Há três coisas que são decisivas para ter sucesso no futebol: um bom treinador, um bom quadro de jogadores e uma direcção capaz de escolher e dar estabilidade a ambos. Vou deixar de fora factores externos como a arbitragem, a imprensa e as instâncias de poder regulador (FPF, Liga, Governo, etc), acima de tudo porque deveriam ser factores com os quais não nos deveríamos ter de preocupar e nada têm a ver com o jogo, com a competição e os fundamentos do espetáculo.
Na Trindade que apresentei, o Sporting tem feito alguns progressos, mas está longe da perfeição e a uns passos firmes de uma qualidade condizente com a nossa ambição. Explico porquê e deixarei o 2º e 3º pontos para vossa consulta noutros tachos passados que tenho servido ao longo dos últimos meses. Centro-me no 1º ponto, até porque, penso ter sido neste ponto que a época mais inclinou para o que vemos hoje, terem sido erros fundamentais de preparação. Os jogadores foram escolhidos por alguém e não acredito (especialmente esta época) que algum dos reforços, ou pelo menos a sua maioria, tenha sido escolhido por alguém que não ele. E ainda assim, se são bons, é modelo que não os favorece e isso também é da sua incumbência.
“O bom treinador”
Sim, Jorge Jesus é um excelente treinador. Vindo da raiz do jogo, subiu a pulso, educando-se como pôde, jogando mãos aos bons exemplos que conseguiu observar. Diz-se o próprio discípulo da escola Holandesa, com o foco na missão atacante, na movimentação coordenada da equipa em prejuízo do trabalho incisivo por sectores. Obsessivo homem de treino, burila o que os jogadores fazem dentro de campo até à exaustão (dos atletas, não dele) e é reconhecidamente um treinador com uma ideia muito “fechada” do que tecnicamente e taticamente impõe à equipa.
Infelizmente não é um “motivador” nato, confundindo muitas vezes confiança com desempenho e “alegria de jogar” com vencer. O bom desta faceta é que, normalmente obriga as equipas a chegar aos seus limites. O mau é que, não conseguindo um aproveitamento suficiente com a sua ambição pessoal, JJ tende a culpar os jogadores, isolando-os como problema e muitas vezes retirando-lhes confiança quando deveria ser o primeiro a tentar devolve-la. Este calcanhar de Aquiles tem sido disfarçado ao longo dos anos, mas não pode ser esquecido a quantidade de épocas (metade talvez) perdidas em “buracos negros” que não teve a capacidade de gerir.
A meu ver, e entendendo que nenhum treinador é perfeito, a solução para ele próprio e para o Sporting não passa por ignorar os problemas das épocas que “correm mal” e rezar para que a próxima seja “das tais”, mas sim atacando o problema de frente, quiça fazendo o que o seu clube anterior não quis ou não soube fazer.
Jorge Jesus tem de se concentrar naquilo que faz bem e delegar ou procurar apoio nas áreas onde não é “um bom treinador”. Só isso lhe trará mais eficiência nos resultados, só isso o tornará apto para chegar às tais equipas que podem vencer as Champions que (legitimamente) ambiciona. Isso não o diminuí, isso não lhe retirará poder, nem a holofotes. Bem pelo contrário. Partilhar é aprender, é valorizar outros e sairmos nós próprios valorizados. O “faz-tudo” no futebol tem os dias contados e toda a evolução do desporto-rei tornou-se demasiado complexa para ser “posto” para Rambos e MacGyvers todo-o-poderosos. Esse culto ao “homem só” está ultrapassado e JJ deveria querer pertencer aos treinadores que entendendo isso mesmo, criam equipas técnicas multidisciplinares, multitasking, com especial atenção à parametrização, informatização e…lá está…psicologia competitiva.
Na minha modesta opinião, o treinador leonino nem sequer tem aproveitado a sua posição no Sporting e uma direcção focadíssima em suplantar os seus rivais. Podia e devia ter interpretado o seu papel de “revolucionário” no modelo desportivo do clube, chamando gente (e há tantos) para criar no Sporting um verdadeiro modelo de exemplo, um espaço, não fechado e demasiado à parte como é hoje, mas sim aberto à ciência, à tecnologia, à psicologia desportiva e todos os demais eixos de estudo que inferem na metodologia de treino da equipa. JJ dispersou-se nas “guerras”, nas dicas aos jornais, nas polémica com outros dirigentes e treinadores. Errou. Se há coisa que JJ tem é uma direcção (principalmente um presidente e um director desportivo) que não deixa o papel de defender o clube e os seus interesses para mãos de terceiros e se é verdade que Octávio perdeu (por qualquer que seja o motivo) expressão e destaque nos media, a solução não deveria deixar o Director à margem, mas sim envolve-lo e dar-lhe a ele a missão que tinha a quando a sua contratação.
Ainda vai a tempo? Seguramente. Mas temo que as suas convicções sejam demasiado centradas nas suas capacidades e no seu próprio espaço de influência, continuando a preferir sempre o tempo e as vitórias como forma de concertar o que está mal, escapando-lhe todas as leis de Murphy, fugindo-lhe entre as mãos com que segura o poder a noção que o tempo nada resolve e as vitórias não são fruto de um rolar de dados num pano verde.
*às quartas, o Leão de Plástico passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca
1 Fevereiro, 2017 at 18:19
Já jantei, senão comia de bom grado o que este tupperware tem para oferecer. 🙂
Excelente visão, como sempre, caro Leão de Plástico.
1 Fevereiro, 2017 at 18:53
Boas Tardes, Caros Tasqueiros.
É com alguma bonomia que li com atenção o texto do Caro Leão de Plástico. Uma ou duas vezes tive vontade de rir alto.
Caríssimos, o Jorge Jesus é o que é e não muda. Pior: entende que não existe qualquer razão para mudar.
Péssimo na liderança e na comunicação, excelente no treino e na táctica, a sua reputação advém principalmente dos títulos conquistados nos milhafres, onde todos sabemos o que aconteceu.
SL
1 Fevereiro, 2017 at 18:55
Excelente texto como é habito , concordo , JJ tem que reconhecer que errou e que o “EU” não o leva a lado nenhum mas que o “NÓS” o pode levar aos titulo que tanto ambicionamos
1 Fevereiro, 2017 at 19:10
Façam como se fez com o Bobby Robson.
1 Fevereiro, 2017 at 19:16
Permitam um pequeno off porque esta historia vai fazer correr muita tinta. Sendo assim dou já a minha opinião antes de factos consumados.
