posso englobar-me sem problema no lote dos soldadinhos de chumbo, mas é que sem problema algum.
Sei o que quero, sei para onde caminho, não ando á deriva e a minha vida tem sido prova disso, e no Sporting quem eu quero é a continuidade de um trabalho bem feito por um presidente minado pela conjuntura desportiva deste país de merda e por alguns Sportinguenses, já te disse que não tenho grupos, mas não me preocupo nada em pertencer a quem defende o projecto de BdC.
agora sim, não vou mais teclar hoje, digam a merda que disserem. bye
18 Janeiro, 2017 at 10:56
O corine é o Pedro baptista. 😉
18 Janeiro, 2017 at 11:28
A Corine é uma mulher, tu é que tens mais pinta de Pedro Batista
18 Janeiro, 2017 at 11:37
Fofo. Vê se me esqueces.
18 Janeiro, 2017 at 11:40
não dás uma para a caixa, era só isso.
18 Janeiro, 2017 at 16:13
A Corine é uma mulher e o Pedro Guerra é um velocista.
18 Janeiro, 2017 at 11:01
E depois há uma coisa que me tirou do sério… após o golo, as câmeras focaram-se no spot onde se encontrava o nosso staff… era só gajo com os olhos colados nos smarphones (André Geraldes e por aí fora). Foda-se… que nojo que me meteu…
18 Janeiro, 2017 at 11:04
Hoje estamos em sintonia em muita coisa!
Eu pensei cá para mim “mas que merda é esta?? São estes gajos a “estrutura” do Sporting? Estavam todos a meter like ao Pedro batista ou o crl”
18 Janeiro, 2017 at 11:19
Deves achar que os posts e tweets se escrevem sozinhos
18 Janeiro, 2017 at 11:35
Comecaram logo ontem a escrever o comunicado do BdC e a fazer pesquisas no TransferMarkt
18 Janeiro, 2017 at 11:46
Tu és fodido. Um gajo já não pode jogar Simfarm que tem de levar logo com estas bocas.
18 Janeiro, 2017 at 13:35
Estavam a vender o Andre no fantasy football
18 Janeiro, 2017 at 11:03
eu, como soldadinho de chumbo já disse o que tinha a dizer em baixo
18 Janeiro, 2017 at 11:08
Mário…
Sem meias palavras, Tu para mim não és soldadinho de chumbo. És “apenas” alguém como Eu e Muitos Sportinguistas que pensam pela sua cabeça!
E como existe liberdade de pensamento cada um tem a sua opinião e obviamente as diferenças de opinião vão existir.
P.S. A titulo de curiosidade até te digo que estou de acordo com o teu post mais abaixo.
18 Janeiro, 2017 at 11:10
Ricardo, como deves ter-te apercebido eu não me estava referir a ti mas sim em quem acompanhou de imediato o teu comentário.
18 Janeiro, 2017 at 11:13
aliás, estou bastante chateado hoje, por isso nem vou dar azo a conversetas que vão levar tempo e que de frase para frase de vão agravar os tons.
Fecho a minha loja por hoje!
18 Janeiro, 2017 at 11:23
Continuo é a dizer, o “fight & resist” caíu em desuso para alguns, é dificil lutar, dá um trabalho do caralho…e é tão mais fácil destruir do que construír, destruir leva minutos, construir leva meses, anos….
Lutar? isso dá mesmo muito trabalho, para lutar “vá lá um de nós que eu fico aqui” e quando ganharmos alguma coisa esse juntam-se á fotografia como se estivessem sempre presentes.
há aqui malta que está sempre á espera que algo de mau aconteça para dar um ar de sua graça, estão sempre com os dedinhos afiados nas teclas do pc para minar, para corroer.
fim de prosa
18 Janeiro, 2017 at 14:22
Mário, não nos saudámos ontem à noite, infelizmente.
Estou com um melão do caraças. Hoje, envio-lhe um abraço, bem fodido da cabeça. E apesar de divergências, muito poucos na Tasca querem ver desaires ao Sporting, acredito mesmo.
18 Janeiro, 2017 at 11:22
Mário, eu tenho sido coerente no meu discurso. Sempre fui contra certas coisas, e muitas vezes se não cascava mais vezes era para não meter carvão. Ninguém me pode acusar disto e daquilo.
Fui daqueles que ficou bem fodido pelas «dispensas» de alguns jogadores: Mané, Iuri… a não inclusão do Xico na pré-temporada. Etc…
18 Janeiro, 2017 at 14:16
Por amor à verdade, o psfilipe na página 11 do post anterior, teve um comentário do qual gostei.
19 Janeiro, 2017 at 5:42
Era só o que faltava. Nem os emus pais me puseram no sitio havia de ser uns desconhecidos num blig da internet que que faziam.
Mas folgo em saber que achas normal o meio campo campeão europeu não conseguir dominar um jogo toda a época.
