Nunca como nesta época os sportinguistas debateram tanto sobre o que nos falta como clube para sermos, de facto um emblema que não é só grande em história, quantidade e qualidade de adeptos, mas também grande pelos troféus que conquista numa época.
As razões pelo debate informal que mencionei são óbvias. O mandato de BdC vinha a obedecer a um progressivo e sólido crescimento desportivo. Se Marco Silva havia conquistado uma Taça de Portugal, Jesus “cheirou” o título e uma Supertaça, além de uma supremacia clara de qualidade de jogo sobre os rivais. A expectativa para a segunda época de JJ (e a primeira vez que neste mandato um treinador cumpria mais de um ano do seu contrato) era óbvia: conquistar o campeonato, mantendo ou até superando o equilíbrio para os principais candidatos ao mesmo troféu. Mais se reforçaram as esperanças, direi mesmo a convicção, quando é anunciada a intenção de reforçar o orçamento no custo global do plantel.
O mercado haveria de desferir dois golpes tardios num 11 que acabou a época a roçar a perfeição. Dois bons negócios retirariam o matador e um dos municiadores de jogo ao nosso conjunto verde e branco. E se é verdade que Bas Dost não nos deixa a carpir lágrimas de saudade por Slimani, a qualidade que João Mário dava ao tridente que fazia com William e Adrien deixou de existir. Sinceramente, ao olhar hoje para o que jogamos e ao relembrar o que fazíamos na temporada passada, fico de coração partido e nem sequer a certeza que não houve má fé ou desleixo nas contratações me apazigua a dor de corno que me fica na ressaca dos imensos e repetidos desaires que já engolimos esta temporada.
Tenho como certo que a poucos custará mais este tombo atrás do que ao Presidente Bruno de Carvalho e ao treinador Jorge Jesus. Também eles devem assistir incrédulos ao pesadelo que é ver os erros (a que já não estávamos habituados) de Rui Patrício, às hesitações e pânico de uma defesa outrora sólida e elogiada por todos, um meio-campo com 10% da criatividade e agilidade da versão anterior e um ataque que vive absolutamente dependente das (raras) bolas que chegam redondas a Dost.
O futebol do Sporting viveu (espero que o tempo do verbo esteja correcto) num verdadeiro downhill, com todos os atletas a perder confiança, testículos e sobretudo a arte do que fazem como equipa. Adrien continua ser um enorme lutador, Coates mantém-se como o “tal patrão” que tanto procurámos, Patrício não perdeu nenhuma das gigantes qualidades com que defende a nossa baliza, mas embora estes tenham perdido produtividade, o pior foram mesmo os outros.
Schelotto acumulou lesões com uma dificuldade enorme em fechar o seu flanco. Marvin e Jefferson continuam a desempenhar brilhantemente o papel de garotinhas em filmes de terror, Semedo esqueceu-se das promessas que nos deu em campo e voltou aos erros comprometedores, William perdeu algures um dos motores com que “cortava” geometricamente a relva aos adversários, Bruno Cesar serve mais de rolha esquerda do que outra coisa (e podem ser tantas) e Bryan Ruiz parece ter sofrido uma lobotomia durante o Verão, sendo praticamente absurda a sua ineficiência em campo.
É claro que há a magnifica confirmação de Gelson (que talento épico temos ali), o ressuscitar das cinzas de Paulo Oliveira (oi! Jota Jota…! o rapaz vai ter que fazer quantos pinos..?), o acerto na chegada de Beto e a intrépida arte de fazer o inesperado de Campbell, mas estas notas boas são apenas gotas num copo cheio de equívocos, que agora são fáceis de apontar, mas que não eram previsíveis. Acima de tudo o que saltou e ainda salta à vista é a perda contínua de confiança, motivação e acerto que assolou o plantel desde esse marco (tão elogiado como trágico) que foi a deslocação a Madrid.
Sem colocar paninhos onde não devem ser postos. Não houve estrutura para contrapor ou tapar alguns “buracos” abertos na confiança dos jogadores e seja por falta de empatia, cumplicidade ou solidariedade dos responsáveis, o que foi evidente foi que as soluções que foram adoptadas, falharam e agravaram os sintomas e os problemas. Interrogo-me se os que deveriam enfiar esta carapuça alguma vez o assumirão e isso deixa-me descrente quanto à não repetição de fenómenos semelhantes noutras épocas.
Muitos de vocês partilham comigo que existiram outras lições importantes a aprender esta época, mas não tenho tantas certezas se me acompanharão na absoluta certeza de que o pecado esteve sobretudo no parágrafo acima e não no que seguirá a este.
Não convém esquecer a saga das más decisões de arbitragem e as curvas perfeitas do zero que se revelaram as apostas em Douglas, Petrovic, Meli, Elias, Castaignos, André, Spalvis e sobretudo Markovic. E façamos aqui uma pausa insuspeita. Talvez nenhum deles seja mau jogador, talvez sejam bem melhores do que mostraram e talvez mesmo noutras circunstâncias tivessem acrescentado coisas muito mais positivas. Este pensamento ou dúvida são legítimos e isso leva-me a uma nova série de perguntas que se somam a todas as outras que persistem neste post e na minha cabeça. A culpa foi, mais uma vez, só dos jogadores?
Um dia escrevi isto num outro, remoto e até aqui, esquecido post. Na altura falava de Jorge Jesus como adversário e no meio de outras considerações, há uma que talvez não tenha ganho assim tanto pó e teias de aranha:
“…vejo uma qualidade de pensar os jogadores e o que fazem em campo acima da média, mas há…uma profunda incapacidade de entender os jogadores quando estes não são ou não fazem o que idealizou que fariam. É como se em pleno relvado passassem de válidos a inválidos e sem qualquer tipo de remédio ou reconversão…ele que tanto se arroga de “descobrir” e esculpir grandes craques é por vezes o treinador mais desastrado em aproveitar o que o jogador tem para dar ou do que é capaz de vir a dar com o apoio e a paciência adequadas. O pior que Vieira pode fazer (e parece que ainda não entendeu) é dar a Jesus um jogador à procura de uma confiança perdida ou um atleta que não encaixe à partida no dogma indiscutível do seu sistema de jogo. É simplesmente dinheiro jogado ao lixo…algo que entendo não incomodar, olhando para os rios de euros já despendidos na mestria do “fazedor” de estrelas…”.