William hoje disse isto sobre Coates:
“Creio que o principal beneficiado é o futebol. A guerra não é dos jogadores, são unicamente os clubes que querem mais qualidade. É isso que o Benfica está a tentar, não creio que seja uma ideia negativa a de tentar enfraquecer o adversário. Para mim, o Coates é um jogador com qualidade para fazer isso. Sei que para os adeptos é difícil, mas hoje em dia acaba por haver uma maior compreensão destas situações.”
Não há fumo sem fogo e parece-me claro que os lampioes andam a aliciar o jogador (ou empresários ou primos que no fundo o efeito pratico de perder o jogador é igual). Acho que o Sporting, pela qualidade e raça que o jogador sempre demonstrou já deveria ter investido nele há mais tempo precavendo esta situação. Se o fez, parabéns, se nao o fez, devia ter feito, que pensam nisso numa próxima vez.
Se por acaso haver um leilão com o benfica (parece ser o caso) acho que o Sporting nao deve perder a cabeça… Nenhum jogador, por mais importante que seja deve por em causa a integridade e bem estar do grupo. Tecto salarial e nada mais (quanto muito uma “luvas” de assinatura). O único leilão devia ser em forma de bluff para obrigar o benfica a chegar-se ainda mais à frente do que se chegou.
Critico portanto a direcao por nao ter resolvido isto atempadamente nao havendo duvidas sobre a qualidade de jogador e critico se ultrapassar o razoável para manter o jogador. Aplaudo se conseguir lixar os lampioes e se se mantiver coerente e racional nos seus princípios como acredito que acontecerá.
Tenho uma leve esperança que isto seja uma jogada motivacional de BDC e que já tenho garantido o jogador. Espero que sim…
Por fim, o que o William diz é verdade mas não se pode esquecer que os adeptos e sócios gostam de jogadores que sintam a camisola. Há os merdosos que só andam nos copos e não jogam, há os bons profissionais que dão tudo pelo clube e depois se tiverem de ir vão e depois há os outros… Os outros são aqueles que dão tudo pelo clube porque amam o clube. Esses podem sempre pensar no que é melhor para si mas nunca, digo mais NUNCA, jogar pelos rivais directos. Digo-te mais William, são esses jogadores que nunca são esquecidos…
SL
1 Fevereiro, 2017 at 19:17
Se por caso houver
1 Fevereiro, 2017 at 19:35
Ja deviamos ter accionado a clausula no fim da outra época. Agora algo me diz que nao fica cá. Infelizmente. Porque ha muito que nao tinhamos um patrão
1 Fevereiro, 2017 at 19:48
A sério que vamos abrir outra novela ??? do fica/não fica S.Coates … foda-se é que não há paciência ….
1 Fevereiro, 2017 at 20:33
Estas a falar para quem? William, BDC ou para mim.
Por mim acaba-se já a novela.
1 Fevereiro, 2017 at 20:49
optimo!
1 Fevereiro, 2017 at 21:01
Ainda bem , não percebemos nada de novelas !
1 Fevereiro, 2017 at 20:43
O William fez essas declarações onde?
1 Fevereiro, 2017 at 20:53
Quem as reproduziu foi o Rascord. Por agora, prefiro nem dizer nada!
1 Fevereiro, 2017 at 20:57
Eu gosto de ouvir essas declarações em audio.
1 Fevereiro, 2017 at 20:49
Passei há pouco pelo forumscp e posso afirmar: oficiosamente, Coates virou novela.
Por acaso, a 3-4 dias de um jogo importantíssimo…
1 Fevereiro, 2017 at 21:24
Se isso for verdade só prova mais vez que o William é demasiado desprendido para meu gosto. Mais vale não dizer mais nada também, porque já demasiada merda foi dita por quem não devia, nomeadamente pelo tipo que não vai jogar no Dragão.
1 Fevereiro, 2017 at 21:30
Começar a impor cláusulas para multar os jogadores bem pesadamente, caso metam o pé na boca sobre qualquer coisa em público: era para ontem!
Estou a dizer isto sem sequer saber se o William disse mesmo aquilo ou não.
1 Fevereiro, 2017 at 21:35
Isso é que era.
1 Fevereiro, 2017 at 19:20
E é isto! Só isto. É um excelente treinador que repete erros. Se o BdC conseguir focar o JJ naquilo que ele é (muito!) bom e retirar-lhe poder / mostrar-lhe aquilo em que ele é pior, temos tudo para dominar.
É fazer uma listinha das coisas em que o JJ é pior e ajudá-lo a melhorar.
Eu ponho duas:
– escolher laterais
– demora para substituir jogadores demasiado cansados
1 Fevereiro, 2017 at 20:02
Tenho muitas dúvidas que o enorme treinador Jorge Jesus perceba sequer a mensagem no teu texto.
Com um ego do tamanho do mundo, tudo o que faz acha que é bem feito, tem a seu favor o facto de ser genuíno. Diz o que tem a dizer, mesmo que muitas vezes seja um tiro nos seus pés ou na pata da leão.
Mas é de facto um treinador fantástico e se se deixar de “scoutings” fazendo aquilo que sabe aproveitando inclusive os nossos miúdos, temos líder para muito tempo e com muitos títulos.
1 Fevereiro, 2017 at 20:38
Brave, se nao percebe a mensagem não pode ser enorme.
A grande vantagem que temos está no nível intelectual do plantel. Acredito que alguns jogadores importantes, nomeadamente o ultimamente tao mal amado Adrien, perceba essas limitações e as corrija perante o grupo. Há jogadores que são muito mais valiosos do que mostram dentro das 4 linhas. Com Adrien temos sorte porque também aí dá as cartas que forem precisas.
SL
1 Fevereiro, 2017 at 22:48
É o JJ, Ireland.
Sempre igual por onde passou, mas com um ego maior depois dos títulos nos lampiões e depois nos colocar a jogar no ano passado como há muito não se via.
Eu separo o JJ “figura” do JJ “treinador”. Como pessoa não conheço, apenas opiniões de que conhece.
1 Fevereiro, 2017 at 20:04
bom texto LDP… mas para mim…. o JJ é o melhor treinador que me lembro no Sporting a seguir a Sir Bobby e Inácio ( este por razões obvias ).
Tivemos excelentes treinadores… mas nunca tivemos um que metesse a equipa a jogar com um sistema de jogo tão bem implementado.
Este ano… duas coisas concorreram para o ano das “gafes” do JJ:
1ª – Liga dos Campeões… expectativas altas… e trambolhão. ( todos os Sportinguistas são culpados! A manipulação dos resultados pelos Sr de preto deram a ajuda final )
2ª – A Segunda as eleições para a presidência do nosso Clube… e o ataque cerrado pelos abutres que sempre viveram às custas do Leão.
Guerra como nuca vi ao Sporting em 48 anos de vida!