18 Janeiro, 2017 at 10:46
Eu não tenho respostas para o mau momento da nossa equipa. No entanto, custa-me comprar a teoria de que os jogadores estão a fazer a cama ao treinador ou estão mais interessados em sair do Clube.
http://videos.sapo.pt/rGcs7mYvff4Obi0YqUkY
Este jogo foi há menos de 1 mês, quando já estávamos, há muito, em fase descendente. Parece-vos, pela atitude dos jogadores após o golo – os que estavam em campo e os elementos que estavam no banco – que não querem ganhar?
18 Janeiro, 2017 at 10:48
Bom dia, o plantel está de rastos psicologicamente, não estão a jogar um pirete, são dominados por adversários muito inferiores e basta que estes corram mais e façam valer o fisico que a coisa começa desde logo a complicar-se, e porquê? porque os jogadores não acreditam neles próprios e não acreditam neles como equipa.
Desde muito cedo que venho a dizer que é por demais evidente que o jogo atacante esta época do Sporting é meter a bola no Gelson e ele que tire sozinho os coelhos da cartola, o que é manifestamente pouco para um candidato ao título quando tem por exemplo outro fantasista na bancada (Matheus Pereira).
Para esse desacreditar psicológico em muito contribuíram arbitragens escandalosas e corrosivas, senão veja-se:
Em qualquer jogo, qualquer sopro de um jogador do Sporting num adversário é falta, uma mocada num jogador do Sporting passa incólume milhentas vezes, só isto condiciona o nível de agressividade que uma equipa pode impor durante um jogo e logo poderá condicionar o resultado.
Isto não é uma caça ás bruxas, não jogamos nada, é certo, mas as arbitragens tem feito o seu trabalho de casa em muitos jogos importantes, dos quais me salta á vista em Guimarães, Setúbal e na Luz.
Época desfeita, muitas dúvidas, adeptos revoltados, jogadores desmotivados e Presidente com a cabeça em água…quem mais podería querer isto? a lampionagem, o estado lampiónico, esses filhos de uma puta tresmalhada que controlam o maldito futebol português.
A mim só me resta continuar a apoiar, o presidente é um dos nossos e vai com a cabeça mais fria tomar as decisões certas, continuo com ele sem pestanejar…os meus nove votos vão para o melhor presidente das últimas décadas e um dos 3 melhores da história do Sporting.
Não como gelados com a testa, nem ando a reboque de grupos revolucionários.
Para mim o Sporting é tudo e amo-o mais que nunca!
18 Janeiro, 2017 at 12:11
nem mais mario
18 Janeiro, 2017 at 16:44
Clap clap clap
18 Janeiro, 2017 at 10:51
Sinceramente, acho que devemos ter muita calma nestes próximos tempos… com a certeza que a liderança de BC vai obrigar a alterações imediatas na estrutura do futebol… neste campo o treinador é intocável, até porque a cláusula de rescisão é um impedimento a que isso aconteça… um dos primeiros elementos a mudar, seria o otávio machado, pessoa sobre a qual tenho muitas dúvidas da sua utilidade… gostava de ver na sua posição o luis vidigal… relativamente ao plantel, elias, petrovic, markovic e andré, na porta de saída e promovidos os regressos de francisco geraldes, iuri medeiros e por favor uma oportunidade ao matheus pereira…
18 Janeiro, 2017 at 10:52
Desde Junho de 2016 que só se fez merda!
Do presidente ao treinador…agora é hora de ver quem os tem no sitio.
Não há insubstituiveis
18 Janeiro, 2017 at 16:45
Não te podemos substituir?
18 Janeiro, 2017 at 10:56
Na minha opinião o JJ é para manter, ponto! Agora algumas coisas têm de mudar, o quê eu não sei, não estou por dentro das coisas, mas acho que juntos, Presidente e Treinador, têm todas as condições para inverterem essa tendência negativa. Aproveitar agora o resto da época para preparar a próxima, com maior intensidade, com maior profissionalismo, com menos basófia…Dispensar quem não interessa, quem não está a 100% com o projecto e siga…da minha parte vou fazer o que me compete, APOIAR…
Sporting és o meu grande Amor!!!
18 Janeiro, 2017 at 10:59
Esta época foi à Godinho Lopes.
O pessoal fala em limpeza de balneário, como se alguém quisesse pegar no Petrovic, Castaignos, Meli, Alan, Markovic, André ( a ser verdade que recusámos 1 milhão por ele, dá-me vontade de…), Jefferson, Douglas, etc. Devem pensar que os outros clubes comem gelados com a testa. É claro que não vai ser fácil emagrecer o plantel, se sairem um ou 2 com os salários pagos, já é muito bom.
Despedir Jesus também não é solução, pelo menos agora. Se quiser sair no final da época, é outra coisa. É um facto que não merece o investimento feito (salário), mas não podemos voltar ao zero todos os anos. Aguardo a todo o momento, as declarações do José Eduardo no aeroporto, sobre a “agenda” do Jesus.
