Terminou a segunda fase de juniores, que tivemos a oportunidade de destacar na passada semana, e o Sporting foi o grande vencedor ao garantir mais um recorde para o clube. Esta semana, os nossos sub-19 ficaram a conhecer o que falta do seu calendário e quem terão de ultrapassar para se sagrarem campeões nacionais.
No dia 19/02 arrancamos o apuramento de campeão frente ao Braga, seguindo-se o Rio Ave, a Académica, Benfica, Vitória Sport Clube, FC Porto e Belenenses. De destacar essencialmente que a penúltima jornada do campeonato será disputada no Olival, entre aquelas que serão as melhores equipas em prova. Tendo em conta o quão apertados foram os últimos títulos, poderá ser o jogo mais vital para a nossa rapaziada.
O Sporting e o Porto partem como favoritos e por vários motivos. Foram as melhores equipas (de longe) das restantes fases, disputaram os últimos campeonatos entre si, o Porto é bicampeão e o Sporting apresenta os melhores valores individuais. Mas isso não significa que não existam surpresas ou que o Benfica não acabe à nossa frente no final das contas. Numa competição tão curta, cada deslize significa baixar um posto na tabela. Muita coragem a todos os nossos miúdos, que mostrem o que sabem fazer e serão recompensados no final. E que o espírito de Van Basten esteja sempre com Pedro Marques.
De destacar, as palavras de Thierry Correia ao Record, sobre aquele que foi o feito da formação sub-19, ele que se sagrou campeão da Europa no escalão sub-17 na passada temporada: “Thierry Correia viu a chegada do recorde de desempenho na primeira fase do campeonato nacional de juniores – 21 vitórias e um empate em 22 jogos – acontecer com naturalidade. “Trabalho o dia a dia desde julho. No início não pensámos muito nisso, mas com as vitórias que íamos tendo ficámos com este objetivo na cabeça”
O defesa, de 17 anos, com contrato profissional assinado desde junho com o Sporting, assumiu que foi na penúltima jornada que o grupo passou a lutar por este objetivo secundário e inédito, visto que o principal, a qualificação para o Apuramento de Campeão, já havia sido alcançado com alguma antecipação.”Frente ao Benfica, percebemos que era muito importante ganhar. Já tínhamos o primeiro lugar assegurado na altura e podíamos desleixar-nos um pouco mas não o fizemos“, explicou.
Preferiu não destacar o campeão em título FC Porto como principal alvo a abater até porque, na fase seguinte, todas as equipas principiam a prova com o mesmo número de pontos. “Todas as equipas que passaram à segunda fase têm a sua qualidade, tanto do norte como do sul. Vamos trabalhar para ganhar todos os jogos na segunda fase“, disse.”
Thierry chegou ao Sporting em 2009, vindo do Damaiense, e cedo se impôs na Academia de Alcochete. Faz parte de uma excelente geração, que o ano passado deixou em casa o título de juvenis, e leva já 15 partidas esta temporada. Um lateral direito, que faz também o lado esquerdo, de enorme qualidade e com apenas 17 aninhos.
Aliás, 17 aninhos é tendência na nossa equipa de juniores. Elves Baldé, Miguel Luís, Daniel Bragança, Leandro Tipote, Rafael Leão, João Ricciulli e Miguel Lopes (que ainda não soma os minutos eperados) são depois secundados por “homens” como Pedro Marques, Bruno Paz, Gonçalo Vieira, Pedro Ferreira, Pedro Silva ou Maximiano. Uma base extremamente interessante, mas onde impera a juventude. E isso, poderá fazer diferença nas contas finais.
Nos resultados do fim de semana, os Juvenis bateram o Real por 1-0, com um excelente golo de Bernardo Sousa, e os Iniciados venceram o Silves por 4-1.
*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)
7 Fevereiro, 2017 at 17:48
boas palavras do Thierry, sem dúvida. E acredito que pensem todos desta forma. Mas já que falamos em juniores, é com alguma ansiedade que espero para ver como vão gerir as chamadas dos putos à B e aquele que deve ser o objectivo maior, a conquista do campeonato.
7 Fevereiro, 2017 at 18:07
E jogou no damaiense 🙂
7 Fevereiro, 2017 at 18:37
Tem escola.
Sabe o que é andar lá dentro.
7 Fevereiro, 2017 at 20:00
Ocupava era menos espaço…
7 Fevereiro, 2017 at 20:48
Não tinha peso no balneário
7 Fevereiro, 2017 at 18:08
Sinceramente, acho que para além de Bruno Paz, Abdu Conté e Elves poucos serão chamados e mesmos estes, só se der mesmo.