Não pensem que faço de Jesus (o nome presta-se) o espiador de todos os pecados do futebol do Sporting. Não é. Há mais e alguns até maiores responsáveis, mas será inegável que todos, até ele, devem aprender com os erros e fazer exactamente o que pede de certeza aos seus jogadores: mais trabalho, mais foco, mais empenho, mais “moral”, mais persistência e que naquele momento…aquele momento onde o céu parece desabar em cima da tromba, nesse momento, não cuspir responsabilidades para baixo, não sacudir os erros e incapacidades para quem está ao lado, mas sim olhar para um conjunto de homens e ver tudo o que pode extrair de bom para melhorar, sabendo que (muitas vezes) apenas se disfarça o borrão, não conseguindo pintar Picassos.
É que se todos os treinadores tivessem Ronaldos, Messis, Ibrahimovics e afins…todos seriam supra sumos. Os meus treinadores favoritos são os que fazem muito com pouco e não os que se limitam a escolher com o dedo os melhores jogadores, seja qual for o preço que isso custar ao clube. E nem todos sabem escolher os tais que parecendo pouco, poderão fazer muito mais. Não se pode ter todos os talentos e por isso mesmo é que existem coisas chamadas “departamentos”, que ao contrário do que JJ muitas vezes deve pensar, não é um conjunto de pessoas que o podem desafiar, mas sim ajudar e em que pode e devia aprender a confiar.
*às quartas, o Leão de Plástico passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca
15 Fevereiro, 2017 at 16:26
Alguém que meta esse fedelho do Jovane no sítio! Então, há um lance, na 1ª parte que o Xico ia marcar uma falta e o fedelho vira-se para o Xico e diz-lhe que não, que ele era a pessoa mais indicada para bater o lance?! Enxerga-te caralho! Baza!
15 Fevereiro, 2017 at 16:27
Não sou defensor de João de Deus, mas, convém dizer que a qualidade da maioria dos jogadores não ajuda, além de que, contratar meia dúzia e te – los a titulares sem terem qualidade para envergar a verde e branca, não considero boa política.
Sobre o Xico e André, entendo a utilização mas não concordo… Na minha opinião, a gestão da equipa b, tem sido o calcanhar de Aquiles de BdC .
Não defendo a extinção da equipa b, mas desejo e espero que tb este ano sirva de lição para não se repetir os mesmos erros.
Acredito também que ganhando 2/3 jogos seguidos a equipa melhore , mas de Kiki, Guima, bilel, abdu, jovane, Rafael, lamento muito, mas não creio que tenham o necessário para o Sporting , sobre as contratações de inverno, esperar para ver
SL
15 Fevereiro, 2017 at 16:29
Este Adbu tem-me desiludido. Julgava que poderia impor-se na equipa B mas enganei-me. Jogador tolhido pela responsabilidade. Uma coisa é jogar nos júniores outra coisa é jogar em ligas profissionais. Abdu, no lance do 1-2. Que vergonha.
15 Fevereiro, 2017 at 16:53
Quando eu digo que não se podem subir os juniores… Muito menos nesta dinâmica de derrota.
15 Fevereiro, 2017 at 17:02
Pois… coisas básicas!
15 Fevereiro, 2017 at 17:02
E ao Jovane mandava-o pastar para bem longe de Alcochete!
15 Fevereiro, 2017 at 16:31
Além de estarmos a perder, todos os nossos adversários estão a ganhar!
Isto está muito complicado…
15 Fevereiro, 2017 at 16:32
Olha a melhor formação do Dubai a brilhar.
http://as.com/videos/2017/02/15/portada/1487158926_070738.html
15 Fevereiro, 2017 at 16:37
http://futbol.as.com/futbol/imagenes/2017/02/14/album/1487108435_245336_1487118756_album_grande.jpg
SL
15 Fevereiro, 2017 at 16:34
O turco, o central, deve ter sido dos poucos gajos onde acertaram. PQP…
15 Fevereiro, 2017 at 16:34
para ter uma equipa B a fazer estas figuras é perferivel não a ter, é que ninguém aprende a jogar assim, ninguém aprende com derrotas constantes e qualquer jogador melhor que lá vá parar estagna e psicológicamente (se gostar do clube e da profissão) fica em baixo.
15 Fevereiro, 2017 at 16:36
E sempre se poupam 3 milhões por época.
Os melhorzitos vão rodar para a primeira liga…os outros vão pastar cabras.
15 Fevereiro, 2017 at 16:36
O gajo responsável pelo recrutamento para a equipa B deveria ser posto no olho da rua!
15 Fevereiro, 2017 at 16:38
A questão é: Quem é/são esse(s) sujeito(s)?
15 Fevereiro, 2017 at 16:50
O Sujeito é o Presidente do Sporting Clube de Portugal.
É para mim óbvio que o nosso presidente é uma merda a fazer gestão desportiva.
Tem o meu voto, porque tem sido um excelente presidente em muitas vertentes e a opção, é má demais para ser verdade.
15 Fevereiro, 2017 at 16:53
+1 sendo que no meu caso o Presidente teria sempre o meu voto nestas eleições independentemente da oposição.
Ou seja, apesar do desastre desta época…. tem crédito e merece ter a oportunidade de mostrar que aprendeu e muito com esta época.
Mas se não aprender…. em 2021 temos um “problema”…
15 Fevereiro, 2017 at 18:26
Ora bem.
15 Fevereiro, 2017 at 16:53
E achas que foi ele que fez a encomenda através de um catálogo tipo La Redoute? É óbvio que alguém compilou uma lista de jogadores à toa!
15 Fevereiro, 2017 at 16:55
E esse alguém é…
O Joao de Deus?
Director de Futebol não existe…
Octavio, Virgilio, Jesus? GAG?
15 Fevereiro, 2017 at 16:59
O Manuel Fernandes não era o cabecilha do nosso scouting?
Eu não sei quem é, mas quero respostas!
15 Fevereiro, 2017 at 17:01
O Guima foi por indicação dp JdD.
15 Fevereiro, 2017 at 16:57
What???
Que parvoíce de conversa!
15 Fevereiro, 2017 at 16:37
neste momento
portoB – 32 pontos
Freamunde – 31
Acedemico V-31
Leixões -30
Sporting B-27
Olhanense-18
vão-se f………….
