É um momento importante para o futuro do nosso clube, visto que irão estar em confronto duas listas com projetos completamente diferentes. Confesso que o debate me deixou desiludido no que aos projetos futuros diz respeito, pouco ou nada se falou, o candidato da lista A pareceu pouco inclinado a falar no futuro, e já agora das modalidades, preferindo atacar o seu opositor com toda uma série de “chavões”, ao que este respondeu com o trabalho feito ao longo deste mandato, defendendo-se aqui e ali de algumas acusações, sempre com alguma preocupação em resguardar as suas respostas com algum receio que as mesmas tivessem ecos negativos na imprensa do dia seguinte. Se fez bem ou mal, depende de cada um de nós, pessoalmente acho que o Sporting teria muito mais a ganhar com um segundo debate em vésperas do dia 4 de Março, como não aconteceu, vamos cingir-nos ao que há.
Entre todas as razões que levam alguém a candidatar-se à Presidência do Sporting Clube de Portugal, há uma escolha que qualquer um desses indivíduos fará e esta escolha é valida em qualquer período de tempo, foi feita por candidatos e presidentes no passado, será feita por candidatos e presidentes no futuro e está feita por Bruno de Carvalho e Pedro Madeira Rodrigues. Essa escolha é entre SERVIR o Sporting ou SERVIR-SE do Sporting.
Do lado de Bruno de Carvalho, todos pudemos observar que escolheu servir o clube, a reestruturação financeira, o acréscimo de património com o Pavilhão João Rocha, o crescimento do número de sócios, os resultados a nível financeiro e desportivo nas 50 modalidades do clube provam isso mesmo. Os resultados financeiros mostram contas equilibradas, mostram que as receitas aumentaram, que a divida bancária diminuiu e que os prejuízos acabam por ser sustentados visto que, na globalidade, o clube não está tão dependente das receitas extraordinárias, como estava há meia dúzia anos, para pagar despesas correntes. A nível desportivo, apesar deste ano o futebol não estar ao nível que todos gostaríamos, encontramo-nos ainda a disputar troféus em quase todas as modalidades, tendo ao longo desta presidência conquistado inúmeros troféus nacionais e internacionais. Claro que existem aspetos a melhorar, a comunicação continua sem um rumo certo, o nosso departamento de futebol precisa de pessoas competentes para criar uma estrutura forte que garanta a competitividade da equipa e auxilie o treinador na escolha dos atletas, mas mesmo aqui mantemos alguma esperança que iremos conseguir melhorar nos próximos anos.
Do lado de Pedro Madeira Rodrigues, não vou dizer com certezas absolutas que ele irá servir-se do Sporting Clube de Portugal porque não tenho bases que mo permitam provar, no entanto, não tenho qualquer tipo de constrangimentos em dizer, com todas as letras, que as entidades com quem ele pretende trabalhar têm todo o interesse em se servir dos ativos do nosso clube.
Quando assisti às suas intervenções no debate, não precisei de muito tempo para perceber que de facto se tratava do City Lion e se de acordo com a generalidade dos blogs afetos ao nosso clube, PMR esteve melhor no debate do que nas inúmeras intervenções que precederam o mesmo, então estamos perante uma pobreza intelectual gritante, porque se aquilo era o melhor então estamos mesmo muito mal. Não há ideias, apenas utopias de centros de estágio a custo zero através de parcerias com municípios, parcerias essas que não existem, piadas com Clubes Navais também a custo zero, criticas a uma formação que está em 1º em diversos escalões, criticas às modalidades que…Ups peço desculpa, já estou a ser injusto com PMR, o tema modalidades quase não foi abordado porque, segundo ele, os sportinguistas só querem saber de futebol…despedimentos de treinadores com justa causa, mas sem bases legais para o fazer, enfim acabei por ouvir todo um conjunto de anormalidades que não lembram a ninguém, onde só faltou prometer que cortava o esquerdo ao BdC para o oferecer ao Sá de forma a garantir o seu voto.
