Terminou a segunda fase de juniores, que tivemos a oportunidade de destacar na passada semana, e o Sporting foi o grande vencedor ao garantir mais um recorde para o clube. Esta semana, os nossos sub-19 ficaram a conhecer o que falta do seu calendário e quem terão de ultrapassar para se sagrarem campeões nacionais.

No dia 19/02 arrancamos o apuramento de campeão frente ao Braga, seguindo-se o Rio Ave, a Académica, Benfica, Vitória Sport Clube, FC Porto e Belenenses. De destacar essencialmente que a penúltima jornada do campeonato será disputada no Olival, entre aquelas que serão as melhores equipas em prova. Tendo em conta o quão apertados foram os últimos títulos, poderá ser o jogo mais vital para a nossa rapaziada.

O Sporting e o Porto partem como favoritos e por vários motivos. Foram as melhores equipas (de longe) das restantes fases, disputaram os últimos campeonatos entre si, o Porto é bicampeão e o Sporting apresenta os melhores valores individuais. Mas isso não significa que não existam surpresas ou que o Benfica não acabe à nossa frente no final das contas. Numa competição tão curta, cada deslize significa baixar um posto na tabela. Muita coragem a todos os nossos miúdos, que mostrem o que sabem fazer e serão recompensados no final. E que o espírito de Van Basten esteja sempre com Pedro Marques.

De destacar, as palavras de Thierry Correia ao Record, sobre aquele que foi o feito da formação sub-19, ele que se sagrou campeão da Europa no escalão sub-17 na passada temporada: “Thierry Correia viu a chegada do recorde de desempenho na primeira fase do campeonato nacional de juniores – 21 vitórias e um empate em 22 jogos – acontecer com naturalidade. “Trabalho o dia a dia desde julho. No início não pensámos muito nisso, mas com as vitórias que íamos tendo ficámos com este objetivo na cabeça
O defesa, de 17 anos, com contrato profissional assinado desde junho com o Sporting, assumiu que foi na penúltima jornada que o grupo passou a lutar por este objetivo secundário e inédito, visto que o principal, a qualificação para o Apuramento de Campeão, já havia sido alcançado com alguma antecipação.”Frente ao Benfica, percebemos que era muito importante ganhar. Já tínhamos o primeiro lugar assegurado na altura e podíamos desleixar-nos um pouco mas não o fizemos“, explicou.
Preferiu não destacar o campeão em título FC Porto como principal alvo a abater até porque, na fase seguinte, todas as equipas principiam a prova com o mesmo número de pontos. “Todas as equipas que passaram à segunda fase têm a sua qualidade, tanto do norte como do sul. Vamos trabalhar para ganhar todos os jogos na segunda fase“, disse.”

Thierry chegou ao Sporting em 2009, vindo do Damaiense, e cedo se impôs na Academia de Alcochete. Faz parte de uma excelente geração, que o ano passado deixou em casa o título de juvenis, e leva já 15 partidas esta temporada. Um lateral direito, que faz também o lado esquerdo, de enorme qualidade e com apenas 17 aninhos.

Aliás, 17 aninhos é tendência na nossa equipa de juniores. Elves Baldé, Miguel Luís, Daniel Bragança, Leandro Tipote, Rafael Leão, João Ricciulli e Miguel Lopes (que ainda não soma os minutos eperados) são depois secundados por “homens” como Pedro Marques, Bruno Paz, Gonçalo Vieira, Pedro Ferreira, Pedro Silva ou Maximiano. Uma base extremamente interessante, mas onde impera a juventude. E isso, poderá fazer diferença nas contas finais.

Nos resultados do fim de semana, os Juvenis bateram o Real por 1-0, com um excelente golo de Bernardo Sousa, e os Iniciados venceram o Silves por 4-1.

*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)