15 Fevereiro, 2017 at 16:38
Então onde andam os “Carneiros” que se recusavam a ver as evidencias relativamente à equipa B?
Agora já se pode dizer que a B é um conjunto de entulho salvo raras excepções?
Já se pode dizer que a Gestão da Equipa B é uma anedota?
Que esta Época de Futebol (equipa principal e B) sirva de Lição e não se volte a repetir!
E de uma vez por todas… comecemos a dar valor aos NOSSOS!!!
Contratações de fora…. só quando vierem trazer algo que os nossos meninos não têm.
Claro que ninguém acerta sempre…. mas querer acertar com Bilel, Guima, Suhale, Escobar, Nasirov, Liam Jordan…. é tão provável correr bem como ganhar o euromilhões!
15 Fevereiro, 2017 at 16:40
Diogo Nunes, Edu Machado, Kiki… é só merda!
15 Fevereiro, 2017 at 16:43
O Nasirow é um jogador já com muita estaleca. É internacional do Azebeijão. (comentadores da SCP TV).
15 Fevereiro, 2017 at 16:47
Essa é a parte em que querem tratar os Sportinguistas como lampiões! Ou seja…como Burros!
E eu gosto pouco que me queiram fazer de parvo….
15 Fevereiro, 2017 at 16:50
Comigo, estes gajos já estavam no olho da rua. É uma vergonha ouvir esse Peres no Jornal da Noite a comentar o futebol do SCP. O gajo que o estava a apoiar nos comentários também é zero!
“Apesar dos resultados a equipa tem estado bem” PÓ CARALHO!!!! RESPEITO POR QUEM VÊ OS JOGOS!!!
RUA COM ESSES GAJOS!!!
15 Fevereiro, 2017 at 16:54
Ainda por cima o gajo vai-me para o estúdio com cada camisola!
Epá… Peres, se por acaso fores um tasqueiro – daqueles que me dá gosto ler – as minhas desculpas, mas como comentador esquece!
15 Fevereiro, 2017 at 16:46
E depois a gestão da equipa é desastrosa!
Onde anda o Pedro Marques?
É por ser junior?
É de longe o nosso melhor ponta de lança…. entre Juniores e B’s!
Sempre que foi chamado à B correspondeu!
Andamos a jogar com o Leonardo Ruiz porque?
Até marcou o golo hoje…. mas porra… é emprestado e já se percebeu que não é jogador para o Sporting, pelo que porque carga de água se dá minutos a este gajo em vez do Pedro Marques?
A ideia é ser Campeão de Juniores para depois se dizer que a equipa B é um problema que vem de trás (recrutamento no tempo do godinho) e que agora estamos no bom caminho…. com resultados nos Juniores e Juvenis?
Eu quero lá saber de títulos nas camadas jovens! Quero é formar jogadores para a Equipa Principal!
Quantas vezes foi o Cristiano Ronaldo Campeão nas camadas jovens? É que se a memória não me falha…. nunca foi!
15 Fevereiro, 2017 at 17:02
Mas é verdade… esta equipa B vem de escolhas do tempo do Godinho.
E não deves mexer em equipa que está a ganhar.
Em Relação ao Deus … é que eu torço um pouco o meu nariz.
Bom tipo e bem formado… mas falta lhe ali um pouco de integridade.( parece)
15 Fevereiro, 2017 at 18:28
Diz lá quem é que está aqui do tempo do Godinho, só para eu saber.
Agradeço desde já.
15 Fevereiro, 2017 at 17:07
Emprestamos o Chaby e não temos nesta equipa B ninguém superior ao nosso médio. Inacreditável.
Eu já desconfiava que ia ser muito complicado fazer um campeonato tranquilo com Ivanildos, Empis, Ronaldos, Gonçalos, etc… mas com estes reforços tudo se complicou ainda mais.
Até este Pedro Delgado acrescenta tão pouco.
15 Fevereiro, 2017 at 16:47
Eu até acho que edu pinheiro, liam Jordan e Diogo, façam mais é melhor que Kiki, Guima e bilel
15 Fevereiro, 2017 at 16:51
O Liam Jordan nem titular dos júniores é!
15 Fevereiro, 2017 at 17:16
Ele não veio para os juniores…Creio eu
15 Fevereiro, 2017 at 17:19
Veio veio… 🙂 até já fez uns minutos nos júniores.
15 Fevereiro, 2017 at 16:41
Cabeça do responsável.
15 Fevereiro, 2017 at 16:43
Pessima gestão. Pessima
15 Fevereiro, 2017 at 16:46
quem são os carneiros? há aqui lampiões?
15 Fevereiro, 2017 at 16:50
Certamente que haverá lampiões…. mas não me refiro a esses!
Refiro-me a Sportinguistas tipo Tadeu, Nogueiras e afins que defendem o indefensável e que é tudo um mar de rosas e que a culpa é sempre exclusivamente de factores exógenos!
Pronto… e ultimamente também já há factores endógenos —> os jogadores!
Mas dizer abertamente que a planificação da época futebolística foi digna de amadores é que não!
15 Fevereiro, 2017 at 16:54
Ricardo, não me parece que quem tem uma opinião diferente da tua seja “carneiro”, há pontos de vista que podem ser discutidos durante muito tempo sobre a equipa B, para que foi formada, no fundo para que serve.
A mim parece-me que é um desperdicio de dinheiro, pois não motiva ninguém esta manta de retalhos, onde poucos aprendem, correndo mesmo o risco de estagnarem.
por mim, e porque tenho a noção que nem tudo o que vem da formação é ouro, emprestava os melhores, os que dessem garantias de ser jogadores de futebol a sério e os outros íam á sua vida.
Mas claro, tería de a análise ser muito bem feita desde os juvenis.
15 Fevereiro, 2017 at 16:57
Ter opinião é uma coisa diferente….
Vir para aqui dizer que está tudo bem e que somos os maiores é dar uma de ministro da propaganda do iraque em plena guerra do golfo e é tudo menos opinião e por isso esses para mim são carneiros
P.S. Para eles… eu sou muito pior que isso, mas é para o lado que durmo melhor 🙂
15 Fevereiro, 2017 at 17:05
ainda há bocado me referia a esse ministro num comentário mais abaixo, ele aqui anda em alta pelos vistos.
O que sei é que a esmagadora maioria das pessoas que aqui andam querem o melhor para o Sporting e é isso que mais me interessa.