Curioso, é que podia ter seguido um outro caminho, quem sabe mais favorável, podia ter escolhido falar detalhadamente do seu projeto e concentrar-se quase em exclusivo nele, criticando apenas e só os pontos mais negativos do seu adversário como a comunicação ou a política de contratações, não abordando sequer aquilo que o atual Presidente fez bem feito, a menos que fosse abordado sobre isso, primeiro porque não tem bases credíveis para o fazer visto que é um trabalho elogiado por quase todos, segundo, mesmo que quisesse elogiar só estaria a enaltecer o seu rival e isso também não lhe convinha, portanto, teria muito mais vantagens em falar de si e no seu projeto, se não o fez foi porque talvez tenha entendido que era mais importante criticar o seu opositor, do que apresentar um novo rumo aos Sportinguistas e isto diz bem da solidez de um projeto.
Cada vez mais me dá a entender que este projeto de PMR termina a 4 de Março de 2017, cujo único objetivo dele centra-se em retirar BdC da presidência, não interessa a viabilidade das suas ideias, se são as melhores ou as piores, tudo o que vier após este dia, se PMR ganhar as eleições, será um enorme “amanhã logo se vê…” e se esse dia vier a acontecer, a titulo meramente pessoal, afirmo aqui perante vós que tenho algum receio que pretenda destruir tudo o que foi feito pelo seu predecessor, mesmo que isso possa significar algumas modalidades extintas, outras no qual se irá desinvestir, quotas mais altas (afinal temos muito mais capacidade económica do que os restantes portugueses) e com Juande Ramos, Lazlo Boloni e Delfim a comandar o futebol profissional, que sem querer minimizar as qualidades de cada um deles, pois merecem o meu inteiro respeito, mas não me parecem capazes de fazer melhor do que quem ainda lá está.
Espero que haja uma grande afluência de pessoal às urnas, independentemente para quem daremos os votos, é importante participar. Desejo que, se BdC ganhar, entenda que tem a nossa confiança, mas que iremos ser mais exigentes, fruto de todo o trabalho que desenvolveu; desejo que se PMR perder, sinta a derrota como uma tareia que levou dos Sportinguistas, a mesma tareia que tão altivamente apregoou ter dado no seu adversário no debate, mas acima de tudo isto, no final desse dia desejo gritar bem alto O SPORTING CONTINUA NOSSO!!!!!
TEXTO ESCRITO POR Green Oasis
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
2 Março, 2017 at 21:19
Exactamente como eu.
2 Março, 2017 at 21:22
Alguém pode informar se existe o dia de reflexão antes das eleições ou amanha teremos de ainda gramar com severinos, godinhos, duques e afins. Quanto mais rápido voltarem para o buraco de onde saíram melhor.
Outra questão, espero que o sucedido no jogo de futebol feminino tenha servido de lição e façam uma estimativa correcta da participação na eleição, caso contrario na altura que está previsto anunciar os resultados ainda teremos sócios a votar. Até porque me parece ser um processo um pouco demorado, não sei se nos anos anteriores foi igual, os meus votos seguem sempre pelos CTT.
Tenho a certeza que o record de participação será pulverizado.
2 Março, 2017 at 21:23
“Comunicado da Mesa da Assembleia Geral do Sporting CP
Por proposta do Conselho Directivo do Sporting Clube de Portugal, apresentada à Mesa da Assembleia Geral e que esta aprovou, foi decidido facultar às três candidaturas às eleições do próximo dia 4 de Março a possibilidade de, exclusivamente através dos serviços do Clube e em respeito pela Lei de Protecção de Dados Pessoais, serem enviadas mensagens SMS e E-mail aos Sócios do Sporting Clube de Portugal.
O Presidente da Mesa da Assembleia Geral
Comendador Jaime Marta Soares”
3 Março, 2017 at 0:20
Também desconfiava que seria isso. Excelente iniciativa.
2 Março, 2017 at 21:33
#EleicoesSporting2017
Mister do Café sempre em grande
http://misterdocafe.blogspot.pt/2017/03/os-senhores-dos-empurroezinhos.html
2 Março, 2017 at 21:37
Que corja!