O mais incrível… é que quem aproveitou, como hienas que são, este momento para o atacarem…. vão engolir letra por letra, palavra por palavra. Pois as contas fazem se no final!
E o nosso final vai ser Grandioso!
Viva O Sporting Clube de Portugal!!!
1 Fevereiro, 2017 at 20:49
Mas quais expectativas altas tendo em conta o grupo que nos saiu na rifa?
Esqueceste-te da “gaffe” mais importante, contratações.
1 Fevereiro, 2017 at 21:00
Aquelas contratações que entusiasmaram uns 80% dos adeptos aqui na tasca (eu incluído), JVL?
Na altura pareciam óptimas.
Não clube no mundo que não falhe contratações. Não é matemática e não nadamos em dinheiro para ir buscar apostas milionárias (e, às vezes, até essas falham).
1 Fevereiro, 2017 at 21:04
*não há
1 Fevereiro, 2017 at 21:34
Não não pareciam.
Petrovic, André, Castaignos, Elias e Markovic n entusiasmam ninguém. A n ser jogadores de FM.
Schelotto estava desempregado, Marvin fraco fraco…
Estamos a falar de 8 jogadores!!!
1 Fevereiro, 2017 at 22:07
Presumo que conheças as minhas opiniões aqui na tasca e, como tal, não faço a mais pequena ideia porque é que decidiste tentar dialogar comigo.
De resto… É natural.
A única coisa que te entusiasma é a tua própria voz.
És uma espécie de máquina de repetição da propaganda lampiã.
As críticas que apontas são iguais às críticas dos adeptos do benfica que leio nas redes sociais.
Com toda a sinceridade não consigo entender o que te traz aqui.
Acho que não agradas nem aos defensores do Sporting (sejam de que ala for) nem aos adeptos inimigos, pois para esses precisavas de ser ainda mais ordinário.
1 Fevereiro, 2017 at 22:10
É pena os teus comentários não contarem muito para o Totoloto…
Mas em fim. …
1 Fevereiro, 2017 at 22:37
Nem todos podemos ter a tua capacidade de análise e percepção fora do comum mas um mero mortal pode comentar. Ou não?
Enfim…
1 Fevereiro, 2017 at 22:36
psfilipe,
Que o plantel parecia mais forte, sem dúvida. No meu caso, a única contratação que me entusiasmou, mesmo, foi a do Bas Dost. Markovic, detesto. Não é de agora, sempre achei um jogador hiper-valorizado pela passagem no slb e que não confirmou absolutamente nada. Elias fui apanhado de surpresa e fui contra o seu regresso. Douglas do que me lembrava dele não era nada de mais mas em termos económicos percebi a troca com o Naldo, que preferia como jogador.
Beto achei uma boa opção mas não me entusiasmou na altura; entusiasmou-me depois com o seu comportamento fora e dentro de campo.
André não conhecia, Castaignos conhecia mais do FM e de um jogo particular que fez contra nós e Petrovic não augurava nada de bom.
Todos falham é certo mas nós, exactamente por não nadarmos em dinheiro, não nos podemos dar ao luxo de esbanjar o que esbanjámos. É preferível gastar 5M (ou 10, 15 o que seja) num jogador que faça a diferença como o Dost do que 1M em 5 jogadores (ou 10, 15 o que seja) para fazer número
1 Fevereiro, 2017 at 23:04
Eu fiquei entusiasmado. Obviamente tinha dúvidas em relação a gajos que nunca na vida ouvi falar (Meli, Petrovic, Ruiz, etc) mas os nomes como Dost, Markovic, Cambell e Castaignos davam confiança.
Hoje é mais fácil falar, pq temos 6 meses para analisar.
Custou-me sim, não comprar um LE como deve ser. E continuamos a cair no mesmo erro.
E pronto, com quase tudo perdido lá estamos a arrumar a casa e como sempre a acreditar no futuro.
2 Fevereiro, 2017 at 11:16
Brave,
Eu sei que houve quem tivesse ficado animado, entusiasmado. Nada contra.
Eu fiquei com a sensação que estávamos mais fortes porque, lá está, confiei nas escolhas do JJ. Agora não me peçam para ficar entusiasmado com um Markovic ou Elias. Simplesmente não dá.
2 Fevereiro, 2017 at 12:50
Sim… a análise é fácil de fazer agora e estamos de acordo.
2 Fevereiro, 2017 at 13:58
A análise é fácil de fazer agora para nós, para a “estrutura” exige-se mais. Uma coisa é ter esperança – nós – outra coisa é gastar milhões em feelings.
Tirando o Bas Dost, que “sabia” que ia render, o resto era numa base do feeling.
2 Fevereiro, 2017 at 12:56
O Elias tem “calidade”, mas o problema é que NÃO É um Adrien. Num meio-campo a três era tipo para fazer algo de jeito. Ou como falso ala, como o João Mário… o problema é que o Gelson é indiscutível porque, joga bem, e porque o outro lado anda coxo de desequilíbrios e velocidade.
Quanto ao gadelhudo sérvio, diz que ontem já jogou como deve ser. Correu, esforçou-se, tudo isso. Deve ser o treinador que é um excepcional motivador.
2 Fevereiro, 2017 at 14:00
Nuno,
Tudo dito quando escreves “NÃO É um Adrien” (juro que li alien primeiro). Se se foi buscar para o substituir…e se mudasse o esquema caso o Adrien tivesse saído, porque não o fez durante a sua ausência? E convenhamos, ir buscar o gajo depois do que aconteceu na primeira passagem…
Quanto ao Markovic quero mais que #safoda.
2 Fevereiro, 2017 at 12:07
“No meu caso, a única contratação que me entusiasmou, mesmo, foi a do Bas Dost. Markovic, detesto. Não é de agora, sempre achei um jogador hiper-valorizado pela passagem no slb e que não confirmou absolutamente nada. Elias fui apanhado de surpresa e fui contra o seu regresso. Douglas do que me lembrava dele não era nada de mais mas em termos económicos percebi a troca com o Naldo, que preferia como jogador.
Beto achei uma boa opção mas não me entusiasmou na altura; entusiasmou-me depois com o seu comportamento fora e dentro de campo.
André não conhecia, Castaignos conhecia mais do FM e de um jogo particular que fez contra nós e Petrovic não augurava nada de bom.”
🙂
1 Fevereiro, 2017 at 22:15
Fomos todos para Madrid … dizer que aquela merda era toda nossa.
E só não foi … porque, além de amarelarem os nossos médios … expulsaram o nosso treinador.
O joão pereira contra esse colosso também teve que ter ordem de expulsão.
Até esta altura as contratações tinham trazido à família Sportinguista a juntar a excelente campanha do ano passo um grande boost de confiança!