O resto é música…
15 Fevereiro, 2017 at 16:59
Não é uma questão de ter opinião diferente.
É defender tudo e todos sem qualquer crítica. O treinador (seja qual for) é bom, os jogadores são óptimos. Repetir à exaustão. E quando o treinador finalmente é corrido… ainda bem que se foi, já não podia com ele.
15 Fevereiro, 2017 at 17:35
É uma opinião diferente Nuno, nada mais que isso.
15 Fevereiro, 2017 at 18:11
Mario
Eu repetir diariamente que o Jesus (ou o jdD, ou Nuno Dias, quem for) é excelente e uma grande opção, e no dia em que é despedido aplaudir porque afinal nem era nada de especial…
Não é bem ter opinião diferente.
15 Fevereiro, 2017 at 18:14
Nuno, não estarás a levar um bocado para o lado do exagero?
Eu por exemplo, achava, até pelo curriculum que o Zupo era o treinador certo, mas com o correr dos tempos mudei de ideias, é claro que não dizia todos os dias que o Zupo era o melhor, mas defendia-o dos ataques constantes (sim, porque aqui há malta que passa o tempo a depreciar), mas agora quando ele saíu, aplaudi a sua demissão.
15 Fevereiro, 2017 at 18:29
e continuo a dizer que não troco o Nuno Dias por nenhum treinador do Mundo!
para mim o Nuno Dias é do melhor que há!
e curiosamente há uns tempos vi aqui criticas ao homem, são sempre os mesmos….
15 Fevereiro, 2017 at 17:46
Não sabia que para se comentar na Tasca era preciso criticar algo no clube…
15 Fevereiro, 2017 at 17:51
não, mas para alguns é ponto de honra
15 Fevereiro, 2017 at 17:18
Não sabes para o que serve?!
Mário: é preciso relembrar-te por onde passaram o João Mário, Xico, Podence, Ruben, Gauld, Gelson e Palhinha?
A equipa B permite fazer uma transição suave do futebol de formação para o futebol profissional!
Ou tu pensas que se o Gelson saísse directamente das camadas para uma equipa qualquer que iria logo partir tudo?
Esqueceste-te que depois, muitos deles são queimados vivos durante esses empréstimos!
Curling?! Achas mesmo que só percebo de Curling ou Bowling?!
15 Fevereiro, 2017 at 17:34
Curling Italiano, Curling.
deves estar-me a tentar passar um atestado de estupidez…mas queres comparar a equipa B com geraldes, podence, Iuri, Gelson, Gauld, Wallysson Mallman entre outros com esta?
O que eu estou a dizer é que ESTA equipa B não serve para NADA, nadinha…apenas para nos foder ainda mais a cabeça por ver a “verde-branca” a ser tão mal tratada.
Nunca fui muito a favor de uma equipa B que contrate jogadores (principalmente estrangeiros) que depois tapem os nossos jovens, não confundas as coisas.
Curling Italiano, Curling….
15 Fevereiro, 2017 at 17:39
Mário, é óbvio que esta equipa está longe de ter os prodígios do passado, por isso mesmo critico o recrutamento que foi feito. Foi feito às cegas, contrataram-se mais jovens (inexperientes, sem escola). Ou se contratavam promessas quase confirmadas ou apostava-se na comprar de alguns veteranos para contrabalançar esta tremenda imaturidade.
15 Fevereiro, 2017 at 17:38
Também me faz muita confusão ver que agora que a Equipa B está mal é para acabar… Nos últimos anos foi um sucesso! Agora por falta de qualidade e organização tem sido pior mas veem aí gerações de qualidade…
15 Fevereiro, 2017 at 17:41
Pois! É para depois emprestar os miúdos a equipas da CNS para serem queimados por cêpos ao serviço do estado lampiânico.
15 Fevereiro, 2017 at 16:59
Vai chamar carneiro a quem te fez essa tromba!
15 Fevereiro, 2017 at 17:13
Olha os estatutos 🙂
Mas olha…pode sempre entreter-te a escrever:
-> o Escobar é um jogador do c@ralho
-> o Bilel é um jogador do c@ralho
-> o Guima é um jogador do c@ralho
-> o Kiki é um jogador do c@ralho
–>…. e vais continuando mudando apenas o nome do entulho que anda na B
-> o João de Deus é um treinador do c@ralho
15 Fevereiro, 2017 at 17:24
Já me viste aqui escrever sobre a B?
Queres enganar quem com essa conversa?
De um mentiroso compulsivo espera-se tudo.
Não paras de me referenciar, deves estar obcecado por mim… Porque não me largas o piço? És paneleiro?
15 Fevereiro, 2017 at 17:30
Também podes escrever:
” A planificação desta época foi do c@ralho!”
“Que gestão desportiva do c@ralho!”
15 Fevereiro, 2017 at 17:54
Posso transcrever?
Planificação da época:
“Ricardo Coração de Leão em 1 Setembro, 2016 at 10:07
Tinha escrito um post sobre o assunto, mas fiz asneira e isto não carregou.
Assim sai a sintese
—> Plantel mais equilibrado!
—> Defesa esquerdo. Se gostava que se tivesse contratado um para titular? Claro que sim. Mas estando no campeonato Português…. Bruno Cesar chega e sobra para a maioria dos jogos e o Marvin para os jogos mais complicados. Marvin tem potencial…. mas ainda oscila. A 1 ª parte com o porto foi para o fraco, mas na 2ª parte parecia outro
—> Adrien
Que os Sportinguistas saibam ser Inteligentes e não hostilizem o Adrien. Que o rapaz errou é um facto, mas não tenho dúvidas que nos treinos e nos jogos será o Adrien de sempre a dar tudo!
Confio na inteligência do Bruno, do JJ e do Adrien.
–> Labyad
Duvido muito que se poupe alguma coisa….mas se foi possível aproveitar uma folga da tesouraria para despachar este “cancro” ainda que sem poupar nada apoio, pois sempre é menos um estafermo em Alcochete!”
15 Fevereiro, 2017 at 18:00
– Plantel mais equilibrado
– Bruno Cesar chega e sobra para a maioria dos jogos
– Marvin tem potencial
– Adrien. Que o rapaz errou é um facto
– Confio na inteligência do Bruno
– Confio na inteligência do JJ
By Ricardo Coração de Leão
AHAHAHAHAHAHAHAHAH! Mas que grande contorcionista que saíste, pareces aquelas contorcionistas chinesas que cabem dentro de uma caixa.