O contrato do Godo com a câmara de Odivelas foi mesmo à gestor de topo.
Godo vai pró caralho!
2 Março, 2017 at 21:51
Esse Godo só se inscreveu como sócio quando entrou no clube pela mão do Roquette aos 40 e tal anos e o pmr só conheceu a prima de 1º grau (filha do irmão da mãe) com quem viria a casar, já na universidade… É tuda a mesma merd@.
2 Março, 2017 at 21:37
O presidente a dar uma porrada do Madeira “oca” na Sporting TV … Nice
2 Março, 2017 at 21:43
Hoje vai tudo raso. O Presidente leva tudo à frente.
2 Março, 2017 at 22:30
O PMR declinou o convite da Sporting tv para dar entrevista…..LOLOLOL
2 Março, 2017 at 23:40
Bom preocupa me mais a situação financeira do clube e como vai ser gerido por bdc do que este tipo de conversas que aqui se tem tido sobre o outro candidato . Bdc merece um novo mandato pelo que fez nos últimos quatro anos ponto final assim como jj mais um ano pelo que fez no primeiro mandato . Madeira Rodrigues achou que fazia parte da solução candidatou se ponto final . Usou as estratégias que entendeu , goste se ou não. Bdc usou as suas estratégias . O resto é conversa para boi dormir. Bom alguém já leu as 69 páginas do relatório e contas ? Eu já li apesar de ter tirado o curso há muitos anos e não exercer economia desde que o tirei ainda tenho algumas noções básicas , que aplicada a um relatório de contas de um clube de futebol são difíceis pois não é como uma empresa qualquer . Vejam no entanto isto; dinheiro que temos em caixa e do e 1,5M euros mais 3,2 ou 3 que estão como reserva para as vmocs. Ou seja a nível de tesouraria estamos tesos por isso é que temos um descoberto bancário aprovado de 25M euros como podem ver nas contas e que pudemos usar, sendo que não sei que garantias demos .Depois temos 40 milhões a receber de cliente e acho que 21 a pagar a firnecedires. Mas temos 15M euros em clientes de cobrança duvidosa que não percebi ainda quem é mas que deve ser as receitas da uefa. Ora como tudo indica esse dinheiro vai para a doyen nem o vamos cheirar . Vejam o fundo de maneio. O fluxo de caixa em actividades operacionais e negativo em 14M euros , ou seja tendo um fundo de maneio negativo continuamos a necessitar de recorrer à banca. Os custos com pessoal são claramente excessivos para a nossa realidade . Apenas conseguimos o lucro porque vendemos João Mário e slimani , algo que não é previsível que aconteça todas as épocas . O valor contabilistico do actual plantel e de 60M euros. Parece me correcto, mas basicamente o que isto quer dizer é que ou vendemos william e Adrien ou rui patrício ou temos que reduzir drasticamente os custos com o pessoal , pois a continuar assim temos que todos os anos vender jogadores e encaixar no mínimo 50M euros. E isso é preocupante . Na próxima época como vamos conseguir ter uma equipa competitiva ? Há investidores que nos emprestem dinheiro sem ser a banca ? Ainda a nível dos activos temos o direto de superfície na casa dos 200M euros . Está já explicado como se chegou a esse valor , mas será que foi a forma mais correcta ? Depois claramente dependemos da entrada na liga dos campeões pelas receitas directas de bilheteira acrescida e pelos valores distribuídos pela uefa. Mas nao tenos garantida a entrada ficando em terceiro vamos a pre eliminatória e se formos eliminados e mais um grande problema para a tesouraria. E com vendas de willian e Adrien teremos equipa competitiva para passar para a fase de grupos ? Em relação a redução do passivo, bom 20 milhões eram créditos da holdimo que passaram a capital próprio. E 120 e tal milhões eram créditos dos bancos que passaram a vmocs. Foi uma boa jogada financeira, mas também tem consequências . Outras questões se poderiam colocar , mas não tenham dúvidas que temos problemas de tesouraria que se poderão agravar no curto prazo e para as quais bdc terá que arranjar solução
3 Março, 2017 at 0:30
Tens umas conclusões , bom como é que posso dizer, estranhas!