Os jogadores. Não acredito que tenham feito a cama a Jesus. Talvez 2 ou 3 dos que não jogam não estejam com ele. Até podem estar fartos das suas bocas, mas ninguém sabota o seu próprio trabalho. Se não dão mais, é porque simplesmente não têm qualidade para dar mais. E enganaram-nos bem.
Para além de todos os factores, há uma coisa que me faz impressão. Jesus cristalizou o seu modelo de jogo, forçando os jogadores ao sub rendimento. Ter um jogador como Elias no banco, quando o nosso meio-campo perdeu força/posse com a saida de João Mário é um erro. É aí que estamos a perder os jogos, porque não sufocamos os adversários como no ano passado. Um meio-campo com William, Adrien e Elias nunca foi testado. PorquÊ?
18 Janeiro, 2017 at 11:57
Essa é a minha maior critica ao JJ, a sua fixação no 4-4-2, quando não temos um segundo avançado de jeito.
Agora é uma boa oportunidade para mudar para um 4-3-3, e ainda por cima já tem o gauld de volta que pode ser o 10 até ao final da época (o ideal seria recuperar o Geraldes para essa posição, mas já nem peço tanto).
18 Janeiro, 2017 at 11:00
Vou deixar os meus 5 centimos nas razões da má época. Como sempre vou focar-me no futebol jogado e deixar as partes políticas para os outros.
O SCP inicia a época com os mesmos princípios de sempre de JJ:
Construção a 3 com William a baixar entre centrais, médio (Adrien) atrás da primeira linha do adversário a dar solução entre-linhas, laterais projectados, interiores dentro procurando as ligações entre l-linhas nos corredores centrais. Avançados a procurar ligações dentro antes do ataque à profundidade (deixo de fora a parte defensiva pois o pior tem sido a queda da qualidade na construção ofensiva).
O problema começa com a diminuição de qualidade no jogo interior (criação) entre a linha média e defensiva adversárias, João Mário Slimani e Teo eram muito mais dados a decidir na ligação dentro e João Mário era mesmo muito bom na decisão nos espaços de criação. Bost foge desses terrenos (cada vez menos é verdade), abandona sempre a hipótese de ligar em apoio e corre sempre para a área onde realmente é eficaz, mas proporciona muito menos ligação do que Slimani dava dificultando a criação de oportunidades. Gelson tem capacidade para jogar entre linhas mas está a deixar de o fazer (já lá vamos) e não temos um segundo avançado que dê golo e jogo interior. O Markovic do SLB era esse jogador mas aparentemete deixou de o ser à muito, A. Ruiz neste momento não é nada (não tem decisão, não percebe o jogo colectivo) só tem técnica (e isso por si só hoje em dia dá 0).
Conclusão um 11 bem pior em qualidade de jogo ofensiva do que o do ano passado (onde a falta de inteligência dos laterais e a falta de qualidade de construção dos centrais eram ponto mais fraco que aliás se manteve para esta época).
Ainda assim a qualidade de jogo foi se mantendo, mas a falta de qualidade ofensiva dos jogadores reduziu a eficácia na tradução em remates/golos dessa mesma qualidade.
Com isto ficámos mais expostos a maus resultados, muitas vezes no imponderável que não se consegue controlar mesmo jogando bom futebol ainda que com a qualidade deficiente na decisão/definição (Guimarães, Benfica, Champions).
Com os maus resultados surge na minha opinião um grande erro que não sei se parte de uma decisão inconsciente dos jogadores ou de uma própria decisão estratégica de JJ:
Perante a diminuição de qualidade que defendo acima e tendo um jogador que é muito bom na área e na finalização ( mas tb que contribui para essa falta de qualidade no processo de construção onde tem capacidade para melhorar) fazemos o que muito se pediu por aqui . Passou-se a jogar para Dost, essa adaptação fez-nos perder tudo o que o nosso jogo tinha de especial o ano passado. Os posicionamentos estão lá mas as decisões passaram a ser sempre orientadas para os corredores e para o centro para a área. O problema é que isso é o futebol 101 e todas as equipas o sabem defender e não abunda a qualidade individual (exceptuando Gelson) para nos 2*2 nas laterais conseguir criar alguma coisa de jeito.
Voltámos ao futebol de M. Silva (pobrezinho e previsível, mas ele tinha Nani e Carrillho nas alas o que is desbloqueando alguns jogos).
Jesus tem de voltar ao seu jogo, continuar a moldar Dost para se envolver mais no jogo (marcara menos golos mas ainda muitos e o numero de oportunidades de golo total da equipa subirá), trabalhar jogadores inteligentes e jovens como Geraldes (este o tipo de jogador de que precisamos como pão para a boca) e abandonar a teoria do cavalão e a mania que consegue ensinar qualquer um.