15 Fevereiro, 2017 at 18:03
So meter a colher assim rapidamente
Ha uma diferença entre no princípio da epoca se acreditar que ia correr bem, como o Ricardo ou eu por exemplo, e agora observando as falhas criticar, ou acreditar que ia correr bem no princípio da epoca e continuar a acreditar que esta tudo bem. Como tu por exemplo.
15 Fevereiro, 2017 at 18:18
brunovl,
Transcreve para aqui onde escrevi que estava tudo bem.
A diferença é que eu não faço críticas destrutivas ao Sporting, nem em público nem em privado, por isso nunca saberão o que verdadeiramente penso.
Eu aqui escrevo o que na altura acho que é o melhor para o Sporting e de uma coisa tenho a certeza, nunca me vou arrepender das palavras que escrevi de apoio e incentivo ao clube, relativamente às críticas não sei se poderia dizer o mesmo.
15 Fevereiro, 2017 at 18:20
Nogueira, nao quero nem tenho paciencia para ir transcrever o que quer que seja. Principalmente quando o que disse foi uma maneira de falar.
Agora, se nao ha aqui criticas da tua parte, é porque hipoteticamente achas que ta tudo bem. Ou nao?
15 Fevereiro, 2017 at 18:38
Não necessariamente, eu tenho uma abordagem realística em relação ao Sporting, uma instituição de utilidade pública, um dos maiores clubes da Europa, com estatutos, normas e organização própria, que não se deve gerir de fora para dentro, onde os adeptos devem ter um papel fundamental, participando nas Assembleias do clube e fora desse âmbito apoiando e criticando, sim criticando, mas de forma construtiva e tentar de alguma forma fazer chegar essas sugestões ao clube para que cresça e melhore.
Se me conseguirem provar que “malhando” publicamente nos jogadores, treinadores ou presidente, estaremos mais perto da vitória, então terão mais um para a causa.
15 Fevereiro, 2017 at 19:14
Quanto ao Carneiro…não ofende, até foi um up-grade…antes era a ovelha verde da família…:)
Nogueira, não vale a pena, a sério custa mas é mesmo assim. Já agora parabéns pela analises tácticas.
S.L.
16 Fevereiro, 2017 at 11:58
KabOOm!
Saiu de fininho e já não voltou…
15 Fevereiro, 2017 at 17:04
És parvo!
Poucas vezes me vez a comentar equipa B
Hoje até comentei e já disseram que não sou coerente.
Por isso decidam se… Lá no Clube do bolinha.
15 Fevereiro, 2017 at 17:31
E continuo a dizer que nao és coerente. Nao criticar enquanto sao nossos, e depois criticar quabdo ja nao são, nao tem.logica
15 Fevereiro, 2017 at 18:12
Tem lógica para mim numa tasca pública e num determinado contexto.
15 Fevereiro, 2017 at 18:13
Tasca publica. Acho que a CS ta muito interessada no que diz o Tadeu ou o brunovl ou o Riga. Nao haja duvida
15 Fevereiro, 2017 at 16:47
Os carneiros andam aí, tás lixado!
15 Fevereiro, 2017 at 16:48
Mário Schmeichel, esta dos carneiros não era para ti, aparecer logo após a tua resposta é mera coincidência.
15 Fevereiro, 2017 at 16:48
também os conheces? quem são? já agora ficávamos a saber
15 Fevereiro, 2017 at 16:49
ok eu sei, nem podería ser
15 Fevereiro, 2017 at 16:55
Não vale a pena. Vamos entrar no campo do insulto e eu também não sou santo. Todos temos direito a nossa opinião. Eu por exemplo gosto muito do nosso presidente, ultimamente tenho dado por mim a pensar se ele conseguirá dar a volta a este momento e ainda tenho esperança. Acreditei em JJ, mas neste momento não acredito. Posso estar enganado e a ser injusto, mas acho que tenho direito a essa opinião. Eu acho as opiniões de alguns aqui demasiado fantasiosas, mas é a opinião de cada um.
15 Fevereiro, 2017 at 17:00
isso!
são meras opiniões, por isso não gosto muito das alcunhas que se vão mandando por aqui, que leva depois a que apareçam outras nada agradáveis.
Quem nunca alcunhou, em resposta vê-se forçado em alcunhar de seguida.
Isto não leva a nada, ainda para mais quando essa dos “carneiros” surgiu de uma forma de expressão de BdC num discurso em que não se estava a referir aos Sportinguistas que apoiam o clube mas sim aos lampiões, aos jornaleiros e aos City Lions desta vida, mas que foi logo deturpada por uma CS sordida e alguns sportinguenses.
15 Fevereiro, 2017 at 16:49
Se criticassem menos e acreditassem mais…
(pelo que li, o Sporting impediu o Kiki de ir à selecção. Presumo que seja para o CAF sub-20. Porquê???? Deixem-no ir, pode ser que dê nas vistas e engane alguém)
15 Fevereiro, 2017 at 16:43
Javardeiro, gostei do teu texto, sempre gostei, quer aqui, quer no leão de plástico.
Mas destaco esta passagem:
“Não pensem que faço de Jesus (o nome presta-se) o espiador de todos os pecados do futebol do Sporting. Não é. Há mais e alguns até maiores responsáveis, mas será inegável que todos, até ele, devem aprender com os erros e fazer exactamente o que pede de certeza aos seus jogadores: mais trabalho, mais foco, mais empenho, mais “moral”, mais persistência e que naquele momento…aquele momento onde o céu parece desabar em cima da tromba, nesse momento, não cuspir responsabilidades para baixo, não sacudir os erros e incapacidades para quem está ao lado, mas sim olhar para um conjunto de homens e ver tudo o que pode extrair de bom para melhorar, sabendo que (muitas vezes) apenas se disfarça o borrão, não conseguindo pintar Picassos.”
De facto, há vários responsáveis para o mau momento da equipa de futebol principal, mas enquanto acredito que todos os outros protagonistas consigam mudar, no JJ não acredito! Porque não acho que ele vá mudar e vai ser sempre incapaz de “não cuspir responsabilidades para baixo, não sacudir os erros e incapacidades para quem está ao lado, mas sim olhar para um conjunto de homens e ver tudo o que pode extrair de bom para melhorar, sabendo que (muitas vezes) apenas se disfarça o borrão, não conseguindo pintar Picassos.”