O que tem o valor do plantel a ver com a necessidade de vender?!
Em todo o modo, é claro, basta ver o resultado, que existe um desequilibro, ou um deficit como é mais actual dizer, nos resultados operacionais.
1M de deficit operacional, se juntares as amortizações mais gastos financeiros, ficas com resultado negativo de 13M, como isto é semestral (não é liquido que seja assim, mas prontos…) vamos multiplicar por 2 e fica um negativo de 26M.
Sem incluir transacções de jogadores e partindo do principio que os gastos e receitas no segundo semestre serão exactamente iguais, (houve redução do plantel, mas nem vamos fazer caso disso) teríamos então um resultado liquido negativo de 26M, que já inclui os rendimentos da UEFA quem não foram muito famosos.
Nestas condições, para equilibrar as contas teríamos de efectuar uma venda de jogadores de 26M, metade dos 50M que falas. Neste ano, com a venda de JM e SLI já se fez o dobro do que era necessário.
Nesta perspectiva, que na minha opinião é do mais pessimismo possível, teríamos sempre de fazer uma venda na ordem do 25M, por isso será necessário ajustar os gastos aos rendimentos, por outro lado, os rendimentos terão tendência a aumentar, quanto mais não seja pelos novos valores dos direitos televisivos.
Se fizeres estas mesmas contas em relação ao Porto, eles terão de fazer uma venda superior a 60M e o Benfica não tendo ainda as contas deste semestre mas fazendo relativamente às ultimas contas anuais que apresentou terão de fazer vendas superiores a 90M.
Como é óbvio, isto significa que o futebol português vive acima das suas capacidades, mas dos 3 principais clubes o Sporting é o que menos está dependente das vendas de jogadores, mais o Sporting já fez neste ano as vendas necessárias para garantir o desequilíbrio de 2 anos.
O ideal, seria mesmo não existir desequilibro, ou seja risco de depender de boas campanhas europeias e vendas milionárias, mas se como podes verificar a competitividade estava adulterada, uns arriscam e pagam bons salários, contratam melhores jogadores, outros tem de deixar sair os melhores jogadores porque não acompanham a evolução dos salários.
Para já a gestão do Sporting é segura e está controlada, vamos ver os próximos capítulos.
3 Março, 2017 at 0:40
O desequilibro no Porto e Benfica é muito maior, porque os gastos deles em amortizações de jogadores e em gastos financeiros são muito mas muito superiores aos do Sporting, é sobretudo nestas duas rubricas que estão as grandes diferenças.
3 Março, 2017 at 4:20
O terror… O caos … O fim do mundo … Ou será antes o fim do SCP???
Isso seria se esta gentalha tivesse permanecido em funções em finais de 2012… Felizmente que o SCP enveredou por outro rumo…
E estamos mesmo no RUMO CERTO! E por lá iremos continuar, ‘doyen a quem do(y)er’ …
Tás preocupado??!? Tens bom remédio, ou metes gelo, ou vais torcer pelos ALDRABÕES de carnide…
3 Março, 2017 at 9:55
Depois dessa visão seletiva e ultra pessimista, falta-lhe enquadrar os resultados na realidade do Sporting e no estado de falência em que esta direção o apanhou e a evolução registada desde então.
Fica aqui o R&C da época de 2012/2013 que espero que analise com os mesmos critérios:
http://www.sporting.pt/incscp/pdf/investor_relations/RelatorioGestao20122013.pdf
Um pequeno resumo:
– capitais próprios negativos de 120M€
– Prejuízo anual de 44M€ quando no ano anterior tinha tido um prejuízo de 46M€. Nos três anos anteriores a esta direção os prejuízos acumulados foram de “apenas” 135M€
– Na época inteira de 2012/2013 os proveitos operacionais atingiram 32M€… Este ano e apenas nos primeiros 6 meses levamos 50M€ de proveitos operacionais excluindo transações de jogadores
Haja memória e um mínimo de bom senso e vergonha.