Vamos lá ser verdadeiros e menos cobardes ou mal intencionais.
Não têem memória? Não venham para aqui debitar merda!
1 Fevereiro, 2017 at 22:49
Não foi nossa porque sofremos 2 golos ao cair do pano. Não houve nenhuma conspiração, não foi o Jorge Mendes, não foi o Orelhas. Foram eles que conseguiram marcar 2 golos porque têm jogadores superiores ao nosso e contam com o melhor de SEMPRE.
Não sou mal intencionado nem cobarde nem percebo o que é que isso tem a ver com o que escrevi. Quanto à tua última frase, não só não és o porteiro do tasco como basta ver pelas tuas intervenções, quem verdadeiramente a debita.
2 Fevereiro, 2017 at 12:08
what??? :))
menos jovem…muito menos!
2 Fevereiro, 2017 at 14:01
Isso digo-te eu jovem. Se há aqui alguém que o tem que fazer, és tu.
2 Fevereiro, 2017 at 9:43
Gosto de ver o pessoal a criticar as contratacões quando o clube estaria em primeiro, mais do que isolado, sem os roubos dos FDP de negro.
Apenas falharam porque a equipa foi abaixo depois dos roubos todos.
A equipa anda a jogar mal, vamos ser realistas quanto a isso, e o facto de andarem a fazer passes disparatados, sem rematarem quando devem, não ajuda aos resultados.
Um resumo dum jogo esta epoca:
– jogador do SCP recebe a bola, no meio de dois ou três adversário. e perdeu a bola, que por acaso não deu em golo por milagre
– jogador do SCP corre com a bola, e chega à àrea e não sabe o que fazer. a bola perde-se no meio das pernas da defesa Adversaria
– jogador do SCP passa a bola, mas colega perde-a
– jogador do SCP descurou a defesa e agora meia equipa está em contra-pé a tentar segurar o contra-ataque rápido do adversário
… enfim. Muito longe da epoca passada, mesmo com quase os mesmos jogadores.
1 Fevereiro, 2017 at 20:08
Vou ser injusto mas não consigo ler um texto que prefira ignorar os ‘factores externos’ e contextuais no futebol português.
Estimo que representem 60% a 70% dos crónicos problemas do Sporting.
Gostava de não pensar assim mas já estou velho para acreditar em fadas e pais natais.
2 Fevereiro, 2017 at 9:52
Nem mais. Podemos por vezes reclamar sem razão, mas vamos ser sinceros. A maioria dos casos temos a razão do nosso lado, e sem toda a corrupcão que todos conhecemos (primeiro a fruta e agora o EL) teriamos um clube muito mais forte e com muitos mais titulos.
Analisar o problema no clube sem considerar isso é como explicar a teoria do aquecimento global sem falar do Sol (sim, a teoria em lado algum fala do sol, pelo que isso deverá dar uma ideia de como algo tão estupido pode tornar-se algo aceite pela generalidade das pessoas).
1 Fevereiro, 2017 at 21:17
http://24.sapo.pt/desporto/artigos/mamona-bate-a-sua-melhor-marca-da-epoca-e-vence-meeting-de-dusseldorf
Isto é que merece destaque …
PS. já foi comunicado á CMVM o valor da transferência do orelhas junior ?
1 Fevereiro, 2017 at 21:19
Mas essa novela não é mexicana e portanto não interessa.
Parabéns grande Mamona.
1 Fevereiro, 2017 at 21:19
QUanto ao comunicado, ouvi dizer que o carnide tem o fax avariado.
1 Fevereiro, 2017 at 21:24
Á ok .
1 Fevereiro, 2017 at 21:35
Ou então a venda foi inferior a 3M€, valor a partir do qual se tem que comunicar à CMVM.
Os vendedores de gelados para lampiolhosos (pasquins) estão a vender”perna de pau” ao preço do “magnum”
1 Fevereiro, 2017 at 21:29
Consta que o eurode(puta)do Ana Gomes ainda se encontra a gozar um período de férias. 😀
Ah grande Patricia Mamona.
Isto é o SPORTING, A MAIOR POTENCIA DESPORTIVA NACIONAL.
SL
1 Fevereiro, 2017 at 21:41
Desculpem lá a minha ignorancia , mas numa trasnferencia de 30M nao é obrigatorio a comunicaçao á CMVM ?
1 Fevereiro, 2017 at 21:55
Claro que sim MikeLeo75. 😀
A partir dos 3M€ (creio estar certo) já tens que comunicar à CMVM.
1 Fevereiro, 2017 at 22:07
Mas que caralh.. , deve estar avariado o fax como diz a AlexiaFerreira … mas já deu tempo de entregarem em mãos !!!
1 Fevereiro, 2017 at 22:16
O talho “pasquim” para cabeçudos, anda a vender gato por lebre 😀
1 Fevereiro, 2017 at 22:22
Desculpa lá , o que é dito pela cs em geral é que fizeram 30M pelo guedes + 15M por outro rapaz que nao me recordo o nome , e os lamps nao comunicaram á CMVM ????? e ninguem (cs) diz nada ????
1 Fevereiro, 2017 at 22:52
O transito em Lisboa tem estado infernal. 😉
1 Fevereiro, 2017 at 22:45
Já. Há para aí uma semana.
1 Fevereiro, 2017 at 22:48
Já foi comunicado?
1 Fevereiro, 2017 at 22:49
Já. Julgo que a semana passada.
1 Fevereiro, 2017 at 22:59
Á ok , não tinha reparado
1 Fevereiro, 2017 at 21:19
Em relação à (aparente) novela Coates. Antes de nos lançarmos à Direção, há que ter em conta uma coisa: isto não é uma questão de pagar ao Sunderland. A cláusula é, bem vistas as coisas, uma ninharia: €5 000 000. Aqui, é óbvio que o problema estará no ordenado. E não acredito que já não se esteja a discutir isso com o jogador há algum tempo. A opção de poder acionar mais uma época de empréstimo, muito provavelmente, para lá de opções económicas imediatas, estará, se pensarem um bocadinho antes de disparar logo, relacionada com isso. Terá sido, no fundo, uma forma de ganhar tempo.
Claro que também poderá não ser nada disto…
1 Fevereiro, 2017 at 21:36
Caro Ricardo,
É ÓBVIO que a questão principal está no ordenado.
Segundo reza a história, o Coates é o jogador mais bem pago do plantel, auferindo qualquer coisa como €200m/mês. É muito, para as nossas possibilidades económicas, e para um plantel que certamente terá vários jogadores (nomeadamente os “regressados”) a ganhar qualquer coisa como €10m/mês (se tanto!).