Isto não retira mérito a um presidente, mas machuca, e, é a minha opinião, não vai trazer resultados no futuro. Acredito no presidente, não acredito no treinador. Mas pronto, isso faz de mim lampião, cagalhão, parvo, entre outras coisas.
P.S.: não estou com isto a dizer que se deva despedir JJ, quer pelo custo que isso acarreta, quer pelo facto que não me parece que se conseguisse trazer alguém superior, e entre ele e voltar a um Marco Silva (até pode vir a ser algo muito bom, mas não me convenceu, demonstrou ser falso – mesmo que não concordasse com o presidente, nunca o poderia dar a entender em público e muitas vezes deixou transparecer isso para a imprensa – e, ao contrário do que muitos pensam, foram os jogadores e não ele, que acreditaram até ao fim naquela final da taça – ver, por exemplo, a determinação do Patrício, lesionado, no prelongamento e nos penalties) mais vale lá estar o JJ, pode ser que evolua! agora se ele quiser sair, por mim o presidente tem o meu apoio.
15 Fevereiro, 2017 at 17:19
” há vários responsáveis para o mau momento da equipa de futebol principal, mas enquanto acredito que todos os outros protagonistas consigam mudar, no JJ não acredito! Porque não acho que ele vá mudar “.
Concordo! E aqui está o grande problema com que nos vamos deparar. E por isso não vejo solução para o JJ no Sporting no futuro. Agora ou temos sorte e alguém o quer aturar (nem que seja o fcp) ou vamos ter que arcar com um contrato que foi muito mal feito (se BdC não se acautelou com certas cláusulas fez muito mal…dadas as “regalias” oferecidas).
15 Fevereiro, 2017 at 16:43
Eu aceito que os comentadores da Sporting TV queiram defender o Sporting, mas elogios em.excesso quando as evidências demonstram o contrário não é aconselhável quando se quer ser credivel
15 Fevereiro, 2017 at 16:45
também estava a pensar nisso, não faz sentido elogios quando não se joga absolutamente nada, parece o ministro do iraque quando estavam já subjugados a dizer que estavam a vencer tudo e todos.
15 Fevereiro, 2017 at 16:48
Já não é de agora é sinceramente não gosto que eles me façam de parvos quando se referem a excelência da formacao quando se referem a guimas, bilel, kiki ,Fidel etc
15 Fevereiro, 2017 at 17:13
Eu lembro-me, no primeiro ano do BdC, houve uma crónica no jornal SCP a um jogo nosso (não sei em que categoria) que não ia de encontro ao que se passou no campo, pois na altura, o SCP obrigou à reposição dos factos… e agora?!
15 Fevereiro, 2017 at 17:24
Mário, isto é uma lacuna grave da SCP TV, na ânsia de querer defender o Sporting, caem no ridículo de relatar o jogo como se tudo tivesse a correr na perfeição, e um gajo em casa a ver uma exibição de merda e jogadores que nem lugar tinham em certa equipas dos campeonatos Prio.
Isto é chamar o espetador de acéfalo!
15 Fevereiro, 2017 at 17:38
é isso mesmo, não gosto de ganhar com um penalty inventado assim como não gosto de estar a ver um jogo péssimo e o locutor dizer que foi um grande jogo da nossa equipa.
para isso e mais grave, já temos os locutores da RTP1 a dizer que o benfica fez um bom jogo defensivo quando foi humilhado aos olhos de todos pelo Dortmund e que só não levou uns 6 ou 7 porque o diabo não quis!
15 Fevereiro, 2017 at 16:50
Nesse aspeto, os melhores comentadores que temos são os do andebol. São sérios, desportistas e sabem defender o Sporting sem cair na palermice de ser ceguinhos e de meter paninhos quentes onde não devem, o que têm a dizer dizem.
15 Fevereiro, 2017 at 16:56
Pois… é que eles estão a chamar-nos de burros! Eu não admito isso! Cambada de cêpos que comentam o nosso futebol, têm medo de dizer as verdades?! Que a nossa equipa B não joga nada?! PÓ CARALHO!!!
15 Fevereiro, 2017 at 16:49
Pior que a derrota dos B é quem comentou o jogo, no final ainda dizer excelente exibição.
15 Fevereiro, 2017 at 16:57
Ando a dizer isto há tanto tempo… poucos me têm dado ouvidos… eu se fosse director da SCP TV estes gajos tinham os dias contados como comentadores da SCP TV!
15 Fevereiro, 2017 at 16:50
A equipa B está numa situação demasiado perigosa. Incrível como não consegue sequer empatar um jogo. Vergonhoso!
15 Fevereiro, 2017 at 17:07
Infelizmente o Sr. J. C. Peres persiste em fazer dos sócios e adeptos do Sporting burros e atrasados mentais. Está a prestar um péssimo serviço ao Clube e, no que se refere às camadas mais novas, a sua completa ausência de crítica nos momentos menos bons, demonstra uma impensável impreparação pedagógica para o lugar que desempenha. Não se educam jovens colocando-os em pedestais a que não se podem alcandorar…
Espero sinceramente que este senhor seja chamado à pedra. Estou farto de “extraordinários”, “prodígios”, “mágicos” e por aí fora.
A não ser que eu não perceba e seja um comentador do c@r@lho…
SL
15 Fevereiro, 2017 at 17:11
Já o deviam ter colocado no olho da rua! E quando lhe dão tempo de antena para comentar a nossa equipa principal?! Epá… o gajo só engonha! De conteúdo, bem espremido, é ZERO!!!!!!!!
15 Fevereiro, 2017 at 17:33
Por ser de justiça e porque nem tudo é negativo, presto homenagem ao Carlos Padrão pela honestidade de que tem dado evidentes provas. Muito bem!
15 Fevereiro, 2017 at 17:10
Pobreza
Mal por mal, mais vale ter Rafael, Chaby ou Ponde na equipa B do que a aquecer bancos aqui e ali. Contratar jogadores para a B, devia ser proibido. Um ou dois, tipo Dala, que PASSEM pela B, é uma coisa, jogadores contratados exclusivamente para a B é desperdício. Muito pior quando se anda por esse mundo fora a, supostamente, contratar talentos locais. Fidel Escobar Castro, Nasirov(????), Kiki, aquilo parece a sociedade das nações.