Ainda ontem uma das nossas melhores oportunidades do jogo nasce da única jogada em toda a segunda parte em que aplicámos os princípios de jogo de jesus, William joga em Adrien dentro do bloco adversário, este tem um passe muito bem decidido (e difícil) em que joga no centro em Dost que deixa 5 adversários fora da jogada e Dost entre linhas com tempo para enquadrar e encontrar Gelson para o isolar (está aqui um exemplo de que dost pode fazer este tipo de jogo).
Quanto ao porquês desta situação não entro por ai deixo a reflexão na esperança que permita raciocínios mais ponderados sobre a situação actual e o que fazer a seguir.
18 Janeiro, 2017 at 11:23
Boa análise. Concordo com tudo excepto com esta afirmação: “O Markovic do SLB era esse jogador mas aparentemente deixou de o ser” – Markovic foi um mito criado pela CS lampiónica, nunca foi grande espingarda.
É óbvio esse resvalar do futebol JJ para o futebol miserável e previsível de MS (a pedido de muitas famílias), bola nas alas e cruzamento. Se voltarmos ao futebol JJ apenas nos falta uma coisa de somenos importância: CHUTAR À BALIZA!
18 Janeiro, 2017 at 12:17
amaral,
completamente de acordo, analise perfeita.
18 Janeiro, 2017 at 16:42
Amaral, gosto muito de futebol e há muitos anos. Pratiquei-o oficialmente, também há muitos anos mas nunca tive nem terei a capacidade para expor desta forma, o que se faz dentro das 4 linhas.
Mas creio que não deve andar muito longe da verdade com o que nos diz. A minha explicação mais básica resumia-se à ausência de bons laterais, de um segundo avançado e ausência de um médio criativo.
Nunca é tarde para saber mais!
SL
18 Janeiro, 2017 at 16:51
por aqui, parece-me bem.
Acrescento, a final do euro fodeu a preparação da pre temporada, tal como as vendas e o arrastar do periodo de transferências .
Um absurdo começar a competição com a janela aberta..ridiculo. Lixa qqr planeamento.
Depois, as contratações não foram solução. Azar poucos estariam descontentes a 31 de Agosto.
Foda-se… na altura não diziam que jj isto é BdC aquilo.
Torceram nariz ao balada. Se bem me lembro.
Um ou outro falou nos laterais.
Mas não como s e fala agora.
E a verdade é que ninguém estaria muito insatisfeito. Martin e schelotto fizeram um grande fim de temporada.
18 Janeiro, 2017 at 11:11
Na Vitoria e na derrota tu es e seras SEMPRE O MEO GRAMDE AMOR. SPORTING
18 Janeiro, 2017 at 11:14
Acreditem…vamos ganhar, hoje é que é, vamos fazer jantares e falar de gajas …o outro já manda bocas …a culpa é do benfica e dos croquetes, aquele/s que vota/m bruno porque foi o salvador, outro/s porque o JJ percebe muito de bola…agora regressem os putos porque a conclusão é devolver a formação como fornecedora da equipa principal…atravessados do caralho é sempre a mesma sina de merda.
Oferta de consulta de óculos no cacém
18 Janeiro, 2017 at 11:15
A todos os gorduchos … Aprendam como emagrecer em 2 semanas, e ainda a fazer dinheiro com isso … O Brunao desde que começou o “cutting”, é perito em emagrecimento … Só estranho ter engordado o JJ !!
Vamos. Livro aberto, caneta na mão, lápis na orelha e tudo a morder a língua … Mostrar foco ! Vamos ver quantos ” kilos” se perdem depois de se ter gasto muitos “k’s” na pré época.
18 Janeiro, 2017 at 11:16
A verdade é que o JJ ganhava no outro lado porque tinha colinho. Nos últimos anos o futebol era uma desgraça mas aquilo com meio penalti ou meia expulsão lá ia andando.
O JJ ganhou um campeonato com pontos de avanço e a jogar MUITO bem. Com Ramires, Di Maria, Aimar, Saviola… O resto foi tudo até à última jornada em que perdeu 3 e ganhou 2.
Pensei isto desde o dia 1: irmos buscá-lo era legitimar o colinho do benfica nos últimos anos. E não só legitimámos esse colinho como ainda passámos a levar com o mau futebol, as embirrações, as paixões assolaradas por jogadores banais, as contratações horríveis, a falta de laterais…
Mesmo assim, dito isto, se o Bruno acha que é ele o treinador… Eu estou com o Bruno. E vou continuar a estar. O que ele decidir é o melhor para nós, e, quando não for mais possível, ele saberá tomar a decisão certa: eu não tenho memória curta!
18 Janeiro, 2017 at 11:17
It’s THE BLAME GAME!!!