O Coates é um bom jogador. Mas não é, na minha opinião, um jogador que nos faça “break the bank” para o manter. Não é um Mário Jardel. Nem sequer um Bas Dost. Nem sequer um Adrien.
Para mim não há qualquer “novela”: se não estivermos em condições de o manter (por aquele “preço”) então que vá à sua vida, e se for para os milhafres estou a borrifar-me.
SL
1 Fevereiro, 2017 at 21:45
+1
Sou suspeito porque não sou grande fã do Coates, mas pronto, deixá-lo, porque a minha opinião vale o que vale. Mas agora andarem para aí a dizer que parecemos o Dortmund a reforçar o Bayern? Então mas o Carrillo agora já passou a ser um reforço do beifica por causa da novela Coates? Haja noção, caralho!
1 Fevereiro, 2017 at 22:32
Desta vez estou com o Livramento. Embora goste muito do Coates, não vale a pena entrar em loucuras. Deixem os lampiões enterrarem-se mais e aumentar o passivo até à lua.
Em relação ao Dumbo Guedes, estou à espera que o Ana Gomes páre de coça-los e telefone à CMVM indignada.
1 Fevereiro, 2017 at 22:34
Gosto do Coates, mas desculpem…
Para mim…é bom…
Mas não é jogador, em meu entender…que ” mereça” fazer dusoarates..
Acho que não é o suprassumo dos defesas centrais…
É bom, volto a dize-lo…
Mas calma…
Pessoalmente, muitas vezes fico apreensivo com algumas entradas dele dentro da area..
Vocês já fizeram contas às vezes que o Coates teve intervenções… que nos poderiam ter saído caras…?
Não estou a dizer que não tenho pena se não ficar…
Mas acho que não é jogador a segurar a qualquer preço…
Se ele já é um dos mais bem pagos…
Acham que se justificaria…
Tomar a opção… de ” rebentar” com a escala…?
Se ficar… óptimo…
Se não ficar… paciencia…
SL
1 Fevereiro, 2017 at 23:05
Concordo consigo livramento
Se é para entrar em leilão por causa do ordenado adeus até a próxima.
É bom jogador mas por amor de Deus, não é um fora de série e não vale 200 000 € mês.
1 Fevereiro, 2017 at 21:39
Lembrem-se que o empresário de William é Jorge Mendes que anda a fazer a cabeça do rapaz, ele que apareça com o dinheiro e William vai á sua vida.
1 Fevereiro, 2017 at 21:54
Caro Chico Faria,
Como é que Jorge Mendes “anda a fazer a cabeça do rapaz”? Em que se baseia para dizer isso? Ao que sei (posso estar enganado, claro!) o William nunca até ao momento deu “uma de Adrien”….
SL
1 Fevereiro, 2017 at 22:08
Tem jogado muito bem não tem???
Sobretudo nos últimos 2 meses…
Porque será??? DEsaprendeu???
1 Fevereiro, 2017 at 22:21
Caro Xupa-me as Peles,
Acho que não é segredo nenhum que o William Carvalho não tem jogado grande coisa TODA ESTA ÉPOCA.
Acha, portanto, que foi a mando do Jorge Mendes? Do tipo, “Ó William, agora que és campeão europeu, vais passar a jogar fraquinho, porque isso é do TEU interesse”?
SL
1 Fevereiro, 2017 at 22:46
Nada disso… Essa assunção estará talvez ao nível do Top 10 dos DISPARATES…
Agora, não tenho dúvida nenhuma que, houve influência desse CHULO do Mendes na quebra de rendimento do William, nomeadamente com ‘promessas’ de um contrato ainda mais milionário por terras de Sua Majestade…
E depois, ‘a montanha pariu um rato’… E apenas foi formalizada a proposta do West Bromwich Albion (WBA)… Ainda se falou do Liverpool… Mas aí nada de concreto…
Neste caso pode-se dizer que saiu o tiro pela CUlatra ao Mendes … E ao William também…
De repente deixou de saber fazer passes certos a 5 ou 10 metros… Tá bem tá… E o burro sou eu???
1 Fevereiro, 2017 at 22:53
Caro Xupa-me as Peles,
Foi o Caríssimo que falou dos “últimos 2 meses”…. Eu apens referi que o WC não tem jogado grande coisa desde o início da época (acho que é facto notório e manifesto).
Pelo que dizer que isso teve a “influência” do Jorge Mendes parece-me algo… peregrino.
Eu compreendo (+/-) o raciocínio de um jogador que se desvalorize durante uma época (como o WC nesta) poder ser vendido por um valor mais comedido. Mas, na mesma senda, não percebo porque é que o clube “comprador” iria oferecer ao jogador o MESMO salário que se o mesmo estivesse no “top” do seu jogo…
SL
1 Fevereiro, 2017 at 23:07
Ou é ingénuo… Ou mal intencionado…
E como não pretendo descortinar qual das duas coisas se aplica ao Livramento… Fico-me por aqui…
1 Fevereiro, 2017 at 23:13
Caro Xupa-me as Peles,
Ou eu sou “ingénuo” ou “mal intencionado” ou então… o Caro Xupa-me as Peles não tem qualquer argumentação racional capaz de sustentar as suas afirmações. 🙂
Não pretendo fazer “cavalo-de-batalha” disto, mas por favor poupem-me as teorias de conspiração.
SL
1 Fevereiro, 2017 at 23:32
Porque non te callas???
1 Fevereiro, 2017 at 23:35
Caro Xupa-me as Peles,
Aceito sua rendição quanto ao “argumento”. 🙂
SL
2 Fevereiro, 2017 at 2:33
“argumento”???
O meu único argumento é que pretendo sempre o melhor para o Sporting Clube de Portugal…
Já do Livramento… não podemos dizer o mesmo não é?
Essa ‘tendência’ para se perder em ‘argumentos e contra argumentos’ é algo que a máquina de propaganda lãpiã se tem especializado nas últimas 2 ou 3 temporadas… Veja lá não lhe ‘caia a máscara’ e deixe a nú afinal ao que anda… O Livramento, o jonhybalboa e mais uns quantos, que se calhar são apenas multi-nicks’ de quem é ‘avençado’…
1 Fevereiro, 2017 at 23:03
Caro Livramento para um sabidolas como Jorge Mendes é muito fácil fazer a cabeça de qualquer jogador é com dinheiro ainda bem que o mercado já acabou.
http://www.abola.pt/clubes/ver.aspx?t=4&id=649405
1 Fevereiro, 2017 at 22:20
Ele, tal como o Palhinha, andam em processo de transição, no que à representação diz respeito. Ou seja, o Mendilhões é, nesta altura, agente deles apenas no nome. Na prática, o divórcio já se iniciou e eles já andam a namorar outros.
