lebrownO mês de janeiro fica sobretudo marcado pelos desabafos que têm vindo a surgir em público, alguma frustração individual e também coletiva a vir ao de cima, com especial destaque para a conferência Este. E é precisamente no Este que os 76ers têm aproveitado para surpreender e ainda vão a tempo de disputar uma vaga nos playoffs.

Começando pelo topo, surpreendentemente os Cavs terminaram o mês com um record negativo (7 vitórias e 8 derrotas) e LeBron James não conseguiu guardar a revolta para si: “Nosso elenco não é melhor do que aquele da temporada passada. Sem desrespeito a DeAndre [Liggins] e Kay [Felder], mas alguém acha que podemos depender dos dois para vencer um jogo de playoffs hoje? Não seria nem justo esperar isso deles. Então, só espero que a organização não esteja satisfeita com o que já ganhamos…Vou fazer 33 anos no Inverno e não posso perder tempo”. Declarações fortes e que me parecem descabidas e veremos se não terá consequências no balneário mas eu não daria o primeiro lugar como garantido nem a conquista do Este. Até porque os Celtics, com Isaiah Thomas em destaque (especialmente no 4º período) e também os Raptors estão na luta.

Em Chicago a temporada também não está a correr bem, neste momento estão em 7º apesar de terem mais derrotas que vitórias (24-25) e Butler inicialmente assumiu a responsabilidade, mas recentemente Wade também achou que era altura de desabafar: “Eu tenho 35 anos de idade, três títulos. Não deveria sentir mais as derrotas do que esses jovens. Eles têm que querer as vitórias, mas eu nem sei se ligam para isso. Posso olhar para Jimmy e dizer que ele está fazendo o seu trabalho. Jimmy pode me olhar e dizer que eu estou fazendo meu trabalho. Mas, o resto, é de tirar do sério”. Butler acrescentou: “Se não ficas “lixado” depois de perder qualquer jogo, algo está errado. Não estamos a jogar duro o suficiente e eu quero jogar com atletas que se importam e que queiram o bem da franquia, façam o que for preciso para ganhar”. Entretanto Rondo já veio responder e a confusão continua…

Já em Philadelphia melhor iníco de ano seria difícil, até mesmo impossível de se pedir, das 18 vitórias que têm esta época 10 foram neste mês de janeiro (apenas 5 derrotas) sendo que algumas delas foram conquistadas sem a grande estrela da equipa Joel Embiid! O caminho para os play-offs ainda é muito longo (mas possível) mas não deixa de ser surpreendente os 76ers conseguirem ser superiores aos Cavs neste mês de janeiro.

Os Lakers também atingiram um marco hitórico pela negativa e sofreram a sua maior derrota de sempre ao perderem com os Mavs por 49 pontos! O resultado final foi 122-73. E os Hawks precisaram de 4 prolongamentos para derrotar os Knicks por 142-139 num jogo que parecia não querer acabar.

*às sextas o ILLUMINATOR saca um lançamento do meio-campo e conta-nos o que de melhor vai acontecendo na NBA antes de comer o maior hambúrguer que conseguir (às vezes o texto pode não sair à sexta porque o homem fica acordado madrugada fora a ver os jogos)