(música da Roda da Sorte)
Aqui sim se vê as preferências ou ódios pessoais de cada um. Para o Ze a culpa é do treinador e os jogadores estão ilibados, para o Xico são os jogadores apenas e só, já o Quim acha que o Presidente é o único responsável. Não percebendo nada disto de organizações, diria que a culpa é partilhada, até porque existe um processo que vai do topo, Direcção, até à base, o trabalhador braçal, que neste caso até usa os pés (tirando o Patricio e o Beto). Recuso-me a acreditar que tudo foi bem feito, planeamento da época, os treinos e toda a logística associada, escolha e preparação de jogadores, tudo um brinquinho, e que empanca na base porque os jogadores estão-se a cagar para tudo desde Madrid e guardam as forças para aviar umas cervejas e umas gajas na noite.
Este cenário absolutamente dantesco era mais que previsível, e friamente só posso dar graças por o jogo ter sido em Chaves, que até eliminou o Fcp, ao invés de uma recepção ao Leixões, porque olhando paras as últimas actuações, não sei o que poderia acontecer… Mas adiante, esta sucessão de resultados era mais que previsível; só mesmo uma (natural) cegueira clubística poderia achar que bastava gritar “SPORTING” e bater palmas à rapaziada após cada canto mal batido para tudo se resolver como que por artes mágicas. Guess what… até a minha filha pequena já diz que magia não existe. Tudo demora, tudo leva tempo, tudo dá trabalho. Até as “ajudinhas” do outro lado da estrada, a tal estrutura, levou tempo a ser construída, não bastou o orelhudo chegar com um dvd no bolso, mandar dois berros, e de repente ficou com um sistema montado a preceito.
Será que finalmente chegou a hora de aceitarem a crítica?
Sinceramente, duvido. O presidente responde com uma facebucada cheia de banalidades, como se o emagrecimento do plantel perante uma temporada de apenas 17 jogos não fosse algo de evidente. Fala-se de um maçarico para director desportivo. Sério???
O presidente fez coisas boas, tal como o treinador e os jogadores. Mas isso não dá carta branca para esconder os insucessos, nem os torna imunes às críticas. E por mais que alguns adeptos neguem, é muito positivo ter à nossa volta quem critique e questione. Não é esse o caso do Sporting, ou pelo menos não parece. Caso fosse, muita coisa teria sido alterada, em termos de comunicação, estratégia, e opções técnicas. Parece estar tudo bem… excepto da atitude dos jogadores, esses boémios.
Vai haver eleições, tirando um golpe d’asa, aparecer um tipo credível bem apoiado (oh Bruno, se achas que o Ricciardi é teu amigalhaço do peito… ah ah ah) financeira e mediaticamente, o Presidente será reeleito. Deveria porém repensar algumas estratégias, nomeadamente todas as frentes de confronto que abriu em menos de quatro anos. Os fundos e empresários, o Benfica, a história dos 22 (em que pode ter toda a razão, e tem, mas para tudo há um tempo e espaço), e muitas mais batalhas. Não se pode andar para aqui a citar o Sun Tzu, e na prática andar desordenamente a lutar contra tudo e todos.
Já nem sei que dizer disto. Durante anos vi, ao vivo ou ao longe, equipas do piorio, em que o pobre Oceano corria que nem um desalmado, enquanto 10 gajos passeavam na relva à espera do minuto 90. Grandes lutas pelo 4º lugar com Belenenses, Guimarães e outros portentos. Ir ao futebol era uma agonia, não se retirava qualquer prazer daquilo. Só que naquela altura as preocupações eram poucas, a cabeça era só ar (e gajas… ou gajas… e a única expectativa era que a Samanta Fox tocasse à campaínha) e um tipo aturava aqueles espectáculos deprimentes semanalmente. Hoje, com a agravante do show ser diário, é mais complicado.
Só não termino com um “fds”, porque o Patrão da tasca impôs um regime de no-caralheites, caso contrário era um #fodassecaralhoparaistotudo.
18 Janeiro, 2017 at 12:31
parece que já não se pode falar mal do bdc, mas a verdade é que as frases sem sentido e o constante clima de luta tanto interna como externa raramente levam uma empresa onde quer que seja. dois passos atrás, olhar para os erros cometidos e começar de novo. espero que bdc o consiga fazer.
18 Janeiro, 2017 at 14:34
Tenho visto, hoje, tão e (tantos) bons comentários no rescaldo do jogo, de diferentes sensibilidades, que só posso pensar que o futuro não será negro.
Não fosse eu optimista e… velho Sportinguista!
Os adeptos não devem comandar as direcções, como há dias alguém lembrou, mas as direcções podem e devem “apalpar” os apelos e opiniões dos sócios e adeptos. Não corre que BdC vem espreitar a Tasca?
Então aqui, particularmente hoje (ontem parecia um necrotério) acho que é capaz de não sair completamente defraudado se por cá passar…
18 Janeiro, 2017 at 11:19
Neste momento, as eleições são o melhor que nos podia ter acontecido.
Obrigam o BdC a reagir ao mau momento do futebol.