1 Fevereiro, 2017 at 22:47
O Jorge Mendes já não é empresário do William.
1 Fevereiro, 2017 at 22:50
A Gestifute é de quem???
http://www.transfermarkt.pt/william-carvalho/profil/spieler/100131
1 Fevereiro, 2017 at 22:54
Lembro-me de ver qq coisa na CS que tinha deixado de representar Adrien,JM, Patrício e William.
E estava convencida disso. Pelos vistos o William continua.
1 Fevereiro, 2017 at 23:05
Sim, o Adrien, o João Mário e o Patrício largaram esses sarnento…
Agora o William……………………….
1 Fevereiro, 2017 at 22:56
É do Papa Francisco.
1 Fevereiro, 2017 at 23:09
1 Fevereiro, 2017 at 23:20
😀 😀 😀
1 Fevereiro, 2017 at 22:27
Toda a gente sabe que contratar o JJ é contratar um pacote completo. Com o que tem de positivo (forma como potencia os jogadores, futebol ofensivo, etc.) e o que tem de negativo (egocêntrico, teimoso, arrogante).
Para mim o positivo supera largamente o negativo.
Força JJ.
Força Sporting
SL
1 Fevereiro, 2017 at 22:53
Essas declarações do William, a serem verdade, são inaceitáveis.
Porque ele sabe que está a ferir os sportinguistas e porque também sabe que está a discutir assuntos internos na praça pública.
1 Fevereiro, 2017 at 22:58
Tudo o que sejam atletas que estejam nos nossos planos para a próxima época estarão. Se Coates estará? Neste momento todos já perceberam que se está a formar uma história à volta dele que não me agrada, mas não vou entrar nesta guerrilha de capas de jornais. Os sportinguistas têm de estar calmos. Estamos a trabalhar, sabemos o que queremos. Estou perfeitamente tranquilo relativamente aos nossos objetivos e aos atletas que queremos para a próxima época – Bruno de Carvalho em entrevista hoje à RR.
1 Fevereiro, 2017 at 23:11
“Estamos a trabalhar, sabemos o que queremos.”
Bem, vamos aguardar.
1 Fevereiro, 2017 at 23:15
Grave
E se não quiser o coates qual o problema ?
Até parece que é um central fora do normal, é bom e não mais do que isso.
1 Fevereiro, 2017 at 23:15
Queria dizer brave
1 Fevereiro, 2017 at 23:32
O Coates é de facto um excelente jogador. Um patrão que permite que ao seu lado cresça um jovem.
Mas obviamente que loucuras… não vou por aí. Que a direção consiga resolver o tema sem loucuras.
Ouvi agora que aindo nos vamos mexer nos mercados abertos. Mas só podemos vender, certo? Ou ainda podemos fazer alguma compra?
1 Fevereiro, 2017 at 23:43
So de jogadores livres
1 Fevereiro, 2017 at 23:47
Ainda acreditas no lateral ? 🙂
É que de resto temos mesmo é que despachar.
2 Fevereiro, 2017 at 0:45
Acardito.
O Pedro Empis ainda precisa de ser emprestado para ganhar estaleca ou davam uma oportunidade?
2 Fevereiro, 2017 at 11:29
Fight,
Coates é um excelente central mas não podemos entrar em loucuras.
Nos últimos 10 anos, deve ter sido o melhor que por cá passou. Vês algum melhor?
2 Fevereiro, 2017 at 12:12
olha quem ?? 🙂
1 Fevereiro, 2017 at 23:09
+1
1 Fevereiro, 2017 at 23:13
+1 ao comentário de kovacevic.
Willam estás bem o queres armar a puta ?
Se queres armar a puta estás bem enganado, a braçadeira ia já pro caralho, fica muito melhor no xico.
1 Fevereiro, 2017 at 23:16
Eu só acredito que o Sir disse aquilo se houver audio … tirando isso vou considerar carvão em semana de clássico.
1 Fevereiro, 2017 at 23:19
O tema quente agora é o William?
Que além de dizer coisas tolas, ainda está mandatado pelo mendes para ir enterrando?
Até eu, convicto fã do Fox e da Scully, não creio muito…
Por falar em temas quentes…
Mamona, mais uma vitória, em Dusseldorf. Mais uma vez acima dos 14mt, duas vitórias em dois meetings. Bom prenúncio para Belgrado.
1 Fevereiro, 2017 at 23:21
Já merece uma medalha de ouro nos JO.
1 Fevereiro, 2017 at 23:23
Muito complicado, muito complicado…
Mas ela pode ser dominadora a nível europeu.
E em Março, tanto ela como o Évora podem trazer ouro para casa.
1 Fevereiro, 2017 at 23:26
ALLEZ MAMONA ALLEZ
ALLEZ MAMONA ALLEZ
ÉS GRANDE, MAMONA!
SPOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTING
1 Fevereiro, 2017 at 23:25
Em semana de clássico já temos 2 sacos de carvão e ainda a semana vai a meio:
1º saco: Coates
2º saco: William Carvalho
Quem dá eco a esta carvoada, pode muito bem ir para o Carvalho…
Que os lampiolhosos comam gelados com a testa é lá com eles, mas Sportinguistas…
SL
1 Fevereiro, 2017 at 23:31
Nem mais.
Ao alimentarmos esta carvoada ainda somos piores que quem lança o carvão.
1 Fevereiro, 2017 at 23:41
Amanhã vão dizer que a renovação do Gelson está em banho maria, ou que não avança.
Na sexta-feira, que o Bas Dost não sabe cantar o “Thunder” como deve ser e há mal estar na academia. And so one…
Esperem para ver a merda que vai sair nos pasquins, tv, etc. até ao jogo…
Até parece que através de um truque de magia os me(r)dia nacionais começaram a dizer verdades e a deixarem de atacar o Sporting…
FIGHT & RESIST é o lema que está escrito no toldo da Tasca.
1 Fevereiro, 2017 at 23:50
Alexia
espero estar enganado em relação as declarações do William e se assim for vou pedir desculpa, não me custa nada.
Mas se for verdade e espero que não fazer essas declarações antes de um jogo importante é grave.
O próprio bdc em relação ao coates diz que lhe já está a chatear e quando bdc se chateia já sabes como é
1 Fevereiro, 2017 at 23:58
Realmente não encontro em lado nenhum essas declarações
2 Fevereiro, 2017 at 9:25
Já têm quase 15 dias 😉 era difícil de encontrar.
Agendas ….
2 Fevereiro, 2017 at 0:58
Agora é que estive a ver bem a data das alegadas-repito-alegadas declarações de Sir William: 22 de janeiro de 2017.