Nesta pré-temporada fizeram-se opções, há que viver com elas.
15 Fevereiro, 2017 at 18:36
Nasirov é para congestionamento nasal, tb dá jeito.
15 Fevereiro, 2017 at 17:12
Tirar o geraldes de um emprestimo muito positivo em que ate estava a ser uma das boas surpresas do campeonato para o mandar para esta equipa B… Nao consigo ver nenhuma justificaçao. E já agora… Como ficou a situação do Gauld?
15 Fevereiro, 2017 at 17:15
Ao contrário de outros anos, em que tínhamos sempre um diamante por lapidar,
um extremo à Sporting para levar a equipa ao colo (Bruma, Gélson, Matheus, Iuri),
este ano não há ninguém. Geração muito fraca.
15 Fevereiro, 2017 at 17:26
Dos jogos que vi da equipa B formei a opinião que a qualidade geral dos jogadores é má. Não existe uma espinha dorsal definida e nem sempre jogam os melhores (na minha opinião).
Estamos pois, a pagar as péssimas equipas de juniores dos últimos 2 anos, onde o que importava era o tamanho.
Estrategicamente é fundamental para o Sporting a equipa B, pois o espaço de crescimento dos talentos dos juniores tem que ser feito em casa, devido ao risco de emprestar os jogadores a clubes onde outros interesses se levantam.
Infelizmente o plantel é fraco. Bubacar, Budag, Leonardo Ruiz, Bilel, Sualehe, Escobar, Jovane e o Liam Jordan são muito fracos.
Existe também uma má gestão do plantel, com demasiadas rotações e sem uma espinha dorsal bem definida. Não percebo porque é que o Ronaldo Tavares, que entra sempre quando estamos a perder ou em inferioridade numérica e mesmo assim marca golos (vejam o jogo com Benfica B) e segura a bola, não é titular de caras (muito melhor que o L. Ruiz!!!). Os centrais são muito macios (e quando não são, são expulsos na 1ª ou 2ª falta, sim os árbitros tb roubam na II LIGA) o meio campo é horrível, mas ao contrário da opinião generalizada até acho que o Guima é o único que joga à II Liga, duro. Que se passa com o M. Baldé e o Riquicho? A verdade é que fomos ganhando enquanto o Matheus andou com a equipa ao colo.
Gosto muito da postura professoral do J. Deus, acho que é um bom treinador para ensinar quando os jogadores são inteligentes e tecnicistas, mas quando a qualidade não abunda e os resultados interessam, precisamos de jogar forte e feio, com a faca na liga. Tenho as minhas dúvidas que ele consiga reverter a situação e mudar o chip.
15 Fevereiro, 2017 at 17:27
Volto a perguntar…tiramos o Geraldes do Moreirense, o Geraldes e Gauld do Setubal para quê mesmo?!?
15 Fevereiro, 2017 at 17:29
Falando somente das 4 linhas.
Na minha opinião, o maior desequilibro na equipa regista-se no meio-campo. Enquanto a saída de Slimani foi bem colmatada por outro ponta-de-lança eficaz, a saída de João Mário deixou mossas na equipa. Sinceramente, sempre pensei que fosse ao contrário já que é sempre difícil encontrar um avançado que produza bons resultados a curto-prazo.
A saída de João Mário e colocação de Gelson Martins resultou em alterações na forma como o processo defensivo e ofensivo funcionam.
Considero mesmo que tenha sido chocante para os adeptos como é que uma equipa que faz a recta final do campeonato passado com um futebol avassalador, baixe tantos os seus níveis exibicionais e de resultados.
Considero o seguinte:
João Mário é um médio moderno que desliza como 8, tem consciência defensiva de um 6 e criatividade de um 10. Cobria bem o lado direito, não se coibia de movimentos interiores e tanto entrava na área como cruzava à linha. Neste caso, se Jesus tivesse um extremo esquerdo mais incisivo, a equipa não perderia o seu balanço, pois com JM haveria sempre uma consciência de 3 homens a defender o meio campo, para eventuais outros 3 mais ofensivos que pudessem não ter essa atitude na altura de defender (Ruiz, Teo, Slimani).
Este ano, temos uma equipa mais desequilibrada pois, apesar de Gelson já mostrar grande voluntariedade defensiva (e teria de ser assim, porque quem não a tem não joga com Jesus) peca por não ser um “all-in-one” como JM.
Neste caso, e visto termos um extremo direito tão rápido e incisivo na direita, penso que a melhor maneira de equilibrar a equipa seria:
1. ter comprado um médio à imagem de João Mário para a ESQUERDA.
2. na eventualidade de não se conseguir tal homem, jogar constantemente com Bruno César num triângulo com Adrien Silva e William Carvalho.
O ponto 2 é pertinente pois foi assim que jogámos em Madrid, e fizemos, muito possivelmente, a melhor partida do ano onde o Real andou literalmente a ver jogar.
Em Madrid a equipa jogou num 4x1x4x1, com Bruno César e Ruiz a alternarem entre a esquerda e o corredor central no apoio a Bas Dost. Gelson fez a cabeça ao Marcelo que é um lateral extremamente ofensivo que deixa espaços nas costas. Bruno César fez um papel muito semelhante ao de João Mário num tridente fenomenal com AS e WC.
Este desequilíbrio no meio-campo fustiga igualmente a defesa, que não faz milagres.
O equilíbrio no eixo do terreno provoca igualmente uma subida de forma dos laterais, que sentem confiança para subir.
15 Fevereiro, 2017 at 17:34
Este ano, temos uma equipa mais desequilibrada pois, apesar de Gelson já mostrar grande voluntariedade defensiva (e teria de ser assim, porque quem não a tem não joga com Jesus) peca por não ser um “all-in-one” como JM.
Não brinques ao futebol!
Queres que o Gelson aos 21 seja o quê? Um Messi depois de ter arrecadado não sei quantas bolas de ouro?
Mais respeito por quem tem levado a equipa às costas.
Se teria de ser assim (o Gelson a defender) porque razão joga o Bryan? É que o gajo termina o jogos com uma infinidade incontável de recuperações de bola.
Já agora, os números do JM em assistências/golos, com as dos Gelson… não estão inferiores?! Desde quando é que o JM recuperava mais bolas que aquelas que o Gelson recupera. Abre os olhos. Não é preciso ser-se entendido. Basta estar com os olhos bem abertos quando se assiste a uma partida de futebol!