18 Janeiro, 2017 at 11:26
________________________________________________________________________________
«Como tenho dito, a reflexão permanente faz parte dos processos de liderança.
Sem rodeios, esta época ao nível do futebol tem sido uma desilusão. Resta-nos lutar pelo campeonato. Atirar a toalha ao chão não é uma hipótese.
Todos temos uma opinião, e estas são mais vincadas quando a frustração toma conta de nós. É, nestes momentos, que as lideranças têm que ser firmes. Temos um projecto, um rumo certo, e não é uma época mal conseguida que nos deve permitir deitar a perder tudo o que foi construído, ainda por cima com tanto esforço e amor.
Estou triste, desolado, mas estados de alma não são compatíveis nem se podem confundir com as funções que assumi e que tenho tido a honra e o privilégio de exercer.
Não irei dar um passo atrás para apaziguar algumas “almas” sportinguistas, nem fazer o gosto a quem, fora e dentro do nosso Clube, quer sangue pelo sangue.
A política da exigência vai manter-se. Mas estes ciclos negativos surgem no futebol com uma força tal que, facilmente, tudo e todos são colocados em causa.
Irei, com o treinador Jorge Jesus, fazer o que nos compete, isto é, manter a coesão de um grupo que necessita de elevar os seus níveis de entrega e de acerto técnico-tático, mas, para isso, a sua auto-confiança e auto-estima têm de ser trabalhadas.
Eu sou o responsável máximo e, logo de seguida, o treinador. Precisamos do vosso apoio para mantermos esta equipa, a quem resta um objectivo que, estando difícil, não é impossível: o campeonato.
Ao mesmo tempo, e sem nos afastarmos do foco do campeonato por que lutamos, começaremos desde já a preparar e planear a próxima época desportiva.
Não estou a pedir que não se sintam frustrados nem que não critiquem. Essa pressão faz parte dos grandes Clubes e eu quero que ela exista. Apenas peço que, mesmo que tenhamos o nosso coração partido, não deixemos o nosso grande Amor abandonado pois nunca nos podemos esquecer que, em última instância, são e serão os jogadores os artistas dentro das 4 linhas.
O plantel sofrerá um emagrecimento neste mercado de inverno, o que vai fortalecer o grupo. Precisamos dos melhores focados, e determinar, mais uma vez, a linha da exigência extrema que existe neste Clube.
Quando fechou o último mercado, a comunicação social e os Sportinguistas eram quase unânimes ao afirmarem que se tinha construído um dos melhores planteis de sempre da História do Clube. Nunca alinhei nesse discurso pois a humildade e o trabalho é que, para mim, determinam isso. O resto são meros exercicios de opinião. Mas a verdade é que, de repente, passaram de bestiais a bestas o que me incomoda.
Ter elevadas expectativas tem que ser o apanágio deste Clube, mas não podemos oscilar tanto nas nossas apreciações. Existem reforços que não resultaram, um facto indesmentível, mas nem se deve generalizar nem passar do 80 para o 8.
Entendo bem a frustração e tristeza que todos sentimos, mas cá estamos para assumir as nossas responsabilidades e fazer as 3 coisas que são a receita para ultrapassar estes ciclos negativos: trabalhar, trabalhar e trabalhar!
Mas precisamos de continuar a contar com os mais de 3,5 milhões de Sportinguistas pois sem o vosso apoio, carinho e, claro, exigência máxima, a recuperação será muito mais difícil, senão mesmo impossível.
Termino como comecei: assumo, na totalidade, a desilusão que tem sido esta época ao nível do futebol, mas esta ainda não acabou. E, até acabar, temos que nos manter juntos!
Porque o Sporting Clube de Portugal é o nosso grande Amor!»
________________________________________________________________________________
18 Janeiro, 2017 at 11:40
Creio que é um erro anunciar que “O plantel sofrerá um emagrecimento neste mercado de inverno” – é dizer que queremos à força vender e, por isso, contrariar o “statement” que BdC sempre invoca, de que não estamos vendedores. Em termos negociais fragiliza-nos.
Por outro lado, não entendo o resto da frase: “…o que vai fortalecer o grupo”.
18 Janeiro, 2017 at 12:17
Dá a parecer que há ovelhas negras no grupo.
18 Janeiro, 2017 at 14:23
Nem mais. Esta compulsão de merda de escarrapachar tudo no FB. Bruno, fecha essa merda.
18 Janeiro, 2017 at 16:21
+1
18 Janeiro, 2017 at 11:27
Bom dia Tasca.
Estou a ou vir a Abrantes Mendes na TSF forum…Crítica intensa a Bruno de Carvalho.
Para ouvir…
18 Janeiro, 2017 at 11:42
Esse de futebol percebe o quê?? Se é que percebe do que quer que seja.
18 Janeiro, 2017 at 11:49
Já estou a ver o gajo a olhar para o microfone mas a falar para um gelado.
18 Janeiro, 2017 at 11:53
qual Abrantes Mendes? O que almoça no barbas?
