apresentaçãociclismoA equipa do Sporting-Tavira está pronta para o início da 43.ª edição da Volta ao Algarve, marcado para hoje, dia 15, em Albufeira, na primeira vez que a prova tem a categoria 2.HC.

O projecto entre os leões e a equipa mais antiga do pelotão nacional participa pela segunda vez na ‘Algarvia’, procurando bater as 25 equipas competidoras (12 destas da principal divisão do ciclismo mundial) e fazer melhor do que o 14.º na primeira tirada de 2016.

O plantel verde e branco é composto por Rinaldo Nocentini, Jesus Ezquerra, David Livramento, Fábio Silvestre, Oscar Brea, Alejandro Marque, Nick Shaun-Bester e Joni Brandão. Para a geral, pela capacidade do contra-relógio e nas subidas, o italiano Nocentini e o espanhol Marque – já vencedor de uma Volta a Portugal – são os eleitos. Joni Brandão está, principalmente, reservado para a grande prova nacional, no Verão, vindo ao Algarve para ganhar condição física e ambientar-se à nova equipa. Fábio Silvestre (ex-Trek) é o escolhido para o sprint e Ezquerra pode surpreender em fugas ou em ataques no plano ou a subir.

Em concentração na unidade hoteleira onde ultimam preparativos para a competição, o director-desportivo, Vidal Fitas, explicou ao Jornal Sporting os objectivos da equipa para a primeira prova por etapas da época: “É sempre difícil avaliar o nosso momento, tendo em conta só termos feito uma corrida e bem diferente desta, que tem aqui os melhores do pelotão mundial. Vamos fazer o melhor possível. Temos o Fábio Silvestre para a chegada ao sprint, em que ele está habituado a intrometer-se pelos primeiros lugares contra os adversários que aqui vai encontrar. A segunda etapa permitirá avaliar como estão os ciclistas. O Alejandro Marque pode fazer um bom contra-relógio e o Rinaldo Nocentini é experiente e cremos que pode disputar a etapa da Fóia ou no Alto do Malhão”.

A ‘Algarvia’ reúne alguns dos melhores do Mundo. Desde Tony Martin no contra-relógio (que já venceu duas vezes a prova), Kwiatkowski (uma vez vencedor), Daniel Martin e Luis Leon Sanchez para a geral, sobra espaço ainda para um ramalhete de sprinters de alto nível: Cavendish, Degenkolb, Bouhanni, Greipel, Boasson Hagen, Démare, Gaviria e Groenewegen.

É pintar as beiras de estrada de verde e branco e esperar para ver o que acontece nas seguintes etapas:
15 de Fevereiro: 1.ª etapa – Albufeira/Lagos 182,9km, plana
16 de Fevereiro: 2.ª etapa – Lagoa/Alto da Fóia, 189,3km, montanha
17 de Fevereiro: 3.ª etapa – Sagres/Sagres, 18km, contra-relógio individual
18 de Fevereiro: 4.ª etapa – Almodôvar/Tavira, 203,4km, plana
19 de Fevereiro: 5.ª etapa – Loulé/Malhão, 179,2, montanha