3 Março, 2017 at 10:20
sardinha verde, o meu texto foi em resposta à analise do Rjp999 e tive o cuidar de dizer isso mesmo é uma visão distorcida e ultra pessimista. Alias, é uma extrapolação de alguns dados e não é liquido que as coisas sejam tão lineares.
De qualquer forma é certo e sabido que os clubes portugueses vivem muito acima das suas possibilidades e nesse aspecto como refiro no final, o Sporting é dos 3 aqueles que está em melhores condições, seja para arriscar ou ajustar quando sentir que é necessário.
Comparar com a situação de 2013 é comparar o verde com o vermelho.
3 Março, 2017 at 10:32
Malcolm, a minha resposta também era para o Rjp999. Concordo inteiramente com o seu comentário.
Haja memória!
SL
2 Março, 2017 at 23:56
E em relação às modalidades ? Alguém sabe uma a uma quais as receitas e os custos ? Quais estão a dar lucro e prejuízo ? E qual a sua dimensão ?
3 Março, 2017 at 0:34
As contas das modalidades são apresentadas pelo clube e não pela SAD e o clube não apresenta contas semestrais.
Podes consultar as contas da ultima época que ainda à dias estavam disponíveis no site, julgo que ainda devem estar.
3 Março, 2017 at 4:23
Ai, as modalidades… Ai ai… Estarão a gastar demais?!?
Porquê essa súbita preocupação??? Será porque temos estado a VENCER em tantas e diversas modalidades???
Tás assustado??? Tás aziado??? Toma rennie, ou vai aplaudir os ALDRABÕES de carnide…
3 Março, 2017 at 0:18
Não vale a pena perder muito tempo a falar de madeira carunchosa; a campanha foi péssima, sem consistência, sem projecto, sem fio. Tornou a vida fácil ao actual presidente – e digo isto com pena, não porque deseje a sua saída mas porque julgo sempre importante debater o Sporting com elevação e ainda mais tendo em conta o estado de guerrilha que a esmagadora maioria da comunicação social decidiu mover à actual presidência. Era a oportunidade de ouro de responder a muitas das acusações idiotas que foram lançadas ao longo dos últimos anos. Dificilmente o meu voto não iria no sentido da lista B e PMR nada fez para me desviar desse intento.
Vale a pena, isso sim, falar da espantosa mobilização do clube no sentido da promoção das candidaturas e o ar democrático que me pareceu respirar-se ao longo da campanha. O acesso à Sporting TV, aos espaços do clube e às suas ferramentas de comunicação (os mails e SMS que temos recebido vêm do próprio clube, julgo, que terá dado oportunidade às listas de promoverem por aí a sua mensagem) é muitíssimo positivo e como já disse no FB da Tasca é o tipo de coisa que me faz encher o peito de orgulho em ser sportinguista. A juntar às auditorias periódicas à gestão do clube e aos R&C trimestrais, creio estarem criadas as condições para que o Sporting não degenere nunca numa monarquia corrupta ao estilo dos seus principais rivais.
Se tudo correr como espero, sábado reforçamos a liderança do clube e podemos novamente voltar a focar-nos no clube. Ainda há muito para conquistar esta época e é preciso unir as gargantas e os corações em torno desses objectivos.
P. S.: Gostei muito da entrevista ao Tu Vais Vencer, Cherba. Espero que o teu espírito crítico nunca suavize e que continues a proporcionar à malta este bastião de sportinguismo ferrenho mas inteligente e atento.
3 Março, 2017 at 8:42
Isto é simples. Bruno e lista C no CL.
E não é por não haver alternativa. É mesmo pq merece.
Mesmo o que não foi bem feito foi seguramente com a melhor intenção para o Sporting. Isso para mim é suficiente nesta altura.