Por que raio é que decidiram desenterrar algo que já vem de há semana e meia e que, na altura, provocou zero? Mistééééééério!..
2 Fevereiro, 2017 at 9:24
O Ireland apeteceu-lhe atear o carvão.
Previsível …
2 Fevereiro, 2017 at 1:01
É isto.
Jorge Jesus e BC partilham um defeito. A soberba.
Têm auto confiança e competência para superar desafios, mas o reverso da medalha pode ser o descolar da realidade, derrotados pelo ego.
Esta época tem sido útil, pelo menos, para BC levar um banho de água fria. Repensar.
Para mim, os primeiros sinais são positivos. Fez marcha atras na estrategia suicida das loucuras do verão passado. Não que tenhamos gasto demasiado dinheiro. Mas porque foi muito mal gasto. O nosso posicionamento deve ser no segmento Bas dostes.
Não somos um entreposto do estilo carnidex.
Estando em guerra com a corporação empresários e máfia associada, menos sentido faz essa estratégia. É comprar refugo e não conseguir despachar o entulho.
Que esteja dado o mote para o próximo mandato….made in Alcochete (temos muito talento no forno) e contratações de valor acrescentado. Poucas e boas.
Jesus. Receio que não vá ser fácil emendar a mão.
Se for inteligente, troca Bryan por Geraldes e se fosse louco, como eu, Alan Ruiz por Podence. Quais foram os jogadores que lhe deram mais rendimento? Os da casa ou os de fora? Dos de fora, os unicos que foram mais valias desportivas foram Coates, Bryan, Slimani e Bas dost (num 2 plano, 2 ou 3 brunos cesares).
Abre os olhos Jesus. Deixa de alucinações. Elias foi capricho anedótico.
Uma coisa que me incomoda, para além de ver assobiar jogadores da casa que procuram fazer pela vida, é ouvir dizer que os nossos melhores miúdos nunca estão preparados… até serem uma evidência factual. Por outro lado, são 6 meses seguidos com paninhos quentes com Alan ruizes (óptimos pés, mas aos 50 minutos anda grogue em campo, tipo pugilista veterano). Só porque custou 8 milhoes. Antes não os tívessemos gasto. E tívessemos mais paciência com os nossos.
2 Fevereiro, 2017 at 1:50
Elias foi recebido em apoteose aqui no Brasil e já não se fala em menos do que voltar à Seleção (e olha que agora tem um Treinador com T grande).
Mas não discordo que com as nossas cores foi muito mal. O que não concordo é que tenha sido tão má aposta na relação preço/qualidade (esperada).
SL
2 Fevereiro, 2017 at 9:16
Claro que foi recebido em apoteose no Brasil, aqui em Portugal, os adeptos obtusos do Sporting começaram a criticá-lo desde o início e, curiosamente, ainda acham que ele é que foi culpado de tudo… Eu também acho que o Elias foi culpado por tudo, principalmente pelos sucessivos roubos dos árbitros. E não falo de penalties não assinalados, de golos anulados, golos irregulares, etc. Falo mesmo de jogos inteiros de campos inclinados onde os nossos adversários podem fazer as faltas que quiserem e os nossos jogadores não podem espirrar para cima deles – tudo culpa do Elias. Aliás, ele também é culpado de ter marcado o 3-0 contra o Guimarães e de seguida não conseguir evitar que o William tenha provocado um penalty do assim nada. Aliás, o Elias nesse jogo é culpado pelos inúmeros maus passes que o William fez e também dos erros defensivos dos laterais e, por fim, culpado também por o terceiro golo do Guimarães conseguido atraves duma falta sobre o Schelotto. Noutros jogos, Elias foi o culpado de não ser bonito como o Adrien, não correr contra os defesas e perder bolas estupidamente que provocam contra ataques que nos lixam sempre. Elias é culpado por o Jesus ter apostado no Markovic no jogo que estavamos a ganhar contra o Real Madrid e com isso ter desiquilibrado a equipa totalmente e provocado a reviravolta. Sim, porque o Elias, apesar de não estar em campo, devia ter mandado uma pantufada no Markovic nos treinos para que ele nunca mais jogasse. Elias é também culpado da época miserável que o Bryan Ruiz está a fazer, do facto de o Gelson ter sempre 2 a 3 jogadores à sua volta porque o Esgaio não consegue dar profundidade à lateral direita. Elias é culpado de não se matar a correr durante os jogos quando todos os seus colegas estão quase parados à sua volta. Sim, o Elias foi um erro enorme de casting, ainda bem que foi embora…
2 Fevereiro, 2017 at 11:30
Aqui na tuga, em apoteose, foi recebido o markovic.
2 Fevereiro, 2017 at 11:26
“Uma coisa que me incomoda, para além de ver assobiar jogadores da casa que procuram fazer pela vida, é ouvir dizer que os nossos melhores miúdos nunca estão preparados… até serem uma evidência factual. Por outro lado, são 6 meses seguidos com paninhos quentes com Alan ruizes (óptimos pés, mas aos 50 minutos anda grogue em campo, tipo pugilista veterano). Só porque custou 8 milhoes. Antes não os tívessemos gasto. E tívessemos mais paciência com os nossos.”
Totalmente de acordo. Os de fora devem ter treinos de “experiência e traquejo”. Só pode.
2 Fevereiro, 2017 at 12:15
onde andavas tu na pré época?? 🙂
2 Fevereiro, 2017 at 1:07
Deixem o homem (jesus) trabalhar!
O Podence é um jogador do c@ralh0!
Boa noite.
2 Fevereiro, 2017 at 10:12
É de todo impensável que o JJ faça marcha-atrás na sua forma de ser. No ano passado fiquei entusiasmado com a equipa e na suposta aposta em jogadores da Academia, embora, o Gelson pudesse ter jogado muitos mais minutos e o Matheus tenha, de um momento, para o outro saído das contas do treinador.
Há coisas que eu detesto no nosso treinador. Teimosia é uma delas. A teimosia sistemática em apostar em algumas vacas sagradas como é o caso do Bryan tico-tico. Este ano, fico com a impressão, que ele tem sido muito infeliz na leitura que faz ao desenrolar dos jogos. Fica-me na retina as duas substituições operadas no arranque da 2ª parte em Chaves.
Depois também me desagrada a «comunicação» do nosso treinador. O nosso treinador devia ser obrigado a usar um mini-auricular (como aqueles usados pelos agentes secretos) para que alguém, lhe dissesse palavra por palavra aquilo que ele teria para falar, fosse em Flashes Interviews, fosse em Conferências de Imprensa, fosse em entrevistas aos media. Detesto a bazófia! Detesto quando somos gamados como gente grande, escutar discursos sem conteúdo.