7 Fevereiro, 2017 at 18:16
Cherba, a tua ansiedade/expectativa relativamente a essa situação é exatamente igual à minha, no entanto, permite-me fazer uma observação. Na minha opinião, o objetivo maior será sempre formar jogadores para a equipa principal e assim sendo, caso estes jogadores estejam preparados e necessitem de competir num contexto de maior dificuldade (como é a segunda liga), penso que será sempre mais importante fazer essa aposta do que ganhar qualquer titulo de juniores, juvenis, etc…
SL
7 Fevereiro, 2017 at 18:20
A minha discordância vem de apenas um ponto…
Estes miúdos não vão fazer a diferença para a B! Nesta fase dos campeonatos eles tinham de ganhar andamento, tinham de ganhar entrosamento….não é altura para isso a não um ou outro caso esporádico por falta de opções.
Prefiro 1000 vezes que a B seja complementada por quem está acima e pode jogar lá (e que não venha a jogar nesse fds na A) do que subir quem está em baixo nesta fase.
7 Fevereiro, 2017 at 18:08
Já é tempo de voltarmos a ser campeões! Não que eu ligue muito a isso mas nos últimos 2 anos, com equipas fracas acabámos por quase ser!
Dou sempre o exemplo…tirando a equipa campeã de Juniores com o Sá Pinto (tanto talento meu Deus…) as ultimas 2 equipas campeãs pelo Sporting eram fraquissimas…saíram de lá que me lembre o William, Wilson Eduardo, Cedric, André Santos e Renato Neto que tenham estado na equipa A do Sporting. Fraquissimas…
Nos 2 últimos anos disputámos taco a taco com os tripeiros e no entanto eles tinham muito melhores jogadores que nós! Eles sim tinham e têm ali putos para aproveitar, nós é a miséria que se vê na B. Nos últimos 2 anos acho que se aproveita Matheus . Depois 1 anos mais velhos sim ainda se aproveitou Geraldes, Podence, Domingos Duarte, Palhinha, Riquicho e Gelson…
É neste buraco que vive hoje a equipa B…espero que se aguente porque para o próximo ano vêm aí muitos miúdos para encher esta equipa de qualidade!
7 Fevereiro, 2017 at 22:05
Ainda se aproveitou Geraldes, podence, palhinha, gelson’…. porra… todos os nossos males fossem esse (s)… 😉
7 Fevereiro, 2017 at 19:04
“Thierry chegou ao Sporting em 2009, vindo do Damaiense…”
Faltou dizer que tem um poster do ídolo Pedro Guerra no quarto… 👿
7 Fevereiro, 2017 at 19:53
não podia, o poster ocupava a parede toda
8 Fevereiro, 2017 at 9:14
Ele quis dizer “nos quartos”, que vai do quarto dele até ao quarto dos pais, passando pela sala, a garagem e a cozinha!!
7 Fevereiro, 2017 at 19:56
Não dá o andebol?
7 Fevereiro, 2017 at 20:01
Amanhã dá 🙂
7 Fevereiro, 2017 at 20:03
Estes putos são bons.
Para o ano são campeões na B.
No ano a seguir são campeões na A.
Depois ganham umas bolas de ouro de vez em quando.
Aposto o direito do Sá.
7 Fevereiro, 2017 at 21:28
O Sá ja anda à procura de medicos que façam transplante tomatal. Ou médico ou agricultor.
7 Fevereiro, 2017 at 22:39
Diz que a posta às sextas passa a ser bacalhau com ketchup.
8 Fevereiro, 2017 at 9:17
Olha que o esquerdo já esteve mais perto de ir embora, ultimamente o Ruiz lá se capacitou que não podia deixar um Leão mono-tomático!!
7 Fevereiro, 2017 at 20:04
Obrigado. Ja tava sentadinho em frente à SPORTING TV.
7 Fevereiro, 2017 at 22:39
Já só faltam 21 horas 🙂
7 Fevereiro, 2017 at 23:29
Já puseram a mira técnica?
8 Fevereiro, 2017 at 19:46
É hoje… SPOOOOOOORTING
7 Fevereiro, 2017 at 20:40
Como e que esta a jogar o Betinho no Belem ? Nao tenho acompanhado.
7 Fevereiro, 2017 at 22:08
E o Nuno Moreira… não anda nesta equipa?
Não é muito intenso, mas é muito inteligente a jogar e tem belos pés.
Esta equipa, combinada com a do escalão inferior (já para não falar dos que temos já na primeira equipa) dava para fazer uma geração Ajax…..
7 Fevereiro, 2017 at 23:35
O Nuno Moreira tem jogado pouco mas tem muito valor e sobretudo tem uma característica muito rara nos nossos jovens, uma muito boa meia distância.