18 Janeiro, 2017 at 11:58
Como se almoçar no barbas fosse um problema. Cada um frequenta os espaços de merda que entender. Se calhar por ser vesgo queria entrar no restaurante ao lado e enganou-se.
O problema mesmo é a merda que debita.
Bem, tb é verdade que o problema maior é mesmo para ele.
18 Janeiro, 2017 at 16:56
Foda-se brave pode ir-se onde se quiser. Incluindo ao barbas, buscar uma farinha.
Mas fazer almoços Sporting related lá ou ter a personagem no lançamento de campanha só me apetece pensar em pedregulhos para atirar….
Enfim, crédito zero para quem tem essa falta de condições noção.
Barbas = asco lampiao
18 Janeiro, 2017 at 11:27
…Quria dizer a ouvir….Desculpem o lapso.
18 Janeiro, 2017 at 11:33
Podemos estar aqui que a culpa é de A ou de B. Na verdade a culpa é de todos mas principalmente do líder, o Presidente.
É ele que tem que assumir, que tem de comandar e mudar a rota ao navio!
É fácil culpar os jogadores mas quem apertou os bacalhaus foi o Presidente.
Votei duas vezes nele e é possível que vote uma terceira…. mas eu como sócio quero outro rumo. Este não nos serve.
18 Janeiro, 2017 at 11:39
“…mas eu como sócio quero outro rumo. Este não nos serve.”
Concordo 100%.
Se em Setembro muita gente duvidava, penso que agora já ninguem tem dúvidas.
E não é com posts no facebook que se gerem clubes de futebol
18 Janeiro, 2017 at 11:34
Sppppppppppppoooooooooooooorrrrrrrrrrtiiing!…
18 Janeiro, 2017 at 11:51
Neste momento o que eu peço ao BdC é uma reflexão profunda do que se passou nestes últimos anos e mais precisamente do que correu mal esta época. O Sporting,infelizmente para nós,não é um clube que ganha títulos regularmente e a pressão de ganhar é muita e penso que essa ansia de vitórias tirou algum discernimento ao Presidente,os projetos all-in normalmente são caros e votados ao insucesso e o que aconteceu esta época foi um erro já cometido por outras direções,queimámos etapas que seriam fundamentais para consolidar o nosso crescimento.
Qualquer projeto deverá sempre passar pela formação, é o nosso ADN,com isto não sou ingénuo pensando que ganhamos campeonatos só com jovens da nossa cantera,agora não podemos com ligeireza abdicar de jovens com valor por jogadores que não acrescentam qualidade e que não têm qualquer compromisso com o clube.Dito isto lá estarei no dia 4 de Março para votar BdC.
PS – Nunca me esqueço que foi a ambição um pouco desmedida para a realidade na altura,que levou o grande Leonardo Jardim a abandonar o nosso projeto.
18 Janeiro, 2017 at 11:57
*PS*
Não estou sozinho naquela ilusão de que a saída do Leo Jardim foi mais do que a ambição de ir para o projecto do Mónaco.
18 Janeiro, 2017 at 12:02
Quem fez a cabeça ao Jardim foi o Mendes.
O Sporting estava a ficar forte não duvidem.
A eliminatória da taça em 2014 provou isso mesmo benfica ganhou com colinho ou já se esqueceram?
Não penso que despedir o Jesus agora seja a solução mas é óbvio que sem colinho não é o super treindador que se julga.
SL
18 Janeiro, 2017 at 12:05
Então mas quando o russo cortou as pernas ao mega-projecto do Monaco, ou seja, quando o Monaco em vez de comprar grandes estrelas internacionais, que era o prometido, começou a jogar com jovens como o Bernardo Silva, o Leonardo Jardim não quis sair porquê?
18 Janeiro, 2017 at 11:54
União neste momento é muito difícil, mas é também fundamental.
E para começar, já paravam de postar m*** nos facebooks e redes sociais, onde depois só se vê lãpiões a gozar o prato e cinicamente a dar razão e a dizer que temos razão em barafustar, quando por dentro riem e deliram com isto tudo que se está a passar no Sporting.
Por mim o blackout continuava, para clube, dirigentes, treinador, jogadores e principalmente para adeptos…. Querem desabafar podem fazê-lo em privado. NUNCA em público.
UNIÃO, meus caros… UNIÃO é o que se precisa neste momento.
18 Janeiro, 2017 at 11:54
Bruno de Carvalho não aprende…Emagrecer o plantel? Para quê? vai mudar os “monos” que ficam sentados no banco dado que para o jj jogam sempre os mesmos?
A questão psicológica e de confiança no treinador é algo essencial numa equipa. E esta equipa já não confia neste treinador! Ponto final. Basta ver o que aconteceu com as mudanças de treinador no Marítimo, Boavista, etc para perceber que os mesmos jogadores jogam melhor se tiverem confiança e acreditarem em que os lidera. E isso já não acontece com o jj desde as infames declarações de Madrid – e ele não mudou nada pelo que se percebe nas bocas que mandou ao “carnidense” de Chaves já que para ele os títulos do benfica ainda são mérito seu!