15 Fevereiro, 2017 at 17:39
Larga a puta da droga e lê os comentários com ATENÇÃO.
15 Fevereiro, 2017 at 17:45
Trolha, eu largo a droga?
Mas por acaso não foste tu que andaste a defender estas contratações até ao fio da navalha?
Depois da limpeza feita em Dezembro, voltaste com outra versão dos acontecimentos?
Olha, com menos latim, vou dizer-te quais são os problemas:
Quebra de produção do nosso miolo: Adrien e WC.
Época menos boa do RP.
Época desastrosa do Rúben Semedo (que já nos custou à volta de 6 pontos).
Titularidade do Bryan.
Laterais fracos.
Et voilá!
15 Fevereiro, 2017 at 17:47
Ahhhhh e claro: o entulho que se comprou.
15 Fevereiro, 2017 at 17:47
Faz as apreciações que quiseres, esta é a minha opinião e ponto final.
15 Fevereiro, 2017 at 17:35
Bom comentário.
15 Fevereiro, 2017 at 17:38
Subscrevo a 100%.
O meio-campo devia ser a 3: AS+WC+B. Cesar ( agora Palhinha e Geraldes também devem entrar nestas contas) isso iria permitir sermos mais agressivos na recuperação da bola no meio campo adversário, evitando os buracos que os laterais criam ao subir para fazer o overlap com os extremos. Além do desgaste óbvio que provoca no WC e no AS. O Adrien só não está tão desgastado como o WC porque se lesionou e pode descansar, senão o panorama ainda era pior…
15 Fevereiro, 2017 at 17:31
Gostava de saber onde anda o Riquicho e o Gault? Mete-se os Geraldes e depois deixa-se de fora o Gault??!
O Mama Balde continua lesionado?
15 Fevereiro, 2017 at 17:32
Na minha opinião JJ é o maior responsável pela fraca temporada realizada até so momento, afinal foi o treinador & diretor desportivo.
Apesar do parágrafo anterior não nos podemos esquecer que a época não acabou e que o Sporting tem a OBRIGAÇÃO de lutar matematicamente pelo título até à 31 jornada… Foco em vencer todos os jogos!
Mas preocupa-me também o que vai ser o futuro…se JJ continuar não tenho dúvidas que teremos no próximo Verão outra nova equipa de contratações e mais do mesmo. Mas isso são outras contas…
Sendo que há questões que vão me ficar na cabeça relativamente a esta época:
– Lateral Esquerdo??? Acho que era unânime…
– William a bater o penalty na Madeira???
– Atitude vs ao Chaves no jogo da Liga???
15 Fevereiro, 2017 at 17:46
Há vários anos que tenho escrito por aqui que o Sporting necessita de laterais poderosos. Aquando da primeira vinda de João Pereira cheguei à conclusão que não veria tal coisa num curto espaço de tempo.
Marvin Zeegeelar fez uma excelente recta final de campeonato passado, culminando numa partida interessantíssima em Braga na vitória de 0-4.
Se eu pedia novamente laterais desequilibradores no início desta época? Talvez, sim, até porque Jefferson já anunciava estar a dar as últimas no Sporting, mas não em relação a Marvin que eu pensei estar em franca ascensão.
Com isto não queria desvalorizar o esforço de um excelente profissional como o João Pereira, mas se o Sporting quer verdadeiramente ser campeão nacional e ganhar bom dinheiro nas competições europeias precisa de laterais FODIDOS.
15 Fevereiro, 2017 at 17:50
É só pensar o que seria esta equipa do Sporting com por exemplo…Layun na direita e Alex Telles na esquerda….
o Bas Dost…. agradecia e Muito!
15 Fevereiro, 2017 at 18:15
Isso é que era interessante de ver… 🙂
15 Fevereiro, 2017 at 18:17
E quanto custam esses jogadora?
15 Fevereiro, 2017 at 18:24
Custaram 12M.
15 Fevereiro, 2017 at 18:48
12 milhões cada
15 Fevereiro, 2017 at 18:53
12 Milhões os 2 juntos, 6 cada um
15 Fevereiro, 2017 at 19:04
12M cada?
Tal é a cegueira
15 Fevereiro, 2017 at 20:06
Pensas que enganas quem?
O Marvin custou 700k.
O dinheiro não conta?
15 Fevereiro, 2017 at 18:50
Quem me dera ter uns extremos melhores.
Principalmente na esquerda.
Mas onde temos 12 milhões?
15 Fevereiro, 2017 at 18:52
Que parvoíce. Vendemos o pavilhão, pá!
🙂
15 Fevereiro, 2017 at 19:34
Olha …bem visto!
15 Fevereiro, 2017 at 22:05
Vai lá ver quanto custaram…. Petrovic, Andre, Elias, Castagnos, Markovic (empréstimo)…
15 Fevereiro, 2017 at 18:37
E quanto custaram Paulista e Gauld? Só assim…
15 Fevereiro, 2017 at 18:39
Fdx, pare-se de andar a tentar justificar o injustificável.
Esta época foi um rol de asneiras….Desde Agosto até agora…e temo que não vá parar (casos Gauld e Geraldes).
Culpa de Presidente e treinador…agora tabalhem para inverter a situação
15 Fevereiro, 2017 at 18:48
Menos
15 Fevereiro, 2017 at 19:03
sim menos bazofia!
15 Fevereiro, 2017 at 19:35
Bazófia é coisa de lampeao 😉
15 Fevereiro, 2017 at 18:23
Íamos estar muito mas mesmo muito melhores!!! Faz-me uma confusão ter laterais com dificuldade em gestos técnicos tão básicos como passe e recepção…isto para não falar no posicionamento e cruzamentos. Problema que vem desde a época passada…e não faz sentido não melhorarmos os nossos pontos fracos.
15 Fevereiro, 2017 at 18:41
Nem mais.
Ainda por cima qd na grande maioria dos jogos a posse de bola é nossa e são autênticos extremos a servir um DOST.
Isso permite que os “alas” ofereçam à equipa superioridade numérica no processo ofensivo fletindo para dentro e matem até um eventual contra ataque logo à nascença.
15 Fevereiro, 2017 at 19:14
Trolha, so nao percebo onde viste alguma vez potencial no Marvin, sempre achei o gajo terrivel e burro! Os nossos laterais sao um dos nossos maiores pontos fracos.