Espero que JJ volte a atinar da cabeça, pois este ano, foram cometidas muitas gaffes.
2 Fevereiro, 2017 at 11:47
Sinceramente o pior do JJ para mim veio ao de cima nesta época…
A determinada altura ele perdeu completamente a noção no que dizia e do impacto que tem nos jogadores declarações dele. Espero que tenha aprendido alguma coisa com isso…
Há muitas justificações para o sucesso do RV do outro lado…mas uma delas não tenho duvida que é o impacto positivo que teve a forma de falar da equipa do RV vs a do JJ. Os jogadores sentiram essa diferença e na altura de dar tudo estiveram lá com ele a dar tudo. Que o JJ tire a devia ilação juntando estas 2 peças (do RV ano passado e dele próprio este ano) e que definitivamente procure puxar a equipa para cima e não para baixo!
Ele que oiça muitas vezes o Nuno Dias e a forma como ele fala dos seus jogadores e de quem o rodeia.
Isto é para mim o pior que o JJ tem…e acho que dificilmente vai mudar porque ele está completamente formatado assim e só agora no Sporting está a ser confrontado com isso. E por isso dificilmente vai a tempo de se corrigir. Não é o suficiente para eu deixar de gostar muito dele como treinador mas é o maior problema dele…
2 Fevereiro, 2017 at 12:38
Não posso dizer se concordo ou não com esta crónica do Leão de Plástico.
O Cherba deve lembrar-se da “fúria” que tive quando Bruno de Carvalho contratou Jorge Jesus. Obviamente, perante os factos, não podia deixar de dar o braço a torcer, designadamente, quanto ao carácter de Jorge Jesus, ao qual eu colocava enormes reticências.
Esta coisa de o benfica vender jogadores em circuito fechado por preços que não correspondem minimamente aos valores que o Mercado lhes atribui, não é nova, já vem de há anos a esta parte a manifestar-se, tendo-se acentuado ultimamente, dadas as dificuldades que o benfica tem para aceder a crédito bancário. Os bancos são os bancos e só emprestam um chouriço a quem lhes puser um porco em cima da mesa.
Como o benfica só lhes dado “hot wings”, não há chouriços para entregar lá para os lados da Luz.
Estas vendas sobrevalorizadas de passes de jogadores servem para tudo, designadamente para o benfica financiar a tesouraria e ir continuando a pagar ordenados evitando um “levantamento de rancho que tal como algumas mortes, seja também para pagar comissões a quem decide comprá-los: Presidente, Treinador principal, empresário, “clubes-barriga de aluguer (Brasa por exemplo).
De resto isso mesmo é acenado pelo benfica a Jorge Jesus quando contra ele intenta uma acção, cujo valor é o ridículo montante de 14 Milhões de Euros. Uma linguagem codificada que significa mais ou menos isto:
1. Quisemos-te mandar catar, para o Qatar e o problema ficaria resolvido mas, decidiste ir para o Sporting e agora, sendo o Presidente do teu Clube quem é, vais ter de manter a boquinha fechada senão, no mínimo pomos nós também a boca no trombone e a tua carreira chega prematuramente ao fim.
2. Esta acção é um fait divers. Sabemos que não tem pernas para andar mas,
3. Atenção às comissões que te pagámos (entenda-se, “por baixo da mesa”) pois, se puseres a boca no trombone e revelares ao teu Presidente aquilo que se passa aqui dentro, vem tudo a público relativa à tua participação nos negócios turvos, designadamente, valores pagos, datas, negócios a que respeitam, conta off-shore onde foram postos a recato, etc. tudo, tudo, tudo, em pratos limpinhos, limpinhos, limpinhos.
4. Lembra-te também que o guito te foi entregue “isento” de impostos e repara que o Fisco tem um especial azar a quem corre à sua frente e costuma atacar pelas costas.
Justa ou injustamente, estamos perante um acto de coacção moral dissimulada pela propositura de uma acção cível que, por seu turno, não tendo óbvio fundamento, nem causa de pedir, deverá ser interpretada como litigância de má-fé, por parte do benfica, devendo daí o Tribunal extrair as consequências que se impõem.
Uma acção que é, afinal, uma fantochada mas, ao mesmo tempo que se atiram palhaços para a arena, desenjaulam-se ursos pardos nas bancadas.
Depois de tudo isto ter pairado meses no ar todos constatámos a qualidade do trabalho de JJ e ficámos, também surpreendidos pela reestruturação do “Departamento de Futebol do Sporting”.
A estrutura pode não estar ainda completa mas, já existe, organizada, departamentalizada, abrangendo uma diversidade de áreas multidisciplinares vasta, amassada na interdependência e tendo por objectivos o recrutamento (now scouting) a selecção de candidatos a jogadores do Sporting (now scouting), um directo de futebol com mais calos no rabo que um boxeur em sapatos de ballet consegue criar nos pés, uma estrutura clínica que vai muito para lá de um simples departamento médico de um grande clube Europeu, um gabinete de apoio psicológico, um gabinete de apoio aos jogadores e suas famílias, a ligação a outras equipes técnicas de outras modalidades no Clube, a interacção da Formação com o futebol profissional, etc.
Constato que, neste quadro, JJ se rodeia de profissionais experientes em áreas que ele não abarca, porque não pode e nem deve abarcar. Cada macaco em seu galho.
O Treinador certo é Jorge Jesus e se o perdermos, havemos de torcer a orelhinha, constatando depois que não deita sangue.
2 Fevereiro, 2017 at 12:56
Não há Coates nenhum no mundo q valha um Sporting.
Tenho dito.
Se não quer… Adeus e um queijo.
2 Fevereiro, 2017 at 21:05
Coates e Gelson até 2022
Yesssssss
3 Fevereiro, 2017 at 20:49
Penso que JJ foi campeão 2015-2016, e por muitos!!!
Penso que JJ estaria em primeiro na época 2016-2017, ou no mínimo bem em cima do posto.
Penso que o Sporting joga um bom futebol, apelativo, de ataque, como não jogava há mais de uma década.
Recuso-me a fazer de conta que a nádega dominante das últimas épocas não vicia as classificações. Recuso-me ainda mais a culpar JJ por isso. E recuso-me a emprenhar pelos ouvidos desta propaganda lampiânica que a todos parece contaminar, mais cedo ou mais tarde.
Duvido que ignorar esse facto nos leve a algum lado. As purgas baseadas na irracionalidade nunca deram bons resultados no passado, e não darão no futuro.
Para mim, JJ é o treinador certo, com a Direcção certa, no Clube certo.
O resto, para mim, é conversa irracional de impacientes e ansiosos.
E nem sequer o Javardeiro pode acertar sempre.