Para quem aponta o dedo a Adrien e WC, só gostaria que fizessem quase todos os jogos da época, vindo de um ano anterior muito desgastante e num meio campo em que estão sempre em desvantagem numérica- este modelo de jogo só funciona com um WC e Adrien em grande forma (no ano passado com o apoio de Um JM) que muitas vezes vinha para o meio apoiar. Com o modelo atual de dois alas “puros”, um ponta de lança em cunho e um 2º avançado que (ou não corre como o AR) ou está demasiado encostado ao Doost (André e Castaignos), é pedido ao Adrien que pegue na bola, corra 10 metros e a passe sempre em condiçoes (e pressionado pelos médios adversários) sendo a alternativa os laterais / centrais colocar a bola nas alas e esperar pelo melhor…Se um mestre da tática não percebe isto no fundo dos seus 6 milhoes, os outros treinadores já o perceberam. ontem o Assis parecia uma carraça (para mim um grande jogador este Assis) no meio campo e invariavelmente a bola era colocada nas laterais para pressionar os “pseudo laterais que temos” – até o Capucho percebeu isto em Vila do Conde!
Com uma alternativa como BC a poder fazer o papel de 3º medio / 2º avançado, com um Gauld que fez tão bem este papel em Setúbal, jj porque é teimoso e se acha a ultima coca cola do deserto (BDC tem muita culpa nisto também), não muda o sistema e continua à insistir no “seu modelo”, com jogadores cansados, desinspirados…o resultado, saimos de tudo o que é competição de jeito e ontem fomos vulgarizados por um Chaves muito bem organizado e que esteve sempre mais perto de ganhar que o Sporting…
BDC dizer que continua com jj é um erro enorme que só espero não o arrastar para o fundo consigo…Basta aparecer um outro candidato com um treinador mais ou menos conceituado e aqueles sócios para quem o futebol é tudo rapidamente esquecem todo o outro trabalho levado a cabo por BDC no Sporting…
18 Janeiro, 2017 at 12:03
Eu só pedia o Bruno César atrás do Dost como em Madrid.
Nunca mais se utilizou esse modelo.
SL
18 Janeiro, 2017 at 11:56
Bem agora sem Europa, sem taça da liga, sem taça, pode ser que a malta descanse.
Vamos à segunda volta só a jogar para o campeonato.
Poder ser que haja gente com brio e que demonstre o futebol do ano passado.
Sem pressão que os meninos não aguentam.
SL
18 Janeiro, 2017 at 12:00
Bruno de Carvalho vai emagrecer o plantel.
Alan Ruiz já veio dizer que está farto de dietas.
18 Janeiro, 2017 at 12:07
Vamos inscrever o plantel no Peso Pesado?
18 Janeiro, 2017 at 12:11
A culpa é do Federico que todos os dias leva para casa uma embalagem de queijadas
18 Janeiro, 2017 at 12:32
E o gajo pensava que travesseiros eram para domir…
18 Janeiro, 2017 at 14:40
Repito: a estrutura precisa de gajos com sentido de humor, não só de psicólogos.
18 Janeiro, 2017 at 12:49
É dificil ficar sereno e tranquilo diante do que nos aconteceu ontem , mas vou tentar ser racional , se bem que juntar razão e futebol é muito complicado. Futebol é matéria do coração não da razão.
Primeiro , urge gritar que não há um só culpado. As culpas cabem a todos : Treinador, Plantel , Presidente e até a alguns de nós em determinadas circunstâncias.
Depois JJ é para manter . Ou queremos repetir erros do passado , que tão caro nos custaram ? Ou queremos esquecer a época passada , onde somámos pontos mais do que suficientes para sermos campeões ?
Quanto à anunciada queda de BC projetada nalguns midia , nem vale a pena perder tempo. São tentáculos de um polvo , que constitui-o como alvos a abater BC e JJ.
É bom que tenhamos isto sempre presentes.
Só uma palavra final para alguns comentários que por aqui aparecem. Sou “filho do 25 de Abril ” , tinha 16 anos na altura , portanto para mim a liberdade de expressão é sagrada. De acordo com isso todas as opiniões são válidas e justas e toda a gente deve livremente expor as suas ideias. Contudo dói-me imenso que alguns Sportinguistas consigam nesta manhã evidenciar tanta ironia e sarcasmo , e disfarcem até mal algum conforto e alegria que lhes vai na alma.
Mais concretamente Maria e Brunovl vão para o valente caralho parecem muito felizes com as derrotas do nosso Grande Amor e isso para mim é imperdoável.
Cherba a palavra é tua, se quiseres estás à vontade para me expulsares.
AMO-TE SPORTING !