image (1)Esta semana o destaque natural no rugby tem que ir, em iguais doses, para o terceiro lugar alcançado pelas nossas seniores em Arcos de Valdevez (onde se Portugal se fez…), para as nossas meninas das bolas esquisitas e para o jogo de domingo do Torneio 6 Nações 2017 entre Inglaterra e Itália.

As nossas leoas demonstram estar a cada passo mais perto de discutir os lugares cimeiros, o que na sua segunda época de existência, é de realçar. Sem o compromisso, a vontade e o sacrifício, nada se alcança… e se olharmos para esta equipa, é o exemplo perfeito do que deve ser o nosso rugby. A elas, meninas…

No sábado também fomos a Alvalade. Que grande equipa temos nas nossas meninas das bolas esquisitas. Entrega, luta, garra, e qualidade, muita qualidade. Num jogo bem dividido, foi a garra da equipa e o querer que veio das bancadas que ajudou a conquistar uma vitória que teve tanto de justa como de suada. Os meus parabéns e obrigados.

No domingo assisti a uma lição de rugby e de valores. Podendo ou não gostar, concordando ou não, temos que dar o mérito à forma como a Itália contornou o poderio da Inglaterra, e surpreendeu meio mundo ao não disputar o ruck, e podendo desse modo perturbar a saída de bola do Formação. Se eu pudesse comparar, para o jogo das bolas esquisitas, onde também existe o fora de jogo, era como se uma equipa pusesse 2, 3 jogadores fora de jogo intencionalmente, e os mesmos não disputassem a bola, mas perturbando a ação defensiva contrária, e dispersando mais jogadores contrários numa zona de terreno mais favorável…

image (2)A Inglaterra só na segunda parte conseguiu dar a volta a esta forma de jogar italiana saindo direto do ruck, e obrigando então a Itália a montar o ruck de oposição. Grande jogo de rugby, muito interessante, que aconselho a todos a rever, pelo menos um resumo.
Não menos brilhante a resposta do Árbitro Roman Poite à frustração dos jogadores Ingleses à tática italiana… “I am a referee, not your coach!”… Se fosse seguido noutros desportos esta forma de pensar e agir…

*às quintas, o Escondidinho do Leão aparece com uma bola diferente debaixo do braço, pronto a contar histórias que terminam num ensaio